ISSO SIM

SÃO PAULO (inacreditável) – Vejam a foto abaixo. O Marcelo Pacheco mandou, com a seguinte descrição:

Pra quem curte corrida de carros com carros, relendo algumas revistas antigas que guardo, resolvi postar no Facebook esta foto, com o nome de vários botas que nelas estavam. Vários comentaram, mais de 100 compartilhamentos de gente que nunca vi e um zilhão de “curtidas”. O Rodrigo Mattar compartilhou e já deu mais umas picas de comentários, compartilhamentos e etc. A prova teve 68 carros inscritos, era a “500 km de Brasília”, 2ª etapa do Brasileiro de Marcas e Pilotos (o verdadeiro) de 1984, foi realizada em 24 de junho e foi vencida pelo Chevette #57 de Ingo Hoffmann e Marcos Gracia, branco e laranja na segunda fila do grid.

O Pacheco enviou também uma lista de pilotos que ele encontrou na foto, mas prefiro que vocês se divirtam tentando identificá-los. Isso aí era o automobilismo brasileiro 28 anos atrás.

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Camilo Fontana
11 anos atrás

A foto mais impressionante que ja vi no tema automobilisno nacional, carros de verdade na pista, carros simples e comuns…. fechei pq começou a verter umas lagrimas, talvez seja o brilho do monitor… foi alguns meses antes de eu nascer. Eu sou atrasado mesmo, sempre.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
11 anos atrás

Ver o autódromo de JACAREPAGUÁ acabar como acabou, um palco onde assisti, ao vivo, a dobradinha Piquet/Senna em 86, a vitória de Mansell em 89, Carlos Checa sob chuva (ano?), Coopersucar com Fittipaldi em 2°, é triste demais. Quando vejo então um grid como este com vitória do “alemão”, a minha vontade é de matar prefeitos e membros da CBA. Salafrários, graneiros e venais, totalmente descompromissados com o bom senso. Parei. O automobilismo do Brasil acabou.

Bruno
Bruno
11 anos atrás

Vai ser meio repetitivo mas a foto é sensacional.

Eu tenho umas da Stock Car no último ano do Opala aqui em Interlagos que eu tirei em 92 eu acho. Tem o carro do Ingo lá também… Será que alguém publica? E se eu te mandar, FG?

Ednei Rovida
11 anos atrás

Nem tentei identificar os pilotos, porque perdi horas só observando cada carro, cada pintura, cada “preparação”. Os Escorts, então… Nem se fala!

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Da vero amico Gomov, da vero!

claudio aun
claudio aun
11 anos atrás

Até a CBA se intrometer a coisa era assim,,muitos pilotos muitos carros bom publico

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  claudio aun
11 anos atrás

Lendo as matérias desta época, te digo que nem tudo eram flores. A CBA já fazia das suas…Inclusive, nesta prova. Já a organização pelo pessoal do autódromo, foi bem elogiada. Mas acho que ela ainda se interessava, assim como as fabricas e o objetivo era vender carros na segunda feira após as corridas, testar peças para depois usar no carros comuns e por ai vai mas hj o objetivo é lucrar, ela, vendendo os direitos e as empresas que compram estes direitos… E assim vamos definhando…

André Candreva
11 anos atrás

Sensacional. Quanta saudade.

valeu…

Alex
Alex
11 anos atrás

Se não me engano essa prova deu uma confusão das brabas. Parece que foram encontradas irregularidades no combustível de alguns carros e um dos envolvidos foi um cara da CBA chamado Pedro Barja, que inclusive deu uma entrevista para a revista AutoEsporte no começo de 86, relatando sua versão dos acontecimentos. De qualquer forma era um panorama muito, muito melhor do que esse de hoje.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Alex
11 anos atrás

Os Voyages andaram demais e levantaram suspeita, assim os 10 primeiros Voyage foram abertos e destes, quatro foram desclassificados, só não me recordo agora se foi o comando ou a caixa o motivo, mas a VW até entrou na justiça pois ambas as peças eram fornecidas por ela própria. Nessa matéria tem um Box com o Bob Sharp falando a respeito do caso.

