MR. SINCERO
SÃO PAULO (coisa rara) – A Red Bull distribuiu hoje uma entrevista com Mark Webber, aquilo que a gente chama de ping-pong, perguntas e respostas. Tudo meio normal, elogios à equipe, a Vettel e tal, por que renovou, a empatia com o time, o fato de conhecer todo mundo há anos e tal, até a seguinte pergunta:
Were you tempted to think about moving elsewhere?
MW: There were discussions with Ferrari, but my decision was to stay here.
Chamou minha atenção essa resposta, porque não é comum pilotos revelarem negociações com outras equipes. Mas a confirmação de que a Ferrari o procurou é ainda mais significativa porque coloca Massa na roda. Como se vê, é mais do que concreta a disposição dos homens maranéllicos de substituírem o brasileiro. Ou era. Porque Felipe melhorou claramente nas últimas provas e aquela sensação do começo do ano, de que a Ferrari poderia até mandá-lo embora durante a temporada, se esvaiu. A não ser que Pérez desande a conseguir vitórias e pódios.
Acho que Massa fica, no fim das contas. E nas equipes grandes nada vai mudar — incluo nessa lista Mercedes e Lotus, além de Red Bull, Ferrari e McLaren. Daí para baixo, algumas mudanças podem ocorrer.
Se Massa melhorar, acredito que sim, principalmente se Alonso for campeão. O asturiano compensará o favor com o veto a qualquer piloto que porventura esteja interessado em Maranelo 2013.
Sinceramente, pelo que o Massa apresentou nessa temporada e na anterior (mesmo considerando essa melhora das últimas corridas), valeria a pena substituir o Massa por um novato ou qualquer outro piloto tampão que aceitaria correr em uma equipe grande por uma temporada como o Perez, Koba, Sutil ou outro do gênero. Acho que obteria melhores resultados que o brasileiro vem conseguindo. Se o critério for apenas técnico, não dá para entender a renovação da Ferrari com o Massa por mais uma temporada.
O critério da Ferrari nunca é técnico quando se trata do segundo piloto.
Alonso é o primeiro piloto da equipe e, provavelmente, tem poder de veto ao nome do futuro contratado.
Se você acredita que a Ferrari quer outro piloto para ganhar corridas, pode tirar o cavalinho rampante da chuva, porque isso ela não quer. Ela quer Alonso ganhando as corridas e o segundo piloto chegando… em segundo.
Massa aceita as regras de segundo piloto (já está na equipe há tempos e sabe como funciona isso) e os que você citou aí vão querer mostrar que são melhores que o Alonso.
Mark Webber era o segundo piloto ideal, pois embora muitos o enalteçam aí, ele nunca foi o foco da Red Bull.
Só pra brincar um pouco: parece que a Ferrari andou dando uma ironizada sobre os boatos em uma coluna sua, e disse o seguinte: “No momento, vendo a enorme lista de possibilidade e de potenciais substitutos, com nomes de A a Z, que é algo que a Ferrari está acostumada também, uma letra, a ‘Z’, é que parece descoberta, e possivelmente é de Zorro… Desmascarado”, completou.
A estória do Zorro não se passava no méxico, ou estou enganado? rsrsrs
Boa dia, Flavio!
Vc colocou que nas equipes grandes nada muda em relação a pilotos, e daí para baixou algumas mudanças podem ocorrer.
Vc acha que o bruno Senna fica na Willians ou em outra equipe, ano que vem.
O que vc acha????
Abraços
Nada.
uma pergunta que não quer calar, (e que nada tem a ver com o, post):
porque será que no reginaldo leme nunca se refere ao bruno senna na segunda feira quando comenta a f1 no jornal nacional?
só o faz durante a corrida talvez por ser obrigado a isso.
Massa fica!
A Fiat vende carro pacas aqui, o Santander também tem fortes ineteresses no Brasil.
A economia da Europa está uma merda, a do Brasil está (um pouco) melhor, tem carregado essas empresas “nas costas”.
Caso Massa saia mesmo em 2013, 2014, 2015, não duvido de que seja substituído por um brasileiro “novato”, Luiz Razia ou Felipe Nasr, o que seria uma grande merda, de novo um piloto brasileiro nessa equipe mafiosa, ninguém merece …
Com certeza a Ferrari esta enrolando o Massa para contar com uma possivel ajuda ao Alonso em um momento decisivo.
O Massa não consegue ajudar o Alonso, tirando pontos dos concorrentes, pois sempre chega bem atrás! Em 2010 e 2011 não ajudou em nada a Ferrari no mundial de construtores. Se o Button está em depressão com 50 pontos, o que dirá do Massa com 28!! Lamentável!
