SUZUKETES (1)

LONDRINA (ô horário…) – Um primeiro dia normal em Suzuka, exceto pelo calor. Incrível. Todo ano tem jornalista que vai para lá e vê em algum uéder-xénel da vida que “pode passar um tufão, ou uma tempestade”, e coloca isso no jornal como se fosse algo alarmante e preocupante.

Hoje: sol, 27 graus, um calor senegalesco, 40 graus no asfalto. O que tem de repórter fazendo turismo por aí é uma grandeza.

Eu peguei tufão de verdade no Japão alguns anos atrás e foi uma decepção. Não voou uma lata de lixo. Assim como um terremoto mequetrefe que não chegou a chacoalhar o café dentro do copo. Mas não brinco mais com essas coisas, depois do tsunami do ano passado e da maior tragédia recente pela qual passou um país — ao lado do terremoto do Haiti.

Ao treino. A McLaren começou bem, mas quem fechou o dia na frente foi Webber, o Canguru Desolado, que descreveu Suzuka com precisão: “É uma pista intocada, um clássico”. É isso aí. Com tanto circuito artificial que parece maquete de isopor na F-1, Suzuka é um alento, o que resta de vida real. “Uma pista tão legal que quando a gente sai dos boxes para dar algumas voltas, não dá vontade de parar”, como falou Tião Alemão. O reserva finlandês da Williams, chamado por Victor Martins de “Gato de Bottas”, declarou que descobriu sua pista favorita — ele nunca tinha guiado em Suzuka, circuito projetado por um alemão muito melhor que o mala do Tilke para ser pista de testes da Honda nos anos 60.

Teve um acidente de Schumacher no segundo treino. Dizem que ele tentou dar uma panca forte para pedir seguro-desemprego, ou para ser mandado embora sem justa causa para poder sacar o FGTS. Considero maldade de seus detratores. E Rosberguinho trocou o motor (ainda dentro do limite de trocas, por isso não haverá punição) porque o que ele estava usando bateu quase nos 2 mil km de uso. “A vida útil dele chegou ao fim”, explicou Norbert Haug, o Leão-Marinho, o que me fez pensar: 2 mil km de vida útil? Putz. Se um motor de qualquer carro meu chega a 2 mil km e a revenda diz que tem de trocar, eu taco fogo na revenda com todo mundo dentro.

Bom lembrar que Bonitton perderá cinco posições no grid por troca de câmbio e Schumacher, o Matusalém, dez pelo acidente com Verme em Cingapura.

O calor suzukiano fez com que todos se preocupassem bastante com o desgaste de pneus. A Pirelli levou macios e duros para o GP do Japão, pulando um degrau na escala de dureza/maciez. Ano passado, Bonitton venceu com três paradas e a corrida teve 64 pit stops. Foi uma das mais agitadas da temporada nos boxes. A corrida não foi espetacular, mas ainda assim teve muitas ultrapassagens: 45 “normais” e 16 com o uso da asa-móvel. Largar na pole não é fundamental em Suzuka, mas tem sido bom, recentemente. Nos últimos dez GPs nessa pista, sete venceram a partir da primeira posição no grid. Raikkonen, em 2005, numa corrida excepcional, foi quem ganhou largando mais de longe. Era o 17° no grid. A McLaren sempre anda bem em Suzuka.

Em 2011, com o terceiro lugar, Vettel conquistou o título por antecipação na terra do sol nascente. Neste ano, não sai campeão no Japão. O que deve sair, pela discrição da Ferrari os primeiros treinos, é um vice-líder mais perto do líder. Alonso tem reclamado aqui e ali do desempenho de seu carro, que estancou. Falou que só será campeão “por milagre”. A sorte de El Fodón de las Astúrias é que ainda tem uma gordurinha para queimar. E que Hamilton, aquele que teria mais possibilidades de ameaçá-lo, ficou para trás e já pediu as contas em Woking.

Mas se Tiãozinho Alemão se animar e começar a chegar perto demais, é bom o espanhol se coçar.

