MARUSSIA E MARÍA

SÃO PAULO (apurem tudo) – A Marussia divulgou nota hoje informando que não havia nada de errado com o carro que no dia 3 de julho, com María de Villota ao volante, bateu num caminhão no aeródromo de Duxford.

Não é muito difícil, tantas são as formas de monitoramento eletrônico desses carros, descobrir o que aconteceu. Ou, ao menos, saber o que não aconteceu. É possível que María tenha feito algo que não devia? Claro que é. Isso torna a moça uma barbeira ridícula que nunca deveria entrar num carro de corrida? Claro que não. O caminhão deveria estar onde estava? Não sei. Há que se procurar um culpado, criminoso, alguém para por atrás das grades? Não.

É preciso, apenas, compreender a dinâmica desse acidente, para que ele não se repita. E, a partir do resultado das investigações, estabelecer alguns protocolos de segurança para testes como esse, não oficiais, sem acompanhamento de toda a entourage necessária, por exemplo, num treino em autódromo. Ouvir María será muito importante, embora seja difícil imaginar que ela vá se lembrar de alguma coisa.

Não adianta sair caçando fantasmas.

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Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
11 anos atrás

É caro Gomes. A “indústria jurídica” que move processos contra um sem fim de cidadãos e que, ao menos em nosso país, em nenhum momento nos deu ao menos uma luz de esperança em nos entregar de volta um mínimo de justiça ou de menos violência, se encarregou de extinguir o sentido da simples palavra “acidente”. Sempre tem de haver um culpado pra fazer mover as engrenagens de um sem fim de dependentes desse sistema jurídico que movimenta zilhões de dinheiros mundo afora. Como você mesmo diz, mundinho sem graça esse…

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Sem enrolação, se não há falha mecênica (carro), foi o piloto.

Imparcialidade. Ouvir a Marussia ou a pilota não basta. Tem de ser analisada a telemetria ou esperar o relátório técnico de uma entidade independente e imparcial para sabermos a verdade.

A Williams reconheceu a culpa ESPONTANEAMENTE no acidente que vitimou Senna?????

Agora, errar ou confundir o freio com o acelerador É BARBEIRAGEM DEMAIS!!

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Pode até ser mesmo que ela tenha se equivocado em algum momento com o volante, ou com algum controle eletrônico do carro, mas não parece que o teste foi baixo nível não ???
E mesmo que possa ter sido falha da pilota, quem nunca errou ??? Até grandes pilotos já se equivocaram.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Carlos Del Valle, é a mesma coisa que deixar o suspeito investigar o crime…

Carlos Del Valle
11 anos atrás

Lucas Di Grassi espatifou sua então Virgin (sem trocadilhos) na 130R em Suzuka 2010, na volta de instalação, antes de formar no grid, num acontecimento bastante embaraçoso. O piloto brasileiro na época afirmou desconfiar de falha mecânica, mas a ex-Virgin, atual Marussia, se apressou em dizer que não houve qualquer falha mecânica (o que pareceu estranho à época, porque o carro ficou totalmente esbodegado e parecia difícil afirmar com tanta certeza).

Desta vez em 2012 os danos não foram tão significativos, e como FG bem disse, há mesmo a chance de ter sido erro de condução, mas eu acho esse tipo de declaração da equipe pouco esclarecedora, devido ao conflito de interesse de quem investiga e declara.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Prezado Flávio:

Sou obrigado a concordar com você. Se no acidente fatal de Senna, ninguém foi preso (se é que podemos chamar de acidente, uma barra de direção emendada, que não suportou a torção da curva), porque iria acontecer agora?

Um abraço.

Arnoldo
Arnoldo
11 anos atrás

O problema não é ela ser mulher, ser homem ou ser gay, o problema é que hj se coloca para pilotar F1 qualquer um sem treinamento só por causa dos patrocínios.

F1 é diferente de qualquer fórmula.

Eu não digo que ela foi barbeira, ela fez o que qualquer novato faria.

Mas como a lesada é a própria causadora, todo mundo abafa, inclusive o FG.

