LINDA, LINDA, LINDA
SÃO PAULO (vai ser a melhor do ano) – Excepcional o traçado do Circuito das Américas em Austin, “inaugurado” domingo com umas voltas de Mario Andretti na Lotus 79, o carro de seu título de 1978. Aqui, um parêntese. Por mais que um carro de corrida seja cuidado, preservado, acariciado, como fica ruim depois de um tempo parado! Pobre Mario, teve de aguentar a barata falhando o tempo todo! Mas deve ter sido divertido.
O circuito é maravilhoso. Longo, com relevo acentuado, curvas cegas, grandes retas, cotovelos, curvas de alta, e nenhum grande arroubo arquitetônico exibicionista, como aquelas coisas da China ou do Bahrein. Ou seja: foi feito para impressionar quem guia, não quem está vendo as imagens pela TV. Esse GP dos EUA tem tudo par se firmar no calendário, no que depender da pista. Tomara que caia no gosto da gente da região.
Aqui tem uma volta um pouco mais rápida, com o D’Ambrosio e um carro mais moderninho da Renault.
APesar do carro ser antigo o velho Mario não exitou em pisar fundo no acelerador. Esse é um dos maiores! Acho que os pilotos vão elogiar o traçado mas cair de pau no asfalto.
O velho Mario, depois de sair da Indy, foi andar de Oldsmobile com a dona patroa… aposentou.
Foi um barato ver o campeão da casa, pilotanto o proprio carro do título, mas não tem nada a ver… ele não é mais piloto…
… já se fosse o Emerson Fittipaldi… este vídeo, teria 2/3 do tamanho, pq aquele vai ter volante no caixão qdo morrer.
lembra as pistas antigas com curvas cegas e pouca area de escape alias na epoca da carte tinhamos laguna seca entre outros e não essas gambiaras que a indy usa atualmente
Entao, parece que os texanos estao empolgados mesmo. Os ingressos jah estao esgotados no site oficial, o maldito ticketmaster.
Bem que poderia passar um furacão por lá e ter de fazer um de emergência em Laguna!
O traçado, apesar de divertido, não tem nenhuma freada de travar os traseiros ou fumaçar os dianteiros.
Andei no game oficial tb, mas os carros do game são 4X4 praticamente rs
Qual seria o game “oficial”?
Codemasters’ F1 2012.
O game é lindo, lindo.
Mas é com carros de rally.
Tem demonstração de graça pra baixar.
Eu vou supor que você esteja jogando com todas as ajudas ligadas…
Flavio antigamente , decada de 70 e 80 , quando a pista era nova tinha um treino extra na quinta feira, e agora vão direto na sexta sem conhecer?????
Sim, treino de quinta não existe mais há séculos.
Pelo menos aqui, até a etapa de 1980 em Interlagos, havia sim treino de quinta, regularmente, não só quando as pistas eram novas. essa prática das pistas novas surgiu depois. Aliás, treino nas quintas tinha ingresso único e independente de setores.
Então não é há tantos séculos como o mala aí em cima disse…
O problema é que a “gente da região” são texanos, que gostam de correr em círculos.
Gostei do traçado, mas prefiro a pista do Algarve, mais desafiadora.
Pô Flávio, o carro deu uma falhadas na partida da volta, mas, durante a própria, o motor embaralhava quando saía da faixa de giro ideal, ou seja, o sr. Mário polpou o motor antiguinho, e não precisou buscar os limites atuais de seus reflexos…
De fato vovô Andretti se segurou até a metade da volta, mas na reta mais longa se empolgou e até se afobou na redução… não tem jeito, piloto é piloto pro resto da vida. O pessoal da Lotus deve ter ficado de cabelo em pé com a possibilidade de quebrar uma engrenagenzinha sequer. hahuahuaha.
gostaria de saber quem é o piloto de capacete preto e dourado no inicio do video, pois o Mario estava com o capacete prata e vermelho, não sei o motivo da montagem, ou foi só para atiçar a curiosidade???
pode ser reflexo do prata do capacete do Mario, já que o carro é preto e dourado
Parece ser gostosa de guiar. Mas possui muitas curvas lentas, de baixa. As de velocidade mais alta são em momentos de retomada de velocidade. Não é aquela pista que o piloto entra forte numa curva de alta e diz “fudeu, não vai dar certo” mas aí ele acerta o carro e diz “ufa, essa deu”.
