RÁDIO BLOG | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 30 de agosto de 2012 - 19:37Rádio Blog

RÁDIO BLOG

SÃO PAULO (finalmente) – Lançado em 1973, o LP “Todos os Olhos do Mundo”, do Tom Zé, teve uma das capas mais premiadas da época, criação de Chico Andrade. Envolta em mistério, era, digamos, uma afronta divertida à censura. É preciso dizer que a censura do governo militar brasileiro foi das mais burras de que se tem notícia na história das ditaduras planetárias.

O mistério foi desfeito pelo criador da capa. Já tem um tempinho, mas sei lá por quê fui ver hoje. Tom Zé é um gênio. Chico Andrade, outro. E vocês, crianças, que acham que são inovadores e revolucionários com seus videozinhos “stand up comedy” no YouTube, saibam que ainda têm muito a aprender.

ATUALIZANDO…

Rapaz, que confusão… Nos comentários postados lá no blog do Chico Andrade, Reinaldo Moraes, ele sim autor da foto, diz que a ideia original não deu certo e no fim a imagem é de uma boca. O Chico responde agradecendo a mensagem, mas não esclarece muito a questão, já que não refaz a versão do post. Enfim, o que vale, no caso, é a grande história em torno dessa foto. Vamos ver se o caso evolui e se a gente descobre, afinal, que olho é esse!

55 comentários

  1. Eduardo Messias disse:

    FG e amigos, até onde sei, a foto foi elocubrada pelo Tom Zé e pelo Décio Pignatari, espetacular poeta e téorico concretista (ao lados dos “irmãos de Campos” e espaços da música “Sampa” do Caetano), e o “olho” era o de uma namorada do Pignatari à época.
    A chance para falarmos do Pignatari e da incrível ilustração feita em PB do Pelé: http://blogdogadelha.blogspot.com.br/2010/10/viva-pele.html
    De fato, imagine o que aqueles caras não fariam com o YouTube…

  2. Luciano Adjafre disse:

    Se nao eh um anus, então o Tom Zé mentiu para o Jô Soares. Deve ter essa entrevista no YouTube.

  3. João Paulo Caldeira disse:

    Eu tinha lido o texto do Reinaldo contando toda a historinha da foto, ontem apareceu o post do Chico Andrade com o original, mas continuei acreditando na versão do reinaldo, pra mim isso nunca pareceu um tôba. E, se olhar com cuidado pro original que o chico postou, não tem quase nada a ver com a foto da capa.
    Mas o legal mesmo é que o reinaldo diz que usou uma câmera Praktica, da Alemanha Oriental!

  4. Paulo Pinto disse:

    O planetóide Plutão sendo engolido por um Buraco Negro…

  5. RENE FERNANDES disse:

    Puxa! Que furico fotogênico! E na época não tinha photoshop para reconstituição de pregas….

  6. sérgio castro disse:

    “Curioso”

  7. Elmer disse:

    Se isso é ser genial, eu prefiro ser uma anta rsrs. Pela primeira vez vou discordar de algo publicado por ti Flávio!

  8. Gerson disse:

    Então…tem corrida em Spa nesse fim de semana…

    Não acredito que capa de disco do “Tom Zé” vire discussão. Falta de assunto total. Isso aí é “rebeldia contra o sistema, a ditadura”? Essa é a revolução cultural brasileira dos anos 70??

    Tem um videoclip do Raul Seixas que no final aparece um c… cagando…nossa que “ousadia”!!

    Depois reclamam que a “cultura atual” do Brasil é um lixo! Fácil, a culpa é dos “EUA” e o imperialismo cultural do primeiro mundo.

    Quem dera. Enquanto o mundo ouvia Elvis, Beatles, Stones, Zeppelin..o Brasilsão dos músicos “cabeça engajados e perseguidos” oferecia Roberto Carlos, Tom Zé, Novos Baianos, Raul Seixas, etc, etc e..Deu no que deu.

    “Quem não tem colírio, usa óculos escuro”. “Eu sou a mosca que pousou na sua sopa”., “Rock das Aranhas”…

    Só queria saber quantos discos vendeu Tom Zé. Esse aí da “capa controversa” e todos os que vieram depois. E quem é que ainda compra…

    Revoltinha e exotismo vende. Pouco, mas vende.

