TRI IN SAMPA (17)

SÃO PAULO (chovendo fraco, 22 graus) – Interlagos é muito esquisito, e por isso é legal. A classificação começou com 23 graus medidos pelo Celso, 25 no asfalto e uma chuva acionada por Bernie Ecclestone (que tem uma valise cheia de botões, e num deles está escrito “rain”) minutos antes da luz verde. Acabou com sol, 26 graus, 36 na pista sequinha, sequinha.

Por isso o Q1 foi bacana, quase uma minicorrida, com todos os 24 carros na pista sumultaneamente andando sem parar, sabedores que são de uma característica muito particular deste circuito: ele seca rapidamente.

Assim, as voltas que começaram a ser fechadas em 1min24s despencaram de forma drástica e veloz. Os grandões esperaram os dez minutos finais para ir à pista, quando a situação asfáltica era mais amigável, e foi aí que o público pôde ver todo mundo andando ao mesmo tempo, com ultrapassagens, dedos do meio e burradas homéricas — Grojã teve a manha de acertar a traseira de Dom Pedrito das Rosinhas na reta dos boxes; se se enroscam de verdade ali, ficam os dois espetados na quina da entrada do pit lane e seria difícil retirar os corpos.

No fim das contas dançaram os de sempre, os seis nanicos, mais o francês da Lotus, 18°. Hamilton fez o melhor tempo, 1min15s075. Maldanado tomou um sustinho, mas no fim deu tudo certo para o resto.

No Q2 a pista já estava totalmente seca e Hamilton socou a bucha, 1min13s398. Mas Fêtel deu o troco, 1min13s209. O drama ficou por conta de Massa. A um minuto do final, ele estava em 12°. Fez uma voltinha no laço em 1min14s048 e bateu na trave: décimo. Dançaram Resta Um, Senninha, Serjito, Matusalém, Koba-Mito, Ricardão e Verme. Tudo normal, pois.

Já com o sol brilhando, no Q3, Comandante Hamilton fez 1min12s850 na sua primeira tentativa, o que deixou todo mundo boquiaberto. El Desanimadón, Massacrado e o desolado marsupial viraram todos em 1min13s, até que Bonitton entrou na mesma casa da dúzia de segundos, 1min12s980. Tião Alemão fez uma volta de merda, passou em cima da faixa de carpete verde no Lago e fechou em 1min13s903, sexto lugar.

A segunda rodada de voltas rápidas aconteceu no talo, com o cronômetro quase zerado e Webber, do alto de seu desencanto, encaixou uma volta perfeita. Sim, perfeita, digo isso porque fez o mesmo traçado que o Meianov quando virei 2min14s. Parecia eu guiando, para dizer a verdade. E cravou 1min12s581.

Mas não foi o bastante. Comandante Hamilton foi à luta e fez 1min12s458. E Giênçãn virou 1min12s513, colocando a McLaren na ponta do grid. Foi a 26ª pole do rapaz, sétima no ano. Ah, como vão sentir falta dele… Gozado é que Lúis nunca liderou uma volta sequer em Interlagos. Se tudo correr dentro da normalidade amanhã, pelo menos a primeira ele fecha na frente.

Webber ficou em terceiro, na frente de Fêtel. Que anda meio tenso, sei lá por quê. Só porque está decidindo o campeonato? Isso lá é motivo? Massa ficou em quinto, fez uma bela volta no Q3 e, de novo, se classificou na frente do companheiro. Maldanado era o sexto, mas sifu. Não parou para a pesagem, e perdeu cinco posições no grid. Como foi a terceira reprimenda, mais cinco. Larga em 16°. O incrível Hulk herdou o posto, Alonsito subiu para sétimo, Kimi, o Tagarela, foi para oitavo e Rosberguinho ficou em nono. Senninha, que nunca vai bem em classificação, fizera o 12° tempo e larga em 11°.

Atrás de Vettel no grid, Alonso tem chances remotas de ganhar o campeonato. Se o alemão fizer uma corrida standard, sem grandes estripulias, chega entre os quatro primeiros facilmente. Hamilton é o grande favorito à vitória. A McLaren termina o ano melhor que todo mundo. Ano esquisito, que começou com sete vencedores diferentes em sete corridas, teve um bom momento da Ferrari na abertura da temporada europeia, McLaren forte pouco antes e logo depois das férias, Red Bull voando na Ásia e McLaren de novo no fim da feira.