Mas gostei, muito boa!
rs. É isso.
Não gostei da falta de área de escape no final da primeira reta ( a menor, não a principal ) tem um muro bem próximo de frente até a saída da curva para a esquerda…
Pelamor….um post com uma pista que relembra as boas e mais antigas…a Lotus 79, a “verdadeira” preta e dourada (da 1º fase de 72 a 78…) , Mario Andretti, com a idade que tem , com tudo que já guiou e venceu….é o post com maior nº de comentários estúpidos que já vi por aqui, digamos, na fase mais popular deste blog…quanta besteira comentada, salvo um ou outro…
Coberto de razão o Roberto Martinez.
Pô o Andretti tem mais de 72 anos, o carro tem 34, a pista é maravilhosa como o Flávio Gomes coloca, traçado para “pilotos”!
E esse monte de comentário cretino, que saco!
Concordo totalmente…vim ler os comentários esperando elogios a melhor nova pista em décadas, e a maioria dos comentários é de nível lamentável…a internet esta infestada de corneteiros cujo hobby é criticar tudo e qualquer coisa, mesmo sem entender nada do assunto..
Sabe como isso se chama? Geração Playstaion… a turma dos “super-simuladores” esquece às vezes que, na vida real, o buraco sempre será mais embaixo.
Na boa, os carros da F1 atual deveriam regredir uns 20-25 anos, pu.. carro lindo! e o ronco? A FIA tem “medo” da mudança dos motores por causa do ronco que vai ficar feio mas vai comparar os de hoje com este ai
Falando em pistas boas, por que tiraram a Turquia da F1?
E Algarve, em Portugal?
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E fica num dos lugares mais bacanas dos EUA.
Me fez lembrar o Emerson em Interlagos, 2010.
E em interlagos este ano, será que algum piloto brasileiro irá andar com algum carro F1 antigo? Foi muito bom ver Emerson e Piquet com seus respectivos carros.
Americanos adoram curvas cegas, Laguna seca e mais outra que nao lembro agora, seria mid-ohio? eu tb acho o maximo.
Mid-ohio mesmo. Se não me engano, tem uma curva para a direita que começa subindo e você não vê o final dela.
Só tenho 03 palavras para exprimir o que sinto por todos esses comentários e gracinhas mal-humoradas:
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CTRL + ALT + DEL
Mas isso é para reiniciar o sistema!
Burro! kkkkkkkkkkkkkkkk
Você não dirige quando está assim não, né?
essas “falhas” não seria por causa da diferença de combustível? afinal são 30 anos de diferença e deve ter mudado.
Pelo menos no jogo f1 2012 é uma pista pra macho! Principalmente despois da sequencia becket tem uma curva cega em subida e a reta em decida! Muito boa!
Na realidade, quem pilotou foi o Mario Bros. e não o Mário Andretti.
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Daí a performance pífia.
Cara, tu é muito mal-humorado, meu.
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E ainda quer bancar uma de Flávio Gomes nas respostas, você nem é jornalista!
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Vá criar um blog seu.
O cara está tão maus que responde para ele mesmo!
Hahaha, pode internar!!!
Li alguns comentários detonando a pista, ams discordo!
Na minha opinião, há 3 excelentes pontos de ultrapassagens, ainda que não houvesse a asa móvel, daria pra passar com certa facilidade!
Aguardem a corrida críticos, pois verão o quão movimentada será a corrida!!!
Vai dar pra nos divertir.
Seria o MAL-HUMORADO o alter-ego do FG?
Acho que não.
O cara é demente demais. O Flávio e bem mais inteligente.