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silver price
11 anos atrás

Fernando Alonso: “¿Qué puedo hacer, aparte de enfadarme por la mala suerte? Las bandera amarillas llegaron en el peor momento posible, cuando estaba entrando en la curva 14. Hasta ese momento mi vuelta estaba siendo muy buena y existía la posibilidad de obtener el cuarto mejor tiempo de la jornada, lo que después se hubiese traducido en un tercer puesto en la parrilla. Desde esa posición en la parrilla, la perspectiva de la carrera hubiese sido completamente distinta, pero tenemos que aceptar lo que pasó. Hoy tuvimos mala suerte, ¡así que quizás tengamos buena suerte mañana! Nos enfrentamos a rivales muy fuertes, como Red Bull por delante, aunque también por detrás, como McLaren, con lo que no podremos perder de vista ninguno de los lados de la pista”.

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
11 anos atrás

Nos anos 70, um motor Ford Cosworth durava 600 km; uma corrida e os treinos da prova seguinte. Nos anos 80 (era turbo) mal cumpriam os 300 km de um GP, algo que melhorou um pouco com a volta dos aspirados mas recrudesceu no começo dos anos do berílio e seguintes. Com a crise econômica chegando, obrigaram os fabricantes a estender essa quilometragem até esse valor atual (2 mil km).

joe
joe
11 anos atrás

Hamilton deu uma de Rubens …. prefere dinheiro a vitorias.
Mercedes na Europa eh TAXI !!! E no resto do mundo, carro de velho.
Benvindo , Lewis, seu lugar eh ali, entre Schumi e Fangio.
So long, Lewis.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  joe
11 anos atrás

Como tem capacidade de falar besteira!!
“Mercedes carro de velho”!

Amigo, ele não “prefere dinheiro à vitórias”! Ele foi buscar novos desafios e um ambiente melhor para trabalhar! Se pagam melhor, que mal tem?? Ou você está no mesmo emprego em que começou sua vida profissional (se é que ela começou um dia)??

É cada uma!!

joe
joe
11 anos atrás

Hamilton deu uma de Rubens …. prefere dinheiro a vitorias.
Mercedes na Europa ‘e TAXI !!!

Bob Nogueira
Bob Nogueira
11 anos atrás

Flavio,

Curto muito seus texto e humor! continue assim sempre!

Abraços

Leonardo Costa
Leonardo Costa
11 anos atrás

Diz que você falou isso de brincadeira, por favor.

Blog Sexta Marcha
Reply to  Leonardo Costa
11 anos atrás

Isso, diga mesmo, por favor.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
11 anos atrás

O que o Schummy queria era pegar uma licença por acidente de trabalho e uma posterior estabilidade de 12 meses após o retorno…

Christian
Christian
11 anos atrás

Treinos legais, mas vamos a algumas outras coisas mais.

Começou a circular a notícia de que Alguersuari vai assinar seu retorno em 2013 pela Force India. No lugar de quem, eu não sei. Tanto Hulk quanto Paul são bons de mercado.

Seja quem for dos Force-indianos que vai sair, a mira principal está voltada pra Ferrari, no lugar de um piloto que nem precisamos jogar os dados para adivinhar. Estamos falando de Massa.

Hamilton disse que vai lutar “até a morte” (heróico, o moço). Isto significa “Ou tudo ou nada!”, ou seja, o inglês vai começar a arriscar bem mais que pontinhos. O negócio agora é vitória, e de certa forma, tem que ser assim mesmo, se quiser sonhar com o título antes de ir para a Mercedes e não ganhar mais nada lá. E não há melhor lugar pra tornar-se um kamikaze: na terra deles.

Sendo assim, talvez a disputa se feche ainda mais entre Alonso e ele, Vettel. Sinceramente, torço contra o alemãozinho. Acho que seria ruim para a Fórmula 1 vê-lo conquistar o tricampeonato, apesar de que as condições em que vier a conquistar o título o tornam um verdadeiro merecedor. 2010 e 2011 não têm graça: ele tinha o melhor carro, o carro do outro mundo. Agora não, Vettel está nas mesmas condições e tem sido um piloto muito bom (não excepcional) e cada vez mais maduro. Mas não gostaria de vê-lo tricampeão, não em 2012.

