ASSIM SÃO AS COISAS

SÃO PAULO (pff) – No dia 1° de novembro, o Grande Prêmio deu em manchete, em texto assinado por Américo Teixeira Jr. e Victor Martins, que Bruno Senna tinha sido comunicado pela Williams que estava fora em 2013. Naquele dia eu, que sou o dono dessa bagaça toda, nem perguntei aos dois quais eram suas fontes. Eles me mandaram o texto antes, dei uma lida e falei: “OK”. Respeito muito essa coisa de fontes. Continuo sem saber quais eram as fontes. Assim como não sei quais as fontes do Américo, que cravou o Pérez na McLaren e o Hamilton na Mercedes antes de todo mundo. Se eles quisessem me dizer, teriam dito. Mas confio nos meus repórteres, e isso basta. Se as fontes deles confirmaram, OK.

Piloto, equipe e assessores negaram, como de hábito. Estão na dele. Falei das negativas que viriam aqui. Nossos jornalistas, conhecidos como “in lokos”, estavam certos, como de hábito, também. Faço esse pequeno comentário — menos relevante que a notícia em si, anunciada oficialmente hoje — apenas como desagravo aos que trabalham duro e têm suas apurações desqualificadas em rede nacional para milhões de pessoas. Naquele fim de semana, do GP de Abu Dhabi, o locutor oficial, também como de hábito, criticou “a internet, onde todo mundo escreve o que quer”.

A gente escreve o que sabe, não o que quer.

Isso posto, creio que não há muito mais a falar sobre a saída de Bruno, uma vez que já falamos dela há exatos 27 dias. Ele está na mesma situação que estava quando recebeu da Williams a notícia da saída: atrás de dinheiro para comprar um cockpit.

Há algumas vagas abertas ainda para 2013, a saber: uma na Lotus, uma na Force India, uma na Caterham, duas na Marussia e duas na HRT. Pelo bem de sua carreira, Bruno não deve nem considerar as duas últimas. A HRT sequer sabe se estará no grid no ano que vem. A Marussia é uma porcaria. Seria um retrocesso muito indesejado. A Force India é uma boa, mas custa 20 milhões de dinheiros americanos. Na Caterham a fatura é menor. Calcula-se que com a metade é possível sentar no carro verde. Também seria um retrocesso, mas o time pelo menos mostrou alguma evolução em três anos. O lugar da Lotus é apenas retórico. Grosjean vai renovar, e Bruno já passou por lá sem ter impressionado muito.

Senna perdeu seu lugar por vários motivos. Um deles, e o maior, a opção por Bottas feita há muito tempo, decisão que só seria mudada se o brasileiro, por exemplo, fizesse uma temporada espetacular. Mas não foi o caso. Ficou em 16° com 31 pontos, 14 a menos que Maldonado, seu companheiro de equipe. O venezuelano ainda ganhou uma corrida, o que tem enorme peso na F-1. Senninha pontuou em dez etapas. Seu melhor resultado foi um sexto lugar na Malásia, na segunda prova do campeonato.

Um nono lugar na Hungria foi seu melhor grid. Maldonado foi 11 vezes ao Q3 e largou na frente do brasileiro em 15 dos 20 GPs. Seriam mais, não fossem as inúmeras punições que sofreu. A posição média de Bruno no grid foi 14°. De Maldonado, 10°. Essa foi sua principal deficiência: classificações. Em posições de rabeira, o primeiro-sobrinho ficou muito sujeito a refregas de começo de corrida. E elas aconteceram com frequência.

O ritmo de prova de Bruno, no entanto, não foi ruim. Conseguiu algumas boas recuperações e fez corridas razoáveis na China, na Hungria e em Abu Dhabi. Mas nada que demovesse a Williams de efetivar Bottas. Que na minha opinião não foi, como escreveu o colega Fábio Seixas, uma escolha política. Não há escolhas meramente políticas na F-1. Há escolhas pautadas por vários fatores: relacionamento, qualidade técnica, capacidade de atrair patrocinadores, currículo, bom empresário. Tudo junto resulta num piloto titular.

Bottas, de 23 anos, tem um bom currículo, apoio forte de uma grande empresa na Finlândia e seu empresário é Toto Wolff, sócio da Williams. É promissor, foi preparado para ser titular com seus 15 treinos livres no ano (ninguém dá isso a um piloto se não tiver a intenção de vê-lo correndo) e não há nada de errado na sua promoção. Como preparado foram Vettel, Grosjean, Di Resta e muitos outros. Preparados por equipes,  empresários, montadoras, patrocinadores… Essa malta toda precisa apostar em alguém para fazer a roda girar, e aqueles que dão as cartas no jogo escolhem os que consideram bons o bastante para neles depositar suas fichas.

