CAMELÓDROMO (5)

SÃO PAULO (aí sim!) – Tenho uma teoria. Em pista ruim, ou a corrida é muito ruim, ou é muito boa. Não tem meio termo.

Hoje foi muito boa.

E há algumas explicações para isso. Uma delas é que quando os pilotos estão dispostos, passam por cima da chatice de um traçado e vão buscar alguma coisa diferente. Hoje, muitos fizeram isso. Algumas ultrapassagens entrarão para qualquer antologia da F-1. Foi, mesmo, uma corrida excepcional.

Excepcional, também, porque ganhou quem ganhou: Raikkonen, o melhor personagem dessa F-1 plastificada e coxinha do século 21. Um cara tão diferente que quando David Coulthard, o entrevistador do pódio, perguntou a ele que dizer da corrida e da emoção da vitória, ouviu: “Not much, really”. Tem como não amar?

De fato, para Kimi, a vitória esteve longe de ser a mais emocionante das 19 que acumula em sua carreira — foi a primeira desde o GP da Bélgica de 2009, pela Ferrari. Ele largou muito bem e apareceu em segundo logo na primeira volta. O pole Hamilton, depois de atacado no início pelo Ice Man, estabilizou-se e estava tranquilo na liderança, quando, então, as coisas começaram a acontecer. Lewis quebrou miseravelmente (adoro “miseravelmente”) na 20ª volta e abandonou. Problemas na bomba de combustível, explicou a McLaren. Tive problema semelhante no meu Wartburg outro dia.

Assim, a ponta caiu no colo de Raikkonen, que teve como única preocupação, até o fim, dar coices no seu engenheiro pelo rádio. “Just leave me alone, I know what to do”, disse, uma hora, depois de uma instrução qualquer. Quando o cara pediu para Kimi cuidar dos pneus dianteiros, escutou: “É o que estou fazendo desde o começo da corrida, você não tem de me lembrar disso o tempo todo”.

É uma figura, esse finlandês.

No final, Alonso se aproximou e a diferença esbarrou em um segundinho, apenas. Ficou no ar a sensação de que se a corrida tivesse mais umas cinco voltas, passaria. Mas não tinha. E, se tivesse, os dois teriam de se preocupar mesmo com Vettel.

Esse rapaz fez uma daquelas corridas de encher os olhos. Largou dos boxes, e logo na primeira volta, apareceu em 20°. OK, normal, só nanicos à frente. Na quarta, já estava em 14°. Aí, na nona volta, aconteceu um acidente esquisitíssimo (e muito violento) de Rosberguinho com Karthikeyan. O alemão tentou passar por dentro do indiano e quase arrancou sua cabeça. Algo aconteceu com o carro da Mercedes, ou com o pé direito de Rosberg. Ou, será que ele estava arrumando o cabelo no espelhinho e não viu o pobre Narain?

Nada disso. O filhote de Curma contou que ficou sem a direção hidráulica, tirou o pé de repente e Nico encheu sua traseira. Culpa do representante do I dos BRICS, pois, assumida publicamente.

Durante o safety-car, Vettel, que já tinha perdido um pedaço da asa dianteira num toque com Bruno Senna, acabou indo para os boxes depois que a besta do Ricciardo brecou na sua frente, quase causando uma batida bizarra em fila indiana. Estávamos na 14ª volta. Vettel caiu para 21°, teria de remar tudo de novo, mas com uma vantagem: tinha calçado pneus macios (largara com os médios) e todo mundo na frente teria de parar também, em algum momento.

Depois que Hamilton abandonou, a corrida pegou fogo. Alonso passou Maldonado, numa vacilada do venezuelano, e assumiu o segundo lugar. Já tinha passado Webber de forma monumental no início, numa daquelas manobras de foder o pião (expressão usada em priscas eras pelo meu amigo Nivaldo Freixeda que eu nunca soube o que quer dizer, mas sempre me pareceu muito apropriada para certas situações). O australiano, aliás, foi o barbeirão do dia. Se deu mal quando tentou passar Maldonado, idem quando foi para cima de Massa, no fim da prova, e acabou sendo levado de roldão no acidente múltiplo que causou o segundo safety-car, na 39ª volta. Saiu desolado, o marsupial.

