SUPER

SÃO PAULO (parece mentira) – Vejam essas fotos de 1983 enviadas pelo Denisson de Angelis. Era o Superkart, que realizou algumas corridas em Interlagos e no estacionamento do Pacaembu. O público era assombroso. Tentem identificar os pilotos. Sim, garotada, essas coisas já aconteceram por aqui… Mais imagens podem ser vistas no ótimo site “Museu do Kart”.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
6 anos atrás

Boas Flavinho. Vou contar o que eu lembro. O superkart foi idealizado para “promover” o Emerson para a Formula Indy. As corridas aconteciam em Interlagos , com a nata do kartismo e automobilismo nacional.. Em algumas etapas , convidaram alguns pilotos de ponta. Se eu não me engano, o primeiro foi o Mauricio Sala, que deu um show. Ai fizeram a “cagada” de convidar o Airton Sena para participar. Em interlagos, foi um Show, alias, foi um ESTRAGO na categoria, com pilotos tentando tirar o cara da pista de qualquer maneira. Não deu certo. Um tempo depois , teve uma corrida no Pacaembu, com o Senna de convidado novamente. O que conto a seguir , eu presenciei . Airton chega ao Pacaembu com sua malinha e se dirige ao Wilsinho Fittipaldi , apos a classificação, perguntando se poderia treinar, ja que não tinha participado do treino classificatorio. A resposta foi NÂO e que alem de estar impedido de treinar não iria participar da corrida. Claro que iria dar outro show, mas não deixaram. Os xingamentos foram mesmo verdade, mas com toda razão. A corrida foi fantastica, mas não lembro quem ganhou. Abraço.

Arthur Episcopo
Arthur Episcopo
11 anos atrás

Fui na corrida do Pacaembu ! Eu tinha 9 anos e fui com meu pai um dia antes para ver a montagem da “pista” com pneus sendo supervisionada pelo proprio Emerson! Ele sempre foi meu idolo, e ao ve-lo tao de perto eu travei e me submeti a uma das grandes frustracoes (perdoem, meu teclado esta sem acentuacao) de minha vida, que foi a de nao ter tido coragem de me aproximar dele e pedir um autografo…
A corrida no dia seguinte foi fantastica! Me lembro inclusive do Wilsinho fazendo peripecias com um Monza hatch dourado naquela pista antes da corrida!
Bons tempos !!!
E espero ainda ter a oportunidade de chegar perto do cara que me fez amar o automobilismo desde pequeno e ter a coragem de acabar com esta frustracao de 30 anos… (risos)

Heberthy Daijo
Heberthy Daijo
11 anos atrás

Muito bom Flavio, parabens pelo registro. Tive o prazer de conhecer um dos pilotos da equipe Transbrasil, o empresario paulistano Raul Chede, falecido em 2008. Repassei o link aos familiares e amigos, bacana!

walter
walter
11 anos atrás

Saudades demais destes bons tempos onde viamos pilotos deste calibre correndo no pacaembu, com o wilsinho vistoriando a pista com monza hatch como alguem falou acima, mas ninguem lembrou do talento do garoto Paulo Carcasci, que assombou o Emerson nesta corrida, que fim levou este jovem piloto super talentoso ?

Dionisio
Dionisio
11 anos atrás

Sou leitor diário deste Blog desde sempre e fiquei muito feliz em ver minhas fotos publicadas. Eu sou o 50 de Jeans Pool. Como já escreveu o Rodrigo Bernardes ai em cima, no pódio, da esquerda pra direita, eu o Formigão Augusto Cesário, aquele da Cesário Fórmula o Emerson , o Maneco Combacau recebendo troféu do Prof. Rubens Carpinelli, o Abdala e o René Lotfi. Na foto inferior central, eu o Wilsinho, o Renato Russo e o Paulo Regino no falecido Kartódromo de Jacarepaguá, o Maqui-Mundi.
Valeu Flavio Gomes, mesmo sem querer.

