DIA (DURO) DE DOMINGO

SÃO PAULO (ressaca) – Não foi, mesmo, um domingo fácil para Vettel. Vejam esta foto publicada no site da “Autosport”. Não é um milagre que nada tenha acontecido no carro do alemão?

“Nada”, claro, é força de expressão. Newey contou que houve uma perda de pressão aerodinâmica (provavelmente porque a suspensão foi afetada, estragando todo o alinhamento do carro) e danos no escapamento. O time monitorou todos os parâmetros durante a corrida e mudou o mapeamento do motor para que a temperatura no sistema de escape fosse a menor possível. Caso contrário, poderia haver uma quebra e, como consequência, a bagaça toda pegaria fogo.

A questão da perda de “downforce” foi parcialmente resolvida com ajustes na asa dianteira no primeiro pit stop.

Agora, o Bruno… Tenha dó. Fico imaginando se um piloto brasileiro, lutando pelo título, é acertado por outro que não briga por nada numa situação parecida. Iriam imolar o sujeito. É preciso um pouco de inteligência para correr de carro. O primeiro-sobrinho alegou que Vettel quis fazer a tangência e não deixou espaço. Caramba. O cara é protagonista do campeonato. A corrida, evidentemente, não era uma qualquer. Tem hora em que os coadjuvantes devem entender o que são, procurar atrapalhar o mínimo possível. Bruno, com atitudes como essa (minimizando o episódio, inclusive, como se fosse pouco relevante; não era, podia ter decidido o campeonato), consegue uma única coisa: perder o respeito de seus pares.

Subscribe
Notify of
guest

354 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
danilo sampaulo
danilo sampaulo
11 anos atrás

Se não fosse o Bruno ocupando aquele espaço certamente seria outro “coadjuvante” alguém precisa explicar aos pilotos e comentaristas pilotos que 2 corpos não ocupam um mesmo lugar no espaço. Se olhar a imagem com atenção no todo vai ver que nem motoboy em horário de pico na marginal passaria nos espaços que sobravam em volta daquela turma toda.
No pelotão intermediário o cidadão achar que tem a preferência para tangenciar a curva, é brincadeira, ainda mais disputando o título. Largou mal que se contente em fazer o arroz com fei’jão e fuja dos enrroscos, era o uníco que tinha o que perder ali.

alex
alex
11 anos atrás

Fazia tempo que não lia seu blog e como não achei em nenhum lugar alguém falando do episódio imaginei que aqui teria algo real e sincero sobre o episódio sem babar ovo.
Parabéns pela isenção!

Eduardo Stadulni
Eduardo Stadulni
11 anos atrás
Edu
Edu
Reply to  Eduardo Stadulni
11 anos atrás

A luz de advertência está amarela. Não está provado que o fiscal de pista estava acenando bandeira amarela. E a sinalização na pista é o que importa, não o aviso do painel do carro. Agora se for pro Alonso no tapetão, ae ferrou, depois das maracutaias da Ferrari, vai ser campeão na malandragem, e tem brasileiro que gosta do Alonso, pois malandro tem em todo lugar………….

Edu
Edu
11 anos atrás

Vettel detém quase todos os recordes da F-1. No GP dos EUA de 2007, teve a oportunidade de estrear na categoria substituindo o polonês Robert Kubica na BMW, afastado em razão de um acidente na etapa anterior. E logo em sua primeira corrida, chegou na oitava posição, sagrando-se o mais jovem a marcar pontos na F-1, aos 19 anos, 11 meses e 14 dias.
No ano seguinte, surpreendeu ao conquistar uma improvável pole position com a STR no chuvoso fim de semana do GP da Itália com apenas 21 anos, dois meses e dez dias. Um dia depois assombrou a todos ao administrar a ponta na pista molhada e se tornar o mais novo a subir ao pódio e a vencer na F-1.
Em 2010, foi além: virou o mais jovem campeão, com 23 anos, quatro meses e 11 dias, batendo a marca obtida pelo inglês Lewis Hamilton, em 2008 aos 23 anos, nove meses e 12 dias. Um ano depois, virou o bicampeão mais precoce aos 24 anos, três meses e seis dias, superando os 25 anos e dois meses e 24 dias do segundo título de Fernando Alonso em 2006.
Curiosamente, a idade em que Vettel alcançou seu terceiro título mundial é praticamente a mesma que Ayrton Senna tinha quando venceu pela primeira vez na Fórmula 1. No GP de Portugal de 1985, o brasileiro tinha exatos 25 anos e um mês. Pouco menos de quatro meses mais novo que o alemão hoje. Definitivamente, Vettel firma seu nome na história da categoria como o garoto prodígio da Fórmula 1.

Cassio
11 anos atrás

O bruno não teve culpa FLÁVIO veja o link skysports
http://www1.skysports.com/formula1/video/12870/8282348

Tom
Tom
11 anos atrás

Este comentário do Flavio,seria normal de uma pessoa que nunca dirigiu nem um carrinho de pipoca,agora vindo de um cara que parece que pilota “carros” nas horas vagas,mostra devaneios dos tipicos viajantes de woodstock, e exalta um cometário sem isenção típico de colunista da Veja,a diferença é que a Veja tem raiva do Pt e o Flavio do Senna…
ps- e olha que concordo que o Shumacher foi melhor do que o Senna ,mas não foi o melhor de todos os tempos,alias nenhum brasileiro está entre os 5 melhores.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
11 anos atrás

