HISTÓRIAS DE PIQUET

SÃO PAULO (longa vida) – Os 60 anos de Piquet, claro, não poderiam passar em branco. Depois de duas semanas de férias olímpicas, a coluna Warm Up voltou hoje. Um trecho:

Piquet pode não ter sido o melhor, nem o mais importante piloto brasileiro. Mas foi, certamente, o mais interessante. E na minha escala de valores, muito particular, interessante vem na frente de importante e de melhor. E nessa mesma escala de valores, bastante particular, Emerson foi o mais importante e Senna, o melhor.

Para ler na íntegra, é só clicar aqui. E depois, como sempre, pingar os comentários.

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Márcio
Márcio
11 anos atrás

LInda coluna, Flávio, e maravilhosa definição dos três maiores pilotos brasileiros. Concordo também que o Piquet foi o mais interessante de todos e que ser mais interessante é mais do que ser mais importante ou melhor…
Piquet foi único, em suas atitudes dentro e fora da pista, adorava ver suas manobras, seu arrojo, dirigindo e falando… o tapa no capacete do Salazar, sua comparação apontando as difenreças entre ele e o Mansel… infelizmente, acredito que nos dias de hoje, Piquet não teria tido o sucesso que teve por cotna de seu modo autêntico de ser…

guinter
guinter
11 anos atrás

Ponto.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Lindo texto!
Se tu for jovem e ainda não leu, leia …

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Muito bom o texto, mas me incomoda essa história de chamar o Briattore de “crápula” enquanto os demais participantes da tramóia saiam como vítimas inermes de um patrão malvado.

Se o meu chefe vier até aqui e me pedir para executar meu trabalho de forma dolosamente incorreta, eu levanto da cadeira e vou embora. Creio que o mesmo fariam o próprio dono deste espaço, assim como a maioria dos seus leitores.

Para não falar do mal-contado da história: se alguém quisesse provocar uma bandeira amarela teria outros meios que não se espatifar no muro daquela maneira. Nos treinos de sexta-feira de Singapura-2009 um piloto se espatifou no muro exatamente como Nelsinho Piquet houvera se espatifado um ano antes. Não consta que tenha sido proposital também. O rádio da Renault, apontado como “prova” da farsa, prova exatamente o contrário: Briattore xingando o ocorrido. Portanto, temos um caso onde a mãe de todas as provas (a confissão) foi aceita, encerrando o caso ipis litteris e nada mais sendo respondido ou perguntado. Um dia saberemos o que aconteceu de fato.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Só quem viveu a epoca do Piquet é que sabe o quanto ele é um Genio.

Se ele fosse Italiano ou Ingles seria considerado um Icone das Pistas… nós brasileiros somos mesmos uns ingratos.

Imperador

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Eu não sabia que foi funcionário do Aladim…

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
11 anos atrás

Sua definição sobre os 3 gênios do automobilismo nacional não poderia ter sido mais perfeita. Breve, simples e direta, sem diminuir nem aumentar um ou outro, algo que nunca ouvi antes a respeito. Quem dera os outros veículos que cobrem o automobilismo nacional tivessem tamanha sagacidade. Parabéns.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Rafael Wuthrich
11 anos atrás

Sem dúvida!

Fernando
Fernando
11 anos atrás

PIKET IS GOD!

Alexandre Alvarenga
Alexandre Alvarenga
11 anos atrás

Como curti esse texto! Aprendi a gostar de F! vendo o nelsão brilhar….meu idolo!! Valeu Gomes…

Giulliano
Giulliano
11 anos atrás

Acho que o sr. acabou com qualquer discussão sobre a rivalidade dos 3, só neste primeiro parágrafo. Pelo menos quando o assunto é pachequisse.

Maurício MV.
Maurício MV.
11 anos atrás

Ele é o piloto mais completo da história da F1.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Maurício MV.
11 anos atrás

Concordo plenamente. Será que ele renova com a Mercedes?

Antonio
Antonio
11 anos atrás

concordo com o autor
Emerson o mais importante
Senna, o melhor
Piquet, o mais malandro…

Tevez
Tevez
11 anos atrás

….. “emprestava” os motores dos clientes para usar nas corridas…Entendi certinho??…..