Rodrigo Bernardes
Rodrigo Bernardes
11 anos atrás

Não sei se todos aqui sabem disso, mas temos uma categoria de karts antigos no Brasil, a “Vintage Kart Brasil”, e já fizemos 4 corridas desde novembro do ano passado, em pistas como o Raceland em Curitiba, Guaratinguetá, Araraquara… No nosso grid temos karts como o Mini “banheirinha” idêntico ao que o Emerson e o Carol Figueiredo guiaram nos anos 60, bimotores, Mini SS dos anos 70, enfim, fazemos um espetáculo muito bacana. No site do Marcelo Afornali, o Museu do Kart, há várias fotos dos nossos eventos. Eu corro com um Mini Inter 1980, mas já comprei um chassis de Superkart, que pretendo montar com calma para correr no ano que vem. Abraços!

claudio aun
claudio aun
11 anos atrás

O Emerson logo em seguida estas temporadas de super kart voltoua a andar de INDY, e relação peso potencia deu um bom treinamento para ele retornar a uma categoria rapida,na epoca eu trabalhava na staroup que patrocinava ele o Wilson e o Maneco ( sem muita certeza )

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

Esta é uma época que não vai voltar… Antigamente, este era o tipo de entertenimento do povo. Era um evento grandioso, as pessoas planejavam a semana inteira para assistir. Hoje em dia, as pessoas não tem mais tempo/interesse para acompanhar este tipo de evento. Hoje o cara fica entretido com youtube, facebook, twitter, ipod, iphone, itablet, filmes em DVD e BluRay, séries na tv a cabo, videogames, mais um zilhão de coisas da vida moderna que só nos fazem perder tempo…

Alfredo Junior
Alfredo Junior
Reply to  Cristiano
11 anos atrás

Concordo plenamente .

fabiogp5
fabiogp5
11 anos atrás

Maravilhosos todos os depoimentos aqui registrados, eu também assisti algumas provas e era tudo isso mesmo. Mais uma vez o Emerson foi pioneiro participando desse torneio de Superkart. Parabéns a todos !

hendrix
hendrix
11 anos atrás

10 de setembro de……

Há 40 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título na Fórmula 1.
abaixo o documentário “o fabuloso fittipaldi” dirigido por Roberto Farias e Hector Babenco, com trilha sonora composta por Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle e executada pela banda Azymuth.

http://www.youtube.com/watch?v=7kYR9kJaKvg

Há 51 anos um acidente no Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, realizado no circuito de Monza, matava o piloto alemão Wolfgang Von Trips e 13 espectadores.

http://www.youtube.com/watch?v=k0OW44DOqjY

Há 204 anos era lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso do Brasil.

Fabio Pansieri
Fabio Pansieri
11 anos atrás

Prologica, Staroup, Pool…

Para despertar o saudosismo dos que têm mais de 30 anos…

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  Fabio Pansieri
11 anos atrás

Fabio, tens razão! Até dói um pouco lembrar…

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  ALEX B.
11 anos atrás

Quanto ao debacle do automobilismo tupiniquim, só há uma coisa a ser dita: C.B.AAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAAHAHH!!

perillo
perillo
Reply to  Fabio Pansieri
11 anos atrás

Eu até apareço nas fotos! Era magrinho. Legal. Rsrs

Emilcio
Emilcio
11 anos atrás

Esse Superkart não era transmitido pela Record? Me lembro que quando o Bolacha saiu da Globo pra Record, ele narrava de “tudo” (volei, basquete,bolinha de gude), menos futebol (que era do Silvio Luiz). Dentre esse “tudo”, tinham as provas de Superkart aos sábados….