Mas se chover, como garante a infalível e elegante Laura Ferreira da rádio, com sua voz firme e muitas vezes severa, aí não dá para arriscar nada. Não que Vettel e Alonso sejam bons ou ruins no molhado, um melhor que o outro, ou o carro de um seja uma droga e o do outro perfeito na água, nada disso. É que na chuva todo mundo está sujeito a fatores que estão fora do controle. Uma barbeiragem de um, uma rodada de outro, um safety-car, uma aquaplanagem, um spray, uma gripe, um espirro, uma escorregada, uma poça no meio do caminho. Tudo pode acontecer, como se diz. Pode não acontecer nada, também, mas é raro.

Sendo assim, esperemos pela chuva. Para ver se acontece algo.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

O Fernando Alonso vai fazer todas as macumbas do mundo contra o Vettel, e uma já deu certo, o Maldonado perde 10 posições e o Alonso sobe para Sétimo. O Massa diz que é o piloto mais honesto do Mundo, ou o mais Subalterno do Mundo, e agora só resta saber se ele vai fazer uma Bizarrice contra o Vettel?! O Sebastiam Vettel está com o campeonato na mão, mas ele tem que ter todo cuidado do Mundo com o caçador maléfico Fernando Alonso. O Hamilton pode fechar o campeonato de 2012 com Chave de Ouro para frustração da McLaren.

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Mas a frase que marcou essa classificação, pelo menos para mim, foi dita pelo “Grojã” ao ser informado por seu engenheiro que não havia passado do Q2: “Não sei o que dizer!!!” kkkkkk
Essa foi demais!!!

Edu
Edu
11 anos atrás

Globo Santander Shell Alonso e você, tudo à vê, né Burti………….

Oscar Motta
Oscar Motta
11 anos atrás

Não vi ninguém comentar, então deve ser besteira minha, mas vamos lá: antes do Pastor cair 10 posições, Alonso estava em oitavo. Se quebrassem o lacre do câmbio do Felipe, Alonso passaria para o setimo, ou seja, só mudaria de lado, mas pemaneceria na mesma fila, certo? Aí o Felipe falou grosso na Globo, com a assessora do lado e tudo bem e achei que não ia acontecer nada mesmo. Agora, Alonso passou para a sétima posição e ganharia a fila 3 bem atras do Vettel, por sinal, uma bela vantagem. Acho que já deve ter alguem afiando o alicate cortador de lacres. É muita tentação para a Ferrari, com o histórico que tem, né?

Oscar Motta
Oscar Motta
Reply to  Oscar Motta
11 anos atrás

Se acontecer, gostaria de ver as caras e explicações oficiais. Vai ser meio chato e engraçado.

Fernando Augusto Hessel
Fernando Augusto Hessel
11 anos atrás

Nossa que coincidência, tiraram o Maldonado da sexta posição, para não prejudicar a disputa do campeonato, agora só falta tirar o cabasso do Massa, pois lacre acho que não tem mais nenhum.

Jr.
Jr.
Reply to  Fernando Augusto Hessel
11 anos atrás

“cabaço” = lacre, portanto…

roxxon valdez
roxxon valdez
11 anos atrás

comnsegui a informação do uso de motores até o gp da coréia:
Sebastian Vettel – 7
Fernando Alonso – 7
Kimi Räikkönen – 7
Lewis Hamilton – 8
Mark Webber – 7
Jenson Button – 8
Nico Rosberg – 8
Romain Grosjean – 7
Felipe Massa – 7

Jr.
Jr.
Reply to  roxxon valdez
11 anos atrás

“cabaço” = lacre, portanto…

Jr.
Jr.
Reply to  Jr.
11 anos atrás

Ignore FG favor apagar esse post. Essa resposta era pro Fernando Augusto.

braulio stafora
braulio stafora
11 anos atrás

Já se sabe em que volta está combinado para o Massa bater no Vettel?

Edu
Edu
Reply to  braulio stafora
11 anos atrás

Já na largada no S do Senna, ele vai encher a traseira da Red Bull.