Senninha, para desbancar Barrichello no ano passado, apresentou um currículo breve, mas razoável, um dinheiro considerável (Eike Batista, P&G, Embratel, Santander) e, aí sim, com uma boa carga política representada por seu sobrenome. Também não havia nada de errado nisso. Uma vez titular, teria de mostrar serviço. O que mostrou, pelo jeito, não foi suficiente. E se Bottas também não mostrar, terá o mesmo destino.

É assim que as coisas são.

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcel
Marcel
11 anos atrás

Realmente temos hoje um piloto se reencontrando (Massa) e um que ainda tem muito a aprender (Senna), torço pra que Massa não precise passar por outra possibilidade de demissão pra correr direito, já Senna, sei lá, dá seus patrocinadores para o Barrichello, eles vão vender mais e o grande Rubinho, vai dar o show que sempre deu, lembrando que Barrichello bateu Hulk em 2010 e Maldonado em 2011, esses mesmos considerados “revelações” na F1 em 2012. Maldonado e Senna tiveram um carro vencedor, feito pelo com as observações do Saudoso Barrichello que foi chutado pela equipe que hoje não enxerga mais sua história vitoriosa. Quantas ótimas corridas teríamos visto em 2012 com a williams se Barrichello estivesse lá? Torço muito pelo Rubens e Massa, que no momento, são os melhores que temos. abraço!!

Anderson
Anderson
11 anos atrás

Agora vamos lembrar uma coisa, to com a impressão que o barrichello tá querendo despistar a impressa e ele está jogando palavras para todo lado mesmo para a formula 1, para quem um dia falou que estava sangrando pela formula 1? lembram que houve aquele evento dele entrar no lugar do maluco da primeira volta, crojean, e sei que chegou-se a ter um contato entre a lotus e barrichello, mas não vingou devido a pressão dos patrocinadores do terceiro piloto, o que também seria injusto né, mas será se esse contato não pode ter sido a faisca necessária para eles estarem demorando para informar o segundo piloto, será que o a lotus não está tendo contatos com o barrichello e ele está correndo atras de patrocinadores, mas sem falar para qual modalidade vai ser?, somente dizendo o uma equipe grande vamos de uma modalidade que tem visibilidade?. só estou especulando, pois até gostaria que ele se despedi-se da formula 1 pela porta da frente, uma boa lotus ajudaria. Pergunta quantas equipes o Barrichello já correu, acho que ele é também o piloto que tem mais equipes em seu curriculo, isso é interessante.

Heberson Pinheiro
Heberson Pinheiro
11 anos atrás

Flávio, quanto as especulações e Koba e Kimi na Lotus. Fundo de verdade?

Alexandre Werner
Alexandre Werner
Reply to  Heberson Pinheiro
11 anos atrás

Koba na Lotus seria ótimo.

mariano
mariano
11 anos atrás

Quando acho que vou ler uma matéria interessante, no final vejo que perdi meu tempo.
Jornalista burguês que analisa corridas sem ir aos circuitos não tem moral para falar…

antonio
antonio
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Flavio,
O Bacana acima, deve estar o tempo todo nos circuitos e por isso pode escrever com autoridade….misericórdia…

Rafael Morandini
Rafael Morandini
11 anos atrás

Concordo com todo o texto, mas fico muito triste de ver o Bruno nessa situacao. Espero que ano que vem va pilotar na Force India.

Ricardo Cérbero
Ricardo Cérbero
11 anos atrás

Comentando objetivamente, do ponto de vista técnico e “bagagem”, e deixando à parte a “carteira comercial” que cada um precisa ter (e isso não é novidade da F1, nem no automobilismo em geral e qualquer competição/entretenimento nesta parte da Via Láctea), o Bruno Senna não tem nada que pedir ou pleitear. É piloto pra Marussia e Caterham (nesta ordem), ou, com muita boa vontade, Toro Rosso (sim, eu sei que STR não há vagas, é apenas um exemplo).

E outro detalhe importante, que aparentemente foi ignorado pelas pessoas que defendem os interesses do Bruno, é que a Williams há pelo menos 10 anos é um moedor de carne, uma mera analista de planilhas. Ou sabiam, só não imaginavam que o rapaz ia ter um desempenho tão abaixo da crítica, de acordo com as possibilidades.

Se quiser continuar na Hollywood do automobilismo, vai ter que pensar como desempregado endividado. Se quiser continuar “se divertindo”, acho que não falta emprego pra ele.

pc
pc
11 anos atrás

Muito fraco. Já ficou especialista em dar desculpas. Fez uma lambança danada com Vettel. Desponta para a obscuridade na F1. Grande futuro na Stock.

Manoel Barros
Manoel Barros
11 anos atrás

PARECE que o cara está em duas Folhas: na de São Paulo e na da família Senna.

