MEIA-DÚZIA DE HORAS (7) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 15 de setembro de 2012 - 23:39Automobilismo internacional

MEIA-DÚZIA DE HORAS (7)

SÃO PAULO (merecidíssimo) – E deu mesmo o Corollão em Interlagos. Vitória das mais justas e promissora. Indica que a Audi ganhou um adversário. E mais rápido do que se imaginava. Depois que a Peugeot resolveu tirar o leãozinho de campo, os quatrargólicos ficaram sós. Em Le Mans, na estreia, o híbrido japonês mostrou velocidade. Mas pouquíssima confiabilidade. Na terceira corrida de sua vida, no entanto, veio a primeira vitória do TS030. Habemus rival, deve ter dito Doktor Ullrich na garagem hoje.

Foi o primeiro triunfo da Toyota em evento mundial com carimbo da FIA desde o Rali da China de 1999. Nos protótipos, a última vitória em corrida de longa duração acontecera em Monza em 1992 com o TS010. Na F-1, de 2002 a 2009, foram 13 pódios em oito temporadas. Nenhuma vitória. Nadica de nada. O que levou a matriz a pedir um cafezinho e a conta, porque estava gastando dinheiro demais com resultados de menos.

Esse projeto de carro híbrido de corrida começou em 2006 e já em julho de 2007 a Toyota venceu as 24 Horas de Tokachi com um Supra invocado à beça. Esse aí da foto.

Foi dessa coisa aí em cima que surgiu o Godzilla TS030, o Corollão que entubou a Audi em Interlagos Com Nicolas Lapierre e Alexander Wurz. Eles completaram 247 voltas e receberam a bandeirada um minuto na frente do e-tron prateado que ganhou em Le Mans. O outro DKW, modelo ultra, que teve Lucas de Grassi como parte do trio, terminou em terceiro. Portanto, dobradinha de híbridos. Com a diferença que a Audi usa a combinação turbodiesel/elétrico e a Toyota, gasolina/elétrico. Por isso os Audi sibilam. Os Toyota fazem um esporro danado.

O pessoal de Ingolstadt deve ter saído chateado, embora o título de construtores esteja no bolso, já. Vão ter de se mexer até a prova do Bahrein, de 27 a 29 deste mês. Será a sexta das oito etapas do campeonato.

No que diz respeito às 6 Horas de Interlagos, a prova do ano que vem já tem data: 29 a 31 de agosto. Corrida novamente no sábado, o que eu acho bom, sinceramente.

E acho bom, acharia ótimo, que os organizadores lessem todos os comentários dos posts que pinguei aqui desde ontem. Para saber de quem foi ao autódromo o que funcionou e o que não funcionou. As reclamações sobre a desorganização na entrega dos ingressos comprados pela internet são muitas. A indignação com setores “esgotados”, cujos ingressos nunca puderam ser comprados, idem. Porque, afinal, esses setores estavam vazios. É preciso ouvir o povo. É preciso simplificar as coisas. Aproximar as pessoas do espetáculo. Vender produtos baratos, popularizar a coisa, fazer com que todos tenham vontade de voltar. Dar um pé nessa obsessão pelo VIP que tomou conta do Brasil. Dá para melhorar muito. Mas é preciso escutar. Com humildade e atenção.

77 comentários

  1. Chubber disse:

    Fui e gostei do evento, parabéns. Gostaria de ver mais carros na pista.

  2. Kennedy Vitorette disse:

    O vergonha desgraçada. Tinha pouca gente. Povinho sem cultura automobilistica dos infernos. Acham que só existe F1.

  3. David Félix disse:

    E o Di Grassi que vive chorando as pitangas por falta de oportunidades na F1 consegue a proeza de ajudar a Audi a perder sua primeira prova na temporada…

    Os fatos falam mais do que os argumentos…

    • Jorge Valenzuela disse:

      A Audi perdeu, não foi por causa do Di Grassi. Muito pelo contrário, ele colocou o carro na pole, E na primeira vez que corre com o Audi. Até o Kristinsen o elogiou, pedindo que ele continue na equipe.

  4. Roberto Borges disse:

    Bem, serei mais uma gota nesse oceano de comentários e críticas, mas tem muitos elogios também!
    Pela primeira vez fui com meu filho e ele curtiu às pampas! Muita segurança, banheiros de verdade (não caixas plásticas), visita ao padock, produção estilo USA, incluindo os jatos da Força Aérea. Tem mesmo que valorizar a bagaça!
    Comida cara, mas ok! Poderiam organizar melhor os pedidos, pois se o autódromo estivesse cheio mesmo, seria o caos.
    Corridaça, mais pelos carros que pela disputa, embora houvesse enorme dúvida sobre as paradas co Toyota. Pena a batida no início e a desclassificação do Rees, que espero que seja revista.
    Pontos negativos: divulgação, embora tenha me espantado com o público; cambistas a dar com pau, com ingressos mais baratos (!!!), comprei meu ingresso na hora pois o LivePass é uma bomba e uma roubalheira, que deixou o pessoal numa enorme fila para pegar o ingresso; crônica falta de estacionamentos em grandes eventos.
    No mais, alegrias!

  5. Ed disse:

    Muito bacana, mas daria nota 7 pelo evento. Acho que uma prova dessa ficaria melhor com o autodromo estendido (aproveitar um pouco mais do trecho antigo) e colocar mais carros, uma prova dessa dimensão com 30 carros, acho muito pouco. Precisa tambem, liberar o autodromo, pelo menos na parte externa para as pessoas poderem curtir a corrida sobre diversos angulos ou seja, varias partes da pista, afinal são 6 horas de corrida. Interlagos precisa de um museu como entretenimento, afinal carros historicos não faltam! Saudades das Mil Milhas tb, pois o ingrediente da mistura de carros internacionais e com prototipos nacionais gera uma especie de “briga” na pista, pouco de nacionalismo, mas cria torcida. Bom, com certeza se tiver o ano que vem, irei novamente, mas poderiam evoluir um pouco mais esse evento.