Antes disso, a janela de pit stops já tinha acontecido, entre as voltas 29 e 32. Vettel, àquela altura, por conta das paradas de todos à sua frente, chegou a ficar em segundo. Tá bom ou quer mais? E aí emergiu a pergunta que atormentaria todo mundo: o cara iria aguentar até o fim com esses pneus-chiclete? A resposta veio logo, na 38ª volta. Tião Alemão parou de novo, colocou pneus novinhos, voltou em quarto e já estava melhor que a encomenda, para quem tinha largado dos boxes.

O safety-car, desta vez causado pela imprudência de Pérez depois de uma briga linda e amalucada com Grosjean, Di Resta e Webber por quinto, sexto, sétimo e oitavo lugares, ajudou Tiãozinho mais uma vez, que encostou em Button e ficou dez voltas estudando o melhor momento de tentar a ultrapassagem, depois da relargada. Conseguiu a três voltas do final, de forma sublime, num ponto arriscado que poderia jogar seu campeonato no lixo. Mas era Button o adversário, um piloto limpo e decente, e assim o alemão foi ao pódio.

Raikkonen deu à Lotus sua 80ª vitória, a primeira desde o GP dos EUA de 1987 em Detroit, com Ayrton Senna. Alonso era o menos animado no pódio. Menos por seu resultado, excepcional — segundo lugar com essa carroça vermelha é para comemorar a qualquer tempo. Mas porque se ele tinha uma chance de voltar à briga com força, talvez até de reassumir a liderança, era essa, com Vettel largando em último.

E não adiantou muito. O carinha chegou em terceiro, e os 13 pontos de diferença viraram 10. Ficou praticamente igual, sua situação. Sebastian, com uma atuação exuberante, não deixou que o prejuízo fosse grande demais. E provou que além de ter um carro superior, possui também um talento acima da média, muito acima, porque não é qualquer um que faz o que ele fez hoje.

O pódio foi exemplar por isso. Nele estavam três pilotos que podem facilmente ser colocados entre os maiores da história. O Mundial, que viveu alguns meses modorrentos com a sequência de vitórias rubrotaurinas depois das férias, pega fogo de novo nas duas últimas provas.

Vettel segue sendo o favorito. Mas tem jogo, ainda. É difícil para Alonso, mas o espanhol não está com jeito de ter desistido da luta.

E uma vitória de um sujeito como Raikkonen é a melhor coisa que poderia ter acontecido no ano. Kimi é aquele cara que nos lembra, a todo momento, que para ser feliz e vitorioso não é preciso seguir cartilha nenhuma. Basta ser autêntico.

Subscribe
Notify of
guest

251 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cléber Fabbri
11 anos atrás

Resultado do “2º turno” até aqui:

Vet – 133
Rai – 82
Alo – 81
But – 77
Mas – 70
Ham – 48
Web – 43
Hul – 30
Kob – 25
Per – 19
Dir – 19
Ros – 16
Gro – 14
Mal – 14
Msc – 14
Ver – 8
Ric – 8
Sen – 6

Zeno
Zeno
11 anos atrás

e se o Fettel largasse em último toda corrida , qual seria sua posição atual no campeonato? 2º?

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Só existe uma maneira do Massa conseguir ajudar o Alonso no campeonato: largando uns 30 minutos antes que o resto do grid. Ainda assim é capaz das duas RedBulls alcançarem este arremedo de piloto. O que foi aquela rodada ontem? Ridícula, patética, grotesca. Em toda equipe temos um piloto predominante, mas o que acontece na Ferrari é um descalabro. Só falta o Massa bater no Alonso em uma das duas corridas que faltam, para completar seu ano deplorável.

Por falar em deplorável, vimos lá pela metade da corrida uma STR literalmente saiu da pista e entregou a posição para o Vettel. Não sei se foi o Ricciardo ou outro. A turma da pachecagem, tão alerta e policialesca quando da ocorrência de jogo dentro da equipe (coisa que todas, atenção, todas as equipes fazem), não se incomodou nem um pouco com este jogo interequipes. Uma vergonha, que a imprensa especializada ignorou. Ah, se tivesse um brasileirinho envolvido… Ah, se fosse o Massa lutando pelo título e uma STR entrega a posição para uma RBR. Lembram de Interlagos, 2008? Uma Toyota, já sem pneus, permitiu uma ultrapassagem do Hamilton porque simplesmente não havia o que fazer, tração zero. E o mundo quase acabou! Quatrocentos pesos e quatrocentas medidas.