J
J
11 anos atrás

O caso do Hamilton é interessante, e não sei qual das duas alternativas tem mais chance de prevalecer:

1- como está de saída do time, perde um pouco de motivação e, especialmente, empenho do time nele (e Button já tá bem fora mesmo…), e acaba ficando meio pra trás nas próximas disputas.
2- como está de saída do time, quer sair por cima e mostrar que é The Phoddon of GB e que a McLaren está perdendo a última bolacha do pacote…

Claro que perder de propósito ele não vai, se tem chance de ganhar. É mais subconsciente mesmo. Ele pode até pensar tipo opção 2, mas acontecer a opção 1… Fim de temporada interessante!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Se Sebastião vencer, se munirá de um necessário “gás” pras próximas 5 etapas e, creio, o inesperado tri acorda em sua cama na manhã de 26/11. Acho sinceramente que o tedesco será tri este ano. Mas precisa sentar a bota amanhã, uma vez que tempo mesmo, quem tem é o colega de quarto, Webber.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Essa pista é simplesmente fantástica. Já viram o traçado da pista de Austin (EUA)? É uma mistura de todas as porcarias que o Tilke inventou nestes últimos anos. Tem curvas que são simplesmente idênticas à algumas do Bahrein, Malásia e outras pistas pasteurizadas. Uma merda!

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
11 anos atrás

Sera que eles me dão esse motor velho e desgastado?? Se sim, irei colocar na minha mobilete e postarei videos na internet a 300 por hora na 25 de Maio. Tomara que um desses terremotos aconteça e que todos os carros quebrem ou batem, menos o do Shumi… Ele ta merecendo uma vitória, não pode se despedir da F1 sem vencer nenhuma.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Fala baixo Falávio, senão a FIA obriga os japoneses a fazer uma reforma em Suzuka com projeto daquele engenheiro de autoramas que eles contrataram.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
11 anos atrás

Quanto a durabilidade de motores poderiam instalar um do DKW ou do Trabant que acredito tem maior durabilidade, é tudo alemão mesmo né?

Ofereça os motores de seus carros pra eles Flávio, e diga para Norbet Haug “Nossos alemães (DKW Sachsenring) são melhores que os alemães dos outros”.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

Karalho + um Pankadao do Micoxumacher…Haug deveria despedi-lo JA !!! chega !!! e colocar o PAU no RESTO para terminar a temporada…valeu.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Cheguei a uma conclusão porque Schumacher estar errando acima da média, no primeiro ano ele voltou “enferrujado”, sem ritmo mas raramente se meteu em confusão, no máximo era uma rodada pra fora da pista. No segundo ano em 2011 ele foi melhorando ao ponto de dar trabalho ao Rosberg nas últimas corridas, sofreu alguns acidentes, mas isso é normal disputando no pelotão da merda. Em 2012 o alemão começou a temporada muito motivado, e em termos de performance estava colocando Nico no bolso nas primeiras provas.

Só que, o carro começou a quebrar uma barbaridade, ao mesmo tempo a equipe errava em momentos decisivos com Schumacher. Mesmo assim o alemão não disparou contra a equipe, o velho alemão deu uma “aula” a Barrichello que como ser uma bom perdedor dentro de um time. Coisa que Rubinho não conseguiu em 19 anos de F1, mais a temporada na Indy.

Pra piorar, Rosberg não passou pelos mesmos problemas técnicos de Schumacher, no seu caso era só pegar a “mão” do carro que os resultados iam acontecer. E foi o que ocorreu, Nico fez uma ótima sequência de resultados, mas Schumacher só ficou com 2 pontos.

Em todo caso era cedo para Schumacher jogar a toalha, só que o carro Mercedes voltou a decepcionar para os dois pilotos. Schumacher nas últimas 7 corridas(nos geral), ainda superou Rosberg com certa facilidade somando 41 pontos contra 26 de Nico. Só que teve um problema, Schumacher perdeu a motivação ao volante. Ele sabia que 2012 seria um ano decisivo pra equipe evoluir e brigar com tudo a partir de 2013, com um carro vencedor daria para prolongar mais dois anos na categoria.

Com o carro se “arrastando” na pista e já perto dos 44 anos, Schumacher sabia que não teria mais como prolongar o trabalho de desenvolvimento por mais 2 anos, pra depois tentar um título. Se o carro fizesse pódios constantes com os dois pilotos, a motivação e concentração na pista ia subir, mas não foi o que aconteceu com Schumacher. Rosberg ainda é jovem, esta motivado e quer provar que pode mostrar algo na F1, ainda esta naquela faixa crescente na pilotagem, diferente de Schumacher, que a muito custo tenta manter um bom pardrão pra disputar com a geração bem mais nova.