    Parafraseando Raul Seixas (toca Raul!!): “Quem não tem Einstein, vai de Fittipaldi”.

  9. Ulisses disse:

    Vi certa vez o próprio Tom Zé dizendo na tv que contrataram uma “profissional” para fazer essa foto …. já da para imaginar onde é que realmente foi colocada essa bolinha (segundo o próprio)

  10. Marcio K disse:

    A história verdadeira está contada aqui: http://www.substantivoplural.com.br/nao-e-o-que-parece/, em uma reportagem da Carta Capital.

    E o fotógrafo da capa não foi esse Chico Andrade, e sim o Reinaldo Morais. Amiga jornalista foi atrás ontem desses história e recebeu a ficha técnica do disco, que confirma que a foto é do Reinaldo.

  11. Mauricio disse:

    Pelo nome do LP já se previa a origem do que segurava a bolinha…
    Sacada genial, protesto genial, apesar de… Digamos…. Meio estranho.
    Nós Brasileiros sempre fomos meio despudorados mesmo.
    E a censura militar mereceu esse deboche.

  12. É. Uma peteca no meio de um toba.

  13. Luciano Adjafre disse:

    Certa vez, em uma entrevista ao Jô Soares, o Tom Zé falou dessa capa, e, nas palavras dele, trata-se de uma bola de gude no anus de uma mulher, e a censura nem desconfiou.

  14. Carlos disse:

    Já li a história dessa capa, foi pra sacanear a ditadura mesmo, é uma bola de gude em cima do simbolo do cobre na tabela periódica, kkkkkkk.

  15. Roberto disse:

    Um cu com uma bola. Literalmente: grandes merda.

  16. Eu queria saber se aquela frase vem antes ou depois, mas vou esperar mais um tempo pra ver o que dizem. Tá interessante, rs…

  17. Roberto disse:

    FG, essa foi sensacional.
    Me lembro pequeno quando ia a casa de meu pimo, morador da Graça, bairro de Salvador, de ver Tom Zé, Gil, Raul, Chico entre outros tomando umas e outras no Bar do Zé, que logicamente não era de Tom.
    A bola de gude na boca que aguns pensaram em se tratar de c…
    Se fosse um c… seria um c… muito bonito que passaria no teste da farinha.
    Roberto, falando besteira sem muito a acrescentar

  18. Ray J disse:

    Pesquisem, pois a foto é sim de um lábio. O criador da capa na época, queria que fosse feita usando outra parte do corpo, mas o resultado foi péssimo. Aí no final tiraram a foto do lábio e “estouraram” a foto para não deixar claro o que era.
    O dono do blog citado JURA que a foto é do olho que nada vê, mas o fotógrafo apareceu no blog para falar que não foi bem assim.
    Em resumo: É um lábio, mas a idéia era outra.

  19. Paulo Cesar Alves disse:

    “Augusta, entre vc e a Angélica eu encontrei a consolação que veio olhar por mim e me deu a mão”…é assim os versos da musica número nove deste disco..

  20. Peter Losch disse:

    Quem seguir o link publicado na matéria irá descobrir que a foto pode ser da boca da ex-namorada do fotógrafo.

    A ideia, com certeza, foi fenomenal. E a dúvida que a anatomia provocava era sensacional. Coisa de outros tempos e outras mídias.

    Hoje em dia, quem presta atenção na capa de um CD? Aliás, MP3 nem capa tem…

    Ouvir música antigamente era uma tarefa multisensorial: Olhar a capa do disco, retirar o vinil do plástico protetor, abrir a tampa do tocadiscos, ligar o aparelho, soprar a agulha ou passar uma escova de cerdas macias, deitar o vinil no prato e, delicadamente, pousar a agulha no início da bolacha.
    Após isto, você sentava no sofá e, escutando seu grupo preferido, ia sorvendo o som e toda a arte da capa, contracapa e encartes. E escutava a obra completa, lado A e lado B.