De mais a mais, concordo com a análise da prova, ótima corrida. E cá entre nós… o El Fodón é chato, marrento, reclamão, mas vai pilotar assim mais pra lá, camarada. O homem leva o carro nas costas. Não é a primeira vez que me pego, inebriado, vendo a munheca e a raça desse cara. Nas voltas finais, quando perseguia o Raikkonen, não foram poucas as vezes em que o malandro colocou o carro simplesmente de lado naquelas curvas de 90º, e ainda conseguia reduzir a diferença. Se fosse qualquer outro José Arroela, eu daria o campeonato por acabado, mas com esse cara na luta, só esperando até o último segundo.

Francisco M
Francisco M
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Sem falar na ultrapassagem do Vettel no Grojã, por fora da pista, na zona azul, o que é proibido desde o Bahrein… Ninguem falou nada, o francês reclamou, foi ao ar, e a FIA fez que não era com ela.

Jr.
Jr.
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

O Vettel devolveu a posição pro “granja”, depois.

Marcos Araujo
Marcos Araujo
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

Como assim ninguem falou nada? o Babão Buenno falou no momento que aconteceu a ultrapassagem. E não poderia haver punição porque o Vettel devolveu a posição para o Grojean e na volta seguinte fez nova ultrapassagem.

nelson maciel filho
nelson maciel filho
11 anos atrás

Tudo indica que o Vetel será o campeão, mas o Alonso é genial. O maior piloto da fórmula 1 dos últimos 15 anos. É um piloto excepcional, veloz, inteligente, apesar de ter um carro ruim. O Vetel tem a obrigação de ganhar o campeonato. Na época da Ferrari até Rubinho Barriquello cortava 20 carros. Gostei muito do que o Reginaldo Leme falou: Alonso representa 90% e o carro e a equipe 10%. Mas não podemos tirar os méritos do Vetel que é um grande piloto, ainda que o seu carro seja extraordinário.

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Que o Vettel é muito bom, não há dúvida, mas no dia que a NASA resolver voltar a mandar macacos para o espaço, vai contratar o Newey pra projetar as espaçonaves. Se a FIA quiser equilibrar o campeonato sem precisar fazer marmeladas de improviso, é só baixar uma regra determinando que carro projetado pelo Newey tem que pesar 100 quilos a mais que os outros.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Carlos
11 anos atrás

ai caro Carlos…e o botao que para o carro do Negao n 1 do Grid ??? quantas vzs esse ano ja o apertaram ???

Alan Borghini
Alan Borghini
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Alonso fazendo melhor volta volta em cima de melhor volta no final, Hamilton fazendo pole colocando quase meio segundo no Vettel, e a RBR é que é de outro planeta? Tem certeza?

Francisco M
Francisco M
Reply to  Alan Borghini
11 anos atrás

Taí, esse é um bom ponto. Dos segundos pilotos, o melhor pra mim é o button, o mais rápido é o Webber e o mais fraco o Massa. Dos primeiros pilotos, o melhor é o Alonso, depois o Hamilton e Vettel, veja que é minha opinião, mas a diferença entre os três eu diria que são detalhes. Nesse raciocínio, acho que button e webber se trocassem de carro não fariam muito diferente. O Hamilton no lugar do Vettel teria mais poles e o alonso já seria campeão. Se você acompanhar os tempos de volta durante a corrida pelo livestream da f1, vc vai ver que a Ferrari tem seu melhor desempenho nas ultimas voltas do stint, ou seja, com pneus gastos.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Alan Borghini
11 anos atrás

Bem observado, Sr. Lamborghini.
O Alonso faz volta mais rápida em cima de volta mais rápida na corrida e o carro é ruim?!! Vai nessa.
Acho é que falta piloto ali. Põe o Vettel para ver como o carro anda!!
‘crazy frog’ neles rin din di din din din din din

Carlos
Carlos
Reply to  Alan Borghini
11 anos atrás

Alonso, desesperado e de tanque vazio, fazendo melhores voltas quando Kimi “Sorriso” e Tião Vettel apenas administravam suas posições. Tem este detalhe, certo?

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Quase todos os campeões venceram este ano. Menos aquele que tem um equipamento visisvelmente pior que o resto.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

O Rosberg venceu……e aí??