Clifford Jelinsky #69
Clifford Jelinsky #69
Reply to  Marcelo Pacheco #49
11 anos atrás

Foi por problema no câmbio…a VW desenvolveu uma nova relaçao de marchas, mas não avisou nem homologou antes de usar e aí deu zebra.

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Hoje, só categorias monomarcas, ou uma bolha de plástico com o mesmo motor prá todo mundo, andou-se prá trás!

Lucas
11 anos atrás

Linda Foto e já compartilhada no Face…

E imaginar que os Chevete’s, Escort’s e afins estão assim:

http://www.youtube.com/watch?v=tiTXPWZ_aD4

http://www.youtube.com/watch?v=AR96x8P302E

Allan
Allan
11 anos atrás

Seria interessante ver por ondem andam alguns desses carros…. Serviriam tranquilamente em uma prova de clássicos anos 80, e poderiam até andar com uns Stock da época.

Mas como aqui tudo é destruído, provavelmente os que sobraram foram recortados e transformados em “bólido de arrancadão…”

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Allan
11 anos atrás

A maioria foi para os regionais e como tempo foram sendo detonados, por uso ou panca mesmo. alguns param de andar e o carro fica de lado na chuva… Algum desse deve estar até bem guardado, eu creio.
Um dos Oggi desse ano, veio pra SC andar no Catarinense de Terra, o então pilot era meu vizinho e me levava junto nas corridas,daí minha paixão pelos Fiat e hj ele é que vai me ver correr de Uno.
Segundo ele conta, o Oggi dele no brasileiro foi do Wilsinho Fittipaldi. Em 93 ele deu PT num capote no autódromo Vale dos Cobras em Balneário Camboriú e parou de correr em definitivo pois já tinha dado PT anos antes num 147 na pista de São Bento do Sul.

Allan
Allan
Reply to  Marcelo Pacheco #49
11 anos atrás

Valeu o comentário e informação/história. Uma pena mesmo terem detonado os clássicos. Esses eram os nossos, que deveriam equivaler as Ferrari 512 BB ou BMW M1 Pro-Car dos anos 80 (pra “eles”)…

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

O Brasil tinha só 4 marcas de carros e todas presentes na corrida. Acompanhei no início dos anos 90, acho que passava na Manchete, e o grid tinha também um bom número de carros, mas eram só Voyage e Escort.

LBM
LBM
11 anos atrás

Complementando, lembro de provas da “FORÇA LIVRE” aqui em Brasília, onde largavam de Karman-Ghia a Charger R/T. Se acham este grid cheio, da força livre os carros passavam lá daquela placa do BRB…

LBM
LBM
11 anos atrás

Eu estava na arquibancada …

Luciana
Luciana
11 anos atrás

Eita…..nem sabia que o Campeonato de Marcas e Pilotos dessa época tinha corrida de 500 km.Finalmente entendi pq que 5,6 anos depois as corridas tinham necessidade de 2 pilotos mesmo com as corridas sendo em 2 baterias de 10,15,20 voltas.Parecia algo totalmente imbecil e agora dá pra entender que era regra de corrida de 500km que nunca foi mudada.Aposto que a TV tem dedo metido nessa história de redução da distância…

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Luciana
11 anos atrás

Tenho uma matéria numa outra edição desta mesma revista que saiu esta foto, da largada em movimento, noturna das “12 Horas de Goiania”, válida pelo campeonato do mesmo ano. Dois Chevettes largaram na frente, sendo a pole do Ingo, que venceu essa da foto acima e a chegada foi no zero a zero…depois de 12 horas.

Christian - do Niva
Christian - do Niva
11 anos atrás

Hoje se juntar todas as categorias de turismo do Brasil não deve dar metade deste grid em relação ao número de carros (esquece a Stock que não é carro de turismo…)

Marco
Marco
11 anos atrás

Eu estava lá.
:)

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Marco
11 anos atrás

Sim, sinto inveja de vc!!!!

