SERVE, SIM

SÃO PAULO (por um bom tempo) – Em raro momento de sinceridade (não dele, que é sempre sincero; mas entre atletas de esportes de alto rendimento, é raro pacas), Felipe Massa disse ontem no “Bem, Amigos”, da Sportv, que chegou a pensar em parar de correr. “Será que eu sirvo pra isso?”, se perguntou no auge da desastrosa primeira metade da temporada.

Serve, sim. Felipe deu a volta por cima, o que não é nada fácil quando se está lá embaixo. Merece todos os aplausos de seus fãs, colegas, amigos, familiares, admiradores e patrões.

Subscribe
Notify of
guest

146 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
eduardo
eduardo
11 anos atrás

o Schumacher tratou o Massa como seu herdeiro, o Haikkonen com a sua indiferença deu espaço para o Massa comandar a Ferrari, o Alonso chegou na equipe com sangue nos olhos e tirou tudo que o Massa tinha conquistado,da pra imaginar aonde foi a confiança do Massa,e sem confiança não tem piloto

Fabrizio
Fabrizio
11 anos atrás

O choro no momento certo é emoção e o esporte traz o quê?

O Pelé já chorou, o Schumacher qdo superou as vitórias do Senna, o Senna mais de uma vez, o Federer quando perdeu pro Nadal um torneio uns 2 anos atrás, tudo Ao Vivo pra milhões de pessoas.

Cuidado vcs que querem dar uma de machões hein! Quem muito quer mostrar tá escondendo algo… Hahaha

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Serve Sim ou Serve Não?! Ele falou bonito para o Galvão Bueno que vai atrás do que lhe falta que é o Título, mas falar bonito é uma coisa e partir para cima é outra, e se o Massa quiser tentar o Título vai ter que tomar uma Rápida Atitude e sair logo dessa posição de Subalterno, o que é Difícil. O Felipe Massa chorou no pódio parecendo até um campeão do mundo, e tem ainda um pessoal aí dizendo que ele fechou o campeonato em alta, só que foi mais uma surra grande que ele levou do Alonso sendo a terceira consecutiva, ficando dois anos sem um pódio, além de ficar agora quatro anos sem vitória, e pilotando nesses anos ao menos um dos três melhores carros da temporada, na verdade ele está em alta “Entre Aspas”. Eu posso até estar errado mas eu acho que o Massa teve atualizações superiores do Alonso na parte decisiva do campeonato, servindo de cobaia na equipe caso desse errado, e tirando Alonso de qualquer risco. É apenas um ponto de vista. E o seu pesadelo na Ferrari ainda não acabou totalmente.

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
11 anos atrás

Se correr ano que vem como correu nesta nesta segunda metade pode até ganhar novamente. Acho que disputar o título sem chances, mas pode terminar entre os 5 primeiros no campeonato o que já esta de bom tamanho.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mario Gasparotto
11 anos atrás

Três primeiros do campeonato, faz favor!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

E vai chorar mais o ano que vem…É o preço por ter vendido a alma ao Diabo, digo Ferrari. Ele tem suas qualidades mas a servidão e o capachismo comprometem o conjunto da obra. Dinheiro não traz felicidade mas paga um excelente psicólogo na França…

Enko
Enko
11 anos atrás

um amigo meu está indignado com a atitude do “canalha” do alonso por não ter cedido a posição ao felipeto na última volta já que o campeonato estava decidido em favor do vettel e ele nada teria a perder.
porque ceder a posição a um cara qye em nada ajudou o alonso durante o ano, a não ser nas 2 últimas corridas, e isso apenas depois de ter o contrato renovado?
diferente do berger, (tão criticado aqui), que ajudou e escoltou o ayrton o ano, inteiro e a ordem veio da equipe, porque a ferrari não fez o mesmo?
o sr bixiga foi uma nulidade a temporada inteira, nada fez para justificar a renovação do,contrato, foi criticado o ano,inteiro aqui e na italia.
terceiro no pódio está bom demais.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Enko
11 anos atrás

Agora me explica como fazer isso sem ser punido já que havia bandeira amarela e safety car na pista?

Gus
Gus
11 anos atrás

Ah, serve sim..ele correu bem algumas corridas, e correr bem na Fórmula 1 é ser piloto de nível estelar.

Mas é fato que ele foi muito, mas muito ruim em outras corridas….ou é o fato que o Alonso é 254x melhor que o Felipe no conjunto;

Sabe-se lá! Ele merece mais uma temporada, mas vai ter que pilotar como das últimas provas…vencer Alonso é impossível, mas ao menos fazer boa figura!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Gus
11 anos atrás

Não acho tão impossível assim.
Para ser sincero, até o Kobayashi dava uma surra no espanhol se der a ele um carro igual.

Tiago
Tiago
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

hahaha
quanto otimismo!

Xicão
Xicão
11 anos atrás

Só digo que se o Alonso fosse tão bom assim, não haveria nenhuma ordem de equipe e seria campeão…

Dar passagem na corrida é uma coisa. Aproveitar-se de uma brecha de regulamento (quebrar lacre de câmbio) é outra. Sem falar que ele sempre quer levar a direção de prova no grito.

