OITO ANOS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 18 de dezembro de 2012 - 0:24F-1

OITO ANOS

SÃO PAULO (que hora decola?) – Os oito anos de vida da Red Bull contados em depoimentos de Christian Horner, Adrian Newey, Mark Webber e Sebastian Vettel. Mais um vídeo inovador da equipe, já que essa história curta e vitoriosa é relatada apenas em fotos e palavras, sem imagens de TV. O que obriga quem está assistindo a prestar atenção, algo que cada vez menos se faz hoje em dia.

Tem meia hora e é todo em inglês. São muito bacanas os depoimentos. Essa equipe é realmente muito especial. E o que ela já fez em tão pouco tempo, mais ainda.

15 comentários

  1. gustavo giroti disse:

    e ainda tem que aguentar o galvão rebatizar para errebeerre

  2. Francisco Cavalcante disse:

    Parabéns “mãe do Vettel clone”.
    Perfeito!
    Quem, em sã consciência, podería discordar de um texto tão preciso?

  3. Mãe do Vettel "clone" disse:

    Quero desabafar Gomes, estou muito estressada depois dessa temporada, dá licença!

    Quando Toro-Rosso e RBR estavam na MERDA nos anos de 2006/07/08, nem Alonso ou Hamilton foram atrás do fantástico Newey. Agora ambos aparecem na mídia CHORAMINGANDO que Vettel só vence graças ao projetista? Leite quente e cama para os dois! Outro detalhe, Schumacher pra chegar aos sete títulos teve que ralar muito pra superar os carros de Newey em 94/95/2000/01/02/03/04, em nenhum momento Schumacher aparecia na mídia CHORAMINGANDO que D.Hill, J.Villeneuve ou M.Hakkinen venciam graças ao genial Newey. Schumacher na vitória ou na derrota sempre tinha o mesmo discurso: trabalho, motivação e superação…e foi assim até na Mercedes, e quando a coisa não vingou ele não disparou contra o time, o companheiro ou toda a F1, a vida segue…

    Bom lembrar, Newey é fera, mas Toro e RBR só conseguiram vencer corrida depois que teve Vettel ao volante! O jovem alemão formou um time em torno de sí, conseguindo chegar aos títulos. Alonso e Hamilton que trabalhem mais junto a equipe para fazer o mesmo. Se for observar, Vettel não fez muito diferente que outros grandes campeões do passado, eles também dependeram de grandes projetistas da época:

    Clark dependeu de Chapman, 63/65
    Gran Hill dependeu deChapman,68
    Jackie Stewart dependeu deDerek Gardner, 69/71/73
    Rindt dependeu de Chapman,70
    FITTIPALDI dependeu de Chapman,72
    Lauda dependeu de Mauro Forghieri em,75/76/77
    Andretti dependeu de Chapman,78
    PIQUET dependeu de Murray ,81/83
    Lauda dependeu de Barnard,84
    Prost dependeu de Barnard,85/86
    PIQUET dependeu de Frank Dernie e P.Head,87
    SENNA e Prost dependeram de Murray-Nichols,88/89

    * Mas Senna não ajudou no desenvolvimento daquela fantástica Mclaren(mesmo caso, Mansell e Prost em 92/93 na Williams), quando Senna chegou no time em 88 pegou tudo “mastigado”. Quem organizou o time e desenvolveu aquela Mclaren(de outro mundo), em 88/89 foram: Prost, Murray e Nichols. Ron Dennis como chefe de equipe deu apoio total ao genial trio. Vettel pelo menos, ajudou a “erguer” Toro-Rosso e principalmente a RBR vindo lá de trás. Já Senna foi pelo mais fácil, trocou a Lotus-inferior pela poderosa Mclaren. Anos depois, fez o mesmo entre Mclaren em baixa indo para a poderosa Williams, que vencia tudo em 92/93. Assim é meio caminho andado para quebrar recordes e títulos. Não é a toa que Piquet e Stewart vivem cutucando:

    Julho de 2008
    Stewart: Senna não teria vencido tanto sem Prost

    Três vezes campeão da Fórmula 1, Jackie Stewart deu uma opinião polêmica durante um evento de um patrocinador da Williams nesta terça-feira. De acordo com o veterano, o tricampeão mundial Ayrton Senna não teria sido tão grande na Fórmula 1 se não tivesse sido companheiro de Alain Prost na McLaren.

