DAS SALSICHA (2) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 21 de julho de 2012 - 12:49F-1

DAS SALSICHA (2)

SÃO PAULO (Guaianazes é longe?) – Ó, eu acho que o Alonso vai ser campeão, mas acho também que a McLaren vai voltar a dar trabalho e ele não pode dar nenhuma derrapada, senão os caras chegam. Deu para ver no pouco tempo de pista seca no fim de semana germânico que os mclarianos resolveram seus pepinos e vão voltar a andar bem.

Sorte do espanhol é que a chuva está ajudando. E que ele é bom na chuva. E sorte da Ferrari que tem o melhor piloto do mundo na atualidade. Um dos melhores desde o Big Bang, também, e um cara que vive a melhor fase de sua carreira, apesar da namorada meio anoréxica — bela, porém.

Hockenheim hoje teve daqueles dias esquisitos que não são exatamente comuns na região. Ontem foi assim, também. Amanhã, ao que parece, não será. Sol e temperaturas amenas, me informam as fontes meteorológicas. O que aconteceu hoje foi que o último treino livre teve pista seca na maior parte do tempo, e Alonso ficou um pentelhésimo na frente de Hamilton — McLaren se acertando, insisto.

A classificação foi mais esquisita ainda. Q1 com pista seca, Q2 com chuva para intermediários e Q3 com chuva para pneus extremamente extremos. Dá para pedir mais?

A atração da primeira parte foi Schumacher, que arriscou fazer sua última volta com pneus médios e ficou em 17°, apenas 0s077 na frente de Verme, o primeiro da degola que, como sempre, deixou as duplas nanicas lá atrás, sempre na mesma ordem: Caterham, Marussia e HRT. Raikkonen fez o melhor tempo da semana, 1min15s693.

Enquanto víamos os comerciais, começou a chover. Quem aproveitou os primeiros momentos do treino, enquanto a pista não ficava uma bosta completa, se garantiu. Hamilton foi o primeiro, 1min37s365. Mais de 20s de diferença para o seco. Dá para ter uma ideia de como ficou molhado. Os tempos com intermediários garantiram os dez primeiros. Dançaram Ricardão, Chapolin, Koba-Mito, Massacrado, Garibaldo, Sobrinho I e Rosberguinho.

Dos brasileiros, à Globo: “Pressão errada dos pneus”, Senninha; “Acabei errando na minha volta”, Felipe. Os dois, novamente, amargaram derrotas para seus companheiros de equipe. Muito ruim para Massa, que precisa de bons resultados nestas duas corridas para negociar uma renovação com alguma tranquilidade, já que o momento é bom para isso.

No Q3, temporal delicioso, daqueles que fazem os pilotos reclamarem pelo rádio aos engenheiros, como se isso fosse adiantar alguma coisa. É como ligar para o Procon. Os tempos começaram a ser registrados, com pneus extremamente extremos, na casa de 1min46s. Mais de 30s piores que no seco. Era muita água.

Mas foram baixando, baixando, até que Schumacher entrou na casa de 1min42s, Webber e Vettel foram a 1min41s e Don Fernando Alonsito El Fodón De Las Astúrias virou 1min40s904 e, depois, 1min40s621. Em Maranello, velas foram acesas por seus devotos. O cara está salvando a pele de meia Ferrari neste ano.

Três infelizes perderão cinco posições no grid por troca de câmbio: Pequeno Rosberg, Canguru Desolado e Romain Garibaldo. Mais um, Pérez, por ter atrapalhado gente no Q2. Assim, Alonso e Vettel dividem a primeira fila, com Schumacher e o Incrível Hulk na segunda. Bom de chuva, o forceíndico, já tinha feito uma pole em Interlagos pela Williams assim. Maldonado sai em quinto (não duvidem mais desse rapaz; ele só precisa parar de fazer cagada em corrida), com Bonitton em sexto, mostrando, insisto, que a McLaren não está morta. Hamilton e Webber (terceiro mais cinco = oitavo) formam a quarta fila, e fecham os dez primeiros Resta Um e Kimi, o Grilo Falante. Massa larga em 13° e Bruno em 14°, considerando já as punições.

Ótimo treino, adoro a chuva, e será ótima a corrida, porque ninguém sabe direito o que esperar dos pneus no seco, nem mesmo a Pirelli, que estreia na pista (no ano passado o GP da Alemanha foi em Nürburgring). Isso, claro, se acertarem nas previsões.

