DOCTOR, 84

SÃO PAULO – Morreu hoje, aos 84 anos, o Dr. Sid Watkins, médico-chefe da F-1 por quase três décadas. Figura doce e dócil, de uma inteligência acima do normal e um dos grandes responsáveis por tantas medidas de segurança adotadas no automobilismo, conviveu com grandes tragédias e sempre soube ouvir aqueles que mais entendem de riscos: os pilotos.

Nossas homenagens a um grande homem.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
11 anos atrás

Não li todos os comentários e não vi se alguém mencionou isto, mas parabéns merece o Bernie Ecclestone que percebeu que a Fórmula 1 precisava de um Homem como Sid Watkins. Deu carta branca pra ele fazer da forma como deveria para a F-1 chegar no nível que chegou. Sid seria a pessoa maravilhosa que foi com ou sem a Fórmula 1, mas a Fórmula 1 jamais seria o que é sem Sid Watkins! Descanse em paz Doc, seja lá onde for! E novamente, parabéns Bernie, um lider nato que percebeu que neste campo da segurança devia deixar a coisa pra quem realmente entendia.

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Grande Sid! Vai fazer falta aqui em baixo…

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

É triste saber que pessoas queridas e de respeito se vão, deixando saudades, mas acima de tudo um legado a ser seguido por todos nós. D.E.P Dr. Sid.

Ernesto Longhi
11 anos atrás

Um dos maiores pescadores/fumadores de charutos da Terra da Rainha.Contibuições ímpares para o automobilismo.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Valeu Senhor Sid Watkins, o Senhor não foi só um médico na F1, o Senhor foi também um ídolo universal admirado por todos nós no mundo do automobilismo. Muito Obrigado.

Guilherme
Guilherme
11 anos atrás

Não sei se todos sabem mas ele foi o primeiro que viu a alma do Senna partir, eu li isso numa revista, muito legal isso

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

O Dr. Sid é um marco na F-1… podemos dizer que temos a F-1 “AS” e “DS”.

Acho que o Sistema de Saude do Céu vai sofrer grandes melhorias daqui para frente.

Imperador.

Durvaldisko
Durvaldisko
11 anos atrás

O sedan branco tem estado particularmente ativo este ano e nem sempre com as pessoas certas.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
11 anos atrás

E o Maluf, que é bom, continua vivo… Essas coisas é que me desanimam.

Fábio Aguilera
11 anos atrás

Vc deve ter umas histórias interessantes de bastidores sobre o cara. Conta aí!

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
11 anos atrás

Esse cara era demais, cheguei a ler um livro dele, livro interessantíssimo que fala da luta que foi para introduzir mais segurança na F1 quando ninguém ligava para isso. O livro é uma grande fonte histórico já que ele retrata dos anos 60 para frente.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Cyro De Cicco
11 anos atrás

Você lembra o nome do livro? Gostaria de ler.

Eric
Eric
Reply to  Eduardo Melo
11 anos atrás

Aqui tem um breve histórico dele, e no final fala dos seus livros:

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/09/extra-falece-o-dr-sid-watkins.html

Jackspeed
Jackspeed
11 anos atrás

reproduzo aqui o brilhante texto do Ico sobre o dr. Sid:

“Eu sempre fico admirado com pessoas que recebem um volume gigantesco de palavras carinhosas quando partem. Aquele tipo de pessoa acima de qualquer crítica, seres que espalharam o bem ao longo de toda a vida e colhem estas manifestações positivas quando morrem. Sid Watkins é um deles.

O valor dele não se restringe ao lugar em que era mais valioso: ajoelhado ao lado de um carro acidentado, fazendo o atendimento num momento crítico para o piloto. Ali constatou a situação médica desoladora de Gilles Villeneuve e Ayrton Senna logo após os acidentes que tiraram suas vidas. Ali salvou as vidas de Rubens Barrichello, Mika Hakkinen e outros.

Watkins realizou um trabalho tão fundamental quanto este fora das pistas. Em uma de suas primeiras corridas como médico responsável, o GP da Itália de 1978, o inglês foi impedido de entrar na pista por policiais e não pôde acompanhar o atendimento aos pilotos envolvidos num acidente múltiplo na largada.

De lá para cá, suas ideias revolucionaram a segurança existente na categoria: os centros médicos dos autódromos subiram de padrão; os hospitais designados próximos aos circuitos também passaram a atender requisitos solicitados por Watkins; a velocidade do atendimento médico após um acidente ficou ágil (Gerhard Berger que o diga); sua liderança na comissão surgida após o GP de San Marino de 1994 aumentou bastante os níveis de segurança de carros e circuitos.

