PAROU

SÃO PAULO (com estilo) – Nunca é legal quando o melhor naquilo que faz resolve parar. Para os fãs da F-1 em particular, é claro que ficou uma ponta de melancolia no anúncio de Schumacher, hoje. O alemão vai parar. Ao menos com a F-1.

Era esperado. As especulações sobre uma possível sobrevida na Sauber ou na Ferrari, eu diria, foram mais um desejo de muita gente do que propriamente uma possibilidade concreta. Eu mesmo acharia legal vê-lo na Ferrari com Alonso. Na Sauber, idem. Aquela coisa de voltar a casa que lhe deu um teto no começo e tal.

Mas há limites para demonstrações de gratidão e querência, na F-1. Na verdade, não há muito espaço para isso. Nos três anos de sua volta à categoria, Schumacher foi um bom piloto. Competitivo, veloz, combativo, dedicado e… imperfeito. Aí, para muitos, estaria seu erro: voltar para ser imperfeito.

Tudo bobagem. Schumacher é o melhor piloto de todos os tempos, isso não se discute. Não deixou de sê-lo porque em três anos de Mercedes, já entrado na idade do lobão, não conseguiu vitórias ou títulos. Na Red Bull, conseguiria. Na McLaren, possivelmente. Mesmo velhinho e num time oscilante, andou sempre entre os primeiros. Fez uma “quase pole” em Mônaco, ganhou um troféu em Valência e bateu roda com a molecada em todas as corridas. Fez o que dava para fazer.

Michael é um exemplo para o esporte por sua perseverança, dedicação, profissionalismo, talento, garra, lealdade, paixão, comprometimento. “Não, Gomes, esse aí era o Senna!”, vai choramingar alguém. Não, meninas e meninos, Senna não é detentor exclusivo de virtudes. Schumacher é tudo que Senna foi e muito mais: centrado, eficiente, corajoso na tomada de decisões (aceitar a Ferrari, naqueles tempos, foi a mais corajosa de todas; voltar a correr foi outra) e, com uma carreira longa, soube se manter no auge durante muito tempo, sem sinais de decadência. Parou por cima da primeira vez. Parou com dignidade agora.

Os números de Schumacher não deixam dúvidas sobre quem é o maior (ou melhor, como queiram) de todos os tempos na F-1. Seus três anos discretos de Mercedes não fizeram cócegas nas estatísticas. É muito difícil que alguém chegue perto do que ele conseguiu: recordes de vitórias, poles, pódios, pontos, melhores voltas, títulos, voltas na liderança, vitórias e pódios consecutivos, corridas seguidas na zona de pontos, número de vitórias por temporada, tudo, praticamente. Um fenômeno esportivo.

No comunicado oficial da Mercedes, algumas frases mostram bem quem é esse piloto que teve peito para sair de uma aposentadoria confortável (e meio perigosa, com aquele negócio de correr de moto) e colocar em risco a reputação. Algo que eu, sinceramente, acho que nunca aconteceu. Mas muita gente só encara a vida desse jeito: é preciso zelar pela reputação, imagem é tudo. Outra bobagem.

“Decidi parar (…) embora eu ainda seja capaz de competir com os melhores pilotos do mundo. Isso me deixa orgulhoso e é por isso que jamais vou me arrepender de ter voltado.”

“Nas últimas semanas, me perguntei se ainda teria a motivação e a energia necessárias para continuar. Não é meu estilo fazer nada se não estiver 100% convencido de que devo fazer. A decisão de parar faz com que eu fique aliviado quanto a essas dúvidas.”

“É evidente que não conseguimos nestes três anos desenvolver um carro capaz de lutar pelo título. Mas também é muito claro que eu posso me sentir feliz por tudo aquilo que consegui na F-1.”

“Nos últimos seis anos aprendi muito, inclusive sobre mim, e sou grato a isso. Aprendi que a derrota pode ser muito mais difícil e instrutiva que a vitória. Algo que perdi de vista nos meus primeiros anos. Aprendi que você tem de saber ser feliz apenas por se sentir capaz de fazer aquilo que ama. Aprendi que você tem de viver com suas convicções. Abri meus horizontes e estou bem comigo mesmo.”

“E, enfim, em algum momento chega a hora de dizer adeus.”

Essas frases todas, se fossem colocadas na boca de Senna (“Gomes, por que você fala tanto do Senna?”, vão perguntar; porque é óbvio que será o tom dos comentários, então poupo o trabalho de ficar respondendo aos histéricos e histéricas em geral), seriam consideradas mantras para a eternidade. Aqui no Brasil é assim. Não são muitos os que sabem apreciar o talento de um estrangeiro, quando se trata de esporte, e o ressentimento com o sucesso “dos outros” é latente — e babaca.

São algumas frases de efeito, pontuadas por um clichê aqui e outro ali, mas sinceras. É difícil escapar dos clichês quando se chega a um momento tão marcante, a despedida depois de quase duas décadas num esporte duro e massacrante.

Schumacher, ao contrário do que muitos aqui acreditam, sai por cima. Que seja feliz naquilo que escolher para fazer o resto da vida.

Subscribe
Notify of
guest

1K Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Benito Ciolin Zamith
Benito Ciolin Zamith
11 anos atrás

kkkkkkkkkkkk…esse Flávio Gomes é um brincalhão, Schumacher, o melhor piloto de todos os tempos, nem na alemanha ele é considerado tal.

Que foi um grande piloto sim, mas na sua frente têm pelo menos 8 que foram muito mais pilotos do que ele, falo no “BRAÇO”, e não em estatística.

Schumacher, ganhou o que ganhou graças à “BLINDAGEM” que foi feita pela Ferrari para que só ele ganhasse os títulos, obrigando o pobre do Barrichello a praticamente correr por ele.

Quem tiver alguma dúvida é só ver a temporada em que ele se acidentou e quebrou a perna, fazia todas as poles, seu companheiro de equipe Eddie Irvine, largava em posições intermediárias do 8º ao 14º lugares. “Coincidentemente” após o acidente, Irvine, começou a fazer poles, quando não fazia, largava sempre na primeira fila, chegou à brigar pelo titulo, mas inexplicavelmente na útlima corrida que precisava da ajuda de Schumacher (que por sua vez, já estava liberado para voltar a correr desde as quatro corridas anteriores, porém insistia em dizer que ainda não estava pronto), voltou fez a pole, e mais uma vez inexplicavelnte, Irvine, voltoua largar mal, na 12ª posição.

A maior prova do que estou escrevendo pode ser encontrada na corrida (não me lembro a qual) em que Barrichello ficou com o carro no cavalete protagonizando a cena mais hilária já vista na F1, pq teria dito que não facilitaria mais as ultrpassagens de Schumacher.

Parou??? Parou tarde, suma e nunca mais volte.

Paulo Pinto
Reply to  Benito Ciolin Zamith
11 anos atrás

Os números não caem do céu. São conquistados no braço.
Se essa “blindagem” foi tão boa, porque não a repetiram com Alonso? Escudeiro obediente ele tem.
Irvine nunca fez uma pole na F-1.
Carro do Barrica no cavalete? Partindo da Ferrari, nada mais me impressiona.

Parou antes. Poderia ficar mais e atazanar um mal-informado como você.

Daniel Faria
Daniel Faria
11 anos atrás

Não vejo nada de errado com o desempenho do Schumacher no seu retorno. O cara não conseguiu ganhar corridas, mas o carro também é fraco. O companheiro dele conseguiu mais pontos, é verdade, mas a motivação é a mesma? A velocidade foi a mesma, basta comparar os tempos de volta, se não fosse pelas punições, Schumacher estaria melhor em posições de largada. E as quebras do carro? Não ajudou a piorar a sua motivação? Mas o que achei bonito foi sua despedida, não reclamou da equipe, e de ningúem, só culpou ele mesmo. Já foi um exemplo para muitos que acham que o interessante da vida é só ganhar. Ele mesmo aprendeu com seu retorno. Schumacher, sem dúvida o melhor.

