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quarta-feira, 14 de novembro de 2012 - 12:31Automobilismo internacional, One comment

ONE COMMENT

Que inveja do automobilismo de verdade… Albert Ferreira Rosa mandou.

40 comentários

  1. JUNIOR disse:

    Quem dita quem é o melhor é o cronometro, carros diferentes realidades diferentes, e principalmente telespctador e torcedor MUITO diferente. Ia esquecendo, finalidade MUITO diferente. Portanto muito pouco para se comparar. Aprecio o DTM mas daria tudo pra pelo menos consequir da uma volta em um stock.Motor forte pneu slick, suspensão refinada, imagino que esta muito acima dos carros de rua, quanto a perfomance, Nada impede de se construir carros identicos ao carro do DTM por aqui. ( quem sabe a gente teria uns dez carros no grid e apenas um campeonato) alias,Pena que o prototipo de campinas ainda não esta rodando, quem gosta de carros ia ficar surpreso com o que se pode fazer aqui no Brasil tendo dinheiro, só uma pista o motor é ferrari não posso falar mais , não tenho autorização pra falar sobre o carro , pode ter certeza na américa do sul acho que não existe igual, parabens para o construtor.

  2. Indiferente as diferenças brutais, no Brasil falta alma. E isso não há que se discutir.

  3. Alan Magalhaes disse:

    Corrida de verdade? Protótipos x gaiolas, soluções independentes desenvolvidas por cada fábrica? Só dá para concordar com corrida de verdade, o resto é forçar a barra ou mostrar-se desinformado. No DTM os chassis são tão tubulares quando os da Stock, e são idênticos em todas as marcas, assim como suspensões, rodas, pneus, câmbios (incluindo relações de marcha), freios. A diferença no cockpit é que eles adotaram um habitáculo com banco acoplado em fibra de carbono, também obrigatório e igual para todos. “Mas os motores são diferentes”! Sim, seria a resposta, para deixar os incautos mais calmos, mas são concebidos dentro de uma fórmula engessada e com muita restrição, o que subnivela-os. É como dizer: cada um faz seu motor, mas tem que usar estes pistões aqui, essas válvulas, essas bronzinas e anéis, os cabeçotes têm que ser idênticos, a taxa de compressão também, o curso, diâmetro, a injeção e o mapeamento da ECU. A entrada de ar tem a mesma medida para todos. O que sobra para que ‘cada montadora ache soluções’? Nada, mas podem dizer que cada um faz o seu e tem um monte de gente que bate no peito por aí defendendo isso. Se são carros de produção, me diga qual modelo de rua de cada um utiliza este motor instalado nos Audi, BMW e Mercedes? Não precisa ir ao Google, eu respondo, nenhum. O DTM é maravilhoso, mas há muito tempo não há briga de fabricantes lá, apenas a frente e traseira das ‘bolhas’ se diferencia de marca para marca. Ah claro, mas é alemão, foi multimarca no passado, então é o melhor do mundo, se tivesse um similar brasileiro seria uma porcaria, mesmo que fosse muitíssimo semelhante. “Ah, as eu não gosto do Brasil e de qualquer coisa brasileira”. Tudo bem, nós entendemos, como diriam no comercial da Ipiranga: Muito bom!

    • Flavio Gomes disse:

      Briga de fabricantes se expressa também nas equipes formadas, no pessoal contratado, na engenharia, nas estratégias de corrida, no envolvimento das fábricas. As medidas de equalização são normais no automobilismo de hoje — não que eu goste muito. E continuo dizendo que comparar as duas é indigência intelectual. Uma coisa é ter gaiolas fabricadas em Cotia cobertas com uma casca de fibra. Outra é ter chassis padrozinados até certo ponto, com tecnologia de ponta, testes de impacto etc etc e etc, motores feitos por cada uma das montadoras (os da F-1 também têm as mesmas especificações, mas o Renault não é igual ao Mercedes, nem ao Ferrari, nem ao Cosworth), além de gente das fábricas verdadeiramente trabalhando nos times.