De todos os comentários, a maioria segue o relator-moderador. Acho meio forte esse massacre no BS. Todos aqui devem ter um hobby, tênis, kart, peteca, biribol, enfim, junte os 21 melhores na sua modalidade, disputa vinte etapas com os melhores sem poder treinar o mesmo que eles e compare seu desempenho. Se você for um mamão que nao faz nada, procure cumprir suas metas em meio expediente, foi isso que o Bruno fez esse ano… Tá certo que o Maldonado foi mais rápido no qly, mas lembre-se que o Bruno classificou em sétimo em Spa ano passado sem nunca ter sentado na Lotus antes. Ele é um talento, mas precisa ser lapidado mas a idade pesa contra…

Kurgan
Kurgan
11 anos atrás

Se fosse o Rubinho (se ainda corresse) ou o Massa que tivessem feito isso, iriam tb meter o pau nos dois da mesma forma. Torcedor brasileiro sempre tem a reação: culpar primeiro e perguntar depois. Aposto que todos os que culparam o Bruno nem assistiram as imagens, incluindo o nosso jornalista FG. Um grande jornalista, mas que cometeu uma grande injustiça e que deveria se retratar publicamente após assistir as imagens.

Danilo A.
Danilo A.
11 anos atrás

O Bruno não merece esse comentário negativo, Gomes. Ele não fez nada de anormal, pelo contrário. Manteve a linha de corrida. O Vettel não o viu e tangenciou pra cima dele.

O rapaz, em que pese não ser grande piloto, não tem culpa nenhuma.

Amaro Juvenal
Amaro Juvenal
11 anos atrás

Flavio, indo pelo seu pensamento, melhor seria que na ultima prova, fizessem como em maratonas.

Deixassem Alonso e Vettel largando 100m antes do pelotão de trás.

O Vettel que fizesse melhor tempo pra largar na 1 fila ou entao que fosse mais conservador.

O cara nao é retardatario, nao é companheiro de equipe nem nada do cara e tem que aliviar ?!?!?!

OBSERVADOR
OBSERVADOR
Reply to  Amaro Juvenal
11 anos atrás

ANALISANDO A SUA ÚLTIMA E INFELIZ FRASE, ASSIM SENDO:
TOMANDO A ATITUDE QUE O BS TOMOU NÃO MOSTROU QUE É DESPORTISTA NATO !!! ELE PODERIA TER BENEFICIADO O ALONSO COM A ESTUPIDEZ DELE !!!
SE FOR PELO ANGULO DA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO QUANTO O BS LEVOU U$ PARA ATRAPALHAR E BATER ??? PARA NÃO DAR NA PINTA FOI UM TOTÓ SÓ !!! ERA PARA TIRAR O TÍTULO DO VETTEL ???!!!
LEMBREM SE DO PIQUET JR EM SEPANG, FOI PARA BENEFICIAR O MALA DO CHORONSO. QUE ACABOU FICANDO COM O TÍTULO DE CAMPEÃO NAQUELE ANO !?!?!? DEPOIS FALAM DO SHUMI !!!

Winston
Winston
11 anos atrás

Gosto do Bruno, mas infelismente não se consegue chegar bem a F1 sem uma base de anos de competições em todas as categorias de base, ele tem talento mas pulou etapas importantes. Talvez se tivesse ficado mais na GP2 uns 4 anos como alguns tão ficando chegasse com mais experiência, podia ter ficado 2010 e 2011 na GP2 ao inves de só pensar am F1, mesmo assim seria difícil pra ele, a idade chegou, ela chegou até pro Shumi, é uma pena, tambem ta chegando pra mim e pro FG tambem.
Pode ser que tenhamos pedido um talento, mais agora só um milágre!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Winston
11 anos atrás

Uma palavra: Raikkonen.

Talento é talento. Quando falta, sobram desculpas do tipo “A ferrari só ajuda o alemão”, “tive azar”, “2 anos parado perdeu condição física”.
Quando sobra, os resultados aparecem.

Caducouto
Caducouto
11 anos atrás

Isso! Vejam o vídeo da Sky e parem de falar tanta asneira!!

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Resumindo: O moleque é braço duro, o DNA predominante foi do pai, não da mãe…

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
11 anos atrás

O Bruno não é o gênio que brasileiro adora criar. E não será.

Mas brasileiro merece sofrer. Pq é igual a puta correndo atrás de dinheiro.
Qd o Barrica mostrou que “não era o Senna”, passaram a querer o cara morto. Ai veio o Massa e nego mandou, sem propriedade alguma “esse não é o Rubinho! Esse é foda! Queria ver mandassem ele dar passagem pro Schumacher!”. Fez pior… deu passagem pro Alonso.

Ai nego viu que ele tb não era o Senna e já defenestraram o cara.

Agora querem defenestrar o Bruno.

Bruno é bom.
Começou tarde. O que é uma enorme desvantagem. Mas tem algo que é importantíssimo para um piloto. Adaptação. É um ano de aprendizado e outro andando bem, muito bem. Se ficasse na F-1 e na Williams por mais uma temporada, o Maldonado estaria ferrado.
Até pq, não podemos dizer que o que teve antes da Williams na F-1, funcionou como “o ano de aprendizado”. Pq não foi assim.

Carece de tempo. Mas tempo não é algo fácil na F-1. Com razão… pq tem muito piloto promissor e barato batendo em porta de equipe, para algum time se dar ao luxo de esperar outro piloto se desenvolver e aprender.

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
11 anos atrás

???
O Vettel errou, claramente.
Num início de volta, “com geral” um do lado do outro, o cara abre e deixa uma avenida convidando para que outro piloto o passe, o outro piloto, coloca o carro pra passar e vc diz que ele errou?
Perai.

Não sou fã de Senna, brasileiros ou qq coisa do tipo, gosto de corridas e ponto.

Mas o Vettel foi otimista demais de achar que ninguém estaria ali. E o Bruno não poderia ser piloto de corridas se visse uma lado aberto como aquele e não tentasse passar. Fosse quem fosse o piloto na sua frente. E naquele momento, duvido que fosse possível diferenciar RBR e ToroRosso.