Mercedes e Schumacher chegaram a conclusão, o ideal seria a equipe optar por um piloto mais jovem, de preferencia de ponta e super motivado como Lewis. Esta explicado os erros “primário” nas últimas provas na Hungria, Cingapura e hoje no segundo treino de sexta no Japão. Pra confirmar essa teoria, Schumacher admitiu ao anunciar a aposentadoria que não estava 100% focado se queria continuar na F1, ou seja, ele perdeu o prazer de pilotar e fazer todo trabalho pra “levantar” um time. A Mercedes percebeu isso, e foi em busca de outro piloto pra liderar o time(Rosberg deve esta puto, se sentindo um Felipe Massa da vida). Quando o piloto perde a motivação, também perde a concentração, com isso os erros ao volante aparecem, caso do velho alemão.

Em todo caso, Schumacher pode tentar outros desafios menos exigente, pode correr somente na Europa no DTM ou tentar um trabalho visando vencer em Le Mans, o que seria espetacular na carreira depois dos 44 anos.

Vai ser outro desafio, mas também Schumacher vai chegar com outra motivação e sem muitas cobranças. Na Formula 1 depois dos 40 anos ficou comprovado, só dá para vencer e disputar títulos se pegar um carro superior, foi o que aconteceu com Lauda em 84, e Prost em 93. Se for para fazer todo trabalho de evolução pra erguer um time, nem adianta tentar. Se Schumacher não conseguiu, outro piloto depois dos 40 não vai conseguir.

Lauda ainda era novo quando voltou em 82, mas Prost já tinha 39 anos, e só voltou ao mundial sabendo que ia ser campeão sem rivais! Era para o novato D.Hill vencer 5 corridas como Prost em 93, até dava pra disputar o título a partir do GP da França, mas a Williams não permitiu. Bom lembrar que Lauda com um carro mediano foi um fiasco em 83, já com um carro superior foi campeão em 84.

Líder D.Hill entrega liderança a Prost no Canadá em 93:
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04

Líder D.Hill entrega liderança a Prost GP França 93:
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=plcp

Williams admite ordem para Prost ser campeão no GP da Itália:
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=plcp

Outro detalhe, a Mercedes só teve carro para disputar no pelotão da merda, Piquet depois de aposentar destacou que correr do lado de pilotos como De Cesares era o fim da picada, não tinha motivação pra continuar. Piquet nas últimas provas ao lado de Schumacher em 91, também cometeu erros bizarros, na pista era constantemente superado pelo novato alemão, era hora do tricampeão deixar a categoria. Abaixo, volta a volta de todas as 5 provas entre os pilotos da Benetton. Novato D.Hill em 93 botou pressão em Prost em várias provas, já em 94 Mansell sequer andava no ritmo do novato companheiro, basta perquisar! Todo mundo tem data de validade no esporte, Schumacher tentou correr contra o que seria a quarta geração a frente, muita coisa. Schumacher estava indo contra a lei da natureza, mas valeu pela tentativa, em nenhum momento ficou na choradeira ameaçando sair na F1 por ter equipamento inferior, esperou o contrato terminar pra encerrar a carreira.

Piquet x Schumacher em 1991:

ITA
http://www.statsf1.com/en/1991/italie/tour-par-tour.aspx

POR
http://www.statsf1.com/en/1991/portugal/tour-par-tour.aspx

ESP
http://www.statsf1.com/en/1991/espagne/tour-par-tour.aspx

JPN
http://www.statsf1.com/en/1991/japon/tour-par-tour.aspx

AUS
http://www.statsf1.com/en/1991/australie/tour-par-tour.aspx

Agora, imagina pilotar no pelotão da merda, com a pressão de organizar um time de nome Mercedes e desenvolver o carro, Piquet bem que tentou o mesmo na Lotus e Benetton mas não deu, paciência. Se o tricampeão não conseguiu, Schumacher não tem porque se envegonhar.

