NAS ASAS

SÃO PAULO (sempre me tocam) – Meu amigo José de Ma2Tos manda a história desse aeroporto no EUA, Pinal Airpark, no Arizona, que é usado para manutenção ou simplesmente desmontagem (e posterior reciclagem) de aviões que não estão voando, por uma ou outra razão.

Incrível essa atividade da empresa que usa o velho aeroporto militar. Incrível, também, ver aviões da Varig ali.

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Ricardo Otto
Ricardo Otto
11 anos atrás

Deviam mudar o nome para Phinal Airpark…

Tom SemFreio
Tom SemFreio
11 anos atrás

A foto aí de cima deve ser meio antiga…os dois 777 da VARIG em primeiro plano, estão desmontados faz tempo. Ninguém queria eles. Tratam-se dos famigerados modelos -200, uma roubada que a Boeing lançou e que vendeu meia dúzia no mundo. E quem tem não consegue se livrar deles. Os Triple 7’s (ou T7’s) que todo mundo quer são os modelos -200ER. Ninguém entendeu por que a VARIG trocou os -200ER pelos -200. E vieram da British Airways em péssimas (mas péssimas MESMO) condições de operação. Os dois T7-200ER da finada estão voando hoje na AeroMexico.

Tom SemFreio
Tom SemFreio
Reply to  Tom SemFreio
11 anos atrás

Isso naquela época. Hoje os B777-300ER são de cair o queixo. Aeronaves espetaculares!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Tom SemFreio
11 anos atrás

Tom, seguinte: como o caixa já estava a zero, depois dos primeiros, que vieram de fábrica, ela pegou estas verdadeiras m€rd@s da BA como vc citou. . .

FTrack
FTrack
Reply to  Tom SemFreio
11 anos atrás

Não foram trocados, Tom, a Varig operou simultaneamente os -200ER (VRA e VRB recebidos zero km em 2001, VRE e VRF ex United) e os -200 (VRC, VRD, VRI e VRJ, todos ex British) até o fim das operações em 2006.

FTrack
FTrack
Reply to  FTrack
11 anos atrás

Correção: 777-200 PP-VRI e VRJ ex United e não British. Foram os últimos a parar de voar.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Dois 777… saudades da Varig.

Imperador

Marcos André - Rj
Marcos André - Rj
11 anos atrás

e aqui no brasil as sucatas ficam espalhadas pelos aeroportos atrapalhando e efeiando.

thiago
thiago
11 anos atrás

Se alguem viu Duro de Matar 2, o avião 747 do filme está em uma das fotos! kkkk

É o Evergreen Supertanker da primeira foto.

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Não esquecer o papelão que foi a compra da Webjet. Gol? To fora!

Ricardo Sandri
Ricardo Sandri
11 anos atrás

Ue? quer andar de VARIG? é só viajar pela GOL. Semana passada fui a Navegantes/SC partindo de Congonhas, quando chgego no avião vi que era um VARIG. Até as mesinhas carrinhos estavam com o logo VARIG, matei as saudades desta simpática companhia.

Giancarlo
Giancarlo
Reply to  Ricardo Sandri
11 anos atrás

Simpática? Depois do que fizeram com a PANAIR DO BRASIL não consigo admirar essa Companhia…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
11 anos atrás

Possivelmente aeronaves com a pintura da VARIG eram de leasing e com a quebra da companhia foram devolvidas à empresa proprietária (GE Finance ou alguma outra) que os colocou ali para não ficarem apodrecendo em algum aeroporto, pois as condições climáticas do deserto do Arizona são conhecidas mundialmente por ajudarem na preservação das aeronaves.

FTrack
FTrack
Reply to  Mauricio Alves
11 anos atrás

Exatamente. No caso desses Boeing 777, apesar de serem aviões relativamente novos (fabricados em 97-98 se não me engano), provavelmente serão sucateados. Aliás, o primeiro 777 sucateado do mundo, com menos de 10 anos de uso, operou na British Airways mas “morreu” com as cores da Varig.
http://hangardeplastico.net/forum/viewtopic.php?f=36&t=4729

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
11 anos atrás

na verdade esses aeroportos muitas vezes são lugares de “retrofitagem” ou armazenamento de jatos. não necessariamente para destruição. B777, B757, A320 e B767 são jatos muito procurados e logo logo estarão voando de novo…

B747-400 e -400F também são bastante procurados, não vai demorar muito para voarem…

DC-10 e B737-200 ou serão cargueiros ou irão voar na Africa…

BAE-146 e Dash-8 tem boa aceitação também…

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Seria um belíssimo passeio, se o Pinal Airpark não fosse restrito ao público. Uma pena.