MInoru
MInoru
Reply to  Tevez
11 anos atrás

Na verdade ele os entregava amaciado e testados em reais condições de uso …

Ulisses
Ulisses
Reply to  Tevez
11 anos atrás

Segundo o que o próprio Nelson disse certa vez em uma entrevista na tv (acho que no Roda Viva), os carros de clientes eles também utilizavam. Ele e o Roberto Moreno retiravam os motores dos carros dos clientes da oficina, colocavam os “foguetes” que eles faziam, corriam com os carros no domingo e devolviam os carros aos clientes na Segunda-Feira com os motores originais de volta. Nunca bateram nenhum!

ags
ags
11 anos atrás

FG…Vou te contar uma..
Era no ano em que Lauda dava as cartas..
Gente bonissima..etc etc,,até com humor de dar graças..imagina…Austriacos terem humor..mas,,
Foi em um fim de GP..que Lauda ofereceu um Free fly para o Nelson…
O cabar ainda semi civiliazdo..e sacaneave meio mundo já….
Ai o Nelson não pensou 2 x..Po… o cara é piloto privado…cara sério..não era da turma do BARAi…
Bom..entrando no jet plane do Mr Lauda…e lá dentro acomodando…Foi se preparando o plano de voo..coisa de 60 min..ou pouco mais..
Pelas contas…Os dois irião ganhar 3 dias de folga..claro cada um na sua,,
Já nas alturas.. o Austriaco perguntou ao Nelson..
Are you enjoy flying…
Nelson todo malandro responde..Sure….let´s plane…
Lauda…começou a fazer certos movimentos… e TROÇO..foi indo..foi indo..e veio o primeiro mergulho..
Nelson já ia chamando o Vitor Hugo..pois tinha comido batatas no café das manha..e o TREM ainda estava no estomango sem saber pra onde ia,,,
Depois de fazer o brazuca ver São Jorge.. e toda as Caravelas de Vasco da Gama..pediu pro Pilot manerar…Bom..foi a viagenzinha dura de aguentar..
Já no pequeno campo de pouso…
Foi o Nelson que iria dar o troco..
Alugaram um automovel.. e como era perto de Norwich.. e aquelas pequenas e estreitas estradinhas o Nelson conhecia como a palma da mão..
Fez o Lauda..literalmente ficar gago…..de lado…..andando fora do asfalto indo pegando grama..etc etc,,
Depois de uns 45 mins de montanha russa..
Nelson vira e pergunta ao Lauda..
So…are you having fun??
Lauda..teve que colocar a cabeaç pra fora do carro pra ganhar um pouco de ar……
Troco…..
Essa é uma das pequenas coisas que Nelson Piquet..aprontava…………………………………
Parabens Nersão…..
Cuida da Harley…e até um dia.
Puta cara gente boa..
Valeu pelos momentos que o pais vivem com vec nos anos de ouro..
Boa praça…….

paulo fonseca
paulo fonseca
11 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,
Como já dizia José Simão, Atenção macacada do Brasil, o presdestinado Nelson Piquet, quando você em seu texto na revista warwap, relata que tinha o telefone do Crispim, ele volto ao reporter FG, você mostrou o lado simplês e humilde de Nelson Piquet. POis bem estava sem sono e assistindo uma entrevista de Crispim em um Blog sobre automobilismo, o qual relatava as peripécias de Brid Clemente, dirigindo intortanto renault interlagos ao passo que Marinho era um chofer, e que Emerson, tinha braço, tocada e poupava o equipamento para a vitória com planejamento.Quando se referiu ao Nelson Piquet, seus olhos brilharam e relatou que nunca jamais tinha conhecido ninguém em pistas que era acertador de carro, motor e suspensão como Nelson,sabia afinar a máquina,disse de sua sensibilidade para deduzir e resolver problemas e acertar a baratinha,disse também que ninguém teve o talento para acelerar e vencer como Nelson , que decide correr e vencer como ninguém.Afirmou que Nelson sempre foi o melhor que viu acertar o carro para vencer.Palavras de Crispim.

Alexandre Werner
Alexandre Werner
11 anos atrás

Vc já escreveu textos melhores e mais importantes. Mas esse foi interessante.

vicente
vicente
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Pelo aparente sarcasmo de sua resposta, não ter seu texto destacado como melhor ou mais importante não te enalteceu. Quer dizer que entendi errado? Piquet não foi enaltecido e sim diminuído em sua coluna?

Telegrafista
Telegrafista
11 anos atrás

Sem duvida Senna foi o melhor!!

Frederico Cavalcante
Reply to  Telegrafista
11 anos atrás

O que o Senna tem a ver com isso? Em 2020 talvez o FG faça um texto sobre isso

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Acompanhei a carreira dele já no final, e tive oportunidade de ver 3 vitórias bacanas do PIquet. O GP do Japão (dobradinha com Moreno e o bicampeonato do Senna) e a corrida seguinte em Adelaide. Por fim sua última vitória no circuito de Montreal aquela do Mansell parando na ultima volta. Parabéns pelo aniversário.

