A LISTA

SÃO PAULO (façamos as nossas) – A BBC encerrou sua série de reportagens sobre os maiores pilotos de todos os tempos, que resultou numa lista de 20 repleta de estrelas e ídolos atemporais. Senna ficou em primeiro lugar, com Fangio em segundo, Clark em terceiro e Schumacher em quarto. Veja a lista completa:

1 – Ayrton Senna
2 – Juan Manuel Fangio
3 – Jim Clark
4 – Michael Schumacher
5 – Alain Prost
6 – Stirling Moss
7 – Jackie Stewart
8 – Sebastian Vettel
9 – Niki Lauda
10 – Fernando Alonso
11 – Alberto Ascari
12 – Gilles Villeneuve
13 – Nigel Mansell
14 – Mika Hakkinen
15 – Lewis Hamilton
16 – Nelson Piquet
17 – Emerson Fittipaldi
18 – Jack Brabham
19 – Graham Hill
20 – Jochen Rindt

A BBC rasga elogios a Senna e fala do “brilho romantizado” do brasileiro, potencializado pela maneira como morreu. Interessante notar que quatro pilotos ainda em atividade aparecem entre os 20, o que mostra como estes últimas anos da F-1 têm sido interessantes e ricos. Concordo com a presença de todos eles, até de Hamilton, o que tem menos títulos entre eles — os outros são Vettel, Alonso e Schumacher. Outro dado curioso: alguns da relação nem foram campeões, como Moss e Villeneuve.

Acho que se todos resolvermos fazer uma lista dos 20 melhores, provavelmente a maioria dos nomes escolhidos pela BBC se repetirá. Talvez faltem alguns, como Ronnie Peterson, Mario Andretti, Jenson Button, Kimi Raikkonen (estes dois, campeões mundiais ainda em atividade), Denis Hulme, James Hunt, Jacky Ickx, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Jody Scheckter… Mas é quase questão de gosto. Muitos deles nem vi correr e deles sei por leituras, testemunhas e vídeos.

Minha ordem, no entanto, certamente seria diferente. Alonso e Piquet estariam muito mais para cima, Schumacher seria o primeiro e a briga pelo segundo lugar seria duríssima entre Senna,  Prost e Fangio, pelos meus critérios.

De qualquer forma, o resultado mostra como Senna foi marcante em seus dez anos e pouco de F-1, tendo deixado a sensação de que poderia, mesmo, ter feito muito mais se não fosse o acidente de 1° de maio de 1994.

ATUALIZANDO…

Não que seja uma surpresa, mas vale a pena ler os comentários para ver como tem gente dando chilique à simples afirmação “Schumacher é melhor que Senna”. E a palavra é essa mesma: chilique. Não há argumentos para discutir com esse pessoal. Chega uma hora que, sem muitas condições de contrapor números e realizações, eles vêm com “caráter”, “esportividade” e coisas do tipo. Todos muito íntimos de Senna (e de Schumacher), pois parecem conhecer profundamente a alma de ambos. É incrível como alguns anos de canonização pela TV alteram a percepção das pessoas. Falam, por exemplo, do que “Senna fez com a Toleman”. Um segundo lugar. Nessa mesma equipe, renomeada como Benetton, Schumacher ganhou dois títulos. Falam dos “adversários muito melhores”. Senna teve dois, em forma e com carros competitivos: Prost e Mansell. Do francês, perdeu dois títulos (1989 e 1993), ganhou um com menos pontos (1988) e outro jogando o carro sobre o rival (1990). Do inglês, ganhou um (1991) e perdeu outro (1992). Tem também o famoso “só ganhava porque tinha o melhor carro”. Ou o “os carros da época do Senna eram mais difíceis de pilotar”. A McLaren era ruim, nos tempos do Ayrton… E é fácil guiar com 50 botões no volante. Mas tudo bem. Vale a discussão. Senna foi, realmente, um fenômeno. Não bastasse o que fez na pista, e foi muito, estabeleceu laços quase incestuosos com homens e mulheres brasileiros.

Eu me divirto.

Subscribe
Notify of
guest

1.2K Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Niva Skywalker
Niva Skywalker
5 anos atrás

Caro Flávio. Sim, Piquet e Alonso teriam que subir um pouco, assim como Fittipaldi. Respeito sua opinião pois vc estave lá, por muitos anos vivênciou muita coisa. Más eu que assisto a F-1 desde 1980, também assisti e li muita coisas dessa cativante categoria, não poderia deixar de fazer meu humilde comentário, colocando Fangio em primeiro e Senna e segundo lugar. Acrescento ainda que de todos os pilotos que tive oportunidade de ver desde 1980 até hoje, para mim Senna é o mais completo. Essa conclusão se faz, especialmente por ele sempre buscar a perfeição e busca do limite do carro, mesmo nas condições mais adversas de pista e adversários.
Abraço.

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
10 anos atrás

O fato é que Senna tem sistematicamente vencido essas eleições, votações, ou listas divulgadas por mídias especializadas (como quiserem chamar) na maioria das vezes que acontecem. A pilotagem do cara era sobrenatural. Quando vejo babarem-ovo dos títulos ou números do Schumacher, me pergunto uma coisa básica: será que os fãs incondicionais dele não conseguem enxergar que em condições normais, leia-se; pilotos do mesmo nível dele, equipes parelhas, etc. Ele teria de dividir alguns, senão a maioria de seus títulos? Será que se esquecem que Fórmula 1 acima de tudo é CARRO, e sem o melhor carro, nem Senna, ou Fangio ou Clark, enfim: ninguém ganharia quase nada? Negar esses fatos é o mesmo que assinar um atestado de demência. Porém, de tudo que eu li acima, acho que a maior bobagem jamais escrita foi a de se dizer (e num tom jocoso) que o Schumacher ganhou 2 títulos numa sucessora da Toleman. Ué, então ganhou só porque era o alemão a pilotá-la? Então vamos lá: hoje com o tremendo sucesso e domínio das atuais Red Bull’s alguém ousaria atribuir exclusivamente ao Vettel, esse domínio? Melhor ainda: A Red Bull quando estreou na F-1 por acaso já estreou como sendo imbatível? Ou a antiga BAR que depois se tornou Honda até ser finalmente rebatizada de Brawn GP ganhou o título de 2009 apenas devido a ilustre presença de Jenson Button? Se fosse outro primeiro piloto lá tbm não ganharia do mesmo jeito? Nesses três exemplos que dei, qual foi a razão preponderante: os títulos de cada piloto se deram pela presença deles lá ou por que seus carros eram os melhores do GRID na respectiva época? Essa foi dose, Flávio Gomes…

Cesar
Cesar
10 anos atrás

Além desta da BBC 1) Senna 2) Schumy 3) Fangio 4) Prost 5) Clark tem mais 12 lista mundiais e todas o Senna está muito bem. Vou citar mais 3…

Autosport 1) Senna 2) Schumy 3) Fangio 4) Prost 5) Clark

The Sun 1) Schumy 2) Prost 3) Senna 4 Fangio 5) Clark

Daily Mail 1) Schumy 2) Senna 3) Fangio 4) Prost 5) Clark

Furnari
Furnari
11 anos atrás

Concordo plenamente com a lista. É uma lista muito coerente e feita por instituição de respeito.

Sobre alguns pilotos:

– Senna pela alta sensibilidade ao “unir-se ao carro” como sua extensão (não conheço outro que tenha feito isso), correr 100% do tempo no limite, ultrapassar os próprios limites, desejo de vitória e pelo domínio absoluto em chuvas e corridas de recuperação e, o mais importante, o reconhecimento dos pilotos como o melhor de todos os tempos.
– Stirling Moss foi sim um dos maiores de todos os tempos, por coisas incríveis que fez e que somente por azar não ganhou seu campeonato, por exemplo, em 1958 após uma corrida ele poderia ter reivindicado alguns pontos, mas deixou para Hawthorn que ganhou o título. Naquele tempo os pilotos eram amigos;
– Niki Lauda como uma “Ave Fenix” ressurgiu das cinzas e mostrou seu valor, depois de um acidente quase fatal em 1976 e posteriormente após já ter se aposentado retornou para vencer;
– Villeneuve pela audácia, show e ter corrido pelo prazer que as corridas representavam, Um purista;
– Jim Clark pelo domínio total na década de 60, de longe, em qualquer tipo de corrida de automóveis que aparecesse pela frente, sem mais comentários;
– Alonso pela técnica apuradíssima, profissionalismo e regularidade ao longo de muitos anos;
– Fangio que na época que começou a Fórmula 1, já vinha de longa carreira automobilística. Mesmo com certa idade ganhou praticamente metade das corridas de F1 que disputou, e mais os títulos. Felizmente não sofreu nenhum acidente que pusesse fim à sua carreira numa época em que isso era muito frequente.

