TRI IN SAMPA (22)

SÃO PAULO (por partes, merece) – Vettel não estava num bom dia hoje, coitado. O adversário queria o caos. Ele, apenas um dominguinho tranquilo, daqueles de almoçar na sogra, comer um pudim, ver o Faustão e, depois, um futebolzinho. De noite, uma pizza sem inventar muito, meia aliche, meia mussarela, uma olhada nos gols do Fantástico e cama.

Mas Alonso tem pacto com o capeta. Foi ontem à noite a um pai-de-santo e comprou o pacote Platinum — caro, diga-se, ainda mais para estrangeiros, que pagam em euro (cartão, só de débito). Tinha as opções do Silver (chuva, pit stop demorado e drive-through), Gold (garoa, defeito no KERS, indisposição estomacal, pneu furado), Gold Plus (os itens anteriores, mais dividir freada com Maldonado e primeira volta perto do Grosjean). Mas foi direto no Platinum, que deixou o pai-de-santo assustado. “Precisa de tudo isso, mizifio?”. “Todo, señor padre-de-santo. Hace todo, lo pacôte complêto, sien dó, quiero todo.”

“Hómi ruim”, pensou o pai-de-santo, e encomendou o trabalho completo, o Platinum — algo que nem aquele outro piloto meio calvo cujo nome ele já não lembrava pediu para o outro queixudo alguns anos atrás. Esse pacote, que o guia espiritual achava que ficaria encalhado para o resto da vida, um erro de marketing, continha chuva dez minutos antes do início, largada ruim, espremida do companheiro de equipe, batida por trás na primeira volta, ficar na contramão de frente para o Petrov e o Karthikeyan, cair para último, pista seca e depois molhada de novo, rádio defeituoso, pit stop na hora errada, demora para trocar pneu, disputa com Kobayashi debaixo de tempestade e pódio garantido para o contratante.

Alonso saiu do terreiro certo de ter feito um bom investimento, ainda mais quando soube, por Schumacher, que o serviço era garantido. Foi Michael quem indicou. “Comprei o Silver dois anos seguidos, não era muito caro, tinha só pane hidráulica e pane seca, na época essas coisas eram mais simples, mas funcionou muito bem”, contou o alemão no jantar, ontem à noite, e passou o cartão amarfanhado do pai-de-santo para o espanhol, onde se lia, também, num inglês meio tosco, “I bring your love back in two days or you money is devolved”.

Bem, o piloto da Ferrari não pode reclamar da execução do trabalho. O pai-de-santo entregou tudo direitinho, exatamente como prometia o pacote Platinum. Só não contava com a incrível persistência da vítima escolhida, que resistiu à espremida do companheiro, à batida do desastrado brasileiro, aos barbeiros de frente para ele na contramão, ao mau trabalho da equipe na parada, ao rádio que deixou de funcionar, à chuva, a tudo.

Sebastian Vettel passou por cima de todos os azares que um candidato a título pode ter numa única corrida. Chegou em sexto. Alonso foi o segundo, tendo ganhado o posto por cortesia — natural — do companheiro. Button venceu, por ter sido, ao lado de Hülkenberg, mais uma vez, o cara que entendeu melhor a hora de colocar pneu de chuva e voltar para slicks. Quase um paulistano, esse Button. Hülk quase ganhou, mas bateu em Hamilton, foi punido e terminou numa gloriosa quinta posição.

Alonso, El Reclamón de Las Astúrias, fez um campeonato excepcional. O melhor de sua vida, provando que é possível executar um bom omelete sem ovos. Perdeu o título em dois acidentes sobre os quais não teve controle algum. Ficou a três pontos do alemãozinho, que se tornou o mais jovem tricampeão de todos os tempos, 25 anos, colocando-se ao lado de Fangio e Schumacher no seletíssimo clube de pilotos que venceram três campeonatos seguidos.

Interlagos fez uma decisão digna de sua história e da história da F-1. Uma corrida fantástica, definida por Nelson Piquet, no pódio, como a mais emocionante que viu na vida. Um espetáculo.

O esporte determina que só pode haver um campeão. OK, ficou com Vettel, que merece todos os elogios do mundo. É um fenômeno. Pela juventude, carisma, frieza, capacidade, simpatia. Se ficasse com Alonso o título, também estaria OK: combativo, persistente, talentoso, forte, líder.

Mas é só um que leva. Ao vencedor, as batatas. Ao perdedor, os aplausos. E ficamos todos bem.

Subscribe
Notify of
guest

160 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Henrique Farah
José Henrique Farah
11 anos atrás

ÚNICO SENÃO; VETTEL NUNCA PRECISOU DO COMPANHEIRO PARA CONSEGUIR OS PONTOS….!

