DICA DO DIA

SÃO PAULO (vejam, vale a pena) – É repeteco, postei isso aqui há exatos cinco anos. Mas revi hoje com calma, e indico. “Sonhos enferrujam” é um documentário feito pelos alunos da ECA/USP em 2004 sobre a Gurgel. E eu não lembrava que logo no início aparece, vejam vocês, o pai do indigitado Fábio Seixas, que era vizinho de João Amaral Gurgel, criador dos carrinhos que fibra que, valentes, seguem rodando por aí.

Um BR-800 segue na minha lista de coisinhas que quero ter um dia.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edson Gomes
Edson Gomes
11 anos atrás

Triste historia, alguns tristes pesonagens e suas atitudes como a do governador Ciro Gomes que se negou a dar uma entrevista e a explicar o porque do não cumprimento do combinado – todo mundo falou, menos ele….e é esses senhor que queria ser presidente do Brasil – graças a Deus nunca será!
Conheci o Sr. Amaral Gurgel, um dos maiores sonhadores e idealizadores brasileiros….parabéns Gurgel!

Edson - Cambuquira
Edson - Cambuquira
11 anos atrás

Foi o melhor carro fabricado por um brasileiro.
O Niva brazuca!

Edson - Cambuquira
Edson - Cambuquira
Reply to  Edson - Cambuquira
11 anos atrás

Flávio, veja isso: http://www.gurgel.com.br/

WiLL
WiLL
11 anos atrás

Que documentário bacana. Confesso que terminei de assisti-lo com lagrimas nos olhos.

Obrigado, Gomes, por compartilhar esse vídeo com seus leitores.

Bruno
Bruno
11 anos atrás

“isso aqui não acaba, é um Gurgel” que frase..

Flavio Seno
Flavio Seno
11 anos atrás

Acho que o Gurgel foi um meio que um Mauá dos anos 80. Muito bacana a história dele! E nos ajuda a entender o porquê do Brasil ser o que é! Infelizmente…
O Br 800 seria o Trabant brasileiro??? Claro que vc tem um Gurgel né Flavio? Vc tem né?Claro que tem…

Ricardo Otto
Ricardo Otto
11 anos atrás

Triste…

Don Victor
Don Victor
11 anos atrás

Apesar da péssima qualidade da imagem e audio, por sua vez o roteiro, as questões abordadas e o foco foram perfeitos… mesmo sendo um vídeo acadêmico, Caio Cavechini e equipe devem se orgulhar de terem feito um grande trabalho… mérito deles em difundir a história da primeira grande montadora nacional…

Carlone Papa
Carlone Papa
11 anos atrás

Morei em Rio Claro na década de 70 e acompanhei nos 80 também. A Gurgel foi motivo de orgulho pra cidade. Eu e muitos, íamos fazer um test drive pauleira (de carona) com um X-12 no campo ao lado da fábrica e os lançamentos eram aguardados ansiosamente, pois víamos vez ou outra um protótipo circulando pela cidade.
O Dr Gurgel era um grande engenheiro, de grandes idéias, aplicado, atirado, mas muito cabeça dura também. Difícil de trabalhar, acabava fazendo tudo do jeito que queria.
Deve ter tido grande parcela de culpa no rumo da fábrica e infelizmente deveria ter aceito o acordo com o s Japoneses para sair por cima. Para muitos que ficaram sem receber seus direitos, passou de heroi a vilão em pouco tempo. Triste fim de um grande sonho.

Simone
Simone
11 anos atrás

Como não sei o que houve para começar uma perseguição ao “indigitado Fabio Seixas”, imagino que em algum momento ele superou ou fez algo melhor que você. Deve ser ruim sentir-se ameaçado e com isso atacar gratuítamente.

Carlos Antonio Reis
Carlos Antonio Reis
11 anos atrás

Gurgel foi um sonhador, como foram Ford, Tucker e tantos outros. A época, a política, as relações pessoais e a economia fizeram toda a diferença.
Grande Documentário. Mostra parte da obra desse que tentou ser uma nova versão do Barão de Mauá.

Felipe Gaya
11 anos atrás

Que história maravilhosa… que vontade que deu de ter um Gurgel!

Henrique Ferreira
Henrique Ferreira
11 anos atrás

No Brasil inovar e muito dificil. Steve Jobs, se tivesse nascido no Brasil, possivelmente teria destino semelhante. Se a Gurgel ainda existisse, provavelmente exportariamos bons veiculos ao inves que comprar o lixo industrializado da humanidade por um preco muito mais caro.