Mauro Batera
Mauro Batera
11 anos atrás

Alem dos citados por você, Flavio , Piquet também teve o privilégio de trabalhar com Peter Warr e Gerard Ducarouge, ou seja, poder respirar os ares que do falecido Colin Chapman.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Em termos históricos, Emerson Fittipaldi esta muito a frente de Piquet e Senna. O próprio Piquet admitiu isso publicamente nos anos 90 sem o menor trauma. Emerson conquistou dois títulos na desafiadora F1 dos anos 70(nessa época o Brasil aos olhos da Europa era apenas uma segunda “Africa” em termos de esporte a motor, Emerson foi lá e mudou a história). Depois Fittipaldi fez o mesmo no USA vencendo a Indy 500 e sendo campeão. Bom lembrar que, a Indy nessa época era campo “minado” porque só lenda americana dominava, outro feito de peso de Fittipaldi. Em termos históricos ninguém vai superar Emerson no Brasil, o problema é que aqui poucos interessam pelo lado técnico e histórico, o que vale no Brasil é o famoso oba-oba. Não é a toa que esse país nunca levou um prêmio Nobel…

Por outro lado, Piquet é o verdadeiro tricampeão brasileiro na F1, piloto completo Nelson nunca dependeu de companheiro de equipe pra desenvolver carro ou organizar equipe. Na pista Piquet também não dependeu de regulamento a favor(descartes) pra levar o primeiro título. Isso Senna não conseguiu contra Prost em 88, Airton foi campeão mas não convenceu porque o francês foi melhor na pista e nos resultados, basta ver a tabela desse ano. Lembrando que em 89 o francês deu uma surra de regularidade em cima de Senna, Prost até ganhou o apelido de “professor”.

Outro detalhe relevante, pra ser bicampeão Piquet não precisou jogar carro em cima de adversário pra levar o título. Isso aconteceu com Prost, Senna e Schumacher.

Piquet conquistou três títulos de forma limpa e batendo os rivais na pista e nos resultados.

No terceiro título Piquet superou dois rivais de peso em 87, a própria equipe Williams(que “boicotava” Nelson no desenvolvimento do carro), e o próprio Mansell que era muito veloz na pista, mas o inglês era rápido porque pegava carro todo desenvolvido pelo brasileiro. Oras, assim é fácil vencer corridas na F1…vejam o caso de Irvine, Barrichello e Massa…todos venceram corridas na Ferrari, mas isso porque o carro já estava desenvolvido pelo satânico-alemão(satânico para os pachecos, pra mim o cara foi o máximo).

Dizem que Rubens é grande acertador de carros, mas ele nunca venceu uma corrida partindo de equipe inferior até a vitória. Na Ferrari Rubens venceu quando o carro já era vencedor e disputava títulos com Schumacher, na Brawn-GP Rubinho deu baita sorte de R.Brawn acertar o carro com o difusor duplo. O caso de Kimi também é curioso, se ele foi campeão em 07 é graça ao Schumacher que “ergueu” a equipe Ferrari em 06(e sem o Rubinho no time provando que era o alemão que fazia toda diferença no time). Schumacher venceu 7 corridas em 2006, não foi campeão, mas fez uma coisa até mais importante que o próprio título, deixou a “casa” organizada e o carro pronto pra disputar os títulos de 07/08, só Kimi aproveitou a chance. Imagina se Schumacher não se aposenta em 2006, seria mais dois títulos para o alemão, um dando o troco em cima de Alonso em 07, e outro batendo o arrojado Lewis em 08. Agora eu pergunto: “Raikkonen seria campeão um dia se pegasse a Ferrari em baixa como em 05?” . Kimi saiu da Mclaren porque a equipe não era 100% organizada, quantas vezes a equipe deixou ele na mão? Só que Kimi também nunca foi um piloto de “erguer” a equipe, quem sabe consiga isso na Lotus, seria ótimo pra carreira dele.

