OUTRO GANCHO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 23 de agosto de 2012 - 17:15Stock Car

OUTRO GANCHO

SÃO PAULO (limpando a área)Marcos Gomes foi suspenso pela Comissão Disciplinar do STJD da CBA por um ano por ter sido pego no antidoping realizado após a etapa do Velopark da Estoque. Alceu Feldmann, que se recusou a fazer o exame na ocasião, também foi condenado, embora tenha conseguido um efeito suspensivo. No seu caso, a pena foi de dois anos. Feldmann recorreu, assim como fará Gomes. Caberá ao STJD confirmar ou não as penas. A equipe Medley já avisou que vai rescindir o contrato de Marquinhos.

A CBA e o STJD não divulgam a substância encontrada no exame de Marcos Gomes, o que é um erro e, desconfio, uma irregularidade. No rumoroso episódio que pegou Tarso Marques (e que a CBA e a Estoque tentaram esconder, até que a Revista WARM UP escancarou tudo, em abril do ano passado), nós insistimos tanto que acabaram divulgando. Era uma bomba qualquer para dar massa muscular que afeta também o comportamento de quem toma.

Não acho que a substância deva ser divulgada apenas para alimentar algum prazer sádico de apontar o dedo para um piloto e colar um rótulo na sua testa. Isso pode acontecer, claro, como aconteceu com o checo-jamaicano Tomas Enge. Depende do que for encontrado. Mas acho que a divulgação das substâncias ilegais que atletas usam serve como alerta. Para outros atletas, para seus colegas, para dirigentes, para torcedores. É só isso.

“Ah, e vocês vão cobrar da CBA?”, alguém pode perguntar. Sim, vamos. Aliás, estou cobrando aqui e agora: e aí, dona CBA, o que encontraram nesses antidopings? Pronto. Se quiser responder, que responda. Não vamos pegar o presidente Pinteiro pela garganta, sacudi-lo e obrigá-lo a dizer. Ando meio de saco cheio disso. Quer dizer, diga. Não quer, foda-se.

E finalizo com uma nota de elogio pelo fato de o piloto pego no antidoping ser filho de Paulo Gomes, que também é dirigente da entidade. Apesar disso, ninguém tentou esconder o resultado — o que só confirma a ótima impressão que sempre tive do Paulão, embora tenhamos tido raros contatos pessoais.

20 comentários

  1. Carlos Pereira disse:

    O que está faltando para o Governo deste país tomar providências e acabar com essas sacanagens, desperdício de recursos e incompetências e que se auto denominam Autoridades esportivas, tais como a CBA, o COB etc.
    Creio que era hora de atletas, pilotos, jogadores etc, revoltarem-se e não mais aceitarem a imposição destas falcatruas. Se tais entidades querem existir, trabalhem ao menos.

  2. pc disse:

    Saiu há pouco tempo uma reportagem da ESPN sobre doping no ciclismo brasileiro. EPO, testosterona e outros bichos. Uma vergonha. Ninguem da confederação fez absolutamente nada. O exame custa caro e ficou o dito pelo não dito. Morreu um garoto de 17 ou 18 anos assim do nada. Passou mau na concentração onde morava longe da familia e caiu duro. Outro que deu entrevista passou mau e se arrependeu e conta tudo . É simplesmente estarrecedor. Os que não tomam nada, falam pro seu tecnico que é brincadeira tentar competir com os turbinados. Simplesmente matam o esporte, eliminando qualquer possibilidade de pessoas de carater pratica-lo. No caso da Stock que é a categoria mais bem sucedida no Brasil, a desculpa do exame ser caro não procede. Como sempre a Globo não vai dar um pio sobre o assunto. A proposito, cachaça tambem é droga . Vide o caso do Adriano, ex imperador e ex atleta, atual alcoolatra.

  3. Flavio Bragatto disse:

    O que me impressiona, é o fato de cada dia mais, jovens saudáveis (ainda mais, atletas como estes), usarem substancias químicas para ganhar 1 ou 2 segundos em automobilismo, atletismo, natação, etc.
    Pô, antes de Carl Lewis, não se tinha noticias de atletas que usassem isto… hoje, qualquer um que entre numa academia, logo no primeiro dia de aula, saem com uma especie de “receita médica” para tomar “complementos”.
    Complementos de quê, meu Deus do Céu??? Não se vende mais banana, carne vermelha, soja, macarrão… em supermercados???
    Hoje, qualquer menino de 14 anos, toma aminoácidos para ficar fortinho. Realmente ficam com uns brações de fazer inveja aos jogadores de volei dos anos 80.
    O problema é o resultado. Eu conheço um monte de ex-fortinhos de 16 anos, que hoje, com 30~35, são barrigudos, tetudos e hipertensos, porquê não souberam administrar estas substancias.
    Sobre o dopping destes dois, é mais um caso. Será que o Marquinhos vai chegar na idade que o pai está hoje, com a mesma saúde?