Alonso bom era o da Renault. Esse da Ferrari virou mafioso…

E o Massa é o eterno segundo piloto, só isso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Xicão
11 anos atrás

O Alonso da Renault também era mafioso. Vide Cingapuragate…

Gustavo R.
Gustavo R.
Reply to  Xicão
11 anos atrás

O Alonso da Renault já era mafioso. Lembrem-se do episódio de Cingapura 2008, com Flávio Briatore, usando o Nelsinho Piquet. Se ele não soubesse do esquema, não aceitaria nunca fazer um pit-stop sem sentido no início da prova (acho q volta 16), para vencer a corrida graças ao safety car, depois da batida forjada do Nelsinho.
Lembrem-se, tb, q, indiretamente, por causa desse evento, a Ferrari esbaforida liberou Massa do pit antes da hora e ele arrancou c/ a mangueira de combustível, o q pode ter custado o título daquele ano…
Meus caros, não se enganem, o Alonso é sujo! E tem um ego maior do que o Reino das Astúrias.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Xicão
11 anos atrás

Alonso sempre foi mafioso. SEMPRE!

Xicão
Xicão
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Bem lembrado!!! Eu já tinha esquecido dessa…

Aliás, lá vem ele de novo, TRÊS dias depois da corrida em interlagos eles vêm tentando levar no tapetão…

Raphael
Raphael
11 anos atrás

E a carcada que deram na CBA durante o programa, adianta? Até o Galvão falando sério assim, sem medo de ninguém… Ajuda? Alguém vai dar atenção? Todo mundo mete o pau na CBA e nada acontece? Porque? Só o presidente e os aliados estaduais realmente são suficientes pra manter os picaretas lá?

Mauricio
Mauricio
Reply to  Raphael
11 anos atrás

Não é bem assim, na realidade ficam quietos para passarem desapercebidos.
Afinal não existe nada que cobre deles um resultado que seja. É o emprego perfeito pois não tem patrão.

Andrade
Andrade
11 anos atrás

Se um dia brigou pelo título, pelo menos bom ele é. Pode não ser excelente, mas bom, sim. Difícil ganhar do Alonso? Sim, muito. O espanhol (odeio) é bom, infelizmente. Raçudo, vende a mãe para se dar bem. Portanto, pedreira ao Massa. Mas como seria a última cartada, porque não desobedecer um pouco a equipe? Se for mandado embora, dane-se. Pelo menos bateu de frente com os podres de vermelho.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Andrade
11 anos atrás

Na primeira desobediência, será demitido!

Adriano Santi
Reply to  Andrade
11 anos atrás

O negócio não é desobedecer. Tem é que ter o desempenho dessas últimas provas desde o início da temporada. Foi assim que ele conseguiu tomar a preferência da equipe em 2008, mesmo tendo Räikkönen, então campeão mundial, como companheiro. Por que o que interessa à Ferrari é ganhar. Claro que pelo histórico e pelo talento puro, tem mais chances de fazê-lo com Alonso, mas se Massa mostrar que pode correr pau a pau com o companheiro fodón, eu não acho que a Ferrari irá reclamar.

Enko
Enko
Reply to  Adriano Santi
11 anos atrás

em 2008 o raikkönem estava desmotivado e nem aí para a equipe, tanto é que em 2009 a equipe o mandou andar de rally.
somando os erros da ferrari e os erros do felipeto o campeonato foi para o hamilton.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Andrade
11 anos atrás

É muito provável que faça isso ano que vem, pois em uma entrevista no inicio do mês em uma entrevista ele deixou nas entrelinhas que está de saco cheio da Ferrari.
Ano que vem ele tem de mostrar sua competência para garantir um emprego em 2014 fora da Scuderia

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Com Barrichello fora e Webber numa possível aposentadoria, vai sobrar vaga de escudeiro em 2014, com certeza!

Edu
Edu
11 anos atrás

FELIPE precisa dar uma pau no ALONSO ano que vem, isso é possível sim. A Ferrari ficou queimada esse ano. Duvido que em 2013, com boas performances de Felipe , o chorão das astúrias vai ser o mimado da turma.

v 1987
v 1987
Reply to  Edu
11 anos atrás

Isso é impossível. Estão em níveis completamente diferentes. O que não desmerece o Macarrão, porque o Fernando é uma lenda….

v 1987
v 1987
Reply to  v 1987
11 anos atrás

Outro detalhe: O Salário para 2013 de Alonso é de 30 milhões (de EUROS). O do Maca, 6…. Acho que isso reflete um pouco o que estou querendo dizer

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  v 1987
11 anos atrás

Se considerar que o espanhol levou o santander é uma pechincha.

Enko
Enko
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

sonhar não custa nada caro edu

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Enko
11 anos atrás

Dar um pau no El Fodón?
Olha, só se for no braço mesmo e ainda se o Felipe for treinando MMA com algum brasileiro, porque é só nesse esporte, tão amado pelo FG, que brasileiro se destaca ultimamente…

J Fernando
J Fernando
Reply to  Edu
11 anos atrás

Ele deveria aproveitar, sabendo que não terá o contrato renovado para 2014 e sim, fustigar o máximo possível o Alonso.
Inclusive, desobedecendo ordens de dar passagem.
Claro, vai correr o risco de ser mandado embora antes do fim do contrato, mas poderá dizer que se divertiu.

