Lembrei do Esplanada verde-escuro com interior verde-claro que meu pai tinha em 1969… Era um carrão! Saudades…
Luiz
11 anos atrás
Meu pai teve um Simca “Três Andorinhas” (na cor azul Pavão), depois um Simca “Tufão” (azul mediterrâneo – metálico), dois “EmiSul” (um verde escuro com o teto e lateral de um verde mais claro e o outro na cor deste da foto com o teto e lateral de um verde escuro parecido com o verde do anterior) por fim um Esplanada (já Chrysler – na cor ouro velho metálico), com um detalhe: com bancos separados na frente e câmbio de quatro marchas, como no GTX. Depois foi “obrigado” a passar para o Dodge Dart.
sfernandes
11 anos atrás
Belíssimos, especialmente o “gelo e azul”?
Paulo F.
11 anos atrás
O Esplanada tem o último desenvolvimento possível do Ford 8BA, com câmara de combustão hemisféricas, o motor em outra variante de desenvolvimento, foi usado até fins da década de 1980 em veículos militares franceses. Tenho um amigo que sonha montar um motor com a parte de baixo francesa, militar, (mais resistentes) com a parte de cima e internos do Sinca Brasileiro (os mais eficientes), segundo ele a última palavra em 8BA.
Augusto Sanchez
11 anos atrás
Putaquipariu! O Esplanada é mesmo um dos simcas mais charmosos que já se fez. Sei de um ferro velho em Itapira que tem dois aguardando resgate…quem se habilita? Levo o maluco até lá, eu estou com a fila grande………
ed diogo
11 anos atrás
E na minha opiniao o carro mais bonito ja fabricado no Brasil a Simca especialmente nesta cor bege e azul (gelo e azul ?)
Sérgio luiz Donadel
11 anos atrás
Esses são os mais lindos carros feitos pela Simca/Chrysler já feitos em todos os tempos. Só quem viveu a epoca deles sabe do que estou falando. Lindos exemplares. Pena que hoje em dia temos celta, chineses e outros mercadorias. Porcarias em forma de condução.
O Simca V8 foi (é) um dos carros mais lindo já produzidos. Suas linhas claramente americanas dos anos 50 (como a motorização Ford 8BA), com seu romantismo expresso no “rabo de peixe” e inúmeros outros detalhes, teve no Chambord nacional o último exemplo de criação pensada no enlevo, princípio utilizado com grande sucesso pela indústria americana.
A reestilização (facelift) em 66 (na foto) dá uma mostra da arquitetura brasileira do período, como em Niemeyer e Lúcio Costa.
Os transformers Esplanada/Regente, criados pelo uso de novos painéis em ambas extremidades, foram uma tentativa desesperada de dar uma sobrevida a um projeto já superado tecnicamente. Não deixam de ser interessantes, além de representarem um documento dinâmico de nossa história.
Flávio, como faço para te enviar uma foto de um volvo lindinho fotografado hoje em Goiânia?
gilson alex
11 anos atrás
Acabei de chegar do forte e realmente esta esplanada tá linda e a Emisul que está ao lado está impecável,dentre outras raridades,tem um ford t 1919,alguns nacionais lindos,um Miura do presidente do clube do miura que de tão bem restaurada parece que saiu da fabrica hoje,
só não tem mais carro porque o preço cobrado pelo veteran car clube,R$ 190,00 por pessoa acabou atrapalhando o evento.
Vale apena ir para visitar,sem contar com a vista para o mar de Copacabana.
Ricardo Otto
11 anos atrás
Putz, que dupla…
petrafan
11 anos atrás
quando eu era bem pequeno, se via muitos Simcas e alguns Esplanadas nas ruas.
uma vez, na rua onde morava minha avó, um Esplanada atropelou um cachorro. me lembro que a laterna traseira do carro estava quebrada.
mas em poucos anos todos sumiram das ruas.
guest
11 anos atrás
Lindas, mas injustiçadas à época (seus problemas não eram a mecânica, eram os mecânicos). Um exemplar bem conservado é, hoje, motivo de justo orgulho.
Fernando Carvalho
11 anos atrás
Simca. Regente ou Esplanada (GTX principalmente ) pelas ruas… lembro… lembro sim…(tenho na 4R no lançamento em 1967)
Nas pistas o mais famoso era o de Breno Fornari, que foi modificado pelo piloto e perdeu-se no tempo, mas foi resgatado pelos filho Alexandre Fornari , numa bonita homenagem ao pai.
Alexandre - BH
11 anos atrás
Lindezas! Impossível não lembrar de um vizinho maluco, que ia fazer racha (bater pega, em mineirês) com um Esplanada no Mineirão! Tinha muita gente pirada no entorno do estádio, verdadeiro autódromo. Naquela época eu era criança e não frequentava, mas passando de carro com meus pais cheguei a ver até Kombi com gente fazendo bundalelê, uma bunda em cada janelinha!
J.Ramalho
11 anos atrás
Bah!…
Me lembro que, quando era moleque, jurei várias vezes que quando crescesse compraria uma Simca Chambord sem falta!
Me lembro também que assim que vi o Esplanada, esqueci completamente os planos relativos ao Simcão e transferi todos para o Esplanadão.