jovino
jovino
11 anos atrás

Diz a lenda que o Senna tentou participar desta prova e foi impedido pelo Emerson. Será verdade!!! Jovino

claudio aun
claudio aun
Reply to  jovino
11 anos atrás

Jovino não é verdade existia o Kart zero que era disponibilizado pelos organizadores a convidados especiais ,na ultima prova do ano o Senna deu umas voltas com o kart do Lian A. Duarte e fez tempo bom mesmo sem ajustar o equipamento asua pilotagem,mas a Tolleman não liberou ele para correr

Toninho F1
Toninho F1
Reply to  claudio aun
11 anos atrás

O Ayrton não quis correr porque como não participava regularmente do campeonato teria que largar em ultimo lugar e por isso foi embora, já no sábado, depois dos treinos classificatórios para a corrida de domingo. Para não ficar chato perante a imprensa e patrocinadores, os irmãos Fittipaldi e Maneco Combacau que eram orgazidores da categoria deram esta desculpa de que a Tolleman, equipe de F1 com quem Senna acabara de assinar contrato para 1994, teria vetado sua participação!

claudio aun
claudio aun
Reply to  Toninho F1
11 anos atrás

estava nos box do Fabio S. Maior Sua excelência o Peru ,e o Senna nem treinou neste dia ,chegou quando os treinos já estavam no fim ,após os treinos andou no Kart do Lian A . Duarte com roupa comum ( sem macacão) somente virou o moleton ao avesso para não se sujar .andou sozinho

perillo
perillo
Reply to  Toninho F1
11 anos atrás

Estamos bem na foto hein Toninho!! Mais o Dorivalzinho.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Culpa da CBA que não faz nada para refazer essas grandes competições.

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Lembro bem dessas corridas de Superkarte.
A Bandeirantes transmitia com narração do Luciano do Valle e tudo.
Foi a fase pre Indy do Emerson.
O cara bicampeão do mundo e correndo de Kart. Isso que é paixão.
Dividia as atenções na emissora com as partidas de sinuca do Rui Chapéu e as lutas do Maguila. Era uma época legal em que a Bandeirantes promovia esportes alternativos.

Sandro
Sandro
11 anos atrás

Se eu não me engano a Bandeirantes transmitiu algumas corridas porque o Emerson estava correndo.

claudio aun
claudio aun
11 anos atrás

Acho que o Transbrasil é Eduardo Homem de melo

Heberthy Daijo
Heberthy Daijo
Reply to  claudio aun
11 anos atrás

Acredito que trata-se do Eduardo Homem de Melo sim! Alias, Raul Chede, que tb correu na equipe patrocinada pela Transbrasil, era genro do Eduardo de Melo Alvarenga, vice-presidente da empresa.

Toninho F1
Toninho F1
11 anos atrás

Eu estava lá… Era “Bandeirinha” da FASP na época, sou o de jaleco da esquerda e participei de todas as provas da categoria. Estava eu, o Flavio Perillo, Sergio Castro e o Dorival Garitta Jr. Todos de jaleco. Bons tempos do Superkart. Na prova do Pacaembu o Senna veio para correr como convidado fez um bom tempo na classificação, mas teria que largar em último por não participar do campeonato, mas por este motivo brigou com os organizadores, xingou todo mundo, e foi embora e não participou da corrida. O Alex Dias Ribeiro, sempre preocupado com segurança, correu com um kart que tinha santo Antonio e cinto de segurança! Hehehe

perillo
perillo
Reply to  Toninho F1
11 anos atrás

Bons tempos, saudades. Foi uma época maravilhosa mesmo!

regi nat rock
regi nat rock
11 anos atrás

Morava pertinho do Pacaembú e também batia ponto.
uma doideira só sem segurança nenhuma e os carrinhos voavam .
Bons tempos…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Coincidentemente o Emerson corre e VENCE.

Não canso de repetir… se o Emerson fosse Italiano ou Ingles seria considerado um Deus do Automobilismo.