  6. AS Adriano Souza disse:

    Ola pessoa e FG.
    Estive sexta e sábado com minha família no autódromo e achei o evento muito bem organizado apesar de algumas pequenas falhas.

    Do que eu gostei:
    Organização
    Atrações como arvorismo e roda gigante para a criançada que enche o saco de ficar vendo corrida.
    Limpeza em especial do banheiros até os banheiros químicos eram de qualidade superior a do GP Brasil.
    Narrado francês era muuuito divertido e era muito melhor que o tal de Borracha que faz sempre a narração do autódromo, mas ninguém entende nada do que ele diz porque parece que está com a boca cheia de bolacha de água e sal.
    Demais demonstrações como do drifiting (apesar de particularmente não gostar, o público lotou o stand que estava fazendo a demonstração)

    Do que não gostei
    Na sexta meu filho de 4 anos não pagou ingresso já no sábado quiseram cobrar. Fiz um auê reclamando com o pessoal da Gocil e aí liberaram, mas ví muitas famílias tendo que comprar ingressos.
    Beleza que o pessoal quer ganhar um troco com a venda de alimentos lá dentro, mas os preços cobrados eram extorsivos. Como por exemplo R$ 6,00 por um pastel de vento.

    O que eu acho que poderiam melhorar para a WEC 2013
    Poderia ter mais atrações como carrinho de bate bate maior percurso de arvorismo e quem sabe uma montanha russa ou um kart?
    Maior divulgação para as grandes massas que consegue colocar em londrina 30 mil pessoas para ver os Estoques e não forra Interlagos para ver o WEC.
    Isenção de cobrança para crianças de até 5 anos e maiores de 65.
    Promoção para compra de pacotes familiares onde se os pais compram os filhos possam entrar.
    Uma área de camping seria muito bem vindo.
    Liberação para entrar com comida.

    Da corrida
    A corrida foi sensacional desde a largada até o final.
    Fiquei gratamente surpreso com o silêncio dos motores da Audi, e gostei do ronco de todos inclusive do Lotus que na reta oposta é quem tinha o barulho mais legal

    Parabéns a todos que organizaram e a todos que foram e assistiram ( os últimos 30 min eu ví de casa). Só assim nós que amamos tanto esse esporte conseguiremos salvá-lo da extinção iminente.
    Um abraço a todos

  7. Fabio disse:

    Flavio, primeiramente, “corollão” é sacanagem! Como sabemos o TS030 tem sido acompanhado (ou ajudado) pelo ORECA, que largou de correr com carro próprio esse ano (ano passado mandaram bem com o peugeot) para se dedicar a toyota (por isso temos Lapierre e wurz), e como sou admirador da Oreca, consequentemente sou admirador dos TS030, mesmo odiando Corolla. Achei que seria lavada da Audi, mas adorei o que o TOyota fez, e maravilhoso estar presente na primeira vitória dele.
    Fui a Interlagos, faltei na minha aula da faculdade, Sai de Santos (litoral) e cheguei as 8:30 e sai delá 18:40 peguei transito e cheguei em casa 21:15. Comprei setor B, que comparado com a F1 é barato, porem comparado com o WEC na Europa é caríssimo, mas por sorte ainda pago meia de estudante.
    Não fui para o “Village” ver as quinquilharias, pois com certeza eu ia achar muita coisa pra comprar e muito caro. Sem contar que estava ocupado demais torcendo para o TS dar uma volta no Audi…
    BOm, tirando o valor do ingresso, que deveria ser mais baixo para tentar ser popular, e dos ambulantes também (5 conto a garrafinha minuscula de água), venho a reclamar mesmo é do estacionamento de dentro do autódromo, porque um mero mortal como eu não posso pagar e estacionar dentro do autódromo? (sempre meu pavor em ir para Interlagos é estacionamento)
    Mas, Foi um ótimo evento, claro, um ótimo dia (acho que, este ano, o wec nunca teve neblina na corrida como teve nessa), me lembrou muito a corrida das mil Milhas de 2007 ( que eu estava presente também).
    Poder acompanhar esses carros maravilhosos, que só conseguimos acompanhar pela internet, é muito bom! Como eu disse para meu colega: “foda-se a formula 1″.
    É isso Flavio, sou leitor do seu blog e quase nunca posto comentário, mas este me senti na obrigação de escrever. falou!

  8. FG, dei de presente dos dias dos pais a viagem e ingresso da corrida no setor M pro meu velho. Óbvio que comprei pra mim também. Saímos de Porto Alegre, sexta às 6:00 e passei sexta e sábado quase inteiros no autódromo. O evento foi sensacional, muito bem organizado.
    Banheiros limpos, pessoal limpando arquibancada direto. A corrida é demais, ver esses monstros velozes é algo inexplicável. Me emocionei na largada, me arrepiei na sexta quando ouvi os protótipos e GTs reduzindo no S do Senna.

    Contra-pontos:
    Preços altos nos souvenires e pouca informação pro público. Muita gente que eu conversei, perdeu a visita aos pits porque ficou na fila.
    Os preços dos souvenires já era de se esperar, quando vi que seria a URacer a vender. É só dar uma visitada no site deles e ver o abuso que é. Mil reais numa jaqueta é pra foder.
    Senti falta de lojas oficiais das marcas/equipes.

    Muito legal a exposição de carros. Já que não comprei souvenir, catei boné do WEC (muito bonito por sinal) de graça. Mas era só o que tinha na barraca também, sacola e boné.
    Ano que vem quero ir de novo ver esses “carrinhos” hahaa

  9. Burrinho Batiquebra disse:

    Só mais um pitaco sobre a questão dos ingressos: essas empresas que comercializam entradas para todo o tipo de evento e que entregam na sua casa cobrando preços extorsivos usam essa tática. No ano passado, davam como “esgotados” o Setor A para a F1 e no dia da corrida tinha ingresso de sobra nas bilheterias.