O Vettel sim que deveria ter pensado no título, mantido o carro por fora e se arriscasse a perder mais uma posição.

Por muito menos, um acaso de pista molhada, puniram o Hulk. Que fez tudo certo… a pista é que estava errada. Agora piloto é punido pq pisa em pista molhada.

Tudo errado.

O Vettel deveria ter sido punido, se a FIA fosse séria. E não mudaria nada. Ganharia o título da mesma forma.

Allan Araujo
Allan Araujo
11 anos atrás

Eu sou um dos que xingaram o Bruno Senna pela manobra no calor do momento, mas vendo esse video tenho que dar o braço a torcer:
http://www1.skysports.com/formula1/video/12870/8282348
Acho q do angulo de visao do Bruno nem dava pra ver o Vettel vindo de fora, e ele nem teve tempo de reaçao qdo a Red Bull surgiu do seu lado. Nenhum dos dois teve culpa.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allan Araujo
11 anos atrás

Total culpa do vettel, que tirou dois carros da corrida e freiou tao cedo que quase o kimi bate no alemao desastrado! deveria ter tomado um pass through… A Georgie é uma gata, nao?

Brunno Paese
Reply to  Allan Araujo
11 anos atrás

Mais pro final do vídeo, Vettel ultrapassou kobayashi em bandeira amarela?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Brunno Paese
11 anos atrás

Segundo o cara da sky sim e ele nao teria como devolver a posição por que o Koba tinha entrado nos boxes, ficou claro no vídeo que tinha amarela e vermelha no bico de pato até a junção, que ja tava com verde, mas toda a reta dos boxes tava amarela. O certo era outro drive though, lol!

marcos jose
marcos jose
Reply to  Allan Araujo
11 anos atrás

Me desculpa mais como assim ele não viu o Vettel ? Na imagem ele ver sim o Vettel, veja o Raikkonen saiu para não bater, parece que ele achava que o Vettel não faria a curva por isso seguiu em frente mas ele estava meio carro atrás , eu jogando f1 tento não me envolver em acidentes mas aparecem sempre uns apressadinhos querendo ganhar tempo e jogam o carro de qualquer forma pra cima dos outros, nesta infelizmente ele errou tinha que ser mais responsável tanto é que ele bateu de novo no Vettel, podia ter evitado a segunda batida mas não foi o que ocorreu.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
Reply to  Allan Araujo
11 anos atrás

Realmente esse video fala tudo.
O Bruno estava na sua tragetoria, o Seb que fez a tangencia e fechou a Williams.
Além do que a (não) reação do Vettel e da Red Bull em reclamar/xingar/ condenar o Bruno Senna já diz muito.
p.s. – Esse Webber é muito filho da mãe, não estava na disputa pelo titulo e fechou o companheiro na largada.
Pô meu filho, vai pra cima do Alonso!!!
Definitivamente não merece estar na equipe e ter o carro que dirige.

Edu
Edu
11 anos atrás

Brasileiro não gosta de ALEMÃO, porque eles planejam tudo, trabalham muito, dominam a tecnologia, são organizados e a Alemanha hoje é o país mais avançado em tecnologia na face da terra. Isso é foda. Queríamos mesmo é que no meio dessa bagunça chamada Brasil, surgisse um filho de político, ou um sobrenome bancado por institutos e mídia, que com a força divina, o talento dos sofredores, vencesse no peito e na raça. Senhores, vamos a´render, vamos trabalhar. Procurem no google, Vettel foi preparado para ser 3 x campeão, isso não é sorte. O Schummy acompanhou e apoiou esse rapaz desde que ele era criança. Isso é planejamento.
E o Brunno Senna é um bração que por sorte tá fora da F1 não precisamos mais nos humilhar………

Ronald
Reply to  Edu
11 anos atrás

Oh rapaz………..vai procurar um psicólogo urgente, vc está precisando!!!!!!!!!!

Igor
Igor
11 anos atrás

Comentei ontem em outro post, vou repetir: Bruno nesse ano fez muita que nós que estamos de fora, achamos errado. Temos a prepotencia de criticar o cara após toda corrida. As vezes temos razão as vezes nós que estamos errados. Mas ontem o Bruno não teve culpa nenhuma, tava tranquilo, na dele sem incomodar ninguem, fazendo a curva na boa, quando o Vettel sai da direita e corta na frente do Bruno, não deu pro Bruno nem pensar em freiar, resultado: Bruno fora da corrida e Vettel sortudo.
O criterio de penalização, que aplicaram no Hulk no final da corrida, se fosse utilizado com o Vettel no começo, poderia ter mudado o resultado final e talvez o tri campeão seria outro.

Jose Brabham
Jose Brabham
11 anos atrás

Ainda bem que os vinham atras do primeiro-sobrinho eram bem mais habeis do que ele…

Luciano Vido
Luciano Vido
11 anos atrás

O Seninnha ao teve culpa. O Vettel largou muito mal. Que raios ele estava fazendo no pelotão do meio? Largada so é mais fácil pra quem esta na pole position, ainda assim se larGar bem! Portanto, na minha opinião ninguém tentou atrapalhar ninguém corrida é assim mesmo. Tem esbarrão e toque em TODAS as largadas.
Será que já se esqueceram de quando a tomada de tempo era feita com todos juntos, sempre tinha alguém atrapanhando alguém, fazia parte do jogo. O Vettel que é melhor piloto que o Seninha, tem uma carro muito melhor que o do seninha, tava disputando o título, tinha a obrigação de largar bem!!!! Portanto se houve um culpado, este foi o Vettel, que foi burrinho, burrinho! (Sem alusão a lusa).