A história de Schumacher e Rosberg poderia ser outra com um carro decente(não sei como Nico esta aguentando, só esta descascando abacaxi desde que chegou a F1). Observe a volta de Kimi em 2012, ele ainda é jovem e deu a sorte de pegar um ótimo carro, até o novato-estabanado Grosjean se dá bem com ele, ambos fizeram boas corridas e conseguiram pódios! A motivação dos pilotos da Lotus esta em alta, isso não deve estar acontecendo da mesma forma com os pilotos da Mercedes, é só pressão. E não adianta jogar toda culpa em Schumacher, se for dobrar os pontos de Rosberg na tabela, a coisa não vai mudar muito, pula de 136 pontos para 186. Ainda estaria longe da Ferrari com 231 pontos. Nem dois Rosberg na Mercedes ia melhorar a situação! Se R.Brawn não tirar coelho da cartola nos próximos anos, nem dois Hamilton vai fazer a diferença chegando ao título. O problema na Mercedes sempre foi mais equipamento que pilotos. Quando o carro correspondia, era veloz e consistente, Nico e Schumacher faziam grandes corridas. Com os testes proibidos, só resta Lewis rezar para R.Brawn acertar no carro como fez em 2009, fora os “pacotes” de desenvolvimento durante o ano.

Boa sorte a Mercedes em 2013 porque ela vai precisar…a curto prazo, Rosberg arrumou outro companheiro pra descascar abacaxis. Lembre-se, se Lewis começar a fazer pódios e vencer logo de cara em 2013, o mérito é 70% de R.Brawn! Se Hamilton for campeão daqui uns três anos, aí sim ele ajudou na evolução gradual do carro, vai igualar feitos de Schumacher na Benetton(não na Ferrari), Alonso na Renault e Vettel na RBR. E não vai ser pouca coisa, raríssimos foram os pilotos na era moderna na F1 que conseguiram esse feito. Que me lembre, nos últimas três décadas só Lauda, Prost e Piquet conseguiram esse feito de “levantar” um time até o título…dá pra encaixar o Hakkinen que pegou uma “carroça” no começo na Mclaren, pra depois vencer um campeonato.

E não adianta criticar Hakkinen e Vettel por ter Newey como projetista. Lauda e Prost dependeram de “gênios” como Barnard, Murray e Nichols na Mclaren, já Piquet dependeu de F.Dernie e P.Head na Williams…todos projetistas do mesmo calibre que Newey. Ninguém faz nada sozinho na Formula 1! Tem piloto que vai pelo mais fácil, muda para um time que esta dominando uma época pra disputar títulos, mas aí é meio caminho andando! Assim é fácil demais…cansei de ver isso na F1!

ESSE MARCELO É UM MALA
ESSE MARCELO É UM MALA
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

zzzZZZZzzZZZZzzzzzZZZZzzzzZZZZZzzzzz…

roxxon valdez
roxxon valdez
Reply to  ESSE MARCELO É UM MALA
11 anos atrás

beleza! grandes considerações, parabéns!!!

vitão
vitão
11 anos atrás

duro mesmo é o massacre de golfinhos e baleias piloto em Taiji. Esse povo tá brincando com Deus, depois não podem se arrepender :

http://www.facebook.com/adriana.greco1#!/media/set/?set=a.3653621068610.2130227.1517040259&type=1

2.000 km é mais do que a Lada oferecia, depois disso o motor se auto destroi a lá missão impossível …..

Mariana
Mariana
11 anos atrás

Seguro-desemprego foi muito boa kkkkk.
Schumacher segue tirando coelhos da cartola pra se dar bem rs.

Agora, 3h da manhã acordado pra ver o narrador simpático do Sportv contando como que era o cartório em que ele foi dia desses é só pra quem gosta muito da bagaça, viu, pelamor.

MAX DA NOVELA
MAX DA NOVELA
Reply to  Mariana
11 anos atrás

Se é o Galvão,O POVO RECLAMA,se é o narrador da sportv O POVO RECLAMA…Quem você quer que eles coloquem pra narrar? O Tufão?

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Tres coisas a comentar:

-Calor Senegalês? 27 graus? Sem essa Flávio. Calor Senegalês é 40 graus a sombra, 50 no sol e 68 no chão! Ai sim é um probremão!
-Motor de 2000km… tem algo errado ai. Acho que o carinha falou merda.
-Quem vai ter de se coçar não é o Alonso e sim a Ferrar-i. Afinal o carro tá lento como uma lesma, o espanhol é bom mas não faz milagre.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

TAMO FALANDO DO JAPÃO …..

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Não confunda 2.000km com 2.000m, que são 2km.
Uma corrida de F1 tem algo em torno de 300km, o que significa que o tal motor rodou pouco menos que sete GPs completos!