Olha o caso de Senna na Lotus até 87, desesperado com o domínio de Prost e Piquet na F1, Senna caiu na REAL, ou pegava carro PRONTO-EMPRESTADO dos rivais pra ser campeão, ou ficava sem títulos. Na Williams Senna não ia ter chance porque Piquet não ia deixar carro pronto pra ele sentar e pilotar. Burro foi Prost que não vetou Senna na Mclaren, e o que o francês ganhou em troca? Foi traído pelo jogo sujo de Senna no GP de IMO 89, desde então, só foi guerra na equipe…os dias de domínio da Mclaren estavam contados! Sem Prost a Mclaren desabou de nível técnico em 92/93!!! E o que fez Senna quando a Mclaren mais precisou dele? Oras, Senna foi de novo pelo MAIS FÁCIL, deu um belo chute no traseiro de R.Dennis e pela segunda vez se transferia para a melhor equipe da época. Dessa vez a Williams que dominava justamente os anos de 92/93. Senna também nunca organizou um time até o título como fizeram: Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel. Senna só queria e sabia chegar aos títulos com carro pronto e time já organizado.

Tecnicamente, Senna nunca desenvolveu chassi,motor,câmbio,pneus partindo de condição inferior até o título. Chegou ao primeiro título porque pegou equipamento desenvolvido por Prost-Murray-Nichols. E aquele forte motor Honda da Mclaren em 1988 foi desenvolvido por Piquet na Williams entre 86/87. Quando Senna usou o Honda na Lotus ele já era o melhor motor da F1. Prost “emprestou” o chassi e Piquet “emprestou” o motor, assim é fácil chegar aos recordes e títulos…

Parte mais difícil no esporte a motor não é pilotar, e sim desenvolver equipamento e organizar o time até chegar aos títulos, isso Senna nunca fez na F1.

Valentino Rossi é outro exmplo, fera na pilotagem mas pra “erguer” um time…amarelou, ano que vem ele volta a correr pela Yamaha! Stoner vai cutucar Rossi pelo resto da vida porque ele levou a Ducati ao título, o que vai somar a Rossi mais um título com moto japonesa? Levando a Ducati ao título ele ia fazer história, não foi a toa que Schumacher foi para a Ferrari, e hoje tenta levar a Mercedes ao sucesso…isso aos 43 anos!!! Valentino tem apenas 33 e já amarelou…

André
André
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

E porque o Piquet não “ergueu” a Lotus? E o Prost saiu em 89 e o nivel caiu em 92/93??? Demorava pra fazer um carro na época !!!!
O Piquet é fera, não é preciso desmerecer um para enaltecer o outro…

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  André
11 anos atrás

Não entendo essa mania que o pessoal tem de polarizar as coisas assim. Os dois foram grandes pilotos, cada um com seus pontos fortes e fracos. Dizer que Piquet carregava a equipe nas costas sozinho é exagero. O cara era bom demais de acerto, mas não era deus. A Brabham tinha o Gordon Murray, que já vinha desenvolvendo o BT49 desde 1979 e o carro só foi ser campeão em 1981… e quando o Piquet pegou carros ruins, como foram as Lotus de 1988 e 1989, passou aperto, até DNQ teve. E olha que em 1988 a Lotus ainda tinha o motor Honda, mesmo motor que foi campeão do ano com a McLaren. Que tinha projeto do Gordon Murray.

MInoru
MInoru
Reply to  André
11 anos atrás

Simples, a verdade que aquele carro era uma M%^&# (com”M” maiúsculo) desde o berço, assim como a Williams de Senna sem todas as traquitanas eletrônicas.
Não existe milagre, essa é a verdade.

John McClane
John McClane
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Não só você falou besteira como ainda escreveu “Ayrton” errado.

mauricio
mauricio
11 anos atrás

Vivas a Piquet!

Só fico curioso para saber como se encaixaria o Schumacher nessa sua escala de valor, que por sinal é muito inteligente e sensata. Porque o cara foi um dos melhores (se não o melhor), se considerarmos as estatísticas então, nada de braçada. Agora convenhamos: esportivamente, ô sujeitinho desinteressante, não?

Meirelles
Meirelles
11 anos atrás

É realmente uma pena toda essa energia gasta para falar mal do Senna ou falar mal do Piquet. Os torcedores extrapolaram essa rivalidade. A vaidade faz parte de todo grande campeão e na cabeça de um vaidoso só existe espaço para ele. Mas esses dois grandes campeões eram muito inteligentes. Se fosse possível um encontro entre eles hoje, certamente seria o encontro entre dois que se admiram.

Frederico Cavalcante
Reply to  Meirelles
11 anos atrás

quem extrapola sao as viuvas do Senna

OSKAR
OSKAR
11 anos atrás

Jogar o gravador que se espatifou deve ter sido muito engraçado para ele, se vc achou alguma graça nisso, me desculpe, mas passou por idiota. Isto diz muito do Piquet!!!!

