LEGIÃO URBANA

912, 4 cilindros, “tipo Fusca”, coisa mais linda do mundo.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
roberto zullino
roberto zullino
11 anos atrás

houve duas versões do 912, a primeira de 64 a 71/72 usando o antigo motor 4 cilindros do antigo 356 Super 90 que é idêntico internamente ao VW 1200, serve tudo, giracambota, bronzinas, mancais, kits de cilndros e pistões, mas precisa abrir a carcaça para a colocação de kits maiores e tem que se adaptar alguma coisa para colocar os cabeçotes hemisféricos. Foi nesse configuração que o Fusca 1953 correu a Mil Milhas de 1956 que foi pilotado pelo Christian Heins e Eugênio Martins e preparado pelo Jorge Lettry em uma autorizada VW. Deu um vareio nas carreteras e só chegou em segundo por quebra do cabo do acelerador. O Catarino não iria ver o Fusqueta nem de binóculo. A carcaça do fusqueta era 1200, mas dentro tudo Porsche, coisas do regulamento das Mil Milhas onde o bloco do motor tinha que ser original do carro. Acredito que a VW esteve por trás dessa aventura, era um carro desconhecido e no final foi o vencedor moral da prova mostrando aos telespectadores que aquele carrinho velho dava pau em carro muito mais famosos. Não precisa dizer que os freios eram Porsche usando tambores ventilados de alumínio e o cambio com as relações Porsche que são diferentes.

A outra série de 912 saiu em 1975 e tem muito menos valor, foi uma maneira de se aproveitar os motores de 914 que são os mesmos da Kombi Wanagon variando de 1,7 a 2 litros usando tuchos mecânicos, a Wanagon usam tuchos hidráulicos, No 912 foi usada a versão 2 litros alimentada por uma injeção mecânica Kuelguelfisher que sempre deu muito problema e costuma incendiar o carro por trabalhar com 90 psi na linha de combustível, hoje os Formula Vee usam injeção usando 1/4 dessa pressão, qualquer mangueira ressecada estoura com essa pressão e é gasolina para tudo quanto é lado dentro do motor. No entanto, esse motor do 914 é muito mais resistente que o VW normal e tem desempenho melhor. Com o desenvolvimento ocorrido nos últimos anos já se tem 914 4 cilindros andando mais que os originais Porsche 2 litros e seis cilindros originalmente também colocados nos 914 até 1971.

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  roberto zullino
11 anos atrás

O da foto é a primeira versão, aqui muito rara, pois a Dacon trocava os motores 4 cilindros pelos seis cilindros do 911 se o cliente exigisse.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
11 anos atrás

Bip-bip ….- Autobahn(Kraftwerk-)( http://www.youtube.com/watch?v=gChOifUJZMc)

Wellington Cunha
Wellington Cunha
11 anos atrás

Acho que vi este carro ontem, ali perto da ponte Eusébio Matoso (Rua Agostinho Cantu). Acho que é alguma oficina especializada em antigos, pois sempre tem várias relíquias lá (inclusive já vi meu sonho de consumo lá uma vez: um SP2 laranja).

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  Wellington Cunha
11 anos atrás

Na rua MMDC tem o Paolo que mexe com esses carros, não conheço essa oficina as Agostinho Cantú.

Peter Losch
Peter Losch
11 anos atrás

É possível um motor à ar ser econômico e ecológico? Saudade dos tempos que a Porsche passava longe da água…

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  Peter Losch
11 anos atrás

TODOS os Formula Vee injetados passam no Controlar sem problema algum. Abandonaram o motor a ar porque o processo de fabricação e montagem é complexo e requer mão de obra especializada e principalmente não pode ser automatizado. Qualquer um que já tenha visto a montagem de um motor VW percebe que não dá para automatizar e não dá para colocar aprendizes na linha, tem que ser montados por pessoas que sabem o que estão fazendo. A única poluição digna de nota é a SONORA, Pela falta das caixas de água os motores a ar fazem barulho que não é absorvido pela água como nos motores modernos.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Primo rico do TC.

Camilo Fontana
Camilo Fontana
11 anos atrás

Estava vendo umas fotos do 912 esses dias, achei uma graça, ele é todo clean, alguns poucos cromados, acho muito elegante!

f.amaral
f.amaral
Reply to  Camilo Fontana
11 anos atrás

Camilo vc observou e descreveu o que eu ia comentar sobre o 912; tinha visto um a primeira vez há um par de anos em Paris, era marrom, uma cor não muito feliz pro carro, mas a elegância era, pra nao dizer gritante (gritar nao pode ser elegante, né?) digo que era quase espantosa – ou, sendo óbvio, admirável. Valeu.

Fernando alves
Fernando alves
11 anos atrás

Este estava na tapeçaria perto da Usp (tinha visto o fusca lá).

Juca
Juca
11 anos atrás

Como pode-se importar carro com mais de 30 anos, começaremos a ver muito mais destas belezuras por aqui! Estou mirando em um 930 turbo para o fim do ano que vem! Tem muitos 911 antigos nos EUA a venda nos EUA de todos os jeitos e tipos!
Vai uma dica: http://www.vertexauto.com/ – Dá pra montar vários Porsches com o estoque deles e ainda tem a parte de vendas!

Fabio Spardeloto
Fabio Spardeloto
11 anos atrás

Aquele verdinho lá, que coisa linda!

Rama
Rama
11 anos atrás

Admiro demais os designers da Porsche. Conseguiram por décadas manter a identidade da marca através das linhas do carro, sempre belíssimas. Do mais antigo ao mais atual, qualquer anta sabe identificar o que é um Porsche. O detalhe da foto é lindo. Vi um Panamera desfilar aqui na minha cidade, ainda não tinha visto um “ao vivo”, fiquei de queixo caído.

Fabio
Fabio
11 anos atrás

Sedan, 4 cilindros, “tipo Porsche”.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Que lindo!

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
11 anos atrás

Diria que essa versão é a “loura burra”. Prefiro as louras inteligentes, ou seja, bonitas por fora, mas com cérebro (6 cilindros) mais desenvolvido.

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  Rafael Ribeiro
11 anos atrás

Depende, um 912 é muito melhor dinâmicamente do que um 911 pelo peso menor na traseira, o seis tem originalmente é 2 litros e tem 120 HP. Um 912 original até 1971 tem 90 HP porque usa o motor do Super 90 356. Se for um 912 de 1975 o 912 usando o motor 2 litros e leve do 914 consegue enfrentar os 911 originais de 120 hps e acaba ganhando por serem mais leves atrás.
evidentemente, estamos falando de 911 do mesmo ano, a maioria colocou motores 2,7 com injeção moderna.

Felipe
Felipe
11 anos atrás

Quero uma dessas de natal

Jackspeed
Jackspeed
11 anos atrás

é seu Flávio?

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
11 anos atrás

Belo TC!!!!!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Marcelo Foresti
11 anos atrás

KKKKKKKKKKK

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Mais fotos, por favor!

Abraço

Danilo Candido
Danilo Candido
11 anos atrás

Flavio, meio relacionado, meio “off topic”: http://www.jalopnik.com.br/como-e-querem-banir-carros-antigos-de-paris/
Será que o “espírito vagante” do Kassab baixou por lá ?!?!?!

Levi Davet
Levi Davet
11 anos atrás

Legal!