Carlos
Carlos
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

Uai, mas não diziam que o cara ganhava tudo porque era o bom e não por que tinha o melhor carro? Concordo com o cara aí: o Rosberg ganhou corrida este ano, até o Maldanado ganhou uma com carro pior ainda que a Mercedes.

Zeno
Zeno
Reply to  Carlos
11 anos atrás

ixixix….. Paulo F. falou bobicia….

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Zeno
11 anos atrás

Falei não. Ou o heptacampeão venceu e não foi divulgado?
A Mercedes é a 5ª colocada no mundial de construtores , com 136 pts. A 6ª é a Sauber com 124 pts. A 4ª , Lotus tem 288 pts. Nem a Sauber ou a Lotus tem o orçamento da MB.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

O alemão é o único heptacampeão (por enquanto, Vettel é promissor). Tem um monte de defeitos também. Como a maioria na F1 moderna se dá bem quando tem o equipamento a altura. A MB é inferior aos outros quanto ao orçamento investido, Quando compraram a Brawn achavam que estavam comprando um campeonato pronto, Schumacher incluso. Deram com os burros n`água. O critério é campeões vencedores na temporada. O Rosberg não possui título (só o papai dele). E quando se responde com o fígado dá nestes coméntários “construtivos”. Já fez sua perigrinação de finados?

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Postaram ontem no youtube, provavelmente passou ontem tbm na tv. Sabendo que o Toto mandou o Bruno embora, fica meio falso as palavras dele no video, quando ele diz “Vejo a mim mesmo no Bruno, alguem que se cobra demais…” http://youtu.be/id2AO3BxN0E

Mauro Batera
Mauro Batera
11 anos atrás

A coisa mais ridícula desta corrida foi o Vettel ter que entregar a posição para o Grosjean, após uma bela ultrapassagem, conquistada na raça.

Hoje os critérios são cada vez mais chatos!

Em 1988 em Suzuka, Senna foi espremido pelo Prost, e teve que praticamente anda fora do limite da pista, e aí eu pergunto, nos dias de hoje, ele teria que entregar a posição?

Um fiasco, este critério!

Zeno
Zeno
Reply to  Mauro Batera
11 anos atrás

concordo….., frescura demais…

Gislene
Gislene
11 anos atrás

“ARE YOU GOING TO HAVE A LEGENDARY KIMI PARTY TONIGHT?
Well, to be honest it’s usually the same, it doesn’t matter if I lose or win, it doesn’t change the parties!””

Esse cara é o máximo!

Alan Borghini
Alan Borghini
Reply to  Gislene
11 anos atrás

Traduz aí pros brasileiros.

Francisco M
Francisco M
Reply to  Alan Borghini
11 anos atrás

Tradução livre: E aí Kimi, vai ter uma festa memorável essa noite?
_Bem, pra ser honesto é normalmente o de sempre, não importa se é uma vitória ou uma derrota, isso não vai mudar as festas!

Nilton
Nilton
11 anos atrás

Ia me esquecendo do Babão Bueno, só piora com a idade, bateu todos os recordes de falta de educação, falta de conhecimento e falta de humildade.

Nilton
Nilton
11 anos atrás

Então né o Schummy bateu de forma parecida e disseram até que ele tinha problemas de visão, e o Rosberg hoje foi o que ?
Felipe Massa num dia de Felipe Massa.
Podem falar o que quiser mas eu vi muita gente facilitando a passagem do Vettel, numa delas inclusive eu achei que merecia investigação, a equipe satélite Toro Rosso abriu para ele passar de forma vergonhosa.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Nilton
11 anos atrás

Essa eu vi também…mas mesmo assim, ele voou!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Nilton
11 anos atrás

Abriu tanto que a asa dianteira dele foi-se quando o iluminado da Toro Rosso meteu o pé no freio na frente dele….
Qual corrida vc viu?

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

A mesma que você, com a vantagem de que ele consegue enxergar as coisas e você não.

A STR quase saiu da pista para o Vettel ultrapassar, depois do SC. Nem precisa investigação, foi descarado demais.

NIlton
NIlton
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

Com certeza uma diferente de voce, isso que vc citou foi durante bandeira amarela, o que eu vi e assisti de novo pois minha corrida esta gravada foi durante a corrida, e a Toro Rosso abriu de forma gritante, queria ver se fosse o Alonso no lugar do Vettel.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

Merece um pastor alemão e um bengala branca vc!

João Netto
João Netto
11 anos atrás

Não é pião, é peão.