Zé Taubaté
Zé Taubaté
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Kkkkkkkkkkk…

Nelson
Nelson
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Quero morrer seu amigo!!!!

Gerson
Gerson
11 anos atrás

E pra quem leu essa história resumida do Piquet, você imagina algum outro piloto brasileiro que se encaixa numa história assim?

Um cara que começou ralando e sujando a mão de graxa?

Alguém que simplesmente lembraria e ficaria feliz em receber um recado do “Crispim”, ligar pro cara, demonstrar gratidão???

Piquet tinha a personalidade, rebeldia, autenticidade, ousadia e independência de um rockstar/punk, que veio de baixo, ralou e provou sua genialidade ao mundo, sem nunca vender a alma. Sem papas na língua. Sem “sorriso global” quando ligavam as câmeras.

O que veio depois, foi um monte de garotos-propaganda, fazendo papel de bom moço e com patrocínio de empresas e meio de comunicação. Estrelas “Pop”, com um belo “esquema de marketing” para “vender”.

Piquet tinha o talento, a velocidade, a inteligência, a personalidade, a independência.

Senna tinha o talento, a velocidade. Mas já era com o pacote “Pop Star”.

O que veio depois…é um festival de “merchandising”. Todos bons moços. Nenhum campeão.

Lio de Campos
11 anos atrás

Parabéns à todos que lembram dos nossos pilotos que tanto prazer deram aos brasileiros parabens ao Flavio que sempre lembra ,à Rede Globo, ontem à noite, ao SPT com Nascimento falando muito muito bem, à rede TV que fez linda reportagem com aquelas Jornalistas lindas de morrer e a Band que mostrou a carreira inteira e todos mostraram a ultrapassagem que foi eleita no mundo inteiro a mais famosa a mais dificil e a mais linda da Formula 1 em cima do Senna, Parabéns à todos jornalistas que estão mantendo nossos idólos vivos para as novas gerações abs Lionel de Campos Jorge

Rafael
Rafael
11 anos atrás

po, não queri rechear mais essa rivalidade até besta de Piquet e Senna.
mas sempre que se fala de Senna, é tudo pra ele! histórias, corridas e duelos e só.

sempre que alguém fala de Piquet, tem que citar o Senna junto…

Jailson Silva
Jailson Silva
Reply to  Rafael
11 anos atrás

Concordo contigo. Nélson fez sua grandiosa história sozinho.

tuta
tuta
11 anos atrás

“Tupinambá dando bico num coco”, é, tá legal, mas não derruba “Maldonado pode murchar os pneus da cadeira do Frank Williams que não será despedido”, Essa ficou boinha.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Pra mim, foi o melhor e ponto final.

Mais interessante que a personalidade “picolé de chuchu” de Fittipaldi e Senna tá cheio por aí. CDF´s, bonzinhos demais…

(Sem tirar os méritos dos pilotos)

Eduardo Andrade
Eduardo Andrade
11 anos atrás

Bela crônica. A vida do Nelson merece uma boa biografia. O cara era um piloto genial.

Alexandre
Alexandre
11 anos atrás

Gostei. Já conhecia a história mas é sempre bacana ler. Obrigado, cara.

Vinicius Vidal
Vinicius Vidal
11 anos atrás

Traduzindo em uma única palavra: GRATIDÃO. Palavra esquecida por uma grande parte dos seres humanos nos dias de hoje.

MInoru
MInoru
Reply to  Vinicius Vidal
11 anos atrás

Pegando carona na palavra GRATIDÃO, é triste ver o autódromo que foi batizado com o seu nome ser transformado em ruínas…

Zalex-DF
Zalex-DF
11 anos atrás

Come éramos bem servidos de pilotos… Emerson facilmente poderia ter dominado os anos 70, o Nelson os 80, e o Senna os 90.
Decisões equivocadas e pequenos detalhes impediram isso.
Mesmo assim os três fizeram muito, e o Nelson como você disse, da forma mais interessante.

Zé Taubaté
Zé Taubaté
11 anos atrás

Sensacional. Perfeito, Flavinho! Como um colega de comentários disse, seria legal se alguém da ESPN pensasse em reprisar o Especial de 50 anos que fizeram com o Nélsão. E quem sabe um novo especial para os 60 anos, já programando outros pros 70, 80, 90… Caras como Piquet são eternos.