Paulo Cesar
Paulo Cesar
11 anos atrás

Pois é Flavio como comparar a Toleman de 84, patrocinada por uma transportadora de caminhões com míseros milhões de dólares, usando motores artesanais Hart, usando pneus Michelin do ano passado (exceto em Mônaco, porque eles não tinham no estoque de 83 pneus de chuva) e tendo uma equipe minúscula de 40 pessoas, e aí você compara com a Benetton que na época tinha um orçamento que só perdia para a Mclaren, Ferrari e perdia por pouco para a Williams. A Benetton tinha 400 pessoas. A Benetton era tão boa que em 1993 recebia os melhores motores da Ford e em 1994 recebia os Renault, o seu número de funcionários só era inferior ao da Ferrari. A equipe cresceu muito a partir de 1988…Eles eram tão bons que em 1993 tinham suspensão ativa, controle de tração, câmbio semi-automático, freios ABS no fim do ano e até direção nas rodas traseiras, a Benetton era muito rica e tinham até um câmbio CVT muito parecido com as da Williams que nunca foi usado. Só com muito dinheiro para fazer tudo isto. A próprio Mclaren só ficou forte depois que o Ron Dennis assumiu a equipe, já a Lotus decaiu depois que perdeu o Colin Chapman, assim como a Brabham decaiu quando o Piquet e o Gordom Muray saíram de lá. É difícil estas comparações…aliás lembra o que você falou do Kimi Raikonen na TV…”mesmo correndo contra equipe mais fortes como Mclaren, Red Bull, Mercedes e Ferrari, o Kimi venceu em Abu Dabhi”…só que você esquece que o orçamento da Lotus é gigantesco passa dos 400 milhões, alias esta Lotus que você tanto elogia não tem nada a haver com a antiga Lotus, na realidade esta Lotus que você diz ser pequena é a Tolemam que virou Benetton, virou Renault e agora se chama Lotus. Dá pra entender tanta contradição.

Furnari
Furnari
Reply to  Paulo Cesar
11 anos atrás

Paulo Cesar, apoio total ao seu comentário!

Reforçando seu argumento: Não é compatível comparar a Toleman de 1984 de Senna limitada com motor Hart, com patrocínio fraco e nem a Lotus decadente da década de 80; com a Benetton de 1994 de Schumacher com patrocínio de multinacional, com todo seu aparato tecnológico e ANTES desenvolvida por Nelson Piquet… além da Benetton ter “chutado literalmente o livro de regras” em 1994, o que resultou em desclassificações em várias corridas com a dupla: “Dick Vigarista” Briattore e “Mutley” Schumacher (fato salientado hoje em dia pelo ex-companheiro de equipe de Schumacher, Jos Verstappen)… Flávio: vá mais fundo na questão.

Detalhe: Schumacher JOGOU SIM sua Benetton contra a Williams de Damon Hill na última corrida de 1994 para ganhar o campeonato. Com um pouco mais de severidade ele poderia ter sido desclassificado do ano de 1994 assim como foi desclassificado do ano de 1997, portanto Schumacher não levaria o título de 1994.

E mais: Se Damon Hill quase ganhou o título de 1994… imagine o Senna!

Alex
Alex
Reply to  Paulo Cesar
11 anos atrás

Isto que você fala é pura verdade, cansei ler entrevistas em várias línguas, onde perguntaram ao Rory Byrne sobre os 3 grandes pilotos (Piquet, Senna e Schumacher) com que ele trabalhou, e ele tenta ser educado, para minha surpresa coloca Senna do nível do Schumacher, ele diz que estes 2 pilotos tinham “ouvido musical” e fala em empate técnico…entre Senna e Schumacher ele prefere elogiar o lado brincalhão do Piquet, mas da a entender claramente que o Piquet é inferior ao Schumy e ao Senna, um jornalista ao tentar colocar Schumacher na frente de Senna, porque a dupla Byrne-Schumacher conseguiu 7 títulos enquanto Senna só conseguiu um segundo lugar em Mônaco e um terceiro na Inglaterra, e ele mais uma vez defende Senna, dizendo que não da para comparar a Toleman de 1984 que tinha um orçamento de 1/10 da Benetton de 1994, a Toleman tinha apenas 60 pessoas, já a Benetton de 1994 tinha mais de 300…numa entrevista a um jornal inglês, ele vai mais adiante dando a entender que o motor Hart de 1984 era muito fraco…ele disse que o BMW de 1986 tinha 150 cavalos a mais…Por isto , amigo Flávio, mais respeito com o Senna e com o Piquet, você não gosta deles porque eles não nasceram na Europa, se o Schumacher nascesse no Leste europeu você idolatraria ele ainda mais.

Rafa Soares
Rafa Soares
11 anos atrás

Pra mim o Schumacher nao estaria em nenhuma posição dessa lista… A quantidade de títulos não significa talento dele mas sim da equipe e docirco da F1.Que permite que uma equipe desleal que faz jogo de equipe correr… Senna…. vai ser difícil de alguém superar ele…

Bob
Bob
11 anos atrás

Não adianta discutir eletrônicas com os japoneses, não adianta discutir química com os alemães, vinhos com os franceses, carnaval com os brasileiros, tango com os argentinos, armamento com os americanos, vodca com os russos, charutos com os cubanos, enfim cada povo tem a sua especialidade, os ingleses são os mais cultos quando o assunto é fórmula 1, quando estudei na Grã-bretanha fiquei impressionado com a cultura automobilistica dos ingleses em geral, eles não falam quem é melhor se é o Hill ou o Mansell, o assunto é mais profundo eles falam em chassis, em suspensões, torque, aerofólio, giro de motor, existem mais de 100 mil praticantes do esporte-motor na Grã-bretanha, por isto estas listas, feitas na Grã-Bretanha pela BBC e também pela Autosport com 217 pilotos e ex-pilotos que colocam o Senna na frente, precisa ser respeitada. Eu posso muito bem contestar 2 dos 3 títulos do Senna, como posso contestar 5 dos 7 títulos do Schumacher, 3 dos 4 do Prost e os 3 dos Piquet, quem não se lembra das acusações de irregularidade dos Brabham em 81, e em 83 (combustível e a acusação é do Prost), o próprio Mansell era muito mais rápido que o Piquet em 87. Enfim existem pessoas que odeiam o Senna e inventam que a culpa de tudo é dele, imagina que os freios com refrigeração extra feita pela Lotus, em 1987, no GP da Autrália, teve uma pessoa chamada Marcelo, que acusou o Senna de ser o responsável, imagina o Senna é engenheiro? A culpa não é do Senna e sim da engenharia da Lotus, este mesmo Marcelo acusou o Senna de várias coisas como de ser o responsável por brigar com o Schumacher, e Schumy, contou outra versão, quem não se lembra da entrevista falsa do Goto, pra Autosprint desmascarada pelo Flavinho, com o Piquet acontece a mesma coisa existem pessoas que acusam o Piquet de um monte de coisa até estupro de uma menina de 7 anos, o Chico Serra disse várias vezes que o Piquet usava gasolina fora de especificação nas fórmulas inglesas. Precisamos filtrar melhor estas críticas que os nossos grandes pilotos Piquet e Senna sofrem, por que o pessoal não ataca o Fittipaldi? É por que ele é muito querido e por isto todo mundo adora ele, já os nossos 2 grandes pilotos, Senna e Piquet, são pessoas difíceis no trato. O Nélson é muito mal visto na Europa e o Senna é muito mal visto por alguns intelectuais brasileiros.

Wibson Luis Gomes de Lucena
Wibson Luis Gomes de Lucena
11 anos atrás

Lista dos 15 melhores pilotos de Fórmula 1 até o final de 2012 na minha opinião:

01- Michael Schumacher
02- Juan Manuel Fangio
03- Alain Prost
04- Ayrton Senna
05- Jackie Stewart
06- Sebastian Vettel
07- Niki Lauda
08- Nelson Piquet
09- Jack Brabham
10- Fernando Alonso
11- Jim Clark
12- Mika Hakkinen
13- Graham Hill
14- Emerson Fittipaldi
15- Alberto Ascari

Tricampeões:

Ayrton Senna 41 vitórias
Jackie Stewart 27 vitórias
Sebastian Vettel 26 vitórias
Nelson Piquet 23 vitóias
Niki Lauda 25 vitórias
Jack Brabham 14 vitórias

Bicampeões:

Jim Clark 25 vitórias
Fernando Alonso 30 vitórias
Mika Hakkinen 20 vitórias
Emerson Fittipaldi 14 vitórias (2 vices)
Graham Hill 14 vitórias (3 vices)
Alberto Ascari 13 vitórias

Critérios de meritocracia que eu adotei:

O primeiro critério que adotei foi o número de títulos, depois vem o número de vitórias, se empatarem em número de títulos e vitórias o terceiro critério é o número de vices, se empatarem em número de títulos, vitórias e vices, o quarto critério é o número de segundo lugares, se empatarem em tudo o quinto critério é o número de terceiros lugares.

Leonardo Batista
Leonardo Batista
11 anos atrás

1-Senna
2-Prost
3-Piquet
4-Schumacher
5-Mansell
6-Hamilton
7-Hakkinen
8-Alonso
9-Vettel

Dos que EU VI correr, esses são os melhores!

Joao Paulo Borges Chagas
Joao Paulo Borges Chagas
11 anos atrás

Fala Flavio, tudo bem??