Quando um novato matar alguém, vão dizer, que absurdo, e por ai vai.

Mas o fato é que ninguém levanta essa bandeira.

E o fato é que ela bateu num caminhão, mas podia ter atropelado alguém.

Imaginem uma berbeirada ou não dessas no pitlane como ficaria.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
11 anos atrás

O que pega mal pra FIA é que, por regulamento, toda e qualquer sessão de teste envolvendo um carro de F1 tem que ter um representante da entidade pra apurar, entre outras coisas, que se dêem em pistas homologadas para receber a categoria, que não seja parte do calendário da temporada atual, e que caso seja fora de autódromo, que hajam as condições de segurança necessárias.

Quanto à Marussia, tenho minhas dúvidas se ela divulgaria por si própria um potencial defeito no carro, mas acho que realmente foi erro de pilotagem. Culpa da pilota em caso de imperícia? Pelo acidente sim, pelas consequências nunca. Como estamos carecas de debater, em especial nos casos do automobilismo nacional, acidentes, seja de carro, de avião ou de patinete, nunca são causados por um único fator isolado. É uma sequência fatídica de acontecimentos.

Há de se apurar as causas deste, como a de todos os acidentes, para impedir, ou reduzir as chances de se repetirem.

Rafael Vieira
11 anos atrás

Bem, se fosse um carro de passeio, fazer milhares de coisas para descobrir a culpa do acidente realmente seria realmente necessário, mas para um F1, onde se tem a telemetria fica ligado 24/7 não tem porque desse joguinho de eliminação de causa. Se foi erro da moça, não diga nada para não constrange-la e ela que venha a publico falar se ela quiser, se foi do carro, algum ressarcimento a moça deve existir em contrato, onde também não precisa dizer em público, cabe a ambas as partes decidirem o que será divulgado e de que modo essa cagada será remediada para a moça, mas fica fazendo papel de santinho é feio demais.

Gabriel Araújo
11 anos atrás

O segundo parágrafo foi o Cléber Machado que escreveu? http://www.youtube.com/watch?v=TmFurqReIjQ

hendrix
hendrix
11 anos atrás

acabou de me dar uma dúvida aqui, os capacetes e suas respectivas viseiras não são ou eram blindadas até contra tiros?

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  hendrix
11 anos atrás

Uma rampa de desembarque de carga a 80Km/h é bem mais que um tiro de baixo calibre né.

Lauro Muniz
Lauro Muniz
11 anos atrás

Esse acidente foi surreal, até agora estou tentando imaginar o que poderia ter ocorrido e como.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Parece mesmo que ela fez algo que não devia com as borboletas atras do volante…
Fatalidades e erros acontecem com todo mundo.
E antes que apareça algum pateta dizendo que a Dona Maria deveria estar fazendo outra coisa, vem a pergunta. Quem tiver coragem, que responda:

Por que o seguro de automóveis com mulher como motorista principal é muito mais barato que com o homem?

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Porque os homens sofrem acidentes mais graves tentando evitar as barbeiragens femininas, é claro! Brincadeira a parte, é fato. Estatisticamente, as mulheres se envolvem em acidentes que, embora em maior número, são normalmente menos graves que os causados pelos homens.

Stenio Campos
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Simplesmente, pq, via de regra, quando ocorre um acidente onde a mulher é a condutora, a monta é pequena pq ocorrem a baixa velocidade, sendo que muitos desses nem atingem o valor da franquia. Já quando o condutor é homem, a panca é feia. hehehehhehe. Isso não tem a ver com a frequência com que ocorrem acidentes. Mas é fato que os acidentes mais graves envolvem homens. Mas, ao final das contas, a culpa é sempre de uma mulher: ou muito bonita que passava e distraiu o condutor, ou a patroa que estava ao lado e tagarelava sem parar, também distraindo o condutor, ou a mesma patroa que pediu que “vá ao supermercado voando e me traga um quilo de açucar”. hehehehehhehehhehehe

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Pra ninguém pegar no pé da moça, erros acontecem!