Paulo Pinto
Reply to  Daniel Faria
11 anos atrás

Análise consciente, isenta e apurada acerca do retorno de Schumacher. Acrescento apenas que ele fez o máximo que lhe era possível, diante das limitações da idade e do equipamento.
Está se despedindo como um verdadeiro campeão: sem mágoas ou ressentimentos.

Com certeza, Daniel: “Schumacher, sem dúvida o melhor.”

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

O Carro não é Fraco, tanto que rosberguinho já faturou uma este ano….o problema da mercedes foi desprezar o carro que era desenvolvido p/ Nico no começo da temporada e tentar a todo custo livrar a cara do Schumacher fazendo um carro com as características dele(Dick)……..deu no que deu…..Schumicher não acompanhou e ainda por cima tiraram a chance de Nico e a pr´pria equipe de conseguir melhores resultados……
Esta sim é uma análise pura e isenta de qualquer coisa, caros amigos..

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Maldonado também já faturou uma este ano e vive correndo no meio do pelotão. Isso não serve de parâmetro.
O carro da Mercedes é fraco, com alguns lampejos de melhora.
Livrar a cara de quem? Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! (sete risos pra ficar bonito).

Paulo Pinto
11 anos atrás

Lito Cavalcanti (pegando uma carona com Napoleão), lapidou a frase definitiva sobre Schumacher:
“Pilotos! Do alto deste capacete, sete títulos vos contemplam!”

Lente de Aumento
Lente de Aumento
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Dizem que o lito considera Senna, Clark e Fangio melhores que Schumacher…

Segafredo Zanetti
Segafredo Zanetti
Reply to  Lente de Aumento
11 anos atrás

Sim Lente, ele já falou isto no Sport tv algumas vezes…..entre os especialistas no esporte a posição de Maior/Melhor é quase unanime em apontar Senna.
Abraço

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo Zanetti
11 anos atrás

Senna, Clark, Fangio e todos os demais, estão incluídos na palavra “Pilotos”, que faz parte da frase lapidar de Lito Cavalvanti.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo Zanetti
11 anos atrás

Inclusive o bordão “Schumacher é Fake” tbm é dele Lente.

Ale
Ale
11 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=usUQ4-pNr2s

Um videozinho legal …
A música não foi feita para o nosso grande e maravilhoso Ayrton Senna MAS a letra é perfeita p/ ele.
ole ole ole Senna Senna!!!! \o/

Paulo Pinto
Reply to  Ale
11 anos atrás

Ale, você deve estar muito sonolento para não perceber. O post é sobre o maior piloto da história da Fórmula-1.

Vai dormir……………………

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Vai passear garoto…
VC não precisa ler o que eu escrevo não ….
O maior piloto da história da Fórmula-1 = AYRTON SENNA.

Paulo Pinto
Reply to  Ale
11 anos atrás

Vocês muito me divertem! Conseguiram amenizar a notícia da despedida de Top Seven. Teve momentos que cheguei a chorar de tanto rir!

Dois problemas estão surgindo no horizonte e vocês vão ter que encarar: Vettel e Alonso. Dois campeões que já estão detonando algumas marcas de Senna.
Novos embates estarão à vossa espera.

Sairei da arquibancada e assistirei à distância.
Boa sorte. Vocês vão precisar.

Segafredo Zanetti
Segafredo Zanetti
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Vc ainda não acordou Pinto? não importa se alguém algum dia vai bater marcas ou numeros…seja de Senna, schumicher….ou outro qualquer.
O que realmente vale é o valor que Senna alcançou, isto sim é inatingível pra qualquer outro. Duvido, duvido mesmo que haja outro piloto com o talento e aurea alcançado por Ayrton em todo o planeta, queira vc ou não não sã os pachecos só que semeiam tal idolatria…. Já falei pra alguém e dig pra vc também: pegue as 10 maiores corridas que vc julga espetacular do Schumi e compare(se quiser) com as 10 maiores de Senna…..é COVARDIA meu amigo,mas podemos fazer assim: te mostro 10 do Senna antes da fase Mclaren ok?
Grande abraço a vc Pinto….o mais recalcado fã de Schumi…

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo Zanetti
11 anos atrás

Gilles Villeneuve é considerado até hoje, como um dos melhores pilotos da categoria.
Ayrton Senna é considerado o melhor de todos os pilotos.

O que há em comum entre os dois? Ambos foram “mártires” em seus carros defeituosos, de equipes que se julgavam acima do bem e do mal.

Moral da história: foram “canonizados”.

Um abraço, Segafredo… a “viúva” mais revoltada e chorosa de Senna.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Sendo assim……vc deve imaginar que quando Dick se for, será ele o maior de todos os pilotos? Duvido mesmo Pinto…..que algum outro piloto, mesmo que venha a morrer na pista, substitua Ayrton no posto de maior….abraço!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Shummy, ao faturar o hexa em 2003, se tornou o maior piloto de todos os tempos. O hepta foi apenas o arremate.

Não precisou morrer tragicamente, para que um bando de endinheirados que gostam de aparecer e pilotos esquecidos com sede de palco, votassem numa eleição com sentimento de perda.

É isso aí, Sennafredo.
Abraço.

Observador
Observador
Reply to  Segafredo Zanetti
11 anos atrás

Não deixe de mandar aquela corrida que o PIQUET ultrapassou espetacularmente o SENNA e fez aquele gesto tradicioonal com os dedos mandando o Senna p/aquele lugarzinho. Mande também o daquela outra corrida que o SHUMMY fez ele rodar na curva do laranja em Interlagos !!!
Meus parabéns por voce ser mais uma das viúvas revoltadas do SENNA !!!
Também não se esqueça de mandar aquela de MONTE CARLO em que estava disparado na frente com a FLEXA DE PRATA e consegui porrar sem mais nem menos e a consequente perda do campeonato !!!´Lógicamente por causa desta barbeiragem.

Paulo Pinto
Reply to  Observador
11 anos atrás

Observador, os vídeos citados por você, com certeza, foram queimados em praça pública…

Micromax
Micromax
Reply to  Observador
11 anos atrás

De Observador vc não tem nada amigo, Senna não perdeu o campeonato em 88……VENCEU!!!! e se não fosse aquela distração em Monaco, e o tapetão de 84, seriam 8 vitórias, sendo 7 seguidas no circuito de maior dificuldade que existe…..Ah!! este recorde também é do Schimicher??? kkkk

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Venceu o campeonato por causa dos descartes, senão Prost ganharia.

Hoje, perderia.

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Regra é regra … é era a mesma p/ todos.

Paulo Pinto
11 anos atrás

Segafredo, Micromax, Leka e Ale: sem a ajuda de vocês (que na minha opinião, são a mesma pessoa), a referida marca seria impossível nesta reta final.
Não podemos esquecer de todos que participaram, ao longo dos dias deste post, incluindo o FG em suas incursões repentinas.

Os debates e embates acrescentaram, esclareceram, mexeram com os brios e preferências e também divertiram. Valeu, galera.

Schummy Forever!

GUSTAVO
GUSTAVO
11 anos atrás

Infelizmente apenas vi este post agora.
Queria parabenizar o Flávio Gomes pela coragem e personalidade para poder escrever a verdade!!!
Fantástico ler as viúvas do Dick Senna!!! Fico impressionado com as pessoas não tem personalidade e seguem todas as determinações da nave mãe Globo.
Acho que se o Galvão falar que o PC Farias era um anjo todos vão até rezar por ele!!!
Não adianta chorar!!!! Schumacher o melhor de todos os tempos

Ale
Ale
Reply to  GUSTAVO
11 anos atrás

Coragem??? Precisa de coragem pra escrever esse texto??? Que verdade??? Quem disse que o Flavio ou qualquer outra pessoa é dono da verdade absoluta??? Por que que quem não gosta do Senna tem personalidade e quem gosta dele é manupulado pela Globo?? Que critério idiota vc usa?? bem, pelo jeito a Globo é a superpoderosa mesmo, por que ela não só manipula os “pobres coitados, burros, ignorantes” do Brasil mas tambem milhoes de “pobres coitados, burros, ignorantes” pelo mundo a fora.

