A BASE

gustavolimaevoceSÃO PAULO (cara de pau) – No dia em que foi reeleito presidente da CBA e exaltou as categorias de base do Brasil, Cleyton Pinteiro não teve tempo de ver os seis carros que foram à pista hoje em Interlagos para a primeira das quatro provas do F-3 Brazil Open, uma espécie de torneio de verão da categoria. Amanhã acontecem as outras duas (11h10 e 15h50) e domingo, a última (10h).

Seis carros.

Dos seis, dois eram pilotados por estrangeiros, o venezuelano Roberto La Rocca e o russo Dmitry Suranovich. A base brasileira, portanto, teve quatro pilotos nessa categoria-escola. Digo que é escola porque não há mais nenhuma de monopostos no Brasil, portanto é a que restou para se aprender alguma coisa.

(A F-Vee não se enquadra aí, não é um campeonato para iniciantes, mas sim para amantes das corridas, pilotos mais velhos, amadores, ex-pilotos, uma diversão como a Classic Cup, embora, claro, séria e competitiva.)

Ganhou, na geral, Felipe Guimarães, depois de 16 voltas. Foram quatro na divisão A e dois na divisão B, com carros mais antigos. O azulzinho aí da foto é Gustavo Lima. Seu colega de categoria é Eduardo Banzoli, que perguntou ao chefe da equipe antes da largada quem correria na B, e ouviu: “Gustavo Lima e você”.

Péssima, a piada.

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Cassio Souza
Cassio Souza
11 anos atrás

6 Carros e o carro da foto é nº 31??? Pode isto Arnaldo????

Realidade
Realidade
11 anos atrás

Carlos, tomara que o tempo mostre que vocês estão com a razão… Ninguém torce contra eu acredito, apenas imaginamos que restrita ao Sul a categoria não se consolidará como a “salvação da base” para o país. Pense em mercado, pense em atrair kartistas de vários estados (os de primeira linha) e de forma consistente, continuada, criando uma “tradição” e claro, nunca esquecendo do investimento em segurança e tecnologia, senão daqui a pouco vai sumindo! É a historia triste daquelas tantas categorias cujos organizadores acreditam ser os donos da verdade e do segredo do sucesso do automobilismo brasileiro! Não esqueçam de pensar com a cabeça de quem paga a conta! Principalmente aqueles que não nasceram por aí.

santos
santos
11 anos atrás

ao apagar minhas mensagens voce mostrou o seu carater voce e covarde….so gosta de escutar os seus babas ovos…ainda bem que voce e nada e o resultado de nada um pessimo jornalista sempre nao gostei de suas materias sao comovoce piloto horrivel to fora

Katia
Katia
11 anos atrás

Joaquim,estive este final de semana em Interlagos,assisti a quase todas corridas e vi o empenho,o interesse de todos,mesmo aqueles que tem o simples prazer em praticar algo que faz bem para a alma,só quem e do meio sabe o quanto e bom ouvir o ronco dos motores,a correria dos mecânicos,sou grata por participar deste meio há 11 anos,desde a cadete(Kart),ate hoje na formula e espero muito mais.Conte conosco para promover vossas categorias e o Eduardo Banzoli tera um grande prazer em sentar em algum para testar,bem como um dia deixar experimentar um F3!

Katia
Katia
11 anos atrás

Parabens Joaquim!!!

Joaquim
Reply to  Katia
11 anos atrás

Obrigado Katia, mas os cumprimentos tem que ser estendidos ao grupo que fundou a Formula Vee, aos construtores, pilotos, mecânicos, donos de equipe e preparadores que acreditaram e “compraram” nossa ideia. Sem eles, teria sido impossível. Ninguém trabalha e progride sozinho.

É importante lembrar que a maioria das críticas que vejo e leio partem da falta de conhecimento – para não usar o termo ignorância que acho muito pesado – do que rola fora do mundo glamuroso e midiático da F-1. Automobilismo hoje em dia é feito de nichos. É importante que haja uma Stock Car, Marcas, Truck, etc, pois condensa ali equipes e pilotos profissionais.

Também é importante categorias monomarcas “diferenciadas” como Porsche Cup, GT3/4, Audi DTCC (que não existe mais…) e outras assemelhadas congregando pilotos endinheirados e amadores (e muitos profissionais também, defendendo o leitinho das crianças, afinal de contas todos tem que viver…), os outrora chamados gentlemen drivers..