Tá ficando chato!

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Gente!

Parece que a coisa esta ficando muito interessante agora.

Koba estaria se acertando com Lotus para formar dupla com Kimi. Seria a dupla mais interessante da F1 de todos os tempos!

Já a P&G estaria se acertando com a Ferrari, com a marca Gillete. Bruno é patrocinado da marca.

A se somar com as noticias de ontem dizendo que Senna estaria se acertando com a Force Índia e que a escuderia passaria a usar o motor da Ferrari…

Acho que 2013 vai ser ainda mais animado que 2012…

Resta saber o que será da vida do maniaco da primeira volta.

Marcel
Marcel
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Parece que o 1°sobrinho é favorito para o cockpit indiano em 2013… parece ser questão de tempo

Marcel
Marcel
Reply to  Marcel
11 anos atrás

isso não foi um trocadilho… (acho)

Martim
Martim
11 anos atrás

Flavio, achei esta matéria no blog da MetSul – Meteorologia bem interessante ” O grande perdedor do Grande Prêmio Brasil de F1 não correu ”
abç
http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/116/O_grande_perdedor_do_Grande_Pr%C3%AAmio_Brasil_de_F1_n%C3%A3o_correu

Maxwell
Maxwell
11 anos atrás

Tem um cocô de pombo no capacete do Bruno.

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

#CHUPAGALVÃO!

Jorge Y.M.
Jorge Y.M.
11 anos atrás

É a tal “falta de carisma” q faltoupro Senninha e q sobra pro Koba! Q aliás, já arrecadou em menos de uma semana 100 milhões de yens em doações…

Osmar Tellos
Osmar Tellos
11 anos atrás

Tomara que o Eike Batista compre a HRT para o BrunoX $enna brincar. Daí, ninguém tira ele de lá…

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Assim são as coisas e isso já era previsível, e seria melhor o Luis Razia ir para Force India do que o Bruno Senna. O Brasil precisa de uma geração nova na F1, e o Luiz Razia quem sabe pode ser o próximo campeão brasileiro, e ainda tem o Felipe Nasr que está a caminho. Na F1 a grana e a força política fala mais forte!

wagner
wagner
11 anos atrás

Bruno foi prejudicado pelos treinos de sextas? …sim!!
estava pevisto em contrato? sim (azar o dele)

suficiente para tomar 0.470s de desvantagem media em classificação ? não
seu companheiro ganhou corrida e bruno não
seu companheiro fez mais pontos.
e terminou mais vezes na frente tanto em provas quanto em classificação.

Chorar o quê? simplesmente mancha o nome senna. Antes de chegar na F1 Senna fez por merecer… seninha foi pior que nelsinho.

MSS
MSS
Reply to  wagner
11 anos atrás

terminou mais vezes na frente??? O Maldonado?? Cê viu que campeonato????

Luciano Vido
Luciano Vido
11 anos atrás

Nem achei a campanha do Senninha tão ruim assim, se comparado ao Maldonado, que ganhou uma prova, ele ficou so 14 pontos atras ou seja, muito menos que os pontos da vitoria. Portanto nao foi este o fator da troca. A verdade é que ele é fraco mesmo, muito fraco, um cone sentado no lugar dele faria quase o mesmo. Vamos aguardar os jovens pilotos brasileiros q vêem por aí. Tomara q sejam melhores q este senna e q o massa.

juares
juares
11 anos atrás

JÁ VAI TARDE e só andou pela grana que levou e depois do fiasco em SP…
Existe muitos pilotos melhores no Brasil que estão chegando na F1.

Mauricio Beniacar
Mauricio Beniacar
11 anos atrás

Não acho que o Bruno seja melhor que o Maldonado, mas se juntas as horas rodadas a menos nos treinos de sexta-feira (se não me enganos, 15 de 20), faz uma boa diferença. As condições não eram iguais…

Carlos A Augusto
Carlos A Augusto
11 anos atrás

O locutor oficial pensa que é o dono da verdade mas na realidade ele burro, quem acompanha a F1 a muitosmanos já escutou cada barbaridade, mas vamos aos fatos: Na minha opinião o Sobrinho Senna já esta com um pé na Force Indian, pois, seu capacete ficou laranja igual ao da nova propaganda da Petrobras e nas cores da Force Indian não é muita coincidência?

abraço,

Carlos
Vamos Lusa.

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

So falta o Sobrinho fazer que nem o Mito. Deposite qualquer valor e faça feliz um piloto para que tenha um lugar em 2013 para pilotar. Mas dar uma forcinha pra vaquinha do Kobayashi vale a pena.

Christian
Christian
11 anos atrás

Como diz Coxinha: “Caba ruim de volante não procedeu, a tesoura comeu!”.

