UP!

SÃO PAULO (copiões) – A Volkswagen descolou um bom financiamento do BNDES para começar a produzir o Up! no Brasil a partir de 2014. O Up! (que o UOL informa que grafa sem o “!”; e nós com isso?) é o que a VW quer que seja o novo Fusca, em volume de vendas e popularidade e tal. O que já teve de novo Fusca nessa vida… Mas nenhum jamais será Fusca. Em todo caso, não deixa de ser curioso o fato de já existir um site na internet brasileira de um certo Up Clube do Brasil. Tem todo o jeito de ser coisa da própria VW, mas estou sem paciência para descobrir.

Quanto ao carro, é bem bonitinho. Nada que vá mudar o curso da história, mas bonitinho, especialmente a traseira envidraçada. E tem, claro, suas modernidades. Uma delas, motor de 3 cilindros.

Com motor de 3 cilindros, tenho nove na garagem.

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Edson Del Rio
Edson Del Rio
11 anos atrás

Infelizmente, a VW brasileira encontra-se distante da VW alemã. Não é possível qualquer comparação entre os produtos produzidos por aqui e os produzidos abaixo do equador. A filial brasileira não realiza pesquisa e sua engenharia é quase insignificante. Enquanto a FIAT brasileira contratou nos últimos dois anos centenas de doutores e mestres em engenharia e efetivamente começa a desenvolver seus produtos no Brasil, vemos os lucros multiplicados e os produtos obsoletos serem vendidos por preços extratoféricos. No entanto, no quesito remessa de lucros, acredito que a VW tupiniquim também não tem comparação.

peter von wartburg
11 anos atrás

esse carrinho ainda nao pegou aqui na alemanha. vi uns 2 na rua, no máximo. entrei num no salao de francoforte do meno ano passado. é um gol 1000, do primeirao com 4 marchas, metido a besta. parece que vai desmanchar a qualquer momento. duvido que consiga subir os morros do sao pedro e sto antonio em beagá.

Renato F1
Renato F1
11 anos atrás

A indústria automobilística neste país é uma palhaçada! Querem trazer um carro lá de fora, mas querem deixar “pelado”, para custar menos! Ou mais (caro que o equivalente europeus)! Querem produzir mais carros, com o dinheiro público do BNDES, a juros de pai para filho, com pagamento a perder de vista! E as estradas que se explodam! Aliás, se explodam os pneus com tanto buraco!

Façam-me um favor: mandem a Volkswagen produzir essa aberração na Europa (que está em crise e não deve estar comprando nada), fechem a fábrica aqui no Brasil e ,no lugar, se crie uma empresa nacional! Aí sim, o BNDES (Banco NACIONAL de Desenvolvimento Econômico e Social) poderá emprestar dinheiro para geração de emprego e renda neste país! Porque este empréstimo vai gerar desemprego e renda! Desemprego para os brasileiros e renda para os donos da empresa!

Traduzindo: o Up! é um Down! na nossa economia, nas nossas estradas, na nossa renda e no nosso emprego! Além de ser feio para burro!!!

Oto
Oto
11 anos atrás

Uma dúvida .. Pq a multiplanetária VW precisa do financiamento do BNDES ??
Esse banco não é para o desenvolvimento social do Brasil ??
Pq eles não trazem financiamento externo, e deixa o recurso do BNDES para os Brasileiros ?

Sleepwalker
Sleepwalker
11 anos atrás

Seria a versão brasileira do Nano da Tata Motors da Índia?

Sleepwalker
Sleepwalker
Reply to  Sleepwalker
11 anos atrás

O conceito parece ser o mesmo…

Rael Gugelmin Cunha
Rael Gugelmin Cunha
Reply to  Sleepwalker
11 anos atrás

Não, o carro já existe na Europa.

Mas consta que a versão que virá pra cá, será bem capada, inclusive sem o belo vidro traseiro que ocupa boa parte da tampa.

Guilherme
Guilherme
11 anos atrás

Pena que, como todo VW vendido por aqui, vai custar muito por pouco.

Fabio Azevedo do Amparo
Fabio Azevedo do Amparo
11 anos atrás

Flávio

Realmente o design com a tampa de vidro ficou bem bacana, mas já há confirmações de fontes de dentro da montadora (indicado em reportagem da Revista Car And Driver) que, no Brasil, a tampa do porta-malas será de chapa de aço mesmo, para cortar o bom e velho custo.

Abs

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Bota sensor de ré, senão esse vidrão aí babau …..

Guilherme
Guilherme
Reply to  Acarloz
11 anos atrás

Pra bater o vidro traseiro de um carro desse tamanho tem que ter o braço muito duro.

Dave Lombardo
Dave Lombardo
11 anos atrás

Quem me conhece sabe que eu sou fã de VW. Tenho carros da VW desde que tirei minha carta, com 18 anos. Mas esse aí é bem feio, tá louco! Só ganha de aberrações como o Ford Ka.

Guilherme
Guilherme
Reply to  Dave Lombardo
11 anos atrás

Ford Ka não aquela coisinha melhor que o VW Gol?