A nível regional, há também soluções em andamento. EM SP, por exemplo, o maras e Pilotos regional alinha cerca de 60 carros por fim de semana, divididos em três categorias correndo juntas. A Formula Vee já vai chegando a mais de 30 carros no grid. A Formula Classic, depois de chegar a melancólicos 11 carros na largada, arrgaçou as mangas, reconheceu os erros e foi á luta. Hoje largam 40 carros. a Clássicos de Competição largou sábado com 30 carros, belíssimo trabalho do amigo Alfredo Gehre.

Em outros estados, louve-se o trabalho do Alexandre Romcy em Fortaleza. Depois de quase naufragar com aquele infeliz acidente que vitimou um piloto na Formula Vee 1.8 foi em frente e criou a categoria Spirit 1.8, protótipos de atestado sucesso e grid crescente. No Rio Grande do Sul, parabéns aos gaúchos que vem tocando com sucesso já há alguns anos a Formula RS 1.6 e agora vão implantar a Formula Jr.

Quer dizer, tem gente trabalhando sim, atendendo ás necessidades de acordo com seus “mercados” e dentro das realidades regionais e financeiras. E quanto ao Brasileiro de Endurance e a F3 ? Há que se achar fórmulas reais, práticas e factíveis que consigam dar continuidade ao esforço daqueles que, apesar do descrédito e desanimo gerais, continuam a manter de pé esses campeonatos. Idéias e gente competente existe. Falta se chegar a um acordo.

Gustavo
Gustavo
11 anos atrás

Post um pouco triste pela situação do automobilismo de base brasileiro, mas o fim com “Gustavo Lima e você” foi sensacional….

Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Seis carros? E pensar que esta era uma das melhores (se nao a melhor!) categoria de base do mundo…. Doi no coraçao ver a calamidade que a F-3 ta virando….

E vai por mim: A F-Vee pode ate nao ser categoria de base, mas ja ja vai ter muito jovem correndo por la. Com a F-3 do jeito que ta, é oq vai restar em termos de monopostos por aqui…

Joaquim
Reply to  Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Caro Ricardo, obrigado pela referencia à nossa Formula Vee,

Não me canso de reiterar que a Formula Vee foi por nós criada com o simples intuito do entretenimento, como acontece há mais de 40 anos no reino Unido, na Austrália, etc. Ela é voltada para o piloto amador, independente da idade, que está a fim de se divertir a um custo mais acessível do que nas categorias profissionalizadas. Nunca nos colocamos com “categoria de base” ou “categoria-escola”, embora ela ensine bastante, apesar de sua simplicidade.

No início, há dois anos atrás nosso propósito foi mal entendido e, por que não dizer, até achicalhados por vários “especialistas”. Até aqui, por alguns mal informados ou mal intencionados. Categoria natimorta, carro-carroça, carro para velhos foram alguns epítetos que nos brindaram, sendo esses os mais “elegantes’, digamos assim. Pois bem, no início da terceira temporada (2013) oficial e federada, mais de uma centena de pilotos da mais variadas idades já passaram pelos cockpit dos nossos Formula Vee. E nenhum deles, repito, nenhum saiu decepcionado com o experimento.

Hoje rio daqueles “críticos de plantão”: são 58 kits fabricados, 43 carros montados e outros em andamento. Largamos sábado passado com 27 carros e a previsão é de 34 para a próxima etapa em fevereiro. Em termos de desempenho, dois anos atrás andávamos em 2m15s em Interlagos. Hoje os carros de ponta já vira, em 2m2s8, 180 km/h de final. Nada mal para quem decretou nossa categoria como “natimorta”. Hoje já somos procurados por alguns pais de jovens kartistas que se interessaram pela Formula Vee, não como alternativa á F3 por exemplo (são dois universos completamente diferentes, incomparáveis), mas como um estágio intermediário antes de vôos maiores para seus filhos.

Aos que criticam apenas pelo prazer, por falta de informação ou deficiência de caráter, é bom lembrar que qualquer categoria de automobilismo tem suas características próprias e dificuldades inerentes a cada uma.

Tenho o maior respeito pelo trabalho que o pessoal da F3 vem efetuando nos últimos anos. Sei na carne o quanto custa manter uma categoria funcionando. O que eles necessitam é de apoio e incentivo e não críticas desnecessárias e destrutivas.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
11 anos atrás

Realmente a piada é muito boa.