Infelismente é isso que Bruno tem sido: muito ruim de volante. Mas também acho que ele deveria ter mais uma chance, em uma boa equipe. Todo mundo condenava Massa, inclusive eu, mas agora ele parece ter se reencontrado, e isso é muito bom! Quem sabe isso também não aconteça com Senna?

Mauricio Alves
Mauricio Alves
11 anos atrás

Graças a Deus!!

Já não era sem tempo que esse cara foi demitido!

Ricardo.
Ricardo.
11 anos atrás

Flavio concordo plenamente com o seu texto,e acho sinceramente que o Bruno fez uma boa temporada{claro que Bruno jamais chegará perto do tio ,mas quem chega!!!},não acho que haveriam pilotos muito melhor que ele no mercado,e o que manda hj em dia em relação a pilotos na f1 é o dinheiro e acabou{com excessão aos pilotos das equipes de ponta claro},ou o Serjio Perez fez um ano que mereceu o lugar na Mc Laren??O Koba anda tanto quanto ele e está fora da F1 no ano que vêm!!!,o Hulk ficou fora durante um ano inteiro mesmo fazendo a pole no gp Brasil do ano anterior e metendo pressão no Barrichelo com uma Williams bem pior que a deste ano!!O Grojean só faz lambança e parece que continua na Renault ano que vêm.Qual é o padrão?Dinheiro,contatos,comercio,patrocionos e por ultimo ser um piloto de razoavel para bom.abraço.

Anderson
Anderson
Reply to  Ricardo.
11 anos atrás

Pressão do Barrichello, você tá louco? você sabe qual foi a diferença entre os dois em pontos, em classificação, o Hulk deu sorte de ter feito aquela pole justo no momento em que a pista estava mais seca, e tinha saido antes de todos feito uma volta para aquecer os pneus, os outros só deram uma volta, amigo sinceramente você fala é muito coisa sem conhecer, que a Willians daquele tempo não se compara com a de agora todos sabem, obs: Willians cosworth 2010 barrichello 47 pontos / Hulk 22 Pontos – Willians Renault maldonato 45 pontos / Bruno 31 pontos.
Incrivél mesmo com um carro que como você falou é pior do que o deste ano ele fez mas ponto que maldonato e bruno, e hulk dando pressão em barrichello kkkkk sério não curto o barrica mas vamos falar a verdade, piloto mesmo foi o Verdadeiro SENNA, o barrica é bom, mas o primeiro do Brasil é o Verdadeiro SENNA.

Luiz G
Luiz G
11 anos atrás

Flavio, se o Bruno não conseguir uma vaga na F1, vc tem alguma idéia de qual será o movimento dele?

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

Já conseguiu!!! Modelo de roupas!!! ENFIM, quem sabe ele descobriu a verdadeira vocação? Porque de piloto não é! Hein Babão Bueno??? E aí??? Voce não acha que o costela vai se sair melhor como modelo??

Cardoso Filho
Cardoso Filho
11 anos atrás

Isso só vai resolver quando Eike e mais uns 10 investidores comprarem uma equie de Formula 1. Mesmo que seja fim de pelotão o retorno e a visibilidade será bem maior que investir num piloto só. Já pensou uma equipe brasileira com piloto brasileiro, sem responsabilidade inicial de pódium ? E com Galvão sendo orientado a falar dela ?

George McCrae
George McCrae
Reply to  Cardoso Filho
11 anos atrás

Eike merda de idéia de montar uma equipe brasileira. Ridículo isso, desculpe amigo.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Rubinho falou numa entrevista recente que os treinos das sextas-feiras são muito importantes para o acerto do carro para o restante do final de semana. Mesmo o Bruno não sendo uma maravilha, e ainda que aceitou e assinou o contrato que previa a sua não participação nos treinos das sextas, o fato é que isso deve ter prejudicado, em parte, os seus treinos de classificação.

Renato
Renato
Reply to  Marcos
11 anos atrás

Pode ser que sim Marcos. Pode ser que tenha atrapalhado mesmo. Dificulta a questão do acerto. Aliás, ideia ruim essa colocar um cara para ocupar a cadeira do titular bem na véspera. Mas, enfim, também não sei ao certo se influenciou tanto. É esperar pra ver se vem a Force India sem nenhum impedimento do tipo.

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  Renato
11 anos atrás

Gente!! Quem é do ramo é do ramo! A falta de treinos na sexta feira é de uma certa forma importantíssima, mas, se o Bruno fosse realmente bom, sentava a bunda no carro e detonava o Brotas e o Maldonado, e não foi isso que vimos nos treinos classificatórios o ano todo. ENFIM, vamos ser realistas, nome e dinheiro não pilotam carros, e o Bruno é fraco, melhor do que ele aqui no Brasil tem vários!