Mauricio
Mauricio
Reply to  J Fernando
11 anos atrás

E assim garantir uma vaga em uma RBR ou Lotus… Tem lógica.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

– Spock!
– Sim, capitão.
– Será que Massa vai garantir uma vaga na RBR ou na Lotus, em 2014?
– Isso é ilógico, capitão.
– Tem razão. Viajei na maionese espacial.

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Afinal porque brasileiro sempre chora, Cielo, Rubens Barrichelo, Massa, etc. São tão fracos emocionalmente assim?

Tiago
Tiago
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

São sim, muito. Assim como Vettel, que chorou ao ser campeão, bi e tri: fracote, assim como Michael Phelps, que chorou ao ampliar seu próprio recorde de medalhas em Olimpíadas, esse sim, fraquíssimo mentalmente, quase um frangote!
Não se esquecendo de Alonso em 2010, que chorou só porque perdeu o título na última corrida, quando era favorito, mas esse todos sabemos que é fraco emocionalmente, Massa que o diga. A lista de “fracos emocionalmente” que choram na frente de todo mundo é muito longa no esporte.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Tiago
11 anos atrás

Boa resposta, Tiago.
Parece que a maioria dos campeões, estrangeiros ou não, choram diante da grande conquista. Tudo uns fracotes emocionais.
Rsrsrs

Mauricio
Mauricio
Reply to  Tiago
11 anos atrás

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Jonatas
Jonatas
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Mas quem disse que o choro é sinônimo de fraqueza emocional?

Jr.
Jr.
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Brasileiro chora porque é latino. Simples assim.

Fábio
Fábio
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Quer dizer que quem chora é fraco emocionalmente?

Bom saber…

Enko
Enko
Reply to  Fábio
11 anos atrás

cmentário mais besta sor wolfpack.
o choro faz parte da natureza humana, seja de tristeza, de emoção ou alegria
mas pelo visto o sr deve ser feito de pedra, não tem emoções, por iso não sabe o que é chorar.

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

O que o torcedor brasileiro quer do Felipe é coragem para meter o pé na b u n d a da Ferrari e correr por outra equipe. Suplicou por um contrato em 2013 e vendeu a alma ao diabo, agora se espera atitude diferente da Ferrari e Alonso no ano que vem, é melhor sentar. Os últimos anos foram vergonhosos. Se o Felipe fosse honesto com ele mesmo e a história dos pilotos brasileiros na F1 procuraria outro time, mas fez diferente $$$, Alonso nunca permitirá que ele saia do quarto escuro, nem sua madastra Ferrari. Logo, é perda de tempo ficar nesta equipe e se ficou até hoje é porque quis. Olha o exemplo do Hamilton, do Alonso, Do Kimi, todos tem personalidade para tentar o sucesso em outro lugar.

Daniel
Daniel
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Mania feia essa de colocar sempre a culpa na equipe!!! Porque ele procuraria outra equipe? A Ferrari não fez nada demais com ele, pelo contrario, deu um voto de confiança enquanto todos pediam sua demissão….
O desempenho dele na primeira metade do campeonato não foi condizente com um piloto que recebe para estar em uma das maiores equipes da F1.
Se eu fosse seu chefe de equipe o teria demitido depois da quarta corrida, pois depois da mola na cabeça ele não fez nada.
Contra tudo e contra todos ele deu uma volta por cima surpreendente mostrando que merece o cargo.
Se ele teve que ser escudeiro do Alonso, a culpa é dele mesmo por ter começado um campeonato tão ruim e perder a chance de disputar o campeonato.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Daniel
11 anos atrás

Ele mesmo admite isso.

Adriano Santi
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Vai correr em qual equipe? Nenhuma das equipes de ponta tem vaga. A Lotus venceu uma corrida esse ano, mas não tem cacife pra ter dois pilotos do naipe de Räikkönen e Massa. Deve renovar com Grosjean. A única vaga razoável que resta é a da Force India, que ainda tem que comer muito curry pra chegar perto de Red Bull, McLaren e Ferrari.

Faz bem ele em continuar na Ferrari, onde ele é cria da casa, conhece todo mundo, tem amizade com a equipe técnica. Vai que o carro do ano que vem sai mais ao estilo dele do que do Alonso no início da temporada e ele consegue dar uma canseira no espanhol? Essas coisas ajudam…

Enko
Enko
Reply to  Adriano Santi
11 anos atrás

lembrando aos esquecidos: o contrato dele é de SEGUNDO PILOTO,
enquanto ele ganha 6, o espanhol ganha 30 milhões de dólares.
precisa mais alguma explicação, desenho ou algo similar?
ele não é submisso por que quer, é uma exigência contratual e pronto.

Márcio Rezende
Márcio Rezende
11 anos atrás

Me lembro do Felipe no início de sua carreira na F 1, do tombo que levou, tendo que correr na sauber e depois indo para a Ferrari. Depois, a incrível decisão do título de 2008. Sempre foi um bom moço, cara simpático, mas acima de tudo um verddeiro guerreiro, nunca desistindo de seus objetivos.
Se ele quase poensou em parar, é porque a coisa tava feia mesmo. Mas a força para lutar foi mais forte do qua a de parar. Por estas e outras atitudes que não vemos na imprensa, é que Felipe teve seu contrato renovado com a Ferrari. Por ser o cara que é, deixou amigos, admiradores e respeito por onde passou. Não é o melhor piloto da F1, mas pode ser o melhor entre os pilotos da F1.