Mesmo………..

Realidade
Realidade
11 anos atrás

E para os amigos do RS, desculpe mas otimismo e boa vontade não resolve, é preciso muito investimento em segurança tanto em pista quanto em carro! Os pais que colocam os filhos nessas “cadeiras elétricas” são candidatos a “homicidio culposo” no primeiro acidente! Tomem muito cuidado.

Carlos Giacomello
Reply to  Realidade
11 anos atrás

Realidade, acho que você não conhece a realidade do nosso automobilismo. Nossos autódromos não tem registrado nenhuma morte, apesar dos acidentes, o que não é o caso de Interlagos por exemplo. As caderias elétricas, a que você se refere, tem passado com louvor por alguns bons acidentes. Estamos fazendo a nossa parte na categoria de base. Hoje são duas categorias de monoposto. A Fórmula São Paulo não se sustentou e os carros são os mesmos.

Realidade
Realidade
11 anos atrás

Pessoal, vamos por os pés no chão! Se o GP Brasil não existisse e não fosse $bom$ para alguns, Interlagos já teria sido transformado em um Shopping, 3 empreendimentos “clube” e 1 parque municipal construido com o dinheiro de 10 parques se construido nos EUA ou China!

Num país que passa em seus canais de esportes, jogos ao vivo da Copa SP juniores, assim como Mega rampas do cacete… Jogos de Handbol entre Sertaozinho x Cubatao (nada contra), campeonatos de Esqui na neve, etc, o que esperar da base do automobilismo/kartismo??

Vemos corridas fantásticas com disputas emocionantes no kart em todo o Brasil, com garotos de 8, 10, 12 anos, de forma quase profissional, que precisariam de 20 minutos para promover os garotos, enquanto a Globo entrevista o Josenilson da Silva no sertão de Alagoas, durante meia hora, como se o sujeito fosse uma celebridade! só porque ele é o novo reforço da Ponte Preta para o próximo Campeonato!

Esperar o que??? Investir em que? Conseguir patrocinio como??

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
11 anos atrás

O PIOR não é SÓ seis pilotos, Mas ONZE carros na Frente dos Boxes… Na CESÁRIO FÓRMULA, deu Vergonha: QUATRO Fórmulas para UM piloto… Eeee… CBA…

NRSA
NRSA
11 anos atrás

Esse assunto pra mim parte de uma premissa errada, tudo se centraliza em formar pilotos, que é importante sim, mas nunca vai ser uma prioridade pra qualquer governo ou pra sociedade gastar tubos de dinheiro pra treinar garotos aqui, depois mandá-los pra Europa, e se tudo der certo e se os planetas estiverem alinhados ter um piloto herói nacional que vai nos redimir como nação.
A F1 é prioritariamente inglesa, lá estão quase todas as fábricas de carros, engenheiros, empresas tecnológicas e todos desenvolvimento humano e tecnológico que vem junto. E em todo Brasil temos fabricantes de fundo de quintal, fazendo protótipos, e correndo campeonatos do jeito que dá. Seria muito interessante um regulamento que unificasse esses carros e campeonatos regionais que classificassem para um campeonato brasileiro. Aí talvez assim tivéssemos algo sustentável, que não dependesse tanto de iniciativas pessoais e que o foco não seja apenas no piloto e sim em toda economia que acompanhasse.

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
11 anos atrás

Eu gostei da piada!

Katia
Katia
11 anos atrás

Faltou,Rodrigo Favoretto,quem te passou as verbas pagas as equipes da categoria B?Concordo que o Guimarães e um excelente piloto,mas dizer que os demais estao compondo o grid,ninguem esta ali brincando nao,gasta-se tempo,$,emocional,etc.
Sem contar que vc já correu atras pra acessorar vários que ali estavam,entao nao cospe no prato que comeu!

Katia
Katia
11 anos atrás

Rodrigo Favoretto,vc foi ver as corridas?Sabia que grandes comentarista da F1 estiveram lá?Vc como colunista de um jornal sei lá o que,deveria levantar sua bunda gorda e ir lá,uma vez que vive atras destes para acessorar e bancar seu mercado do mês!E o tal do Allatere nao e de uma antiga equipe de Kart que fracassou?O que adianta levarem pilotos que mal saem do Kart para fora sem nenhuma experiência e tomarem pau do jeito que esta mais que claro durante os de 2012?Os tais manangers enfiam na cabeças dos pais que sao Sennas,ai vão e voltam a maioria,falta-se sim categorias de monopstos,mas vamos torcer para que isto mude e vc que escreveu esta matéria de primeira,inteligentíssima,parabens!!!

