houve duas versões do 912, a primeira de 64 a 71/72 usando o antigo motor 4 cilindros do antigo 356 Super 90 que é idêntico internamente ao VW 1200, serve tudo, giracambota, bronzinas, mancais, kits de cilndros e pistões, mas precisa abrir a carcaça para a colocação de kits maiores e tem que se adaptar alguma coisa para colocar os cabeçotes hemisféricos. Foi nesse configuração que o Fusca 1953 correu a Mil Milhas de 1956 que foi pilotado pelo Christian Heins e Eugênio Martins e preparado pelo Jorge Lettry em uma autorizada VW. Deu um vareio nas carreteras e só chegou em segundo por quebra do cabo do acelerador. O Catarino não iria ver o Fusqueta nem de binóculo. A carcaça do fusqueta era 1200, mas dentro tudo Porsche, coisas do regulamento das Mil Milhas onde o bloco do motor tinha que ser original do carro. Acredito que a VW esteve por trás dessa aventura, era um carro desconhecido e no final foi o vencedor moral da prova mostrando aos telespectadores que aquele carrinho velho dava pau em carro muito mais famosos. Não precisa dizer que os freios eram Porsche usando tambores ventilados de alumínio e o cambio com as relações Porsche que são diferentes.
A outra série de 912 saiu em 1975 e tem muito menos valor, foi uma maneira de se aproveitar os motores de 914 que são os mesmos da Kombi Wanagon variando de 1,7 a 2 litros usando tuchos mecânicos, a Wanagon usam tuchos hidráulicos, No 912 foi usada a versão 2 litros alimentada por uma injeção mecânica Kuelguelfisher que sempre deu muito problema e costuma incendiar o carro por trabalhar com 90 psi na linha de combustível, hoje os Formula Vee usam injeção usando 1/4 dessa pressão, qualquer mangueira ressecada estoura com essa pressão e é gasolina para tudo quanto é lado dentro do motor. No entanto, esse motor do 914 é muito mais resistente que o VW normal e tem desempenho melhor. Com o desenvolvimento ocorrido nos últimos anos já se tem 914 4 cilindros andando mais que os originais Porsche 2 litros e seis cilindros originalmente também colocados nos 914 até 1971.
Acho que vi este carro ontem, ali perto da ponte Eusébio Matoso (Rua Agostinho Cantu). Acho que é alguma oficina especializada em antigos, pois sempre tem várias relíquias lá (inclusive já vi meu sonho de consumo lá uma vez: um SP2 laranja).
TODOS os Formula Vee injetados passam no Controlar sem problema algum. Abandonaram o motor a ar porque o processo de fabricação e montagem é complexo e requer mão de obra especializada e principalmente não pode ser automatizado. Qualquer um que já tenha visto a montagem de um motor VW percebe que não dá para automatizar e não dá para colocar aprendizes na linha, tem que ser montados por pessoas que sabem o que estão fazendo. A única poluição digna de nota é a SONORA, Pela falta das caixas de água os motores a ar fazem barulho que não é absorvido pela água como nos motores modernos.
Alexandre - BH
11 anos atrás
Primo rico do TC.
Camilo Fontana
11 anos atrás
Estava vendo umas fotos do 912 esses dias, achei uma graça, ele é todo clean, alguns poucos cromados, acho muito elegante!
Camilo vc observou e descreveu o que eu ia comentar sobre o 912; tinha visto um a primeira vez há um par de anos em Paris, era marrom, uma cor não muito feliz pro carro, mas a elegância era, pra nao dizer gritante (gritar nao pode ser elegante, né?) digo que era quase espantosa – ou, sendo óbvio, admirável. Valeu.
Fernando alves
11 anos atrás
Este estava na tapeçaria perto da Usp (tinha visto o fusca lá).
Juca
11 anos atrás
Como pode-se importar carro com mais de 30 anos, começaremos a ver muito mais destas belezuras por aqui! Estou mirando em um 930 turbo para o fim do ano que vem! Tem muitos 911 antigos nos EUA a venda nos EUA de todos os jeitos e tipos!