    É uma espécie de estratégia de terror, dizem que acabaram os ingressos e o cidadão, no desespero, compra algum setor mais caro pela internet. O mais bonito é que a taxa de conveniência é cobrada por ingresso (!) sendo que se trata de apenas uma remessa pelos correios.

    Já passou a hora de que estas “Livepasses” da vida sejam investigadas e processadas por crime contra o consumidor.

  10. Burrinho Batiquebra disse:

    Esportivamente, nota 10 para a corrida. Só carros fantásticos, tanto na P1 quanto na P2. A GT deixou um pouco a desejar devido ao desequilíbrio entre as marcas. Incrível como a Larbre, que tinha um Corvette GT-Pro dominante no ano passado, se contentou em catar migalhas na GT-Am. Creio que seja necessário um estudo para equalizar os GTs e criar uma categoria só, esse negócio de “gentlemen drivers” revezando com piloto profissional é meio ridículo para uma categoria deste nível. Parabéns à Toyota, carro fantástico na P1, não botou uma volta nos Audis porque tiraram o pé e administraram no final.

    A organização estava razoável, o “Village” realmente poderia ter sido melhor aproveitado, havia uma tenda enorme vazia. Podiam por uma banda de rock para tocar lá. Solução barata e agradável. Mas é de se perguntar porque uma cerveja Budweiser, que pode ser comprada por 1,90 já com a margem de lucro do fabricante inclusa, chega custando R$7,00 nos ambulantes. Temos aí, no mínimo, uns 550% de margem de lucro no produto final.

    No geral, muito bom. Esperamos que tenha mais no ano que vem.

  11. reynaldo disse:

    Gostei muito do evento. Adoro carro de corrida e os que participaram são incríveis. Para a Toyota foi uma vitória importante e não houve qualquer incidente que comporte crítica. Torço para que seja lançado um kit do carro.
    Como sugestão, no próximo ano poderia ser reservada uma área para naturistas ao redor do lago. O dia ensolarado estava perfeito.

  12. Gus disse:

    ADOREI zapear os canais globo e os sports tv para assistir jogos de volêi entre volta redonda e outro time infeliz, com umas 45 pessoas de público nas arquibancadas; futebol série B entre sei mais lá quem….HANDEBOL (Jesus!!), tênis ….futebol de salão entre bauru e outro anônimo…..ADOREI!

    Com todo o respeito as pessoas que foram ver a corrida e se divertiram, fica aqui meu desabafo tolo e egoísta…mas que esse tipo de evento hermético não venham nunca mais se o negócio é para ignorar a nação que rodeia São Paulo; uma corrida dessas era para passar – no mínimo – em um canal de sport a cabo, até para a grande São Paulo…se não o for por medo de não vender ingressos, o resto do país têm o direito de assistir também um corridaço desses.

    TOTAL FALTA DE RESPEITO POR QUEM GOSTA DE AUTOMOBILISMO….Globo e afiliadas!

    E agora, vamos ver a reprise de Limoeiro e Ferroviária no Sport tv 1…………

    • Francis gutenberg disse:

      passou no sportv 3, a corrida completa

    • Burrinho Batiquebra disse:

      Aí vai um consolo para você: estava em outro país quando da realização do GP de Monza (F1) e na TV a cabo haviam 6 canais de esporte; cinco deles passavam futebol (incluso um jogo de segunda divisão sub-15 em um campo tão esburacado que parecia ter sido bombardeado pela Luftwaffe) e o sexto canal transmitia uma corrida de cadeira de rodas, que suponho que fosse da Paraolimpíadas. F1, necas.

    • Marcio Lisboa disse:

      Caro Gus
      Moro em Brasilia e acompanhei TODA a corrida pelo Sportv 3 canal 35 da Net, desde a largada até a chegada, não foram flashs não e sim as 6 horas inteiras.
      Abs

    • Vika greco disse:

      A corrida passou ao vivo no sportv 3. Fui ao autodromo, e desta vez estava mais organizado. Tinha lanchonetes, e voce não precisava andar tanto para achá-las. Mas se o autodromo estivesse cheio não seriam suficientes. Crítica aos preços caros da comida e os exorbitantes da loja de conveniência. Os banheiros quimicos da área de entreterimento estavam sujos…..eta povinho porco e ignorante…no que fui jogaram varios rolos de papel higiênico na bacia. Grande problema foi a vistação aos boxes. Bastante gente para pouco tempo de visita. E olha que tinha pouca gente no autodromo. Coprei ingresso no posto do Morumbi, sem problemas.

  13. Saulo Caram disse:

    Ano que vem eu volto!! Muito legal esse esquema. Pude andar pela parte interna do circuito e ver a corrida de diversos angulos. Muito legal. Além disso o preço do ingresso é bem acessível, diferentemente da F1.

  14. Claudio W. disse:

    Foi um bom evento sim, mas claro, não foi perfeito. Òtima a ideia de permitir ao público percorrer os arredores do circuito, poderiam fazer como em Le Mans, um ingresso(barato) para o autódromo com a opção(paga a parte) de arquibancada. Em dentro da pista, até onde sei, a organização não comprometeu, tudo dentro dos conformes.
    Para manter e atrair famílias para uma prova de 6 horas deveriam haver mais algumas atrações extra-pista, e por que não bom(s) restaurante(s)? Fui um dos que não conseguiu visitar os pits – frustrante – creio que o atraso no término da Porsche GT e minha demora em notar que a fila formada atrás das aquibancadas era pra isso me impediram.
    Que eu saiba, sábado ainda é dia de trabalho pra muita gente Brasil afora, pouco ou muito, acho que isso pesou no público em Interlagos. Por mim, não tem problema.
    Corrida fantástica! Ver ao vivo as ultrapassagens ao final da reta, o barulho dos motores na redução (cadê Audi?) fora de série – entre outras.
    Espero que o que os organizadores locais tenham entregue o que foi prometido aos organizadores do campeonato – que voltem outras vezes.