Concordo em grande parte com seu texto, uma analise sobria e pessoal da lista!!! Concordo ainda mais com os dizeres sobre os xiliquentos!! Sou fa do Senna, mas acho que as pessoas ao analisarem essa questao sempre confundem o mito e o piloto!! Para analisarmos o melhor condutor, temos que analisar apenas o piloto, seus feitos, qualidades, defeitos e capacidade!! Nisso, Senna pode ser comparado em igualdade com outros grandes pilotos e se sobressair numa lista dependendo do gosto pessoal de cada um. Por isso respeito listas com outros nomes na maior naturalidade (nem eu mesmo sei dizer se ele foi melhor que Schumacher ou que o Prost, pra dizer dois que vi correr!! Sao pilotos do mesmo quilate, do maior gabarito e os igualo, ficando pra mim cada um melhor em determinado quesito!!) Ja no aspecto MITO ou PERSONAGEM, nisso acho que ele realmente foi o maior, sendo somente igualado pelo Schumacher, mas ai estamos analisando a pessoa e sua imagem, nao a tecnica de pilotagem, por isso acho que sao duas questoes distintas e que nao devem ser somadas, mas sim analisadas separadamente!! Acho que sua linha de pensamento vai por ai tambem…

Agora, gostaria de saber onde consigo ver os videos da BBC sobre cada piloto, pois nao consigo encontrar os links na pagina da BBC ou em sites da net (tipo youtube)!! Por acaso voce teria essa informacao?? Alguem aqui do forum teria??

Obrigado pela atencao e um grande abraco!!

Joao Paulo

Wibson Luis Gomes de Lucena
Wibson Luis Gomes de Lucena
11 anos atrás

Há tempos atrás Flavio Gomes eu lí um comentário num fórum de Fórmula 1 de que não havia equidade no tratamento que dão a sua pessoa de forma que a fórmula era:

Rede Globo + boa parte da mídia especializada + Sennistas + Viúvas do Senna versus Flavio Gomes

O tanto de irritações, ofensas e comentários contrários ao que você escreveu aconteceram como você tinha previsto lá no texto. Até parece que todo mundo nesse país era obrigado a ser Sennista naquela época. Conheço torcedores do Alain Prost, do Nigel Mansell e eu era torcedor do Nelson Piquet na época.

Agora tenho certeza que só de colocar o Senna em segundo lugar atrás do Michael Schumacher (o que ainda assim não condiz com as estatísticas do Ayrton) já teria muita gente reclamando e querendo ele em primeiro de novo.

Aliás, reparou que colocaram três mortos na frente do Michael Schumacher? Desses três só o Fangio se aposentou na hora que viu que não dava mais, teve morte natural e viveu bem até demais. Fora isso parece que morrer na pista passou de vexame e tragédia à um ato heróico, ou seja inverteram os valores numa ação que parece até necrofilia onde consideram o Gilles Villeneuve melhor que o filho Jacques que teve um resultado melhor nas pistas e põe mortos nas pistas como o Ayrton e o Clark lá na cabeceira. Gilles Villeneuve na minha opinião era do nível do Juan Pablo Montoya e assim como Senna morreu pilotando o carro que ganhou o campeonato de construtores mesmo sem a ajuda deles.

Outro exemplo: Se eles consideram que o Alain Prost não era bom o suficiente porque tem 4 vice-campeonatos, ou seja porque teria “perdido” 4 decisões, então porque eles colocam o Stirling Moss que também tem os mesmos 4 vice-campeonatos e nenhum título mundial logo abaixo do Alain Prost e na frente de vários outros tricampeões como o Ayrton Senna?

Não existe a hipótese do “se” para analisar e criar uma lista dessas você tem que trabalhar com os fatos, com os resultados.

Exemplo:

Meu amigo tira 10 numa prova e eu tiro 7, eu vou pensar assim: Eu sou mais inteligente do que ele? Aconteceu isso só porque eu não estudei o bastante? Ou seja “se” eu tivesse estudado mais eu teria igualado a nota 10 dele?

Mas, é para isso que existe a prova e consequentemente os resultados que medem a competência de alguém em qualquer área. Desde um simples vendedor até um esportista. Não é o quanto ele é popular, carismático ou querido e sim pelo que ele fez dentro da sua profissão.

Reinaldo
Reinaldo
Reply to  Wibson Luis Gomes de Lucena
11 anos atrás

Existe uma grande má vontade da imprensa mundial contra o Nélson Piquet, seus 3 títulos são comparados a trapaças, principalmente na imprensa inglesa. Os jornalistas citam um monte de situações que o Piquet fez durante a sua carreira. Imagina que eles colocam o Mansell (1 título) na frente do Piquet (3 títulos), tudo por causa das malandragens do Piquet. Tudo bem o Piquet é arrogante, ele sempre fala na primeira pessoa, como se fosse um Deus…exemplo eu desenvolvi os motores turbo, tudo bem, mas será que eram bons? Potentes os BMW eram mas a curva de torque era restrito só andava bem acima de 9500 rpm, eram frágeis e beberrão, além de denúncias que eles usavam metanol no combustível, em 84 o motor começou a quebrar com a fiscalização mais rigorosa dos combustível, foi um pedido do Prost, este motor BMW só era bom em pistas de alta velocidade que é o tipo de pista que o Piquet aprecia, e como fica o Jaboulle que começou com os Renault turbo? não seria ele o verdadeiro precursor do turbo, Piquet diz eu desenvolvi a suspensão ativa, só que não funcionou, só foi bem na Williams em Monza 87 uma pista lisa, no resto nem foi usada porque era problemática, que o diga o Mansell e o Patrese que atribuíram o fracasso da Williams 88 muito mais a s. a. do que ao motor Judd, a Williams só começou a andar bem quando tiraram a s. a. no meio da temporada, as s. a. só ficaram boas a partir de 1992 graças ao Adrian Newey que introduziu várias modificações na s. a. da Williams, o Piquet também diz que foi ele que introduziu o Pit Stop, só que o Gordon Muray diz que a idéia é dele e que surgiu durante um banho quente, ele disse que copiou das corridas de Indianópolis e pressurizou o sistema, o Piquet também diz que introduziu o aquecimento de pneus na F1, pois bem pergunte para o Émerson se isto é verdade, ele vai contar um estória de 1974 que contradiz o Piquet, na realidade o Piquet sempre foi fã do Jack Brabham, este sim um gênio ele era piloto e construtor do próprio carro, por isto o Piquet, sem dúvida foi um grande piloto, mas é não um grande construtor, falta base, falta dinheiro talvez se o Piquet tivesse nascido 20 anos antes pudesse fazer tudo isto que ele “alega” que fez, mas que na realidade ele se vangloria de coisas que outros fizeram. Falta um pouco de humildade para o Piquet, mas como piloto ele deveria estar entre os 10 com certeza.

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Como tem gente doida nesse mundo!!! Por causa de uma opinião pessoal, tem gente falando em processo (como se o judiciario não tivesse nada pra fazer), fazendo ofensas pessoais e etc.. Que fanatismo é esse? Vão se lascar e/ou enfiar tampinha(aquelas de aço) nas bundas de voces…

Micromax
Micromax
Reply to  Daniel
11 anos atrás

Vc está muito enganado…..mas, deixa pra lá……é sua opinião!

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Segafredo Zanetti ou Micromax:

No post TRI IN SAMPA (21), eu faço uma chamada para você cumprir o combinado: fazer as honras ao tricampeão.

Esqueceu?

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

O acerto de contas já se consumou: Vettel Tricampeão!

Aguardo seu comentário.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Desculpe Pinto….realmente esqueci do combinado e só agora que vi sua resposta aqui……bom vamos lá:

O título ficou em boas mãos, acho….Parabéns Vettel; sem dúvida é ótimo piloto e mesmo com um carro de outro planeta cumpre bem seu papel…
Na minha opinião Alonso foi o destaque(mesmo sendo vice) do campeonato. Invertidos os papeis não aredito que Vettel teria chegado à última corrida disputando com El Fodón……não custa lembrar que Alonso precisaria apenas de 4pts daquelas duas corridas que foi atacado pelas Lotus………..enfim acho que Vettel, como Bernie mesmo disse, é meio sem graça, falta carisma.

Um abraço e bom fim de ano!
MicroSega

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Já li no outro post. Obrigado e valeu!

Mais um abraço e um bom fim de ano!
Paulo Pinto.

Janus
Janus
11 anos atrás

Deixem todos de viadagem, o maior piloto de todos os tempos foi o Tazio.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Janus
11 anos atrás

Janus.. o melhor piloto de todos os tempos foi Vitório Brambilla, porque era ruim.. pilotava um carro ruim.. e mesmo assim conseguiu vencer a única corrida de sua vida.. Tá certo que naquele dia choveu demais.. e bateu todo mundo que estava na frente.. mas fez a volta mais rapida.. e além disso conseguiu derrapar bater depois que recebeu a bandeirada.. como ele fez tudo isso ou o que ele fumou antes da corrida ninguem sabe.. mas por isso merece ser o melhor de todos os tempos rsrsr

http://www.youtube.com/watch?v=6a4mbwhuJfI

Brincadeiras a parte, para mim Fangio, Senna, e Schummi… O Tazio era bem na linha do fangio.. mas como morreu prematuramente, não teve tempo habil para criar sua lenda, aha!! o Piquet eu deixo em quarto lugar porque sou fã de carteirinha deste cara..