    A qualidade sonora era melhor do que estes MP3´s modernos e comprimidos de hoje. As caixas acústicas eram grandes e de madeira, nada miniaturizado. Som orgânico e natural.

    A modernidade matou o prazer de escutar música.

    Abraço,

    Peter

  21. Danilo Cândido disse:

    Fico imaginando como foi o diálogo do convite feito à…”modelo”: “Veja bem, nossa idéia é colocar uma bolinha de gude no seu…e depois tirar algumas fotos. O que acha ? Aceita ???”
    Kkkk, idéia genial.

  22. Proibiram uma musica de Genival Lacerda que falava a buzina do meu Burrinho, que era um pum, chega Tom Zé e coloaca uma bola de gude “biloca” no cano de escape KKKKKK.

  23. Alexandre - BH disse:

    Esse Tom Zé é do olho riscado mesmo!

  24. antonio santos disse:

    pelo que li em algum lugar esta capa literalmente foi um c*

  25. Adriano Santi disse:

    Lábios não, essa capa é um cu.

  26. Marcello Dias disse:

    Flavio, a foto não é do Chico Andrade, foi tirada por Reinaldo de Moraes. Apesar da ideia ter sido do Chico, Reinaldo usou a boca de uma garota mesmo. A história está no blog do Chico. Abs.

  27. José Morelli disse:

    Sempre esteve na cara que isso era aquilo…

    Agora, eu gostaria aqui de contrariar um pouco quem acha isso o suprassumo da inovação, da revolução, outros dizem até da “intelectualidade” e “política”…olha, espera aí, dá um tempo vai. Que é diferente, puta idéia bacana, CLARO, agora você elevar uma foto de um fiofó à potência de “feito intelectual”, pelo amor de Deus….que parâmetros são esses? Dá licença……esta foto mudou o destino da humanidade agora? Acabou a ditadura no Brasil por causa do fiofó? Pára com isso…..

  28. Asshole disse:

    Pelo que eu entendi, a ideia era essa realmente, do tal Chico Andrade (o idealizador), mas, na execução, viu-se que não ficou legal (não daria pra disfarçar na capa do disco, ficaria óbvio demais) e usaram a boca da namorada do fotógrafo, que não é o tal Chico Andrade, mas sim um tal Reinaldo, o executor. E pelo jeito, esse Reinaldo não contou pra ninguém que o “olho” idealizado não havia dado certo.

    Enfim, parece que o mistério não foi desfeito. E o Tom Zé é o que menos sabe da história. Mas a ideia é genial mesmo.

  29. John McClane disse:

    Daquilo que se convencionou chamar de MPB, Tom Zé é um dos pouquíssimos que são geniais mesmo.

  30. Flávio Colorado disse:

    Flávio, fantastico. Muito criativo.
    A bolda de gude “cheirosa”!

  31. eduardo zero graus disse:

    Esse é o famoso olho do Cool !!!

    Muito criativo !!!

  32. thiago disse:

    Eu já tinha lido o fotógrafo dizendo que num flash teve a idéia e colocou a bola de gude na boca e tirou a foto.

    Talvez tenha dito pra evitar gente pedindo pra ver essa foto aí e ter que mostrar.

    Agora tá provado!

  33. Taffa 2CV disse:

    Flavio,

    Posta a foto de “corpo inteiro” pro pessoal daqui ver com mais detalhes!! rsss

    Tom Zé, esse genio subversor!!!

  34. Saudade dos bons tempos do LP passa pela criatividade nas capas.

  35. Evandro disse:

    Realmente é algo revolucionário. Essa brilhante idéia ajudou a sociedade brasileira a evoluir intelectual e politicamente.

  36. ton disse:

    Flavio, esta capa e show!
    Se a gente não prestar atenção não vê realmente qual parte da anatomia humana esta presente na capa.

    abraços

  37. Célio Cunha disse:

    Que deselegante!!!

  38. Luiz Oliveira disse:

    Tem que dar um prêmio para quem (desse pessoal de hoje que só conhece video game) o que estava “lá”…..

  39. valmir lopes disse:

    uma bola de gude presa nos lábios. Mas, pelo titulo pode ser tanta coisa… todos os olhos, todos os lábios. E tenho dito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>