Ale
Ale
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Vc esqueceu de completar.
A frase inteira é assim: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Não é muito original, já disseram isso antes. Mas ajuda no ego neh … hihihihihi
Rumo ao 1000!!!

Paulo Pinto
Reply to  Ale
11 anos atrás

Ale, verdade por verdade, a nossa verdade só vai para o comentário, se Sua Majestade Virtual assim o desejar.

Ave, Flavius!

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Avestruz!!!! Fazer o que neh. Ele detém o poder!!!

Paulo Pinto
Reply to  Ale
11 anos atrás

Concordo. Inclusive, já tive comentários bloqueados no passado recente.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Mas é um baba ovo mesmo…….ts, ts

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Vocês, “viúvas”, devem ter ficado amargas ao longo dos anos.
Não percebem que o blogueiro está ironizando e eu simplesmente completei a ironia.

Os comentários bloqueados sempre existirão. Aqui e em qualquer blog que existir.
Concordo com você: ele detém o poder. Ou você aceita ou sai fora. Simples assim.

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

E eu reclamei de alguma coisa doido???

Paulo Pinto
Reply to  Ale
11 anos atrás

Reclamações no Procon, por favor.

Daniel Faria
Daniel Faria
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Muito engraçado. Ainda tem gente que leva a sério.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gustavo
Gustavo
Reply to  Ale
11 anos atrás

Parabéns pela sua auto descrição!!!

Segafredo
Segafredo
11 anos atrás

“Acertar carros é facil! Dificil é pilotar como ele……ele é mentalmente muito forte!”……………………..palavras de Prost (The right to win) com relação ao seu maior rival…

Ta chegando o milésimo…..

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Prost, Senna, Piquet, Mansell… quando esse Quarteto Fantástico começou a se desintegrar, eis que surgiu o Herdeiro, apontando seu queixo em direção à glória!

E assim, chegamos todos, ao milésimo comentário.

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Demorou mais chegou!!!!
Schumaketes felizinhas

Paulo Pinto
Reply to  Ale
11 anos atrás

Mais felizes agora com teu errinho de Português.

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

:p

Paulo Pinto
Reply to  Ale
11 anos atrás

Não… o errinho é no “mais”.

Segafredo
Segafredo
11 anos atrás

Pra ajudar a chegar no milésimo……..
E o cara ainda nem disfarça ao receber a bandeirada comemora como se tivesse vencido…..
P A T É T I C O……..

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Pra ajudar a chegar no milésimo…..
E o cara ainda nem disfarça ao receber a bandeirada comemora como se tivesse vencido….. depois tenta limpar a cara no pódium….
SChumicher……é….. P A T É T I C O………. asimm como o narrador

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=gqyz6WcxJD8&feature=endscreen

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

É sempre a mesma historinha… infelizmente, esse é o papel do escudeiro.
Vide Felipe Massa, que só este ano favoreceu por duas vezes Fernando Alonso. E ainda faltam quatro provas.

Faz o seguinte: posta aí o GP da Alemanha/2010 e de quebra, a ultrapassagem na entrada dos boxes, acontecida em outro GP.

Quem aceita o papel de escudeiro, tem mais é que ficar pra trás!

Interessante… você não chama o espanhol de “Dick Júnior”.
Substituiu mal o teu ídolo.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Quem tá falando do Alonso??? se liga mano!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Tô ligado, mano!!
Você é que se desliga muito rápido…
No post sobre o GP da Coreia, você afirma mais de uma vez, que Alonso vai ser campeão!
A ênfase é tanta que só pode partir de um fã.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Acrescentando, eu nunca vi uma dupla tão “xerox” da outra. Até a equipe é a mesma!

Se no futuro, fizerem filmes sobre essas duplas, eu já tenho os títulos:
“Vigarista/Capacho, a missão” e
“Vigarista/Capacho 2, um novo começo”.

O que eu quis dizer é: você, que detesta o alemão, como pode torcer pelo espanhol que é a cópia dele?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Pela enesima vez…..já disse que não torço pra ninguém desta turma que aí está…..só acho que Alonso será campeão,,,,,palpite apenas.
Me agrada um piloto estar disputando o título sem ter o melhor equipamento ou, nem mesmo, o segundo melhor……

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Entendi na enésima vez!
Dentre os vários grupos de “viúvas”, você faz parte do grupo FFF:
Fiel Fã do Falecido.
Parabéns!

Eduardo Lynch
Eduardo Lynch
11 anos atrás

O alemao nao e o maior piloto de todos os tempos.Apenas pegou a maior entresafra ,de bons pilotos de todos os tempos.Tanto que ,quando surgiu um (Alonso),botou logo ,dois campeonatos em cima do dito cujo.O seu retorno a F1 só comprova a sua competência.Dois campeonatos que o Nico(somente bom piloto)bota o dobro de pontos em cima do cara.

Paulo Pinto
Reply to  Eduardo Lynch
11 anos atrás

Você descobriu! O alemão além de Top, é ecológico.
Na ,maior entressafra (é com dois esses) de bons pilotos, ele foi o único que floresceu!

Daniel Faria
Daniel Faria
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Gostei!!!

Daniel Faria
Daniel Faria
11 anos atrás

Ainda acho que deviamos chegar os 1000 comentários. Schumacher com certeza o melhor de todos.

Paulo Pinto
Reply to  Daniel Faria
11 anos atrás

937 comentários e ainda não PAROU!

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Rumo aos 1000 comentários !!!!
Fato Histórico neste Blog.
E mais um recorde para Schumacher como eu já havia dito lá em baixo.

Ale
Ale
Reply to  Tiago
11 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk………….
Se não tivesse citando o Grande Ayrton Senna não teria nem 12 comentários.
Bela tática do flávio….

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

o post mais comentado do flavio é um do barrichello, 2.500…

Paulo Pinto
Reply to  Roberto Andrade
11 anos atrás

Post do Barrichello não vale! Só de gozações deve ter mais de 2.000 comentários…

Eugênio Meirelles
Eugênio Meirelles
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Flávio, parabéns! Mais um show de texto e, sobretudo, já antecipando aqueles que acham que ser ‘patriota’ é só enaltecer o verde e amarelo e desmerecer o de fora. Queria ver se os números do alemão fossem o do brasileiro…, para os senistas também é bom se lembrar que só ganhou títulos na mesma equipe, que por sinal era a melhor nas respectivas temporadas e contra o Prost – eficiente mas conhecido pela falta de arrojo.

Leandro
11 anos atrás

Melhor Assim .

OI Flavio tudo bem ? ,antes de mais nada quero dar um bom dia á voçe e todos os demais debatedores do seu blog .
Acompanho Formula 1 desde 1983 quando eu tinha 4 anos de idade e assitia as corridas com o meu pai ,5 foram os genios que eu vi nesse epsorte e Schumacher e está entre eles ,mas desde que voltou a Formula 1 em 2010 o elamão vinha sendo uma sobra de si mesmo e do que já fora um dia ,Schumacher vinha cometendo erros grotescos e pilotando em nivel deprimente que nada lembravam aquele Schumacher da sua primeira passagem na Formula 1 entre 91 e 2006 mas agora com a aposentadoria defintiva somente lembraremos daquele Schumacher e suas corridas inesqueciveis como na Espanha 94 ,Bélgica 95 ,Espanha 96 ,Hungria 98 e Interlagos 2006 aonde parou no auqge ,agora somente vou lembrar daquele Schumacher que tirou a Ferrari de um jejum de mais de vinte anos ,em suma foi melhor assim . Abraço

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Normalmente quem tem recorde de GPs só tem esse recorde e nunca ganhou um título Mundial.

É a vida, Prefiro ser Campeão Mundial.

Paulo Pinto
11 anos atrás

Ao que tudo indica, o Herdeiro de Schumacher vai ser Tri.
O cetro vai ficar em boas mãos.