Carlos Alexandre
Carlos Alexandre
11 anos atrás

Achar que um piloto deve ter consciência por “ser um coadjuvante” e pensar ser correto que ele aliviasse para outro piloto numa disputa direta por posição só pq este outro está disputando o campenoato é ser politicamente correto ao extremo. Parece ser muito difícil entender que foi apenas um incidente de corrida, até pq, se tem alguém que deveria ter cuidado durante a largada, esse alguém se chama Vettel!!!

deutsch1933
deutsch1933
11 anos atrás

vou repetir com outras palavras o que um camarada postou por aqui, já faz algum tempo:
*imagino que as pessoas que comentam neste blog sejam os melhores naquilo que fazem na vida profissional. Pois todos malham o pau no Bruno, como se este fosse totalmente incompetente. É fácil falar mal dos outros, quero ver se são tao bons assim naquilo que fazem na vida real…

Edu
Edu
Reply to  deutsch1933
11 anos atrás

REconhecer o erro é o princípio do aprendizado. Errar não é problema, ver a mídia acobertar um erro de forma tendenciosa é o problema. É preciso assumir, aprender, viver na realidade. Se vocÊ faz tudo o que pode e mesmo assim errar, analise o erro e aprenda. Telespectadores hoje são tratados como idiotas pela mídia. Isso é errado. Nosso protesto não é contra o erro, é uma revolta contra a forma como a F1 está sendo passada através da televisão, isso não cabe mais em plena era da internet. Precisamos mudar isso.

J Fernando
J Fernando
Reply to  deutsch1933
11 anos atrás

Minha vida profissional não está à disposição do público, nem passa na tv para que torçam, opinem, xinguem, criem fâs clubes e o escambau.

O espetáculo é a F1 e não importa se eu ando de carro, de moto, de velocípede ou de ônibus.

O circo é a F1. E quem está lá, assim como os palhaços, poderão ser aplaudidos ou vaiados.

J L Pents
J L Pents
11 anos atrás

O Bruno pra ruim tem que melhorar um pouco… sujeito totalmente sem nocao.
Perda de tempo e de uma vaga na F1.
Se nao fosse sobrinho tava jogando F1 no PS/3.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
11 anos atrás

Não sei se todos perceberam, mas o Kimi Raikonnen quase “dá de cara” no muro, 1s antes, para evitar bater no Vettel. O Bruno, que definitivamente não é do ramo, acha que não aconteceu nada grave. Tem que ficar a pé em 2013! Não tem gabarito para estar ali !! Está ocupando lugar de gente que merece a F-1… e não estou falando apenas de brasileiros!

Flávio Mendonça
Flávio Mendonça
11 anos atrás

Putz, o cara pode até ter exagerado, mas esse cuidado todo que você diz, quem deveria ter tomado era o Vettel e não o Bruno. Daí vem falar: “se fosse brasileiro ia ter a terceira guerra mundial” etc, o coisa chata.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Todos esperavam o Massa mas foi o Bruno Senna que acertou o Vettel, e parecia fim de corrida do Vettel vendo ele virado de traseira na contramão, mas naquele momento Deus foi Alemão e Vettel sobrevive, e a partir daí restou ele fazer o melhor possível dentro da pista seguindo na ponta dos dedos para chegar ao Tricampeonato. Em Interlagos o Bruno Senna gosta de se enroscar com os campeões e ano passado foi com o Schumacher no S. do Senna, e me parece que ano que vem ele volta a pilotar carroças.

Ricardo Midlej Silva
Ricardo Midlej Silva
11 anos atrás

É, mas vamos voltar mais um pouco. Clay Regazzoni também atrapalhou Emerson Fittipaldi, que assim não conseguiu alcançar Niki Lauda… Pronto, falei.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
11 anos atrás

Incrível como a Red Bull aguentou esta panca. Nunca iria imaginar que a cacetada foi na roda. Cacilds!
Mas, Gomes, pelo que eu vi dos vídeos, não dá para apontar o culpado pelo incidente. Quando se esta no meio do pelotão da merda, é responsabilidade de todos tomar cuidado. Se o Bruno freia antes, leva na traseira. Se freia depois, enche a traseira de alguém. E se o Vettel tiver colocado o carro onde não cabia? Se o Bruno alivia, poderia levar na traseira e levar o Vettel junto, do mesmo jeito.

No final das contas, o importante foi que esse evento não inviabilizou alemão.

Luis Gustavo
Luis Gustavo
11 anos atrás

Pensei exatamente a mesma coisa no momento do acidente: “Imagina se fosse o contrário?”. Mas eu sei a resposta a essa pergunta. O Galvão Bueno e a Globo iriam fazer de tudo para que o cidadão fosse mais odiado que o Bin Laden. E o pior é que não falaram quase nada sobre o acidente na transmissão. O Galvão Bueno se limitou a dizer que não falaria nada devido à presença de dois pilotos brasileiros (Burti e Rubinho). Lamentável e ridículo!

Kurgan
Kurgan
11 anos atrás

Brasileiro não respeita nem o país e nem os brasileiros. É implacável, pior que os americanos idiotalóides “Number One! Number One!”. O Massa foi massacrado por todo mundo e está se recuperando, fez uma 2ª metade de temporada bem melhor que a primeira. O Bruno não pode dirigir nas sextas, tem tido ritmo de corrida melhores que as do afilhado do petroleiro (que de 20 corridas ganhou 1 e tomou penalidades em 43) e mesmo assim o pessoal caceteia. O Rosberg tá apagado, o Button teve várias corridas ruins, O Schummy nem se fala (já vai tarde), o Grosjean quase decapitou o Alonso e é elogiado na Lotus, e por aí vai… Se o cara tinha que ter dó, era melho ir pra casa. O tio dele não teria tirado o pé tb. Respeitem mais o Brasil e os brasileiros, os outros (estrangeiros) não farão isso por vcs!