Angelo
Angelo
11 anos atrás

Eu gosto do Massa, apesar de não se fã. Ele teve um início de ano ridículo, mas terminou bem melhor que o Alonso, apesar deste estar disputando o título. Acho o espanhol um pilotaço, mas não acho melhor que Vettel, Hamilton ou Raikkonen, os 3 são fantásticos. Massa claramente não tá no nível desses 3, mas acho que ele, assim como Buttom, qdo tá num dia bom pode bater os 3 tops da categoria hj. Ele precisa começar o ano andando na frente do Alonso e torcendo pra não cair em situações em que o jogo de equipe prevaleça.

João Paulo Evangelista
João Paulo Evangelista
11 anos atrás

Já xinguei o Felipe de tudo que foi nome possível esse ano, entre eles (e o mais pesado de todos)foi de Rubinho segundo.Mais só estando na pele pra saber oq o cara passou.
Por falar no tal, teve um momento da prova que o Galvão pergunto “Rrrrrrrrrrrubinho como o piloto se sente nesse momento que disputa o titulo amigo?”
R:como ele vai saber, ele nunca disputou
Em outro momento o Rubinho disse “O Shumacher deixou o Vettel passar”
R: Ah disso ele entende mto bem

Edu
Edu
Reply to  João Paulo Evangelista
11 anos atrás

hehehehehehe assistimos a mesma corrida hehehehehe……………

Enko
Enko
Reply to  Edu
11 anos atrás

joão e edu, quantos vices o rubinho tem? isso significa que eledisputou campeonato sim, principalmente pela brawn.
memória curta.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Enko
11 anos atrás

Rubinho foi vice duas vezes, por ter vencido o 3º colocado.

Ele disputou um único título (pela Brawn GP), e nem foi vice, porque na reta final foi vencido por Vettel, que lhe tirou o vice.

Aliás, se em 2009, tivesse mais 2 GPs, Button perderia o campeonato!

J Fernando
J Fernando
Reply to  Enko
11 anos atrás

Tem trocentos vices, mas só disputou o título quando era piloto da Brawn. Na Ferrari nunca disputou título nenhum, já era o vice no momento em que assinava e renovava os contratos.

Estevão
11 anos atrás

E pensar que há 05 anos Alonso e Massa estavam às rugas, em uma discussão inflamada após o GP da Europa. Vídeo com legenda. Não sei se vi bem, mas acho que estão discutindo em italiano.
https://www.youtube.com/watch?v=yyWkjkYfIXQ&feature=fvwrel

Alemão
Alemão
11 anos atrás

Quando a cabeça está mal, o rendimento cai muito, mas é difícil demais dominar os pensamentos e redireciona-los de forma positiva! O “cara assumiu que estava mal e se reergueu!! Eu, particularmente,”desci a lenha” no Massa e disse que estava acabado, mas acho que ele pode dar a volta e andar muito bem em 2013!

José Guilhermo
José Guilhermo
11 anos atrás

Felipe Massa, é um cara do bem ,gente boa, bom piloto, raçudo, mas… na Ferrari com Alonso nao tem a menor chance, primeiro porque simplesmente Alonso é mais piloto do que ele, assim com Schumacher era mais piloto que rubinho, Senna era melhor que Bergher, Piquet era melhor do que Patrese e por ai vai, segundo, mesmo que ele em algumas corridas seja melhor do que Alonso afinal nao da para apanhar sempre, ele sera sacaneado pela Ferrari assim como o Rubinho, ou alguem tem alguma duvida disso? Terceiro essa renovação de contrato dele teve o aval do Alonso, ou alguem duvida? O Alonso e quem manda na Ferrari, resta ao Massa dentro do permitido é claro incomodar o maximo o Alonso ano que vem , para que ele consiga mostrando serviço uma vaga em uma equipe de ponta em 2014.

J Fernando
J Fernando
Reply to  José Guilhermo
11 anos atrás

Concordo com vc em grande parte, Guilhermo.
Mas, se o Massa for esperto, é hora dele aproveitar. Sabendo que não terá o contrato renovado para 2014, fica na cola do Alonso (apesar de também considerar o Alonso melhor, acho que o Massa consegue acompanhá-lo sim), desobedece algumas ordens da equipe e não cede lugar (na primeira parte do ano de 2013.). Na segunda parte da temporada, se não o mandaram embora ainda (rs, corre este risco, claro), começa a buscar outra equipe rapidinho.

Caco
Caco
11 anos atrás

Eu realmente era da opinião que Felipe Massa já era. Achava que não renovaria para 2013.
Fico muito feliz por ter me equivocado. Realmente o cara mostrou que sabe lidar com este tipo de situação adversa. Que ele tenha uma boa temporada em 2013.

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Que babação de ovo… a 09 dias atrás era o pior de todos.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Tiago
11 anos atrás

Pra você ver né….

