DO OLHO DE VIDRO

SÃO PAULO (aqui tá assim) – Olha aí o Lucas di Grassi num teste da Pirelli em Spa, com pista molhada. Até aí, tudo normal. Mas segundo a descrição do piloto, a câmera foi colocada na altura dos olhos. E um deles ficou tapado. Que carro a Pirelli está usando mesmo?

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jarbas Munhoz
Jarbas Munhoz
11 anos atrás

Não acho que seja a posição exata do olho dele, pois se reparar no retrovisor, só da para ver o asfalto, acho que é pouca coisa mais para baixo.

Raphael M.
Raphael M.
11 anos atrás

Em 2010 a Renault já não era mais Renault, era Genii. Por isso devem ter atualizado o logotipo antes de entregar o carro pra Pirelli.

Pela visão do retrovisor percebe-se que a posição da câmera na é exatamente a dos olhos, mas é muito próximo mesmo. Mas isso significa que a visão da pista é ainda mais limitada.

Os caras são machos mesmo. Dirigir isso aí mais rápido ainda, com outros 22 e o Maldonado não é brincadeira.

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Já coloquei uma câmera parecida, posicionada bem na frente do capacete e bem na altura dos olhos. Fiz isso com kart indoor(com borrachão), andando lentamente(nem tomada de tempo, apenas volta de brincadeira) só para fazer um vídeo promocional e um babaca da Federação(Paranaense) para ser do contra disse que a câmera entraria no meu cérebro, sendo que ela estava parafusada, segura e que eu saiba federação não deve se meter em indoor, a menos que seja um evento dela, sendo que todo mundo estava ciente que eu daria umas duas voltinhas com a câmera alí, e todo mundo assina um termo de responsabilidade,..

proletario
proletario
11 anos atrás

Flavio, taí uma coisa que me intrigou estes dias em que estava a acompanhar uma corrida de F1. A qualidade das cameras on-board. Acho que seria uma matéria legal de se fazer.
A qualidade e estabilidade das cameras esta par a par com a trasmissão of-board.
Se fizeres uma especial na tv, me avisa ;)

Bruno Schroeder Pacheco
Bruno Schroeder Pacheco
11 anos atrás

Lembrando que não é a primeira vez que o Di Grassi posta um vídeo desse tipo. Ele fez algo semelhante em Barcelona, no início do ano.

http://www.youtube.com/watch?v=97rrME9eQHA

Fernando Linhares
11 anos atrás

Spa e Spa. Cacete, que circuito lindo.

André A. S.
André A. S.
11 anos atrás

Fiquei com uma dúvida. Se fosse realmente na altura dos olhos os espelhos deveriam estar “ajustados”, e facilmente dá pra ver que não estão. Acho que a camera ficou um pouco acima..

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
11 anos atrás

O carro é mesmo um Renault R30 híbrido. O Di Grassi já tinha usado essa câmera em Barcelona ano passado. Muito legal. Falta agora inventarem algo mais compacto pra ser usado como câmera de capacete sem atrapalhar a visão do piloto. A que se tem no momento é aquela que o Coulthard usou no GP do Brasil de 2008, que não é exatamente na altura dos olhos do piloto.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
11 anos atrás

Seria um…Marussia?

Peter Losch
Peter Losch
11 anos atrás

Catapulta com rodas dos infernos!

Tinha um vídeo do Rubinho andando de Williams em Spa, com ótima qualidade de som e imagem, em uma volta rápida e limpíssima, uma beleza. Nunca mais achei o bendito vídeo no Youtube…

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

O carro pouco importa. O posicionamento da câmera agrada muito, mas o lance dela ser ângular, deixando a imagem como um funil, com as bordas arredondadas, prejudica a noção de profundidade do telespectador. Se eu fosse responsável pelas cameras, colocaria duas laterais (como as que existiam até o final dos anos 90, mas nao tenho visto mais) convergindo para o mesmo ponto. Aí, sim, teríamos uma imagem panorâmica muito bacana sem prejudicar a visão dos pilotos!!!

Marcelo Battistuzzi
11 anos atrás

O video é muito bom! Da uma boa idéia da visão real. Só que para conseguir ter uma visão ampla devem ter usado alguma lente de angulo aberto, por isso os retrovisores aparecem com um angulo estranho. “Felizmente” uma camera nunca é igual aos nossos dois olhos… Mas parabens a pirelli e ao Lucas pela inovação!

Francisco M
Francisco M
11 anos atrás

O carro é mesmo o Renault de 2010 e está com o volante da lotus porque a ultima vez que usaram o carro foi com o Kimi no teste de Valência e a equipe já nao era Renault. Certamente nao tem DRS, mas é possível que tenha Kers. A principal diferença nos carros é o tanque, no toyota a Pirelli nao podia simular uma corrida sem reabastecer…

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Ta anotado! Renault … Beleza de vídeo. Bom que o DiGrassi ta na ativa!

Zé Alonso
Zé Alonso
11 anos atrás

Spa sempre!

Jonas Martins
Jonas Martins
11 anos atrás

Puta que o pariu, isso arrepia!

charles
charles
11 anos atrás

Renault R30

Márcio Haddad
Márcio Haddad
11 anos atrás

O carro da Toyota estava lá todo obsoleto e tals…

Mas me lembro de ter lido que eles compraram os Renault. Mas agora vejo o simbolo da Lotus no volante, então deve ser um “mistão” entre Renault – Lotus Preta – Lotus atual

vitão
vitão
11 anos atrás

Impressionante o que empurra a usina e o que trepida a barata. Notaram que era o velocimetro ligado ao invés do contagiros ? na freada da Les Combes bateu 304 km/h . E quando troca a marcha o coice que o pilota sofre ? cara tem que ser macho com 3 bolas para conduzir a máquina no limite.