Mesmo se tiver falhando carro antigo de corrida é coisa maravilhosa de se ver. Hummmmm sente as reduzidas…
Cazzo, todo mundo fica falando “ah, ele não acelerou”… Vocês querem o quê? É uma exibição apenas, o homem não está disputando o GP do Canadá de 1978. O carro é mais velho que muitos de nós e o campeão mundial que o guia e o conhece muito bem é um senhor de 70 e poucos anos. Ow povo ranzinza!!
E ele nem pode parar de pilotar aos 70, porque tem aquela história do Fator Previdenciário do INSS, com o percentual redutor de salário.
Porém, aqui mesmo, num vídeo postado pelo FG vemos o Fangio com mais de 70, pilotando uma baratinha da década de 30 dando uma canseira num novato pilotando um F1 da década de 90! Isso tudo numa exibição também.
Quem gosta de velocidade gosta pela vida toda. E é raro ter a oportunidade de pilotar em um autódromo de graça.
Na rua, para quem tem muito juízo e sabe o que está fazendo, é pra dirigir!
Mario Andretti. Macho. O homem pilotou – e venceu – qualquer coisa com motor e no mínimo duas rodas, e nem duvido que só com uma. Pra esse eu pago pau mesmo. Um lado meu entende o Lauda e seu medo no Japão em 76, mas o outro delira com o “sou piloto, não sou poeta” do Andretti.
Parece que o circuito é bom, mas o evento em si não sei, já que o comandande cuco maluco da F-1 escolheu a mesma data da ultima corrida do Chase.
Mesmo assim não sobrou um ingresso para vender. Ta esgotado!
A principio, achei uma porcaria igual Korea.
Só curvas cegas.
Espero que pra valer, seja diferente.
Concordo com o Felipe.
Espero estar enganado.
Concordo com vc Mr. Goma: vai ser legal o GP das Américas!
Quanto ao ruido estranho da Lotus nas mãos do Andretti, culpe o pé muito leve do piloto. Não chegou ao máximo RPM para cada local por culpa unica da cautela do ítalo-americano.
Alias, considero a escolha no minimo estranha pois o cara é um tremendo navalha. Nem sei como não errou as marchas como fez no treino de F1 que assisti uma vez em Interlagos onde ele quebrou a caixa de marchas logo no primeiro dia de treinos… Na abertura de sua primeira flying lap.
Vai lá e faz melhor.
Nossa, Mauricio, você manja muito de automobilismo!!! O “navalha” ganhou só a Indy-500, a Indy regular, o campeonato de F1, Le Mans, Daytona, corridas na Nascar… foda mesmo é você, ó sumidade das pistas.
Mas ele realmente quebrou uma caixa de marchas na minha frente, bem na reta de largada no momento em que acelerava para a abertura da fying lap. Lembro-me que toda a torcida que estava nas numeradas em frente aos boxes vaiou legal.
O carro era também uma Lotus, pintada de verde e dourado e salvo alguma falha de minha memória, comecinho dos anos oitenta, já que não me lembro o ano certo… Ah! É claro! Último GP em SP antes da mudança para Jacarepaguá – RJ.
Se foi acelerando, o cambio quebrou por fadiga… Se fosse reduzindo até que tudo bem…
Não. Foi nitidamente na mudança de terceira para quarta marcha. Ele perdeu o ponto e arranhou legal. Voou óleo!
Confundiu o pai com o filho…
Sem mais…
Na mosca!!…..Aquele era/foi o Michael Andretti!
Aaaanh! Ta explicado….
Paisagem bonita, mas…
Tilkodromo tipico. Retas curtas tipo brochada adolescente. Quando atinge a velocidade máxima já tem de frear e reduzir. Talvez tenha um único ponto de ultrapassagem, e só.
Quanto ao Maniaco da Primeira Volta, tenho certeza que encontrará um meio de fazer seus já infames strikes na inversão de sentido e altura do final da reta… E acho que outros pilotos menos favorecidos também.