André França
André França
Reply to  João Netto
11 anos atrás

Exatamente, por isso que ele não entedeu até hoje a expressão =P

gera
gera
Reply to  André França
11 anos atrás

É pião (o brinquedo). Peão é o boidaeiro.

gera
gera
Reply to  gera
11 anos atrás

Ops, boiadeiro.

Alan Borghini
Alan Borghini
Reply to  João Netto
11 anos atrás

Depende: o brinquedo é PIÃO e o cavaleiro é PEÃO.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

O Kimi Raikkonen teve sua vitória pessoal com sabor de campeonato, segurando o endiabrado Alonso. Já o Fernando Alonso pisou fundo no acelerador o tempo todo, disputando freada no roda a roda com os adversários, mas chegou em segundo ficando sem há vitória e o que é pior viu Vettel chegar loga atrás em terceiro, e só conseguindo arrancar três pontos do alemão. O Alonso vai ter que partir para o tudo ou nada para cima do Alemão, e ainda contar com a ajuda dos Santos e Demônios. O Sebastian Vettel conseguiu driblar sua adversidade largando em último dos boxes, quebrando o aerofólio, voltando lá para trás de novo e contando com a ajuda do Pace Car, mas o seu terceiro lugar acabou com um sabor de vitória só perdendo três pontos para o Alonso e ficando com uma vantagem de dez pontos na liderança. O Vettel nesse momento do campeonato, com dez pontos na frente, tem que fazer o dele vigiando o Alonso e sem se afobar como o Halmilton em 2007 que jogou o campeonato fora. O Felipe Massa e o Bruno Senna foram salvos no final da corrida pelo Strike do Sergio Pérez chegando em sétimo e oitavo respectivamente.

philipe speed
philipe speed
11 anos atrás

Simplesmente fantástica está corrida. Me levantava do sofá a todo instante de nervoso que dava, palavrão era mato aquela altura, show!!!!!!!!

Raikkonen, obrigado por ter voltado parceiro, que alegria você me deu rapaz!!!!!!

2014 na Red Bull, escuta bem isto, pois vai acontecer e as especulações já estão a todo vapor. Viu o que Reginaldo disse: “kimi assinou por um ano somente para não colocar sua competitividade em risco em 2014” acho que neste momento a maclaren perdeu uma grande oportunidade de chamar o homem de volta, aí fudeu o pião mesmo Flavio.

Agora para finalizar, o galvão e o reginaldo durante um tempo vêm dizendo que o velho schummy tá velho e com problema de vista e tal…. Porra, marca um oftalmologista para os dois no mesmo médico, erra pra caralho e falam tudo errado, fora as gafes, tá osso!!!!!!

Bem, abraços a todos e dá-lhe kimi!!!!!!

Obs: alguém viu o número do prefixo do avião de rosberg que levantou vôo hoje nas arabias?

Paulo Pinto
11 anos atrás

Herr Hepta estava confortável na zona dos pontos, na última parte da corrida, quando um pneu furou. Trocou o pneu, remou e não pontuou.
Os caprichosos Deuses da Velocidade estão de implicância com o escolhido.
É… está na hora de pendurar o capacete.

Alessandro
Alessandro
11 anos atrás

Hahaharahahaha… quebrou a cara en FG ? corridaççççççççaaaaaaaa !!!!!

Dav
Dav
11 anos atrás

Foi uma corrida muito legal e acabei errando achava que o Vettel nao conseguiria um podio,que bom que conseguiu.

Gene Mendes
Gene Mendes
11 anos atrás

Absolutamente nada contra o Vettel, que é um grande piloto e provou isso hoje…

Mas vai ser a maior injustiça do mundo o Alonso ficar sem este título este ano…

Yuri
Yuri
11 anos atrás

toda vez que o Galvão narra acontece alguma coisa com o Hamilton , o narrador desgraçado , vai narrar jogo da seleção.

Paulo Pinto
Reply to  Yuri
11 anos atrás

O narrador detesta o Hamilton, por ele ter tirado o doce da boca do escudeiro em 2008.

carlos lima
carlos lima
11 anos atrás

Ótima análise, dessa corrida tensa, nervosa, porém excepcional de verdade. Vitória mais que merecida do Kimi. Bravo!