      Se você achar alguém da Peugeot ou da GM na Stock, me avise.

      • Alan Magalhaes disse:

        Caro Flávio. As fábricas se envolvem lá, porque elas são as donas do campeonato. A deliberação que cada um construa seu motor é cosmética, e garante o emblema da fábrica na tampa de válvulas de cada modelo, mas são 99,9% iguais, posso te garantir. Não quero e não vou comparar o DTM com a Stock, não é esse o ponto, mas dizer que um DTM é um protótipo e a Stock é uma gaiola com bolha de fibra é um exagero. Existe sim um refinamento por lá em relação a cá, porém, afirmar que a Stock é um lixo e o DTM é um luxo é preconceito total. Não concordo com centenas de coisas da Stock, sou também um crítico dela, mas não faço críticas só porque tenho bronca ou porque me deu vontade de fazê-las. Por sinal, é uma categoria respeitada e conhecida pelo mundo e não seria se fosse um lixo, a própria Autosport já fez matéria sobre isso e ela estava entre as cinco melhores. 22 carros dentro do mesmo segundo do pole é um indicador forte. Se temos pessoas da GM e da Peugeot na Stock? Na área técnica não, pois aqui não sobra nada para as fábricas fazerem, e se sobrasse, elas não entrariam, ou entrariam e sairiam ao sabor do vento. Estive dentro de uma equipe de DTM por um bom tempo e lá aprendi a forma que eles tocam a categoria, que imagem ‘vendem’ dela e a estratégia é essa, mostrar briga de fábricas, mas que no fim não é isso. Mas o que interessa é que os fãs adoram, assim como os fãs da Stock a adoram por aqui.
        1986, quando o DTM era como você acha que ainda é, e o Manuel Reuter dava o primeiro título à Chevrolet, com o Calibra V6, era criado o ITC, que seria um mundial de turismo. Por trás do ITC, o chefão da F1, Bernie Ecclestone, seduziu os organizadores do DTM, que lhe deram as rédeas da organização, sob a promessa de internacionalizar o campeonato. Na prática a tática não foi bem essa, a ideia era mesmo apagar seu brilho que já ofuscava a F1. Sob a batuta de Hans Werner Aufrecht, ex-diretor da AMG, o evento hoje surfa em águas tranquilas e favoráveis, porém, totalmente remodelado, e tirando o motor, o resto é inteiramente igual à nossa Stock Car, ou diria Estoque?

      • Flavio Gomes disse:

        Você é mais um desses que “sabem” o que eu penso. Incrível. “Quando o DTM era como você acha que ainda é…”. Tem gente neste meio automobilístico realmente muito engraçada. Que acha que jornalista não entende nada, se coloca num patamar superior porque lê uma revista, ou participa de um fórum. OK, Alan, você é a única pessoa no Brasil que sabe como é o DTM. Eu não tenho a menor ideia. O DTM é igual à Stock. A “Autosport” colocou a Stock como uma das cinco melhores categorias do mundo, então é uma das cinco melhores. A Stock é muito conhecida pelo mundo. O Lico Kaesemodel e o Popó Bueno não podem andar pelas ruas de Frankfurt ou Charlotte, que são parados a todo momento para dar autógrafos, e vivem recebendo convites para defender a Audi, ou a Mercedes. OK. Abraços.

      • Alan Magalhaes disse:

        Caríssimo, não acho que sei o que você pensa, engano seu, apenas me baseio no que você escreve, mas se você escreve uma coisa e pensa outra, paciência, desculpe o incômodo, fim de papo e um abraço caloroso.

      • Salatiel Neto disse:

        Ficaria grato se outras contendas como esta tbm tivessem o assunto kart no Brasil……estamos precisando, abraços.

  4. Flávio Colorado disse:

    Flávio, os carros do DTM tem muitas peças em comum. Talvez não motor, mas usando as suas palavras, repetidas por anos a fio, não são monoblocos de verdade. E tenho dito!
    Um abraço.

