O GUARDIÃO

SÃO PAULO (“Sempre digo: o importante é o homem sentir como é insignificante, é o homem olhar para o céu e ver como somos pequeninos.”) – Fabio Steinbruch, que morreu domingo num acidente de moto, era um guardião dos carros nacionais. Alguns deles foram vistos na última exposição do Anhembi, no fim de semana da F-1. Sua coleção não tinha apenas os “comuns”. Tinha tudo. Como, por exemplo, esse Fúria GT Alfa Romeo da foto. Sabem quantos foram feitos? Um.

O Felipe Nicoliello, do Puma Classics, fala um pouco da paixão de Steinbruch pelos nacionais, da eterna busca por raridades, da obsessão pela preservação de todo e qualquer modelo fabricado no Brasil, mesmo (e talvez principalmente) aqueles que nunca entraram em produção e mal passaram da fase de protótipo.

Leo, irmão do Fabio, saberá dar continuidade a tudo isso, tenho certeza.

O acidente do Fabio, domingo, aconteceu a bordo de uma Moto Guzzi que teve um pneu dianteiro estourado, segundo as informações da perícia. Ele caiu e, com uma fratura na clavícula, ainda teve tempo de acionar o socorro. Mas a contusão perfurou uma artéria torácica e ele não resistiu a uma hemorragia interna, quando chegou ao hospital.

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Casé
10 anos atrás

Olá Flávio,

Faltam 15 dias para o II Alfa Day em Caxambú. Seria legal se vc pudesse divulgar. Indo lá para conferir ia ser melhor ainda! O link para o evento é esse: http://www.arcmg.com.br/caxambu/evento

Lá tem fotos dos evento anterior. Itália na veia!

Abcs, Casé

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Esse Fúria é demais! Até o pessoal da matriz, Alfa Romeu ficou impressionado, pois o 2150 era um ṕrojeto que remontava aos anos 1950!
Quanto ao Fábio, deve estar na autoruote celestial, batendo um papo com Pace e cia.
RIP!

Tohmé
11 anos atrás

O Fúria é muito lindo…. Principalmente a frente, que obviamente vc não colocou.

PauloZ
PauloZ
11 anos atrás

Caro Flávio, não conhecia o Fabio Steinbruch antes de um amigo meu me presentear com o livro ‘Automóveis no Brasil: marcas que o tempo não apagam’. Não estou com o livro aqui portanto fui consultar o título. Gostei muito e é daqueles que voltamos sempre para ler e consultar. O que será feito da coleção dele? Eu tive a sorte de visitar a ULBRA e me arrependo de não ter ficado um dia inteiro por lá.
Vou lembrar para sempre este brasileiro.
Saudações.

Jopa
Jopa
11 anos atrás

Fábio, grande cara, simpatico, generoso,curtia a vida! tinha realmente uma coleção magnifica de carros, cuidava, curtia e dividia com os amantes dos automoveis. Perda inestimavel. Meus sentimentos a todos da familia e amigos.

Roberto
Roberto
11 anos atrás

PQP!!!
Que azar enorme.
Roda dianteira estourar e a clavícula quebrada perfurar a artéria torácica.
Porra!! Só falando assim.
Fica um inconformismo sem tamanho quando morrem pessoas que fazem diferença.
Espero que o irmão possa continuar a paixão de colecionar desejos.
Espero poder um dia ter o privilégio de visitar essa coleção.
Fg, existe algum lugar em que possamos visitar a coleção?
Roberto.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Acervo do Roberto Lee sucateado, museu do Nasser lacrado, morte do Fábio Steinbruch. Só porrada.

Felipe Teixeira
Felipe Teixeira
11 anos atrás

Pessoal, sei que aqui não é o melhor lugar mas acho que se encaixa com a preservação das maravilhas mecanicas que nós admiramos.

Um amigo meu tem 3 quadros de MZ na casa dele, zerados e mais algumas peças. Estamos procurando pessoas que queiram o material para remontar as motos, ele não liga muito pra isso e decidiu manda-las para o ferro-velho e eu não tenho espaço no apartamento para guarda-las, quem quiser mais detalhes entre em contato por email.

Felipe Teixeira
Felipe Teixeira
Reply to  Felipe Teixeira
11 anos atrás

[email protected] esqueci de colocar o meu email

Fernando Passo
Fernando Passo
11 anos atrás

Uma vez fui avaliar um galpão dele onde guardava grande parte de suas raridades e restaurava outras. Uma boa estrutura, com funileiros experientes e máquinas de boa qualidade. O pessoal que estava lá adorava o Sr. Fábio. Disseram-me que todos os dias ele ia até ao galpão, deixava o carro usado para ir ao trabalho no dia anterior, pegava outro (numa sequência pré esquematizada para que todos rodassem sempre) e ia ao trabalho. Um baita apaixonado!

Mário Sérgio
Mário Sérgio
11 anos atrás

E eu achava que todos os fúrias eram semelhantes a este http://2.bp.blogspot.com/-hndnuld4rgg/TgvTgVVvZLI/AAAAAAAADCc/RUm-pZjio3E/s1600/A3+-+C%25C3%25B3pia.JPG
este gt é novo pra mim.
A foto eu tomei emprestada do blog do mestre Mahar.

Marcão
Marcão
Reply to  Mário Sérgio
11 anos atrás

Pois é !!
Eu também fiquei sem saber qual deles é o Furia, se bem que esse a que vc se refere era somente para corridas e dele criaram o Bianco S. Mesmo assim quem pode nos dizer algo a respeito seria apenas quem tem a literatura dos dois…
Tenho um Bianco S, com vasta literatura também. Mas nunca ouvi nada á respeito.
Se alguem puder esclarecer a gente agradecemos….

Luís Augusto Malta
Reply to  Marcão
11 anos atrás

Mario Sérgio, e Marcão, peço licença ao FG para postar um link que pode esclarecer sua dúvida:
http://www.antigomoveis.blogspot.com.br/2010/10/filho-unico.html

Mário Sérgio
Mário Sérgio
Reply to  Luís Augusto Malta
11 anos atrás

FG permita-me mais um comentário.
Marcão e luís muito obrigado.
Aqui um texto sobre o Toni bianco e suas maravilhosas maluquices. O GT esta citado lá, porém, como sou preguiçoso não li o parágrafo seguinte.

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

A fragilidade do homem é impressionante. Quantas quedas como essa devem ocorrer por dia, e cara sai só com um gesso no braço?
Pra morrer, basta estar vivo, mesmo.

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
11 anos atrás

Flávio, a carroceria do Fúria foi feita em aço ou Plástico reforçado com fibra de vidro? abs