  4. Marcelo disse:

    Por falar em de doping…nessa eu caí pra trás, sempre achei o atleta abaixo o máximo, caiu a máscara!

    Lance Armstrong é banido do ciclismo e perde seus 7 títulos da Volta da França. Agência Antidoping dos EUA puniu severamente o mais famoso ciclista da história.

    http://esporte.ig.com.br/maisesportes/ciclismo/2012-08-24/lance-armstrong-e-banido-do-ciclismo-e-perde-seus-7-titulos-da-volta-da-franca.html

    • Carlos disse:

      Se punições como essa do ciclista fossem o padrão, muitos pensariam duas, talvez três vezes antes de se doparem. Pode parecer severo, a princípio, mas em questão de doping ainda estamos na idade média, tem – ou teria – que ser dessa forma. Infelizmente vira e mexe pipoca um caso de um atleta dopado. Poderia ser simples, classifica-se as substâncias e as doses consideradas dopantes, fazem-se os exames periódicos, quem for pego será banido do esporte. Cabe contraprova, recurso, dentro das nuances e diferenças de cada esporte. Se perder tudo, adeus. Perde os títulos, vitórias, medalhas e não pode mais ser esportista profissional.

  5. Wallace disse:

    Isso é como vida de politico, é só mexer que acha…. as vezes tem até cheiro…..

  6. Pablo Vargas disse:

    uatarrél, não dá pra ficar só na cachaça, tem que partir pra outros trecos…

  7. Tiago disse:

    A Medley o afastou pq ele comprou na concorrência!

  8. Medida necessária. Lamento apenas pelo grande Paulão, deve ser muito chato ter que passar por essa situação.

  9. Reagan disse:

    E o décimo carro do Brasil vai receber uma lampada de farol TÂNING? Que desaforo com a história do carro…

  10. Edward Fernandes disse:

    Também se não divulga cria a dúvida e aí podemos pensar: deve ser um diurético, maconha ou cocaína ou lsd, sei lá.

  11. marcão disse:

    Temos aí um grnade problema se analizar-mos bem o que andam dizendo a respeitdo anti-dopping..
    andaram flando que é muito caro.
    Que é feito por amostragem.
    Só são chamados alguns pilotos dauqeles mais bem posicionados no grid…
    E coisa e tal!!!
    Diante desses argumentos e mais uns outros pra justificar o tal do soterio vem a pergunta!!!
    Se fizerem com todos quais se safariam de serem pegos????
    Tá mal, muito mal isso!!!!

  12. Luiz Oliveira disse:

    Isso de divulgar a substância pode ser pior do que mantê-la a 4 chaves…..Se for droga, vai ser sempre estigmatizado……Deve ser afastado, ir para tratamento e quando estiver limpo, pode voltar……..Sou de opinião que só a confederação e sua comissão disciplinar, o orgão médico, o STJD, o piloto e família tem que tomar conhecimento…..Isso saí da alçada da imprensa e a mesma deve respeitar o direito a privacidade

    • Marcos Ferreira disse:

      Discordo de você Luiz. Todo mundo precisa saber, principalmente os outros concorrentes. É bom saber o que os outros pilotos andam tomando e com se está dividindo uma curva e uma freada num final de reta…

      • Luiz Oliveira disse:

        Isso não adianta nada….E não é isso que vai colocar um piloto de verdade fora de uma disputa com alguém com suspeita de dopping….Vc entra da mesma maneira na disputa…….Lembre-se que dopping é algo extenso…..tanto pode ser suplemento alimentar como heroína……Qdo é algo proibido e “inofensivo”, mas já amplamente divulgado, e mesmo assim usado, o piloto tem que ser punido…Mas quando se trata de drogas, isso tem que receber o mesmo tratamento, mas o nome não pode e nem deve ser divulgado…È como uma tatuagem de “drogado” na testa pelo resto da vida….E há cura para o vício.

  13. Danilo Cândido disse:

    Logo, logo faltará quorum para compôr o grid…

  14. LUZ PRATA disse:

    agora ele vai andar no PRAMIL / RACING TEAM…hahahahahaharssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>