    “Alguns pilotos são muito rápidos, mas não absorvem tantas informações sobre como fazer o carro trabalhar da melhor maneira possível. Na minha opinião, Prost é um dos melhores de todos os tempos porque fazia o carro trabalhar para ele e para Senna. Não acho que Senna teria vencido tanto se Prost não estivesse lá”, comentou o escocês.

    Maio de 2003
    Nelson Piquet, também observou esse ponto fraco de Senna dentro da equipe(o outro era na pilotagem, a famosa afobação), Piquet deu uma cutucada comparando Senna a Schumacher dentro de uma equipe.

    Em entrevista ao jornal “Daily Express”, Nelson Piquet afirmou que Michael Schumacher é um piloto melhor que Ayrton Senna e, talvez, o alemão seja o melhor de todos os tempos.

    De acordo com o tricampeão mundial, Schumacher transforma as equipes por onde passa e isso é um de seus maiores méritos.

    “Ele fez algo que muitos bons pilotos não conseguiram. Ele guiou e transformou equipes por onde passou”, disse Piquet. “Michael teve coragem de ir para uma equipe que não era forte. A Ferrari não era campeã há 21 anos. Senna sempre queria ir para a melhor equipe, como aconteceu quando ele saiu da McLaren e foi para a Williams. E isso para mim, faz de Schumacher um piloto melhor, e digo isso como brasileiro”, completou.

    Piquet acredita que se fossem retirados todos os dispositivos eletrônicos dos carros o alemão seria praticamente imbatível. “Ele seria muito melhor que todos os pilotos, muito melhor na mesma Ferrari”, concluiu

    Continuando…

    Mansell dependeu de Newey,92
    Prost dependeu de Newey,93
    Schumacher dependeu de Brawn e Byrne por anos.
    Alonso dependeu de Bob Bell 05/06

    São vários os casos…D.Hill, Villeneuve, Hakkinen contaram com Newey em 96/97/98/99. O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista. Se for observar, na era moderna da F-1 só Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel conseguiram chegar ao título partindo em condição inferior. Pode até ter demorado, mas pelos menos, não pegaram carro pronto-desenvolvido pelo companheiro para serem campeões.

    Vamos ver do que Hamilton é feito na Mercedes, dessa vez ele vai contar com Ross Brawn, vencedor de 8 campeonatos de pilotos e 8 de construtores. Só perde para Newey que hoje tem 18 campeonatos juntos, até 2011 ambos estavam empatados com 16.

    Vencer com carro pronto em 2007/08 é uma coisa Lewis, quero ver vc “erguer” um time. Alonso esta se descabelando pra acertar TODOS OS SETORES na Ferrari.
    Schumacher conseguiu esse feito partindo de uma crise brava na Ferrari(91 a 95), já Alonso pegou um time pronto para reagir desde 2010. Se não deu pra ser campeão, paciência…

    Foram três títulos de Vettel ganhos de forma LIMPA na pista, sem depender de ajuda do regulamento(Senna dependeu disso “descartes” pra ser campeão em 88). E sem trapaça, jogando o carro em cima do rival, como aconteceu com Prost em 89, Senna em 90 e Schumacher em 94.