Márcio Rezende
Márcio Rezende
Reply to  Tiago
11 anos atrás

Só pensavam assim os alienados qe não sabem o que é automobilismo de verdade…

Enko
Enko
Reply to  Márcio Rezende
11 anos atrás

marcio rezende, voce foi piloto do que?
o cara só voltou a andar bem depois do,contrato renovado, não te soa estranho isto?
não ajudou o título do alonso, que se fez por méritos próprios e agora é endeusado por ter feito duas corridas boas e um campeonato medíocre.
a ainda teve gente dizendo que o alonso deveriater dado o segundo lugar para ele no pódio

Zé
11 anos atrás

O Renato resumiu tudo o que eu penso em poucas linhas: Só mesmo um bando de pachecos do Alonso, incluso aí o próprio moderador-autor-blogueiro, é que não conseguem ver/entender, que Alonso não é um fenômeno acima de todos os demais que compartilham o grid. Tomou um sufoco do recém-chegado hamilton na MacLaren, andando com o mesmo equipamento, em 2007.
Aí, os pachecos vêm com a estória de que ele tirou leite de pedra com este carro da ferrari- será mesmo que foi tudo isso? Será que este carro da Ferrari não evoluiu o bastante ao longo do campeonato, em tal ponto que até superou a redbull em performance em algumas pistas? Ou seja, em parte do campeonato, o “fodon” teve equipamento equivalente ou melhor em performance que a redbull, até mesmo quando ambas perdiam para a performance das maclaren.
O que “maquiou” a qualidade do carro da ferrari até o primeiro semestre, foi o pífio rendimento do Massa, o que levava a crer que o “fodon” tirava leite de pedra – fácil acreditar quando querer fazer crer que o asturiano é de um nível acima ao de Vettel, Hamilton… não creio.
Acho Vettel mais veloz (menos consistente, mas veloz), e Hamilton mais arrojado (Hamilton, em parte de 2011 e 2012, foi um “Idiota Veloz” – alcunha de Piquet a Mansell, por ser um piloto mto rápido, e que fazia muita cagada também, quando era “arrojado” demais).
Alonso está mais para Prost: um dos melhores (mas não o melhor), consistente, chato e arrogante.

Alex Reis
Alex Reis
11 anos atrás

Desde a temporada de 2008 tenho muito respeito pelo Felipe Massa.
Naquela oportunidade foi um verdadeiro guerreiro, o melhor na época em volta lançada, brigou até a última curva pelo título e chegou a ser campeão por alguns segundos…
Sua postura diante da derrota foi uma das coisas mais marcantes que me lembro em termos esportivos. Desde então, sempre torci por ele, em todos os momentos difíceis que vieram depois… Independentemente do que os outros falem ou pensem, sei que ele é um ótimo piloto e tem um excelente caráter. Pode não ser o melhor piloto, mas creio que seja top-5.
Quantos de nós somos top-5 em nossas profissões?
Respeito todas as opiniões, e esta é a minha.
Um abraço a todos!

Alexandre K
Alexandre K
Reply to  Alex Reis
11 anos atrás

Também acho que é por aí, top 5.
Fórmula 1 é pra quem tem talento, estômago e força mental.
Se a Ferrari entregar um carro redondo, briga com o Alonso nos milésimos.
Torço muito para que faça um excelente 2013!
Força Massa!

Tiago
Tiago
Reply to  Alexandre K
11 anos atrás

1º Vettel, 2º Alonso, 3º Hamilton, 4º Raikkonen, 5º Button, 6º Felipe. Acho que ele é Top-6. Mas tá bom…

NIlton
NIlton
11 anos atrás

Eu preferia o Kobayashi ou o Schummy no lugar dele.
Pode chorar na cama que é lugar quente.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  NIlton
11 anos atrás

Kobayashi e Schummy não se prestariam a fazer o que ele faz.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Dependendo do salário acho que fariam sim…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Você está dizendo, nas entrelinhas, que Massa é mercenário?…

denerson
denerson
11 anos atrás

boa tarde!
respeito todos os seus comentarios . porem e constrangedor ouvir q shumi e o CARA . Q VETTEL e tri com honrarias. gostaria q desse mais valor aos nosso brasileiros q estao ai lutando contra os comandantes do FAVORECIMENTO DO CIRCO MILIONARIO DA FORMULA 1.

Renato
Renato
11 anos atrás

Ola a todos.nao gosto muito de comentar apesar de acompanhar o site ha anos.Mas Felipe Massa e um cara do bem.Merece o sucesso.Mas vou aproveitar o post para, caso o Moderador o leia que possa analisar minha visao sobre o final do campeonato 2012.Creio que duas coisas afetaram Ferando Alonso em cheio.1-todo o arsenal de pressão que o mesmo despejou em Vettel nao surtiu o efeito desejado; 2-o que acho o principal deles, o fato de Felipe Massa ter andado mais rapido nas ultimas duas provas.O espanhol nao sabe lidar com isso.Basta lembrar o que Hamilton fez com ele em 2007 e daqui parto para a outra questao sobre o Alonso:Ele sempre diz que o Vettel so vence com o melhor carro, o que nao e de todo mentira, mas ele, Alonso teve o melhor carro em 2007 e nao venceu o campeonato.Os dois titulos em 2005 e 2006 aproveitou-se para abrir vantagem no inicio e depois administrou muito bem.O que suscita uma outra duvida.Seria o alemao mais capacitado para desenvolver junto com seu engenheiro soluções para tornar o carro mais velos, competitivo.Haja visto que em 2005 e 2006, o carro da Renault começou melhor e terminou atras em termos de desenvolvimento que Mclaren e Ferrari, seus respectivos rivais naqueles anos.Abraços

Pai Baô
Pai Baô
11 anos atrás

O que não te mata te fortalece, força em 2013 rapaz !

ags5859
ags5859
11 anos atrás

Serve sim…chora na viola pé de breque…
Manhoso…bunda mole..garoto de recado..
Quando foi que vce foi piloto??
Pergunta ao TCHE na época que vce chorava, e não vinha tempo..
Acho que vce não passa de um credenciado..mais nada
Fica frio mano… seu tempo já passou..2013, vce não termina o campeonato..tá cravado..
ASPONE..

