NAS ASAS

SÃO PAULO (não podem morrer) – O Rodrigo Brasa Mora mandou a história. O primeiro Boeing 747, Jumbo mesmo para os não íntimos, está precisando de um dono. Na verdade, de uma restauração. Dono, tem. O RA001, histórica ave, resta hoje no Flight Museum de Seattle. É uma aeronave que mudou o rumo da aviação civil mundial.

O #1 saiu dos hangares da Boeing em 30 de setembro de 1968 e fez seu primeiro voo em 9 de fevereiro de 1969. Depois disso, foram 12 mil voos-teste até ser aposentado em novembro de 1993, quando foi usado para experimentos de uma nova turbina para os 777. Aí, a Boeing o encostou num canto e por lá ficou uma década, até seguir para o museu.

Calcula-se que a restauração custaria 1,2 milhão de dinheiros americanos. Para voltar a voar, muito mais.

Olha, podem até não fazer muita coisa, uma restauração nível AA-Plus. Mas uma peça como essa não pode se deteriorar no tempo. É o pai de todos os Jumbos, um dos mais deliciosos aviões do mundo.

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João Vitor
João Vitor
9 anos atrás

Flávio, boa noite.

Sou fã do Blog de longa data e sou fã de aviões também. Estou em Seattle e ontem estive no museu e vi, com meus próprios olhos, o pessoal conversando sobre detalhes do restauro. Me pareciam técnicos que já começavam a cuidar dos detalhes.

Vem aí um jumbo restaurado. Mas deve ser coisa demorada, será feita lá mesmo no museu.

http://www.museumofflight.org/747

Bocage
11 anos atrás

Flávio,

Não coloquei no primeiro post para não desviar o foco do assunto, mas aqui tem a ver com aviação.

E com suas amadas estrelas vermelhas:

http://www.aereo.jor.br/2012/09/17/cacas-rafale-e-yakovlev-nos-70-anos-do-normandie-niemen/

Nelson
Nelson
11 anos atrás

O jumbo é uma das 4 melhores e mais confiaveis aeronaves já produzidas assim como o DC3,.o B52 e o Concorde.Voar nele perdia um pouco a graça,pois não balançava nem a agua no copo.Perfeito!!!

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Deliciosos?…

Como sabe? Já comeu?

:)

josemar dantas
josemar dantas
11 anos atrás

quem estiver na terra do tio San e quiser fazer um tour na aeronave vai acontecer amanhã dia 15/09. Mais infos: http://www.museumofflight.org/event/2012/sep/15/member-event-tour-747

thiago
thiago
11 anos atrás

é demais querer que volte a voar.
uma reforma na cabine e e pintura do exterior bastam.

não sei o que há no espaço reservado a passageiros (suponho que não sejam poltronas) e nesse espaço poderiam montar um ‘mini-museu’ sobre o modelo.

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  thiago
11 anos atrás

Não há poltronas no avião inteiro, ele está vazio, só tem alguns instrumentos de teste montados no interior.
Ao menos foi o que me disse um dos funcionários do Museum of Flight na última vez que estive por lá.

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Por causa dele não voamos supersônicos hoje!

Igor Ivanovsky
Igor Ivanovsky
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

por causa dele você paga 800 R$ por um Rio-Manaus ou 300 US$ por um JFK-LAX (New York-Los Angeles)

se continuássemos com os 707 com custo\assento\milha elevado você pagaria o triplo do valor pelos mesmos trechos…

vôos supersonicos comerciais são um problema por 3 motivos:

1) sonic boom (“estrondo sonico”), quanto maior uma aeronave maior o estrondo…

2) custo de produção, uma aeronave supersonica exige metais mais sofisticados para suportar o calor, os motores são mais complexos e consomem mais combustível e os controles de vôo precisam ser mais sofisticados devido a velocidade. tudo isso encarece o custo por assento\milha

3) estrutura necessária. aeronaves como o Concorde e TU144 precisavam de estruturas mais sofisticadas para operação. pistas maiores, fingers próprios, aerovias supersonicas e manutenção a cada vôo. são aeronaves incriveis mas exigem MUITA manutenção…

o 747 foi um marco porque foi um jato que leva muita gente e muita carga por uma distância muito grande. isso barateou o custo por assento\milha…

alias, ao contrário do ditado. foi o 747 que deu origem ao 727 e 737 e não o contrário…

Ed
Ed
Reply to  Igor Ivanovsky
11 anos atrás

O 727 foi lançado antes do 747.

rodrigo mota
rodrigo mota
Reply to  Ed
11 anos atrás

é. foi o 737 que veio depois, ne verdade vieram quase ao mesmo tempo…

Fábio Aguilera
11 anos atrás

Acho muito malucas estas histórias de aviões que, de repente, param num lugar e nunca mais voam. Penso o mesmo de alguns carros abandonados. Fico imaginando se quem o deixou ali pela última vez previa o que viria pela frente.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

É a crise… certamente será dado um jeito… o primeiro 707 também foi restaurado na integra (até em sua cor original).