Leonardo
Leonardo
11 anos atrás

Melhor piloto de todos os tempos!? Tá de sacanagem, né? Tomou pau do Rosberg por 3 anos, com o mesmo carro, coisa que não aconteceu nas outras equipes em que ele correu, quando o carro dele só era igual ao dos companheiros de equipe por fora. Pelo menos, eu disse pelo menos, ganhou dois títulos roubados. Aquela benetton de 94 toda fora do regulamento, fora as jogadas de dick vigarista. O maior rival que ele teve, segundo o próprio schumacher, foi o hakkinen, que é um péssimo piloto… pingava na pista e ele era capaz de ser ultrapassado por um piloto da minardi. Só teve rival de 5ª categoria. E ele mesmo disse que o Senna foi o melhor piloto que existiu. Não estou defendendo o Senna, mas foi o schumacher que afirmou isso…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Leonardo
11 anos atrás

Em verdade, dizer que os números analisados friamente indicam quem é o melhor piloto é mesmo uma bobagem. Mormente em um esporte que tem a variação dos carros, e da história das próprias circunstâncias das corridas. Se assim fosse, e se o Vettel vencer o atual campeonato, vamos dizer que o alemão é melhor piloto que Alonso (só para ficar em pilotos atuais), e nem o Vettel acha isso ! Todas as circunstâncias devem ser sopesadas mesmo, e é assim que tem que ser em todos os esportes, e ainda mais no automobilismo. Outro ponto: o retorno do Schumacher foi ruim mesmo. Ele pilotou mal. Fez muitas bobagens. E brilhou pouco. Muito pouco. Pessoalmente, creio que o alemão foi um dos melhores que vi. Já vi alguns melhores que ele (e acompanho a F1 há cerca de 30 anos), mas ele foi bom, e merece todas as nossas homenagens. Abs.

AlvaroMegamix
AlvaroMegamix
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

E vocês lembram como ele ganhou alguns títulos? como o de Hill?

Paulo Pinto
Reply to  AlvaroMegamix
11 anos atrás

Eu lembro. Hill foi afobado, enfiando o carro por dentro da curva, no momento em que Schummy (pego de surpresa) estava tangenciando a citada curva.
Acidente de corrida. Acontece…

Eugênio Meirelles
Eugênio Meirelles
Reply to  AlvaroMegamix
11 anos atrás

E você, se lembra quando o Senna jogou o carro contra o Prost? Também ganhou um título…

Paulo Pinto
Reply to  Eugênio Meirelles
11 anos atrás

As “viúvas” alegam que foi vingança. É, rendeu um título…

Observador
Observador
Reply to  AlvaroMegamix
11 anos atrás

Tal qual o SENNA tirou o PROST da pista e foi campeão daquela temporada ???

Bebeto318
Bebeto318
11 anos atrás

Como sempre digo, brasileiro é torcedor nato, fala… fala… fala… e procura de todas as formas idolatrar seu ídolo ou denegrir quem ele não gosta. O Flávio, não gosta de Senna e Barrichello. Ponto final.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Só para lembrar:
O recorde de nºs de GPs disputados do Barrichelo ele não conseguiu quebrar, mesmo sendo quem ele é.
Não é nehuma comparação de um com o outro, mesmo porque na Ferrari o tratamento nunca foi de igualdade entre seus pilotos, Massa, Irvine, Mansel, etc etc … que o digam!
O alemão foi (talvez ainda o seja – essa Mercedes não “andou”!) um dos maiores pilotos de todos os tempos, fulminou praticamente todos os récordes conhecidos da categoria, mas, em números de GPs, ficou abaixo do “Barrica”! ….. kkkkkk

Paulo Pinto
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Já disse e vou repetir: um “recorde” que pertencia a Riccardo Patrese?

Tiago
Tiago
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Normalmente quem tem recorde de GPs só tem esse recorde e nunca ganhou um título Mundial.

É a vida, Prefiro ser Campeão Mundial.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Ué…? são nrs Paulo!! vc não é doido por eles??

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Números pautados em performance.
É só olhar os três últimos recordistas de GPs: Lafitte, Patrese e Barrichello. Precisa dizer mais?

Rama
Rama
11 anos atrás

Cheguei atrasado, só pra confirmar, com o nono título do Sebastian Loeb, que ele sim é o melhor piloto de todos os tempos. O Rali faz a F1 parecer coisa de menina.

Deixem a discussão entre Senna e Schummi pra F1. Ainda prefiro o brasileiro, não por patriotada, mas porque considero muitos dos títulos do alemão circunstanciais. Acho páreo, mas Senna desempata, na minha opinião, porque ultrapassava melhor, era mais aguerrido.

Paulo Pinto
11 anos atrás

Se os destinos tivessem sido invertidos, ou seja, Schumacher morresse tragicamente como Tricampeão e Senna chegasse ao Hepta, além dos demais recordes, os “Sennistas” iriam se agarrar aos números como carrapatos e chutariam toda e qualquer eleição, que apontasse o alemão como o primeiro do mundo.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Se, se, se, se, se, se,………..o problema é que não é

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Que bom que não foi! O “se” eu deixo pra vocês.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Quanto rancor…….vc ainda vira viúva amigão……..ah respondi seu comentário no voando baixo, ok?

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

E já tem um pequeno comentário te esperando, no mesmo blog.

Concordo, ainda viro “viúva”. No dia em que Schumacher for se encontrar com Senna.

Choraremos juntas!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
11 anos atrás

Flavio,

Excelente analise, parabens.
Antonio

TEDESCO
TEDESCO
11 anos atrás

As “viúvas” do Senna vão uivar de ódio! Nós brasileiros consideramos impossivel alguém superar o Senna, e a nossa mída, sempre imparcial, faz de tudo para manter acessa essa chama. Os fatos porém estão ai e não desmerecem em nada os nossos campeões; inclusive o grande e injustiçado Piquet que pagou por dizer o que pensa e viver rodeado de belas mulheres para inveja de muitos. Schumacher fez o que parecia impossivel:superou Fangio e quebrou todos os recordes possiveis, o resto é conversa fiada. Quem tiver dúvida assista a corrida de Spa em que ele de pneus lisos segurou o Damon Hill com pneus slick debaixo de chuva, um show de pilotagem.

Eugênio Meirelles
Eugênio Meirelles
Reply to  TEDESCO
11 anos atrás

Nada como ler um comentário de quem entende e acompanha. A maioria segue as ‘máximas’ do Galvão…, povo sem opinião própria.

Joaoleopires
11 anos atrás

Um dos melhores posts que já li de você Flávio, realmente sensacional!!
Schumacher não deixou de ser o melhor naquilo que fez só porque voltou….

Alberto
Alberto
11 anos atrás

Bom!!! Falar que Schumacher ou Senna ou Fittipaldi ou Piquet ou Fangio, entre outros, foi o melhor de todos os tempos é complicado. Só daria para avaliar de colocássemos todos com carros igualmente competitivos e todos no auge de sua forma física e mental. Aí poderíamos dizer quem foi o melhor.
o resto é discussão tosca ou gosto e admiração pessoal por determinado piloto!!
Seguindo esse raciocínio, o Schummy foi, sim, o melhor na geração dele.
lembro de uma prova em Montreal em que ele ganhou fazendo 4 paradas nos boxes e andando no limite com voltas de classificação em toda prova e sem cometer erros. Surreal!!
Assim como Senna, Fangio e Fittipaldi também o foram em vários momentos de suas carreiras!!!
Então é uma discussão tosca e sem fim !! Como também é sobre quem foi melhor??? Pelé ou Maradona??? Eu acho o Romário!!!

Luiz G
Luiz G
Reply to  Alberto
11 anos atrás

Romário???…huahuahuha…O Zico foi melhor que o Romário!…mas vamos deixar isso pra lá, senão a discussão vai pra futebol e vai acabar em natação, nado sincronizado, etc…

O importante é que Schumacher foi o piloto de maior sucesso da história da Formula 1 e isso é um fato que ninguém pode contestar. (…e tome lenha na fogueira…rsrsrs)

Roberto
Roberto
11 anos atrás

Realmente, Senna foi o melhor… Você sempre o evoca Senna quando fala de Schumacher. Ora, se os números são tão importantes para a determinação absoluta do “melhor de todos os tempos”, deveria comparar Schumacher com Prost e, principalmente, com Fangio, pois ambos têm mais títulos que Senna. Se os números não mentem para apontar o melhor de todos os tempos, como você diz (“os números de Schumacher não deixam dúvidas sobre quem é o maior”), vamos lá ver quem foi o melhor (números arredondados):

FANGIO:

Títulos:
– 1,6 temporadas para cada título, ou seja, ganhou 62% dos títulos que disputou na carreira de oito temporadas que participou…

Vitórias:
– Uma vitória a cada 2,12 GP’s, ou 47% vitórias.