  15. Jackspeed disse:

    impressão minha ou a Ferrari do Fisicho meteu volta no Porsche? se foi normal, não dá para comparar a galeria de premios da rossa com os chucrutes.

  16. Carlos Miguez disse:

    Quero dizer: para eles é somente país, não ligam a mínima para o País e os Cidadãos.

  17. Carlos Miguez disse:

    “…Mas é preciso escutar. Com humildade e atenção.”
    Estes engravatadinhos de ar condicionado que nunca saíram de trás de uma mesa, e só sabem, conforme é comum hoje, gritar e ameaçar seus subordinados jamais se rebaixarão desta maneira. A arrogância dos que se acham “VIPs” domina o país…

  18. Fala FG, tudo certo?

    Estive ontem em Interlagos, desci na area de estacionamento pra ver alguns carros em exposição , depois rodei por tudo la’ , quero aqui deixar um super parabens ao Emerson e todos envolvidos no evento , muito bem organizado, com as pessoas com filhos pequenos e adultos se divertindo na praça de alimentação e tudo o mais q estava ali. Organizadores de outras categorias, mesmo os bons, com certeza aprenderam muito ontem.
    Foi Show ,um baita ensinamento de como realizar um evento automobilistico, se a corrida fosse no domingo, aquilo ia ferver !

    Abs

  19. nando figueiredo disse:

    Já que a ideia desse post é falar sobre acontecimentos, bons ou ruins, vou postar uma replica de parte de meu comentario em outro post.:

    “… estive hoje próximo ao autodromo, menos de 400 mts do “gate 1″, estava fazendo uma visita a trabalho, é os mortais trabalham nessa cidade também aos sabados, e gostaria de comentar algo.

    Dois jatos da FAB, acho que eram dois F-5, deram 2 voos rasantes sobre o autodromo antes da largada.

    Estavamos no meio da reunião na primeira passagem.

    Quase morremos do coração quando passaram os benditos jatos dando o rasante. Será que não sabem que há casas, escritorios e comercio de rua ao lado do autodromo????

    No autodromo avisam que os jatos estão proximos o povo olha e acha legal, mas quem estava nas ruas proximas não sabiam que presenciaram ao “show”.

    Vi varias crianças chorando e pessoas reclamando dos ouvidos zunindo. Por 10 ou 15 segundos tudo parou nas ruas proximas, as pessoas, carros, caminhões, onibus ninguem saiba de onde veio aquele barulho absurdo.”

    Mais alguem teve o mesmo “prazer”????

    • Fernando disse:

      Dentro do circuito a passagem dos jatos foi sensacional… um prazer imenso.

      Evento foi na minha opiniao excelente, tem a melhorar mais levando ele como o primeiro passo foi muito bom.

      Os carros nao precisa nem comentar sensacionais!!! quem tem a oportunidade e não vai é por que nao gosta de automobilismo.

      Os ingressos estavam em um preço bem colocado e quem conhece Interlagos sabe o quão bom é assistir uma corrida em praticamente qualquer lugar do circuito.

    • Luiz Oliveira disse:

      Viadagem explícita

      • nando figueiredo disse:

        Luiz, seu comentario só reforça a indignação do texto do Flavio no outro post, sobre o desafio intermodal.

        As pessoas só querem ver o lado bom pra si, os outros bem são os outros.

        Se leu, e entendeu, meu comentario é que poderiam avisar aos moradores e comerciantes proximos da passagem dos jatos, afinal solicitaram a FAB o deslocamento dos jatos e a rota com muita antecedencia.

        E se levando em conta o que aconteceu em Brasilia durante o desfile, todos os jornais e sites noticiaram, com a quebra das janelas, seria no minimo aconselhavel.

  20. LHC disse:

    Fui ao autódromo e gostei demais. O dia estava lindo e a corrida, ótima. Realmente houve público de menos. Às duas da tarde, quando o sol pegava forte no setor A, praticamente todos se acomodaram em uma sombrinha.. A cerveja estava bem gelada. Todas as atrações foram muito bacanas, espero que no próximo ano seja assim também.
    Minha única queixa é em relação à visita aos boxes: falha da organização. Muito pouco tempo, tumulto em cima dos pilotos e seguranças desnecessariamente mal-educados. Isso porque nem tinha tanta gente. Estive em três corridas da Stock em Interlagos, com a área mais lotada, e não presenciei a falta de preparo de ontem. E nem foi nada comigo, mas vale o registro.
    Gostei também da Porsche Cup, mas uma pena que o acidente na primeira volta acabou com a corrida. Acho que, dos 25 minutos de prova, correram mesmo 2 ou 3. E a largada bisonha do Mesquita? Ouvi depois que ele teve um problema no carro… ahã.
    No final das contas, foi um dia ótimo. Irei novamente no próximo ano.

  21. Oldair disse:

    Olha só isso…Equipe de Rees é desclassificada e brasileiro perde vitória das 6HSP
    http://tazio.uol.com.br/turismo/equipe-de-rees-e-desclassificada-e-brasileiro-perde-vitoria-das-6hsp

  22. Ailton Fernando Bizetto disse:

    Foi um sábado imperdível para quem gosta de automobilismo,cheguei sa 8:00hs e só consegui sair depois de aplaudir a belíssima vitoria da Toyota,colocou as Audi no bolso,um ponto negativo no evento é o preço dos alimentos vendidos dentro do autódromo, muito caro e de uma qualidade de deixar a desejar, tb compramos ingressos pela internet,só recebemos os ingressos na sexta á tarde (DIA 15) o evento começou dia 13.