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Vettel – matador. Nem pai de santo resolve…

Alan Borghini
Alan Borghini
11 anos atrás

Na volta 16 o Vettel estava colado no Alonso e depois cozinhou a corrida. Que humilhada que ele deu no espanhol.

Michele
Michele
11 anos atrás

Ótimo texto! Só discordo ao qualificar o Vettel como carismático. Acho que ele tem quase zero de carisma. Ele passa a imagem de um menino comum. Mas o Messi também é um menino comum e dizem que o Neymar é carismático, então isso não importa muito.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

O texto foi ótimo como sempre!!!!!

Alberto
Alberto
11 anos atrás

Um grande campeonato do Vettel, que infelizmente alguns tentam reduzir apenas à genialidade de Adrian Newey. Deve ser desanimador sair de um carro campeão e dominante como o de 2011 para um carro apenas médio, como foi a Red Bull na primeira metade do campeonato. E ele conseguiu, marcando pontos de forma consistente, e com eficiência próxima a 100% no momento em que teve um canhão nas mãos. Fico imaginando para onde vai a confiança desse rapaz agora, vencendo um título dessa maneira. Tem apenas 25 anos mas já carrega uma larga experiência; já ganhou títulos tendo que buscar o adversário na última corrida, dominando do começo ao fim e, por fim, administrando uma diferença de forma dramática e tendo que se recuperar de um início de prova infeliz, a exemplo do que fez Senna em 1988. Acho que poucas coisas vão conseguir abalá-lo depois de tudo isso que aconteceu, será só um reforço positivo para sua trajetória campeã na F1.

Alonso fez um ótimo campeonato com um carro médio do início ao fim. Largadas incríveis, uma consistência em corrida comparável à de Alain Prost e com raríssimos erros, me impressiona muito os resltados que esse cara consegue nas corridas, muitas vezes saindo de posições de largada desfavoráveis. Talento puro. Mas tenho dúvidas se voltará a ser campeão tão cedo, não vejo no horizonte da Ferrari um carro rápido o suficiente. Entra ano, sai ano e os problemas se repetem, desde o fim da 2008. O carro nunca é redondo no conjunto. Talvez o caminho seja a notória confiabilidade do carro, ou quem sabe em 2014, fazendo um motor muito superior, que compense suas deficiências. Veremos.

Aguardo com entusiasmo a participação de Hamilton no próximo ano, para mim é um dos gênios da pilotagem na F1 de todos os tempos. Será interessante vê-lo em outros ares, se não se desanimar com um início de campeonato provavelmente difícil, terá chances de se reerguer junto com uma equipe de grande nome, feito que nem um heptacampeão conseguiu. Será um grande desafio. Mas para isso terá que estar com a cabeça leve, sem se abalar psicologicamente com o companheiro de equipe ou com as dificuldades do carro. É o piloto da minha torcida.

Acho que todos nós, que gostamos de F1, temos sorte de poder assistir a esses caras. Em uma época na qual muito se fala de pilotos pagantes, aerodinâmica e o diabo a quatro, não tenho dúvida de que temos o privilégio de presenciar o momento de maior excelência técnica da F1, com pilotos de altíssima qualidade do começo ao fim do pelotão. Abraços e até 2013.

Alvaro S.
Alvaro S.
Reply to  Alberto
11 anos atrás

Alberto. Escreveu um bom texto.

Acredito que a partir do meio para o final do campeonato deste ano, a Mercedes parou de investir em melhorias, pois ela caiu muito de rendimento em relação ao começo do ano. Afinal, já era uma tarefa impossível alcançar o quarto lugar da Lotus no campeonato de construtores. Por isso acho que já estão focando no campeonato de 2013 a muito tempo. A contração milionária do Hamilton evidência isso. Se depender do currículo de Ross Brawn, que com a Brawn GP ganhou o campeonato por ser a equipe que mais se adequou seus carros com o regulamento daquele ano, acredito que a Mercedes vai disputar com os grandes. Acho que realmente voce pode ter boas expectativas para o Hamilton.
Mas, como voce mesmo disse sobre as qualidades do Vettel, ano que vem, tenho a impressão que dará ele novamente.
Abraços.

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Nossa quanta viagem nesse seu post, Flavio. Acho que é você quem deve ter algum pacto com o Dick Shumacher, diante dos predicativos que você atribui ao alemão de forma muitas vezes insensata, tornando-o muito parecido com o “narrador oficial” quando comenta sobre algum brasileiro no esporte. Eu chego a acreditar que você isso por birra dos fãs do senna. Mas fã é fã, caro Flávio. Você é jornalista. Você e muitos da mídia automobilística se dirigem ao Alonso como Choronso. No entanto, esse comportanto do espanhol de chorão parece não existir mais, haja vista os comentários dele após perder ontem, e em outras oportunidades. O massa, além de massacrado é muito mais chorão. Até hoje reclama do Nelsinho no caso Singapura, atribuindo-lhe a responsabilidade pela perda do campeonato em 2008. Mas vocês da mídia são verdadeiros manipuladores de opiniões e são capazes de fazer vilão virar mocinho e mocinho virar vilão. Não é mesmo, Flávio!?