Sid Watkins era uma espécie de anjo da guarda na terra – e certamente foi recebido com festa pelos seus iguais do céu quando chegou por lá.

Mais que um obrigado, o doutor merece os parabéns por ter vivido uma grande vida. O mundo seria um lugar melhor se todos nós fôssemos um pouquinho como ele. Valeu Sid!”

Squa
Squa
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

kkk, ironia detected!

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

põe ironia nisso! achava que eram amigos, bons tempos da rádio GP. mas achei o texto mais legal de todos sobre o doctor.

Sérgio
Sérgio
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Ico assumiu a coluna que o Flávio tinha no Lance, desde o início do jornal. Ele ficou magoado com o periódico e, ao que parece, também com o periodista. Parei de ler o Lance nesta época – texto a texto, a meu ver não há comparação…

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

O anjo guardião dos pilotos. Lidava com vidas não com cifras….Que o criador receba sua alma com alegria pois sua missão terrena foi exemplarmente cumprida.

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

Todos os pilotos do grid deveriam ser infinitamente gratos aos esforços do Dr. Sid, pois ele é um dos principais responsáveis pela grande evolução na segurança. Deveriam prestar uma grandiosa homenagem a ele no próximo GP.

Alex Reis
Alex Reis
11 anos atrás

Dr. Sid será sempre lembrado na categoria por seus inestimáveis serviços prestados.
Obrigado e descanse em paz.
Que Deus possa confortar seus familiares.

Jackspeed
Jackspeed
11 anos atrás

uma pena, nos acostumamos e ver esse bom senhor nas corridas e como não lembrar das fortes cenas do atendimento ao Senna, nunca esquecerei uma foto com o dr. Sid e sua equipe banhados de sangue ao lado da maca, li depois em algum livro que após o atendimento a equipe ficou em choque pelo que passou no dramático socorro e que alguns tinham no uniforme ate pedaços de massa encefálica.ele salvou o Rubinho entre outros.um grande homem e brilhante profissional.recentemente ele apareceu nos boxes em uma transmissão da F1 que todos vimos, pareceu uma despedida.

charles
charles
11 anos atrás

Só essa notinha? Nada mais?

Marcog
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Ele acabou tocando num ponto interessante: você não tem nenhuma história “de paddock” para contar dele ?

A passagem mais engraçada do livro que ele escreveu é quando fala sobre Piquet, e a mania que ele tinha de baixar seu zíper da calça. Hilário também ele contando do Nelson indo pra “vistoria-médica pós-porrada-pra-pedir-permissão-pra-correr-de-novo” sem uma sapatilha, porque o pé tava inchado e doendo.

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  charles
11 anos atrás

eu espera um daqueles textos enormes também, ainda mais se tratando do Sid, até um avião velho teve mais linhas que a morte dele.

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

R.I.P Doc Sid

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Um grande amigo do Ayrton Senna. A essa altura estão trocando abraços lá em cima.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Sem maiores comentários.

Dia triste hoje.

Que vá em paz em sua nova jornada.

Paulo Cesar Alves
Paulo Cesar Alves
11 anos atrás

Vá com deus não é adequado, ele era ateu

Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Tipo do cara que queria ter conhecido e conversado antes dele morrer. O cara era especial.

Sinto-me como se tivesse perdido um membro da familia… :/

Jonatas
Jonatas
11 anos atrás

Triste demais

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Tomei um susto com a notícia, Dr. Sid Watkins vai deixar saudades! Em Cingapura haverá muitas homenagens, a F1 esta mais triste…Vlw Sid!

Caio Maranho
Caio Maranho
11 anos atrás

Se a Formula 1 não for tão estúpida e gananciosa, deveria fazer diversas homenagens para o cara que trouxe segurança a categoria.

Guilherme de Oliveira
Guilherme de Oliveira
11 anos atrás

O homem que socorreu Ayrton Senna.