  23. sergio disse:

    Boa Noite, Flavio.
    Eu não me atrapalhei por não ter nenhum painel me informando sobre a posição deste ou daquele carro, porque nos próprios carros já havia essa informação. Em todos os carros existe na lateral deles tres lampadas ou leds que quando ligadas indicam sua posição dentro de sua categoria específica. No Corollão havia um led vermelho acesso porque ele estava em primeiro, no Dekadabliu fodão 02 leds e no Dekadabliu do Grassi 03 leds. Na GTE Pro o led era verde – 01 led para a Ferrari, 02 leds para a Aston Martin e não me lembro quem chegou em terceiro. Na categoria do Corvette os leds eram amarelos.Simples demais, mas ajuda para saber quem é que vai para o podium.

  24. Rodrigo Barros disse:

    Gomes, a organização do evento estava impecável, gostaria de deixar registrado meu elogio! Fui de trem, e logo na saída das catracas da estação Autódromo da CPTM encontrei pessoas com colete e crachá oferecendo transporte de van gratuita para a bilheteria.

    A troca de ingressos (comprei na internet e fiz a retirada no local) estava tranquila, sem filas e bem rápida. O Setor A estava bem vazio, mas com bastante gente trabalhando na limpeza (não tinha um copo no chão), organização de filas para compra de fichas, retirada de comidas, banheiros sempre limpos, etc. Fiquei em frente o telão da subida, logo antes da entrada dos boxes, e a transmissão ao vivo mostrava diversas imagens de câmera on-board, tomadas de tempos, enfim, deu pra acompanhar a prova entendendo o que acontecia durante todas as 6 horas.

    O barulho (ou a falta dele) dos Audis é algo maravilhoso, e o e-tron quattro é o carro de corrida mais bonito que já vi ao vivo. Sensacional!

    Em relação a “experiência Le Mans”, acho que estava muito elitizada, principalmente nas barraquinhas que vendiam roupas de automobilismo.. uma jaqueta da RBR por 899,00, um boné da Audi por 170,00, ou uma caneca da Ferrari por 70,00 são alguns exemplos. A Chevrolet foi muito feliz na homenagem ao Fittipaldi, com exposição das 2 Penskes que ele conquistou Indianapolis, assim como os Pace Car, capacete, trofeu, etc. Os carros historicos de coleções particulares tambem estavam muito legais.

    Enfim, um prato cheio pra quem gosta de automobilismo e com preços acessíveis, uma pena que não tenha ido praticamente ninguem.

    Abraços

  25. Ricardo. disse:

    Eu fui,e gostei bastante do evento,mas realmente pode melhorar,os preços das lojas autorizadas realmente estavam absurdos e de pouca qualidade e diversidade,e essa historia de vips para lé e vips para ca é um puta saco mesmo,libera tudo de uma vez, vamos misturar todo mundo, quem não gostar que não venha{têm muito vip que está ali e nem vê a corrida ficam só fazendo pose e nem gostam de automobilismo}
    Os carros são fantasticos e o Toyota anda muito!!!!!!

  26. Japoneis disse:

    Ano que vem to la de novo!!! Eu prefiro corrida no sabado assim tem o domingo pra descansar e no meu caso voltar pra casa tbm.
    Os carros sao maravilhosos e valeu a vitoria do Corolão. Mas os audis são otimos carros tbm… torci pro Lucas chegar em 2o nao deu.
    Os Corvetes tem ronco unico, motor americano… trabalho de pit stop muito legal. Ferraris roncando muito nas reduzidas… Muito show!!!
    Não comprei souvenir por causa dos preços absurdos, mas ganhei bones da FIAWEC, canetas, bloco de anotacao e adesivos…
    Valeu!!!

  27. Eliezer disse:

    Fui a Interlagos e fiquei besta com a corrida. Definitivamente eu voltarei ano que vem.

    Sobre a venda de ingressos pela internet a culpa é do Livepass, a organização tem que cobrar deles. Não tive problemas por que comprei no dia em que liberaram as vendas.

    Achei os preços das coisas bem caros, como camisetas, bonés, agasalhos e coisas do gênero. E não acho que quem trouxe coisas pra vender se preparou direito, faltavam coisas sobre a corrida. Só um modelo de camiseta e boné, nada das equipes.

    Na pista não tenho do que reclamar. A corrida foi muito boa, e ao contrário do que eu pensei que seria uma corrida de longa duração, ela não foi entediante. Graças as diferenças entre as categorias era bacana ver os carros mais fortes dividindo curvas com os mais fracos, e as vezes até se tocando e rodando como aconteceu como o Audi Ultra no meio da curva do S. Também achei bacana que todos puderam visitar os boxes, mesmo por um curto período pra tirar fotos dos carros de perto e também dos pilotos, não só os VIPs. Também gostei do sistema transporte que a organização arrumou da estação de trem até o autódromo, como cheguei bastante cedo não tive problemas com filas ou espera.

    Que venham as 6 horas de São Paulo 2013, já estou esperando!

  28. Ricardo disse:

    Um bom exemplo de como popularizar o automobilismo para mim é o GT Brasil. Ingressos baratos para ver super carros na pista.
    Ano passado fui 2 vezes a Interlagos e em ambas as arquibancadas estavam lotadas.

  29. LUZ PRATA disse:

    boa tarde Gomes e galera…

    este papo das 4 argolas terem escolhido o Diesel para Competir em Alto Nivel…e Ridiculo…carro de corrida OBRIGATORIAMENTE tem que ter BARULHO Bonito !!! nao esse soprado de Caminhaoes e maquinas agricolas…achei bom o Toyota Boyola… ter dado PAU GERAL…e toma-ra comtinuem a dar PAU nas 4 argolas…assim a AUDI volta a queimar gasolina VERDE…logo…logo…valeu.