Vai uma dica: http://www.vertexauto.com/ – Dá pra montar vários Porsches com o estoque deles e ainda tem a parte de vendas!
Fabio Spardeloto
11 anos atrás
Aquele verdinho lá, que coisa linda!
Rama
11 anos atrás
Admiro demais os designers da Porsche. Conseguiram por décadas manter a identidade da marca através das linhas do carro, sempre belíssimas. Do mais antigo ao mais atual, qualquer anta sabe identificar o que é um Porsche. O detalhe da foto é lindo. Vi um Panamera desfilar aqui na minha cidade, ainda não tinha visto um “ao vivo”, fiquei de queixo caído.
Fabio
11 anos atrás
Sedan, 4 cilindros, “tipo Porsche”.
Ulisses
11 anos atrás
Que lindo!
Rafael Ribeiro
11 anos atrás
Diria que essa versão é a “loura burra”. Prefiro as louras inteligentes, ou seja, bonitas por fora, mas com cérebro (6 cilindros) mais desenvolvido.
Depende, um 912 é muito melhor dinâmicamente do que um 911 pelo peso menor na traseira, o seis tem originalmente é 2 litros e tem 120 HP. Um 912 original até 1971 tem 90 HP porque usa o motor do Super 90 356. Se for um 912 de 1975 o 912 usando o motor 2 litros e leve do 914 consegue enfrentar os 911 originais de 120 hps e acaba ganhando por serem mais leves atrás.
evidentemente, estamos falando de 911 do mesmo ano, a maioria colocou motores 2,7 com injeção moderna.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
houve duas versões do 912, a primeira de 64 a 71/72 usando o antigo motor 4 cilindros do antigo 356 Super 90 que é idêntico internamente ao VW 1200, serve tudo, giracambota, bronzinas, mancais, kits de cilndros e pistões, mas precisa abrir a carcaça para a colocação de kits maiores e tem que se adaptar alguma coisa para colocar os cabeçotes hemisféricos. Foi nesse configuração que o Fusca 1953 correu a Mil Milhas de 1956 que foi pilotado pelo Christian Heins e Eugênio Martins e preparado pelo Jorge Lettry em uma autorizada VW. Deu um vareio nas carreteras e só chegou em segundo por quebra do cabo do acelerador. O Catarino não iria ver o Fusqueta nem de binóculo. A carcaça do fusqueta era 1200, mas dentro tudo Porsche, coisas do regulamento das Mil Milhas onde o bloco do motor tinha que ser original do carro. Acredito que a VW esteve por trás dessa aventura, era um carro desconhecido e no final foi o vencedor moral da prova mostrando aos telespectadores que aquele carrinho velho dava pau em carro muito mais famosos. Não precisa dizer que os freios eram Porsche usando tambores ventilados de alumínio e o cambio com as relações Porsche que são diferentes.
A outra série de 912 saiu em 1975 e tem muito menos valor, foi uma maneira de se aproveitar os motores de 914 que são os mesmos da Kombi Wanagon variando de 1,7 a 2 litros usando tuchos mecânicos, a Wanagon usam tuchos hidráulicos, No 912 foi usada a versão 2 litros alimentada por uma injeção mecânica Kuelguelfisher que sempre deu muito problema e costuma incendiar o carro por trabalhar com 90 psi na linha de combustível, hoje os Formula Vee usam injeção usando 1/4 dessa pressão, qualquer mangueira ressecada estoura com essa pressão e é gasolina para tudo quanto é lado dentro do motor. No entanto, esse motor do 914 é muito mais resistente que o VW normal e tem desempenho melhor. Com o desenvolvimento ocorrido nos últimos anos já se tem 914 4 cilindros andando mais que os originais Porsche 2 litros e seis cilindros originalmente também colocados nos 914 até 1971.