Pole Positions:
– 1,75 corrida para cada pole, ou 56% de poles.

SCHUMACHER:

Títulos:
– 2,71 tempoarada para cada título, ou seja, ganhou 37% dos títulos na carreira de dezenove temporadas que participou…

Vitórias:
– Uma vitória para cada 3,36 GP’s, ou 30% de vitórias conquistadas.

Poles:
– 4,44 corridas para atingir cada pole, ou seja, 22% de poles positions.

Bruno
Bruno
Reply to  Roberto
11 anos atrás

Gostei dessa análise…muito boa… Adoro os textos do Flávio, é praticamento o único que acompanho, mas toda vez que ele escreve algum texto com Senna e Schumi, sinto que muito do que ele diz é para provocar mesmo. Também, se eu já leio muita coisa ridícula, imagino ele. Sou um grande fã do Senna, mas não como essa maioria desinformada e alucinada. Hoje essa comparação não me preocupa mais, porque é incontestável a imagem que o Senna tem no mundo todo. Fico feliz de escutar um Alonso dizendo que ser tri e se ingualar ao Senna é o sonho dele, o Hamilton também, e muitos outros. O Perez dizendo que é uma honra correr na McLaren, na equipe so Senna…. isso pra mim é o que conta

João
João
Reply to  Roberto
11 anos atrás

Perfeito contra-argumento, Roberto.

Tem gente que mal aprendeu a multiplicar e vem falar de números…

Na verdade o cara é fã do Schumacher (parabéns, maravilha) não vejo problema nenhum, até que passe usar de um argumento que seria irrefutável, ou seja, o maior número de vitórias e títulos do alemão para dizer que ele é o melhor de todos os tempos.

Mas onde tá escrito que quem tem mais vitórias e títulos é o melhor? Quem define os critérios de quem é o melhor ou não?

Cada um tem o seus, é assim que funciona, você gostando ou Sr. Flávio Gomes. Desista, você não é amigo íntimo da verdade, muito menos dono dela.

Micromax
Micromax
Reply to  João
11 anos atrás

Maravilha de espaço este aqui…..sem nehuma schumakete pra contestar o dito e provado!!!! também pudera….. deve ser muito chato vc ser o piloto com maior nr. disto e aquilo…..e mesmo assim não conseguir a unanimidade e idolatria que Senna conseguiu!

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Quem bebeu aí?
Um diz que Senna foi o melhor, e para isso faz uma comparação percentual de Fangio com Schumacher (?!), e os demais aplaudem.
Essa pinga deve ser da boa…

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Espegimenta……hehe

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Schumakete interferindo de novo…….não se guenta

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Continuam bêbados…

Marcos assunção Ramos
Marcos assunção Ramos
11 anos atrás

Gomes, te acompanho a anos para saber o que você quer instigar além do assunto principal, não cairei na tentação. Afirmo, Schumi foi o maior( campeão, pole, vitorioso, trapaceiro e mal perdedor também) mas não foi melhor, nem de longe foi testado para ser considerado assim. Abraços e bom voto!

Marcos Ramos

Armando
Armando
11 anos atrás

Sem duvidas o MELHOR e MAIOR piloto que o mundo tem e teve!!

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Ele tentou! Não deu, pois ele já é um vovô de 43 anos, e por mais que os especialistas digam que ele ainda está em idade boa para correr, não adianta. Porque correr com caras (10,15 e 20 anos) mais novos que você o deixam em larga desvantagem e o Rosberg se deu bem em cima dele por causa disso, e agora vai ter que suar o macacão por causa do Halmilton. O Michael Schumacher decidiu DEZ títulos mundiais ficando com SETE, não precisa dizer mais nada, porque ele não precisa provar mais nada há ninguém. VALEU SCHUMACHER!

jairo rodrigues
jairo rodrigues
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

quem eram os 10 que disputaram o título com ele??? em que condições???

Edison Moraes
Edison Moraes
Reply to  jairo rodrigues
11 anos atrás

Oh, Jairo! Acho que vc precisa aprender a ler!

Hugo
Hugo
11 anos atrás

Parabens ao grande schummy, fará muita falta a f1…aos que criticam seu desempenho nesse retorno, o cara com mais de 40 anos fez a molecada na flor da idade suar..tarefa que apenas um piloto de grandes habilidades conseguiria fazer

Pereira
Pereira
11 anos atrás

“Schumacher é o melhor piloto de todos os tempos, isso não se discute.”
Sei… No esporte, depois da emoção do momento – o gol, a vitória, a ultrapassagem – o que mais motiva as pessoas são as discussões sem fim.

tonico
tonico
11 anos atrás

pra apagar fogo com gasolina premium!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=YGn0gwaG6V8

ehhehehe

Paulo Pinto
Reply to  tonico
11 anos atrás

Sua gasolina está “batizada”…

hihihi!

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
11 anos atrás

Nem mesmo quando os números são o único critério utilizado para definir quem foi o maior de todos os tempos, pode-se dizer que foi o Schumacher.
Fangio disputou sete temporadas na F1, foi campeão em 5 delas (mais de 70%) e foi vice nas outras duas. Em 51 corridas disputadas, venceu 24 (quase a metade), largou na pole 29 vezes (mais da metade) e foi ao pódio 35 vezes (mais de dois terços). Até hoje, é o único piloto campeão por quatro equipes diferentes, com quatro motores diferentes. E fez tudo isso depois do 40 anos.
E sabe quando ele decidiu parar? Quando a F1 começou a deixar de ser um esporte e virar um negócio. Quando disseram a ele que ele tinha que correr com amortecedores piores porque aquela marca estava pagando, ele caiu fora.
Torcedores do Schummy que me perdoem, mas nem os números dizem que ele foi o maior de todos os tempos.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

812 comentários!! É um recorde!! Schumacher mais uma vez, desta vez de forma involuntária, bate mais um recorde!!

(Nem estou lendo mais…)

OBRIGADO HATERS!!

James
James
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Chegou tarde já cantaram essa bola laaaaá em baixo….

Carlitos.
Carlitos.
11 anos atrás

Conseguiu o que queria….Falou algumas merdas, de maneira sutil, típicos tópicos frasais polêmicos para chamar a atenção dos Sennistas e outros e sua postagem bombou de comentários…Parabéns, tiro meu boné para você. É um ”gênio da polêmica”, o pênis que matou Cazuza, a azeitona da empada, a última coca-cola do refrigerador, a Bala que atingiu o papa e blá blá blá…

”Nunca é legal quando o melhor naquilo que faz resolve parar”.

-Começou instigando, anunciando o que viria depois…Quem é Flávio Gomes para definir ”o melhor”. É uma bobagem essa coisa de cravar quem é o melhor…Tempos diferentes, situações diferentes, etc.

”Schumacher foi um bom piloto no seu retorno”.

-Mentira, Schumacher foi irregular e andou menos do que o seu talento permite. Se foi idade, forma não ideal, tempo afastado…Não sei…Mas andou menos do que se esperava.

”Schumacher é o melhor piloto de todos os tempos, isso não se discute”.

-Só na sua mente arrogante, mesquinha e egoista que não se discute…É tão discutível que, mesmo com tantos números, Schumacher raramente fica em primeiro nas listas especializadas.

”Os números de Schumacher não deixam dúvidas sobre quem é o maior (ou melhor, como queiram) de todos os tempos na F-1.”

-F1 não é uma ciência exata. Depende de fatores subjetivos também. Está no lugar certo na hora certa, ter ”sorte” ou ”azar”, ter um bom carro, ter uma boa equipe de mecânicos, engenheiros, projetistas, etc. Não é só piloto, ainda mais nos tempos atuais….É muito simplista, clichê e vazia essa sua afirmação. Pela sua ”lógica”, Maradona é pior que Rivaldo(Ambos foram ótimos jogadores, mas….).