Hermann
Hermann
11 anos atrás

Concordo plenamente.. Realmente foi uma ótima temporada, belas corridas e o campeonato ficou, ou permaneceu com quem mereceu… Ótimo piloto, ótima equipe,, um carro espetacular.. Mas Alonso se mostrou forte, tirando por vezes água de pedra, e uma Mclaren que deve vir forte para 2013.
Texto perfeito!

Anderson Moran
Anderson Moran
11 anos atrás

Puta Merda… que texto…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Vettel Campeão… taí um cara de “sorte”… é bom pararem de falar que o sortudo é o Alonso…

Imperador

Magno Maia
Magno Maia
11 anos atrás

R-I-D-I-C-U-L-O
KKKKKKKK muito legal o texto, sua imaginação é muito fertil.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
11 anos atrás

Discordo em apenas um dos pontos, acho que ALO foi responsável pelo abandono do Japão…espremendo RAI para fora…apenas isso!!! Tbm deixou escapar a vitória em Abu Dhabi e em Barcelona…

rafael pestana
rafael pestana
11 anos atrás

Flávio, parabéns! Já acompanho seu blog a muitos anos e este é o melhor de todos. Nem os posts sobre o Gola profonda ou aquela série dos quemagomas foram tão brilhantes quanto isto! Abraço

Francisco Hidalgo
Francisco Hidalgo
11 anos atrás

Espetacular como sempre.

KATHY LIMA
KATHY LIMA
11 anos atrás

FG Que texto!!! Para a melhor temporada o melhor texto, parabéns!!!
Vettel Corpo Fechado/Carro Fechado… Muita Luz para o verdadeiro Tri Campeão
E os três melhores pilotos no final com os Três primeiros lugares… PERFEITO!
Que venha 2013 a Primeira Temporada na Era de Aquário… Que venha KIMI

Ice Kiss

Civirino Pocaprosa
Civirino Pocaprosa
Reply to  KATHY LIMA
11 anos atrás

Acompanho desde 97 em quase absoluto silêncio. Na verdade, um dos melhores textos. Genial. “You money devolved” é sacada de mestre.

Alexandre
Alexandre
11 anos atrás

Memória curta o Piquet, em 2008 foi muito mais emocionante…. E aindafalou isso na frente do Massa, que gafe Piquet.

E outra coisa Piquet, falou mal do Massa e ficou no pódio puxando o saco dele….

Andre Decourt
Reply to  Alexandre
11 anos atrás

Viuva detect…..

David Mattos
David Mattos
11 anos atrás

Post sensacional!! Hahahaha.
Abraço.

Sérgio Santana
Sérgio Santana
11 anos atrás

FG (nem sei se você gosta de ser chamado assim), a corrida foi quase tão boa quanto o seu texto. Parabéns!!!

Charada
Reply to  Sérgio Santana
11 anos atrás

Menos Batista, menos!

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

Flávio, desta vez voce se superou e confirmou que alguns pilotos querem e são campeões na base da mutreta.
Parabéns pelo ótimo texto .
Podem dizer o que quiserem mais o melhor piloto da atualidade é Vettel,
É tricampeão sem precisar de mutretas.
Parem com esta história de melhor carro, Pois as Mc. Larens que os “entendidos” diziam que eram os melhores carros ficaram em terceiro no campeonato e tinham 2 campeões pilotando.
Choronso só ganha na sacanagem ou com ajuda do escudeiro, desde que estava na Renault.
E se o carro era tão ruim não iria subir ao pódio tantas vezes.
Por fim o Senna sobrinho ao declarar achar normal as mutretas da Ferrari se candidatou ao posto do Massa e hoje ratificou o pedido. batendo no Vettel. Fez sua parte, paciencia se não deu lá muito certo.

Lins
Lins
Reply to  Gabriel
11 anos atrás

ô mane esse texto não é realidade não viu…. Vc esta fumando muita maconha isso sim..kkkkkkkk

Ron
Ron
11 anos atrás

Ótimo! Muito engraçado.
Acho que o pacote do Alonso não deu certo porque o pai-de-santo percebeu que o cheque do espanhol era do Santander (onde ele, o pai-de-santo, talvez já tivesse tido algum problema mal-resolvido em relação às tarifas) ou porque o Vettel comprou um pacote VIP de corpo f…, digo, carro fechado.