Janus
Janus
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Sei que é brincadeira sua, mas aquela não foi a única corrida da carreira do Gorila de Monza … e aquele March com asa tábua de passar roupa era legal até …

giovanni
giovanni
11 anos atrás

¨por exemplo, do que “Senna fez com a Toleman”. Um segundo lugar. Nessa mesma equipe, renomeada como Benetton, Schumacher ganhou dois títulos¨.
Seguindo seu raciocinio Maldonado ou Bruno deveriam ser campeões ja que pilotam a mesma Willinas de Mansell 92 e Prost 93.
Essa foi de doer em Flavio!!!!!

Douglas
Douglas
Reply to  giovanni
11 anos atrás

A não ser que não sejam tão bons quanto o velho Leão (o que não acho que ninguém aqui se atreva a discutir).

Mario
Mario
11 anos atrás

Senna foi eleito o melhor de todos os tempos pelos pilotos de todos os tempos.
Gente que correu com ele, com Schumacher, com Stewart, Lauda, Fangio , Alonso etc.
E ganhou. Entendam que qualidade é diferente de quantidade.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Mario
11 anos atrás

Mas esses pilotos são todos fanáticos e ufanistas … rs …. eu também posso me divertir ?

Renato
Renato
11 anos atrás

Todos estão preocupados em defender a memória, mas ninguém está se lembrando do quanto ruim andam as nossas pernas no esporte. Vamos viver eternamente de passado; ou olhar pra frente!

Sacanagem foi ter jogado o Nelson Piquet pra 16º; abaixo do Leão. Isso sim, foi uma ofensa.

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Caraca, sempre fui fã do Senna mas como tem gente doida aqui. Tá Louco. Em vez de citarem suas listas ficam numa bobeira de fala mal, fala bem. Colocaria o Senna em primeiro porque sempre gostei de ver as corridas com ele andando no limite e vencendo. Porém nem me preocupava sobre a vida pessoal dele. E ele estar em primeiro é do gosto de cada um. Não dá para defender tanto. Se alguém fala por exemplo que o Emerson foi o melhor, usando de argumento do tipo ” o cara teve uma equipe que chegou a terminar na frente de Ferrari e Mclaren um ano, vou ter que concordar. Como disse é uma lista. O Flávio a tempos já justificou seu motivo e o pessoal só fala bobeira. Minha lista dos 10 mais são:
1-Senna
2-Fangio
3-Prost
4-Graham Hill
5-Jim Clark
6-Schumacher
7-Piquet
8-Emerson
9-Brabham
10-Lauda

Rafa Soares
Rafa Soares
11 anos atrás

Senhor Flavio Gomes. O senhor por acaso não recebeu minha resposta? ou será que ficou com medinho de publicá-la? Tanta gente ali comenta o que quer e por eu querer falar a verdade estou sendo censurado? Por acaso o senhor ficou bravo por eu dizer que pra falar de Senna precisava conhecer mais a vida e as ações do piloto? Pois bem, estáno seu direito. Meu nome é Rafael Senna Soares. Sou primo do Bruno Senna, sim, ele mesmo. A diferença é que eu não quis levar uma vida pública e ao invés de pilotar carros de corrida preferi aviões. Por isso me considero um conhecedor da vida de meu tio. Pra falar a verdade não estou nem aí se você prefere o Schumacher, na verdade eu sempre admirei o trabalho dele, porém nem por isso deixei de ver os valores de Nigel Mansel e Ricardo Patrese por exemplo.Não defendo Senna por ser brasileiro, o defendoporque para mim ele foi simplesmente o melhor de todos os tempos, e nem mesmo 7,8, 9, 100 campeonatos mundiais podem tirar os meritos dele. Eric Comas fala até hoje que Senna salvou sua vida, Gerard Berger até hoje deposita flores no túmulo de Senna pelo menos umavez por ano, e posso lhe garantir que não foi pelo que ele fez nas pistas, mas sim pelo cara que ele era!!!

Você pode não reconhecer, mas Senna é e sempre será “simplesmente o melhor”!

Harry
Harry
Reply to  Rafa Soares
11 anos atrás

Mas caro, o que te leva a pensar que se fosses piloto seria uma “pessoa pública”? Por conta de ter o mesmo sobrenome do falecido?

Celso
Celso
11 anos atrás

Senna foi eleito o melhor piloto de todos os tempos pelos pilotos de todos os tempos.
Isso basta. Essa lista da BBC é apenas mais uma de tantas outras em que Senna aparece eleito como o melhor. E para ser o melhor não precisa ser o que mais venceu.
Estão falando de qualidade e não de quantidade.

Benito Ciolin Zamith
Benito Ciolin Zamith
Reply to  Celso
11 anos atrás

Disse tudo, pco.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
11 anos atrás

Pra onde isso desbancooooouuuuuu??????

Agora meu amor por Schumacher e minha idolatria por FG não podem ser reais, naturais??????

Já deixei meu e-mail, e ninguém me escreveu ainda!!!!!!

[email protected]

Agora vou deixar tb meu perfil no facebook, com privacidade claro só pra vc ver Pinto!!!!!

https://www.facebook.com/profile.php?id=100004387150847

Micromax
Micromax
Reply to  Roberto Andrade
11 anos atrás

Nossa é sério……vc e o Pinto??

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Micromax, você é ator?

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Claro que não, sou um apaixonado por F1 que discorda em 90% de tudo o que FG escreve, mas mesmo assim acho muito divertido o blog.

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Só um ator conseguiria criar tantos personagens diferentes, e todos eles, envolvidos no mesmo assunto que é a Fórmula-1.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

desisto das suas conjecturas…….agora cá pranóis….o cara grudou mesmo em vc ein!!?? o que vai fazer agora??

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Teve um tempo que ele ficou grudado no Gerson. Agora cismou comigo.

Ainda acho que é você (o maior fabricante de personagens virtuais), mas já tenho minhas dúvidas…

Acredito que com o adeus de Schummy, a situação acalme.

Vamos ver… mas você continua suspeito!

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
11 anos atrás

Pode chorar…chore com gosto senhor Flávio Gomes. Vc não se diverte coisa nenhuma que eu sei, vc faz é se rasgar por dentro. Mas taí: deu a lógica de novo! Acompanho essas eleições a 13 anos, e é sempre a mesma história: Senna em primeiro, com o seu amado em segundo. Pena que desta vez ele caiu para quarto! kkkk. Creio que o bom senso realmente esta voltando a imperar, pois de fato existem MUITOS nomes desta lista que merecem inexoravelmente estar frente desta grande FARSA do automobilismo chamada de Michael Schumacher. Só uma correção pra uma abobrinha célebre escrita por vc: Senna venceu Prost em 88 com uma vitoria a mais. Em 89 ele perdeu na politicagem sendo que venceu 6 corridas contra apenas 3 de Prost. E em 90 venceu o frances de novo com carros bem parelhos, até no ano que perdeu que foi 1993, todos sabem que a Williams era imbativel, e mesmo assim Senna deu uma canseira, vencendo 5 corridas, então gostaria de saber de onde foi que vc tirou que Senna perdeu dois tiulos para ele eganhou um só… esta afirmação parcial e cheia de recalque mostra a todos a sua mediocridade como jornalista e especialmente como pessoa. Passar bem: senhor chorão. kkk.

Sandro Marques
Sandro Marques
11 anos atrás

Flávio, Flávio. Você não perde a chance de botar lenha nessa fogueira não é mesmo?
Por vezes se diz irritado, em outras que se diverte com a ira dos defensores do Senna, mas não perde a chance de aumentar a polêmica.
Comparar o 2º lugar do Senna em Mônaco com a Toleman com os 2 títulos do Schumacher na Benetton foi demais. Dizer uma besteira dessas o coloca no mesmo patamar da turma de desinformados que insistem em querer argumentar contigo.
Como sei que você entende muito do assunto só posso crer que você faz isso de propósito para ficar se divertindo com os comentários que virão depois.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Sandro Marques
11 anos atrás

Também achei estranha a comparação. Deve ter sido provocação mesmo.

Micromax
Micromax
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Só agora caiu a fiha pra vcs? tem mais um monte de “coisinhas”……

Micromax
Micromax
Reply to  Micromax
11 anos atrás

ficha

Sandro Marques
Sandro Marques
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Na verdade não Micromax. Eu já tinha visto no primeiro dia que li o post mas acabei esquecendo de comentar. Além de que foi provocação demais não é? Mesmo atrasado não resisti em dar o meu pitaco.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
11 anos atrás

Triste é ver como tem pateta de vinte e poucos anos da geração “Y”, só por que viram algumas corridas no youtube acham que podem opinar com autoridade. Nunca viveram o contexto da época. Esses são fanzassos do Schumacher. Ninguém respeita mais nada hoje em dia.

mikael
mikael
11 anos atrás

Nao adianta bla bla bla e nem blu blu,nao adianta ver o passado, oq senna fez ou nao fez, so seii de uma coisa! que esta claro e evidente,pra o mundo todo, só schumer é heptacampeão
( sete vezes campeão ) vcs podem trazer o passado todo de Senna!
mais so um é o Rei, e esse Rei é Michael Schumacer!