O da foto é a primeira versão, aqui muito rara, pois a Dacon trocava os motores 4 cilindros pelos seis cilindros do 911 se o cliente exigisse.
Bip-bip ….- Autobahn(Kraftwerk-)( http://www.youtube.com/watch?v=gChOifUJZMc)
Acho que vi este carro ontem, ali perto da ponte Eusébio Matoso (Rua Agostinho Cantu). Acho que é alguma oficina especializada em antigos, pois sempre tem várias relíquias lá (inclusive já vi meu sonho de consumo lá uma vez: um SP2 laranja).
Na rua MMDC tem o Paolo que mexe com esses carros, não conheço essa oficina as Agostinho Cantú.
É possível um motor à ar ser econômico e ecológico? Saudade dos tempos que a Porsche passava longe da água…
TODOS os Formula Vee injetados passam no Controlar sem problema algum. Abandonaram o motor a ar porque o processo de fabricação e montagem é complexo e requer mão de obra especializada e principalmente não pode ser automatizado. Qualquer um que já tenha visto a montagem de um motor VW percebe que não dá para automatizar e não dá para colocar aprendizes na linha, tem que ser montados por pessoas que sabem o que estão fazendo. A única poluição digna de nota é a SONORA, Pela falta das caixas de água os motores a ar fazem barulho que não é absorvido pela água como nos motores modernos.
Primo rico do TC.
Estava vendo umas fotos do 912 esses dias, achei uma graça, ele é todo clean, alguns poucos cromados, acho muito elegante!
Camilo vc observou e descreveu o que eu ia comentar sobre o 912; tinha visto um a primeira vez há um par de anos em Paris, era marrom, uma cor não muito feliz pro carro, mas a elegância era, pra nao dizer gritante (gritar nao pode ser elegante, né?) digo que era quase espantosa – ou, sendo óbvio, admirável. Valeu.
Este estava na tapeçaria perto da Usp (tinha visto o fusca lá).
Como pode-se importar carro com mais de 30 anos, começaremos a ver muito mais destas belezuras por aqui! Estou mirando em um 930 turbo para o fim do ano que vem! Tem muitos 911 antigos nos EUA a venda nos EUA de todos os jeitos e tipos!
Vai uma dica: http://www.vertexauto.com/ – Dá pra montar vários Porsches com o estoque deles e ainda tem a parte de vendas!
Aquele verdinho lá, que coisa linda!
Admiro demais os designers da Porsche. Conseguiram por décadas manter a identidade da marca através das linhas do carro, sempre belíssimas. Do mais antigo ao mais atual, qualquer anta sabe identificar o que é um Porsche. O detalhe da foto é lindo. Vi um Panamera desfilar aqui na minha cidade, ainda não tinha visto um “ao vivo”, fiquei de queixo caído.
Sedan, 4 cilindros, “tipo Porsche”.
Que lindo!
Diria que essa versão é a “loura burra”. Prefiro as louras inteligentes, ou seja, bonitas por fora, mas com cérebro (6 cilindros) mais desenvolvido.
Depende, um 912 é muito melhor dinâmicamente do que um 911 pelo peso menor na traseira, o seis tem originalmente é 2 litros e tem 120 HP. Um 912 original até 1971 tem 90 HP porque usa o motor do Super 90 356. Se for um 912 de 1975 o 912 usando o motor 2 litros e leve do 914 consegue enfrentar os 911 originais de 120 hps e acaba ganhando por serem mais leves atrás.
evidentemente, estamos falando de 911 do mesmo ano, a maioria colocou motores 2,7 com injeção moderna.
Quero uma dessas de natal
é seu Flávio?
Belo TC!!!!!
KKKKKKKKKKK
Mais fotos, por favor!
Abraço
Flavio, meio relacionado, meio “off topic”: http://www.jalopnik.com.br/como-e-querem-banir-carros-antigos-de-paris/
Será que o “espírito vagante” do Kassab baixou por lá ?!?!?!
Legal!