Jackspeed
Jackspeed
11 anos atrás

corridaça!!!não entendi o acerto da Ferrari do alonso, pela má classificação achei que el fodon ia voar no aguaceiro, nem uma coisa nem outra, não foi bem nem no seco nem no molhado, agora vou criar uma frase para a posteridade:”carreras son carreras”, traduzindo: tudo pode acontecer, alonso esteve perto do título mas o santo de vettel é forte, vai ter sorte assim lá em munique!!

Jean
Jean
11 anos atrás

Para alguns, mesmo que antes considerassem Alonso mais piloto que Vettel, agora não consideram mais, afinal, 3 > 2.

Lins
Lins
Reply to  Jean
11 anos atrás

Quem tirou o campeonato do alonso foram aquelas duas batidas que o mesmo sofreu sem ter culpa nenhuma, ele é muito bom piloto isso sim… vettel suou foi muito quase perdeu o titulo para um piloto com carro anos luz inferior!

Charada
Reply to  Jean
11 anos atrás

7>3 implica em Shumacher maior que Senna.

Jean
Jean
Reply to  Jean
11 anos atrás

Pois é, camaradas. É assim que algumas pessoas veem esse esporte, infelizmente. O que importa são os números, não os fatores. Já eu concordo com o Reginaldo Leme, que concordou com o engenheiro do Alonso: Alonso é Top 5 fácil, fácil de todos os tempos, e É melhor do que Schumacher, com certa folga.

TEDESCO
TEDESCO
11 anos atrás

Ao longe, no motorhome da Ferrari quem passava (torcida comemorando o tri de Vettel )ouvia. – Pai-de-Santo filha-da-puta! Me enganou o safado!- dizia entre lágrimas Fernandinho o Dick Vigarista das Astúrias – ele me prometeu que não tinha como o Tião escapar daquele pacote. -Desgraçado do Schumacher ! Deve estar rindo as minhas custas! Todos a sua volta aproveitaram para xingar o maldito alemão (mais um!). Foi então que Fernandinho soltou uma gargalhada. Todos se olharam sem entender nada. – O Pai-de-Santo se fodeu! O dinheiro que paguei a ele era falso! Hahahahahahaah! Gargalhada geral!Esse Fernandinho é realmente um garoto de futuro.Desce o pano.
Brincadeiras a parte, muito legal o texto do Flavio, parabenizo-o pela criatividade e não pude deixar de aproveitar a deixa. Quanto a corrida, foi daquelas de internar cardiacos. O ínicio foi sensacional com os ferraristas comemorando (antes do tempo) quando o Vettel viu o mundo ao contrário. Mas hoje ele estava com a sorte dos campeões, e ai meu amigo com os deuses ao seu lado e com extrema competência, habilidade e sangue-frio conseguiu colocar os nervos no lugar e partiu para a luta numa corrida que parecia conspirar contra. Webber mostrou que é um amigo-da-onça e expremeu o que pode o Tiãozinho que quase sambou. Enquanto isso Massinha ajudou o que pode Alonso, de todas as maneiras possiveis, um verdadeiro substituto para o Barrichello. Aliás a nota destoante foi ver o Barrica em Interlagos fazendo cavadinha para correr em alguma dessas equipes de enésimo escalão. De doer. Parabéns a Vettel, se alguém ainda tinha duvidas elas acabaram na chuva de Interlagos.
PS: Por fim, não menos importante, a segunda despedida de um Mito: Michael Schumacher.
Vai em paz Schumi, dever mais do que cumprido. Quem viu, viu, a partir de agora só no YouTubbe. Ninguém conquista sete, eu disse SETE TITULOS MUNDIAIS, sem ser um gênio nas pistas, e parafraseando Getúlio poderia dizer : ” Saio hoje das pistas para entrar para a história!” E quem puder que faça melhor! Chupa essa Fernandinho!!!kkkkkkkkkkkkkkkkk
PS2: Vem cá Flávio é impressão minha ou o que aparece naquela foto é um Trabant? Será possivel?

marcus amorim
marcus amorim
11 anos atrás

Pô cara, você é f…….! que show de texto. \chorei de rir……

abraço

Fêttel é voda
Fêttel é voda
11 anos atrás

Essa do pai-de-santo-pacote-platinum-vip-plus-personalité foi ótima! Tava tudo conspirando contra, mas mesmo assim o alemãozinho conseguiu, he he he. Caiu pra último e, já pela décima volta, já estava em 6°. E vem neguinho aqui dizer que o cara é o menino mimado que só ganha porque o carro é o melhor, é brincadeira… “Ah, mas o Webber abriu pra ele passar”, porra, o Webber chegou na frente dele, não influiu em nada!