José marinho
José marinho
Reply to  vitão
11 anos atrás

vc é fã do Edgard Mello Filho?

Tiago
Tiago
11 anos atrás

seria um laika 2105?

charles
charles
Reply to  Tiago
11 anos atrás

E o cordão dos puxa saco cada vez aumenta mais!

Tiago
Tiago
Reply to  charles
11 anos atrás

foda-se vc, tenho um laika tb

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Tiago
11 anos atrás

Puxa saco e boca suja….

Fábio Aguilera
11 anos atrás

Acho que correr sozinho em Spa (sem chuva, câmera nos olhos, etc) deve ser mais divertido do que numa corrida… É o melhor circuito que existe, na modesta opinião de alguém que nunca correu em nenhum de verdade.

Peter Losch
Peter Losch
Reply to  Fábio Aguilera
11 anos atrás

Concordo. E o que poucas pessoas percebem é a diferença de altura entre os extremos do circuito. É como subir e descer uma pequena serra a cada volta. E a Eau Rouge é o início de uma pirambeira altíssima. Circuito espetacular.

Andre Roth
Andre Roth
11 anos atrás

É uma Lotus. Têm o simbolo no volante, mas saber o ano, a placa e o cpf ai é foda.

ags
ags
11 anos atrás

Putis grila.. i eu andando de 660r achando que ia bem..video como eese é probido..FG..a gente fica até humilhado..ô vontade de ter meus 15 anos e quem sabe sentar numa barata como esse..essa mesmo…acho que ia colocar tempo no tupiniquin da SF..
que sommmmm..carai di aza…

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Que diabo! Fiquei com vertigem vendo esse vídeo!

aldo gomes
aldo gomes
11 anos atrás

O último carro da Renault, o 2010.

Alan Ruggero
Alan Ruggero
11 anos atrás

Terei q mudar a altura da câmera no rFactor. Não sabia q dava pra enxergar praticamente todo o bico do carro.

Claudio
Claudio
Reply to  Alan Ruggero
11 anos atrás

Eu também vou mudar no rFactor. Achei real mais alta do que imaginava.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Alan Ruggero
11 anos atrás

Para quem “corre” com simuladores, este é o vídeo ideal para ajustar a posição do observador e o ângulo do field-of-view.

Marcio Vieira
11 anos atrás

essa câmera aí deve ajudar no desenvolvimento dos jogos de videogame.

Jr.
Jr.
Reply to  Marcio Vieira
11 anos atrás

Com certeza. O F1 2011 tem a visão idêntica…

LH
LH
11 anos atrás

Dois comentários e duas perguntas:

1. O ronco de um F1 arrepia. Difícil comparar com outros;
2. Os caras (pilotos) são machos, mesmo!
3. Será que a única utilidade da gravação nesse modelo foi promocional ou seria útil um registro desse para alguma outra atividade de regulagem?
4. FG, vc já dirigiu no circuito de Spa? Ou foi carona em alguma volta promocional de algum patrocinador?

Sandro Gama
Sandro Gama
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Dirigiu um Clio..

Chico Gois
Chico Gois
Reply to  Sandro Gama
11 anos atrás

Que nada!

Foi um corolla………hehe

Peter Losch
Peter Losch
Reply to  LH
11 anos atrás

Ele escreveu um texto há algum tempo dizendo que tinha feito a Eau Rouge “flat”. Não lembro com qual carro.

É possível andar neste circuito com carros de rua, basta alugar em um lugar específico para este fim. Um dia eu faço isto.

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Toyoba…Corollao.

Fernando Passos
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Se é o Renault 2010 eu não sei, só sei que tem o símbolo da Lotus no volante e não sei se na época era Renaul-Lotus, Lotus-Renault ou qualquer coisa do tipo…

Lucas M.
Lucas M.
11 anos atrás

Estranho uma câmera no nível do olho e não conseguir ver nada além do próprio carro nos retrovisores…

Daniel Galvão
Reply to  Lucas M.
11 anos atrás

Vi uma boa explicação no vídeo, ele diz que a câmera está instalada no visor, em frente ao olho dele. Então provavelmente o que faz o retrovisor parecer estar apontado para baixo é o fato da câmera estar no nível do olho, mas alguns bons centímetros a frente, o que muda totalmente o ângulo em relação aos espelhos. Além disso tem o fato de nossos olhos serem “articulados”, podemos olhar pra baixo sem baixar a cabeça, a câmera não. Ah, ele mede 1,80m, bem alto para um piloto.

Arthur
Arthur
Reply to  Lucas M.
11 anos atrás

Na verdade é porque ela não estava no nível dos olhos, mas um pouco acima… se estivesse mesmo no nível dos olhos provavelmente veríamos um pouco da asa traseira, a pista, e o spray dos pneus.

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Parece que no volante há o simbolo da Lotus….será que o carro também é?

Vinícius Lucas
Vinícius Lucas
11 anos atrás

É o Renault R30 da temporada 2010.

Pelo logotipo da Lotus no volante, provavelmente o chassi estava sendo usado para eventos e também para o Raikkonen treinar para a volta a F1.

Lembro que a Pirelli disse que poderia implantar umas atualizações nele, será que conseguiram colocar KERS e DRS?