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  mikael
11 anos atrás

Rei foi o Fangio… 5

Wibson Luis Gomes de Lucena
Wibson Luis Gomes de Lucena
11 anos atrás

Vou dar minha opinião aqui de novo. No programa Roda Viva do final de 1986 quando a Lotus estava trocando os motores Renault pelos Honda o Ayrton Senna, se não falha a minha memória disse que o piloto ideal seria uma mistura entre o Niki Lauda e o Gilles Villeneuve (isso o Lauda já tricampeão). Depois quando o Alain Prost sagrou-se multicampeão e era o maior rival que ele tinha nas pista, Ayrton disse que o melhor piloto era o Alain Prost (ví isso num vídeo do YouTube). Após a morte de Ayrton em San Marino no ano de 1994 foi vasculhado e encontrado na sua residência um pôster raro e gigantesco do argentino Juan Manuel Fangio. Oras, se no seu íntimo o Senna era um entusiasta do Fangio que tinha 5 títulos e 23 vitórias, o que ele não diria ao ver o Michael Schumacher hoje com 7 títulos e 91 vitórias? Não aquele Michael Schumacher novato que corria de igual para igual com ele num macacão amarelo da Benetton, mas sim o Schumacher já consagrado heptacampeão.

Sandro Marques
Sandro Marques
Reply to  Wibson Luis Gomes de Lucena
11 anos atrás

Só um detalhe Wibson, se o Senna ainda estivesse vivo hoje quem garante que o Schumacher teria os seus 7 títulos e 91 vitórias? A possibilidade deles terem dividido todos esses feitos seria bem plauzível não é mesmo? Provavelmente o Schumacher estaria ainda hoje tentando quebrar os recordes do Senna. Não tem como saber o que teria acontecido se os dois pudessem ter duelado por mais tempo.

Jose H. J. Reis
Jose H. J. Reis
11 anos atrás

Senna foi eleito pelos italianos em pesquisa da revista autosprint o melhor piloto de todos os tempos, logo ele, que nunca correu pela Ferrari. Foi tambem eleito pela BBC como o melhor piloto que ja existiu. E aqui no Brasil, ao que parece, ele nao tem o mesmo reconhecimento.
Deixo este link de um programa da BBC, onde o apresentador diz que, as estatisticas sugerem que Schumacher e Fangio eram melhores que Senna, mas as pessoas que “conhecem” (os experts, os pilotos de F-1) contam uma historia diferente. Pilotos de F-1 dizem quem eles consideram o melhor piloto de todos os tempos. Ao final do programa, o apresentador acreditava que, para ele, Gilles Vileneuve era o melhor. Mas depois de ver horas e horas de videos de corridas do Ayrton, ele chegara a conclusao de que “Villeneuve foi espetacular em varias ocasioes, mas Senna foi espetacular em cada momento em que pilotava um carro de corrida”. Nao foi a toa que foi chamado de Magic Senna, nao pelos brasileiros, e obvio.

http://www.youtube.com/watch?v=4oLSYSJO5Ik&feature=related

Marcelo
Marcelo
Reply to  Jose H. J. Reis
11 anos atrás

É como eu falei. Não entendo tanta polêmica. O Senna sempre ganha essas enquetes e/ou pesquisas. E tome discussão. Chega a ser engraçado mesmo. Nós morreremos e Senna vai continuar liderando essas enquetes. Não tem jeito não.

raoni
raoni
Reply to  Jose H. J. Reis
11 anos atrás

Na própria pesquisa da BBC eles falam da parte emocional e até do fato da morte ter dado um ar romântico ao Senna.

O programa do Top Gear foi feito em homenagem ao aniversário da morte do Senna. Tem o filme que brilhou bastante no mundo. Ele Senna foi o campeão no momento que a exploração comercial da F1 fez um grande BUM.
Ele gostava da mídia então estava sempre em evidência.
A morte dele da maneira que foi sendo ele quem era também causa grande comoção e as pessoas passam a olhar de outra maneira, vira um mito…
Piloto que morre na pista vai para outro nível no aspecto emocional.

Quanto a opinião de pilotos eu acho que não é uma garantia, acho que o Neimar não é a pessoa mais indicada para definir quem foi o melhor jogador da história apesar de ser um grande jogador.
A maioria dos pilotos de hoje eram fans do Senna quando pequenos e isso conta.
Quanto a figuras importantes eu não vi definindo o Senna. Stewart que para mim é quem tem mais elementos pra julgar não bota o Senna nem entre os 5.
Ao contrário do que uns falaram do Top Gear o Mansell não fala que o Senna é o melhor.
E o Schumi também não falou que o Senna era o melhor de todos os tempos.
Não seia opinião dele, mas dos pilotos modernos um que tem relevância pra mim na opinião é o Dario Franchitti que sabe um bocado da coisa estuda e é apaixonado pela história da F1 e do automobilismo.

Acho que o Lauda já falou a um tempão que pra ele o Senna era o melhor! A opinião do Lauda pra mim conta mais que essas listas que tem todo ano…
Jackie Braham, Emerson, Piquet, Surtees, Mario Andretti,Tony Brooks, Jacky Ickx e outros pilotos que viram muita gente andar. Já um Vettel da vida que foi quase criado pelo Schumi é claro que vai falar que foi o Schumi é o melhor.

Surtees, Moss entre outros não por serem famosos, mas eles tem conhecimento e viram todos andar pra mim isso conta não é achismo com base em vídeo de melhores momentos…
O pessoal da antiga não tinha tanta evidencia e com o tempo ficam para trás então se não é algum piloto mais antigo ou algum que goste de estudar a história dos outros fica complicado julgar.
A maioria das pessoas vai por quem lembra mais que é o Senna claro o ultimo a morrer na F1 e ainda era um super campeão.

O próprio Senna pra mim foi muito coerente quando perguntaram para ele quem era o melhor piloto da história.
Ele responde que não vai falar por quem ele não viu correr pois não tinha parâmetro e dos que ele viu o Lauda e o Gilles era os melhores e quem ele mais se espelhava.

Quanto ao depoimento do Jeremy Clarkson na minha opinião retrata bem a coisa da morte. Ele ao ver ao vivo e na integra as corridas achava o Gilles o melhor depois ele vendo os melhores momentos do Senna no programa de homenagem a morte do cara ele mudou de opinião. Ai tem nostalgia e comoção pois quando ele olhava sem o sentimento e na integra ele tinha outra opinião.

Eu quando leio e vejo sobre pilotos que morreram na pista como Jim clark, Gilles Villeneuve, François Cevert e outros eu acabo vendo eles de maneira diferente o respeito é maior… O Gilles era um show na pista, mas se olhar de maneira fria ele não era tão bom como vemos ele hoje em função da maneira que ele morreu o cara é um mito hoje. Ele perdeu para o Jody Scheckter que nunca é nem citado nas listas, para o Carlos Reutemann e com o Didier Pironi era uma peleia bonita então muito vem da sua morte e do que ele fazia como andar na chuva sem ver nada com o bico quebrado, mas não sei se nós olhariamos pra ele da mesma forma ele estando vivo.

Não acho que ele não tem reconhecimento no Brasil bem ao contrário.
Quem tem muito reconhecimento lá fora e aqui não é o Emerson e seu irmão não tem nenhum e os dois foram figuras muito importantes para o automobilismo nacional.

Marcelo
Marcelo
Reply to  raoni
11 anos atrás
raoni
raoni
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Tem algum lugar que mostra quem votou em quem?
Nesse link não fala disso.
Já vi o Lauda a tempo votando em Senna nessas coisas o que como falei antes pra mim vale mais que essas listas…

artur b.
artur b.
11 anos atrás

Mesmo que não publique o que escrevi aquilo que publicou tem consequências , aqui em Portugal é assim :

Artigo 179.º

(Ofensa à memória de pessoa falecida)

1. Quem, por qualquer forma, ofender gravemente a memória de pessoa falecida é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias.

2. É correspondentemente aplicável o disposto nos n.os 2, 3 e 4 do artigo 174.º e no artigo 177.º

3. A ofensa não é punível quando tiverem decorrido mais de 50 anos sobre o falecimento.

Para si pode ser uma brincadeira para mim não é e não precisa ligar ou sequer responder, já é altura de as pessoas respeitarem aqueles que já morreram , por isso desculpe mas vou participar ao Ministério Público no Brasil as coisas que andou a escrever sobre uma pessoa que faleceu.

E eu já não quero mais conversa consigo : quero lá saber quem é o melhor ou o pior…quero sim e exigo respeito por quem faleceu e limito-me como cidadão do Mundo , de um Mundo que eu quero pautado por valores a comunicar ás entidades essa sua conduta.

e nem me qualifique de vgiuva…EU E QUALQUER CIDADÃO DECENTE DESTE MUNDO EXIGIMOS RESPEITO POR QUEM FALECEU.

SENDO QUE ESSA SUA CONDUTA NÃO É PRIMÁRIA…É REINCIDENTE essa persistência agrava a medida da sua culpa.

Aqui não interessa se somos por Senna ou por Schumacher…interessa se somos por valores e pelo respeito por valores plasmados nas leis..se você não respeita esses valores aqui ou lá fora resta-me participar ás autoridades e não é comigo que você vai debater…não …nem sequer eu perderei o meu tempo…explique ás autoridades.

