MENU

quarta-feira, 24 de outubro de 2012 - 12:30Autódromos, F-1

LINDA, LINDA, LINDA

SÃO PAULO (vai ser a melhor do ano) – Excepcional o traçado do Circuito das Américas em Austin, “inaugurado” domingo com umas voltas de Mario Andretti na Lotus 79, o carro de seu título de 1978. Aqui, um parêntese. Por mais que um carro de corrida seja cuidado, preservado, acariciado, como fica ruim depois de um tempo parado! Pobre Mario, teve de aguentar a barata falhando o tempo todo! Mas deve ter sido divertido.

O circuito é maravilhoso. Longo, com relevo acentuado, curvas cegas, grandes retas, cotovelos, curvas de alta, e nenhum grande arroubo arquitetônico exibicionista, como aquelas coisas da China ou do Bahrein. Ou seja: foi feito para impressionar quem guia, não quem está vendo as imagens pela TV. Esse GP dos EUA tem tudo par se firmar no calendário, no que depender da pista. Tomara que caia no gosto da gente da região.

Aqui tem uma volta um pouco mais rápida, com o D’Ambrosio e um carro mais moderninho da Renault.

147 comentários

  1. Mario Gasparotto disse:

    APesar do carro ser antigo o velho Mario não exitou em pisar fundo no acelerador. Esse é um dos maiores! Acho que os pilotos vão elogiar o traçado mas cair de pau no asfalto.

  2. Flavio Bragatto disse:

    O velho Mario, depois de sair da Indy, foi andar de Oldsmobile com a dona patroa… aposentou.

    Foi um barato ver o campeão da casa, pilotanto o proprio carro do título, mas não tem nada a ver… ele não é mais piloto…

    … já se fosse o Emerson Fittipaldi… este vídeo, teria 2/3 do tamanho, pq aquele vai ter volante no caixão qdo morrer.

  3. eduardo disse:

    lembra as pistas antigas com curvas cegas e pouca area de escape alias na epoca da carte tinhamos laguna seca entre outros e não essas gambiaras que a indy usa atualmente

  4. Cesar disse:

    Entao, parece que os texanos estao empolgados mesmo. Os ingressos jah estao esgotados no site oficial, o maldito ticketmaster.

  5. Luciano Saraiva disse:

    Bem que poderia passar um furacão por lá e ter de fazer um de emergência em Laguna!
    O traçado, apesar de divertido, não tem nenhuma freada de travar os traseiros ou fumaçar os dianteiros.
    Andei no game oficial tb, mas os carros do game são 4X4 praticamente rs

  6. Celio Ferreira disse:

    Flavio antigamente , decada de 70 e 80 , quando a pista era nova tinha um treino extra na quinta feira, e agora vão direto na sexta sem conhecer?????

  7. Levi Davet disse:

    O problema é que a “gente da região” são texanos, que gostam de correr em círculos.

    Gostei do traçado, mas prefiro a pista do Algarve, mais desafiadora.

  8. Adilson disse:

    Pô Flávio, o carro deu uma falhadas na partida da volta, mas, durante a própria, o motor embaralhava quando saía da faixa de giro ideal, ou seja, o sr. Mário polpou o motor antiguinho, e não precisou buscar os limites atuais de seus reflexos…

    • Luiz Ronaldo disse:

      De fato vovô Andretti se segurou até a metade da volta, mas na reta mais longa se empolgou e até se afobou na redução… não tem jeito, piloto é piloto pro resto da vida. O pessoal da Lotus deve ter ficado de cabelo em pé com a possibilidade de quebrar uma engrenagenzinha sequer. hahuahuaha.

  9. guilherme disse:

    gostaria de saber quem é o piloto de capacete preto e dourado no inicio do video, pois o Mario estava com o capacete prata e vermelho, não sei o motivo da montagem, ou foi só para atiçar a curiosidade???

  10. Thiago Azevedo disse:

    Parece ser gostosa de guiar. Mas possui muitas curvas lentas, de baixa. As de velocidade mais alta são em momentos de retomada de velocidade. Não é aquela pista que o piloto entra forte numa curva de alta e diz “fudeu, não vai dar certo” mas aí ele acerta o carro e diz “ufa, essa deu”.
    Mas gostei, muito boa!

  11. PRNDSL disse:

    Não gostei da falta de área de escape no final da primeira reta ( a menor, não a principal ) tem um muro bem próximo de frente até a saída da curva para a esquerda…

  12. Roberto Martinez disse:

    Pelamor….um post com uma pista que relembra as boas e mais antigas…a Lotus 79, a “verdadeira” preta e dourada (da 1º fase de 72 a 78…) , Mario Andretti, com a idade que tem , com tudo que já guiou e venceu….é o post com maior nº de comentários estúpidos que já vi por aqui, digamos, na fase mais popular deste blog…quanta besteira comentada, salvo um ou outro…

    • Zé Zanine disse:

      Coberto de razão o Roberto Martinez.
      Pô o Andretti tem mais de 72 anos, o carro tem 34, a pista é maravilhosa como o Flávio Gomes coloca, traçado para “pilotos”!
      E esse monte de comentário cretino, que saco!

    • Hugo disse:

      Concordo totalmente…vim ler os comentários esperando elogios a melhor nova pista em décadas, e a maioria dos comentários é de nível lamentável…a internet esta infestada de corneteiros cujo hobby é criticar tudo e qualquer coisa, mesmo sem entender nada do assunto..

    • Luiz Ronaldo disse:

      Sabe como isso se chama? Geração Playstaion… a turma dos “super-simuladores” esquece às vezes que, na vida real, o buraco sempre será mais embaixo.

  13. Edu Guanaes disse:

    Na boa, os carros da F1 atual deveriam regredir uns 20-25 anos, pu.. carro lindo! e o ronco? A FIA tem “medo” da mudança dos motores por causa do ronco que vai ficar feio mas vai comparar os de hoje com este ai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>