Luis Fernando
Luis Fernando
Reply to  Kurgan
11 anos atrás

Concordo, respeito a opinião do Flavio, pois venho no Blog. Mas acho exagero essa raiva que tem do Senna.

Amaro Juvenal
Amaro Juvenal
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

parece q tem raiva do Senna msm, tio e sobrinho. É a impressao q nos passa.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Kurgan
11 anos atrás

Ou seja, ninguém presta nesta F1, né?

adriano augusto
adriano augusto
11 anos atrás

acho que o vettel se expôs bestamente ali… ele deu foi muita sorte, se perdesse o campeonato a culpa seria toda sua.

Marcel
Marcel
11 anos atrás

Se a circo pega fogo, se os campeões não vencem, e se o pais vai mal… o clamor no Brasil é um apenas…

Malhem o Bruno Senna!

Ah fala sério!!! o cara é de razoável pra menos… mais isso é extrapolar!

locha primo do chunda
locha primo do chunda
11 anos atrás

concordo com o marcelo la de baixo( ou de cima???!!!): os caras tao la para passar e serem ultrapassados.. ha tempos venho sacando que cada vez mais o time da frente nao pode ficar um segundo atras da turma do fundao, que daí começa a choradeira… bons tempos em que o grande e inigualavel galvao falava ao lado do reginaldo leme: ” ihhh reginaldo, agora ele( o lider) vai pegar os retardatarios!!!”.. hoje nao, eles sao considerados “retardados”… a corrida era boa por isso: o cara da frente era alcançado pelos demAIs pq pegava um transito de carros mais lentos pela frente,,, mto legal!!!!Emocionante!!! agora se jornalistas e outros choroes acham que eles devem “abrir”, entao que façam provas igual na sao sivestre: uma para mulheres( + lentas” e depois so para os homens(+ rapidos)… como dizia o grande filosofo Batoré” OU, PÁRA OU!!!!!!!!!!!!”!

Carol Barros
Carol Barros
11 anos atrás

Falou tudo, Flávio Gomes!! Ainda bem que esse inútil vai ficar longe da F1 no ano que vem!

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Sou um dos que mais defendem o Ayrton em qualquer lugar….
Agora, esse sobrinho dele, PQP!… Merece ficar a pé… Ô pilotinho de merda!….

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

Ridículo o comentário sobre o Bruno.

Ele tá longe de ser um bom piloto, mas ele tava na linha dele, o Vettel invadiu a linha de dentro.
Falam tanto da Ferrari mas ontem a FIA devia ter punido o Vettel com um DriveThrough por ter causado o acidente com o Bruno, e ainda tem a ultrapassagem sobre bandeira amarela no Koba, outro DT.

Enfim, deu pra ver que não quiseram meter a mão ontem, pra não falarem que foi isso ou aquilo que decidiu o título.

Maurício MV.
Maurício MV.
11 anos atrás

Esse cara de sobrenome famoso que usa um capacete amarelo não tem competência nem para correr de cortador de grama. Fora primeiro sobrinho, vá para a Sibéria e não volte.

Cesar Lemos
11 anos atrás
Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
Reply to  Cesar Lemos
11 anos atrás

bem obrigado pelo link.
Agora eu não tenho dúvidas que o Vettel foi o RESPONSÁVEL pela batida.
O cara simplesmente entrou na curva por fora e a atravessou no meio.
Caramba!!! ele foi pra cima do Senna!!! esqueceu que tava num pelotão numa largada??
no vídeo pela visão do helicóptero é flagrante a responsabilidade do VETTEL.
Ainda dá pra ver que o senna faz a mesma trajetória do carro que está à sua frente.
Me desculpe, mas quem falar agora que o senna foi culpado pela batida não entende nada de carros e corridas.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
Reply to  Cesar Lemos
11 anos atrás

e outra por esse video me parece que o Vettel passou o Kobayashi com bandeira amarela na nona volta. E ái? pode?

Igor
Igor
Reply to  Marcelo Martinez
11 anos atrás

Pois é! Agora não aparece ninguém pra falar disso ai, se fosse Ferrari ou Alonso…

Ricardo Braga
Ricardo Braga
11 anos atrás

Engraçado esses tipos de jornalistas virem aqui malharem o Bruno por ele ter forçado uma ultrapassagem por dentro da curva, sendo que isso é o esporte a motor e está propicio acontecer essas coisas, em que o Maldonado, Grosjean, Perez, Kobayashi fizeram isso o ano todo, e agora que o Bruno fez, essa midia brasileira ridicula que gosta muito de enaltecer os estrangeiros e queimarem os nossos pilotos vêm agora falar que ele devia ter pensado e que o cara estava disputando o campeonato… Porra nenhuma véi! O Vettel largou mau e o Bruno foi disputar a 7ª posição com ele, sendo que foi incidente de corrida e ele Vettel devia olhar no espelho e ver que tinha carro do lado e não vir de uma vez fechando a porta, sendo que, porque vocês jornalistas não esculacharam o Hulkenberg que também acabou com a corrida do Hamilton? Isso ninguém fala, mas se fosse o Massa ou o Bruno que tivesse feito, estaria sendo crucificado na cruz como essa do Vettel que foi incidente de corrida.

Caducouto
Caducouto
11 anos atrás

Piloto tem obrigação de nao bater nos outros (SIC).
Pricipalmente se está disputando o título.
Vettel largou mal, freou antes na curva no fim da reta oposta e quase foi emendado pelo Kimi que saiu da pista para nao bater. Pra completar, tangenceou a curva muito pra fora e corrigiu em cima do carro do Senna. Torci pelo Vettel, achei a corrida dele antológica mas ele só caiu na real e entrou na corrida após todo o lixo que provocou na primeira volta. Ansiedade do título.
Nao sou viuva do Airton e nao sou fã do Bruno. Mas aqui, neste post, nao posso concordar com vossa senhoria. O vídeo editado da Sky nao deixa duvidas.