Você é muito bondoso dizendo que Massa tem 28 pontos, mas na realidade ele só tem 23.
Até porque somos o maior exemplo de civilidade, moral e bons costumes em todo o mundo, né? Que vergonha para nós.
Para você ver o potencial de crescimento que temos por aqui Batiquebra, com toda a roubalheira oficial, tanta ignorância, uma elite de merda, uma classe política desqualificada (para dizer o mínimo), impunidade generalizada, um sistema tributário caótico e injusto, uma sociedade absolutamente hipócrita, ainda estamos em situação econômica melhor que a Europa e USA.
Já pensou se fossemos um pouco mais honestos?
Faríamos eles comer poeira, como o Senna fez quando esteve por lá. ….. kkkkkkkkkkkkk
Vergonha para você, cara.
Eu tenho orgulho de ser brasileiro.
Não me espelho nos maus brasileiros para ficar detonando meu país.
Há bons exemplos de civilidade, moral e bons costumes sim, pois a MAIORIA dos brasileiros são boas pessoas, amigáveis e cordatas.
Brasileiros com moral são os catadores de papel que devolveram os 20 mil que encontraram e não os políticos (a maioria, da elite brasileira) como o catão de Goiás que acabou cassado.
A maioria dos brasileiros são boas pessoas,amigáveis e cordatas? Sério mesmo? Você costuma sair do seu apê de vez em quando? É,pode pensar seriamente em se candidatar a algum cargo com esse discursinho pseudo patriótico cretino e alienado…
Concordo bastante com sua análise, acho que há grande chance de ficar tudo igualzinho nas cinco equipes de cima, incluindo a Ferrari, basta Massa conseguir alguns podiozinhos e pronto…
Flávio Gomes disse: “Acho que Massa fica, no fim das contas. E nas equipes grandes nada vai mudar — incluo nessa lista Mercedes e Lotus, além de Red Bull, Ferrari e McLaren.”
E o James Allen cravou na moral Schumacher na Mercedes 2013…
O Webber é melhor que o Rubinho.
Melhor não, muito superior. É mais aguerrido, não abaixa a cabeça para ordens de equipe e também não fala asneiras. Apenas mostra serviço. e sabe aproveitar as chances que tem.
Ah, sim, esperemos ele receber uma ordem de equipe para vermos como será…
Até onde sei, a RB não precisou disso para o Vettel ser campeão.
Na minha opinião, quando o Dominicali diz que a Ferrari não tem pressa em anunciar que vai ser o companheiro do Alonso em 2013, é porque o Massa está fora do páreo, caso contrário já teria anunciado o brasileiro.
Comemorar um quarto lugar do Massa é pq estamos muito mal de pilotos mesmo!! Não faz mais que a obrigação…já tomou 106 pontos do Alonso e deve chegar a 200 a diferença no final do ano! A sorte que o Webber renovou, mas tem que sair…tá muito fraquinho.
Fala Flavio,
Acompanho de perto o blog, quase todos os dias. Sei que blog é um negócio meio particular e que vc não tem obrigação nenhuma em seguir regras, mas quando vc coloca um texto em inglês e não traduz, algumas pessoas ficam boiando no assunto.
Nesse post, vc conseguiu se fazer entender, mesmo sem traduzir, já que desenvolveu um raciocinio depois, mas nem sempre é assim.
Traduzindo ou não eu continuo acompanhando, um grande abraço
Se o cara não sabe inglês existe uma coisa que talvez ajude. Acho que se chama Google, ou algo assim, não sei se todos aqui conhecem.
O site (em português) é http://www.google.com.br.
Boa sorte amigo.
curti
pra mim, q estou a 10 mil km de distancia, acho q esse contrato do massa com a ferrari está assinado desde quando a cervejaria petrópolis (energético TNT) assinou um “merchan” com a ferrari e posteriormente com o alonso.
se vcs se ligaram, exatamente 1 dias após sair uma nota q a TNT assinou um contrato particular tb com o alonso alem da ferrari o “el fodón de las astúrias” começou a elogiar o brasileiro.
sendo q essa “blindagem” q a ferrari fez com o massa não é “di gratiz”
na F1, no free lunch.
Flavio,
Não sei se houve mais detalhes além do que está nesse pequeno texto; mas ele não revela disposição da Ferrari, ou de Webber. Claro que houve disposição de alguém, mas existe a possibilidade de ser um interesse unilateral de Webber, correto?