Valmir Passos
Valmir Passos
11 anos atrás

Sensacional essa foto. Pena que o automobilismo nacional acabou.

Allan Sá
Allan Sá
11 anos atrás

Brasília, grande pista, ótimo asfalto(o mesmo desde 1974), seletiva e… abandonada pelos responsáveis.

Aeroman
Aeroman
11 anos atrás

Lindo!!!

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
11 anos atrás

Carros de verdade, e não bolhas envolvendo trapizongas estrangeiras. Torcida de verdade, e não centenas de convidados “vip’s” em HCs de patrocinador. Corrida de verdade, e não esses cirquinhos organizados por empresas nefastas.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Luiz Ronaldo
11 anos atrás

Disse tudo!

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Acho que o motivo para não existir grid como esse é o fato de que as nossas carroças super modernas não aguentariam o tranco… Mas a falencia de nosso automobilismo se resume `mesma causa de todo o resto: política. Acharam mais interessante fazer política do que promover o nosso automobilismo.

Edson gomes
Edson gomes
11 anos atrás

Flávio
Deve haver algum meio de se punir o governador, Sergio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Pães pelo crime de destruição do autodromo do Rio, milhões de reais jogados no lixo

Edson gomes
Edson gomes
11 anos atrás

Flávio
Deve haver algum meio de se punir o governador, Sergio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Pães pelo crime de destruição do sutodro do Rio

Caco
Caco
11 anos atrás

Placa de publicidade da hollywood… o mundo não era tão chato como é hoje.

Jarrier pauleto da silva
Jarrier pauleto da silva
11 anos atrás

Vi muito isso meu pai foi piloto nos anos 80 dava ate gosto ir assistir corridas em interlagos hj em dia!!!!!!!! E dificil!!!

Luiz Dranger
Luiz Dranger
11 anos atrás

Flávio,
Tenho uma coleção de revistas antigas que já emprestei para o Bob e ele cutiu muito. Você é muito mais moço que eu, mas acho que iria gostar de ver. Caso queira empresto p/vc curtir. A coleção chama-se Carro a Vista com fotos só em P&B. Tipo 1956 até 1959. Caso queira me ligue
Abração
Luiz

Francis Henrique Trennepohl
11 anos atrás

Grande Marcelão, a foto realmente é ESPETACULAR!!!
Eu gostaria de ver essa foto “original”, sem o vinco da revista no meio. Deve ser maravilhosa!
Essa sim era uma época de ouro do Automobilismo Brasileiro.
Nós, aqui no Sul gelado e chuvoso, ‘no meio do mato’, estamos resgatando aos poucos esse charme e glamour das várias marcas e modelos de carros na pista com a TCC (Turismo Clássico Catarinense).
Pra quem não sabe, até um “Zé do Caixão” anda aqui.
Abraços empoeirados do Sul abaixo de zero!

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Francis Henrique Trennepohl
11 anos atrás

Francis, estamos longe né, a 4 km da casa um do outro rsrs.
Na próxima pizza de sábado a noite te levo em mãos com outras. O Ike levou uma ontem com o primeiro teste do primeiro Uno feito para o Brasileiro de Marcas, pela SULTAN, em 85. Vermelho com rodas Cruz de Malta, igual ao meu, lindo, claro!

Walter Neves Filho
Walter Neves Filho
11 anos atrás

Tempo bom , voltando ao passado eu trabalhava na fabrica na Eng. Experimental e tb corria de fiat 147 , corremos as mil milhas brasileiras com o 147 patrocinado pela VICAUTO chegando em 6 (sexto lugar) com os pilotos ;Eu walter, Paulo cesar e Jorginho Freitas, depois vieram os Fiats OGGI e mas a frente corremos com Uno Turbo, no qual o Clemente Faria e Vinicius Pimentel foram camp. Brasileiro , isso que era bom GRID com 50 carros e Agora n autodromo temos mais no RJ . QUE MUNDO É ESSE.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Walter Neves Filho
11 anos atrás