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Falou muito bem! Traduz minha opinião e sem os palavrões que falei quando entendi o que aconteceu.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
11 anos atrás

bem… eu não consegui ver nenhum vídeo que pudesse, efetivamente, dizer quem seria um culpado pela batida.
Pelo vídeo oficial, me parece que o vettel entrou na curva de dentro para fora. Normal, tava buscando a tangência.
Só que quem corre de vez em quando de alguma coisa, sabe que na largada parada os carros se amontoam e me parece que ali era a curva quatro.
Então Flavio, não vejo como o Senna ter evitado a batida.
O Vettel não tá muito acostumado a andar no bolo e deveria ter mantido a tangência por fora, pois vinha tentando se recuperar pelo lado de fora até porque o Webber já tinha espremido o cidadão na curva q se não me engano.
Agora eu não sei como o Senna poderia tomar o cuidado dito. Só ele fizesse um escudo pro Vettel ficando no meio da curva freando antes. Ai ia ser bonito, pois todos aqueles carros que vemos quando o Vettel fica virado ao contrário, baterem no Senna. Caminho limpo para o campeão não??
Pra mim f(pelo que me parece – não dá pra ver direito) foi um mero acidente de corrida, de um que não sabe o que é pelotão e de outro que está acostumado a andar por ali e manter a tangência na curva sem atravessar.
Tanto que foi isso que não houve nenhuma punição.

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Gozado.

Se o primeiro sobrinho tivesse tanta culpa no cartório, o próprio Vettel já teria falado um monte depois da prova, como já falou de um monte de gente esse ano. E com propriedade de tricampeão. Mas não, ficou “pianinho”. Coisa de corrida Aí vem um monte de gente criticar o ocorrido. Sorte do Vettel que não aconteceu nada de mais grave, para que ele pudesse ser campeão. O incidente só engrandeceu e mostrou o grande talento desse cara, e calou a boca de muitos, como eu, que já o criticaram por faltar situações de prova. Agora não falta mais. O título está em boas mãos.

Só lamento que as pessoas não vêem as coisas como deveriam, e aí ficam nessa historinha “do contra”, criticando o Bruno, a glob***a, o babão bueno, etc… Que esse canal de TV é um câncer neste País, qualquer um que tem mais que dois neurônios sabe disso, mas tem hora que essa pachecada do contra força a barra.

Rafa
Rafa
Reply to  Jr.
11 anos atrás

o Vettel so nao falou mais porque foi campeão. Se não fosse, iria exorcizar o Senna, e com razão!

Quer melhor exemplo de pilotagem inteligente? Schumacher a poucas voltas do fim NAO oferecer resistencia a ultrapassagem do Vettel. O proprio Schumacher disse ao final que não tinha nada a ver com a briga do titulo, por isso facilitou.

Senna também nao tinha nada a ver com o titulo…e freou como se fosse a ultima curva da ultima volta…

ocimar
ocimar
Reply to  Rafa
11 anos atrás

cara, uma coisa é o fim da corrida , outra coisa é o inicio com todo mundo disputando posições , alem disso , Shumy , só queria terminar sua ultima corrida e ir pra casa ( separe os fatos por favor )

Lucas Herrera
Lucas Herrera
Reply to  Jr.
11 anos atrás

É lógico que ele não falou nada, ele ganhou o título, a última coisa que ele quer é se estressar com coisas chatas.
Se ele tivesse perdedo o título por causa disso com certeza ele ia falar disso até o final da vida.
O acidente realmente é de corrida, mas o Bruno podia ter tido o mesmo bom senso que teve o Kimi Raikkonen que meteu o pé no freio pra não encher o trazeira do Vettel logo na largada, porque sabia que a corrida era muito mais importante pro cara do que pra ele.

Igor
Igor
Reply to  Lucas Herrera
11 anos atrás

Vettel foi culpado por esse acidente, freiou antes obrigando o Kimi fazer o que fez e atravessou na frente do Senna que não teve tempo de freiar e mesmo se o fizesse os que estavam atras dele iriam amontoar em cima dele por conseguinte no Vettel.
Vettel errou feio nessa curva, foi de muita sorte não parar e perder o campeonato ali, logo na primeira volta.

Lucas Herrera
Lucas Herrera
Reply to  Igor
11 anos atrás

O Bruno estava atrás, estava vendo o que estava acontecendo, o Vettel não.
Até os baba ovos da globo concordaram que o Bruno devia ter segurado porque ele sim tinha visão do que estava acontecendo.

MSM
MSM
11 anos atrás

A batida foi muito forte, pelas imagens ao vivo, vi que foi uma sorte a suspensão não ter quebrado, por muito menos a Mclaren do Hamilton não aguentou o toque do Hulkenberg, que foi muito mais leve.
Quanto ao Bruno, esse toque foi o exemplo mais importante de toda a temporada que teve: várias batidas, demonstrando que é muito afobado e não tem preparo para correr na F1. Não deverá ficar na Williams para o ano que vem, portanto já é bom pensar no que vai fazer em 2013 ,de preferência em outra categoria ou atividade.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  MSM
11 anos atrás

Nas corridas o Bruno teve um unico acidente por sua culpa, em Valencia, num acidente com culpas repartidas com Kobayashi. Quem andou a bater muito foi o Grosjean (pelo menos umas 10 corridas estragadas) e o Maldonado tambem errou bastante. Esses sim sao afobados, enquanto o Bruno e bem mais sereno. Nas corridas foi veloz e consistente, raramente errou.