Alfredo
11 anos atrás

Flávio, concordo em parte. Emerson foi o mais importante. Mas o melhor foi Piquet pré acidente 86. Sena foi campeão em uma equipe campeã. A McLaren, naquele período, havia sido campeã com motor Porshe em 84 (Lauda), 85 e 86( Prost) e foi campeã com motor Honda em 88, 90, 91(Sena) e 89 (Prost). Sete campeonatos em 8 anos com 3 diferentes pilotos e dois diferentes motores. Mérito para Lauda, Prost ou Sena? Para todos mas, principalmente para a equipe, campeã independente do piloto. Piquet, foi campeão (81) numa equipe , Brabhan, sem tradição de vencer campeonatos (havia vencido 1 havia quase 20 anos), com motor Ford. Desenvolveu em 82 e foi campeão em 83 com um motor, que nunca havia ganho campeonato, nem voltou, até o momento a vencer (BMW). Foi para a equipe Willians e se tornou o primeiro campeão com um motor (Honda) que, até então, jamais havia vencido campeonato. Foi o único piloto que conseguiu vencer nos anos de domínio da McLaren (87). Foi o primeiro piloto a vencer corrida com a equipe Benneton, hoje Lotus/Renault (Naninni não conta pois herdou, no tapetão, a vitória de 89). Em resumo, Sena foi mais 1 campeão, numa equipe multicampeã, que dominava a F1 naqueles anos, independente do Sena e com o melhor motor da época.Foi campeão com carros prontos. Piquet desenvolveu cada carro/motor com os quais foi campeão. Quem entende, sabe que é muito mais difícil mas, o mérito é tbm muito maior.

John McClane
John McClane
Reply to  Alfredo
11 anos atrás

Só uma correção: a primeira vitória da Benetton foi com o Berger, no México-86.

Rafael
Rafael
Reply to  Alfredo
11 anos atrás

só esqueceu uma coisa.
se a McLaren era mais campeã que os pilotos, ok.
mas a própria McLaren tinha Alan Prost, portanto, equipe vencedora, e o piloto teve que fazer a diferença pra bater um cara com carro do mesmo nível

Gerson
Gerson
Reply to  Alfredo
11 anos atrás

Assino embaixo!

Emerson Fernando
Reply to  Alfredo
11 anos atrás

Como disse o Flávio. Ao menos nesse post podemos deixas de lado a babaquice de sennistas x piquetistas

JOANNIS LYKOUROPOULOS
JOANNIS LYKOUROPOULOS
Reply to  Emerson Fernando
11 anos atrás

they were simply the best

mauricio
mauricio
Reply to  Alfredo
11 anos atrás

Cara, o acidente de Piquet foi em 87. E quando Senna (com 2 n) a equipe que dominava (86 e 87) era a Williams.

Rogerio M.S.
Rogerio M.S.
11 anos atrás

Em 1981 Piquet ganha seu primeiro título e meu pai diz: “O cara é chato, mas é bom pacas…”

Em 1988 Senna ganha seu primeiro título e meu pai diz: “Nossa, é o melhor que eu já vi, mas é meio viadinho né?”

Aos 12 fiquei fã do chato e aos 19, de madrugada, dei uma das mais gostosas gargalhadas da vida.

MQ
MQ
11 anos atrás

Interessante sua coluna. E, para mim, Piquet também foi o melhor.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
11 anos atrás

De todas as grande tiradas do Nelson em entrevistas, eu destaco a resposta que ele deu a um repórter (Não lembro quem foi. Reginaldo Leme, talvez…) quando, ao sagrar-se Campeão Mundial pela primeira vez, foi perguntado se ele “dedicava o título ao Brasil”. Teve como resposta a seguinte frase: “Que Brasil? O Brasil não me deu nada para que eu chegasse até aqui! Eu dedico o título a mim mesmo!”

fagner andre
fagner andre
11 anos atrás

é, vc é bom nisso,valeu

GUIRDS@YAHOO.COM.BR
11 anos atrás

Deveriam reprisar a fantástica matéria que fizeram em um canal (deve ser a ESPN) quando ele completou 50anos…. Teve até uma entrevista com sua sabia mãe dizendo a enorme diferença entre o Nelsão e o Nelsinho, que nunca pôs a mão na graxa.. Se acharem a mesma favor colocar no ar !

Zé Taubaté
Zé Taubaté
Reply to  [email protected]
11 anos atrás

Pode crer! Foi na ESPN mesmo. Lembro-me perfeitamente. Pena não ter gravado. Acho que deveriam reprisar mesmo, mas tb vale um novo Especial com os 60 anos do Nélsão, né não? Vida longa a ele!!!