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

That’s the end…the bitter end!

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

CBA = LIXO
Nada mais a dizer, apenas esperar pelo fim definitivo do automobilismo no brasil.

Tevez
Tevez
11 anos atrás

Não tinham pneu de chuva?

Tevez
Tevez
11 anos atrás

Berta?

Luciano
Luciano
11 anos atrás

O Brasil tem base em qual esporte? O futebol, tão falado é jogado em escolinhas e forma so “volante”. Talvez por isto o presidente da federação falou em base no esporte.

elton
elton
11 anos atrás

Sugiro prestarem atenção na F1.6 gaúcha. Os carros são antigos, mas as disputas não deixam nada a desejar em relação a qualquer categoria no Brasil. São quatro autódromos diferentes onde o aprendizado se torna completo para o piloto. A categoria aprovou um projeto da Lei de Incentivo ao Esporte e poderá crescer o grid ainda mais. Foi preliminar da etapa do Marcas Brasileiro em 2012 e temos a certeza que chamou a atenção da Vicar e dos fabricantes de carros de competição no Brasil. Poderemos ter novidades em breve.

Roberto Mourão
Roberto Mourão
11 anos atrás

Me desculpe, Alberto! 6 pilotos, 3 convidados! Aqui no F3 Brazil Open não existem convidados! Por isso somente 6 pilotos! Inclusive 2 estrangeiros! Onde estão os pilotos brasileiros? Parabéns pela analise do Flavio!

Flavio
Flavio
11 anos atrás

fui filiado a Cba durante 25 anos e que sempre vi foram pessoas vivendo do esporte e não para o esporte. a maioria dos cartolas nunca correram de nada nem autorama era só poder e grana ainda lembro do escândalo da federação cearense mas acredito que na grande maioria a situação seja a mesma

Jader
Jader
11 anos atrás

“Seu colega de categoria é Eduardo Banzoli, que perguntou ao chefe da equipe antes da largada quem correria na B, e ouviu: “Gustavo Lima e você””.

Boa! Tu é um pândego mesmo.
:-P

elvibruno
elvibruno
Reply to  Jader
11 anos atrás

Mijei de rir, kkkkkk.

Antonio Eduardo Gomes
Antonio Eduardo Gomes
11 anos atrás

FG, sou da opinião que o rosto do Brasil é o povo brasileiro e não seus politicos, uma meia duzia de véio gagá. Da mesma forma encaro o automobilismo brasileiro. não são seus dirigentes e sim os pilotos e donos de equipe. Cheguei a pouco de interlagos.. Nao fui recepcionado por nenhum dirigente. Mas fui muito bem recebido por todos nos boxes, inclusive você. euestava com um menino com uma camisa branca dos Beatles.

Leonardo Lago
Leonardo Lago
11 anos atrás

Rá!

Renato Ariano
Renato Ariano
11 anos atrás

Pô o Brasil nem precisava de muitas categorias . Acho que seria bacana a Ford patrocinar novamente a Formula Ford ainda mais agora com os motores Ecobost uma grande oportunidade de desenvolver novos pilotos com carros que correm no mundo todo e fazer uma Formula 3 forte com apoio de alguma montadora . Imaginem um fim de semana com os tres campeonatos juntos F-Ford F-3 e Stock todo mundo ia sair ganhando com isso . Na gringa os finas de semana de corrida é carro na pista o dia todo , só aqui que a Globo acha que a Stock é a categoria mais foda do mundo . . .

Rodrigo Favoretto
Rodrigo Favoretto
11 anos atrás

Quer ver como a coisa ainda é pior? Dos seis pilotos presentes, quatro eram brasileiros certo? Felipe Guimarães, um baita piloto, um dos melhores que surgiram nos últimos anos, mas que não está ali para aprender, evoluir na carreira, etc.. É um piloto experiente e que apenas aproveitou uma oportunidade para seguir em atividade. Gustavo Lima e Eduardo Banzoli estão compondo o grid com carros da classe Light para ter o número mínimo de pilotos para a competição ser oficial, pagando preço de custo para as equipes, caso contrário não estariam ali. O único brasileiro presente que encara a F-3 como um passo em sua carreira é Raphael Raucci. Um único piloto em todo o país esta correndo de acordo os planos traçados para sua carreira….