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Merecido título do Vettel, porque até torceria pro Alonso se não fosse aquela história da Ferrari tirar a “virgindade.” quer dizer o lacre do Massa. Se chamam tanto ele de Fodón, ele tem que mostrar que é Fodón mesmo, sem precisar de ajuda da equipe neste sentido como foi nos EUA. Acho que troca de posições durante o GP é válido e mais justo. Infelizmente o Alonso é uma cara que não sabe perder mesmo e tem que usar artifícios malignos para com seus companheiros de equipe e ainda falta para ele carisma e humildade, o que o Vettel tem de sobra.

Igor
Igor
Reply to  George McCrae
11 anos atrás

Ta comentando no post errado e ainda mais escrevendo bobagem.
Primeiro o post aqui é sobre o acidente Bruno x Vettel, o Alonso tava em quarto lugar quando aconteceu isso.
Segundo, a Ferrari não fez nada de desonesto nos EUA, usou o regulamento com inteligencia, todas as equipes fazem e sempre fizeram isso, não adianta acusar so Ferrari e Alonso, se isso é desoonesto, TODAS EQUIPES tem culpa no cartório,

Ronald
11 anos atrás

Grosjean, passou de mãos o troféu de maníaco da 1 º volta. E o vencedor é VETTEL….Assistam- http://www1.skysports.com/formula1/video/12870/8282348

Ulisses
Ulisses
Reply to  Ronald
11 anos atrás

Muito esclarecedor esse vídeo!
Tira muitas dúvidas sobre quem acertou quem … e parece que não foi o Bruno.
Não sei se ele deveria ter “tirado o pé”, ninguém tirou uai!

marcio
marcio
Reply to  Ronald
11 anos atrás

Assistindo este vídeo fica claro que o Bruno Senna não teve culpa.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Típico comentário de FG… Tornando-se cada vez mais Pelé (Poeta calado)!

O mesmo acidente que Bruno teve com Vettel, ocorreu com Hulk e Hamilton… Se corrida final for de compadre deixe na pista só quem está concorrendo pelo título…

Post seu de 2010 sobre Alonso x Petrov: “Alonso, El Fodón de las Astúrias, não correu como campeão. Ao contrário, mostrou-se um péssimo perdedor ao reclamar de Petrov e ao não cumprimentar, pelo menos diante das câmeras, o novo campeão.”

ORRA, pela sua lógica imbecil voce tinha que dizer que o Sputinik era um salafrário, sem mãe que não passa de um mero coadjuvante que atrapalhou toda a corrida de el Fódon Alonso!

Nem vou falar de Coulthard x Bernoldi em Mônaco, um brigava por pontos pra luta pelo título (de construtores) o outro correu pra porra nenhuma já que a equipe faliu meses depois… Instalava um míssil no carro da McLaren pra explodir o do Bernoldi já que o mesmo era um coadjuvante!

Pro Vettel valia o título, pro Bruno alguns pontos pra fazer um bonito pra tentar uma Force India no ano que vem, cada um luta no grid pelo resultado que é alcançável e pra isso tinha mesmo que arriscar!

Bruno fez o que tinha que ser feito! O problema de voces é querer um novo Senna, novo Piquet, novo PQP que for… Contente-se uma confederação que destrói o melhor traçado da América Latina pra ter piruetas, espadachins, petequeiros e etc por 16 dias (Rio 2016), não pode ser um país que construa taletos no monoposto! Chora! Contente-se! E pare de falar merdas…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

E dai?!

TIROU o título do Alonso e com “requintes de crueldade”, voce acha mesmo que o Bruno teve a mesma “intenção” com o Vettel!

Para pra pensar!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Tem jeito de viúva…

Juan
Juan
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Acho que OK é o melhor comentário depois desta tese de mestrado feita na Universidade das Perolas.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Juan
11 anos atrás

Viúva são voces que querem ver pilotos onde não existem, querem cobrar resultados de quem não deve, demandam resultados da falta de investimentos!

Juan assisto F1 desde criança (4 anos de idade), se voce acha pérola o que eu disse foda-se!

Petrov em 2010 forçou a saída de pista do Alonso duas vezes e não vi ninguém matar o Russo! Se voce não gostou foda-se!

MIng, O Impiedoso
MIng, O Impiedoso
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Educado em Harvard (nas estrebarias), hein?

Diego Zomer
Diego Zomer
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

FG, não ví o Bruno batendo no Vettel… me pareceu o contrário! O bruno estava na linha de dentro, com o Vettel provavelmente em um ponto cego dele… o alemão tangencia a curva e vai de encontro ao Bruno. Sinceramente, normal, nenhum dos dois se viram.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Cuidado, por muito menos você pode parar na caixa de spam. FG nao gosta de ser contrariado, mesmo nao tendo razão.

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

ô Flávio!!! O beócio acima citado ( porra meu…. que nome bonito) sabe por acaso ou já participou alguma vez de uma prova automobilística? nem que tenha sido a fórmula rolemã?? Acho que não, caso contrário não escreveria as asneiras que escreveu, concorda? Não esperamos por um novo Senna ou um novo Piquet, apenas que quem estiver lá saiba o que está fazendo, coisa que o primeiro-sobrinho não parece saber, e me parece que vai continuar sem saber porque para a vaga dele, seja lá onde ele pretende temos aí pelo menos meia dúzia ( meia nove não dá porque é muita gente ) muito melhores do que ele e também do Maldanado que passou o ano quase todo dando pregada nele . Enfim, (aprendi com alguém) está provado que nome não pilota carro! Agora virão as porradas ehehehe…..