  30. LUZ PRATA disse:

    boa tarde Gomes e galera…

    este papo das 4 argolas terem escolhido o Diesel para Competir em Alto Nivel…e Ridiculo…carro de corrida OBRIGATORIAMENTE tem que ter BARULHO Bonito !!! nao esse soprado de Caminhaoes e maquinas agricolas…achei bom o Toyotas Boyola… ter dado PAU GERAL…e toma-ra comtinuem a dar PAU nas 4 argolas…assim a AUDI volta a queimar gasolina VERDE…logo…logo…valeu.

  31. Milton Rubinho disse:

    Pow FG, boa! Achei que só eu que conhecia esse Supra que correu em 2007!

    E corridassa! Muito boa mesmo!

  32. CLAUDIO Alexandre disse:

    Realmente uma grande experiência e o acesso a boa parte do autodromo também foi um ponto positivo. A ideia das vans principalmente para quem é de fora realmente
    Foi muito bom . Agora vamos aos negativos. Preços proibitivos para um programa em família. Fui só e pretendo ir com esposa e filho mas já tenho que economizar de agora. Pessoal desorganizado da organização. No primeiro dia após passar pela portaria e andar um tempo fui interpelado por um deles perguntando sobre a pulseira. Resultado entrei sem pulseira e tive que voltar. Depois perguntei pelas lojas e stands isso na sexta e disseram que nao tinha nada. Visita aos boxes? Piada. Se fossem realmente 25 mil esquece ainda nao teria começado a corrida. O povo sendo enxotado no final foi deprimente. Informação sobre a corrida zero. Um telao distante que nao permitia ver nada. Tempos de volta e classificação inexistentes. O secretario ou ministro falando que a corrida era uma forma de integração social? Piada. Só se ele considerava que a pista o pitlaine e as grades era a forma mais próxima dos abastados “interagir” com os normais. Piada dois. No mais gostei e o menor número de pessoas teve o lado positivo de poder circular mais sem muvuca. Ano que vem como disse quero voltar.

  33. Wallace disse:

    Porque será que brasileiro adora estragar espetáculo que por si só já é um sucesso????????
    O nosso Emmo, tá bem crescidinho para cometer estes escorregões….. Parece coisa de amador.

  34. Jackspeed disse:

    beleza de vitória dos japas, como é bom ter concorrência! a Toyota enfiou a salsicha nos Audi, parabéns a sportv, curti a transmissão. e vejam que a Toyota é juvenil nesse quintal da Audi. carro d ecorrida tem que roncar Audi! e o lindo Toyota rugiu alto em interlagos.

  35. Rodrigo Moraes disse:

    Show de bola, o evento! Esse negócio de poder caminhar pelo circuito, ao contrário da F-1, onde você fica preso na sua arquibancada, é muito legal.

    Mas vamos às críticas:
    - Cambistas quase me batem por eu querer comprar ingresso na bilheteria. Só me deixaram quando eu disse que ia comprar com cartão. Uma vergonha, os caras me enchendo na boca da bilheteria, e ninguém faz nada;
    - Precisam colocar arquibancada G. A visão da arquibancada A é muito sem graça;
    - Telão parece um monitor de computador, e fica virado pra reta, e não pra arquibancada. Invisível. O som também é inaudível. Rede 3G estava ruim. Então, você fica meio perdido sobre o que está acontecendo na corrida. Corrida de longa duração tem que ter informação pro público, é diferente de F-1 onde você sabe o que está acontecendo, porque são poucos carros, e agrupados;
    - Impossível comprar souvenir. Camiseta 250 paus, blusão 1000 reais. Comprei uma polo da corrida por 70, foi o jeito.

    No mais, nota 10. Sossegado, sem os malas bêbados da F-1, tempo bom, sombrinha de árvore… Programão! Tomara que venha pra ficar!

    • Marcelo Pacheco #49 disse:

      A visão do setor A é show… no meio dele, perto do telão (que podia mesmo ser mais virado pra arquibancada) dava pra ver quase a pista toda e ficava bem nas trocas de marcha e escutava as reduções da Ferrari na parte de baixo, fazendo o Pinheirinho.
      sobre os cambistas é fato, so pararam de me encher qdo disse que comprei pela |net

  36. Marcos disse:

    Fomos em 3 para ver a corrida, somos de Sorocaba SP, gostamos muito da corrida, mas tivemos problemas com acesso ao boxes, no programa oficial a entrada seria das 10:00 hs as 10:50, formou-se uma fila que começava perto do portão M, então foi a fila andando, quando deu 10:30 fecharam o portão colocaram uns seguranças na entrada e não deixaram ninguém entrar, chiadeira geral, todo mundo bravo, ninguém resolveu o problema, ficou mais da metade da fila de fora, Parabéns a organização!!!!