Mauricio
Mauricio
Reply to  ags5859
11 anos atrás

Deixaram a porta do manicômio aberta de novo…

Jr.
Jr.
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Não, isso é proveniente da cracolândia mesmo.

Giulio Santos
Giulio Santos
11 anos atrás

Veja o novo tooned. Ron Dennis e seu papagaio Cosworth apresentam o novo piloto…
http://www.youtube.com/watch?v=cg2cz_83a_U

Fernando Passos
11 anos atrás

O Massa é um cara que sempre teve meu respeito, principalmente porque nunca caiu naquele lenga-lenga da Rede Globo e nunca vi uma entrevista dele sendo estúpido, até mesmo com humoristas que fazem questão de o ridicularizar. Não é o melhor, mas está longe de ser o pior piloto da F1.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
11 anos atrás

Verdade. Não que seja grande vantagem, mas ganhou minha torcida.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

“Será que eu sirvo pra isso?” Serve. Claro que serve. E como serve.

Andre Moreira
Andre Moreira
11 anos atrás

Merece mesmo….
Gostei da critica que ele fez ao automobilismo no Brasil.

Geraldo Soares - Goiania
Geraldo Soares - Goiania
11 anos atrás

e Será o único Brazuca na F1 2013……

Luiz Sergio Neto
Luiz Sergio Neto
11 anos atrás

Eu penso que o Massa deveria tentar fazer um 2013 no mesmo ritmo da segunda metade desta temporada e em 2014 ir para Mclaren, Red Bull ou até Lotus, equipes de ponta que deixam os pilotos brigarem livremente. A Ferrari limita muito o desempenho de seus segundos-pilotos. Ele tem potencial e competência para ser campeão mundial se sair da sombra do Alonso.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
11 anos atrás

Esse papinho de “Alonso piloto mais completo” e de “se Alonso estivesse na RedBull” já encheu o saco. É coisa de torcedor fanático que não sabe porcaria nenhuma de automobilismo. É bom esse pessoal entender que Vettel não caiu de para-quedas na F1.

Senão vejamos alguns pontos:

Vettel é parte fundamental do sucesso da RedBull, é cria da casa, começou na equipe satélite, equipe pequena diga-se de passagem, e lá conseguiu até vitória (coisa que Alonso nunca conseguiu).

Vettel é também responsável pelo desenvolvimento do carro ao lado de Newey, é quem repassa as informações de pista para as melhorias adotadas pelo genial projetista.

Vettel já era o piloto mais rápido do grid atual (conforme comprovam sua poles), ocorre que, após alguns erros nas temporadas de 2010 e 2011, não desperdiça mais as oportunidades que tem. Aprendeu a ler as corridas e a se adaptar às dificuldades das provas, tirando o máximo do conjunto a cada oportunidade, ou seja, além de rápido ficou regular (quesito em que Alonso era imbatível).

Já Alonso, apesar de ser exímio piloto, é péssimo esportista, extremamente arrogante e, tem como péssima característica, ser extremamente individualista, o famoso “eu ganho, a equipe perde”. E o fato incontestável é que, nestes três anos de reinado de Vettel, foi incapaz de reunir ao seu lado, com muito mais recursos (o orçamento da Ferrari sempre foi maior do que da RedBull), uma equipe que trabalhasse tão bem como a concorrente. E me desculpem os radicais, isto não é azar meus caros palpiteiros, isto se chama incompetência.

Pois bem, ao invés de reconhecer a capacidade do adversário, as “Alonsetes” ficam tentando distorcer a realidade para cravar uma suposta superioridade do espanhol baseada em nada.

Aprendam de uma vez caros fanfarrões: Automobilismo não é só piloto, é a junção de piloto+carro+equipe, e, o conjunto é que tem de ser levado em consideração para análise de quem é ou foi o melhor a cada momento do esporte.

Senna sem a McLaren de 1988 não seria campeão do mundo. Schumy sem a Ferrari de 2004 também seria apenas um coadjuvante. Porém, foram pilotos que transformaram estes carros em conjuntos imbatíveis. O mesmo se aplica a Vettel.

Análise que não leva em consideração estas variáveis perde a racionalidade lógica para se transformar em achismo, pois deixa de lado a realidade para se fundamentar em suposições sem lastro.

Ademais, penso que tem muita gente falando bobagem quando diz que a Ferrari tinha um carro horrível este ano. Ora, ficou nítido que a Ferrari era péssima em classificações, mas também ficou claro que era tão boa quanto McLaren e RedBull em ritmo de corrida. Isso, para não falar da confiabilidade extrema de seus carros. Alonso não abandonou nenhum GP por falha mecânica este ano, já Vettel teve alguns problemas de confiabilidade que lhe custaram no mínimo uns 50 pontos.

Para piorar, Alonso foi batido por Massa nas últimas corridas, precisando do companheiro de equipe para continuar vivo no campeonato, o que prova que rendeu menos do que se esperava dele na reta decisiva do campeonato. Já Vettel partiu de uma desvantagem de mais de 40 pontos para a liderança e o título.