Eduardo Banzoli
Eduardo Banzoli
Reply to  Rodrigo Favoretto
11 anos atrás

Rodrigo,
Gostaria de esclarecer uma coisa sobre o seu comentário, O Piloto Eduardo Banzoli estava correndo sim e com o carro próprio nos não pagamos aluguel para ninguém e nem tivemos nenhuma ajuda de nenhuma equipe para formar grid e para o sua informação uma vez que você não estava la para saber o piloto Eduardo Banzoli ganhou como o Troféu João Leme por ter sido considerado o piloto mais combativo do fim de semana.

giovani
giovani
Reply to  Eduardo Banzoli
11 anos atrás

Parabéns, mereceu o premio só pelas duas ultrapassagens por fora na curva do café (uma delas no proprio Raucci, que estava de classe “A”) e uma na descida do lago… sugestão para o Raucci, pague o “preço de custo” na classe “B” e ande na frente de um classe “A” , promoção por tempo limitado, não perca essa chance!!!!

Rodrigo Favoretto
Rodrigo Favoretto
Reply to  Eduardo Banzoli
11 anos atrás

Então beleza Eduardo, vcs correram com equipe própria. E isso muda o quê no que eu disse? Agora em todo o país, dois pilotos tem intenção de correr na F-3 Sulamericana? Porra, isso é muito pouco. A minha citação foi para ilustrar a triste situação do nosso automobilismo, onde dos seis pilotos presentes, apenas quatro eram brasileiros e metade disso parece mostrar interesse em correr a próxima temporada. O que eu disse em nenhum momento foi em detrimento aos pilotos nem do Roberto, que há anos batalha para esse evento dar certo. Eles são vítimas da (má) gestão feita no esporte há muito tempo. Acho a idéia do Brazil Open sensacional. Se a Nova Zelândia consegue fazer um evento entre os campeonatos regulares, pq nós não conseguimos? Talvez pq aqui qualquer coisa que é falada, é levada para o lado pessoal, vira recalque, vira barraco.

Eduardo Banzoli
Eduardo Banzoli
Reply to  Rodrigo Favoretto
11 anos atrás

Rodrigo me desculpe mas esta escrito exatamente isso na sua primeira pastagem “Gustavo Lima e Eduardo Banzoli estão compondo o grid com carros da classe Light para ter o número mínimo de pilotos para a competição ser oficial, pagando preço de custo para as equipes “”” você escreveu isso ou não? Escrever sobre um piloto e não saber nada sobre os planos desse piloto……. Você esta certo isso é barraco mesmo…….. Jamais escreva nada sobre uma pessoal sem antes pelo menos falar com ela. Sempre gostei de ler os seu antigos e sempre achei que tudo que você escrevia era verdade,,, Mas fique tranquilo que voce ainda vai ter a chasse de me explicar exatamente o que você quis dizer com o seu post….Abraços…

Pablo
Pablo
11 anos atrás

6 carros??? Esses chassis são de qual ano?? 2012?? parece pela foto ser bem mais antigo

Alan Ruggero
Alan Ruggero
Reply to  Pablo
11 anos atrás

Acho q o mostrado na foto é o Dallara F301. Os da divisão A são os F309.

Alan Ruggero
Alan Ruggero
11 anos atrás

“Gustavo Lima e você”…rs

Não entendo. Pq não acabam com esse campeonato de F3? Lá na Itália, bastou dois anos meia bocas lá na F3 deles para os organizadores decretarem o fim do certame.

Já foi o tempo da F3 Sulamericana, que deveria parar de ter esse nome, já que não recebe a tempos um piloto estrangeiro, muito menos etapas fora do Brasil. Gasta-se muito, anda-se pouco, e o piloto sai daqui mal preparado para enfrentar os grandes campeonatos na Europa.

O correto era acabar com tudo e começar do zero. Ok, pega os carros da defunta F-Futuro e cria uns três campeonatos regionais em território nacional só para não dizerem que não tem mais nada. Mas a ideia mesmo é investir ao máximo no kartismo. Enquanto não voltarmos a ter, pelo menos, um cenário parecido com o de 2002-2003, a coisa não vai pra frente.