“Houve discussões” é suficientemente vago para não concluirmos quem procurou a quem…
Realmente, não ficou esclarecido. Bem observado.
O buchicho do interesse da Ferrari por Webber já havia sido propagado pela mídia especializada em F1, fofocas e escândalos em geral que caracterizam o irônico (meio bobão) jornalismo inglês. O Flavio está coberto de razão, dentro do contexto foi uma confirmação, até porque se arriscaria a um desmentido da Ferrari (querendo manter as aparências diante do Massa, do qual depende para tentar ter mais alguns pontos no campeonato de construtores…) caso não fosse verdade, o que o deixaria mal com todo mundo. E pode até ser que a Ferrari é que tenha desistido dele (o preço claro) depois que o Massa confirmou em Silverstone que finalmente se recuperou da porca… e aí ele resolveu assinar com a oferta da Red Bull aproveitando o embalo da vitória em Silverstone. O problema que eu vejo aqui é eles ficarem com o Massa para o próximo ano e ele repetir a má fase chororô no começo da outra temporada… aí as cabeças internas da Ferrari começariam a balançar… Massa para ficar na F1 tem que ganhar um GP (ou dois pódios) ainda esse ano ou aceitar pegar um elevador e descer para ocupar o lugar do japonês da Sauber (que se ferrou com o seu boliche, imperdoável), o problema é a NEC. Será que a cervejaria cobriria? Tá vendo, já estou com especulações típicas do jornalismo inglês.
Santa ignorância, batman! Se ele disse que preferiu ficar na Red Bull é porque procuraram por ele e não o contrário.
Ele também pode ter procurado a Ferrari, mas não ouviu exatamente o que gostaria de ter ouvido. Daí a opção por continuar na Rd Bull, deixando pra lá esse sonho bobo de que “todo piloto quer um dia guiar pela Ferrari”…
Iuri, desculpe-me, mas lá em cima está um texto, e você escreveu outro. Não considero ignorância de ninguém; só que as pessoas precisam saber diferenciar fato e inferência.
Também pensei da mesma forma.
Creio que o que devemos entender, como público e fãs do automobilismo, é que o Massa é um bom piloto. Não está tendo um bom momento na carreira, mas é bom piloto. Talvez, não seja acima da média, como foram Fangio, Clark, G. Hill, Stewart, Lauda, Fittipaldi, Piquet, Prost, Senna e Schumacher, e isso devemos entender. O Brasil passa por uma crise no automobilismo, que há tempos não se preocupa nas categorias de base, em um forte investimento para desenvolvimento de talentos. A CBA que barrar a destruição (sic) de Jacarepaguá na justiça, como se isso já não estivesse acontecido, se o novo autódromo não sair do papel. Bom, e quanto ela investe nos autódromos que existem ??? Qual a real atividade e ação dessa CBA para melhorar o automobilismo do país ??? Se a Ferrari procurou Webber, ele estava pensando em um plano B sim, afinal, como empresa, ela deve procurar alternativas para melhorar seu desempenho, tanto financeiro, quanto de imagem. Webber nunca empolgou como um gênio das pistas, mas faz sua parte, tendo tambem, altos e baixos. Está bem na categoria com um bom carro de uma boa equipe. Talvez acredite que a Ferrari não terá um carro fantático para o proximo ano, então, decidiu ficar e tentar abocanhar algo lá na Red Bull. Até o anuncio me parece uma maneira de aagraciar seus patrões, e lhe abrir novas portas por lá.
Webber vai ser campeão como Denny Hulme foi…
Camarada Gomes
Só se o Kangoroo fosse maluco ele iria para os Vermelhos por vontade própria:
Na Energetica ele pode vencer e sonhar com título, mesmo a contra gosto do Didi…
Na Fiat, ele só pode chegar por trás (opaa) do El Fodon, na frente jamais…
:)
Eu concordo. Nao entendi muito bem essa do Webber. Ego? Falar que a Rossa estava com conversinhas… O piloto que for pra lá vai se ferrar por duas coisas: 1- a Ferrari dá a preferência ao Alonso (com toda a razão). 2- desde os tempos do alemão el fodón já incomodava. O cara dirige muito. Melhor desde a saída do alemão. Apenas aproveito pra dizer que o único que chegou perto em talento foi o Robert que infelizmente tá fora da F1
A história do Brasil na F1 está ficando medíocre. Sorte de nossa geração, que vimos todos andarem, os bons lógico. Fica a memória em cores, melhor do que assistir isso em hd hoje.
Viuvita detectada!!! :)
Se for assim, que o Massa entenda como última grande chance da carreira. Ano que vem ele terá que pilotar muito.