Os Blogues , etc não são um local isento de protecção da lei…já chega de ver gente cometer crimes e sair impune rindo de todos…você e todos os que escrevem têm liberdade para escrever mas têm como limite os valores de uma sociedade e a lei , se não consegue respeitar isso então terá que ser punido por isso.

Já chega…temos que exigir uma sociedade com liberdade mas com respeito por valores , você é um menino ou um homem ? você gostava que andassem a escrever essas coisas se fosse da familia de alguêm que faleceu ? você é um menino ou um homem ?

Antonio
Antonio
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Como tem gente doida nesse blog. Acho que vou parar de vir aqui…kkkk

Nelson
Nelson
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

É por estas e outras é que sempre digo que SALAZAR foi democrata,Camões era um cara de VISÃO,O falecido bacalhau tem cheiro de ALFAZEMA e por aí vou.Já pensou ser preso em Portugal,tão perto da europa?

renatohk
renatohk
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

aaahahahahhahahhahah esse blog é muito legal, tá cheio de maluco, e o blogueiro é doidão também!!!

finalmente achei um brasileiro na mídia que tem coragem de dizer a verdade: “senna é considerado melhor só pq morreu”, hahhahahahhah

e afinal de contas, to cansado de acompanhar o blog do fabinho seixas, além de ser super juquinha e desprezar um monte de categorias legais do automobilismo, ele é um baita de um baba ovo do féttel bebê chorão, a nossa grande farsa da f1 moderna.

Antonio
Antonio
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Se eu xingar o Seu Manoel da padaria aqui da esquina, vou ser processado em Portugal também?

Paulo Bala
Paulo Bala
Reply to  artur b.
11 anos atrás

Ahahahahahhahahahahahhahahahahhahahah!!!!!! Esses portugueses são ótimos…

Harry
Harry
Reply to  artur b.
11 anos atrás

Oi Portuga,
Aqui é Brasil, conhece? Brasil foi o país que vocês saquearam por séculos ouro, diamantes e outras riquezas.
Não somos mais colonia, portanto, suas leis aqui na sexta econômia do mundo, nada valem.
Harry

Harry
Harry
Reply to  artur b.
11 anos atrás

Oi Portuga,
Aqui é Brasil, conhece? Brasil foi o país que vocês saquearam por séculos ouro, diamantes e outras riquezas.
Não somos mais colonia, portanto, suas leis aqui na sexta econômia do mundo, nada valem.
Harry

Roberto castro
Roberto castro
11 anos atrás

Prezados na humilde opinião acho que todos tiveram sua época todos foram bons tanto que estão sendo citados agora para comparar a competencia de cada um eu acho injusto a posião do piquet e do alonso merciam estar mais adiante
Exemplo piquet merece estar entre os 5 primeiro e o alonso ainda eu acho melhor que vettel pq esse tião ainda num provou nada com o carro que tem.

Paulo Pinto
11 anos atrás

Sou obrigado a reconhecer que este post da Lista de Senna, está mais interessante, disputado, hilário e ensandecido que o post da aposentadoria de Schumacher.
Já superou, inclusive, o número de postagens referentes ao alemão.

Finalmente, Senna ficou à frente de Schumacher!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

HUAHUEHUEAHEAAEAUEEAU, boa Paulooooo!!!!!!!

Só assim mesmo né cara!!!!!!!

Micromax
Micromax
Reply to  Roberto Andrade
11 anos atrás

he,he

Artur B.
Artur B.
11 anos atrás

Flávio Gomes vocêr termina o post escrevendo algo como ” eu me divirto ” , deixe-me que lhe diga : eu acho que você não se diverte nada…pelo contrário você vive com o fantasma de Ayrton Senna e você mais do que ninguêm vive com ele e atormenta os outros com esse fantasma.
Uma nota final : você escreveu isto : ” estabeleceu laços quase incestuosos com homens e mulheres brasileiros”
isto que você escreveu aqui aqui em Portugal dar-lhe-ia um processo crime pelo crime de ofensa a memória de pessoa falecida.

por isso repito a nota final : isso que você escreveu aqui em Portugal seria crime e se fosse aqui em Portugal eu teria participado ao Ministério Público mas mesmo sendo no Brasil decidi participar este seu escrito em especial esta passagem ao Ministério Público no Brasil para lhe ser instaurado um processo crime.

Douglas
Douglas
Reply to  Artur B.
11 anos atrás

Não vejo ofensa ao falecido por conta de “laços quase incestuosos”. Qual o problema?

José guilhermo
José guilhermo
11 anos atrás

Nossa! quanto odio nos comentários aqui, tenho 41 anos e acompanhei a carreira toda do Senna, mas acho o Schumacher melhor, qual o problema? e apenas uma opinião, o Senna realmente foi um piloto excepcional principalmente na chuva, e em treinos talvez tenha sido realmente o mais veloz, mas em pista seca na minha humilde opinião existiram outros como schumacher, piquet , prost so para citar alguns que vi e o proprio alonso tao bons quanto ele, so acho que a discussao exarcebada aqui virou fanatismo , ou seja , uma imbecilidade total!

Manfred von Richthofen
Manfred von Richthofen
11 anos atrás

Senna era um mimado se não era exatamente como ele queria se achava no direito de agredir as pessoas dentro e fora da pista.
Até o Reginaldo ele pediu para Globo demitir por diferença pessoal.

Se alguém o passava ou não deixava ele passar dava chilique dentro do carro e em muitos casos chegou a agredir outros pilotos fisicamente antes e durante a F1.
Fazia o papel de santo injustiçado quando não vencia.
Jogava outros pilotos para fora da pista, fazia ziguezague como no GP de Portugal, 1987.
Não se relacionava com os outros pilotos pois os via como inimigos e se contráriado estourava, era uma pessoa obsessiva.

Chegou a fechar outro piloto em Mônaco para ficar com a pole entre outras condutas antiesportivas.
Foi um super piloto um dos melhores da história da F1, mas sua conduta não era nem de perto o que se fala dele.
Sempre com o personagem de menino de deus super patriota para fabricar um herói.
Não sei o que tem de heróico em ser um burguês que corria de carro e que seu pai pagava espaço em jornais quando ele ainda era uma criança no kart. Vai acordar às 5h da manhã pegar 4 ônibus para chegar no trabalho e com o salário de 400 reias alimentar toda familia…

É normal pilotos em testes fazerem tempo bom e até tempo mais rápido que o piloto oficial visto que o carro não segue a risca o regulamento, mas o Senna era o maximo pois andou 0.080s mais rápido em testes do que pilotos oficiais das equipes.
Mas quando ele testa a Brabham o Piquet testa junto e bota 2 segundos no Senna ai isso não se fala…

Ahhh mas o Piquet conhecia melhor o carro! Sim verdade, mas quando ele andava na frente valia quando andava atras não. E o Rick Mears no mesmo esquema testando a Brabham botou 2 segundos no Piquet.
Senna era um dos melhores pilotos? Sim era, mas pra melhor não da! O que ele fez? 3 títulos com o mesmo carro e motor sendo esse o melhor carro do grid longe em 2 títulos.
Ele não fez com outros carros o que o Alonso esta fazendo de Ferrari nem como o Alain Prost que ganha 2 títulos sem ter o melhor carro.

Não sou muito fã do Vettel, mas ele já fez mais que o Senna fez na sua carreira…
Ahhh mas o Vettel tem o melhor carro! Sim, mas o Senna também tinha e sem o melhor carro não ganhou nenhum título… E o Vettel venceu corrida de STR!

Tira o fanatismo, ufanismo e o que sobra da superioridade do Senna?
Falar que ele era melhor que os pontas dos anos 50, 60 e 70 é de rir.
E se for pela tese dos Sennistas que a geração do Michael não era forte e a do Ayrton tinha Mansell e Prost o pessoal de hoje são os melhores pois é a geração mais forte que se teve e com mais pilotos bons no mesmo grid apesar das pistas e carros serem mais niveladores não punindo muito o piloto que erra, mas se for por esse tipo de coisa o pessoal dos anos 30, 50 e 60 eram os caras mesmo os mais lentos”
A geração do Piquet tinha todos os bons pilotos da época do Senna e mais Gilles Villeneuve, Mario Andretti, Carlos Reutemann, Alan Jones e Didier Pironi!

Falam em determinação do Senna! Vai entrar em um carro de F1 dos anos 50, 60 e 70 em pista como Nurburgring Nordschleife sabendo que alguém do grid vai morrer. Ver seus amigos e colegas morrerem de forma violenta e mesmo assim entrar no carro e correr no limite sabendo que se cometer um erro pode nunca mais sair do carro.
O Lauda todo queimado drogado de morfina correndo cheio de dor semanas depois de receber extrema unção e quase morrer isso sim é determinação.

Nelson
Nelson
Reply to  Manfred von Richthofen
11 anos atrás

Puxa vida.Ainda há vida inteligente neste planeta.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nelson
11 anos atrás

“Tira o fanatismo, ufanismo e o que sobra da superioridade do Senna?”.