Imperador

Paulo Tohmé
11 anos atrás

Eu fui….. Foi o retorno de Emerson às corridas. O que me chamou atenção foi vê-lo de macacão de couro (Staroup), o que é coerente, em se tratando de Kart e que o sujeito pode se ralar inteiro.

adonis
adonis
11 anos atrás

Caraca!! Meu irmão me levou nessa prova do Pacaembú! Eu tinha 6 anos de idade e lembro de ter ficado sentado no gramado perto das escadarias da Charles Muller; lembro-me também de ouvir o pessoal ao redor dizendo que o Emerson tava “quebrado” de grana e tava correndo pra “levantar uma grana”…mas não sei se procede.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
11 anos atrás

Patrocinio da Prológica. Caramba! CP200, CP300, CP400 e CP500.

Rafa
Rafa
11 anos atrás

Que fase boa hem….que não volta mais

Valente
Valente
11 anos atrás

Esses karts tinham o chassis básico da Kart Mini, mas na traseira eram mais largos e tinham dois motores 125 cc, um de cada lado. Eram pesadíssimos e como tinham tração direta, era preciso levantar do chão e dar o “tranco” para pegar. Para facilitar a vida dos mecânicos, a Riomar colocou uma rodinha retrátil que era acionada por um 3o pedal pelo piloto, erguendo um pouco a traseira do kart.
Foi o ínicio também dos karts com carenagem no Brasil.

Rodrigo Bernardes
Rodrigo Bernardes
11 anos atrás

O kart número 50 é do grande piloto e amigo Dionisio Pastore. Em uma das fotos aparecem atrás dele o Wilsinho Fittipaldi e o Renato Russo. A foto do pódio conta com Emerson Fittipaldi, Augusto Cesário, Maneco Combacau, Dionisio Pastore e Renê Lotfi (não sei o nome do piloto da Transbrasil). Na foto do meio Emerson em pé ao lado de seu kart e, à esquerda da foto, Mario Carvalho, dono da Kart Mini. Na primeira foto, que mostra a freada da Curva da Balança em Interlagos, podemos ver, entre outros, o grande Alex Dias Ribeiro no kart 75.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Rodrigo Bernardes
11 anos atrás

E na mesma foto do meio, aparece também o Mário César de Carvalho, filho do “Mário Napa”.

Fabio Farias
Fabio Farias
Reply to  Rodrigo Bernardes
11 anos atrás

É ele !!!

Luciano
Luciano
11 anos atrás

O Emerson Fittipaldi “novinho”.

Dú
11 anos atrás

Eu fui. E todos aplaudiram o Emerson. Foi ai que ele resolveu voltar a correr para valer, dando um pulinho nos EUA fazer uma prova de turismo.
O barato desta prova foi o Wilsinho “vistoriando” a pista num Monza.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to 
11 anos atrás

Verdade Dú. Esse torneio de superkart aconteceu pouco depois do fim da Copersucar-Fittipaldi, numa época que o Emerson já estava se considerando um aposentado. Com as vitórias (se não me engano foram nove) a taça na mão, ele acabou indo correr nos EUA com um March Chevrolet e disso aí surgiu o convite para correr na Indy e que deu início a uma nova carreira dele no automobilismo.

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
11 anos atrás

Lindas fotos, Flavio, de uma época em que o automobilismo no Brasil era tratado com respeito e seriedade.

O Superkart foi criado pelos Fittipaldi, se não me engano. Depois do fim da Copersucar, da carreira de Emerson na F-1, ele passou a competir no Superkart. Identifiquei o capecete do Wilsinho dentre os pilotos, mas no pódio vitória do Emerson, Augusto Cesário, Renato Russo, o primeiro da direita me parece o João Otazu. O de amarelo leva jeito de ser Raul Boesel e o que recebe o trofeu, Paulo de Tarso.

Quantos acertei e quantos errei?

Um abraço.

marcelo
marcelo
11 anos atrás

eu assitia pela tv record com narraçao do luciano do valle

claudio aun
claudio aun
Reply to  marcelo
11 anos atrás

a transmissaõ era da Band