Joaquim
Reply to  Alan Ruggero
11 anos atrás

É facílimo, Sr. Alan. Excelente ideia, sugiro que o senhor vá lá e faça. Dar palpite é mole, Quero ver Ir lá e fazer acontecer. É outro papo

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Parece que o senhor é desinformado, ou tem memória seletiva.

Existe, SIM, categoria de monopostos no RS. A Fórmula 1.6 coloca de 15 a 20 carros no grid, e atrai pilotos de outros estados, inclusive, assim como a Formula Jr, iniciativa da FGA, que terá 15 carros, na qual só podem participar pilotos de 16 a 22 anos, que nunca tenham participado de competições oficiais de asfalto.

Portanto, o RS terá duas categorias formadoras de pilotos. A salvação está por aqui.

Marildo
Marildo
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Nelson, sejamos realistas. Essa Fórmula 1.6 com chassis de 20 anos não prepara ninguém para correr lá fora. Estamos falando de BASE.

Nelson
Nelson
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Senhor Flávio, algum gaúcho te machucou por dentro, alguma vez?! Acredito que sim, visto que vives perseguindo o Rio Grande do Sul e seu povo. Desapega, vivente.

Marildo, com chassis de 20 anos e tudo, vira menos de 1 minuto no Velopark, 1:07 em Tarumã, tem injeção programável ProTune com painel digital integrado, datalogger completo.

Não forma pilotos?

Francisco Alfaya saiu da F 1.6 gaúcha e foi vice-campeão na natimorta F-Sem-Futuro, foi para a Europa e foi o mais rápido nos treinos da F-Abarth;

Os pilotos da F 1.6 participaram de algumas etapas da F3 em 2012 e ganharam ou foram ao podium em quase todas elas;

Matheus Stumpf, oriundo da F 1.6 Gaúcha, bi-campeão da GT3 Brasil, tá indo disputar o Mundial de GT…

Se aqui não formamos pilotos para monopostos da Europa, imagina no resto do país, que não tem NENHUMA categoria…

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Achei a piada sensacional.

Marcos Lima
Marcos Lima
11 anos atrás

A única coisa engraçada nesta história Flavio, foi a piada…

Luc Monteiro
11 anos atrás

Péssima, a piada, até porque só são homônimos fonéticos. O cantor (sic) adotou “Gusttavo”.

Havia dez carros de F-3 em Interlagos, tive o capricho de contá-los nos boxes, nem precisei tirar a prova real. Segundo me contou um velho, velhíssimo, rato de autódromo, 25 mil reais estavam sendo suficientes para qualquer portador de uma das carteiras que a CBA vende disputar todo o Brazil Open.

Edilaine Matiuci
Edilaine Matiuci
Reply to  Luc Monteiro
11 anos atrás

Não importa quantos carros estavam no grid, e nem quanto pagaram, mesmo 25 mil sendo muito dinheiro. O

Edilaine Matiuci
Edilaine Matiuci
Reply to  Edilaine Matiuci
11 anos atrás

continuando, O que realmente importa é o excelente trabalho que os pilotos e suas equipes, grandes ou pequenas, fizeram, eles estão de Parabens!!!

Pablo
Pablo
11 anos atrás

Enquanto isso aqui em Natal, o único kartódromo que tem aqui no estado foi desativado devido a obras para construção de estacionamento da Arena das Dunas, estádio pra copa de 2014..

Estamos sem um kartódromo e a mercê do governo que prometeu construir uma pista nova, mas até agora nenhum projeto.

Essa o Sr. Pinteiro não teve tempo de ver também

http://jornaldehoje.com.br/pilotos-e-mecanicos-terao-de-abandonar-o-kartodromo-ate-este-sabado-dia-19/

Bará Berê
Bará Berê
11 anos atrás

Tchê-tche-rere-tche-tchê!

E a CBA quer tchu-tchá o automobilismo brasileiro!

marcão
marcão
11 anos atrás

Quantos carros no total participam das largadas nesse final de semana?