Incrível, também, é quanto valem esses monstrengos na hora da venda como sucata. Num leilão da Vasp, em fevereiro, um Boeing 737-200 e mais quatro aviões picotados saíram por apenas 291 mil dilmas. É um valor simbólico, ante os milhões de obamas que custaram um dia.

http://www.youtube.com/watch?v=AWe4XOK__zM

Alexandre - BH
Alexandre - BH
Reply to  Alexandre - BH
11 anos atrás

Dúvida para o Professor Pasquale: “restrito ao público” tá certo?

victor freire
victor freire
11 anos atrás

dois 777 dos tempos em que a varig era sinônimo de qualidade. hoje, o que restou foi a imagem de nenê constantino, brabo, querendo bater em jornalistas.

thiago
thiago
Reply to  victor freire
11 anos atrás

Todos os aviões da Varig que aparecem são MD-11.

Gustavo
Gustavo
Reply to  thiago
11 anos atrás

Não fale besteira, são dois B-777. Os MD-11 tem a terceira turbina na cauda.

Flavio Francisco
Flavio Francisco
Reply to  thiago
11 anos atrás

Negativo!
São 777 os 2.
Os MD11 são completamente diferentes.

Decio
Decio
Reply to  thiago
11 anos atrás

Amigão, os 2 aviões da Varig que ilustram o post são 777. O MD-11 tem o 3º motor na cauda. Esse aqui, o ex PP-VRD, estava tão podre que não voou mais… virou sucata. http://www.airliners.net/photo/Boeing-777-236/2108736/L/&sid=4be5f1fc1edf182d5ffccb3b5eab0fe5

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  thiago
11 anos atrás

Desculpa aí, amigão, mas só se for em outra foto, porque nessa do post são 2 T7 e no link aparece um DC10 de carga. . .

FTrack
FTrack
Reply to  thiago
11 anos atrás

Errado, são dois Boeing 777

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  thiago
11 anos atrás

MD 11? Cade a turbina na cauda? Não manjas nada de avião…

Fabrício Pinho
Fabrício Pinho
Reply to  thiago
11 anos atrás

Não sou um grande especialista e a opinião é google free. Mas me parecem que são os 767 que operaram os últimos voos da Varig para a Europa ali por 2007, 2008. Com certeza não são MD-11. Os MD-11 possuem três turbinas, sendo a terceira acoplada ao leme. As aeronaves me parecem um pouco curtas para ser os triple-seven…

FTrack
FTrack
Reply to  Fabrício Pinho
11 anos atrás

Não, são 777. Os 767 são mais curtos e o diâmetro da fuselagem é menor.

henrique ebert
Reply to  Fabrício Pinho
11 anos atrás

Esses realmente são 777-200. Lembro deles aqui em Brasília.

A diferença de comprimento entre essas aeronaves e os 767-300ER (a maior variante operada pela Varig) é de menos de 10 metros.

A forma mais fácil de se diferenciar as duas aeronaves é olhando para o “tail-cone”. Arredondado no 767 (semelhante ao do A-320) e achatado no T7 (semelhante ao do MD-11).

Abs!

http://www.airliners.net/photo/American-Airlines/Boeing-767-323-ER/1846403/&sid=cf8bcf5346e293d0ecfee31514ea3d32

http://www.airliners.net/photo/Singapore-Airlines/Boeing-777-212-ER/2034510/&sid=6e13b267000688b387adad2089b33926

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  thiago
11 anos atrás

Éééé ? Hhhhmmmmm… MD-11 Economode ?
Tiraram uma turbina pra gastar menos é ?

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Pai Baô
11 anos atrás

na verdade a McDonnell Douglas tinha sim um projeto de um MD-11 birreator (o MD11DE), para concorrer com o B767. teria ficado bonito…