Por fim, um detalhe que não me passou despercebido e tenho certeza que ninguém notou, porque vocês não reparam em nada. Este GP, que sempre foi Grosser Mobil 1 Preis von Deutschland, agora é Santander. Na verdade, pesquisando, vi que foi Mobil 1 até 2006. Até aí, tudo bem, patrocinadores mudam frequentemente. Mas e aquele frasco gigante de óleo Mobil que fica na entrada dos boxes? Repararam que estava pintado de cinza, sem a marca da Mobil? Estava assim nos últimos anos?

É meio insignificante. Só eu reparo nessas coisas. É que sempre que olhava aquele frasco enorme de óleo, tinha fantasias quase eróticas. Imaginava um treco enorme daqueles cheio de óleo dois tempos Mobil para meus DKWs, estoque para o resto da vida, no quintal de casa, com uma torneirinha para pegar quando precisasse.

44 comentários

  1. André Leone disse:

    “Kimi, o grilo falante”. Muito legal. Cara, vc está no melhor da sua forma, que nem “El Fodon…”.

  2. Talles Almeida disse:

    HAHAHAHAHAHAHAHA esses apelidos são demais.
    parece que estou lendo relatos da corrida maluca…

  3. De qualquer forma a corrida amanhã vai ser muito boa, mal dá para esperar. Tanto Bruno Senna como Felipe Massa tendem a ir melhor amanhã do que hoje, até porque não é difícil superar o desempenho de hoje.

    Se Felipe estava com o contrato quase assinado, hoje correu risco de ser demitido por justa causa, porque aquela atrapalhada no Alonso num momento crucial do Q2 foi terrível. Sorte que o fodón tinha uma gordurinha de sobra naquela volta, porque depois a pista piorou e babau,..

  4. Zina disse:

    É verdade, Grosser Mobil 1 Preis von Deutschland, era sempre assim… E tinha um frascão gigante de óleo mesmo. Mas não lembro se já tinham tirado o nome em 2010, na última corrida lá.

    Teremos cocôs no pódio. Desconfio que já tivemos em 2010.

  5. Yuri disse:

    Amanhã se tiver seco aposto em uma corrida de recuperação das Mclaren’s , se chover dá Alonso

  6. willes disse:

    Aqui pra nós! Como são inofensivos esses brasileiros na F1. São o tipo de companheiro de equipe que todo piloto quer, pois não precisam se preocupar com o seu primeiro oponente; ou quem era para o ser.

  7. Jr. disse:

    KKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Essa do óleo Mobil foi realmente demais!!!
    Realmente, só você pra perceber esses detalhes, que, apesar de canceriano, não percebi.

  8. Wilson Rosa disse:

    Guaianases é muiito longe
    abraços

  9. “massacrado” foi a cereja do bolo!!! :D

  10. Larson Kerlaquiam disse:

    E Ferrari com o “pior carro” da F1 este ano, vai indo. Indo pro título, creio.

  11. Paulo Pinto disse:

    Flávio, muito hilário seus comentários sobre o treino, e os apelidos também. Para o francesinho, eu tenho um há algum tempo: Romeu da Granja. Valeu!

  12. Alexsander disse:

    O site tá normal. Pelo menos pra mim, que entro, leio as postagens do dia, as vezes comento e vazo.
    Nem tinha percebido muito no layout e tal, mas até que é bonitinho.

  13. Taffa 2CV disse:

    Na verdade sempre fico preocupado com aquela garrafa cair no meio da pista. Acho que aquelas cordinhas que seguram ela não agüentam mais uma corrida… Sabe como é, até na Alemanha ubber alles, as coisas não esta tão bem assim…

  14. Edison Guerra disse:

    Também observei o “detalhe insignificante”.Ele continua lá,não sei se é vitalício,sendo “coberto” até o fim do GP,devido ao cocôzinho ser o patrocinador master.Em Interlagos era assim,com o nome da General Motors na torre de cronometragem,sendo coberto quando havia corridas patrocidas por concorrentes.O nome ficou lá por 20 anos,pois a GM patrocinou a “mutilação” do autódromo em 1989.

  15. mauricio disse:

    Acho o Alonso um baita babaca, mas como sou adepto convicto da meritocracia, sou obrigado a torcer pelo cara nesse campeonato. Dá gosto de ver!
    O cara tá realmente no esplendor da forma.