À Equipe da rádio Estadão/ESPN, em especial ao jornalista Flavio Gomes, nossos cumprimentos pela excelente cobertura deste GP de Abu Dhabi, lá e cá.

Valeu moçada!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
11 anos atrás

O q eu achei mais legal, é que ele realmente mereceu! E tava merecendo ganhar mesmo faz tempo!
Quantos vencedores diferentes nós tivemos este ano? 8? 9? Perdi a conta.
Puta temporada!
Pra ficar melhor, só faltava o Massa vencer tb para valer o contrato do ano que vem.

ags5859
ags5859
11 anos atrás

Em breve em São Paulo.Escolinha de piorra Felipe Baba Massa..
Faça sua inscrição, levando um amigo, vce ganha no ato uma foto do Pigmeu da Cantareira segurando um troféo…O piloto(se é que ele cha que é) que mostrou como se o melhor ASPONE da F1…..Em breve ao lado de Interlagos.portão 1001…
Picollino..para meu…deixa de ser escroto..e volta pra onde vce não deveria ter saido…Augusta………….

gera
gera
Reply to  ags5859
11 anos atrás

Credo.

Felipe Viscovo
Felipe Viscovo
11 anos atrás

FG, você reparou que esse pódio foi o menos festivo e o mais bebum com o champagne? O Kimi não parava de tomar, assim o Vettel e Alonso foram no embalo, ninguem queria desperdiçar, tomaram tudo ahuahauhauha.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Pra que não quer perder o GP do USA ao vivo, o site é em inglês, mas pelo menos vc não fica ROXO DE RAIVA com as besteiras que o Galvão fala, puta cara chato! Cala boca Galvão!!!

http://www.thefirstrow.eu/sport/motosport.html

Nesse site, passa todos os treinos-livres, classificação e corrida.

Deusdethe
Deusdethe
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Cara, valeu pela dica

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

Kimi mereceu a vitória! Muito bom de coice também! Impagavel também fou a cara de bunda do Sebonso…O cara fica chiliquento e mal educado….Tião Vitrola arrebentou legal! Além de ser o único que extrai sorrisos do Kimi. O Perez deve deixar o pessoal da Mclata de cabelo em pé. Que furada…Groselha também é outra mula. O circuito pintado com aquele azul é de doer a vista. Parece o filme do Speed Racer…tudo muito retinho, tudo muito certinho, mas tinha publico?

Elmo Rosa
Elmo Rosa
11 anos atrás

Houve algum outro piloto a vencer por Ferrari, Lotus e McLaren antes?

Pedro Barrio
Pedro Barrio
11 anos atrás

O que eu achei mais incrível foi o Massa rodar bem na hora que o Vettel estava atrás dele. Na hora em que ele poderia segurar um pouco o alemão, ajudar a Ferrari e seu companheiro de equipe, o cara dá uma bobeada desta…..

Talvez não fosse isto o Vettel não teria ultrapassado o Button a tempo… ou não?

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Pedro Barrio
11 anos atrás

Isso ninguém jamais saberá.

Alan Ruggero
Alan Ruggero
11 anos atrás

Para mim o cara da corrida foi o Alonso.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

VETTEL QUE BELA CORRIDA, NA F1 ATUAL NÃO É SÓ ALONSO , E TEM TAMBEM
RIKIKONEN .

Rama
Rama
11 anos atrás

Adorei a corrida, a vitória de Kimi e esse texto, Flávio. Ri litros.

Foi daquelas corridas que não dava pra tirar a vista. Odeio esse circuito. Acho ele travadinho demais pra F1 mas foi bom.

Chamo a atenção pra discrepância entre a qualidade da turma da frente pras demais. Vettel, Alonso, Button, Hamilton, Kimi deram show. Já Webber fez caca. Massa foi menos culpado ali, mas poderia ter se safado melhor, como Button fez. Pérez, Grosjean, Maldonado, Hulkenberg, pra mim são todos farinha do mesmo saco. Se o futuro da F1 depender desses, melhor colocar aquelas jeringonças americanas que ficam se chocando e que vença o último na pista.