FG, como sempre, tua análise é brilhante. Também achei despropositada a punição ao incrível Hulk, totalmente sem querer. Di Resta foi totalmente apagado pelo alemão neste ano.

E esse lugarzinho do Petrov valeu uns cobres pra temporada que vem pra Caterham. Talvez com certa injustiça, visto que a equipe verde não continuou evoluindo como havia feito até ano passado. Neste ano a Marrussia andou muito próxima e, por vezes, à frente.
Espero que o Razia tenha alguma chance, e espero também que aposentem o Bruno Senna, que já desperdiçou duas boas chances. Esse Grosjean também, vou te contar…

Será que o mercado japonês é tão desimportante assim hoje em dia? Não interessa ao Bernie arrumar uns patrocínios pro Koba? Mexer uns pauzinhos e encaixá-lo em algum time? Quando finalmente aparece um piloto japa bom, ninguém dá uma força??? Não dá pra entender esse distanciamento japonês, por maior que seja a crise…

Mas foi meio constrangedor o pódio hoje, não? Nelsão entrevistando Massa e Alonso, diretamente envolvidos no Cingapuragate de seu filho (o primeiro, prejudicado; o segundo, favorecido)… Não sei como anda a relação entre os Piquet e os Massa, mas, sei lá, poderiam ter escalado o Emerson ou o Rubinho… Se o pódio fosse Vettel, Hamilton e Button, por exemplo, sem problemas… Melhor ainda se fosse o Joel Santana o entrevistador!

J Fernando
J Fernando
Reply to  Fêttel é voda
11 anos atrás

Foi constrangedor nada.
Piquet torceu contra o espanhol. E ainda esclareceu que sabia o que ele estava sentindo, pois perdeu o campeonato de 1986 na última corrida, por causa de uma troca de pneus.

Me parece que o entrevistador é escolhido ANTES do pódio de uma corrida e não depois.

war
war
11 anos atrás

Foi muito gratificante o título ter ficado com Vettel. Um piloto com todas as boas características de um campeão (aquelas que se presume de um campeão).
Seria muito ruim, em todos os sentidos, caso Alonso saísse campeão. Suas características são deletérias; tem um raciocínio torto quando o assunto é “como chegar à vitória”. O pior de tudo é que seu exemplo de esperteza torta deturpa o próprio sentido da expressão: COMPETIÇÃO.
Alonso não é competitivo no sentido positivo da palavra, o é no sentido negativo. Isso é ruim!
Além do que, está mais do que na hora de pararem com essa história de que Alonso tinha um carro ruim. Ora, basta ver a performance de Massa para ver que a Ferrari tinha sim um carro competitivo. Alonso é que (na reta final do campeonato) estava seguidas vezes menos competitivo que o próprio Massa. Tanto que precisou ultrapassá-lo sob ordens, culminando com o caso do lacre, que foi deplorável porque prejudicou vários pilotos que estavam em posições melhores na pista. Esse é Alonso!
A Ferrari estava competitiva. Alonso é que estava mais focado em criar artimanhas que em pilotar seu carro. Esse é Alonso!
Para finalizar, no treino classificatório, em certo momento Reginaldo Leme soltou algo mais ou menos assim: “Alonso está pressionando os fiscais para que fiquem atentos à Vettel, querendo com isso forçar alguma punição a Vettel para que ele perca posições no grid”. Galvão não falou um “a”, mudou de assunto e a conversa morreu. Esse é Alonso!
Na corrida de hoje. Vettel contou com a sorte ao se envolver num acidente e sair com o carro em condições de competir. Contou com o talento ao fazer corrida de recuperação numa pista molhada. Mas, para Alonso e sua dor de cotovelo monumental, Vettel tem a sorte de ter um bom carro. Esse é Alonso!

rafael pestana
rafael pestana
Reply to  war
11 anos atrás

Parabéns War. O comentário sobre a figura do Alonso e o que a conduta dele representa para a competição foram muito bem colocados. A existência de pessoas que se negam a enxergar esta faceta de Alonso (excelente piloto, mas caráter deturpado) deixa claro que conceitos como ética, como moral estão em declínio na nossa sociedade. Abraço

Gustavo
Gustavo
11 anos atrás

Que corrida……não consegui nem ir no banheiro durante a corrida….isso porque eu tava entupido de Nova Schin……o Globo, pede patrocínio pra Brahma,,,,,ou a Stella…….Schin num da…..não tenho a certeza do que vou falar, pois quero assistir a corrida inteira depois pela TV, mas o alemão véio deu uma mão pro alemão mais novo heim……praticamente abriu no lago e a hora que o Koba veio ele ficou trancando o cara……foi isso mesmo????

Paulo Pinto
11 anos atrás

Os Deuses da Velocidade estavam com o alemãozinho. É a herança espiritual que ele herda de Top Seven.