Anderson
Anderson
Reply to  Marcos
11 anos atrás

A Willians foi esperta isso sim, eles demoram muito para definir seus pilotos no começo de 2012, no minimo devem ter feito a proposta para o barrichello ceder o carro na sexta-feira, e ele que não é bobo não topou ai entrou a necessidade do bruno, e o dinheiro também e pronto willians 2012. Mas como falei ela foi esperta a intenção sempre foi o Botto cor de rosa, eles queriam aguém para servi de escudo na preparação do botta para 2013, pois se eles colocassem o botto em 2012 ele se queimaria para formula 1, pois o carro estaria ainda em desenvolvimento e ele consertesa não conseguiria continuar em 2013. agora com o carro já mais desenvolvido e sabendo que o mesmo é bom, e o botto usou os treininhos do bruno de sexta feira vai fazer uma bom 2013, alguém que apostar?

Helder Sobrêda
Helder Sobrêda
11 anos atrás

Bom, de todo o ocorrido, aconteceu o natural, nada de injustiças ou de trapaças.
Agora não me venham com xurumelas dizendo que é um piloto brasileiro a menos, como vamos ficar.
A frase é: Seja competente e se estabeleça.
Tudo normal.

isaac
isaac
11 anos atrás

Foi bom ele ter saído da Williams, espero que entre na Force India e faça os treinos todos, e caso contrário, uma Caterham não seria de todo ruim.

Daniel Ricciely Alves
Daniel Ricciely Alves
11 anos atrás

Vamos ver o que o locutor oficial fala agora na tv, onde todo mundo fala o que quer.

Lucas Rafael Chianello
Reply to  Daniel Ricciely Alves
11 anos atrás

Bravo, Robert! Bravíssimo!

Luis Claudio Barbosa
Reply to  Daniel Ricciely Alves
11 anos atrás

O último

Kilim
Kilim
11 anos atrás

Acho que a Williams não foi legal com o Bruno.
Eles tem uma dívida moral impagável com a familia Senna e com o povo brasileiro !

Caio
Caio
Reply to  Kilim
11 anos atrás

Dívida impagável? ta de brincadeira né

Imagine você, se fosse dono de empresa, e viesse aquele filho de um grande administrador do passado trabalhar com você, mas o cara não entrega os resultados esperados e ainda prejudica a empresa, você manteria?

E o mesmo caso do Senna-sobrinho, só nome não ajuda ninguém na fórmula 1, tem que ter talento, vontade de ganhar e sem desculpas esfarrapadas quando erra, admititr o erro e melhorar, coisa que esse cara não fez, e depois do acidente do Vettel, que ele tentou jogar a culpa pro cara foi a gota d’agua, esse cara não deveria pilotar nem carrinho de rolimã.

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  Caio
11 anos atrás

A Williams caro amigo, não deve nada a ninguém! Isso é choro das viúvas do Senna. E se por acaso devesse, nenhuma empresa vai manter um funcionário que não traz resultados a ela.

Lucas Rafael Chianello
Reply to  Kilim
11 anos atrás

O Senna era diplomata a serviço do país em 1/5/1994?

Brubo
Brubo
Reply to  Kilim
11 anos atrás

Como é? Que divida?

Elmer
Elmer
Reply to  Kilim
11 anos atrás

É sério? Eu lí isso? kkkkkkkkkkk

LHL
LHL
Reply to  Kilim
11 anos atrás

fale por vc comigo a willians nao tem divida nenhuma.

Carlini do Linux
Carlini do Linux
Reply to  Kilim
11 anos atrás

porra!!!!!!! quero meus 5 centavos dessa dívida!

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Kilim
11 anos atrás

“…dívida moral impagável com a família Senna e com o povo brasileiro”.

Que viagem, amigo!!
Eles não devem nada a merda de família alguma nem a porcaria de povo nenhum!! Por que haveriam de dever??
Porque o mané morreu pilotando um carro deles?? Faça-me o favor!!

Sou brasileiro e a mim eles não devem nada!! Muito pelo contrário, pois proporcionaram um campeonato fantástico, com um carro fantástico a um piloto fantástico, chamado Nelson Piquet!

Luis Claudio Barbosa
Reply to  Kilim
11 anos atrás

Calma, gente. Não sabem reconhecer uma irionia?

Luis Claudio Barbosa
Reply to  Kilim
11 anos atrás

*ironia. Perdão.

Osmar Tellos
Osmar Tellos
Reply to  Kilim
11 anos atrás

Não vai querer cobrar esta dívida da Fundação Senninha, por favor !!!

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  Kilim
11 anos atrás

Fala sério……o manequim de loja tem que receber ajuda por uma dívida “espiritual”……Recebeste recado do Malafaia??????