  5. Renato disse:

    Flavio,
    Vendo este video reparei a quantidade de porradas e pancadas que existe , logo na largada um carro leva um toto e ja faz um estrago , sera que o barrichelo viu este video? ele deveria ver pois ai parava com a choradeira , carros de turismo dao toques , vejo que ele e um dos grandes pilotos que o pais ja teve , mas com certeza um dos grandes choroes ,por que o que reclama o homi e brincadeira , ele quer que os pilotos deem passagem pra ele passar , creio que possa ate existir maldade , mas toque em todas as corridas que eu ja assisti existem , e nao sei se tem choradeira nestas corridas na Alemanha , mas uma coisa e certa organizacao igual a turma do chucrute e dificil e que o barrichelo e um grande chorao isso e.

  6. Tássilo Vinicius disse:

    Desejo boa sorte ao Augusto ano que vem ,depois da formula 1 é o melhor campeonato do mundo.

  7. Marcelo disse:

    Fantástico vídeo de uma fantástica categoria…

    Na minha humilde opinião, a melhor do automobilismo mundial!!!

  8. Flávio Colorado disse:

    Flávio bom dia. Você citou o termo “automobilismo de verdade”. Pergunto os carros do DTM são “monoblocos de verdade” ou “tubulares disfarçados”, as famosas bolhas tão criticadas?
    Porque se forem chassis tubulares, você tem que chamar de DTM Bolha.

    • Flavio Gomes disse:

      Se você quer comparar as gaiolas cobertas com uma bolha de fibra e equipadas todas com o mesmo motor da Estoque com os protótipos de corrida do DTM, cada um deles feito por uma montadora diferente, com mecânica e soluções próprias, creio ser desnecessária qualquer outra explicação. Você não entenderia.

  9. mario disse:

    Estou esperando a resposta para fazer doutorado na Alemanha, quero acompanhar várias etapas da DTM por lá

  10. Alexandre - BH disse:

    Teremos tarimba pra isso tudo, um dia?

  11. luiz teixeira disse:

    MARAVILHOSO!!!! Pena que não temos nada parecido por aqui!!!
    São vários carros, fabricantes fortes, vários patrocinadores, muitos pilotos bons, enfim tudo para um público grande que gosta de automobilismo.
    Como somos poucos os apaixonados, e não sei se um dia teremos algo parecido.
    Mas tudo bem. Vou continuar sonhando enquanto corro com meu fusquinha da Copa Clássicos de Competição.

  12. Renan Moura - São Gonçalo - RJ disse:

    A música Tema de The Lord of Rings – O senhor dos Anéís… Com uma das melhores categorias do Mundo!!! ShoW!

  13. Valente disse:

    Agora me veio a lembrança do Edgar de Mello Filho narrando as corridas do DTM pela Rede Manchete nos anos 90… Era um espetáculo à parte com ele usando as gírias do automobilismo.
    Se não me engano, a mesma rede Manchete o colocou para narrar as provas da Formula Indy em uma determinada temporada e após 3 etapas ele foi substituído porquê os telespectadores não entendiam o linguajar dele.
    Bons tempos…

    • Lucas disse:

      Valente…
      Mas que baita lembrança!!! Eu assisti várias etapas do DTM transmitidas pela finada TV Manchete e concordo: o Edgar de Mello Filho narrando era um espetáculo a parte. E que corridas boas: grid sempre cheio, muitas disputas e uma mescla de pilotos criados no turismo com outros ex-pilotos de F-1 que mandavam muito bem (cito Nicola Larini e Alessandro Nanini).

  14. Marcelo disse:

    Amigo Flavio,
    E tem gente que fala que a Nascar eh melhor rsrsrsrsrs
    Abraços,

  15. Mario Valente disse:

    O vídeo é muito legal. Mas nunca consegui gostar muito desta DTM atual. Carros padronizados, apendicite aerodinâmica aguda (os carros desmontam com os contatos típicos de corridas de turismo), poucas ultrapassagens na pista.
    Se a atual é boa a geração anterior da DTM (com carros de verdade) era excelente.