    Agora vou tomar minha cx cerveja aqui em Vettelheim porque ainda estou comemorando! Chupa Alonso, chupa Hamilton…chupa também principalmente Galvão:

    http://www.omnicorse.it/img/articoli/evidenza/5755_heppenheim-diventa-vettelheim-per-un-giorno.jpg

  4. Zalex disse:

    muito chato essa vídeo…

  5. Luiz disse:

    A RedBull é realmente muito legal. Tive o privilegio de entrar no box da equipe no GP Brasil, e o ambiente é único, música no volume máximo, muita gente jovem pra caramba, enfim, sangue realmente novo e amor pelo que fazem. Espero que venham para ficar. Só o babaca do Weber destoa na equipe, deviam ter aposentado ele de uma vez.

  6. Peixe disse:

    Ótimo!
    Eu, no começo, meio que torci o nariz sim ,para a Red Bull.
    Depois vi como estava errado. E como estava errado pela Toro Rosso também (que nada mais é do que uma Red Bull mias bagunçada).

    Interessante notar que, pelo menos pelo que eu me lembro, nenhum deles diz que “Graças a Deus! Ganhamos o campeonato”.
    “Deus me abençoou e EU fui campeão.”
    “Deus foi gentil comigo e eu sei projetar carros fantásticos!”
    “Eu me recuperei, graças a Deus!”

    É sempre a ideia de ser uma equipe, de confiar no trabalho dos outros,e do seu também.
    Espetacular o vídeo! Jogando limpo, a Red Bull vem se tornando aquilo que quem gosta de F1 ama!
    E deu sorte de contar com talentos absurdos!

  7. Roberto Andrade disse:

    Nunca serão Ferrari, flavinho!!!!!!!! Vettel nunca será Schumacher!!!!!!!!!

  8. Helton Fernandes disse:

    Complicado…
    Nos últimos tempos grandes montadoras só levaram prejuízo sem fazer nada de relevante a F1.
    A Ford com a Jaguar, e a própria Jaguar antes, a Toyota, a Honda, BMW e agora a Mercedes.
    Esses cara chegam com muita pressão. Botando banca com GRANA pra cacete, com um falatório de encher o saco, mas na hora de contratar, contratam errado, o carro cheio de frescura não rende, não dá acerto, e me vem um cara com 20 anos de janela como o Norbert Haug fazer mea culpa pq a Mercedes não andou… A Mercedes deveria processar esse cara, apesar do histórico de competência dos 17 anos anteriores!!! Os japas da Honda e da Toyota disseram a mesma coisa.
    Aí aparece um maluco viciado em cafeina, ou em vender cafeina, que todo mundo achava que era um aventureiro, monta uma equipe fantasticamente sólida, com uma baita projeto de vitória e dá certo…
    Falta café na Mercedes? Faltou na Honda e Toyota? A crise de 2008 e as consequências mascararam a saída vexatória da Honda e da BMW.
    Viva a Red Bull e que esse projeto seja vitorioso por muito tempo. Isso contribui para o esporte e faz ferrari maclaren trabalharem mais e melhor.
    Que março de 2013 chegue logo…

  9. Falvio Moreno disse:

    Caro , Flavio, nao sei se vc ja viu esse video , bem legal e acho que é uma boa dica e uma homenagem a grande pilotos

    http://www.youtube.com/watch?v=SnnxonbrxpA – si no sientes nada al ver este video es porque eres de plastico

    um abraço
    Flavio Moreno

  10. Eltontoptec disse:

    Simplesmente lindo. Mais uma vitória do bem contra o mal. Pode parecer piegas, mas é a verdade. Obrigado RBR. Obrigado McLaren, Lotus, Williams e Mercedes. E quanto à ferrari, (com f minúsculo) vai se foder!

  11. Everson disse:

    Uma equipe que não usa das falcatruas da ferrari, e que permite que seus pilotos briguem entre si, merece todo respeito ainda mais com tão pouco tempo de existência e ganhando praticamente tudo!

  12. Só por ter trazido de volta a tradição das grandes pinturas de corrida já ganha muitos pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>