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Parece um Fox modernoso!

Filipe W
Filipe W
11 anos atrás

Lembrando que o Up! tem “pai” brasileiro, o Marco Pavone.
Gente muito boa, que junto com seu irmão José Carlos estão mandando ver lá na matriz da VW em Wolfsburg.

jeambro
jeambro
11 anos atrás

O sr. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel (que Deus o tenha), deu alguns rodopios no túmulo com essa notícia.
Coitado, como foi sacaneado por essa quadrilha que não desmamou até hoje.

Guest
11 anos atrás

“O Up! é o que a VW quer que seja o novo Fusca, em volume de vendas e popularidade e tal”

Como alguém postou, o projeto inicial do Up! previa motor traseiro, mas acabou na dianteira mesmo…

Pergunta: o brasileiro Gol foi o único carro da VW – em todo o mundo – a ter o motor a ar dianteiro?

Grato antecipadamente pelas respostas.

edkaefer
Reply to  Guest
11 anos atrás

produzido em série, sim. Existe um protótipo com esta configuração no museu da VW em Wolfsburg que não chegou a ser produzido.

retka
retka
11 anos atrás

carrinho legal! se custar ate uns 25.000 mil compro um , senao fico com meu gol véio mesmo!

Lucas Martin
Lucas Martin
11 anos atrás

Desde o primeiro anuncio, ano passado, decidi aguentar mais um pouco com meu twingo, que tá só o osso, até lançarem ele aqui. era 2013 agora 2014… não sei se o twingo aguenta tanto assim .

Batista Lara
Batista Lara
11 anos atrás

O ruim é que em qualquer batida na traseira, por menor que for, vaí quebrá-la inteira, não amassá-la.

edkaefer
Reply to  Batista Lara
11 anos atrás

hoje em dia já se troca a tampa traseira inteira em caso de batida, não importa se quebrou o vidro ou se só amassou um pouquinho. Desta forma, não muda nada em relação à manutenção.

Batista Lara
Batista Lara
11 anos atrás

Lindinho, o carrinho. Flávio, a Miss Universe já está entre os 9 da sua garagem ou ainda está esperando para estar entre eles?

LBM
LBM
11 anos atrás

Lembro que nos estudos iniciais eles pensaram em ter um motor traseiro. Não deu :-(

ricardo
ricardo
11 anos atrás

Dinheiro publico para multinacional que nao vai gerar emprego, a VW vai modernizar a fabrica e provavelmete tirar um item de producao, para aproveitar fucionarios e abaixar custos. mas gente agora imagina o BNDES fomentar com 34000,00 dilmas a 10000 pequenas empresas sera que pelo menos umas 5000 nao gerariam um emprego cada, rende muito mais que o que a VW vai gerar e 10 anos, mas tenta fazer um emprestimo la, vc nao tem cadastro ta com o nome “sujo” etc e as grandes que geram 100 empregos pegam 100 milhoes de dilmas

Rael Gugelmin Cunha
Rael Gugelmin Cunha
Reply to  ricardo
11 anos atrás

O governo já falou que gosta de “campeões nacionais”, nada de pequenas empresas.

Ricardo Arcuri
11 anos atrás

O Up! Vem para substituir o Gol num mfuturo breve, como carro de entrada da VW. Mas duvido que ele tenha essa traseira aqui no Brasil. Ate pq, pra brasileiro aceitar uma coisa vanguardista é um parte de forceps!

Dave Lombardo
Dave Lombardo
Reply to  Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Essa traseira do Up é ridícula. Sempre gostei do design dos carros da VW mas esse está horroroso.

flavio
flavio
11 anos atrás

FG, você ja viu no site vrum.com.br uma reportagem sobre uma revenda lá no sul de carros antigos? Você vai gostar

edkaefer
11 anos atrás

o Up nacional está praticamente pronto e será diferente do modelo Alemão, com capacidade de cinco lugares (alemão tem quatro) e mudanças internas para caber o motor de quatro cilindros. Vai ser um Up, mas diferente……. Se melhor ou pior, não sei….

YPVS
YPVS
11 anos atrás

Primeiro o Governo sobe o IPI, pq a industria que protege ha mais de 50 anos nao foi capaz de se tornar competitiva. Limita a concorrencia e, por isso, temos uns dos precos de automoveis mais altos do mundo. Agora, beneficia com dinheiro publico o desenvolvimento de uma marca.
Bem coerente!

JP Ferreira
JP Ferreira
11 anos atrás

Dirigi esse carro por varias ruas estreitas e nas Autostrade italianas. Esse carrinho anda bem pra caramba! Nao sabia que o motor é 3 cilindros.

