MENOS UMA
SÃO PAULO (porcaria) – A PLUNA suspendeu todos seus voos e o governo do Uruguai não vai ajudar mais. Deve fechar de vez, cheia de dívidas. Fico triste sempre que uma aérea se vai, por alguma razão inexplicável.
Primeras Líneas Uruguayas de Navegación Aérea é o que significa PLUNA. Foi fundada em 1936 por dois jovenzinhos, estatizada na década de 50, privatizada nos anos 90 com participação da Varig (que, inclusive, adotou seu esquema de cores nos aviões da sócia uruguaia, como se vê na foto abaixo do espetacular site Airliners.net) e, depois de encolher bastante, parece que não tem mais jeito.
E agora? Como vou para Montevidéu? E nossos hermanos uruguaios? Vão viajar de quê?
Mundo besta da peste.
Sacanagem a Pluna fechar. Viajei pra Montevidéu, Buenos Aires e Santiago com eles ano passado e até te mandei uns retratos de carros desses lugares. É uma pena. Um concorrente a menos. 1 minuto de silêncio.
Fui pro Uruguai de Pluna em 2010. Cheguei a ler na revista deles acho que eles tinham planos bem ambiciosos para a empresa. Parece que não deu muito certo, uma pena. Me senti bem viajando de Pluna pro Uruguai ao invés de Gol ou Tam, apesar de ter de pagar pelos lanchinhos. Achava mais interessante ir para o Uruguai em uma companhia uruguaia do que uma brasileira.
Lei de mercado. O errado é gastar dinheiro do povo para salvar bancos, montadoras, empresas aéreas, enquanto não se gasta um tostão em educação e pesquisa. Tem que deixar falir, se mal gerenciada, o mercado cobra o preço.
Por sinal o mercado de aviação civil deveria ser aberto a empresas estrangeiras. Para evitar este tipo de fusão engana que eu gosto entre LAN Chile e TAM. Concorrência de mercado e regulação severa das agências de segurança, é isso que a aviação civil precisa. Quem não se adequar que quebre.
[ ]s
Fiquei um bocado triste com a notícia. Era o povo mais simpático da aviação.
Há uns de anos, cheguei ao aeroporto de Carrasco com a namorada para fazer o check-in rumo ao Galeão. Íamos de econômica, como sempre. A moça do balcão tentou um bocado, mas não conseguiu achar lugares juntos para a gente. Quando chegamos à porta do avião, fomos chamados:
– Conseguimos dois lugares juntos para vocês, mas é na executiva. Vocês se importam de trocar?
Pois é: e não pediram nem um peso uruguaio a mais… Coisas da Pluna!
Interessante: a Pluna foi privatizada nos anos 90 para a Varig, que comprou 49% das ações. Outros 48% continuaram com o governo. Quando a Varig quebrou em 2005, não conseguiu achar um comprador para sua parte na Pluna, aí o governo comprou o resto e ficou com 98%. Em 2007, o governo vendeu 75% da empresa para investidores, que fundaram o consórcio LARAH. Depois de quebrarem a companhia, os investidores quiseram devolvê-la ao estado, em Junho deste ano. O governo não teve culpa nenhuma na quebra da empresa. Dizer que ela é “estatal” só porque as ações foram devolvidas há semanas atrás é pura desinformação desonesta.
Ahhh o Mujica vai investir em algo mais lucrativo… vai criar a a nova Holanda da América do Sul…. lógico… uma empresa estatal.
http://politicacidadaniaedignidade.blogspot.com.br/2012/06/uruguai-quer-plantar-e-vender-maconha.html
http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/maconha/
Como será o nome dessa estatal ?
País moderno, rapaz. Vai ser careta lendo a Veja e não enche o saco.
Flávio, outra coisa que me preocupa é o brutal corte de pilotos feito pelas cia aéreas que visam em primeiro,segundo e enésimo lugar o LUCRO. Pilotos experientes são degolados para contratação de pilotos pouco treinados…Alguns que não sabem nem diferenciar se o avião esta ganhando ou perdendo altitude….
Eu vi que o grupo Sinergy (Avianca) tem interesse em sua compra.
