NOVE MINUTOS E 1/2 DE SAUDADE

SÃO PAULO (já era) – Vídeo de 1992 em Jacarepaguá, a maior parte das imagens tomadas no Cheirinho. Copa Shell de Marcas e Pilotos, com quatro montadoras envolvidas. Grids enormes. Vejam como esse bando de loucos fazia curvas! E tentem identificar alguns pilotos… Não sei bem quem mandou o vídeo, acho que veio pelo Twitter. Bacana demais. Apesar das arquibancadas, já àquela época, às moscas.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Rosa
Rafael Rosa
11 anos atrás

Que vídeo maravilhoso e o título do seu post vem muito a calhar com o que acontece nesse momento com o autódromo do Rio, que segundo alguns membros do fórum no Facebook “Jacarepaguá para sempre”, máquinas e caminhões adentraram o circuito no dia de hoje pelo lado das arquibancadas para dar início a destruição das mesmas! É triste e dá raiva a forma como o prefeito da cidade trata o esporte!

Nikolas Spagnol de Oliveira
Nikolas Spagnol de Oliveira
11 anos atrás

Vocês viram 4 montadoras? Eu só vi Ford e Volks. O Uno não conta pois é o “Safety Car”, hahahaha

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
11 anos atrás

Esse dois vídeos também são legais. Muitos pegas de arrepiar na Copa Shell.
http://www.youtube.com/watch?v=WSd0cF_jVVc
http://www.youtube.com/watch?v=f1p7szprSjs

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
11 anos atrás

Andreas Matheis no Voyage prata da Cibié, Gunnar Volmer no Voyage branco e amarelo da Tesa/Juvena (dei um pause e sei que é ele pelo tamanho), o Apolo não lembro mas pode ser a dupla Jorge de Freitas e Paulo Samento, depois acho que Amadeu Rodrigues no Escort da Onogás (Com este patrocínio ele andou de Passat e Voyage tbm). Depois um Escort que pode ser o da Cofap de Ingo Hoffmann, seguido do Voyage amarelo/vermelho da Leite de Rosas pilotado pela dupla Silvio Crema e Guga Ribas. Parece que um dos Voyage amarelos com escuro é o da Freios Varga que em 92 teve Paulão Gomes na boléia.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
11 anos atrás

Ele podia ser chato, era o dono da equipe e dos carros, pagava o segundo piloto, que foi Toninho da Mata, Ingo Hoffmann e outros.

Marcos Lima
Marcos Lima
11 anos atrás

O Flavio, qual a quarta montadora???Só vi tres…O pneus radiais dão um show à parte..abaixo os slics…

Marcos Lima
Marcos Lima
11 anos atrás

O Flavio, qual a quarta montadora???Só vi tres…O spenus radiais dão um show à parte..abaixo os slics…

Leandro Sanco
Leandro Sanco
11 anos atrás

O grid dessa prova foi engordado com a turma do campeonato carioca. Participantes da Copa Shell mesmo não chegavam a 10. Entre os carros alinhados da Copa Shell estavam Apollo, Voyage e Escort. No regional haviam ainda Gol e Passat. Se bem me lembro a Copa Shell já corria com motores 1.8 enquanto que os regionais mantinham os 1.6.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Leandro Sanco
11 anos atrás

É isso mesmo Sanco.

Valente
Valente
11 anos atrás

Isso mostra como o automobillismo dessa época tinha charme, adrenalina e empolgação. Hoje em dia ele é insosso e monótono. Ver esses caras lidando com aderência e suspensão no limite e ainda fazendo tudo isso mostra que era preciso guiar…

Wolf
Wolf
11 anos atrás

Só vejo VW e Ford…e olha que o Veroninha dá show na curva hein…….o Uno q aparece é Pace car !!!

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
11 anos atrás

Pode parecer antagonismo, mas a receita correta para uma categoria de turismo é essa. Carros com poucas modificações, equalização de marcas e baixo custo. Isso é garantia de grid cheio, mas que nem por isso sejam admitidos pilotos de todos os níveis, pra não nivelar as disputas por baixo e não virar uma guerra.

O que acaba com uma categoria são os regulamentos excessivamente permissivos. Os custos vão às alturas e muita gente fica de fora, sem condições de competir. Aí quem tá correndo acha que o negócio não tem mais graça e pula fora, afundando a categoria. Foi mais ou menos assim o final da história do antigo brasileiro de marcas e pilotos.

Acredito que a Stock poderia se tornar muito mais atrativa, se não utilizasse tantos “efeitos especiais”. Corrida de carro é colocar o carro na pista e sentar a bota, e ao final, vença quem for melhor, dentro das regras, obvio. Não prescisa de push, play-off (finado, ainda bem!) e bem que poderia se livrar dos mandos da emissora carioca. Tem outras emissoras que dariam conta do recado e fariam a transmissão de forma muito mais respeitosa para com o telespectador.