Mauricio
Mauricio
Reply to  Kilim
11 anos atrás

Só se for de impagável no sentido de humor…

Morrer de ri, sacou?

Renato
Renato
11 anos atrás

Eu falei que concordava contigo quanto a decisão não ter sido política, no entanto, estava lendo, o Diretor Executivo da Williams também é empresário do Bottas. Putz, assim, fica difícil achar que não houve ao menos um dedo de politicagem nessa decisão. O cara vai ganhar e muito com uma possível ascensão futura de Valteri. Sei lá hein.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Estive futucando a internet agora a tarde e encontrei mais de uma noticia informando que o Senna estaria quase acertado com a Force Índia.

Se for verdade, é uma pena pois a vaga nesse time serve como uma luva para o Koba. Falo isso baseado apenas nas qualidades dos pilotos. É triste constatar que o japonês é muito melhor que o Bruno.

Realmente estamos numa entressafra de pilotos. Isso por que o brasileiro não quer investir em nada. Ou melhor, só investe em casa pronta, de resto, espera que caia no colo.

Alex
Alex
11 anos atrás

é difícil entender o porque dessa mentalidade estúpida, pétrea da rede globo e de seu infame narrador. A insistência em enganar o público criando expectativas de um sucessor do falecido já passou de todos os limites. produz muito mais efeitos negativos do que positivos.

NIlton
NIlton
11 anos atrás

Queria entender por que ninguem fala nada do Hulkenberg, deu show no Brasil, merecia ganhar, engoliu o Paul Di Resta na segunda metade do Campeonato.

Este que o Gb quis desmerecer dizendo que não tinha qualidade para o lugar de Massa na Ferrari.

Quanto ao Bruno não fará falta nenhuma, se alguem merece estar na F1 ano que vem este é o Koba, que perdeu o posto de mito para o Raikkonem.

hendrix
hendrix
11 anos atrás

acho o 1° sobrinho RUIM.
levou coro tanto do maldonaro quanto do alemão q ele substituiu no “lotus”
qualificação o menino é um bost, fato!. e viver de recuperação em corridas é muito pouco pra F1. vai correr em 24hs q é melhor pro seu perfil menino
esse lobby familia-senna/galvão/rede-bobo é muito ridicula, +nós q tamos ligados sabemos da podridão q é a mídia atual

Delano Braga Santos
11 anos atrás

Olá Flávio Gomes

Muito legal a publicação deste texto sobre a saída de Bruno Senna da equipe Wiiliams, por isso vou dar uma ‘sugestão’ caso queira escrever um texto falando sobre os “sobrenomes” brasileiros que não repetiram os mesmo feitos de seus antecessores, isso se o Bruno não continuar na F1 no próximo ano. Fica a minha dica.

Abraço!

Mauro Kondo
Mauro Kondo
11 anos atrás

A fila anda. Não adianta o Senna se não senta a bota.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Perfeito Flavio.Simples assim!

FTrack
FTrack
11 anos atrás

É uma tristeza a Lotus renovar com o Grosjean enquanto o Koba fica a pé.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
11 anos atrás

Parabens pelo texto equilibrado e objetivo senhor Flavio Gomes. Parabens tambem por ter acertado no dia 1 de Novembro.

Ainda bem que a Williams nao demorou o anuncio do seu line up, dando ao Bruno mais condiçoes para procurar um bom lugar no proximo ano. Bottas merece a promoçao (tal como Grosjean mereceu o ano passado na Lotus) mas mais uma vez o Bruno tem o azar de perder uma vaga para alguem que e apadrinhado por um dos principais responsaveis de uma equipa. Portanto este era um desfecho inevitavel desde o inicio da epoca, era preciso o Bruno fazer um excelente ano e simplesmente nao teve as melhores condiçoes para isso ao perder 15 FP1 durante a temporada, isto sem falar nos problemas com os pneus que tambem afetaram Button e o impediram de obter melhores resultados. Agora esperemos que consiga um lugar na Force India. Embora haja pilotos mais cotados para essa vaga, nenhum deles e mais talentoso do que o Bruno, que podera fazer bem melhor numa segunda epoca normal na F1, sobretudo se tiver as condiçoes que ainda nao teve.

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Meu palpite é que feche com a Catheram. Não por mérito, mas por $$$ e nome (marketing).