Luciano G.
Luciano G.
11 anos atrás

Significado de Escumalha
s.f. O mesmo que escumalho; escória dos metais.
Fig. Escória social; gente de baixa categoria, ralé.

Flavio cada dia que passa fica mais arrogante, ao ponto de xingar grande parte dos Brasileiros.

Rodrigo Freitas
Rodrigo Freitas
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Você escreve irritantemente bem! Parabéns pela coluna!

vicente
vicente
Reply to  Rodrigo Freitas
11 anos atrás

Rodrigo,
Me permita discordar. FG escreveu muitos textos mais importantes e melhores que este. E inclusive mais interessantes, mas esse não deixou de ser bom, relevante e agradável.
Diego Manard escreve melhor que ele, e Rui Barbosa escreveu coisas mais importantes.

Rogerio M.S.
Rogerio M.S.
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Deve ser primo do dono do carro que o Nelsão usou para se estuporar em Indianápolis, lá nos Estádius Unidius.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
11 anos atrás

Espetáculo de texto. Parabéns!

Juliana Heller
Juliana Heller
11 anos atrás

Um monte de retalhos de outras coisas que vc já tinha escrito a pouco tempo atrás. Precisa melhorar.

Rico-HP
Rico-HP
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

kkkkkkkkk

wilchaia
wilchaia
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

nao sabia que era professor de portugues tambem.. gostei de ver !!!!

valmir lopes
valmir lopes
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, toma juliana. Aproveito para dizer que o Piquet, para mim, é o mais interessante, igualmente importante e o melhor. E tenho dito

Juliana Heller
Juliana Heller
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Obrigada. =)

Eu chego lá.

Leon Neto
Leon Neto
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

kkkkkkkk…. tome Juliana….

Ricardo
Ricardo
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Hahahahaha só cobra criada aqui.

Tevez
Tevez
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

hahaha boa FG

Juliana Amaral
Juliana Amaral
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Minha mãe é testemunha. Sou fã de Piquet desde criança … pura empatia pelo piloto e a F1. Hoje, posso dizer com orgulho: é o cara!

Grande texto Flávio.

Saulo Caridade
Saulo Caridade
Reply to  Juliana Heller
11 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkk, tomô negôna !!!!

Frederico Cavalcante
Reply to  Juliana Heller
11 anos atrás

víúva do Senna detected

Paulo
Paulo
Reply to  Juliana Heller
11 anos atrás

Falou a ” jênia”….

mauricio
mauricio
Reply to  Juliana Heller
11 anos atrás

Toma!!!!!

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

O Senna foi o melhor baseado em quê? Número de vitórias? Injusta essa comparação. Piquet nunca teve um carro dominante por tanto tempo como Senna teve. Muito difícil falar quem foi o melhor dos 3 ali.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

Além do que, no tempo em que o Piquet corria prá valer, havia tantos grande pilotos no grid que um campeonato poderia ser ganho por quem tivesse vencido uma ou duas vezes ao longo de toda temporada!
No tempo do Senna não havia competição, tirando o Prost, é claro!

Bullitt Kowalski
Bullitt Kowalski
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

Porque toda hora que lembramos do Piquet, vem alguém falar de Senna? Senna morreu, não passa de um Herói encomendado ao gosto do pobre Brasileiro. Respeitamos o Piquet, que está aí com muita história ainda pra contar.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Bullitt Kowalski
11 anos atrás

Pois é, mas quem veio falar de Senna foi o Flávio Gomes. Eu só comentei em cima do que ele falou.

Rafael
Rafael
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

simples. foi melhor baseado no que se viu dentro da pista.

números dizem quem é o melhor? se fosse isso, Schumacher seria soberano eternamente, nem se ouviria falar desses outros pilotos.

Senna só tinha prost pra competir, e o rubens só tinha o schumacher, e ai??
só tinha o prost, e as williams escandalosas.

agora, que é dificil falar qual melhor, dai eu concordo. só retruquei, pois o pessoal adora rebaixar ou idolatrar o cara por parâmetros próprios