Lionel de Campos Jorge
Reply to  Guilherme de Oliveira
11 anos atrás

Desculpa Eu desabafar mas na época da morte do Senna, chenguei Ele e toda equipe médica muito e CHINGO ATÉ HOJE …qualquer um que entende um pouco de medicina sabe que após qualquer batida a area incha e foi dito depois pelo Jornalista da Globo Roberto Gabrini que a cabeça do Airton estava enorme ..a minha revolta até hoje é que DEVERIA TER TIPO UM CAPACETE OU PANELA OU BACIA qualquer merda que simulasse uma geladeira para colocar no orgão afetado na hora para NÃO INCHAR ! ! ! …e isso os tais médicos nunca fizeram até hoje …como existe no futebol …levou pancada …gelo no jogador..Eu mesmo cancei de por gelo na minha perna logo após cair de moto..em meus filhos etc etc etc…E piloto de Formula 1 não tem nada disso.. Senna poderia estar vivo hoje…talvez não correce…talvez estivesse meio lelé pois por causa do inchasso começou a perder maça encefalica pelo pequeno orificio que foi aberto na sua testa …e se tivesse o tal capacete de gelo…era só levar Ele para o hostital e começar a tratar normal como qualquer paciente…sem o inchamento do cranio ..mas não foi o que fizeram…ficaram só olhando.. acabeça inchar ..inchar e inchar…ou seja NÃO FAZEM NADA ATÉ HOJE… .mas enfim meu sócio que é Evangélico disse que é assim mesmo e tinha que ser destino Senna morrer assim …pelo sim ou pelo não os dois devem estar conversando agora ..abs à todos Lionel

Sandro Santos
Sandro Santos
Reply to  Lionel de Campos Jorge
11 anos atrás

Você realmente acredita naquilo que escreve? Sério mesmo? Não seria mais prudente se aperfeiçoar em língua portuguesa antes de opinar sobre medicina (de forma tão peculiar, diga-se de passagem)?

Squa
Squa
Reply to  Sandro Santos
11 anos atrás

Véio, tava sem nada pra ler e vim aqui dar uma fuçada nos comentários, e achei a pérola desse cidadão, Lionel. O Sandro disse tudo, vai aprender a escrever antes de opinar em medicina, ô anta! KKK. Será que esse artista realmente acredita nisso que ele (tentou) escrever?

Marcog
Reply to  Lionel de Campos Jorge
11 anos atrás

Passa gelo quando cai da moto… hmm… já sei ! Você é o imbecil da Hornet ?!?!?

Guzz
Guzz
11 anos atrás

É um dos nomes que acostumei a ouvir nestes quase 30 anos em que acompanho a F1.
Com certeza mais relevante do que vários pilotos que passaram ou estão por lá.

silvio bauru
silvio bauru
Reply to  Guzz
11 anos atrás

Falou tudo numa PEQUENA frase!! Parabéns.

Squa
Squa
11 anos atrás

Cara, tem uma coisa que até hoje eu não consegui uma explicação plausível, por muitos anos assisti a F1 em Interlagos no setor G, reta oposta, entre 93 e 2006 . Durante todo o dia, entre as atividades na pista, os carros de serviço ficam dando voltas na pista, cada um com seu motivo. Muitas vezes que o Medical Car passava, o Dr. Sid estava com a janela aberta, com este baita sorrisão no rosto fazendo inúmeros gestos para a torcida, sinais com a mão (mas não acenos de “tchau”), as vezes dando “banana” com o braço e sempre gesticulando intensamente. Era engraçado.

Fábio Aguilera
Reply to  Squa
11 anos atrás

Eu também já presenciei isso várias vezes.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Fábio Aguilera
11 anos atrás

Também vi… e digo que a “Galera do G” retribuia os gestos na mesma intensidade e com o mesmo carinho que o Dr. Sid nos agraciava.

Uma morte é sempre sentida… paa os amantes do automobilismo a dele é um pouco mais.

Imperador

Dav
Dav
11 anos atrás

Va com Deus Sir Dr Sid quando trabalhamos para o bem do proximo somos mais que vencedores

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Dav
11 anos atrás

Sem dúvidas cara.

Paulo Z.
Paulo Z.
11 anos atrás

Que descanse em paz. Era um grande homem!

Ron
Ron
11 anos atrás

Vá com Deus e descanse em paz, Dr. Sid.

Dú
11 anos atrás

Explicando quando Piquet mandou a cabeça no muro. youtu.be/_KeBHUhJJ-M

Davi Bosco
Davi Bosco
11 anos atrás

Descanse em paz Dr. Sid.

Giovenardi
Giovenardi
11 anos atrás

SAD and RIP .. esse é o cara … morreu após salvar a vida de muitos .. . vaga no céu e nos corações de muitos pilotos.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
11 anos atrás

Vá com Deus, Dr. Sid e que ele te rebeba de braços abertos.

Flávio Mendonça
Flávio Mendonça
11 anos atrás

Todas as homenagens serão poucas para ele. Uma das únicas pessoas que ainda merecia ser chamada de “professor”.