  16. Carlos disse:

    Flávio,
    parabéns pela inclusão do vídeo no blog. Meu dia já ficou melhor.
    Ainda vou assistir uma destas da arquibancada!

  17. ags5859 disse:

    C.R.U.E.L. corrigindo..

  18. ags5859 disse:

    FG.
    As vezes vce é extremamente curel com nós..
    Mostrando uma coisas dessas…rsss
    A nossa istoki bolha é maravilhosa…só tem gente boa..não envolvemos com trafico de drogas lavagem de dinheiros..etc
    Nem em Campinas terra de bibas..onde a C.P.I.tento pegar uma Gran familia, mas a grana para JUIS foi mais pesado do que qq deputadinho..Hoje a grande familiajoga grana no brasil..mais exatamente em goias, com confinamentos de mais de 35 mil boizinhos brancos…e claro..alguns Falcon para voar de sampa até a fazendinha em goias em menos de 3 horas..
    Corrida de carros no brasil ,só mesmo carro de bois…Não mostar mais essas coisas não…porfavor………………….
    PS:Queria ser amigo do Cachueira..só isso…
    ou então da gran familia de Campinas…rsss

  19. Marcos Aldred Ramacciotti disse:

    Fantastico. Categoria de respeito e com um vídeo muito bem produzido. Que inveja mesmo, e pensar que poderiamos ter uma categoria desse patamar aqui.

  20. Acrisio Mota disse:

    Demais!!! Até arrepia…

    Porque no Brasil, as coisas não são desse jeito?! Porque não podem ser desse jeito?!
    Tudo se perde, nada é levado a sério… sei lá! Uma pena!

    Bom pra eles e melhor pra nós, espectadores!

  21. Vitor Medeiros de Araújo disse:

    desculpem meu fraces,mas dtm é do caraio,realmente a Alemanha sabe promover seus eventos esportivos,não a toa que vive esse boom na f1.

  22. Tazio Nuvolari disse:

    Realmente, o q c v neste video é totalmente diferente da STOCK CAR brasileria, ñ há toques, ñ há capô voando e os carros ñ são bolha. Aliás BOLHA é quem acha q só os dos outros é bom e os daki ñ é competição é só negócios. Vai mal o automobilismo brasileiro, principalmente com os “jornalistas ” e “blogueiros” (assim mesmo, entre aspas) como vc.

    TAZIO NUVOLARI

    • Vaaalney disse:

      Não querendo desmerecer a DTM, aliás é uma categoria da qual gosto muito, mas no vídeo eu contei uns 3 capôs voando e inúmeros toques.

    • Doug disse:

      desculpa, mas nao tem como comparar os dois campionatos, a DTM esta em outro nivel, nao desmerecendo a stock, mas fato sao fatos

    • Diogo disse:

      Ok. Vamos lá. Na DTM as fábricas estão envolvidas. BMW tem motor BMW, Audi tem motor Audi e Mercedes tem motor Mercedes. Os pneus são de qualidade, ao contrário da Stock, onde eles explodiam depois de 15 voltas (em Brasília e em Cascavel). A torcida vai ao autódromo por prazer e torce pelos pilotos e marcas (na Stock é o Cacá contra o carro amarelinho). Os horários e a duração das provas são adequados (não a matinê de meia-hora da Stock, para caber na Globo).

      Na Stock, nem Chevrolet, nem Peugeot fornecem os motores da categoria. É usado um V8 padrão fabricado pela Hendrick, e, com limitação de giros para não quebrar. Qualquer carro de rua gira mais do que um Stock. Há um desperdício de potência. Toques são comuns a qualquer categoria de turismo, mas não o que eu vi na Stock no último domingo, onde alguns pilotos batiam propositalmente para desestabilizar os adversários e jogá-los para fora.

  23. Mário Pedrosa disse:

    DTM é sem sombra de dúvidas o melhor campeonato de turismo do mundo!

  24. Capiba disse:

    Flávio

    O Galvão fala que a Stock Car no Brasil é o 2° melhor campeonato de corridas do mundo…pela lógica a DTM é pior que a categoria nacional.

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