O significado de Pluna é:
‘P’oucos ‘L’oucos ‘U’tilizam ‘N’ossas ‘A’eronaves…
Como as estatais são muuuuuuuito melhores, ainda dá para ir de Aerolineas Argentinas via Buenos Aires…
Realmente, aqui no Brasil, nada que é estatal te deixa na mão e as empresas que foram privatizadas estão na merda… Que saudades dos tempos glórios da Embraeer, da Vale, da Telebras então nem se fala (sem trocadilho), aquilo sim era uma beleza! Todo mundo tinha telefone!
Nem sei porque eu pago seguro saúde, escola particular, seguro contra roubo de casa, contra roubo de carro…
O certo seria não pagar nada disso! Usar tudo do estado! Com um atendimento muuuuuuuuito melhor! Sem ser deixado na mão!
Ou será que quando o calo aperta as coisas não são bem assim? Será que não fica só no discurso? Será que os filhos não estudam em escola particular? Será na hora H, a opção não é pelo hospital particular?
Ui, um tucaninho privatizado!
E você sabe quantos bilhões a fundo perdido foram “doados” pelo governo brasileiro para viabilizar a privatização dessas estatais? Talvez uma Belo Monte inteira para fornecer eletricidade a um custo 16 vezes menor do que paga o cidadão comum? Ou emprestimos do BNDES a juros quase que negativos a estrangeiros enquanto o cidadão é escorchado? Joseph Stiglitz tem o neologismo correto: briberization, “traduzido” pelo Elio Gaspari por “privataria”. Graças a elas, alguns dos bilionários “instantâneos” surgiram na forbes…
1. Quantos bilhões foram “doados”?
2. O custo da eletricidade no Brasil é um dos maiores do mundo principalmente por causa dos altos impostos que vão para o ralo do governo para financiar a gastança e custo da máquina pública e os luxos dos políticos ladrões.
3. No mundo inteiro tem empréstimos a juros “quase zero” para investimentos em infra estrutura.
4. Se informe ou mude para a Córeia do Sul. Lá deve ser bem melhor. Tudo funciona! Pelo menos nas propagandas do Estado…
eu entregaria as estradas de graça à operadora que cobrasse os menores pedágios: eu já paguei a estrada uma vez mesmo. Porque tenho agora que pagar outra vez?
Aliás, segue ai uma matéria interessante para os bugres tupiniquins como você, deslumbrados pela escola austríaca com vinte anos de atraso…
http://www.guardian.co.uk/uk/2012/jul/06/british-democracy-decline-report
Aviões são muito mais caros que ônibus. Se levar em conta o custo de manutenção a diferença é bem maior. O salário de um piloto é bem mais alto que de um motorista rodoviário e ainda por cima em um avião é preciso de uma equipe. Sem falar nas aeromoças, pessoal de apoio, etc. Como explicar que o preço de uma passagem áerea chega a ser menor que a rodoviária? A conta não fecha e com prejuízo qualquer empresa (menos as estatais brasileiras) fecha as portas.
Que droga…
A Pluna tinha a aeromoça mais linda do mundo.
E a última pintura era a mais bonita…
Cara isso não existe tou com passagem dia 17 e compromisso de trabalho. O homi diz que não vai injetar mais dinheiro e foda-se a gente.
Que culpa tenho eu disso,??
Liberalismo fdp isso sim
cara, me passa seu email. tô na mesma situação!
Também sinto muito quando uma das aéreas some. Ontem mesmo em GIG vi dois B737 pintados com as cores da finada Varig, que a Gol tenta enganar que ainda voa, e senti muita saudade dos bons tempos.
uma cagada. li por la que a ancap so venderia combustivel a vista pra pluna, de saco cheio que estao dos calotes. tem gol e tam, talvez lan. embora o ideal seja ir de carro.
saludos
Era uma empresa pouco relevante no mercado internacional e não ia aguentar esses períodos difíceis de crise pelo mundo. Em tudo quanto é setor, umas dez empresas controlam praticamente o mercado do mundo inteiro.
A aviação, dos setores que atuam internacionalmente, é uma das mais diversificadas, que tem mais companhias. É normal que muitas empresas desapareçam ou sejam englobadas por outras.