Roberto Mota
Roberto Mota
11 anos atrás

Estava assistindo reprises da TV Pirata,e agora,vendo esse vídeo,percebo que o mundo está se tornando um lugar muito chato de se viver…
Humor pasteurizado e automobilismo para poucos (salvo alguns abnegados,como o Flávio)

Faster
Faster
11 anos atrás

Putz video legal; ano passado fui assistir umas provas em Interlagos incentivado por um certo Flavio Gomes. Entre as várias categorias tinha a paulista de marcas, com Gols, Palios, etc… Por que em Interlagos os carros levantavam a roda traseira esquerda na entrada do esse e aí no vídeo naum? Achei uma puta pergunta besta pra se fazer, mas creio jo que a verdadeira pergunta besta é a que nunca é feita.. Além disso quero deixar minha indignação com a bosta da FIA que nem sabe que eu existo, em liberar treinos só em linha reta…. Que o fantasma do Rosemeyer os persiga pela eternidade…

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
11 anos atrás

Ia muito ao paddock nessa época!

Lembro (sem precisar o ano), do Escort do Toninho da Matta.

Época de Silvio Crema, Andréas Matheis…

Também tinhamos matérias no Espaço Motor, com o João Mendes, volta e meia, na pista. Com câmera on board!

O mundo tá mais chato. O automobilismo com esses carrões sem apoio de fábrica… tá pior!

A CBA é tão ruim e inutil que deveria ceder a sigla para a CBAt. Eles tiram o “T” minúsculo e a CBA… ah, a CBA pode virar algo relacionado a venda de carteirinhas. Pq vendo o que temos aqui no Brasil, ter o nome associado a Confederação de Automobilismo, como a “principal entidade nacional” no assunto, é vergonhoso.

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
11 anos atrás

Porra, ninguém usava aerofólio?! Talvez por isso a maioria acabava deixando escapar um pouco a traseira na curva, não?

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Jáder, O Pitoresco
11 anos atrás

Ia ficar horrível tipo velozes e furiosos e não ia ter efeito ali, naquela velocidade. deixa escorregar que fica mais show…

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
Reply to  Marcelo Pacheco #49
11 anos atrás

Affe, que besteira! Pra qualquer carro que ande acima de 100km/h, óbvio que um aerofólio é sempre bem vindo, ou seja, teria efeito sim. Claro que você tem todo o direito de não gostar ou de achar as escapadas de traseiras mais bonitas. Mas daí a dizer “Ia ficar horrível tipo velozes e furiosos” já é falar besteira demais. Pra começar, esse filme nem existia na época. E quem botar um aerofólio no carro (ainda mais se for de competição) agora terá de ficar com medo de que pareça um caro de velozes e furiosos?! Só você mesmo pra confundir um Voyage de aerofólio com um Mitsubishi Eclipse da gangue do Dominic Toreto!

edkaefer
11 anos atrás

Alguém sabe explicar o porque de tanto Voyage, ao invés de Gol, ou mesmo Passat, entre os VW? Tem algum motivo de ordem técnica por trás disso?

braulio stafora
braulio stafora
Reply to  edkaefer
11 anos atrás

O equilíbrio do Voyage era melhor que o do Gol, que concentrava muita massa na frente.

João Carlos
João Carlos
11 anos atrás

aproveitando no estacionamento do autodromo de jacarepagua tem 2 gurgel pegando pó um inclusive é placa amarela tenho fotos caso interesse entre em contato que lhe envio as fotos

João Carlos
João Carlos
11 anos atrás

só vi três marcas mas mesmo assim com os “voyaginho e escortezão” a coma shell de marcas era muito legal.

alessandro Neri
alessandro Neri
11 anos atrás

Fui Eu quem mandou Flavio .Mandei tbm os videos da Formula Renault em vitória 2002. Eram grandes domingos com os amigos em Jacarepagua, na melhor curva do traçado ( um dos que aparecem ao lado da pista é o piloto de rally Guilherme Spinelli). Nos 20 anos da realização dessa etapa, esse video é um documento contundente do crime cometido contra o nosso amado autodromo e esporte. No local da espetacular curva do Cheirinho , hoje existe uma piscina. Triste fim. Mas as imagens são eternas. Abs

Vicente Miranda
Vicente Miranda
Reply to  alessandro Neri
11 anos atrás

Neri,

Maravilhosas as imagens. Obrigado por divulgá-las.
Dá pena ver a nossa maravilhosa pista amputada com mastodontes erguidos à inutilidade, como o Parque Aquático Maria Lenk, a HSBC Arena, etc… Como consolo um “tiquinho” de reta cuja entrada é uma curvinha safada de 180 graus.

FG,

Às moscas ficavam apenas as arquibancadas no início do maravilhos retão. Lá no final, perto da Sul, o povo se acotovelava.
Voltando ao ano de 1979, quem frquentava o nosso finado autódromo há de se lembrar do “totó” que o Paulão deu no Boesel (Opala Stock Car #81 branco c/ patrocínio d’O Globo) que, inocentemente, colocou por fora na entrada da Sul. Paulão, por dentro, só deixou o Opalão #22 escorregar e encostou no paralama traseiro esquerdo do veloz piloto paranaense que acabou rodando. Fiz um comentário aqui no seu blog em 2007 sobre essa ingenuidade do Boesel::

http://flaviogomes.warmup.com.br/2007/12/stock-1979/

Eric
Eric
Reply to  alessandro Neri
11 anos atrás

Sensacional Bala!!!Muito bom…ainda precisamos ver mais das suas raridades!!!

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Que pena!!! Quando teremos categoria como essa novamente???

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Jr.
11 anos atrás

Como a Copa Shell? Nunca!

Luciano Vido
Luciano Vido
Reply to  Jr.
11 anos atrás

Infelizmente nunca mais. A CBA não se mexe.