Bruno Bastos
Bruno Bastos
Reply to  Edu
11 anos atrás

“Acidente de corrida ” rs

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bruno Bastos
11 anos atrás

Massinha vai acertar o filho do Schumacher (Vettel). Podem ter certeza.

Lio Campos
Reply to  braulio stafora
11 anos atrás

Não precisa bater com força seria só encostar a sua asinha no pneu trazeiro do Vetel igual o KIMI fez de propósito no Alondo no GP do Japão era para estar quase igual os pontos..e Alonso teria mais chances..uma encostadinha dessas vale 5 milhões de euros ..mas seria desonesto e não gosto de coisas desonestas ..Estou torcendo para Alonso e se Deus e seu Filho Jesus achar que deve ganhar …vai ganhar de qualquer jeito …honestamente..abs Lio

roxxon valdez
roxxon valdez
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

não achei nem deus nem jesus e nenhuma equipe.

José guilhermo
José guilhermo
11 anos atrás

Nao sei porque mas acho que da alonso com campeão, hamilton vence com webber em segundo e alonso em terceiro, e so palpite, vettel tem problemas no carro, o que me chamou atenção alem do dominio da mclaren foi a frase do babao bueno no fim do treino ele mandou a seguinte pérola, massa tem uma segunda parte de campeonato muito melhor que a do Alonso, como assim? por curiosidade fui ver os pontos dos dois apartir da hungria massa saltou de 23 para 107 pontos, ou seja, uma melhora excepcional, sem duvida, ele fez 84 pontos na segunda parte , se ele tivesse tido esse desempenho na primeira parte teria hoje 168 estaria brigando com weber pelo quinto lugar, moral da historia se recuperou como excelente segundo piloto, já alonso fez miseros 106 pontos na segunda parte do campeonato mesmo com a reação do massa esta 22 pontos a frente so brazuca, e fez 7 x 3 em treinos no massa na segunda parte, 17 x 3 no geral, conclusão logica, Massa fez uma segunda parte de campeonato digna de um piloto de uma equipe de ponta mais inferior ao primeiro piloto da equipe fernando alonso, alias a primeira parte que ninguem quer lembrar agora foi VERGONHOSA para o Masa , alonso fez 154 x 23 uma surra descomunal, so nao foi mandado embora da Ferrari por falta de opção mesmo, por isso tudo, BAIXA A BOLA DO SEGUNDO PILOTO MASSA, BABAO BUENO.

Luis
Luis
Reply to  José guilhermo
11 anos atrás

Coloque na conta também as três oportunidades onde o Massa entregou a posição para o Alonso.

Carlos
Carlos
Reply to  Luis
11 anos atrás

entregou por opção…
o piquet não entregou…o senna não entregaria…

Enko
Enko
Reply to  Carlos
11 anos atrás

xará, voce já ouviu alguma vez em sua vida o termo segundo piloto?

michi
michi
Reply to  Luis
11 anos atrás

E o Alonso continua mto a frente do Massa.

José guilhermo
José guilhermo
Reply to  Luis
11 anos atrás

Mesmo assim, dizer que tem um desempenho muito melhor é um exagero, na melhor da hipóteses tao bom quanto, nós teremos todo ano que para vem, para vermos se o Massa finalmente faz frente ao Alonso, ou se será surrado quem 2012, 2011 , 2010, a eterna ma fase, que quando acorda o bonde ja passou e so lhe resta ser fiel escudeiro. QUE FASE! como diz o outro.

Caique.
Caique.
Reply to  José guilhermo
11 anos atrás

Análise de menino.. menino bobo.

Andre Lima
Andre Lima
11 anos atrás

Se a Red Bull tirasse o lacre do câmbio do Weber pro Vettel largar do lado impar do grid, ia ser muito engraçado…. desleal, mas engraçado…

Daniel
Daniel
11 anos atrás

O Toureiro é melhor que o Bávaro, mas entre os dois, prefiro o Bávaro…
O Toureiro já tem uma amada Russa, não precisa de mais nada… Eu não precisaria…
Na verdade, prefiro que chova e que dificulte a vida de todos…
Que a pista esteja lisa como um bagre ensaboado, que um monte de gente rode e que nos dê ainda mais diversão…
Abs

Marcio - CBN
Marcio - CBN
11 anos atrás

Fala Flavio, vou postar a foto que tirei com você!!kkk Vi Gerd no Estacionamento, ainda estava lá! Só pra colocar pimenta, vai cravar o Senna na Force India pro ano que vem??? Ouvi algo que já estava tudo certo hein…

Luis
Luis
11 anos atrás

Se minhas previsões estiverem corretas, amanhã o Massa sofrerá um acidente com o Vettel na primeira curva.