Igor
Igor
Reply to  marcos oliveira
11 anos atrás

Marcos Oliveira,vc é puxa-saco e além de tudo não saber escrever ROLIMÃ e o Vettel nessa foi o único culpado.

Marcelo
Marcelo
Reply to  marcos oliveira
11 anos atrás

Marcos,

Corres de que? Skate, Patins, a pé? Corri de kart e por algum tempo!

Não estou defendendo o Bruno pelo sobrenome dele ser Senna, estou defendendo ele pela postura que ele teve em pista e que na minha visão foi a mesma postura que o Petrov teve em 2010, que o Bernoldi teve em 2001,…

Eu cago pro sobrenome do piloto pode ser Silva, Paulinho ou Cabacinho, o que me importa é a atitude em pista e na minha opinião a atitude dele foi normal era o que tinha que ser feito, era o que muitos fariam e já fizeram nessa temporada!

Eu não defendo a coisa do coadjuvante, se está em pista é porque tem algo em jogo (Carreira, Pontuação, Título, Sobrevivência, etc), se voce corre pra ser coadjuvante, é melhor parar o carro nos boxes na primeira volta e não sair mais de lá!!!

Quanto ao esperar por um novo Ayrton (vou até mudar minha fala porque senão o animal acima não entenderá) ou um novo Nelson ou um novo Emerson é o que muitos fãs fazem com quem senta num F1 representando o Brasil, que asneira eu disse nisso?! Cansei de ler post de usuários aqui mesmo dizendo que no tempo de Emerson, no tempo de Piquet, no tempo da PQP eles era assim ou assado!

Como cobrar do Razia por exemplo, se o mesmo nunca teve um puto de um estímulo no país pra chegar na F1?

Quem chega na F1 representando o Brasil ou é “estrangeiro” ou é “herói”, e entenda herói como um cara que simplesmente chegou lá!

Enquanto o presidente da CBA cagar na cabeça de equipes, pilotos e fãs, nada vai mudar, não teremos campeões ou pilotos de ponta!

Eu simplesmente não concordo com cobranças e afirmações que pesam diferentes pra dois pilotos e é o que eu vi nesse post do Flávio, se ele não gostou eu to cagando, ou melhor se ele não gostou ele deleta tudo e proíbe qualquer comentário!

Uma pena voce não saber ler e nem escrever pra entender o que eu escrevi acima mas tenho prazer em explicar melhor!

Nelson
Nelson
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

PROFESSOR:Hoje percebo um certo nervosismo em dos mais equilibrados frequentadores deste blog.Mas tudo bem,cada dia é um dia.Mesmo assim volto a concordar contigo e discordar do Flavio.A impressão que tive na hora foi a mesma do FG mas vendo videos depois com calma percebi que estava errado.Quanto ao Bernoldi e Petrov achei na época a atitude do bernoldi meio babaca mas bem ou mal estava disputando posição que talvez não tivesse de novo,mas o Petrov na minha opinião foi mais do que FDP,não tinha nada a ganhar e atrapalhou descaradamente uma disputa de campeonato só para ter o prazer de dizer que FERREI O CARA.Marcelo,abraços e um meio diazepan é bom para dar uma REGULADA!!!!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Obrigado Nelson ta comprado! :P

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

bem… deixando de lado o fato de coadjuvantes e protagonistas – apesar de eu considerar que numa corrida todos são iguais – se for procurar algum culpado, este é o VETTEL. Tem o vídeo da sky (vários links no post) que fica claro isso.
Porém, eu não puniria ninguém, pois isso é uma corrida e não uma via pública onde todas devem andar praticamente em fila indiana. Pra mim, caso encerrado.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

ALONSO…..Tricampeão moral de 2012!

thomaz
thomaz
11 anos atrás

impressionante como o carro do vettel aguentou uma pancada do carro do senna na traseira esquerda e depois de rodar um toque no pneu direito

valmir lopes
valmir lopes
11 anos atrás

Não penso assim. Flavio Gomes, no meio de tanto carro saber exatamente qual aquele que está disputando o título não dá. Agora se fosse no meianovo com você ao volante, o sujeito deveria ser banido.

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  valmir lopes
11 anos atrás

Dá sim! Só se agora cego estiver disputando corridas!

Roberto
Roberto
11 anos atrás

A RedBull deveria dar um premio para o Grojean.
Com seu carro voador que tirou Alonso e Hamilton da corrida de SPA fez com que Vetel vencesse o campeonato.
Sem Spa, Alonso seria o campeão.
Então Senna não tem culpa nenhuma.
Grojean é francês, assim como o motor da RedBull.
Alguns vão imaginar a teoria da conspiração, mas não é nada disso.
Merecedor por merecedor, Alonso, de quem não morro de amore, seria o maior merecedor.
Bobagem!! Corridas são corridas. E agente assisti apra se divertir.
Quem fica brigando por A e por B perde tempo precioso.
Os caras ganham milhões e nós milhares. Quer dizer, alguns.
O cara que decidiu o campeonato foi o maluco da primeira volta.
A pergunta que fica é…
Como um cara como Koba-mito fica sem carro e o maluco da Lotus fica de carro?
É a fantástica Formula 1.
Espero que Bernie dê um jeito e arrume lugar para o Samurai-mito.
Roberto – 2013 tem mais.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Roberto
11 anos atrás

Este tipo de suposição dá um campeonato para muita gente:
SE o Grosjean não tivesse acertado Hamilton e Alonso em Spa…
SE o Piquet tivesse trocado os pneus antes (como o Prost) em 1986.
SE a Ferrari não errasse com o Massa em Cingapura em 2008.
SE o Barrichello tivesse se adaptado logo aos freios da Brawn em 2009.

Conclusão: o SE é o maior campeão de F1 de todos os tempos.