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
11 anos atrás

No primeiro treino livre, comentando sobre o excesso de nomes que já foram noticiados como possível substituto de Massa em 2013, Lito Cavalcanti soltou uma piada que produziu gargalhadas neste que vos escreve. Lito disse: ” Ainda bem que o Ganso já assinou com o São Paulo” – Hahaha

Mariana
Mariana
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
11 anos atrás

Fomos 2 rs.

” – Quantos carros a Ferrari vai ter no ano que vem mesmo, Lito?”
” – Mais ou menos uns 12.”

lobo de angra
lobo de angra
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
11 anos atrás

Esse eu vi, eu ri pra caramba hahahahahaha

roxxon valdez
roxxon valdez
Reply to  lobo de angra
11 anos atrás

não sei quem é mais engandor, massa ou ganso?

Paulo
Paulo
11 anos atrás

Bom, não discuto sobre a vida útil de um motor que trabalha numa média de 15000 giros. Mas pra mim já disseram que era bom trocar as pastilhas de freio (das 4 rodas) na revisão dos 10.000 km, pois estavam desgastando (fiquei feliz, pois pastilha de freio que não desgasta deve ser perigosa). Coisa de R$ 1.100,00 na época. Depois ficaram bravos quando eu detonei eles na pesquisa de satisfação, quando me ligaram uma semana depois. Detalhe: Fui trocar as pastilhas com 70.000 km e o mecânico ainda disse que aguentavam mais uns 5.000.

Renan
Renan
Reply to  Paulo
11 anos atrás

Meu carro tem 106 mil quase 107 e nunca troquei…hauhuaha

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

A panca do Shummy foi feia.
Pior foi o Petrov PERDER a asa traseira em plena reta (com direito a panca posteriormente, só se fosse mágico, ficou sem downforce, não tem como guiar a barata)

Mauricio
Mauricio
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

A batida do alemão não foi tão forte assim…
Já o Petrov… Antigamente os carros não tinham aquela asa atras e andavam na casa de 350~400km/h. Em linha reta faz pouca diferença, o que falta é braço mesmo.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

O carro hoje é configurado para andar com aquela asa lá atras. Perdeu…f$%&u! Perde a traseira! Saiu o aerofólio inteiro! Pedeu na reta, entrou na curva de passageiro.

J
J
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

350~400km/h antigamente, sem asa traseira!?

Viajou…

Angelo
Angelo
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

Me lembrou o acidente do Ratzenberger, só que com ele foi a asa dianteira que além de falta de controle causa ineficiência nos freios. No caso do Petrov, é perigoso pois, com a frente grudada por todo aquele down dos carros modernos, qualquer alteração de trajetória causa saída imediata da traseira, se tiver espaço dá para frear em linha reta, se não tiver é muro.

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
11 anos atrás

O projetista de Suzuka, John Hugenholtz acho q era holandês, não? De qqer forma, foi um gênio.

John McClane
John McClane
Reply to  Rodrigo Felix
11 anos atrás

É, ele era holandês.

ba
ba
11 anos atrás

Ah, esquece.

ba
ba
11 anos atrás

2000km de vida útil? Mas isso não dá uma volta em Interlagos…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  ba
11 anos atrás

que burro, dá zero pra ele!!!!!!!!!!!!!

Lucas Pires
Lucas Pires
Reply to  ba
11 anos atrás

Não é 2000 metros e 2000 kilometros, mais ou menos 8 corridas

Rodrigo D.
Rodrigo D.
Reply to  Lucas Pires
11 anos atrás

A distância de uma corrida, pelo regulamento, é de aproximadamente 305 quilometros, exceto Mônaco, que é um pouco menor. Assim, teoricamente, um motor duraria 6,5 corridas, se fosse considerado o uso do motor apenas nas corridas.

Acontece que os mesmos 8 motores da temporada têm que ser usados também nos treinos e classificações. Dessa forma, na prática, um motor é usado no máximo em 3 GPs….

Tiago
Tiago
Reply to  Lucas Pires
11 anos atrás

Lucas, é pouco mais de 6 corridas, já que as provas têm a duração de 300 km + 1 volta.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Reply to  Lucas Pires
11 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  ba
11 anos atrás

Não confunda 2.000km com 2.000m, que são 2km.

Eduardo
Eduardo
Reply to  ba
11 anos atrás

HAHAHAHAHAHAHAHA