  16. Oliveira disse:

    Santander… sinal que teremos cocozinhos no pódio!

  17. Até que enfim a Globo comentou positivamente a performance do Schumacher. É assombrosa, a volta que ele vem dando.

    Maldonado é bem Mansell. Senna não consegue reedição similar.

    Felipe Massa vinha bem. E explicou o que aconteceu. Acontece. O problema, pra ele, é que aconteceu na hora em que não podia.

    Webber é admirável, mas vai ter que ralar, o outro da garagem quer revanche.

    Pódio com Schumacher, Hamilton e Button.

  18. Marcelo disse:

    Emerson Fittipaldi bem que avisou, Maldonado não tem nada de bobo!
    http://www.youtube.com/watch?v=nom3o8knuFE&feature=plcp

    “Difícil de dizer o que aconteceu. Talvez tenha sido pressão do pneu… A diferença é muito grande entre eu e o Pastor”, disse Bruno, à Globo. Bruno pode dar as desculpas que quiser, mas lá dentro da Williams existe a telemetria que entrega quem foi bem ou mal…F.Williams esta de olho! Bottas deve estar rindo a toa, Mika Salo muito mais! Bruno já corre o risco de ter que deixar Bottas correr em pelo menos um GP esse ano.

    O sobrinho só veste o macacão na F1, pra quem tem um BOM CARRO e corre no meio do pelotão…ele é MUITO RUIM, DEUS QUE ME LIVRE, o cara não bota medo em ninguém. Coisa raríssima ver ele brigando com o pelotão da frente, e quando briga se envolve em acidente(Schumacher e Kobayashi)! Maldonado bem ou mal é novato comete erros, mas sempre esta alí PERTUBANDO no pelotão da frente, ele sempre esta um passo a frente do sobrinho. Não teve nada de diferença de pressão de pneus, Maldonado fez uma volta voadora e fez seu tempo, já Bruno na primeira tentativa ou errou ao volante ou não teve capacidade de fazer uma volta boa, depois veio a chuva forte e adeus Q3. Caso semelhante deve ter acontecido entre Rosberg e Schumacher. Nico não conseguiu fazer seu tempo quando a pista estava boa, mas o alemão no geral já provou que anda bem.

    Na chuva não tem desculpa, as condições se “igualam”, se o piloto tiver BRAÇO e for ESPERTO, ele se destaca!!! No caso da Williams só um piloto vem se destacando…Maldonado! Bruno ao volante não convence, geralmente só fica com as MIGALHAS…um pontinho aqui, outro alí. Aquele desempenho na Malásia foi um caso isolado, um dia em que as coisas deram tudo certo, pra superar as ADVERSIDADES e mostra que é bom, o sobrinho é MUITO FRACO! Chegar ser GRITANTE a diferença entre Massa X Alonso e Maldonado x Bruno. Eles podem até ir bem Domingo, mas pra mim como piloto, ambos já eram. Massa “nada-nada” e morre na praia, já o Bruno deu falta de “ar”, se afogou faz tempo.

    Batalha de Grid:
    Maldonado 7×3 Bruno

    Batalha pelo Q3:
    Maldonado 6×0 Bruno

    Vitórias:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Poles:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Pódios:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Colocação no Mundial:
    10º-Maldonado, 29 pontos
    15º-Bruno, 18 pontos

    Nem precisa colocar Alonso x Massa…

  19. Carlos Pereira disse:

    O Alonso é um baita de um piloto. Só não vê, quem não quer. Isso porque ele tá lá com aquele 147 pintado de vermelho… imagina se dão uma Testarossa na mão do cara. O velho Enzo ia cair de amores por esse espanhol.

  20. Rodrigo Vila disse:

    Sério, Flávio, o serviço que a ig oferecia ao grandepremio era MUITO melhor que essa porcaria que o msn oferece. Site bugado, lentidão, layout horrível. A informação/reportagem do site é a melhor, sem dúvida. Mas os outros quesitos estão deixando a desejar. Abraços

    • Flavio Gomes disse:

      1. Não é A iG, é O iG.
      2. O portal MSN não tem nada a ver com nossa instabilidade, é um problema de servidores e hospedagem, que estamos solucionando.
      3. O layout não é horrível, mas será mudado também.