Por tudo isso, Alonso não pode ser apontado atualmente como o melhor do grid e sim Vettel, que, durante três anos seguidos, o derrotou de forma incontestável.

O resto é choro de perdedor.

Alex Reis
Alex Reis
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
11 anos atrás

Disse tudo o que eu também penso…

Caique.
Caique.
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
11 anos atrás

PERFEITO!!! Nada a acrescentar…espero que o monte de Néscios e Beócios que passam por aqui leiam, entendam e aprendam…e aproveitem e façam uma pesquisa sobre os Grids até MONZA e vejam que a Red Bull estava MAL…se ficou bem, foi pelo motivo exposto: Trabalho em equipe, Piloto+Projetista+Engenheiros.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
11 anos atrás

Sem acrescentar uma palavra…

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
11 anos atrás

Cassius, mudando de assunto, bateu em alguém no setor G neste domingo para você garantir seu lugar numerado?

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Danilo Candido
11 anos atrás

Nunca mais voltei nesta merda.
Pagar caro para ser tratado que nem bandido é coisa para otário.
Juntei uma grana e fui assistir o GP do Canadá.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
11 anos atrás

Vomitou no teclado, hein?
Vettel era cria da BMW so depois foi pra RBR, leia-se toro rosso;
Como um garoto pode ser responsável pelo desenvolvimento de uma equipe? Se for assim, coloca ele na Marrusia e em dois anos ela é campeã de construtores.
A RBR tem o MAIOR orçamento da f1, maior que Ferrari e Mclaren, sem contar o que é gasto com a equipe satélite;
Pra qualquer um que entende de f1, leia-se pilotos, o Alonso quem merecia o título. Prost, Velleneube e Piquet Jr. compartilham dessa opinião. Vettel, garantiu seu contrato mas antes foi consultar quantos anos de contrato tinha o Adrian.
O senna foi pra Mclaren e tinha um Prost lá, quer comparam Prost com Webber? O mapa de ignição adulterado da RBR vc esqueceu, né?
Se você nao consegue olhar um on board e perceber que a Ferrari era uma porcaria, meu amigo melhor ver impedimento na tv. O Webber também bateu o Vettel nas ultimas corridas e daí?
Vettel teve o melhor carro e é um cara de muita sorte, mas esta nível inferior ap de Hamilton e Alonso. So pra terminar, esse ano o Alonso provou que com um carro ruim ele ganha corridas, o Vettel é inabitável mas em um carro ajustado perfeitamente ao gosto do primeiro piloto.

Jr.
Jr.
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Alonsete detected!!!

Edegar Belz
Edegar Belz
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
11 anos atrás

Discussão sem futuro. Impossível comparar, de forma justa, pilotos com carros diferentes.

Jr.
Jr.
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
11 anos atrás

Sem acrescentar uma palavra (2)

Rodrigo Lamonato
11 anos atrás

Adulações forçadas à parte, foi um programa interessante. Algumas coisas um piloto revela de detalhes técnicos banais que nós nunca deduziríamos. Achei interessante o que Felipe disse sobre a rodada de Vettel: ele foi astuto ap deixar o carro andar livremente pra trás. Se freasse qualquer um num toque arruinaria a suspensão.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

“Será que eu sirvo pra isso?”. Se um profissional se pergunta isso depois de tantos anos fazendo a mesma coisa/profissão, é porque não gosta tanto assim do que faz. Vc perde sua mulher, seus familiares, tem seus percalços dolorosos da vida, mas não esquece de quem é nem do que mais ama fazer…

E quem não “gosta tanto assim do que faz”, dificilmente vai se destacar dos demais e ser o melhor em seu trabalho. No caso de um esportista, campeão.

Pra mim, é um sinal.

Schumacher (mesmo agora), Fittipaldi, Senna, Piquet…nunca teriam/tiveram esse tipo de pensamento (“Será que eu sirvo pra isso?” – ser piloto de F1) na cabeça.

Mas, “cada um é cada um”.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Amo de paixão o que faço e já passei por situação semelhante ao do Massa, me questionando.
Depende de cada situação. Nenhum dos outros pilotos citados passou perto do que o Massa passou, exceto talvez o próprio Schumacker. Como as personalidades são diferentes, reações diferentes meu caro.

luiz
luiz
11 anos atrás

brasileiro é carente e chato mesmo, a espanha perdeu duas finais em um dia (Copa Davis fora de casa e Futsal no apagar das luzes), ninguém foi crucificado…se fosse aqui, “tudo amarelãããooo”.

Vinicius
Vinicius
Reply to  luiz
11 anos atrás

ninguem foi crucificado aqui no Brasil, mas na impresa espanhola… é igual ou pior que a nossa…

Marcelo Trindade
Marcelo Trindade
11 anos atrás

Fácil entender o lado humano da situação do Felipe. Claramente traduzido pelo choro de desabafo após a prova. O que ele passou desde a molada do Barrichello não foi brincadeira.

Mas, até do ponto de vista jornalístico, esta manifestação não pode soar como “chantagem emocional”. No sentido de coibir críticas ao desempenho do piloto Massa. Fato é que o desempenho dele até o meio da temporada beirou o ridículo. Ninguém vai deixar de admitir ou comentar este tipo de coisa para não melindrar o personagem.