  37. LUIZ ANTONIO STRAFORINI disse:

    Na minha opinião quem foi ao autódromo com certeza curtiu bem ,o preço dos lanches de R$08,00 a R$10,00,refri a R05,00,cerva a R07,00 e agua R$04,00 com 310ml é bem salgado!!!.Acho que a falta de pessoas aos autódromos é a falta de estacionamento,na rua em eventos como esse tava o mais barato R40,00 e mais próximo ao portão R70,00,o transito na Avenida interlagos é um inferno,conheço muita gente que desiste por esses motivos,os que encaram essas dificuldades é porque realmente gosta de automobilismo,mas falta muito tambem um trabalho com divulgação,fornecer ingressos de cortesia como acontece com os VIPs,estacionamento amplo dentro ou uma area próximo ao autódromo ,enfim mais conforto e comodidade a fim de evitar estresse e apenas curtir uma boa corrida,até mesmo o campeonato paulista que nas arquibancadas não passa de meia duzia de pessoas,que até voce mesmo esquece de divulgar com antecedencia as datas,não informa com precisão se há estacionamento,se vão cobrar ou não,se tá liberado pra entrar na área dos boxes e até mesmo algumas vezes estavamos no boxe da LF e o Topolino colocou todos pra fora e passou a fita zebrada e com cara feia,sei que tem muita gente boa lá ,meu amigo já correu aí com seu DKV o Nivaldo Almeida ele deixava entar no carro até os que não conhecia,mas até voces tem os VIPs.A vida é assim ou voce é VIP ou gasta uns dinheiros pra ver um pouco mais de perto,faz muito tempo que não vou aí no paulista pelo desreipeito,falta de informação, até email da categoria nunca responderam de volta,a cultura aprendemos desde cedo,no início,das primeiras categorias,as mais acessíveis e o Campeonato Paulista não é exemplo nenhum disso infelizmente!Curto suas matérias,seu trabalho e te respeito como proficional o Emerson fez um puta trabalho no WEC e voltarei sempre,espero que minhas criticas sirva pra melhorar a sua categoria e o campeonato paulista de velocidade no asfalto que tanto gostei um dia!E como voce mesmo disse falta humildade muita mesmo! É por isso que os fans automobilismo está sumindo …….falta MOTIVAÇÃO.ESPERO QUE VOCE LEIA ATÉ O FINAL,MESMO QUE DEPOIS VOCE ME MANDE A MERDA……………DEIXEI MEU SINCERO RECADO.

  38. Marco disse:

    Fui ontem a Interlagos e somente não fiquei até o final devido ao meu pai não ser mais nenhum “jovenzinho” e precisar levar ele para casa.
    Sabe o que mais me indigna em Interlagos? A última vez que havia ido lá foi em 2008 ou 2009. A bilheteria era e é uma vergonha. Um buraquinho na parede, que mal dá para passar a maquina do cartão de crédito. Presumem que o adquirente do bilhete é um potencial ladrão. Segundo: o preço das coisas dentro do autodromo. Um refrigereco, um saco de pipoca, um mini saquinho de amendoim, um picolé de fruta, R$ 5,00. Um roubo. E bem como falaram aí. Jaquetas por pequenas fortunas.

    Quando fui a Nurburgring, como não encontrava a entrada para o Nordscheleife, parei na bilheteria nova para pedir informação. Um tremendo balcãozão sem grades, com atendentes com a maior boa vontade. Aí fui comprar uns souvenirs. Comprei uma puta jaqueta por 100 euros, que era o produto mais caro que tinham lá. Não dá nem R$ 280,00.

    Mas os banheiros, pelo menos, me surpreendi. Extremamente limpos. Talvez devido ao baixo público.

    E os carros, muito fod@s!

  39. Tarsis disse:

    Acordar 04:30..passar frio e calor..mal acomodado..6 hrs em pé..DAR BANDEIRA AZUL PARA UM AUDI..NAO TEM PREÇO…

  40. Sanzio disse:

    Ano que vem estarei de volta. Uma pena ser novamente de sábado, vai me dar uma puta correria, mas vale a pena.

  41. Felipe Lima disse:

    A indignação com setores “esgotados”, cujos ingressos nunca puderam ser comprados, idem. Porque, afinal, esses setores estavam vazios.

    * * *

    Pois eh Flavio.

    Primeiramente fiquei sabendo desse campeonato pelo blog. Como não tenho tv a cabo só a Internet pra saber sobre esses campeonatos.

    Quando o blog noticiou que estaria aberto as vendas pela Internet eu tentei comprar. TENTEI! Além de ter alguns setores “esgotado”, o site era muito confuso. Nos primerios dias não tinha um “banner”, ou algo do tipo, pra mostrar qual parte do setor estava vendendo.

    Enfim, desisti e mais uma vez só consegui acompanhar através da Internet.

    Sobre a data, eu acredito que se essa prova fosse na semana passada, no feriado prologando, teria mais interesse das pessoas, principalmente se fosse de domingo.

    Att

  42. Alan Ruggero disse:

    Não tenho do que reclamar em relação a organização:

    - Comprei o ingresso pelo site oficial e ele me foi entregue após uma semana.

    - Parei meu carro em um shopping perto e ganhei gratuitamente transporte de ida e volta, sem ter que esperar muito tempo por isso. Ao descer em frente ao portão “A”, um rapaz da organização me perguntou se eu sabia onde era meu portão de entrada no autódromo.

    - Mesmo sendo evento FIA, com tamanha importância, todos tiveram direito a visitação dos boxes, com direito a fotos e autógrafos dos pilotos (fui em 2010 na etapa do FIA GT1 e isso não aconteceu). Ok, isso é uma qualidade da categoria e não dos organizadores daqui.

    - Além disso, tivemos corrida da Porsche Cup com 44 carros no grid, “desfile” de Ferrari’s, show de “drift”, exposição de carros antigos e até uma roda gigante.

    Só tenho a parabenizar aos organizadores. Foi o melhor evento que já fui em Interlagos. Fizeram o possível para entreter o público e acho que, de uma forma geral, conseguiram. Certamente farei o possível para comparecer na corrida do ano que vem.

  43. renato disse:

    Flavio, assim como o Sanzio, eu acho, fiquei no alto e frio setor M. Posso dizer que além do numero total de pessoas a comprar ingresso para esse setor ter sido baixo, uma porcentagem minuscula fez questão de acompanhar a corrida de perto e em sua maioria. Muitas pessoas chegaram tarde e foram embora cedo por não haver a cultura de uma prova longa. Acredito que no momento “de pico”, lá pelas 14, 15h o setor estava 50% cheio, vai. Mas, nesse momento lindo aí da foto, na chegada com o pessoal da toyota com o placarzinho escrito ALEX e as bandeirinhas… eu estava lá com mais meia duzia de gente que tiveram a sorte de ficar até o fim. E foi emocionante. Ainda mais sabendo agora da escassez que eles estavam!
    Só pra registrar, achei o preço das comidas e bebidas caro, mas compatível. Se paga por aí 3 reais numa cerveja, 4 num hot dog, 3 num pastel e 2 num espetinho. Lá, estavam respectivamente 6, 8, 6, 4. Nada alienígena. O que estava absurdamente caro eram as lembrancinhas. Levar pra casa um boné oficial não saia por menos de 150, uma camiseta quase 200, um agasalho então… tinha um da ferrari por 2 MIL REAIS. Quem paga 70 reais num ingresso meio entrada e gasta 2 MIL REAIS num souvenir? Faltou bom senso nessa parte. De qualquer maneira, ano que vem pretendo ir de novo.