Valmir Passos
Valmir Passos
11 anos atrás

Realmente foi um corrida sensacional. Em todos esse anos que acompanho F1, não me lembro de uma final como essa. Incrível. Título mais que merecido.Alonso é um gênio, mas Vettel mereceu!!!

Lins
Lins
Reply to  Valmir Passos
11 anos atrás

Tô com vc!

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Não sou puxa-saco, mas seu texto agora foi show!!! Ri litros!!! O título ficou em boas mãos. Vettel superou tudo hoje, até falha de rádio, para ser campeão. MERECIDÍSSIMO!!!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
11 anos atrás

Diz para mim que você foi irônico. Do contrario vou ter que admitir que você eh lesado.

Carlos Cleber
Carlos Cleber
11 anos atrás

Vettel. Tri campeão em uma equipe que nunca tinha ganho corrida antes dele fazer parte do time. Alonso reclama de uma equipe que deu 5 títulos seguidos ao Shumi.

Lins
Lins
Reply to  Carlos Cleber
11 anos atrás

vc falou a maior merda do mundo hj kara!!!

Alan Borghini
Alan Borghini
Reply to  Carlos Cleber
11 anos atrás

Falou tudo, Carlos. O Vettel está indo para o topo da história.

SIMÃO
SIMÃO
11 anos atrás

Que corrida FG… que corrida espetacular !!! E este texto tá espetacular tbém… comédia
Parabéns pro Vettel e vc.

Edu
Edu
11 anos atrás

Poema:
Massa fez mais do que sonhou.
Alonso mais do que pensou.
De Vettel o título quase escapou.
E Bruno Senna barbeiro ficou.
Fim.

Vinícius dos Santos
11 anos atrás

Ótimo texto, Flávio! Mas faltou mencionar o momento MITOLÓGICO de Kimi Raikkonen tomando um “caminho alternativo” em Interlagos.

Pedro Paulo
Pedro Paulo
Reply to  Vinícius dos Santos
11 anos atrás

kkkkkk, realmente foi mítico, primeiro tenta pegar um caminho alternativo pra pista, fica sem saída, depois faz o “zerinho” pra voltar e depois sair catando cavaco na grama foi demais, coisas do Kimi rsrs

Pedro Araújo
Pedro Araújo
11 anos atrás

ô gomes, pega esse texto e emoldura na parede, meu rapaz.

e coloca junto com alguma memorabília dessa corrida.

que corrida!!!!!

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Pai-de-santo picareta. Garantiu que o Vettel tava amarrado.

http://morningbounce.files.wordpress.com/2009/01/redbull2.jpg?w=500&h=375

Tailor Jr.
Tailor Jr.
11 anos atrás

Sabe, tive mais um privilégio em minha vida, assistir essa corrida espetacular, suei nas mãos, deu dor de barriga, ri de nervoso…. só a F1 faz isso comigo.

Pedro Simoes
Pedro Simoes
11 anos atrás

Poxa eu não entendo por que o torcedor brasileiro chama o Alonso de Dick Vigarista: Primeiro – Dick nunca ganhava, segundo ele é melhor e pronto. Uns choravam quando ganhavam. outros se fazendo de vitimas de companheiros de equipes malvados.

Bruno Perim
Bruno Perim
Reply to  Pedro Simoes
11 anos atrás

é isso aí.

Raquel
Raquel
11 anos atrás

Flavio, texto incrível. Ri muito, pra variar!
Acho que o Schumacher entregou o mesmo cartão pro Seb e ele acertou com o pai-de-santo o Seguro Proteção ao Pacote Platinum, mais caro ainda que o pacote propriamente dito.

Claudio
Claudio
11 anos atrás

“Button, quase um paulistano”… acho que não. Ele dirige bem demais pra ser considerado um paulistano.
Os boletins diários de transito não me deixam mentir.

Clayton Duarte
Clayton Duarte
11 anos atrás

Acho que tudo que havia a ser comentado acerca da genialidade de Vettel e Alonso já foi dito. Gostaria de destacar o vencedor dessa corrida: Button (até passa um pouco desapercebido por conta do tri do Vettel). Nas três temporadas em que ele dividiu os boxes com um piloto veloz como Hamilton, ficou atrás na pontuação final em duas. Mas na soma de todos os pontos dos três anos, ele venceu: 672 a 657. Ele pode não ter a velocidade de outros pilotos do grid, mas é incrível como ele compensa isso com inteligência. É notável a capacidade dele de fazer a leitura correta de todos os acontecimentos de uma corrida e tirar proveito disso. É um cara que vai dar bastante trabalho ano que vem caso a McLaren continue lhe dando um carro competitivo.

Michel
Michel
11 anos atrás

Estou bastante contente pela bela conquista do Vettel! Parabéns!