Mas quem sabe o Eike entra na briga com o Wurz e compra a HRT, transformando-a na HRX (hahahahaha), com Senna e DiGrassi na boléia e Narss como Test driver nas sextas…

Bufunfa para isso ele (ainda) tem…

Daniel
Daniel
Reply to  Daniel
11 anos atrás

Ah sim, e FG como assessor de comunicação!!! rsrsrsrs

Mauricio
Mauricio
Reply to  Daniel
11 anos atrás

Só rindo mesmo…

Valteri Bottas "clone" Chupa Galvão
Valteri Bottas "clone" Chupa Galvão
11 anos atrás

“No relógio Maldonado foi 13 vezes ao Q3, com punições foram 11, como Gomes destacou”

Batalha de Grid: Maldonado 15×5 Bruno(no relógio ficou 18×2 para Maldonado, Bruno só bateu o companheiro na pista em duas classificações, Bahrain e Canadá), nas outras três MON/ITA/BRA, dependeu de punições de Pastor pra largar a frente. Batalha pelo “Q3″: Maldonado 13×1 Bruno(o venezuelano se classificou entre os seis primeiros em 7 oportunidades). Vitórias: Maldonado 1×0 Bruno, Poles: Maldonado 1×0 Bruno, Pódios: Maldonado 1×0 Bruno. Colocação final no Mundial:
15º)Maldonado,45 pontos. 16º)Bruno,31 pontos.

Dos times que se equivalem no meio do pelotão(Sauber,Williams e F.India), Perez se destacou durante o ano conquistando; 2º,3º,6º,2º. Kobayashi fez; 6º,5º,4º,3º,6º(um absurdo japa ficar fora da F-1). Di Resta fez; 7º,6º,7º,7º,4º. Hülkenberg fez; 5º,4º,7º,6º,5º. Maldonado fez história com pole e vitória em um time mediano, conquistou ainda um 5º lugar, em classificações sempre surpeeendeu. Também se destacou em várias provas, o problema foi controlar a ansiedade(mas teve uma melhora desde Monza). Pastor merece pelo menos o beneficio da dúvida, velocidade ele tem de sobra, em classificação às vezes até assusta!

1ºlugar-ESP
3ºlugar-EUR
5ºlugar-ALE
3ºlugar-BEL(com punição caiu para 6º)
2ºlugar-CIN
3ºlugar-ABU
6ºlugar-BRA(com punição caiu para 16º)

Já Bruno Senna(no geral) é o que tem os piores resultados, em classificação chega ser bizarro! O máximo que Bruno fez em corridas foi: 6º,7º,7º(não levei em conta de 8º a 10º porque isso já é obrigação entre Sauber, Williams e F.India). Até pra superar os pilotos da Toro-Rosso o sobrinho sofreu em classificações e provas.

Meteram tanto o pau no Maldonado, mas Bruno-chicane-ambulante se enroscou várias vezes em 2012:

AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1),ALE(1),ITA(2X),CIN(1),JPN(1),ABU(2),BRA(1) muita coisa! Fora as pixotadas em treinos-livres e classificações. Em Cingapura foi um show de besteirol, Bruno chegou a bater no mesmo lugar por três vezes, na corrida tocou no muro, dessa vez de pneu.

O tio deve esta se revirando no túmulo, estamos falando de uma campeonato mundial, o piloto já tem que chegar preparado(no link abaixo alguns exemplos). Não tem esse papo de “eterno ano de aprendizagem”, ou culpa eterna do Bottas. E ainda tem gente que torce para Bruno correr na F.india, com esse bom carro da Williams tomou surra de Maldonado, imagina ao lado de Di Resta que é superior ao venezuelano.

http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_di_Resta

http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_H%C3%BClkenberg

http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas

Pachecada metem o pau em piloto “pagante”, mas sorte do sobrinho que existe isso no mundial, senão ele nem estaria na F-1. O problema não é ser piloto pagante. Fangio foi bancado pelo governo argentino, da mesma forma que Maldonado foi bancado por Hugo Chavez, a diferença fica mesmo no talento. Quem mostra serviço(Perez),logo pula para um time de ponta e afasta a sina de pagante. Quem não tem talento diferenciado fica na F-1 até a grana acabar, simples…

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna

E não adianta fazer dramas, vindo de um país que se lixa para o esporte a motor(perte de investimento), Felipe Massa e Bruno Senna estão de bom tamanho. Se conformem, Brasil apenas participa do mundial da F-1. Palmas para a Alemanha que investiu em seus pilotos de base(monoposto), o resultado esta aí na pista com Vettel, Rosberg e Hulkenberg…fora o Sutil que pode voltar pela F.india.

Dono da Force India admite que pode promover retorno de Sutil
http://espn.estadao.com.br/noticia/289965_dono-da-force-india-admite-que-pode-promover-retorno-de-sutil

Elizandro
Elizandro
Reply to  Valteri Bottas "clone" Chupa Galvão
11 anos atrás

Só não concordo com um ponto do seu ótimo texto…

“E não adianta fazer dramas, vindo de um país que se lixa para o esporte a motor”

Está errado, o Brazil zil zil não liga a mínima para esporte algum, como já disse e repito, o negócio é mulher anabolizada, jato quente pra dentro e torcer para o futéba.