Não se iludam os americanos (Boeing inclusive) sabem muito bem preservar a sua historia… pelo menos umas 40 vezes mais do que o melhor Pais nesse aspecto.

Imperador

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
11 anos atrás

Engraçado como eu tenho um grande problema em entender o valor das coisas. 1,2 milhões de dinheiros ianques é o que se paga de cachê por um único show pra qualquer desses cantores de rap americano, que vivem esbanjando e ostentando riqueza, ou daquelas cantoras com mais bunda que voz. É o valor médio do carro do seu Jorge e alguns sertanejos do Brasil, um Lamborghini. E não há sequer um empresário, rico excêntrico (porque rico é excêntrico e não maluco) ou mesmo um cantor de rap que se interesse por aviação pra bancar a reforma desse marco histórico?

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Olha so que bacana fizeram na cidade de McMinnville aqui perto de Portland, or.
A Area e um museu dde avioes, naves espaciais e agora water park.
Aliais no museu esta aquele aviao de madeira gigantesco que voo alguns metros e nunca mais levantou voo.
Mais a ideia de fazer o water park foi genial colocando um 747 no topo e os sliders saindo de dentro dele.
e bem bacana e um atrativo special para atrair principalmente escolas.

http://www.evergreenmuseum.org/waterpark/

No site tem um video da construcao e instalacao do 747, (acelerado)
vale a pena ver.
Ricardo – OR

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Grande Jumbo!! O terceiro avião comercial mais bonito do mundo (depois do TU144 e do Concorde). É um clássico que sinto falta nos aeroportos de hoje, visto cada vez mais raramente e infestados de insossos bi-turbinas. E como diz FG, uma delícia de se voar se se tem o privilégio de viajar na cabine da frente, sob o cockpit do piloto – é um silêncio que não se encontra em nenhuma outro avião, principalmente se der a sorte de ir na poltrona 1…

luiz dellano
luiz dellano
11 anos atrás

ta um telefonema pro irmao do comandante rolim la em sao carlos o flavio gomes;que ele poe o glorioso no museu da TAM…

rodrigo mota
rodrigo mota
11 anos atrás

gomes te digo o seguinte.

embora a 10 anos no relento ele ficou no pátio da Boeing o que não significa que o 747-100 apodreceu. simplesmente não tinham lugar adequado para um monstro de 300 toneladas. dá pra ver que a pintura não foi desgastada muito. e pelo fato de ter voado até 1993 significa que ela sofreu upgrades tanto de motor quanto de computadores. o que significa que em termos gerais o problema é a falta de ultilização…

e outra. um 747-100 não é tão complicado de restaurar assim. o irmão dele 747-200 continua voando (como cargueiro e passageiro) e os 2 tem muitas peças em comum o que para a Boeing não é dificil obter essas peças…

o grande porém é que simplesmente a vida útil da célula (estrutura) pode ter chegado ao fim. 12mil vôos de teste é esforço pra caramba! a Boeing pode ter aposentado o pioneiro por limite estrutural e não por mero modismo. um vôo de teste esforça muito mais que um vôo comum de passageiros/carga.

e a reforma estrutural de uma aeronave deste tamanho pode valer o custo de um 747 novo! e por ser uma aeronave histórica o custo é ainda maior. não se trata de uma reforma e sim de uma reconstrução…

o que esse Jumbo já fez pelo mundo já compensa os vôos todos. que ele fique em Seattle e mostre aos gigantes quem começou tudo no mundo dos “heavy”

Wolf
Wolf
Reply to  rodrigo mota
11 anos atrás

Assino embaixo. A reforma estrutural inviabiliza o projeto. Que seja repintado e restaurado internamente e torne-se um “Anexo” do museu. Por que não um restaurante temático e uma loja de souvenirs??? Mesmo sem voar, é magnífico!!!!

Gabriel Prado
Gabriel Prado
11 anos atrás

É triste o descaso da Boeing com sua história.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Gabriel Prado
11 anos atrás

muito pelo contrario, a boing tem um museu muito bacana em seatle inclusive com um concorde.
acho que o problema e que onde a boing esta nao da pra fazer muita coisa, nao tem espaco pra espandir ou construir mais nada, os avioes que la estao ficam expremidos, mais todos sao abertos a visitacao.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Gabriel Prado
11 anos atrás

em tempo,
quem conhece seattle sabe que la chove quase o ano todo, e tudo que fica ao ar livre, nao e facil de manter…..

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

O ano todo não… só uns 6, 7 meses por ano hahah. Aliás faz quase dois meses que não chove aqui!

Eric
Eric
11 anos atrás

Que louco FG…juro que achava que Jumbo era da década de 80….show.