Uns 90?? Por ai..
Só de inscrição dos pilotos O club e a Fasp levam uns 90 pilas, a CBA leva uma parte também..Aí vem as carteiradas, “estamos em janeiro” depois vem aluguel dos boxes e pista, depois vem uma ou outra canetada.. Quinta teve treino mais uns 60 pilas…
É ou não é uma boa graninha pra livrar o fim de semana desse monte de sem vergonha sangue sugas de quem gosta, tem carro e grana pra bancar…
Mas como ninguem fala nada, ninguem desce do muro pra defender o seu lado deu nisso aí..
Mais quatro anos de palhaçadas..E vai continuar a rolar o dindim na mão desses abutres…
Fora o que vem dos Brasileiros, dos outros autodromos…Ixi esse negocio de confederação clude e CBA rende mais do que o jogo do bicho, ou aquelas maquinas eletrônicas de jogos de azar….
Formula junior no Sul, a CBA testando??? Testando como?? Tá batendo a testa nas paredes do velopark é isso???Quem tá lá o pintor de zebras???Se tá ta a passeio ou turismo…As custas dos que ainda acreditam em um sonho, ou simplesmente alimentam um vício…
E aos covardes de plantão que poderiam te feito algo e, simplesmente nada fizeram. Parabéns….

Minha opinião é: O Dione ainda vai salvar a pátria com aquele pedido dele…Afinal esse mandato só acaba mesmo em março… Até la as águas de março já devem ter rolado….

Sergio Silva
Sergio Silva
11 anos atrás

Gustavo Lima e você

Discordo, a anedota foi boa! :D

O Cleyton Pinteiro é que não sabe contar piada…

Mauro
Mauro
11 anos atrás
Dú
Reply to  Mauro
11 anos atrás

Era aquela F Universitária??

Steve Wonder
Steve Wonder
11 anos atrás

Na minha opinião as categorias escola de monopostos não tem mais salvação aqui no Brasil, numa previsão bem otimista o automobilismo daqui vai ficar parecido com o da Argentina, voltado para competições de turismo. Desenvolver pilotos de formula atualmente envolve muita tecnologia,(carros, pneus, equipe, preparação) o que eleva demais os custos, antigamente a própria F VEE formava os pilotos, os carros não tinham tanta (ou nenhuma) tecnologia embarcada e não eram tão diferentes do de F1 guardando as devidas proporções, isso tornava mais barato todo o processo. No Brasil não ha mais interesse em investir nesse esporte tão caro, já que não tem nenhum brasileiro em destaque o povo não assiste, se ninguém assiste não faz sentido investir ou patrocinar, some isso a uma administração que só aparece pra cobrar o dinheiro das carteirinhas e você vai ter o atual estado do esporte a motor no Brasil, os monopostos já eram, e daqui a pouco se não houver nenhuma mudança as categorias de turismos vão pro saco também, só em 2012 oito categorias fecharam as portas, Audi DTCC, Top Series, Spyder Race, Mini Challenge, Copa Montana, Copa Peugeot de Rali, Fórmula Futuro e Troféu Linea.

marcão
marcão
Reply to  Steve Wonder
11 anos atrás

Spyder Race??????
Ai não, tem algum erro nessa informação..
Não é possível!!!

Valente
Valente
Reply to  Steve Wonder
11 anos atrás

No Brasil só se idolatra os vencedores. Já tivemos a nossa fase no automobilismo. Vejam o exemplo do tênis, que voltou ao ostracismo na nova fase pós Guga.
Coisas da nossa cultura, com um reforço via Lei de Gerson.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

“PQP, haja saco para aguentar os vídeos mata-saudade-pacheco que o Galvão faz questão de mostrar antes da provas da F-1”

O Brasil, com sua filáucia, arrogância e apego ao passado, reclama porque seus “representantes” na F1 não brigam por vitórias e títulos, ao mesmo tempo em que fecha as portas para que novos talentos possam aparecer.

Em contrapartida, a Índia, sem qualquer histórico de respeito no esporte a motor e com só um piloto correndo, sempre nos piores carros do grid, investiu nos últimos tempos em uma escuderia, um autódromo com padrão internacional e uma nova categoria para tentar crescer no cenário global. Que nos sirva de lição, para aprendermos que só renome e tradição não fazem o futuro de ninguém.
http://tazio.uol.com.br/blog/blog-do-tazio/nova-categoria-de-base-na-india-e-no-brasil

Campeonato das Índias.
http://victormartins.warmup.com.br/2011/12/19/campeonato-das-indias/#.UPnmUKvWL6M

Oschersleben(No meio do Nada)
http://victormartins.warmup.com.br/2012/09/15/no-meio-do-nada/#.UPnna6vWL6M

Emerson: falta apoio à base para país revelar talentos no automobilismo
Segundo o bicampeão mundial, formar pilotos no Brasil está muito caro
http://sportv.globo.com/site/programas/bem-amigos/noticia/2012/09/para-emerson-falta-automobilismo-de-base-o-brasil-para-revelar-talentos.html

Cada povo tem o que merece Gomes, a assim continuamos coma a Educação burra, Saúde doente e Segurança com muito medo. Já no esporte, o que manda é o maldito “futibor”.