Para os TELE-GUIADOS é normal aceitar tudo o que o Galvão fala, F1 para eles começa 10 minutos antes da LARGADA e só.

Henrique Almeida
Henrique Almeida
11 anos atrás

Senna é mais fraco que L. de Grassi e N. Piquet Jr ( detalhe para esse ultimo que segundo Hamilton, dps de Don Alonso foi o piloto que lhe deu mais trabalho ).

Não havia outra saida. Assim como o FG foi dispensado da Lada, a Williams o fez. Faz parte…creio que Frank Williams pagou a divida com a familia Senna e ponto.

Estou curioso para saberem pq tanto misterio para renovarem com Grojean, algum palpite?

aldo gomes
aldo gomes
11 anos atrás

Bela análise.

Raphael
Raphael
11 anos atrás

Perfeito! Nada de pirotecnia.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

“SIFU!”

“E as viúva pira…”

Quem é Galvão Bueno (e a Rede Globo) pra comentar que a internet ou qualquer mídia ou empresa de comunicação “só escreve o que quer” ou o que lhe interessa??

Cúmulo da hipocrisia.

Ivan Dognani
Ivan Dognani
11 anos atrás

Boa, Flávio! É por isso que muitos veículos estão dando adeus às bancas. Faltam ousadia e fontes seguras, como a dos jornalistas citados. Só se consegue uma fonte segura quando se trabalha bem. Ou alguém acha que o PVC no futebol tem infinitas fontes e ótima entrada com cartolas, jogadores e empresários por ser bonito? Jornalismo sério é isso, arriscar. Parabéns aos jornalistas envolvidos nesse furo que revoltou até Galvão Bueno no ar! Senninha que volte ao mercado de papetes, caso não consiga uma nova equipe.

Jorge Pereira
11 anos atrás

A Williams já deixou de ser a grande Williams faz tempo e esta rotatividade de pilotos em suas temporadas, demonstra que a equipe continuará sendo pequena por muito tempo ainda.
Bruno Senna certamente teria uma história bem diferente na Fórmula 1, se a BAR tivesse optado por ele ao invés de Barrichello, quando estreou no lugar da Honda na F1 em 2009, mas faltou sorte ao Bruno. Aliás, o Bruno Senna perdeu oportunidade até em comercial de TV da Renault. Pelo menos teria sido muito mais lógico e legal da Renault, ter convocado ele para estrelar o comercial do Fluence GT, ao invés do astro norte-americano do filme Velozes e Furiosos, que provavelmente nunca mais vai dirigir um carro da marca novamente.
Então é assim…Bruno perde aqui, falta sorte ali e quem perde com isso, é a Fórmula 1, que vem caindo cada vez mais no ibope dos brasileiros e certamente, um mau desempenho do Massa em 2013, pode afundar nossa paixão definitivamente…ou até a temporada de 2014.

Marcos Rosa
Marcos Rosa
Reply to  Jorge Pereira
11 anos atrás

Fica tranquilo. Esse Valteri é a maior enganação dos últimos tempos. Piloto mau caráter e que não anda melda nenhuma. A Williams esta cada vez pior.

Hermann
Hermann
11 anos atrás

Normal a dispensa de um piloto que não mostrou muita coisa…. Bateu inúmeras vezes, até sozinho…Essa ultima no Vettel, foi terrível…,Ah se fosse o tio dele tinha partido pra cima, falado um monte. O pior é que ele levou um banho do Maldonado (um Mansell piorado), principalmente nas classificações. Mas teve umas boas corridas..No meu ponto de vista poderia ter sido bem melhor… Acho que a Stock pode ser uma boa, ou com grana a mais, a Indy.
Meu!!! só o Massa de piloto brasileiro no Grid no ano que vem?? É.. 2014 pelo jeito vamos só futebol.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Hermann
11 anos atrás

O Bruno so bateu sozinho em treinos ou qualificaçao, em corrida nunca. Muitos dos acidentes que teve nao foram culpa dele, incluindo este ultimo com o Vettel. Por culpa propria nao abandonou uma unica vez. Teve problemas mecanicos terminais no final das corridas do Bahrein e de Singapura e foi colocado fora de prova pelos dois maiores campeoes alemaes, Schumacher em Espanha e Vettel no Brasil.

Thiago basílio
Thiago basílio
Reply to  Hermann
11 anos atrás

link do video ao vivo do andre de itu onde mostra que a culpa e sem sombra de dúvida do vettel que estava por fora na curva e fechou bruscamente como se não existisse a regra de deixar um carro de espaço nas curvas.

http://www.youtube.com/watch?gl=US&feature=plcp&v=uNQMl16TogM