Lucio Martins
Lucio Martins
11 anos atrás

Não consigo digerir essa pesagem para o Maldonado faltando 6 minutos para o final do Q2, agora ele fez que não viu e parece que não conseguiu convencer. Será mesmo sorte do Alonso e do Bruno ou estão perseguindo o amigo do chaves por sua arrogancia!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Sei que voce não viu… mas a transmissão da Globo teve uma “abertura” pra lá de mal gosto… os caras estão torcendo de maneira descarada para a Ferrari… fizeram uma computação grafica simulando a largada de um GP que hipoptéticamente esta sendo corrido na chuva… principal cena no inicio da “vinheta”… uma Red Bull voando no meio de um crash… e no final um piloto vestindo macacão vermelho a comemorar o primeiro lugar no podium…

Pode torcer a vontade… mas pelo menos façam isso em “off”.

Imperador

Bruno
Bruno
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Um dos patrocinadores da transmissão da Globo é também por coincidência o patrocinador do Alonso e da Ferrari. Isso talvez explique.

Beeb
Beeb
11 anos atrás

Chutemos, portanto, a maleta do Bernie. Caso deseje aceitar, a missão é sua FG. Se quiser tentar a aquisição da mala por meios legitimos, sugiro que ofereça sua mochila em troca. Como Bernie sabidamente não é muito bom de negócio, acho que aceitará a troca sem muita resistência.

Fernando zallin
Fernando zallin
11 anos atrás

“Entre o amor e ódio a linha é tenúa” … sem mais.

Angry Baboon
Angry Baboon
11 anos atrás

Alguém pode explicar direito a regra e punição para quem não comparece à pesagem?
Ele deveria perder cinco posições, segundo o regulamento, correto? Perdeu mais cinco porque é reincidente. Então por que tem retardado falando merdas como “Fiarrari” etc? Só porque são retardados mesmo?

André Alves
André Alves
11 anos atrás

Cadê a mulher nua????????????????????????????????????????????

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  André Alves
11 anos atrás

O cabelo cresceu…

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Vão mandar o massa espalhar pra cima do Vettel…com certeza…e o Galvão ainda vai defender…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Não dá ideia que ele faz!…

Enko
Enko
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

se ele quiser continuar na ferrari eternamente e virar herói na italia é só dar um toque no vettel na largada, como segundinho se a ferrari mandar ele obedece, ou então perde o emprego.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

sei nao…o Vettel esta muito Tenso…acho que ele esta presentindo …que o Peruca Branca vai apertar o… Botaostopredbull1…hahahaharssssn e jogar a taça para a Trairinha / 147…eu acho altamente provavel esta hipotese…valeu.

Enko
Enko
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

prateado, esse botão estava acionado até bem pouco tempo atrás, quando foi liberado, o vettel ganhou 4 seguidas e virou líder
caso isso não fosse feito, teria sido campeão na metade da temporada tal a superioridade do seu carro.

valter
valter
11 anos atrás

Esse carro da maclaren em 2013 pilotado pelo Perez…vamos conhecer o hino mexicano.

Roberto
Roberto
11 anos atrás

FG,
Na transmissão ouvi o Regi comentar que Alonso pode ter feito a classificação com o carro mais macio (mole), ou seja, com um acerto mais adequado para a possibilidade de chuva.
Isso procede?
Seria uma estratégia acertada?ou equivocada?
O que você acredita?
E aí? Amanhã Alonso vai ser campeão?
No GP do USA, o Fêtel não quebrou. Acho que agora quebra.
Roberto.

Caique.
Caique.
Reply to  Roberto
11 anos atrás

Seria na realidade uma imbecilidade das outras equipes, pois TODAS sabem que vai chover e o Reginaldo tem que se aposentar…Alonso foi mais lento, sempre mais de 0,5 segundos em todos os treinos.