Nick Heidfeld Drift Crash
http://www.youtube.com/watch?v=yIpi1OcFbCY

Antonio Pizzonia Crash Jaguar roadcar
http://www.youtube.com/watch?v=Jc8uZGDAdQE&feature=related

hendrix
hendrix
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

esse antonio é um ………………….
kkkkk

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Existe comentários entre fãns na internet que a equipe estaria sendo protegida para “abafar” uma possível quebra no carro, mas acredito que Maria perdeu o controle do carro, a pista estava úmida(fotos abaixo)e provavelmente com poças d’água. O carro de Maria estava com pneus de chuva intermediários(faixa verde), e ela provavelmente tinha pouca experiencia com a tremenda aceleração de um F1 nessas condições.

http://i0.ig.com/bancodeimagens/83/28/rr/8328rr2i3fselyg6srve4ptew.jpg

http://3.bp.blogspot.com/-aeyafvuejFM/UAQjzBz6VQI/AAAAAAAAEPU/HXRGeGk3Uu0/s640/Villota.JPG

Pelo que entendi, Maria já estava fora do retão de testes, e se encaminhava em direção de boxes. A piloto deve ter perdido o controle em alguma “escorregada” e se chocado com o caminhão. Uma fatalidade, porque a pista era improvisada, mesmo assim jamais um caminhão poderia estar alí por onde passava o Formula 1. Fica mais uma lição no esporte a motor, ainda bem que a piloto vem se recuperando bem, com certeza Maria vai ter que se “espelhar” em Helmut Marko que também perdeu um olho em um carro de F1. A vida segue, força a Maria e ao meu gato Nick que também perdeu uma vista semana passada em um acidente(eu nem sei como e onde foi),mas ele vai ser operado amanhã para salvar o que puder. Mandei cortar fora o “bigulim” do meu gato, assim ele não se mete mais em CONFUSÃO!

O acidente de Maria foi uma fatalidade semelhante como aconteceu com Zanardi, que ao perder o controle do carro com pneus frios saindo do boxes, se envolveu em um grave acidente provocando mutilação imediata das duas pernas, não tem nada com relação a ser mulher ao volante ou não.

Zamuner
Zamuner
11 anos atrás

Caminhão branco, dia nublado, no box improvisado, sei não, acho que ela não viu o caminhão mesmo. Observei a foto no dia, o caminhão sumia no céu branco.

Rafael Vieira
Reply to  Zamuner
11 anos atrás

Pensei que estava falando de brincadeira, mas isso é serio mesmo, olhem a cor do caminhão e do Céu, acho que ela nem viu que ele estava lá, nem mesmo a plataforma aberta.

Marcelo Kawazoe
Marcelo Kawazoe
11 anos atrás

Do ponto de vista técnico o acidente foi realmente surrealista.
Desde o primeiro momento lembrei que até o Hamilton já apertou botões do volante de forma equivocada…

hendrix
hendrix
11 anos atrás

no programa do edgar de melo filho ele afirma q falaram pra ele q parece q ela apertou o botão de pit-stop, no qual o carro deu 1 salto de velocidade, tipo, ela estava a 20 km/h e ao apertar o botão o carro pulou pra 60 ou 80, dependendo do q estava programado na cpu
acho bem plausível tal explicação, principalmente dado a inexperiência da mina.

fernando carvalho
fernando carvalho
Reply to  hendrix
11 anos atrás

Se for o carro ela não dirá nada , se foi ela não assumirá… cade a FIA ?

Henrique Reis
Henrique Reis
11 anos atrás

Enquanto lia o texto, ao deparar com a parte “Há que se procurar um culpado, criminoso, alguém para por atrás das grades? Não.” discordei automaticamente, mas sem nenhuma reflexão profunda. Depois, ao deparar com “Não adianta sair caçando fantasmas.”, também sem pensar muito, concordei com o trecho. Depois de realmente refletir e construir minha opinião, fiquei com “Há que se procurar um culpado, criminoso, alguém para por atrás das grades? Não.”. Além do mais, não será o culpado ou a sensação de “justiça seja feita” que fará com que a moça volte a enxergar.