Daqui a alguns anos, teremos uma empresa aérea “européia” (um consórcio entre vários países e suas cias tradicionais), uma ou duas americanas, uma ou duas japonesas, uma australiana, uma ou duas empresas árabes, umas oito asiáticas (o melhor mercado do mundo, tem uma porrada de países ultrapopulosos e viajam como ninguém) e TALVEZ uma latino-americana.
seu patamar é muito limitado…
1) o dia em que British Airways, Lufthansa, Air France, Alitalia, SAS e KLM falirem a Aviação na europa morre junto. essas empresas são privadas sim, mas são quase que um patrimonio nacional. representam a eficiencia de cada pais, NUNCA que essas empresas tradicionais vão falir…
2) Aeroflot e Transaero (ambas Russas) também não vão falir, o governo Russo tem interesse que empresas próprias façam vôos de longo curso e lembre-se que durante a URSS a Aeroflot foi a maior cia aérea do mundo, tanto em numero de aeronaves como em numero de rotas, a URSS acabou mas o governo Russo não deixa a Aeroflot sem dinheiro…
3) no Japão quem manda é a JAL e ANA, ambas muito fortes e ambas passando por reestruturação, o governo Japonês tem interesse que ambas as marcas fiquem ativas…
4) China e Oriente médio terão mais de 4 empresas voando internacional porque tem população pra viajar a rodo, tem petróleo barato e usam a mesma filosofia Russa. usam empresas aéreas como propaganda do país mundo afora…
5) muita gente tira sarro com os EUA, MAS Delta Airlines, AA, United/Continental vão continuar fortes por muito e muitos anos. no 09/11 o governo injetou bilhões para evitar uma nova PAN AM e vai fazer de novo caso necessário, Aviação nos EUA é cultural, o Americano quer ver uma CIA aérea americana forte voando no exterior. no mercado doméstico de baixo custo quero ver alguém fazer frente a Southwest e Jet Blue. não vai demorar muito para que o pessoal de Midway (Southwest) comecem a oferecer vôos internacionais longos no modo low-cost low-fare…
6) mesma coisa no Canadá. Air Canadá comprou a Canadian e vai continuar grande por muito tempo e o governo Canadense não vai deixar o país sem uma “Flag-Airline”…
7) no Caribe ou a Aeroméxico toma conta ou a United/Continental vão criar divisões locais, assim como fizeram no Panamá e Costa Rica (Copa Airlines e Aerorepública)
8) na Africa a South African Airways é grande, se falir o continente inteiro vai ficar na mão de cias aéreas dos EUA e Europa. os governos africanos não seriam tão estúpidos…
9) na America do Sul ocorre um ciclo. no passado quem mandava era a VARIG que era incomodada pela VASP como concorrente e LAN atuando na costa oeste, hoje TAM e LAN se fundiram mas não vai mudar o jogador, depois que a VARIG faliu a TAM se tornou a “Flag Airline” do Brasil no exterior e a menos que a AZUL/TRIP passem a operar Wide-Bodies ou a GOL use os B787 que irá receber de maneira forte e passe a usar a marca VARIG como um serviço de luxo nos vôos internacionais, teremos a vermelha soberana nos vôos internacionais por muito tempo no Brasil…
10) lembre-se que a Raynair já anunciou planos de vôos internacionais longos com tarifas ultra-baratas, conhecendo o perfil de O´Learly (CEO da Raynair) eu não duvido que em breve teremos um B777-300 oferecendo São Paulo-Londres por 100 Euros em vôos de 11 horas sem serviço de bordo e sem comforto. a Raynair tem um marketing muito agressivo mas que funciona bem em tempos de crise…
Viajei de Pluna há 30 dias. Guarulhos-Montevideo-Santiago. Santiago-Montevideo-Guarulhos. Não obstante normal atraso e comum serviço pago, a bordo de simples, mas eficientes Bombardier CRJ-900, é uma companhia tão simpática quanto são bonitas as suas comissárias. Tomara que ainda tenha algum futuro. Força, Uruguai. Abraços.
Dei um azar, comprei as passagens 2h antes da empresa, de fato, se retirar do mercado. Agora só esperar que a Submarino viagens me estorne o valor das passagens (se bem que ainda nem foi descontado). Uma pena, menos uma empresa no mercado.
tem a GOL…
alias Flavio…. logo um cara como vc…
imaginava que vc faria assim: viajaria ate o RS e de lá completaria a viajem de carro… de preferencia com um DKV
concorda:?
Aliás, outro dia desses você quis saber por onde andava o Wagner Canhedo. Está em Brasília, fazendo o que mais gosta: falindo uma empresa de ônibus e enchendo o rabo de grana. http://brasil247.com/pt/247/brasilia247/62268/Viplan-tem-27297-multas.htm
Mais uma companhia aérea vitimada pela sanha privatizante que varreu a América Latina nos tristes anos 90, assim como a VASP.