”Schumacher é tudo que Senna foi e muito mais: centrado, eficiente, corajoso na tomada de decisões (aceitar a Ferrari, naqueles tempos, foi a mais corajosa de todas; voltar a correr foi outra) e, com uma carreira longa, soube se manter no auge durante muito tempo, sem sinais de decadência.”.

-Esse ”muito mais” é incabível pois o Senna era centrado, eficiente e corajoso nas tomadas de decisões, também. Essa sua estratégia parcial não cola…

Pra finalizar, recorreu ao velho papo de que ”aqui no Brasil” o Senna é isso e aquilo…Senna é isso e aquilo para quem acompanha a F1, Flávio Gomes. É uma personalidade que ultrapassou fronteiras.

Carlitos.

Paulo Pinto
Reply to  Carlitos.
11 anos atrás

“Viúva” bem articulada e rancorosa. Leva todo o jeito de ser advogado.
Infelizmente, o doutor está diante de dois impedimentos: não irá conseguir uma procuração assinada do falecido para defendê-lo e o que é pior, não convencerá ninguém de que um Tri é maior que um Hepta.
Caso encerrado!

Do Além
Do Além
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

KKKKK….
Adorei a sua resposta. Show! Disse tudo.
Mesmo tendo vibrado com o Senna “em vida”, não quer dizer que baixaria as calças pra ele se ele me pedisse.
Essas viúvas são muito chatas mesmo, pqp!

Carlitos.
Carlitos.
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Esse Paulo Pinto é o típico ”revoltadinho sem causa”….Não rebate os argumentos do outro interlocutor e começa com esse papinho piegas de ”Viúva”, números e mimimi blá blá…Não se diriga a mim seu sacripanta(ele nem sabe o que é isso…), Vossa Senhoria não tem intelecto para debater com ninguém!

Carlitos.

Paulo Pinto
Reply to  Carlitos.
11 anos atrás

Os argumentos foram rebatidos: Hepta > Tri.
E não vou mais me “dirigar” a você, seu sacrileigo (essa, nem no dicionário tem).
Vossa Viuveza, vá chorar no mausoléu!

LEKA
LEKA
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Paulo Pinto .. o seu criterio é o maior numero de vitorias?? .. então p/ vc o Schumi é o maior, pronto. Outras pessoas talvez tenham outros criterios. O carlitos argumentou muito bem. Se vc não concorda td bem e se não sabe argumentar é melhor se calar do que xingar e ofender. Alias,os argumentos dos Antis é só dizer que sennistas são viuvas…
Repetem isso que nem uns papagaios …

Paulo Pinto
Reply to  LEKA
11 anos atrás

Leka, o critério que usei no comentário, foi o de campeonatos. Mas isso é um detalhe.
Eu não o ofendi. Não utilizo esse método. Sou irônico, sim, e muitas vezes, ácido nos meus comentários. Mas em nenhum momento, perco a linha de raciocínio que estou desenvolvendo.
Na realidade, comparar Schumacher com Senna, é um exercício sem solução. Isso ocorre devido à teimosia das “viúvas” (gostaria de saber quem inventou esse apelido).
Participo desses debates por dois motivos: mostrar a incoerência da comparação e me divertir com os pachecos, de um modo geral.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Mas é muito fraco em argumentar………mas….muito bom em comediar. resumindo vc é uma Piada! hehe

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Foi só falar e já apareceu uma “viúva” teimosa.

LEKA
LEKA
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Esses Anti ressentidos, recalcados e invejosos são uma piada mesmo …

Paulo Pinto
Reply to  LEKA
11 anos atrás

Leka, como viúva, você está mais pra
Vandinha ou Mortícia?

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

3 não é maio que 7 ..
Mas Senna é maior que Schumacher …. SEnna não é só numero.

1k7pro6
Reply to  Carlitos.
11 anos atrás

Sem contar que Senna ainda ficou um título atrás do Prost e tetra é maior que tri, certo ou errado?
No boteco todo mundo argumenta que o Brasil tem o melhor futebol do mundo por ser penta e blá blá blá. Ora, pois, os números não mentem hepta é hepta, tri é tri e fim de papo. Vai chorar no túmulo do defunto.

Micromax
Micromax
Reply to  1k7pro6
11 anos atrás

O Brasil no futebol seria igual a Senna com os nr. do schumacher entende…….ninguém discute!

Bráulio.
Bráulio.
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Essa Paulo Pinto FOI DESTRUÍDO pelo tal Carlitos, deve ser o Flávio Gomes esse Paulo Pinto…Sem argumentos e só no chororô….rsrsrsrsrs

Paulo Pinto
Reply to  Bráulio.
11 anos atrás

Agradeço a honra da indicação, mas o meu nome é mesmo Paulo Pinto.

Daniel Faria
Daniel Faria
Reply to  1k7pro6
11 anos atrás

E olha que nem no futebol o Brasil é tão superior assim. Se numeros não tivessem valor, então pra que correr e ter vitórias e títulos?

james
james
11 anos atrás

todos os elogios a schumy são válidos (exemplo para o esporte por sua perseverança, dedicação, profissionalismo, talento…), e, apesar do resultado aquém do esperado, foi bacana vê-lo retornar, voltar a disputar uma classificação, uma posição roda a roda com a molecada…quanto à comparação com ayrton, em que pese todos seus números inalcançáveis, fica a impressão (pelo menos para mim e boa parte dos fãs de f1) que senna foi um piloto mais genial, capaz de maiores façanhas durante uma corrida

Ale
Ale
11 anos atrás

Ohh Flavio .. vc não gosta de Sennistas, não quer que façamos comentários … è serio mesmo??? Cara vai escrever sobre outra coisa então, F1, corrida, pilotos não são assuntos bons pra vc então.
Comentários pró Senna pra vc é histeria!!? . Se liga

Gerson
Gerson
Reply to  Ale
11 anos atrás

O assunto NÃO era Senna!! Era Schumacher. Vcs é que são uns estúpidos!!

Deus!! Como são burros!! E teimosos!!

Ale
Ale
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Fala isso p/ o autor do texto que precisou falar do Senna p/ valorizar seu texto. Só falar sobre o Schumacher não bastava, ele tinha que comparar com o Ayrton….

Paulo Pinto
Reply to  Ale
11 anos atrás

FG exagerou e ele sabe disso. Schummy é incomparável.

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKK è tão imcomparavél que para provar que que é bom tem que tentar diminuir o Senna…

Paulo Pinto
Reply to  Ale
11 anos atrás

A comparação não passou de tentativa.
Schummy é e continua incomparável.

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Graças ao Schumy em 94 tive um ano perfeito!
Assisti o campeonato perfeito dele, que foi perseguido direto e assim mesmo ganhou e, se sobra, nos livramos do Senna

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Não deveria nem ter voltado. Sem o melhor carro, sem a melhor equipe e nem o melhor projetista, o cara mostrou que só chegou onde chegou porque teve muita moleza na vida. Deve agradecer a Deus todos os dias que nunca teve que enfrentar pilotos como Alonso e Vettel com equipamentos em condições de competir. Enfim, é uma pena que tantos recordes de uma categoria tenham ficado nas mãos de um mau caráter, pelo menos no que diz respeito ao esporte. Pode até ser bom cidadão, bom pai, bom marido, mas como esportista mereceu a alcunha Dick Vigarista. Quem foram seus ‘grandes’ adversários? Damon Hill, J Villeneuve, David Coulthard, Montoya. O melhorzinho foi o Mika.

Daniel Faria
Daniel Faria
Reply to  Carlos
11 anos atrás

O negócio é que o Schumacher também disputou com Alonso. Ganhou em 2003, já que foi o ano que o Alonso ganhou uma corrida. Então já tinha como adversário o mesmo. E perdeu em 2006 numa disputa muito igual. E estou falando do Alonso que é o melhor piloto dos ultimos anos.