Deixa eu ver: a maioria dos jornalistas especializados, no mundo todo, é fanática pelo Senna. A maioria dos pilotos de F1 é fanática pelo Senna. A maioria dos aficcionados por F1 é fanática pelo Senna. E é aqui que eu encontro serenidade e imparcialidade. Entendi. Bom saber.

Bob
Bob
Reply to  Manfred von Richthofen
11 anos atrás

Senhor Manfred você é um fanático, eu poderia muito bem dizer que o Nelson Piquet colocou 1,9 segundos em cima do Senna em 1983, num teste porque o Senna, era novato e por ser canhoto…o Senna não se adaptou ao cookpit dos brabham, além disto o motor BMW tem um curva de torque lá em cima acima dos 8000 giros, exige alta técnica pra pilotar um BMW, tem que acelerar um pouco antes da curva, porque este motor tem respostas mais lentas que os V6 turbos que usam 2 turbos, os BMWs eram os motores mais potentes da F1, mas a aceleração não era grande coisa, sem contar com que o Senna nunca tinha pilotado um F1, exceto algumas voltas na Williams e na Mclaren, na época que ele testou os Mclaren em 1983 ele também foi muito mal, por causa do câmbio, ele estava acostumado com os fórmula 3 que tinha 5 marchas, e os fórmula 1 (a maioria tinha 6 marchas), ele acabou passando de giro e quebrando o motor Ford da Mclaren, ele ficou na última posição atrás de um monte de pilotos de testes como o Martin Brundel, aí o Senna pediu mais uma chance pro Ron Dennis, e o Ron contrariado deu a segunda chance e aí ele virou um temporal 1,0 segundo mais rápido que todo mundo. Eu poderia muito bem ser malvado e comparar os tempos do Senna contra o Nakajima e comparar o Piquet com o Nakajima? O Ducarouge ao ser demitido pela Lotus, chegou a dizer para jornais franceses que o Senna era de 1,0 a 2,0 segundos por volta mais rápido que o Piquet, usando como parâmetro o Nakajima.

Renato Aguiar
Renato Aguiar
11 anos atrás

Que absurdo, como pode alguém dizer que o Schumacher é primeiro. Não sei se dou risada ou tenho pena. Schumacher o maior vigarista da F1, que teve diversas vitória doadas do Rubinho que acertava o SUPER CARRO pra ele, com ajuda da FIA, o cara batia em tudo mundo, fazia Irvine, Salo e Rubinho de capacho. Se não fosse o Alemão campeao seria o Rubinho, vice duas vezes, foi assim que ele conseguiu seus títulos e suas vitória, na pilantragem, ainda perdeu por um ponto pro Damil Hill, perdeu p Villeneuve, Hakkinen, Alonso. Sem carro o Xumi não ganhou nada e agora que teve 3 anos para mostrar que podia fazer algo com um carro equilibrado e com pilotos a altura passou a maior vergonha da vida. Na minha lista eu não coloco o XUMI nem entre os 10, até o Gilles Villeneuve e Jackie Stewart era melhor que ele. Atualmente Alonso, Hamilton e Kimi são melhores que o Xumi. Você fez o que contou a quantidade de título e colocou ele em primeiro??? Só vi uma corrida boa do Xumi o resto ele anda rápido em segundo, porque o carro era de outro mundo e no final o Rubinho saia da frente. Sem comentário, caiu de conceito total, azar o seu, pois nem lá fora, nem mesmo na Alemanha tem gente com a opinião igual a sua.

Edson
Edson
Reply to  Renato Aguiar
11 anos atrás

Otimo comentario! falou mto bem.

Douglas
Douglas
Reply to  Renato Aguiar
11 anos atrás

Senna batia em todo mundo tb, tabém era ajudado por Berger, tb era vigarista (bater no Prost), também não saiu do lugar com a Williams, só foi campeão com a McLaren, etc… e daí?
E de que importa se “nem mesmo na Alemanha tem gente com a opinião igual”?!?!

O que você acha que vale a lista da BBC?!?! Vale picas! É apenas mais uma dentre tantas listas.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Douglas
11 anos atrás

É isso mesmo. É sempre Senna.

Paulo Bala
Paulo Bala
11 anos atrás

Flavio,
humildemente sugiro que você coloque um post uma vez por mês sobre o Ayrton Senna. Sugestão adicional, que este post verse sobre questões relativas a qualidade dele em relação aos demais pilotos de sua época ou não. Motivo, estava me sentindo deprimido, angustiado horrores, contas para pagar, o diabo… fazia séculos que não ria tanto lendo comentários a respeito de um post… Ri e estou rindo horrores…

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Fiquei curioso.
Em que posição o Piquet ficaria na sua lista?
Na minha ficaria entre os 8……

hermann
hermann
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Que absurdo…….

ignacio
ignacio
Reply to  hermann
11 anos atrás

Hoje eu acordei me sentido um bostas …..

Janus
Janus
Reply to  hermann
11 anos atrás

vc não quis dizer “absurdos” ?

Geraldo Soares - Goiania
Geraldo Soares - Goiania
11 anos atrás

Senna deu o maior ibope da historia do Blog de FG, o Senna é foda

Micromax
Micromax
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Sim, mas aquele foi um post só……..soma os comentários de todos os post do Ayrton……………é lavada!

Celso
Celso
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Caro Flavio,
Vc está colaborando com aumento, repetido a mensagem…rsss

Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

As “viúvas” não vão aceitar o idolatrado perdendo para o Barrica!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

ehueahuaehuaeuhaeueueuea, jamais né Pauloooooo!!!!!!

E afinal: Barrichello é segundo em tudoooooo!!!!!

Gleyson
Gleyson
11 anos atrás

Não entendi a falta de educação da sua parte, eu apenas escrevi o que voce ja tinha escrito, só que em outras palavras.

“Cômico? É porque não é você que é obrigado a ler tudo! Abraços, amigo!”

Mais depois entendi é que voce estava falando com o Ingo Hoffman, não com seus leitores.

Sei que não vai fazer diferença, mais perdeu um seguidor e um cara que sempre te indicava.

Abraços.

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
11 anos atrás

Não acho que Schumacher foi melhor que o Senna. Maior… sim. Os números mostram isso.
Porém, “maior” difere de “melhor”.

E são as subjetividades que não permitem colocar gênios em ordem de “genialidade”.

Quem foi gênio, pode ocupar o primeiro lugar de qq lista.

Meu preferido foi Piquet. E se fosse obrigado a eleger um “melhor de todos os tempos”, que acho uma babaquice sem tamanho, elegeria o Jim Clark, sem dúvida.

O melhor piloto de F-1, aquele que foi gênio em algum momento, não necessariamente seria imbatível.

Como dizer que o Surtees não era melhor que todo mundo? Tivesse ele focado sua carreria só em F-1… mas não, “perdeu tempo” sendo gênio nas motos e meteu o pé na bunda de uma porrada de grandes pilotos de sua época. Agostini fez isso? Rossi… ?

Schumacher fez o caminho inverso (regionalmente) e se quebrou todo. Nem por isso foi menos gênio.

Senna não construiu nada. Nem por isso foi menos gênial que Jack Brabham. Velho e sem reflexo… construiu e foi campeão. Então… ninguém foi melhor que ele.

Jim Clark era imbatível… até ser batido em circuitos rápidos por um inglês que só sabia correr em circuitos rápidos.

Todo mundo andava em tudo, antigamente. Mas só o Graham Hill venceu em tudo. Ai vem uma “lista da BBC” e Sennistas, dizendo que o Senna foi o melhor do universo? Não ganhou nem no Kart.

Fangio era fantástico. Mas tomava calor de um moleque inglês.

Ascari não tinha medo. Se arriscava como um maluco.

Listas são para fracos.

Gênios não podem ser colocados em ordem. Isso é ser “pequeno”.

Bom é o Kobayashi. Que vem de um país onde a tradição automobilistica é absurdamente recente e detona nas pistas (e as vezes, alguns adversários).

Na boa?
Pensando de maneira geral, Senna e Schumacher não foram melhores que ninguém. Resumir a F-1 a isso, é tacanhismo (existe a palavra?).

Senna foi genial. Tão genial quantos vários outros.
Schumacher foi o maior. Maior é mensurar quantidade… não qualidade. Então, foi genial. Tão genial quantos vários outros.

Palhaçada esse negócio de lista. Os contemporâneos da lista sempre irão ter uma vantagem por estarem “frescos” na memória.

Alex Ferreira
Alex Ferreira
Reply to  Alexandre Lannes
11 anos atrás

Concordo integralmente com tudo o que escrevestes !

Igor
Igor
Reply to  Alexandre Lannes
11 anos atrás

Puxa vida, pensei que ninguem iria lembrar do Surtees, ele ganhou em todas as categorias que disputou. Falou que tinha motor e roda o cara ia la e dava aula. E o melhor, nunca se gabou de nada, sempre simpatico, simples, grande figura.
Tambem acho uma bobagem esse negocio de lista, mas se fosse obrigado, certamente o colocaria entre os tres primeiros.