Nitidamente há uma diferença grande entre a velocidade de Maldonado e Bruno, mas Bruno é muito mais confiável. Ultrapassa limpo, tem paciência. Mas precisa saber andar em ritmo de pole.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

E aí Alonso? Sua luta é apenas contra o Newey?

eduardo
eduardo
11 anos atrás

pista chata mostrou quem é quem, é um privilegio ver o Alonso em Ação é o Rei mas suas declarações e a cara de bunda que estava no parque fechado não esta na altura de sua posição de n 1, o Vettel é a estrela em ascensão e deve logo superar o Alonso e o campeonato esta sendo decidido mano a mano entre os dois melhores, falta ao Raikkonem o comprometimento dos dois primeiros mas se estivesse pilotando assim na Ferrari seria bi com um pé nas costas e ainda venceria em 2005, Hamilton em termos de pilotagem e fenomenal e merecia estar na disputa(a Mclarem não) mas é um piloto menos completo, Button vai de acordo com o carro com um super carro ele se supera com uma carroça ele vira bração, o Webber é um excelente segundo piloto mas na hora da decisão da para traz, o resto é coadijuvante mas fico feliz pelo Koba que mesmo não tendo um carro acertado fez uma corrida madura e pode terminar o campeonato a frente do Perez mesmo no seu pior ano o engraçado é que nimguem lembra que o Koba largou uma vez na primeira fila e duas na segunda tem piloto de equipe grande que não conseguiu isso e das intermediarias só o Maldonado

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
11 anos atrás

Tem um velho alemão que hoje não deve dormir direito…depois desta aula do Raikkonen, isso é voltar com tudo. kkkkkkkkkk

Alexandre Gomesa
Alexandre Gomesa
11 anos atrás

Dois SC próximo da troca de pneus. O pessoal dos meio risca-faca, batendo uns nos outros, foi fácil para o finger-boy e seu carro de outro mundo.

Alonso foi magistral, cabeça e talento, merece ser campeão nesta F1 de carros rápidos e pouco talento.

Jonathas Lima do Nascimento
Jonathas Lima do Nascimento
11 anos atrás

Kimi!!!! Um carro melhor e Kimi estaria pertinho de Vettel e Alonso lutando pelo bi. O pódio de hoje foi com os três melhores pilotos do grid, são geniais cada um ao seu modo. Adoro e torço por Kimi a dez anos e com certeza sua fase atual é soberba, dá gosto de ver essa figuraça guiando e dando entrevistas desconcertantes, um personagem ímpar sem dúvida!

Edu
Edu
11 anos atrás

DEixa eu ver, Fernando, vc torce pro Alonso?

Jose Ernesto Perez
Jose Ernesto Perez
11 anos atrás

Gostei muito da vitória do grande Kimi. Quanto ao Vettel, com o melhor carro do grid e a sorte dos 2 safety-cars teve até que pouco trabalho. Até o Massa, que poderia fazer um trabalho de equipe, estava nos boxes quando Vettel pulou à sua frente. Tenho nítida impressão que o Button também ajudou. Ao final o Vettel parecia que estava vindo de um passeio, não demosntrava o cansaço ao contrário do Alonso. A Ferrari deve ser mesmo um carro complicado. Vettel será campeão porque possui disparadamente o melhor carro E ESTA TENDO A SORTE DE CAMPEAO. Para mim o Alonso é superior.

Durvaldisko
Durvaldisko
11 anos atrás

Certas resenhas equivalem a assistir o evento. Parabéns !

Ernesto Bernardi
Ernesto Bernardi
11 anos atrás

Aí galera! Alguém reparou no Tião Lemão zombando da “vibração” do El Fodôn e copiando os gestos, durante a premiação lá no podium? Putz, ri D + …êta corridinha que não prometia…..

Alan Borghini
Alan Borghini
11 anos atrás

É difícil ler um comentarista renomado escrever “carroça” para um carro que vinha fazendo melhores voltas ao final da corrida.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Alan Borghini
11 anos atrás

As melhores voltas são cortesia apenas da pilotagem genial do Alonso, campeão. A carroça em questão não tem muito a vêr com esse feito.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Pra quem ainda duvidava da capacidade de Vettel, Alonso, Hamilton, e o mais legal de todos : Kimi, essa corrida mostrou que são uma geração de gênios. E olha que a pista é horrivel de traçado.

eu mesmo
eu mesmo
11 anos atrás

legal o kimi ganhar mas o importante e que no final o el canastrom vai perder

Thiago da Costa
Thiago da Costa
11 anos atrás

O Flávio, lembrei de uma aposta entre o Richard Brason e o Tony Fernandez, quem ficasse atras no campeonato de 2010 se vestiria de comissária de bordo para recepcionar os passageiros na Equipe de quem ficasse a frente… Rolou?