Ágil, divertido, barato e completo. Bom, “barato e completo” pelo menos lá..

victor freire
victor freire
11 anos atrás

fg, como muita gente, eu também não concordo muito com a ideia de dar dinheiro público pra empresas privadas, ainda mais para uma estrangeira e que volta e meia chantageia o nosso governo com a hipótese de retirar uma de suas plantas, ou mesmo reduzir a escala de produção.

mas enfim, quanto ao up! brasileiro, ele vai ter tampa traseira mais convencional, com a parte inferior em metal, idêntica à de seus irmãos espanhol e tcheco (seat e skoda, respectivamente). o up! na europa é um carro de imagem, cool, como o mini, o citroen ds3 e o smart. aqui, vai ser uma nova edição do carro do povo – ou ao menos é o que a vw espera.

Romeno
Romeno
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Sim, fomentar o desenvolvimento de empresas médias, que realmente precisam de dinheiro. Agora, emprestar dinheiro (algo em torno de 340 milhões de dinheiros) com juros de pai para filho para uma multinacional que lucra, e muito, no Brasil, não sei se é mais correto. Já fizeram isso com a Renault, o valor é mais ou menos o mesmo.

antonio carlos
antonio carlos
11 anos atrás

É o fim da picada, um banco público financiando uma multinacional, morro e não vejo tudo. Os criadores de suíno estão indo à falência e os plantadores de laranja estão deixando-as no pé, porque não tem para quem vender, e o Governo dá dinheiro para uma multinacional produzir mais uma porcaria por aqui. O Gurgel deve estar se virando no túmulo a esta hora. Apostar em demagogo dá nisto. ACarlos

Luis Paretto
Luis Paretto
11 anos atrás

O que vai vender de vidro traseiro quebrado em qualquer colisãozinha não tá escrito…

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

dinheiro do BNDES para montadora. Isso eh um absurdo! Ainda mais uma montadora estrangeira. Imagine isso na china? La o cara que deseja produzir automovel deve se associar a uma montadora local. Aqui ganham dinheiro caro ao povo para lucrar e envialr estes lucros pra fora. So no Bananal mesmo.

Luis Paretto
Luis Paretto
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

É errado dar dinheiro para quem gear emprego no Brasil? O certo é emprestar pra fazer estádio de futebol, né?

Matheus Cunha
Matheus Cunha
11 anos atrás

A Renault está lançando o novo Clio (na Europa, claro) com um motor turbo 3 cilindros, de 0,9 litros, com opção a diesel.

Eric
Eric
11 anos atrás

Prefiro os três cilindros da sua garagem….mas teria um VW desse sim…fica bem ao lado do Viagrinha.

Alex U.
Alex U.
11 anos atrás

Esse vidro traseiro é estiloso, mas já estou vendo preju

Nathan Laurence
11 anos atrás

Acho o carro bacaninha e tal, mas daí o BNDES dar grana pra Volkswagen para desenvolvimento do carro no mercado brasileiro! A VW realmente precisa dessa grana para desenvolver o carro? Sei não.

Mas automobilisticamente falando, acho que esse carro só emplaca se o preço valer a pena, senão já vai nascer morto!

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
Reply to  Nathan Laurence
11 anos atrás

O BNDES, como qualquer banco, não dá grana.
Empresta e cobra juros.

Nathan Laurence
Reply to  Jason Vôngoli
11 anos atrás

OK! Empresta pra ser pago sabe-se como…

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Três cilindros? E daí, se não pode soltar fumacinha e fazer pó, pó, pó?

Oliveira
Oliveira
11 anos atrás

Não sei se fico feliz ou triste. Mas acho que a função do BNDES era para financiar o desenvolvimento de indústrias nacionais. Eu sei que isso é importante, vai mover a economia do Brasil, gerar empregos, que é um empréstimo, portanto vai ser devolvido, etc. Isso não é o problema. Mas é mais do mesmo com dinheiro público, pois continuaremos dependentes de tecnologia e desing importados. Por que o BNDES, que existe desde 1952, não financiou a Gurgel?

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Oliveira
11 anos atrás

Onde eu assino,Oliveira?

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
Reply to  Oliveira
11 anos atrás

A Gurgel recebeu vários financiamentos do BNDES – e sempre quitou suas dívidas em dia.
Só nos estertores da empresa é que um empréstimo do banco não foi concretizado. O financiamento estava condicionado a um acordo da Gurgel com os governos de SP e CE – e estes roeram a corda.

Bruno
Bruno
Reply to  Jason Vôngoli
11 anos atrás

Não entendo. A VW não tem verba para investir aqui? Se for emprestado, tomara que quitem!

Alexandre Bernardo de Medeiros
Alexandre Bernardo de Medeiros
11 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKK
Gostei
“”De tres cilindros tenho 09 na garagem””
Tudo volta meio ao começo
Carrinho simpatico

Alexandre Bernardo de Medeiros
Alexandre Bernardo de Medeiros
11 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKK
Gostei
“”De tres cilindros tenho 09 na garage””
Tudo volta meio ao começo
Carrinho simpatico

Kleber
Kleber
11 anos atrás

Muito boa Flávio!!!

Aliás, meio fora do assunto do post aqui, mas você deveria fazer uma série aqui no blog com os carros das suas garagens!!!!

Abraço

Joao
Joao
Reply to  Kleber
11 anos atrás

Apoiado, mostra aê as reliquias da sua Garagem.