Tirando o mau humor e as gracinhas, circuito interessante, seletivo e travado como todos os traçados feitos por Herman Tilke.
Quanto à pista, que saudade de Zeltweg e da Hockenheim que esse elemento chamado Hermann Tilke mutilou.
Tilke foi o projetista do Circuito das Américas. Muita calma nessas horas. Ele acertou em Istambul com a Curva 8 (embora fosse um elefante branco). Vamos esperar que seja uma corrida legal… em videoteipe!
ESTA LOTUS É IMORTAL,FIQUEI ARREPIADO E VALEU CADA SEGUNDO.
Droga. Coloquei no alfabeto Grego e deu pau no windows…
Se essa Lotus é imortal, pelo jeito o velho Motor Cosworth deve estar pagando pena no purgatório…
Das tranqueiras que esse individuo do Tilke fez, essa é a menos ruim. O cara precisa comr muito feijão ainda pra chegar ao nivel dos circuitos antigos como Interlagos, Spa, e claro, Nurburgring.
Mas o carro da Lotus é maravilhoso. Um dos mais belos F1 da História com certeza. E a escolha do piloto foi sensacional, um dos maiores pilotos da história. Ganhou tudo nos EUA, é respeitado por seus pares e ainda fez bonito na F1. Grande Mario !
Concordo em gênero, número e grau. O Mario é uma lenda viva, não só respeitada pelos seus pares, mas pelos seus ímpares, também.
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Já o Rubinho, com seu fã-clube organizado pela jogadora Hortência…
Se manca, ô “mala-humorado”, raspa fora daqui, esse blog não é teu não.
Vá fazer um tricô com a Patroa, bater um bolo de caixinha, qualquer coisa…
A pista parece mesmo muito legal mas como alguém já comentou aqui foi uma péssima idéia colocar a corrida para o mesmo dia da última prova do campeonato da Nascar. A cobertura da mídia será mínima.
Flavio e amigos, as outras categorias (Indy, Nascar… ) podem usar esse circuito? Ou será que tem contrato de exclusividade como interlagos? Pergunto isso pq se as outras categorias correrem la, tem tudo pra essa pista cair no gosto dos americanos… se for só a F1, não sei nao…
Maravilha de pista! Estou aqui tremendo de vontade de acelerar nela. Pode ser até patinete motorizado.
Salve o mundo livre do Tilke que o pariu!
Flávio, você sabe como está (ou como ficou) a negociação para a transmissão pelo Sportv?
Eu sei que não é muito parâmetro, mas no jogo de PS3 essa pista é uma das mais legais e mais difíceis.
Uma coisa que o Lito Cavalcanti disse e eu concordo é que quando o Tilke faz uma pista sem pensar exclusivamente em ultrapassagens, ela fica muito boa. Vide Turquia.
Já dei várias voltas nele no jogo F1 2012 para playstation 3 e digo que é uma pista ótima para se divertir. Impressiona pelas retas e pelas curvas de alta.
Na curva 8, quando girei o Joystich do meu Atari, o Lotus foi prá fora e levantou poeira.
Jura?Sério??
Que merda que é “Joystich”?
É um rudimentar aparelho com um botão de aceleração e uma haste no sentido frente-tras, direita-esquerda para controlar a direção dos games e que fazia o delírio da moçada na rua quando era jovem.
Além, é claro, dos capítulos do Speed Racer. Era um tal de cada marmanjo correr para dentro de casa e assistir o Mach 5 contra o caminhão-mamute, ou o antológico episódio do Motor GRX no carro N. 9 do Corredor X.
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Não não se preocupe, não é do seu tempo.
Joystick irmão.
E todos os modernos são Joysticks também
Quanto aos desenhos animados, realmente saudade, porém o que você descreveu tem outro nome:
JOYSTICK
Notaram que o circuito tem uma curva parecida com a famosa Curva 8 do Istanbul Park da Turquia? Só que do lado contrário. Espero que esse novo circuito proporcione boas corridas, mas fiquei com a sensação de que talvez seja igual Barcelona, não muito bom para ultrapassagens. O que acham?