Manda as fotos amigo. [email protected]
Tenho um acervo de mais de 600 imagens muito bem visitadas no facebook, todas desse tempo, imagens que nem vários dos próprios pilotos tem ou sem lembravam, e em se tratando de Fiat, meu estima é maior ainda foi sou fiateiro desde os 16 anos e piloto de um Uno, Campeão Catarinense 2011 na Turismo Clássico!
Meu intuito é mostrar a quem gosta, como era na época que pessoas da minha idade eram crianças e apenas sonhavam em estar num carro de corrida, ou pelo menos numa corrida!
Um abraço

Walter Neves Filho
Walter Neves Filho
Reply to  Marcelo Pacheco #49
11 anos atrás

Boa noite Marcelo é com prazer que te enviarei as fotos tenho do
Fiat oggi , do Uno turbo , stock car e teste na fabrica com alfa romeo, tenho tb algumas da f1 eu com Sena etc. Vou scanear e te mandarei ainda esta semana.
Walter

Francisco M
Francisco M
11 anos atrás

Limito-me a achar que é em Brasília, era tão pequeno que nao sei o nome dos pilotos…

Ike Nodari
Ike Nodari
11 anos atrás

Diante dessa imagem, volto os olhos para os grids atuais e vem a minha mente somente uma palavra: lamentável. É isso mesmo,o nosso automobilismo sobrevive sabe-se lá como, pois é tratado da pior maneira possível por um monte de dirigentes imprestáveis, que não estão nem aí para a coisa. Como sempre digo aos meus amigos jovens a menos tempo, sou um felizardo pois pude viver as várias fases áureas do automobilismo tupiniquim. E infelizmente sou testemunha de atrocidades como a que fizeram com o autódromo de jacarépagua. Torço para que um dia possamos ver novamente nosso automobilismo forte, pujante e com carros de verdade, não sisplesmente bolhas. Abs

Jamira Furlani
Jamira Furlani
11 anos atrás

Paixão é algo inexplicável mesmo!
Marcelo passou o domingo todo revirando revistas antigas, digitalizando imagens e conversando com pilotos pela internet.
Um dos melhores domingos do ano, podem acreditar!
E a imagem é bonita mesmo, até pra quem não é tão apaixonado assim…

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Jamira Furlani
11 anos atrás

É isso ai esposa. Como eu sempre digo, cada um com a sua cachaça!

Dú
11 anos atrás

Logo digitalizado, por enquanto o vídeo: http://youtu.be/jjleq_LvPhk

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to 
11 anos atrás

Muito show o Oggi CSS motor 1415cc de pace car… lindo!
Mais arquivos do seu Guima aqui: http://titotilp.blogspot.com.br/

Marcos André - Rj
Marcos André - Rj
11 anos atrás

Tô velho mesmo….lembro desse campeonato como se fosse ontem. O voyage 70 tá na cara, Xandy Negrão e Jayme Figueiredo, O Oggi azul #22 do Paulão Gomes e Fabinho, O Oggi com nome sultan no vidro Chico Serra, O Voyage dimep dos irmão Laércio e Ananias Justino, O escort branco parece ser o Luiz Evandro Águia e por aí vai.. Amadeu Rodrigues, Clemente Faria, Vinicius Pimentel, Vinicius Losacco, Dede Gomes, Toninho da Matta, Emerson e Wilson Fittipaldi, Tony Rocha, Rogerio dos Santos, Armando Balbi, Paulo
Sarmento, Guga Ribas, Silvio Crema,José Coelho Romano, Ricardo Cosac, Jorge freitas, Jorge Schuback,Silvio Zambelo a lista é muito grande…No começo as corridas eram transmitidas pela Tv Manchete, com o sucesso a globo comprou os direitos mas só pra dar noticia…cobertura que era bom nada…Houve uma época que eles corriam com a F-3 sudam, os grid´s eram abarrotados, ja teve piloto que saia de um F-3 para em seguida largar no marcas. Aconteceu com o Matheis. Lembro tambem do terrível acidente do Amadeu Rodrigues, quase morreu queimado.