Sarcoma de Kaposi
Sarcoma de Kaposi
11 anos atrás

Mas como esse Bruno Senna e íncapaz… nem para bater com efetividade e competencia serve, dirão os italianos…

Pedro Paulo
Pedro Paulo
11 anos atrás

Ótimo texto, tão espetacular quanto a corrida, esta de parabéns…

samuel.aju
samuel.aju
11 anos atrás

Texto trilegal. Um dia de cão para Vettel, anunciado no sábado por Alonso. Se todo mundo aderir ao pai-de-santo, só ficará o safety car pra contar história…rsrsrsrrs
Próximo ano, como disse o Galvão Bueno, eh ano de Button provar o seu valor, Hamilton tirar leite de pedra, e Alonso, de novo, fazer a festa dos terreiros… Abs. Parabéns pela melhor cobertura de F1 do Brasil.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

O Alonso batalhou bem mais que o Vettel pelo campeonato…Spa e Suzuka fizeram falta no final…pena…Ele teve que lutar com um carro nem tão bom assim…e conseguiu chegar aonde chegou….ele bem disse : A luta é contra o Adrian Newey… dito e feito.

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Carlos Pereira
11 anos atrás

Conversa de fraco. Alonso sempre foi um mau perdedor e fracassado, vigarista.

José Guilhermo
José Guilhermo
11 anos atrás

Parabéns pelo titulo Vettel, mesmo achando Hamilton e Alonso um pouco na frente em tecnica e arrojo, mas o alemao hoje fez uma corrida de gente grande e mereceu o titulo, nao tem culpa de ter o melhor carro, assim como certo alemao aposentado hoje tb nao tinha, isso nao diminui sua grandeza e vem mais titulos por ai eu acho, em relação ao Alonso vejo muita gente contente com a sua derrota, nada demais so acho que se nao fosse pela sua genialidade principlamente no inicio do campeonato essa disputa nem existiria, porém acho muito injusto ficarem analisando o carater do cara, algo muito pessoal, nao existe nenhum campeão santo na F1 que eu saiba muito pelo contrário, fico imaginando como seria a reação, se o espanhol solta-se agora no final do ano a seguinte pérola: Para a Red bull pilotaria ate de graça, assim como um certo campeão tao excepcional quanto ou ate mais fez certa vez em sua epoca, ele queria sempre ter o melhor carro,vencer sempre, tao competitivo quanto Alonso, hoje certamente Alonso seria taxado de babaca para baixo, se fizesse tal comentário, isso só mostra que dependendo da nacionalidade do cidadao, o conceito de heroi e vilão podem mudar drasticamente.

Cristiano
Cristiano
Reply to  José Guilhermo
11 anos atrás

Uma coisa é vc dar uma gafe falando que dirigiria de graça um carro melhor, outra é toda vez fazer/precisar de malandragem pra levar vantagem.
Menos, Alonsette.
E antes que venha mais Alonsette chorar aqui, com mimimi de que ninguém é santo, nem o falecido, blah, blah, blah, já adianto: ok, ninguém é santo, mas toda hora jogar sujo, inclusive com torcida da “FIA”, já encheu o saco. Parabéns ao Vettel, que venceu o campeonato de forma honesta e limpa, mesmo com um início de campeonato mediano, soube ter paciência e continuar lutando.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  José Guilhermo
11 anos atrás

Há algumas corridas que o Vettel não tem o melhor carro. O melhor carros nas ultimas corridas eh da McClaren.