Se não houver overtakes, acho que o Felipe Passa vai entrar nos boxes para ceder o lugar ao El Herdón de Las Astúrias…
Um retão desses com um hairpin na entrada e outro na saída + KERS + DRS = record de ultrapassagens.
Pena que veremos depois do Fantástico e da fantástica dieta do fofômeno!
Um retão no meio de hairpins é marca registrada do Tilke. Se não tivesse esse hairpin na entrada, se a curva fosse menos acentuada certamente teríamos mais ultrapassagens.
Como em Interlagos, que a entrada da reta não é a la Tilke, então no “S” há muitas ultrapassagens, tanto que a F1 nem usou o DRS na reta ano passado, pq não precisava.
acho que precisa trocar o cabo de vela ou o platinado…
O meu valente Corsa Classic tem vela (04), mas platinadao que eu saiba não.
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Só porque meu carro é popular e com carnê de 60 prestações, no meio de tantos colegas aqui que andam de Corolla prá cima, sinto-me totalmente deprimimido.
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Mas chegará o dia, em Abril de 2013, quando receber a Participação nos Lucros da Sabesp em que instalarei o Ar-Condicionado, os vidros elétricos e, claro, o som do carro. Mas não será som de mano, com aquelas 50 alto-falantes em cima da Saveiro rebaixada e conduzida por um bonezinho virado prá trás (o motorista pela baixa estatura é impossível de ser identificado).
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Serão apenas 04 triaxiais Bravox e um Pioneer simplezinho. E dará conta do Recado. Meu Classic Fase II vai ‘chacoalhar’ de alegria.
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Enquanto março não chega, continuem tripudiando meu valente Classic.
KERS?? DRS ?? Meu popular nem tem ABS…
Tilke tinha falado que este circuito traria um apanhado das melhores curvas do mundial. Temos algumas puxadas que ele criou (como as 4 pernas da Turquia), assim como algumas mais tradicionais. Eu vi uma volta no F1 2012 e ele é fora de serie. Conseguiu ficar melhor que o da India, que tb é muito bom. Quero agora é pilotar no simulador!!
No meu Odissey o carro trepidou muito nas curvas.
E ae, vai passar no SporTV ao vivo ou não?
Torço para que seja um fracasso.Alias,torço para que tudo oque seja feito nos eua fracasse.
Gracias por su participación, Osama.
Pena que seu computador (provavelmente Intel + Windows = EUA) não fracassou antes de vc postar essa merda.
Malucão, o Windows pode ser “alternativo” e processador chingue lingue. Nesse caso, a verba não foi exatamente para os ianques.
Impreciona a quantidade de asfalto fora da pista, ok, aumenta a segurança e tal… mas premia o mal piloto, que erra e volta pra pista como se nada acontecesse. .. Carro de corrida antigo é triste, deve ser difícil manter as especificações como na época que corria, viscosidade de óleo, octana de gas, pneus, ignição, além de regular os carburadores… Esse item, só poucos hoje devem ter a manha, hehehe
Esse carro já tinha injeção indireta!
Muito legal a iniciativa de colocar o grande Andretti na pista.
A coisa começou bem!
Valeu
Na primeira imagem da reta, quando mario esta saindo pra primeira volta, aquele aclive me lembrou kyalami,
Vce correu em que ano na Africa do Sul?
Ele tá certo!
Deve ter visto pela TV o retard!
Show de buela a pista!
Pena que o Mario estava meio, digamos, conservador demais.
FG, que pneus esses carros antigos usam para fazer essas exibições?? Há uns pneus traseiros gigantes, e ainda as bizarras 6 rodas da Tyrrel P34, com os 2 traseiros enormes e os 4 dianteiros pequeninos. As fábricas fazem pneus para esses carros ainda, ou eles tem que adaptar de alguma forma?
Remold 165/70 R 13.
Nesta apresentação do Lotus 79 me parece que foi de pneus AVON