A volta por cima depende exclusivamente dele. O que nunca é fácil enquanto tentando dividir espaço com o Alonso. Tomara que ele continue no rumo.

Gustavo
Gustavo
11 anos atrás

Eu me incluo nos q nao acreditavam mais.
Vai ser muito bom torcer pelo felipe novamente. Acelera garoto.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
11 anos atrás

achei bem legal ver o Bem Amigos ontem.
é bom ver o lado mais humano dos atletas, é onde vc respeita mais e compreende mais, ao invés de só sair falando merda e criticando.
Cada um tem suas preocupações e fardos. e a frase é perfeita pela situação
“só eu sei oq eu passei”.

Andre A. S.
Andre A. S.
11 anos atrás

Força, Massa!! Mostrou ser um cara forte pra caramba! Nunca foi picareta igual muitos na F1, sempre correndo de forma honesta e com o coração! Vou continuar na torcida!

Serve sim! É nóis!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Andre A. S.
11 anos atrás

“Traída” equivocada.

Carlos Henrique de Andrade Carvalho
Carlos Henrique de Andrade Carvalho
11 anos atrás

Acompanho F1 desde o bi-campeonato (1983) do Nelson Piquet, vi as glórias dele e do Ayrton, sofri com o Rubinho (mais por culpa do vazio deixado pelo Ayrton), porém quando o Felipe foi pra Ferrari me vi torcendo novamente, como nos idos de 80 e 90, 2007 e 2008 foi o auge da torcida por mais um título brasileiro na F1, o cara é raçudo, não tem medo de nada, colocou o Alonso (na época na Mclaren) pra fora, brigou com o Hamilton, dividia curva com o companheiro, ou seja era tudo que espera ver de um piloto que estava substituindo meus ídolos de infancia… ninguem desaprende….foi uma fase ruim, principalmente o ano passado e a metade desse….tenho certeza que ano que vem vamos ver o Felipe de 2007 e 2008.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Vale também ressaltar a postura da Ferrari. Se fosse outra equipe de ponta, já teria um piloto novo, moldando banco, na primeira metade do campeonato.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

“Vale também ressaltar a postura da Ferrari.”

Hahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!

Thiago
Thiago
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

A postura da Ferrari foi a de manter Felipe por que era conveniente. E não porque eles são bonzinhos.

Felipe também não recebeu nenhuma proposta de outra equipe de ponta. Duvido que ele permaneceria na Ferrari se tivesse uma vaga na Mclaren por exemplo. E ele não é mais um garotinho pra voltar a andar de Sauber, coisa que já vi gente defendendo por aí. Com a idade e experiência que tem ir pra uma equipe menor seria um caminho muito mais próximo da decadência e do ostracismo.

Resistindo e dando a voltar por cima, ele conseguiu mais um ano pra tentar alguma coisa por uma equipe de ponta.

Maxwell
Maxwell
11 anos atrás

A verdade é, que por mais criticado que seja, Massa foi o piloto brasileiro que mais chegou perto de ser campeão mundial depois de Senna.
Não vou mentir que dá raiva dos sapos que ele engole, mas é difícil se ele não faz um trabalho melhor. Nas últimas corridas ele mostrou que pode superar Alonso, e espero que ele possa fazê-lo no ano que vem.
Quanto a Ferrari, ela mal percebe o quanto os seus atos prejudicam a própria imagem. A Red Bull, na minha opinião, é hoje, a equipe que a Ferrari deveria ser. Não só em termos de equipe competente, mas em termos de imagem, campo que é superior a qualquer equipe, de longe.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Maxwell
11 anos atrás

Você se esquece da Maclaren.

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Flavio, sou um ignorante mas gosto de F1, o problema é que a ferrari vai fazer um carro para o Alonso e não para o Massa.
O Massa é que tem que se virar para fazer o melhor com o carro q ele têm em mãos.
Torço para q ele comece bem desde a Austrália, e tb acho que ele não tem o que provar.

Dú
11 anos atrás

Nas últimas 3 provas deu coceira no Alonso. Que se saia bem no início de 2013, senão a novela começa de novo. E o Galvão deu um esculacho legal na CBA.

Aldo de Moura
Aldo de Moura
11 anos atrás

Fiquei animado com o Massa neste fim de ano.
Fui um dos que sentou o sabugo nele no começo do ano, mas ele conseguiu se recuperar com dignidade.

Torço para que a Ferrari dê um carro vencedor, para ele tentar se colocar à frente do Alonso, antes do meio da temporada.

Falei dessa minha expectativa com colegas de trabalho, e eles disseram que, se isso acontecer(a Ferrari ter um carro competitivo), vão começar a sabotar o Massa.

Será mesmo?
teremos de ficar atentos no próximo ano…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Aldo de Moura
11 anos atrás

Será que vão sabotar as renas do Papai Noel?

Será mesmo?
Vamos ficar atentos senão, nada de presentes…

Jr.
Jr.
Reply to  Aldo de Moura
11 anos atrás

Não duvido. O povo aqui é fraco de memória. Não se lembram das “panes hidráulicas”, que só aconteciam no carro do rubinho…

joakineto
joakineto
11 anos atrás

Sempre fui desses que criticavam o F.Massa, mas confesso com me emocionei muito com a situação do mesmo, e quase chorei junto. rsrs