Micromax
Micromax
11 anos atrás

Prova Derradeira: parece coisa de quem não tem o que fazer, mas….queria ver o seguinte:
Imaginem 2 Ambulâncias do SAMU em Mônaco(pode ser qualquer outro circuito) Senna e Schumacher pilotando, cada um levando nossas vidas em estado grave e somente o vencedor conseguiria uma vaga no hospital p/ pronto atendimento e consequentemente salvação………EM QUAL AMBULÂNCIA VCS GOSTARIAM DE ESTAR??

Manfred von Richthofen
Manfred von Richthofen
Reply to  Micromax
11 anos atrás
Micromax
Micromax
Reply to  Manfred von Richthofen
11 anos atrás

Sim, concerteza……assim estaria a salvo.

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Micromax, eu colocaria você na ambulância do Senna, em Ímola/1994. Com certeza, a prova derradeira!

Eu iria (claro!) na ambulância do Schumacher.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Viu Paulo, o jeito que essa viúva Micromax escreve?????? eu jamais iria consiguir escrever isso aí!!!!!!!!!

repito, pede pro flavio falar dos ips, aposto que nem de lugares próximos a gente é!!!!!!!!!!!! eu escrevo de casa, do trbalho.

meu e-mail é [email protected]

Não tenho medo de ser feliz: VIVA SCHUMACHEEEEERRRRRR!!!!!!

Roberto castro
Roberto castro
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Boa cara!! muito boa essa!!!!

Nelson
Nelson
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Claro que nunca com o Senna.Aliás este pergunta eu faço a todo mundo:Se fosse possivel fazer uma corrida num F1 de 2 lugares com o Senna ou o Prost,com quem voce iria?Mesmo Sennistas fervorosos titubeiam,pois sabem que rapidez não é sinonimo de chegada.Quantas vezes o heroi batia sozinho liderando com folga algumas corridas?Com ele nunca se sabia o que ia acontecer.Era rapido mas super inconstante e surpreendente,neste ponto no bom e no mal sentido.

Micromax
Micromax
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Ninguém entendeu!!!!!!!!!!!

Quem resolveu ir na Ambulância de Schumicher já era…….morreu. Só o vencedor teria salvação.

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Você não entendeu!!!!!!!!!!!!

Quem venceu Ímola/1994 foi Schumacher. “(pode ser qualquer outro circuito)”. Eu apenas acrescentei o ano.

Você dançou…

Manfred von Richthofen
Manfred von Richthofen
11 anos atrás

Desciclopédia…

Senna já chegou em primeiro e em segundo lugar na mesma corrida. A prova foi encerrada antes que pudesse se ultrapassar.
Senna já venceu uma prova após 27 voltas sem motor.
O carro de Senna só tinha o pedal do acelerador, ele corria sem freio e sem câmbio.

Senna já venceu uma prova com o guindaste de resgate.
Senna já venceu uma prova uma semana antes dela acontecer.
Senna já ganhou as 24 horas de Le Mans em 24 minutos.
Senna é tão rápido que suas voltas não são medidas em km/h, mas sim em Al/s.

Senna já tirou um racha na subida da Eau Rouge e ganhou. Detalhe: Senna pilotava um carrinho de rolimã, e seu adversário uma Ferrari.
Senna ganhou as 500 Milhas de Indianápolis 500 vezes num mesmo dia.
Senna era tão rápido que conseguia fazer voltas com tempos negativos.

Certa vez Senna conseguiu terminar uma corrida antes mesmo dela começar.
Senna foi tão rápido que conseguiu trancar a gaveta com a chave dentro.
O cachorro de Senna conseguia alcançar o próprio rabo.
Uma vez Senna deu a bandeirada ao final de uma corrida, corrida na qual ele ganhou.

Senna já venceu um GP com um fliperama.
Senna era tão rápido que, se Deus permitisse que ele descesse para a Terra novamente, ele correria na Formula 1 de novo, ganharia títulos, se aposentaria e seria melhor que ele mesmo.
Senna foi a primeira pessoa autorizada pela FIA a correr o mundial de Kart com um velocípede e ainda assim sagrar-se campeão.

Senna foi a primeira pessoa a comprovar que dependendo da velocidade desenvolvida, os radares fotográficos não o pegam. Isso aos 4 anos com sua bicicleta.
Um dia Senna foi convidado para disputar uma corrida entre a Terra e Plutão contra a USS Enterprise, um cometa e a Luz. Mal os adversários se moveram 1cm e ele já estava do outro lado da galáxia.
O carro de Senna corria apenas com um pistão. os outros cinco ficavam de reserva.

Danilo A.
Danilo A.
11 anos atrás

Surpreede que você, Gomes, na enésima vez em que isso acontece, se mostre surpreso.

Você está adorando a quantidade de comentários e cliques, essa é a verdade. E sabe que, para tê-los de enxurrada, basta tocar no nome de Senna em comparação não muito favorável com outros pilotos.

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Danilo A.
11 anos atrás

corrigindo: *Surpreende*…

Micromax
Micromax
11 anos atrás

Paulo Pinto, Roberto Andrade(vulgo FG),Gerson e outras Schumaketes……..vcs vão perder feio.
Já estamos na casa dos 1100……………adiante Viúvas, kkkk

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Vai enganar outro! Você é o Roberto Andrade.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

A doença do Roberto ta pegando em vc?

Já disse…….o Roberto A. é o Flávio porra!!!………..(to ficando nervoso, kkk)

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Também não é o Segafredo… o Fabio Gior… a Leka… e por aí vai…

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

estes aí sim.

Micromax
Micromax
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Desculpe….a LEKA não…..estes foram meus nicks:

-Segafredo
-Micromax
-Fábio Gior

Diederisch
Diederisch
11 anos atrás

Determinar o melhor piloto de todos os tempos, é como escolher a mulher mais bonita de todos os tempos, é impossível justiça em tal tarefa, cada mulher tem um atrativo diferente, umas tem coxas mais torneadas, outras seios mais fartos, olhos e boca mais sedutores, não dá… não dá… se selecionasse umas 20, acharia todas lindas, e se me pedissem para escolher uma delas para passar uma noite, precisaria de muitas outras para me decidir, e ainda assim ficaria com a sensação de que a escolha seria inútil e impossível, então tanto faz me indique uma delas e estaria mais do que feliz, com pilotos é a mesma coisa, se tivesse que escolher um herói entre eles, provavelmente escolheria o Senna porque acompanhei mais a vida dele do que os outros, mas como piloto isso é impossível, não dá para julgar, se os colocassemos em carros iguais com equipes iguais, muito provavelmente o resultado seria muito próximo para os melhores entre eles. O que faria a diferença talvez seria o sistema de pontos, quando privilegiassem a regularidade, pilotos mais cerebrais como Prost e Fittipaldi teriam mais vantagem, quando privilegiassem mais o arrojo, pilotos destemidos como Gilles Villeneuve e Senna, quando previlegiassem esperteza e malandragem, Piquet e Keke Rosberg, quando privilegiassem uma mistura de arrojo, estratégia e regularidade então Schumacher, Senna, Prost e muitos outros se destacariam, quanto maior os critérios escolhidos maior a amplitude da lista, quanto menor os critérios menor a amplitude da lista… A diferença mesmo é tirada de qualidades como inteligência, determinação e motivação, pois técnica e habilidade se igualam para o nível de pilotagem desse pessoal…

Roberto castro
Roberto castro
Reply to  Diederisch
11 anos atrás

Em relação as mulheres eu queria todas!!!
kkkkkkkk

Micromax
Micromax
11 anos atrás

Se este post superar o “PAROU” vai ser outra choradeira…..kkk e olha que está fresquinho ainda já batendo a casa dos 1000

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Já superou. Cadê a choradeira?

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

taí ó!

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Onde?

Mauricio Gomes **** irmao do Flavio, serio !! pergunte para ele.
11 anos atrás

Esporte: em qualquer modalidade, o melhor e aquele que ganha mais, sejam corridas, jogos, sets, o mais forte, o mais rapido, etc.
Schumacher: detem TODOS os recordes da F-1. 7 titulos mundiais, 91 vitorias.
Senna: foi um grande piloto, dos melhores. Mas nos esportes nao existe o “what if “.
Sao as estatisticas, os fatos.
End of story !!

hermann
hermann

Putz,,, outra besteira…nesse post recheado de besteiras

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Senna tinha um potencial gigantesco pra ganhar mais. Pra mim seu primeiro lugar é bem merecido. Schumacher também foi um grande piloto, mas mesmo no seu auge muitos diziam que seus adversários não tinham braço/carro pra encará-los, tanto que seu arqui-rival, Hakkinen não aparece nem como top 10 nessa lista e a Mclaren em 98 era superior a Ferrari, em 99 e 00 tinham nível parecido e daí por diante a Ferrari teve equipamento superior até 05. Mas sem dúvida, Schumacher é no mínimo top 5.

É engraçado como os ingleses sempre rebaixam Piquet nas listas. Pra mim ele seria top 10 fácil, bem a frente de Mansell, o herói deles que só foi campeão com um foguete na mão e um companheiro bem limitado ao lado…

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Em um quesito Senna foi realmente o melhor piloto de todos os tempos: MARKETING PESSOAL rerere

mikael
mikael
11 anos atrás

schumer é o Rei, da f1
quem tem mais titulos mundiais??
so schumer tem esse marco, cabouuu!!!