Lembro bem da etapa do RJ, vencida pelos desconhecidos Elio Seikel e Andreas Matheis a bordo de um gol branco quase sem patrocinio, apenas com alguns adesivos da casa do alemão ( tradicional lanchonete de Petrópolis) até pouco tempo atrás tinha um poster na loja da rodovia rio/petropolis com a foto desse carro autografada pelos pilotos.

Lembro tambem de outras etapas aqui no RJ, quando ocorreu uma invasão de Passat´s na categoria, era uma turma que ia pro autodromo torcer, pelo carro que tinha na garagem de casa..eu era passateiro convicto, meu pai tinha um, meu amigo torcia pelos chevettes o pai dele tinha um, meu irmão pelo escort e um outro amigo era passateiro doente tinha um TS.

Depois veio a era turbo…e depois o campeonato foi minguando….minguando..

Allan
Allan
Reply to  Marcos André - Rj
11 anos atrás

Grandes nomes do automobolismo nacional, em uma época em que não tinha essa de correr dopado, criar picuinhas (ao menos não saía na 4Rodas e Motor3…)

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Lindo grid. Com carros e pilotos de verdade.
Lembra até o grid de corridas de 24 Horas em Nurburgring e Le Mans….

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  Carlos Pereira
11 anos atrás

Menos, bem menos …

Minoru
Minoru
11 anos atrás

Uma largada com 68 carros deve ser algo MUITO complicado… alguém encontrou o vídeo dessa prova?
Se não me falha a memória, quem televisionava era a Bandeirantes.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Minoru
11 anos atrás

Aqui: http://youtu.be/jjleq_LvPhk
Mais arquivos do seu Guima aqui: http://titotilp.blogspot.com.br/ no canto esquerdo .

Márcio Haddad
Márcio Haddad
11 anos atrás

Em 1984 eu não tinha nascido. Mas me lembro muito do Escort amarelo com faixa azul central de numeral 47 e 46. De qual equipe são estes carros? (no meio lado direito)
Me lembro não sei de onde! Pode até ser que alguém tenha feito uma réplica e andava com ele na cidade de Sorocaba, quando eu era pequeno.

Mas me LEMBRO muito desses carros e não era nascido.

Gomes, você sabe?

Marcos André - Rj
Marcos André - Rj
Reply to  Márcio Haddad
11 anos atrás

São os carros da equipe GRECCO. Do saudoso Luiz Antonio Grecco

Márcio Haddad
Márcio Haddad
Reply to  Marcos André - Rj
11 anos atrás

Muito obrigado! Adorei ver novamente estes carrinhos.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Márcio Haddad
11 anos atrás

Se tiveres facebook procura pelo meu nome, Marcelo Pacheco. Tenho 3 álbuns chamados “Nostalgicas do automobilismo de turismo”. São quase 600 fotos de carros e corridas das categorias de marcas nacional, gaúcho e até do nordeste no asfalto e catarinense de terra, dos bons tempos. A maioria tem alguma informação sobre a foto como nome do piloto, local, corrida etc…E tem mais coisa boa para colocar lá.

Fábio Aguilera
11 anos atrás

Com o tanto de modelo que existe hoje, daria pra fazer um grid 10 vezes maior. Pena que são todos meio iguais, mais ou menos tudo um amontoado de plástico sem qualquer identidade. Não há interesse comercial. Só enxergo este motivo para as corridas não serem mais um sucesso.

Ronaldo
Ronaldo
11 anos atrás

Gostaria de tê-la feito em um carro qualquer, pé embaixo, como vi muito poucos fazerem. A curva da vitória, conheço bem. De longe, do outro lado do alambrado, mas conheço bem. Esse circuito é o máximo, pena que o automobilismo é um esporte tão distante do público, queria poder chegar mais perto…