MSM
MSM
11 anos atrás

Deixar para resolver o campeonato na última corrida dá nisso: tensão e emoção até a bandeirada. As Red Bulls largaram mal, enquanto que as Ferraris voaram para cima do pelotão da frente, como eles fizeram aquilo!!!?
Destaque para Button e principalmente Hulkenberg, que se não fosse pelos dois erros com o Hamilton (derrapada e e depois batida) estaria no pódio, os dois andaram muito, sabendo o momento certo em relação a troca dos pneus. Hamilton vinha fazendo uma boa corrida, merecia estar no pódio também, mas levou um toque do Hulk e acabou quebrando a suspensão.
Alonso correu com totais condições de ser campeão, não só pela competência, mas também pela sorte, o que aconteceu neste Gp foi para estar num filme de suspense dos bons. Começou ganhando a frente de Vettel e aí seria um pouco mais fácil, quando soube do toque do Vettel, deve ter aberto um sorriso e falado: “Serei Tri!!!” Só que não contava com a maluquice do tempo, que estava literalmente instável para todos.
Massa correu bem, e embora tenha feito um campeonato ruim, pelo menos voltou ao pódio, embora não o considere piloto para ganhar título na F1.
Outro que chamou a atenção foi o Kobayashi, naquele aguaceiro disputou de igual com outros pilotos sem aliviar.
E quanto a Red Bull, Webber teve um domingo lametável, não ajudou e ainda complicou a largada do Vettel, que logo após sofreu um toque do Bruno (fechou com chave de ouro a temporada cheia de batidas) que por muita sorte não teve a suspensão quebrada (a batida no Hamilton foi muito mais leve mas acaou quebrando a suspensão dele).
O Bruno não tem cacife para correr na F1, muito estabanado e por pouco não acaba com o título do Vettel, como não está certo na Willians é melhor ir procurando outra categoria, ou melhor, mudar de ramo.
Parabéns ao Vettel, depois de tantas agruras neste Gp, estava tudo conspirando para perder o título, conseguiu se recuperar depois do toque e quando estava em 5º lugar começou a chuva cai, chuva para, que deixou o pessoal dos boxes mais perdidos que cego em tiroteio. O ponto principal foi a falta de rádio para saber se a equipe estava pronta no boxes, e quando chegou, os pneus ainda estavam com os cobertores. Mesmo assim soube administrar sem cometer exageros, e merecidamente, depois de muitos dizerem que o campeonato estava na mão do Alonso com 40 pts a frente (na metade da temporada) calou os céticos e agora é TRI!!!

Luiz G
Luiz G
11 anos atrás

-Parabéns á Renault por ter tirado, elegantemente, Alonso de duas corridas através de sua sub-equipe, Lotus.

-Parabéns a Newey pela criatividade de conseguir contornar as falhas de seu carro no meio da temporada e fazê-lo imbatível.

-Parabéns a Vettel por ter aguardado pacientemente que Newey e a Renault (Lotus) resolvessem seus problemas para que pudesse ser campeão no fim da temporada.

-Parabéns á Massa que abdicou completamente de seu ego para dedicar todo seu esforço á seu companheiro e equipe para que se mostrasse “digno” de ficar na Ferrari mostrando que veste a camisa da empresa.

-Meus lamentos á Ferrari e que não conseguiu dar á Alonso um carro digno de seu talento e precisou fazer “mutretas” ás claras para que Alonso tivesse oportunidades melhores. (Devia fazer mutretas melhores como as da Renault que usou a Lotus.)

-Meus lamentos á Alonso que dirigiu melhor do que todos e foi vencido pela criatividade de Newey, pelos conchavos da Renault e pela falta de confiabilidade do projetista da ferrari.

Cada um tem sua opinião e esta é a minha sobre a temporada 2012.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

Alguns terminam amargurados, tentando desmerecer as conquistas. Eu estou dentre aqueles que esta sorrindo abertamente.
Vettel, tricampeão!

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

conversa de fraco. Vettel é muito superior este rei da malandragem.

Bruno Perim
Bruno Perim
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

taí, no meio de todas as teorias malucas das vestais portadoras de tudo que há de mais puro no universo, esta é muito boa.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

Eu sou fã de Vettel e acho que o moleque anda muito.
Quando ele apareceu na F1, sabia que ele seria campeão. (não imaginei que tão rápido).
Também acho que Vettel é muito mais simpático que Alonso.

…Na verdade, não gosto de Alonso…

…mas acho que esse ano Alonso se mostrou superior e merecia esse título.
Achei triste a Red Bull fazer um carro que “dispareasse” na reta final do campeonato fazendo com que Vettel emplacasse 4 seguidas.
Acho que isso quebrou o equilíbrio da temporada.

…E não consigo acreditar que os os dois acidentes das Lotus com Alonso foram “coincidências”. Não acredito em “coincidências”, especialmente na F1.

Me chamem do que quiserem, mas…simplesmente não acredito!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

Então…………..ainda assim vc achou que Vettel foi o merecedor???
Não entendi seu raciocínio

Alberto
Alberto
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

Quando você chega naquele ponto em que julga já ter lido e ouvido todas as maluquices do mundo, alguém vem e te deixa de queixo caído. Fico imaginando o que deve ter passado na cabeça do dono da “toda poderosa Renault”, ao ver uma de suas “sub-equipes”, a Williams, quase tirar o título da sua “equipe principal” na última corrida do campeonato. Isso não é sua opinião, é seu atestado de insanidade mental.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Alberto
11 anos atrás

hauhauhauhaua….good point.

Certamente o dono da Renault não vai renovar com Bruno Senna depois dessa presepada.

A formula 1 é um jogo político no qual o vencedor é aquele que faz os melhores “acordos”.

Nos anos em que a disputa é mais acirrada, os acordos vão se estendendo para as outras equipes. Ninguém recma disso porque é normal. Todo mundo sabe disso e é parte da vida comum da F1.

Formula 1 é conspiração total!!