Orçamento para Copa ultrapassa R$ 38 bilhões e chega ao dobro do previsto, 40% do valor serão destinados à construção de estádios e o restante ficará com obras de transportes e infraestrutura.
http://esporte.ig.com.br/futebol/2012-09-30/orcamento-para-copa-2018-ultrapassa-r-38-bilhoes-e-chega-ao-dobro-do-previsto.html

Copa do mundo no Brasil custa mais caro que as três últimas edições somadas. As copas do mundo de Japão e Coreia (2002), Alemanha (2006) e África do Sul (2010) consumiram, juntas, US$ 30 bilhões (US$ 16 bilhões, US$ 6 bilhões e US$ 8 bilhões, respectivamente), enquanto todas as Copas da história juntas teriam consumido US$ 75 bilhões. No Brasil, os gastos atuais, segundo as autoridades de governo e empreiteiras envolvidas nas obras somam US$ 40 bilhões.
http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/06/29/copa-no-brasil-podera-ser-mais-cara-do-que-todas-as-outras-juntas.htm

Copa do Mundo vai custar R$ 100 bilhões para o Brasil, diz Romário.”Um país que vai gastar R$ 100 bilhões em uma Copa não poderia gastar ao menos 20% desse dinheiro, o que seria viável, e colocar nos nossos hospitais públicos, nas nossas escolas, em instituições como Apae e Associação Pestalozzi, que precisam? Não precisava nem ser 20%. Com 10% desses R$ 100 bilhões você resolve, talvez, 80% dos problemas dessas áreas em cada Estado.
http://esportes.r7.com/futebol/noticias/-copa-do-mundo-vai-custar-r-100-bilhoes-para-o-brasil-diz-romario-20110622.html

Brasil mantém a 18ª posição do ranking da Fifa, sua pior colocação na história
http://esporte.ig.com.br/futebol/2013-01-17/sem-torneios-oficiais-brasil-mantem-18-posicao-em-ranking-da-fifa.html

Pachecada desce a ripa nos pilotos brasileiros na F-1, mas os jogadores da seleção “canarinho” estão se lixando pra defender a “camisa” de seu país. Futebol no Brasil faz tempo não é mais esporte e sim um grande negócio. Jogadores só querem saber de ficar milionários e virar celebridades na tv, esta aí o Neymar…até agora ele não fez merda nenhuma com a camisa do Brasil. Bom, mas quem paga seu salário é o Santos né, então que se foda o resto…rs

Enko
Enko
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

parabéns marcelo, hoje sua critica valeu em dobro.
recomendações ao, seu gato.

Marcos Santos
Marcos Santos
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

o Marcelo tá com tempo de sobra…. não tem uma pátio para capinar? Um abraço

Andre Almeida
11 anos atrás

tchetchererêtchetche

José San Pedro
11 anos atrás

putz…é aquele gustavo lima mesmo? ou não? :D
estava chovendo em interlagos hoje? o carrinho é legal…

Rsw
Rsw
Reply to  José San Pedro
11 anos atrás

Sim, é aquele mesmo.

Alex
Alex
11 anos atrás

Na verdade a “sua” piada foi muito melhor que a piada que a CBA faz ano após ano…

Luc Monteiro
Reply to  Alex
11 anos atrás

Verdade.

elemar r altermann
elemar r altermann
11 anos atrás

aqui no rio grande do sul estão testando a formula jr juntamente com a cba inclusive hoje tinha treinos no velopark com pilotos jovens de todo o brasil

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  elemar r altermann
11 anos atrás

Elemar, qual a participação da cba nestes testes? O que ela está oferecendo?

Dú
11 anos atrás
Márcio Montechese
Márcio Montechese
11 anos atrás

Oportuna a crítica. Boazinha a piada.