      • wilchaia disse:

        Poxa Flavio concordo com o Rodrigo ai em cima.. O site esta com muitos problemas desde que saiu do IG, e o layout antigo pode ate nao ser mais bonito que o atual (apesar de eu achar mas gosto cada um tem o seu), mas era inquestionavelente mais navegavel, mais facil de achar as coisas. É muito sacanagem ver o melhor site de automobilismo do Brasil (ou do universo como voce gosta de dizer) penar com coisas relativamente simples de resolver…No mais desejo sorte a todos e espero que resolvam logo esses problemas

      • Flavio Gomes disse:

        Simples? Vocês não têm a menor ideia do que é isso. Para vocês, tudo é simples. São todos gênios.

      • rapahel disse:

        Ai meu Deus, como vc destrata aqueles que te acessam e ajudam a ganhar sua vida. Depois vem pagar de moderninho na ESPN.

      • Flavio Gomes disse:

        Você paga quanto para acessar aqui?

      • fabio disse:

        relaxa cara, é normal a galera dar “pitacos” em tudo.

      • Paulo disse:

        Ele eu não sei quanto paga mas eu pago a internet banda larga e a energia do pc.

      • Flavio Gomes disse:

        Pra mim?

      • Fabio C A disse:

        Calma Flavio… Vou ver se consigo um reservatorio gigante de Mobil 2T para você. Para de ver essa novela, você está ficando rancoroso como a Nina…

      • Flavio Gomes disse:

        É algum concurso de beleza?

      • Renato disse:

        Falta a tabela dos campeonatos pelo menos da f1 e da Indy.

      • Prof. Alexandre Santos disse:

        Internet é assim mesmo, Flávio Gomes. Claro que a marca ‘Grande Prêmio’ tem seus interesses nesta migração para o portal MSN e apostou suas fichas num layout mais moderno, ágil e que claro tinha suas vantagens e desvantagens. Mas devo mencionar que como os demais, creio que a mudança está gerando mais problemas do que soluções. Visual ‘clean’? Ok. Bom também… Porém, constantemente; nós leitores do site nos vemos em meio a problemas de conexão com a página, demora excessiva em carregá-las e as colunas dos colaboradores do site simplesmente não abrem (principalmente em fins de semana de corridas da Fórmula 1). Não precisa se aborrecer com seus leitores e sair espinafrando-nos, FG. Não é questão de estética, mas sim de oferecer boa informação com raros ou nenhum problema de atualização e hospedagem de HTML. E isto, o iG proporcionava. Independente da conexão utilizada ou se os computadores pessoais de seus leitores sejam carroças ou Ferrais em matéria tecnológica, não custa perceber que o feedback pode ajudá-los a dirimir problemas. Creio que a intenção de nossos amigos leitores seja APENAS este… E não de deixá-lo aborrecido. Já sabemos que para deixá-lo desta forma basta a Portuguesa de Desportos.

      • deutsch1933 disse:

        o site tem problemas de lentidao mesmo…. e eu gostava mais do antigo…
        abraços

      • Nelson disse:

        Este podia ir voando baixo pro VOANDO BAIXO,,afinal lá tá precisando de mais um pra encher a KOMBI

      • Danilo Candido disse:

        Flávio, aproveitando o ensejo da questão: quando possível, poderiam colocar a tabela de classificação, tanto de pilotos como de construtores (num link permanente, atualizável após cada prova) da F1 e pelo menos da Indy também ? Faz uma falta danada. O visual do site, sinceramente, tanto faz, a gente acostuma-se com (quase) tudo nessa vida…mas essa inacessibilidade justo no pós treino (e como será amanhã ?) é de lascar. Um abraço.

      • jbcarneiro disse:

        Seguindo na questão do site. Texto amarelo em fundo branco gera pouco contraste o que dificulta para pessoas com problemas de visão mas que não vivem sen o conteúdo deste site. Realmente demora para carregar, mesmo em links mais rápidos. Falta alguns conteúdos importantes, como as tabelas; porém é o melhor site de automobilismo do Brasil, no mínimo.
        Não vejo a hora que seja melhorado e corrigido os problemas…

    • 1k7pro6 disse:

      Vê se melhora com urgência os problemas citados, que eu não tenho tempo para perder tentando carregar páginas letas, ok.

  21. Luis disse:

    Ficamos no aguardo que o Alonso domine essa corrida assim como fez na última corrida nessa pista, em 2010. E vocês vão se perguntar “mas peraí, e a ultrapassagem vergonhosa sobre o Felipe Massa?”, mas ele já estava dominado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>