Francisco Libânio
11 anos atrás

Kimi Raikonnen é o Serginho Chulapa da F1.

Romeno
Romeno
11 anos atrás

A corrida foi ótima, a vitória do finlandês foi sensacional, o oitavo piloto a vencer e a sexta equipe a conquistar uma vitória nessa temporada. Só lamento uma coisa: a transmissão antipática de Galvão Bueno. O cara adivinha o que o piloto está fazendo, detona Maldonado quando do toque com o “Marsupial” depois o isenta e detona o Weber, fal mal dos colegas que falaram bem do Hulkenberg,conhece Senna sobrinho “desde de pequinininho” , é “amigo pessoal do Anderson Silva”, enfim, as bobagens são inúmeras. Infelizmente temos de assistir na Globo e com ele narrando, não há outra opção. Que saco.

Vitor M
Vitor M
Reply to  Romeno
11 anos atrás

Assisti na globo mas com o note ligado na rádio Estadão/ESPN (moro no nordeste, logo ESPN por rádio só no pc). Te garanto que é muito melhor deixar a tv no mute e ouvir os excelentes Everaldo Marques e Flávio Gomes, além da sempre simpática repórter que não lembro o nome, do que aguentar o chato do Galvão!

Ron
Ron
Reply to  Vitor M
11 anos atrás

Qual o link da rádio? Acho que o pessoal vai querer já que Austin não será transmitida mesmo (ou em VT, a la Band).

Virgo
Virgo
11 anos atrás

O Kimi me ganhou o dia em que li uma entrevista dele falando da infancia ‘pobre’ (para os padrões da F1) e que uma das coisas que ele sonhava era ter uma casa com banheiro dentro de casa (sic). Quando começou a ganhar grana, comprou a tal casa para os pais. Ele é muito gente, autêntico, família, gosta de se divertir e se diverte e não se acanha de ser politicamente inocrreto – ele tomando cerveja num iate depois de abandonar um GP em Monaco é uma imagem tremendamente eloquente disto – a exceção dessa F1 ‘coxinha’ como diz o Flávio. Não vai ser campeão, mas para mim é o cara que merce minha torcida (me peguei roendo as unhas nas ultima s voltas da corrida). Grande Kimi!

Michel
Michel
11 anos atrás

O que mais me espanta, não de hoje mais há a muito tempo é ver muita gente e até jornalistas vomitarem que o Vettel ganha na sorte que tem um carro superior aos demais! Prost, Senna, Schumacher também foram campeões com carros muito bons! O que o Vettel vem fazendo na F1 se ele bater todos os recordes será mais merecido do que Schumacher! Ao contrário do que muitos dizem não acho que o Alonso esteja um degrau acima em relação ao Vettel em termos de talento, ambos são igualmente bons, mas vejo o alemão com mais ímpeto em busca de vitórias!

Micromax
Micromax
Reply to  Michel
11 anos atrás

Com mais ímpeto ou, com mais carro…..

Edu
Edu
11 anos atrás

Vettel Über alles aus Blumenau…………….Prost.

Clayton Duarte
Clayton Duarte
11 anos atrás

Corridaça!!! Grandes atuações de Kimi, Alonso e Vettel! Três pilotos excepcionais. Junto com Hamilton, formam o quarteto fantástico da F1 atual.

E como eu torci para que o Kimi vencesse hoje. Estava merecendo demais.

No mais, fica aí a dica para o pessoal da Globo (que ninguém de lá vai ver): transmitam a corrida de Austin, com início marcado para as 17h, ao vivo. E coloquem o(s) jogo(s) da TV do Brasileirão para 19:00h. Assim todos sairiam felizes: os fãs de F-1, os fãs de futebol e até mesmo o Faustão, que ganharia um Domingo de folga. Bom, de minha parte, seriam 4h de ibope garantidos.

Wallace
Wallace
11 anos atrás

Gostei do sorriso do Kimi….. Viva o Kimi!!!!!!!!! É mesmo um cara 1000.

Gente, aquela cara feia, foi depois que o Tiãozinho disse : Oi, tô aqui de novo…….
Pergunta: Pra que serve um homem cangurú??????
Nem pra ajudar a equipe presta…..
Acho que o garibaldo não tem visão periférica….. Ou muito patrocínio pra queimar……