Alfredo
11 anos atrás

Pôr em questão a classe, o virtuosismo e o profissionalismo daquele que é o melhor piloto de todos os tempos, e continuará sendo por décadas é, no mínimo e como bem diz o Flavio Gomes, mera babaquice e fruto de um nacionalismo idiota.
Concordo também com o fato mais do que evidente de que, de modo geral e com as exceções salvaguardadas, a galera brasileira não é fã de nenhum esporte em especial, e sim e só, dos esportistas de cada um desses esportes.
Sena? Fantástico com todos os atributos de um verdadeiro campeão. É inegável. Schumacher tão fantástico quanto, mas admitamos, um pouquinho mais campeão. Foram só 7 vezes e o resto das estatisticas a comprovarem os fatos!
Sou dos que lamentam a saída de Schumi, mas também dos que entendem que cada um sabe de si. Sair mais por cima seria impossível. Esse é o lugar dele… fazer o que?
Um abraço e obrigado por partilhar as suas sempre sábias opiniões!

Postem aí...
Postem aí...
11 anos atrás

Pachecos do Schummi, postem algo parecido… kkk
http://www.youtube.com/watch?v=2SxUnutj2J8&feature=related

ettine
ettine
11 anos atrás

Se é uma homenagem ao Alemão, pq sitar Senna?
obs: Não sou “viuva” (prefiro o Piquet, com honras ao Fitipaldi), só gosto de F1.

Luiz G
Luiz G
Reply to  ettine
11 anos atrás

“Sitar” foi horrível, hein…?

O melhor disputando com os melhores...
O melhor disputando com os melhores...
11 anos atrás

O Senna assinou com uma equipe onde tinha um tal de Prost, e o Schummi não teve coragem de competir com o Alonso.
A única vez que o Schummi teve um campeão mundial como companheiro de equipe foi em 1991, o último ano do Nelson Piquet. Querem saber o resultado? Senna campeão, Piquet em 6 e Schummi em 14. kkkkkkk

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED

E em 1992, como ficou o placar? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… “o cara nasce mané – cresce mané e morre mané….” Viu mané!!!!

josé guilhermo
josé guilhermo

faltou dizer que o maior de todos nao disputou o campeonato inteiro naquele ano e mesmo sendo novato já colocava tempo no piquet nos treinos.

Mauricio
Mauricio

vc só esqueceu de dizer que em 91 Schumacher não disputou a temporada completa,

Luiz G
Luiz G

Nossa…tem gente que não entende lhufas do esporte e fala com uma “propriedade” que é de doer…

Paulo Pinto
11 anos atrás

Se Schumacher fosse um piloto brazuca, os pachecos, além de idolatrá-lo, iriam dizer que suas vigarices seriam apenas uma forma de “jeitinho brasileiro”…

Luiz G
Luiz G
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Perfeito!! Brilhante!!

Brasileiro adora uma malandragem.
Quando dá “um jeitinho” de sair ganhando, ri da cara dos outros….

Quando os outros saem ganhando, os Brazucas fazem um discurso de moralidade que coloca a Rainha da Inglaterra no Chinelo…

Ô povo incoerente…

antonio augusto
antonio augusto
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

o engraçado e que esquecem o que senna fez com prost, as freadas bruscas que o mesmo dava pra fazer os adversarios que vinham atras frear e perder tempo, se fosse o shumacher estariam enumerando aqui, outro ponto e dizer que senna foi o maior de todos os tempos quando empatou com piquet em titulos e perdeu pro prosto que alias voltou depois de um tempo de aposentado pra dar um cacete no senna, citam que shummy nao competia com ninguem pq afinal pra eles ninguem mais presta e ganhar hj parece ser de uma facilidade que em breve teremos varios multi campeoes, outro ponto dizem que shummy so ganhou o que ganhou pq tinha as tecnologias de ponta mas esquecem que formula 1 sempre foi tecnologia d eponta…e se for pra falar de tecnologia o maior de todos os tempos foi fanggio que ganhou 5 de 7 titulos e com um carro “pe duro”.

Michael Schumacher
Michael Schumacher
11 anos atrás

If you ask me, I put Senna as number one.

Schumacher,

http://www.youtube.com/watch?v=ApzPTpquAuk&feature=related

at 2’39”

Luiz G
Luiz G
Reply to  Michael Schumacher
11 anos atrás

Senna também deu uma palestra certa vez e afirmou que Fangio foi o maior, não apenas por ter ganho 5 títulos, mas também por ser um cavalheiro fora das pistas e uma pessoa de bem.
(acho que isso está gravado no DVD “An Official Tribute to Ayrton Senna”)

É normal que pilotos admirem mais alguém que os influenciou do que a si mesmos…como se vê, Schumacher não é egocêntrico apesar de ter ganho 7 títulos.

Provavelmente Senna o admiraria assim como ele admira Senna..

É verdade
É verdade
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

É verdade Luiz, mas o que chama a atenção é que 9 em 10 pilotos admiram o SENNA.

Luiz G
Luiz G
Reply to  É verdade
11 anos atrás

Mas Senna é admireável!!

Qualquer um que não admire Senna é um louco…ou não entende lhufas de F1.

Como piloto, foi o mais criativo e ousado na pista. Além de ter seu misticismo religioso e seu carisma natural.

Como profissional, acho que Senna deixou a desejar, pois não participava dos testes de inverno, nunca fez de um carro inferior um carro vencedor e quando a McLaren começou a perder o reinado pra Williams, foi reclamar na mídia….Isso naõ se faz com uma equipe que lhe ajudou a conseguir 3 títulos mundiais.

Senna era fantástico….mas era imperfeito!

Acho que Schumacher foi um profissional mais completo, mesmo sem ser tão brilhante na condução do carro como Senna.

Uma comparação parecida é entre Gerhard Berger e Niki Lauda.
Dizem que Berger era mais explosivo e mais ousado na condução de um carro do que Lauda.

Lauda era menos ousado, mas soube aproveitar melhor as situações para conseguir 3 títulos.

Ninguém está desmerecendo Senna.
Só estamos enaltecendo o Schumacher e os Sennistas PIRAM com isso……Parece até que Senna foi o único campeão da história antes de Schumacher.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

…ou melhor, parece até que ninguém pode ter uma qualidade que Senna não tivesse 10 vezes mais.

Senna foi apenas um Grande-mega-piloto. Além, dele, houveram outros com qualidades diferentes.

Kevin
Kevin
11 anos atrás

Se a Benneton não estivesse fora do regulamento (viva Briatore e Schumacher), Senna venceria o campeonato, mesmo com a Willians arisca no início da temporada….. Precisou arriscar mais, a equipe precisou adaptar o carro, e viu no que deu…….

Enfim Briatore e Schumacher fora da F1….

Kevin

Marcelo
Marcelo
Reply to  Kevin
11 anos atrás

Ahã…

E se o Tancredo Neves também não tivesse morrido…

André Camara
André Camara
Reply to  Kevin
11 anos atrás

Pqp, agora os caras são resposnsavies indiretos pela morte do senna.

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
Reply to  Kevin
11 anos atrás

Tábom, Schumacher fora mas como o maior!!!! CHORA VIUVADA ENJOADA!!!!!

Zé
Reply to  Kevin
11 anos atrás

Sempre achei isso….. Tanto é que o Hill deu uma canseira no schumacher no final do campeonato, que só foi ganho com uma manobra desleal…… A equipe precisou fazer gambiarras para melhorar o carro, aumentaram a barra de direção….. Como vencer quem rouba? Sinceramente não sei como isso não foi aventado com mais veemência…. A benneton (briatore e schumacher) são responsáveis indiretos sim, assim como o usuário de drogas é responsável indireto pela violência do tráfico…. E mais, Alonso sabia da falcatrua de Cingapura e Lula sabia do mensalão….. Só não vê quem não quer…..

Raphael
Raphael
11 anos atrás

Flavio, é uma pena a saída do Schumacher da F1. Acho que ele poderia ir para a DTM. Seria legal vê-lo lá. Abraços.