Por falar na VASP, será que agora o Wagner Canhedo vai pro xilindró? http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5879608-EI306,00-Expresidente+da+Vasp+Wagner+Canhedo+e+condenado+a+anos+de+prisao.html
porra, que droga! eu pensava tanto em ir pro uruguay, e de pluna!
uma mancada do governo uruguaio. mas eu acredito que mujica não vá deixar o país sem serviços aéreos. espere que crie uma nova companhia aérea, estatal.
por que estatal? O governo não precisa criar nada. Inclusive tem a UAir.
tem a BQB Airlines, que é Uruguaia e voa para Porto Alegre/RS com ATR-72. parece que o governo Uruguaio quer vender os ativos para a BQB.
existe sim uma tentativa de salvar a Pluna mas parece que a dívida foi muito grande e o governo não quer cuidar dela sozinho.
caso a LAN e a TAM queiram podem fazer uma filial no Uruguai, a TAM tem a TAM Paraguay, poderiam fazer uma TAM Uurguaitambém…
Deus os livrem de uma desgraça dessa…
da TAM Uruguai, da BQB ou do ATR-72?
Impressionante como o ramo companhia aérea tem se mostrado deficitário na economia atual. As grandes pedem concordata e as pequenas explodem.
Há algo de muito errado no ar.
“Na aviação só há um jeito de se tornar milionário, começar bilionário”.
Cmte – Rolin Amaro
Cmte – Rolim Amaro
Eu havia comprado passagens por esta empresa e pelo jeito vou levar um tombo.
Esses paises comunistas…e o Mujica…
A empresa é privada, garotão. Se fosse estatal, ninguém ficaria na mão.
Na verdade, Flávio, é estatal sim. Eu comprei passagem pra próxima semana e não tive sucesso em entrar em contato com a empresa. Prevejo um tremendo prejuízo e férias bem amargas…
Tem 25% do estado Gomes,
Alias 100% porque 15/6 os caras abriram mao dos 75% deles para o estado
Tristeza ver ontem os caras que estavão aqui no aeroporto de Curitiba esperando alguma solução, com passagem PAGA e compromisso assumido, as outras companhias não aceitam o endosso e a resposta no balção é simples…A empresa faliu..
sacana o Mujica ele bem que poderia ter dito que pararia em 15 dias e pelo menos algum jeito da gente se defender.
O minimo seria ao eles ter as infos que o negocia ia pro espaço não terem vendido passagens…To com duas passagens aqui é vou enfia no cú.
Socialismo de araque
Ah, engraçado… A empresa é privada, abre o bico e a culpa é do “socialismo de araque”?
Socialismo de araque sim
O Vicepresidente, não só convocou a porra da empresa como diversas vezes quando foram convocados pelo Parlamento uruguaio defendeu a defendeu…Porem como a última vez que Voce perdeu uma discussão foi em 1954 vou e me preocupar em que setor do corpo enfio a porra das duas passagens que paguei a vista porque era a única opção que tinha no site via cartão…
O Mujica era de “esquerda”. Mas o Uruguai está enchendo o saco, principalmente por causa da entrada da Venezuela no mercosul.
Parece ter perdido a noção da própria insignificância dentro do bloco e no mundo.
O Uruguai só serve para lavar dinheiro do narcotráfico e quem sabe, de alguns politicos brasileiros. Quero mais que se afundem.
Depois de tolerar por um bom tempo as merdas que você escreve, resolvi eliminá-lo do blog. Não precisa escrever mais. Seus comentários não serão mais publicados. É muita bobagem para um cara só. Bye.
Bela atitude e belos comentários Flavio, não da para acreditar que até aqui os Zé Coxinhas estão se infiltrando.
Quem fala isso do Uruguai, o lugar mais legal do mundo, não deve ter coração.
Oh Flávio. Você não está mole não, hein. Comentários subversivos são banidos?
Prefiro ouvir este tipo de comentário do que não tê-lo.
Eu posso banir o que quiser.
Dessa forma você só será presidente do mundo se assumir o poder no estilo comunista, ou seja, na guerra.. hahaha.. abs
Pena mesmo. Viajei bastante nela. Agora só de UAir.