Luiz Rodrigues
Luiz Rodrigues
11 anos atrás

Hoje foi dia de várias homenagens a Nelson Piquet pelos 60 anos de vida. Vi aqui no Facebook as mais diversas formas de manifestações. Em 1995 eu criei um site sobre esse cara que aprendi a ter como ídolo e fui ficando ainda mais fã a cada história nova que conhecia. Enquanto todo mundo ainda chorava a morte do Senna, resolvi fazer uma homenagem ao maior “anti-heroi” – entre aspas mesmo – que o esporte brasileiro produziu. Graças a este site, coloquei um pé no mundo do automobilismo e fiquei lá durante anos. Conheci muita gente interessante, muitos amigos que até hoje tenho o orgulho de manter em meu ciclo de relacionamento. Conheci também o próprio Nelson, que como todo bom “anti-herói” cagava pra única homenagem que tinha sobre ele na Internet mas que me deu os parabéns pelo trabalho e ainda tirou uma foto ao meu lado. Era como um troféu de infância. E a minha homenagem não será propriamente ao Nelson, mas a todos os amigos que por lá passaram. Estou colocando novamente aquele site no ar e peço desde já desculpas resolução, mas antigamente meu monitor só suportava 800×600 (eu achava o máximo!)… haha… Espero que curtam. http://www.linearcom.net/nelsonpiquet/

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Acho que você vai comprar uma brica do cacete com o pessoal… Mas vá la O texto tá ótimo como sempre.
Agora só uma observaçãozinha. Muita gente passou a acompanhar a F1 por conta do Emerson, eu sou um deles e não por conta dos fracassos da seleção canarinho.
segui na TV a carreira do Emerson, depois Piquet e por fim Senna. Parei um tempo depois da morte desse último pois foi muito traumática… E também por que comecei a viajar muito por conta do meu trabalho. Só voltei agora e estou me divertindo pacas.
Piquet para mim foi uma evolução do Emerson e o Senna uma evolução do Piquet.
Como você coloca, Emerson foi o mais importante, Senna o melhor e Piquet o mais divertido.
Vida longa ao Piquet!

Roger V
Roger V
11 anos atrás

Pronto sou do mal #1 rss

Lio de Campos
11 anos atrás

Quem acompanha a F1 desde Emerson, é lógico que adimira o talento diferente dos três pilotos que correram em epocas diferentes e são três gênios e é bobagem compará-los como Piquet mesmo falou..então o homenagiado da vez é Piquet e Eu posso falar que Ele odeia a midea mas quando Eu ou qualquer outro Jornalista ia elogiar Ele pessoalmente Ele não gosta e fala sério e bravo para a gente parar de elogiar Ele …até parece que não foi Ele que fez tudas aquelas maravilhas nas pistas…mas a gente continua ELOGIANDO e APLAUDINDO de PÈ tudo que fez nas pistas e desejando no minimo mais 60 anos e que nunca perca aquele jeito GUERREIRO de quando falou que ia VOTAR nos FILHOS, ou quando deu PORRADA nas pistas ..a decepição foi quando teve que revaser o curso para tirar a carta em Brasilia, e ao falar na Globo disse que o Governo ( que o Brasil inteiro sabe que é ladrão que só multa para arrecadar no Brasil inteiro ) então Piquet disse que o governo estava certo ..esta foi a decepição ..todos Nós esperavamos Ele dizer ..os ladrões filhos da puta me multaram umas 3 vezes e perdi a PORRA da minha carta e agora tenho que aguentar esses malas du caralho nestas palestras idiotas…neste código que esta tudo errado ..ele Piquet que morou na Europa, e é um dos maiores pilotos do mundo..ter que ficar numa sala de merda perdendo tempo precioso ouvindo merda de quem não sabe nem dirigir…ISSO QUE A GENTE QUERIA OUVIR ESTE PIQUET QUE O BRASIL ADORA E ESPERA QUE TENHA MIL ANOS DE VIDA …na época pensei será que Piquet ta ficando VELHO ?? rsrsrrsr abraços à todos Lionel

Flávio Seno
Flávio Seno
11 anos atrás

Será que o Ferrari Jr vai falar merda no Twitter de novo?

Aurélio Cunha
Aurélio Cunha
Reply to  Flávio Seno
11 anos atrás

hahahha… também estou aguardando a réplica do Ferrari Jr!

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Mandou muito bem! Vida longa ao Nelsão! Orgulho de ver este cara correr.

Paulo
Paulo
11 anos atrás

Eu sou um caso não muito raro de “Sennista de carteirinha” que é fã do Piquet também. Dos pilotos que vi com algum discernimento, a partir de uns 13 anos, no fim dos anos 70, está atrás do Senna, Schummy e pau a pau com Prost. Mas em matéria de dar entrevista, era “o” cara, do tipo que se aparecesse na F1 hoje deixaria os aspones de plantão perdidos.