DTM
DTM
Reply to  Raphael
11 anos atrás

Nada de DTM, divida o MEIANOV com ele, só cuida pra ele não detonar o carro, pois ganhou 7 titulos com controle de tração, controle de estabilidade, controle sobre o companheiro, etc… eh eh eh

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
11 anos atrás

Parabéns, Gomes. O texto reflete a opinião dos que realmente gostam deste esporte. Eu estava torcendo para ele continuar e, como ‘malucamente’ apaixonado por automobilismo, fico triste pela nova aposentadoria de um piloto da dimensão de Michael Schumacher. No meu modo de ver, seu retorno não causou nenhum arranhão na sua história. Continua sendo um dos maiores senão o maior de todos os tempos. Deixará saudades novamente.

cleyton
cleyton
Reply to  Luiz Eduardo
11 anos atrás

so se for dos cegos como voce luis edoooardooo

Gustavo
Gustavo
Reply to  Luiz Eduardo
11 anos atrás

Sou admirador de Senna, mas como gosto de corridas não posso nunca negar o talento de Schumacher, o cara foi um gênio das pistas e deixará saudades na pista. Infelizmente a pachecada acha que apenas brasileiro tem talento…

locha primo do chunda
locha primo do chunda
11 anos atrás

esse alemao so bateu em bebado e cachorro morto….tinha o melhor carro disparado(leia-se D I S P A R A D O )… tinha como colega de equipe um chorao e os outros pilotos, coitados, sem expressao alguma, todos( leia-se T O D O S) ja apgados pela dura mao da estoria…seu carro e equipe era o santos de pelé ou a seleçao de 70, jogando sempre contra o bandeirante de birigui ou o asa de arapiraca…. tenha dó …

Pedro Paiva
Pedro Paiva
Reply to  locha primo do chunda
11 anos atrás

Engraçado que o Pelé pode ser louvado por ter jogado no Santos e o Schumacher não pode por ter corrido na Ferrari. Será que não tem nem um pouco de mérido do alemão no sucesso que a Ferrari teve? Será que ele só sentou no carro e apertou uns botões lá no volante e foi campeão do mundo trocentas vezes? Realmente, se isso aconteceu, esse é o cara mais sortudo da história do mundo. Imagina, estava passando na rua e foi convidado pra sentar numa Ferrari e ser campeão do mundo! Pura coincidência! Ainda bem que o esporte dele não era jogar na loteria então, senão ia fechar todas as loterias por falta de credibilidade… Tenha dó.

Pelé ???
Pelé ???
Reply to  Pedro Paiva
11 anos atrás

E quem aqui idolatra o Pelé ?
Vc está louco?
O Garrincha foi MUITO melhor.
Lembra quando o Pelé quis bater uma bolinha depois de velho?
Fez 2 ou 3 fiascos e nunca mais encostou o pé numa bola.
kkk

Carlos
Carlos
Reply to  Pedro Paiva
11 anos atrás

Ele fez a equipe virar os santos!
Também deixou todos muito pra tráz…acho que ninguém nunca treinou como ele na f1, isso é dedicação!

Alan Borghini
Alan Borghini
11 anos atrás

Diziam que o Schumacher ganharia até de Minardi.
Agora que teve um carro quase de ponta, perdeu para um companheiro de equipe quase de ponta, e como era esperado ele desaponta.
Foi mandado embora por falta de qualidade ao volante, sendo responsável pelo desespero dos acionistas da Mercedes, que exigiam o fechamento da equipe devido à vergonha pelos maus resultados.
Que bom que o Schumacher foi honesto em reaparecer e mostrar aos iludidos que sua habilidade em estacionar na Rascasse ou empurrar competidores para fora da pista é o que vai caracterizar sua passagem pela categoria, que será a lembrança maior.

Carlos
Carlos
Reply to  Alan Borghini
11 anos atrás

Hahahah…

Mercedes “quase de ponta”..rssr
Nem pra isso a equipe serve…
Schumacher continua e sempre será THE BEST EVER

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
Reply to  Alan Borghini
11 anos atrás

Hoje foi mais rápido que Rosberg novamente, deix de ser burro Ô imbecil, Schumacher já tinha decidido em sair, se não continuava!!!!

Puts, ÔÔÔ viuvada babaca do caraí!!!!!!!!!!!!!!! Chora porra!!!!

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
Reply to  Alan Borghini
11 anos atrás

Jogar pra fora aprendeu com seu ídolo!!!! RSRSRSRSRS

Luiz
Luiz
11 anos atrás

Será que quando falam sobre “o melhor piloto da história” na escócia, os escoceses defendem que o melhor foi Jim Clark? Ou Jackie Stewart?

Será que na Austria defendem que, óbviamente, foi o Lauda?

Será que na França defendem que, óbviamente foi o Prost?

Na argentina, claro, ninguém duvida que foi o Fangio!

Na suécia e Canada devem afirmar que Peterson e Villeneuve só não foram os maiores porque morreram…..Nos Eua, claro, defendem que foi Mario Andretti…

Ou será que essa mania de defender “o melhor piloto da história” é mania exclusiva dos Brasileiros?

sinval
Reply to  Luiz
11 anos atrás

e pelo visto
os que defendem Jim Clark ? ou Jackie Stewart?
Ou lauda?
Ou Prost?
Ou fangio?
Ou Peterson?
Ou Villeneuve?
Ou Mario Andretti?
sao considerados de uma maneira vulgarmente conhecida
de “Viuvas e Pachecos”
………
e assim como na alemanha
quem defendera shumacher?
certamente tera o mesmo merito.
de ser um pacheco ou viuva.

isto nao é facil nao.

Luiz G
Luiz G
Reply to  sinval
11 anos atrás

hahahahahahaha….

Pedro Paiva
Pedro Paiva
Reply to  Luiz
11 anos atrás

Moro na Inglaterra e o povo aqui é unânime, o melhor foi o Senna.

SENNA THE BEST
SENNA THE BEST
Reply to  Pedro Paiva
11 anos atrás

Na Inglaterra, no Japão, na Eslováquia, na Bulgária, na Etiópia, e claro, no Brasil.
Mas na França, na Argentina e na Alemanha apenas 50% acham isso. A outra metade é Prost, Fangio e Schummi… kkk
SENNA THE BEST !!!

Luiz G
Luiz G
Reply to  Pedro Paiva
11 anos atrás

Muito legal, mas também…..quem é que eles vão idolatrar na Inglaterra?
Hill? Hamilton? Button? Mansell? Moss? Howthorn? Hunt?

….Cambada de campeões acidentais, que conseguiram seu título em situações adversas ou inesperadas, detentores de um único título, geralmente amparado por uma equipe que lhes deu a oportunidade de bandeja….

Meu respeito aos ingleses, mas eles não tiveram ainda nenhum multi-campeão que tenha tido, realmente, um grande diferencial.

Micromax
Micromax
Reply to  Pedro Paiva
11 anos atrás

Até na Alemanha, se bobear Senna divide Opiniões da pachecada Schumakista………hehe

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

De repente, até a Corinna é fã de Senna… não, não é… o marido está vivo e bem esperto.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Paulo……..não sei se vc soube na época, o Schumi queria td que Senna tinha…..preparador físico, avião igual…..até o piloto do jato(Owen) ele forçou a barra pra ter, mas o piloto desistiu e continuou a pilotar pra familia Senna….dizem que seu ídolo não se conformava……portanto acho bem plausível que Corinna deseja-se uma transa com Senna tbm…..kkk

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Micromax, você está dizendo que ela é necrófila???

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

kkkk……Na época meu caro……

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Continua não percebendo a ironia de certos comentários…

Sem graça..
Sem graça..
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Vc é muito sem graça …

Paulo Pinto
Reply to  Sem graça..
11 anos atrás

Discordo, Ale.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

A ironia eu dispenso entende?, continuo o debate…….adoto uma linha mais instrutiva sacou?

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Noto que você está perdendo a linha…

Luiz
Luiz
11 anos atrás

Tõ achando que esse texto vai ter recorde de comentários.

Será que chega a mil??

Paulo Pinto
Reply to  Luiz
11 anos atrás

Com certeza!