  44. Bruno disse:

    Eu fui ao autódromo e gostei bastante da organização do evento. Não faltaram banheiros, locais para alimentação e lugar para assistir. Mas faltou ter coisas para fazer durante a corrida, que é um pouco longa. O espaço kids foi gentilmente apelidado de espaço fried kids, porque largar as crianças num cercado sem cobertura num sol de 34ºC é pedir para fritá-las! A visitação de box foi ótima e todos os pilotos em geral eram bem acessíveis, educados e atenciosos. A Toyota fez até uma troca de pneus na frente de todo mundo, muito legal! A Porsche como evento complementar ficou ótimo, mas acho que deveria ter uma corrida com carros clássicos também. O evento no geral é muito bom. Não acho que foi um fracasso, até porque todas as outras tentativas foram muito inferiores em público. E a F1 é uma palhaçada porque mais da metade das pessoas presentes no autodromo no dia da F1 não pagaram pelo seu ingresso, apenas ganharam o ingresso por ter algum tipo de relacionamento com patrocinadores do evento.

  45. Fui assistir à corrida com meu sobrinho. A corrida em si foi fantástica e não seria por menos, os carros são fantásticos e o campeonato é muito bom mesmo, quem é fanático por automobilismo não poderia mesmo perder esse evento. Vamos aos pontos negativos: como deixei para comprar os ingressos na bilheteria, logo de cara, inúmeros cambistas enchendo o saco para comprar seus ingressos, marcação cerrada mesmo. O que é mais incrível é que existe uma base da polícia militar a menos de 500 metros dali e na praça em frente à entrada principal tinha uma unidade móvel da Guarda Civil Metropolitana. Ninguém faz nada, ninguém coibe, ninguém fiscaliza. Como não quero estimular este tipo de atividade ilícita, não dei bola para os cambistas e comprei direto da bilheteria. Outro ponto negativo foi também os ingressos, que ainda continuam salgados nestes tipos de evento. Como pontos positivos, os banheiros (os “não químicos” estavam disponíveis dessa vez, em que pese termos os famigerados químicos à disposição) e a alimentação, de uma melhor qualidade, podendo ser melhor também o preço. É isso. O que nos deixa mais tristes, com certeza, foi o público escasso mais uma vez.

  46. Jeferson Araújo Pereira disse:

    Momento sublime: vi, ao vivo e em cores, um Willys Interlagos amarelo que estava exposto.Momento ridículo: cerca de 12 adolescentes gritando ” Fiuk, eu te amo”.Fiuk, o filho do cantor Fábio Jr, estava tentando dar cavalo de pau e fazer zerinho, mas não conseguiu nenhum dos dois.Ainda bem que, com um pouco de paciência, após 25 minutos de espera, um piloto de verdade entrou no carro e queimou uns 580 KG de borracha.Foi muita detonação! Coisa linda! Não lembro o nome da equipe que estava fazendo essa exibição, mas registro aqui meus parabéns pela performance.

  47. Rodolfo M disse:

    Cheguei cedo pensando que ia ser como a F1 e quebrei a cara, sai de casa as 3:30 da matina e cheguei a pouco, mas valeu muito a pena, ano que vem se os horários permitirem estarei lá novamente.
    Uma crítica construtiva, não é só pq tem pouca gente que os banheiros deveriam ser muito bem cuidados.
    Ps: entrei no 300sl hehehehehehehe, valeu por td!

  48. Jeferson Araújo Pereira disse:

    Foi lindo! Foi maravilhoso! Cheguei em Interlagos às 11 hs e fui embora às 18.Pena que, pelo meus cálculos, somando T-O-D-O-S os setores, o número de pessoas não passou de 2500.25 mil? Não, apenas 2500. 3000 é forçar a barra.Inacreditável.Por ser diferente da F1 , e permitir acesso a praticamente 90% do autódromo, eu resolvi ANDAR e FUÇAR em 90% do autódromo.Cheguei ao cúmulo de ir ver quais carros estavam estacionados, e acabei vendo um Mini-Dacon! Foram muitas emoções: vi o capacete do Emerson de 1972, DOZE Ferraris estacionadas lado a lado, uma Maserati que me deixou de pau-duro, admirei durante 20 minutos o trabalho de cerca de 15 funcionários da Michelin e…E a corrida? Eu fazia tudo isso e simultaneamente assistia a corrida.A única coisa que não gostei de ver é que uma caneca da Ferrari (pra tomar café) custa R$ 70,00 e um jaqueta da McLaren saia por “apenas” R$ 950,00! Mas enfim: VALEU! Foi um dos dias mais felizes da minha vida.Vivi e respirei 7 horas de automobilismo.

    • Bruno Schossland disse:

      exato! Nao é um evento de arquibancada, apenas, é um evento onde deve se explorar todo o autódromo onde for possível. Acho que erros acontecem em qualquer primeiro evento, mas se a organização for inteligente, começara a fazer um evento que pode ser gigante. Acho que faltou um pouco de propaganda falando sobre tudo que iria acontecer, com mais detalhes, mostrando a estrutura em vídeo para encher os olhos do “cliente”

  49. Flávio Seno disse:

    Chupa Audi!!!
    Brincadeira… Torci pra Audi…

  50. Cristiano disse:

    Vitória merecida. Que venham mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>