Me faz pensar em como a ignorância sobre a passagem do tempo nos tempos de criança é bacana, kkkkkkk…
Belas máquinas, “anyway”…
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Simca, além de lindo é um V8…
e tinha a parua a Jangada .
Hoje tinha um Malzoni GT lá!
Lembrei do Esplanada verde-escuro com interior verde-claro que meu pai tinha em 1969… Era um carrão! Saudades…
Meu pai teve um Simca “Três Andorinhas” (na cor azul Pavão), depois um Simca “Tufão” (azul mediterrâneo – metálico), dois “EmiSul” (um verde escuro com o teto e lateral de um verde mais claro e o outro na cor deste da foto com o teto e lateral de um verde escuro parecido com o verde do anterior) por fim um Esplanada (já Chrysler – na cor ouro velho metálico), com um detalhe: com bancos separados na frente e câmbio de quatro marchas, como no GTX. Depois foi “obrigado” a passar para o Dodge Dart.
Belíssimos, especialmente o “gelo e azul”?
O Esplanada tem o último desenvolvimento possível do Ford 8BA, com câmara de combustão hemisféricas, o motor em outra variante de desenvolvimento, foi usado até fins da década de 1980 em veículos militares franceses. Tenho um amigo que sonha montar um motor com a parte de baixo francesa, militar, (mais resistentes) com a parte de cima e internos do Sinca Brasileiro (os mais eficientes), segundo ele a última palavra em 8BA.
Putaquipariu! O Esplanada é mesmo um dos simcas mais charmosos que já se fez. Sei de um ferro velho em Itapira que tem dois aguardando resgate…quem se habilita? Levo o maluco até lá, eu estou com a fila grande………
E na minha opiniao o carro mais bonito ja fabricado no Brasil a Simca especialmente nesta cor bege e azul (gelo e azul ?)
Esses são os mais lindos carros feitos pela Simca/Chrysler já feitos em todos os tempos. Só quem viveu a epoca deles sabe do que estou falando. Lindos exemplares. Pena que hoje em dia temos celta, chineses e outros mercadorias. Porcarias em forma de condução.
E olha o que encontramos quando o Tintim foi a Lua
http://www.torpedo-emscher.de/wr/union/rakete/img/tintin_rocket_2CV_.jpg
O Simca V8 foi (é) um dos carros mais lindo já produzidos. Suas linhas claramente americanas dos anos 50 (como a motorização Ford 8BA), com seu romantismo expresso no “rabo de peixe” e inúmeros outros detalhes, teve no Chambord nacional o último exemplo de criação pensada no enlevo, princípio utilizado com grande sucesso pela indústria americana.
A reestilização (facelift) em 66 (na foto) dá uma mostra da arquitetura brasileira do período, como em Niemeyer e Lúcio Costa.
Os transformers Esplanada/Regente, criados pelo uso de novos painéis em ambas extremidades, foram uma tentativa desesperada de dar uma sobrevida a um projeto já superado tecnicamente. Não deixam de ser interessantes, além de representarem um documento dinâmico de nossa história.
Um arraso!
Flávio, como faço para te enviar uma foto de um volvo lindinho fotografado hoje em Goiânia?
Acabei de chegar do forte e realmente esta esplanada tá linda e a Emisul que está ao lado está impecável,dentre outras raridades,tem um ford t 1919,alguns nacionais lindos,um Miura do presidente do clube do miura que de tão bem restaurada parece que saiu da fabrica hoje,
só não tem mais carro porque o preço cobrado pelo veteran car clube,R$ 190,00 por pessoa acabou atrapalhando o evento.
Vale apena ir para visitar,sem contar com a vista para o mar de Copacabana.
Putz, que dupla…
quando eu era bem pequeno, se via muitos Simcas e alguns Esplanadas nas ruas.
uma vez, na rua onde morava minha avó, um Esplanada atropelou um cachorro. me lembro que a laterna traseira do carro estava quebrada.
mas em poucos anos todos sumiram das ruas.
Lindas, mas injustiçadas à época (seus problemas não eram a mecânica, eram os mecânicos). Um exemplar bem conservado é, hoje, motivo de justo orgulho.
Simca. Regente ou Esplanada (GTX principalmente ) pelas ruas… lembro… lembro sim…(tenho na 4R no lançamento em 1967)
Nas pistas o mais famoso era o de Breno Fornari, que foi modificado pelo piloto e perdeu-se no tempo, mas foi resgatado pelos filho Alexandre Fornari , numa bonita homenagem ao pai.
Lindezas! Impossível não lembrar de um vizinho maluco, que ia fazer racha (bater pega, em mineirês) com um Esplanada no Mineirão! Tinha muita gente pirada no entorno do estádio, verdadeiro autódromo. Naquela época eu era criança e não frequentava, mas passando de carro com meus pais cheguei a ver até Kombi com gente fazendo bundalelê, uma bunda em cada janelinha!
Bah!…
Me lembro que, quando era moleque, jurei várias vezes que quando crescesse compraria uma Simca Chambord sem falta!
Me lembro também que assim que vi o Esplanada, esqueci completamente os planos relativos ao Simcão e transferi todos para o Esplanadão.
Me faz pensar em como a ignorância sobre a passagem do tempo nos tempos de criança é bacana, kkkkkkk…
Belas máquinas, “anyway”…