CACILDA

SÃO PAULO (dia que não acaba) – O Ricardo Golffo mandou esse vídeo aí. Você acha que já tinha visto carrinho de autorama rápido? Sei… Rápido é isso aí! A pista fica na Finlândia.

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
curtidas no facebook
10 anos atrás

muito fodaa !!

Patricia Fonseca Pereira
Patricia Fonseca Pereira
11 anos atrás

Boa tarde,
tenho uma pista de autorama e preciso fazer manutenção você conhece alguma empresa no Paraná de assistência técnica.

att,
Patricia Pereira.

Luffe
Luffe
11 anos atrás

Sim, tinha Brasileiros, o Brasil é hoje uma potencia no Autorama, temos vários campeões mundias, temos vários recordes e o mais bacana, somos muito respeitados, Nomes como Gugu (Luiz Bernandino), Ricardinho (Monza Autorama), Marcio Pascoalin, Hamilton Veronesi, Leite, José Mario, Filipi e mais tantos outros que ganharam campeonatos fora do Brasil.
Quem achou sem graça é por que nunca foi ver ou participou de uma corrida, a tecnologia empregada nessas corridas é algo fantástico, e o piloto alem de habilidade, tem que muita experiencia para não destruir o seu carrinho que na categoria G7, que é F1 da brincadeira, custa algo em torno de US 1.500,00.
Flavio, obrigado por dilvulgar o nosso Hobby e mais uma vez te convido para ir em uma corrida.
Abraços, Luffe

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Nó!

Guma
Guma
11 anos atrás

nossa nao consigo ficar olhando mais que 15 segundos pra essa pista. kkkkkkk

pedro ar sensível
pedro ar sensível
11 anos atrás

Bons tempos da Hobbylandia, a Coral em Copacabana e o Hobbycenter que referenciavam a história dos que gostavam de autorama (ainda não haviam estes termos especializados) no Rio dos anos 60/70. Vem-me a memória de forma compulsória ao olhar para a Finlândia do vídeo a minha história que começa no natal de 66 em que ganhei um Ford GT 40 da Estrela que levava para a pista da Hobbylandia na Tijuca em frente ao colégio São José toda semana. Anos mais tarde passei para os carrinhos montados com motor Mabushi Miúra 007 envenenado onde Maeda o japa que sabia tudo, reenrolava os induzidos deixando-os mais rápidos, fabricava e montava os chassis artesanalmente que não saiam da sua pista extremamente competitiva. Tanto na categoria nacional mais simples como na força livre com motor transversal, usava-se carroceria bolha linda e leve, carregadas dentro da maletinha de madeira que acrescentava um ar profissional, ao lado do reostato de fabricação caseira muito melhor que os originais e com muito mais potencia e sensibilidade. Eram momentos mágicos e inesquecíveis, mesmo na força livre de maiores investimentos e material importado, onde os carros eram muito rápidos, dava para se ver e acompanhar a diversão dos futuros automobilistas, e eram incomparavelmente melhores que aqueles da Estrela e suas pistinhas sem graça. Ao ver este vídeo e a velocidade em que as coisas acontecem por serem são tão rápidos… realmente se perde um pouco da graça, da beleza de se acompanhar as ultrapassagens, a recolocação dos bólidos na pista etc. O futuro é um lugar interessante, desejamos tantas coisas que imaginamos serem melhores… que algumas vezes esquecemos que o presente pode ser o limite pois atingiu uma plenitude impossível de ser superada, o resto são apenas fantasias condenadas a jamais se realizarem… Bons tempos em que o maior presente era uma realidade aparentemente menor, mas com certeza muito, muito melhor.

12 pistas
12 pistas
Reply to  pedro ar sensível
11 anos atrás

Eu já tive esse Ford GT 40 da Estrela , que eu enchia de decalques, de numerção, etc…acho que tinha a cabecinha de um piloto dentro, inclusive…Tinha também o Estrella Fittipaldi, com a Mc Laren do Emerson e a Tyrrel do Jack Stewart…Foi o lançamento da pista inclinada…Depois, veio a fase do mabuchi, do chassi de latão, da carcaça bolha, do acelerador profissa, todo estiloso…decalques, tintas, ferro de solda, solda, óleo de rícino, rodinha estilosa na frente, tala larga de espuma atrás, coroa, pinhão, alicate jacaré, chave de fenda allen, contato (que depois passou a aperecer em tiras grande, prá cortar e economizar na grana, rs)…hehehe…é isso aí…e os terríveis mura 1000, que puxavam a energia da pista, porque tinha o transformador também, ná pessoal…hehehe

Celso Guzella
Celso Guzella
11 anos atrás

Gandular asa é para quem quer ficar sem os dedos…

Sergio Silva
Sergio Silva
11 anos atrás

0 a 100 em 0,3 segundos e 160 km/h d máxima. Nada mal!

autorama profissa
autorama profissa
11 anos atrás

Putz! O autorama lá é coisa séria!
Será que é motor mabushi? ou o lendário mura mil? é carcaça bolha? olha o óleo de rícino…

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Sempre tivemos bons pilotos de “slot car”… o Gugu e o Jay ganharam muitas provas e titulos fora do Brasil… reparar que a Bandeira do Brasil esta pendurada na sala.

Pergunta: o Zé Mario era de Santo André? Se for é da minha época de Vicente Hobbies,

Imperador 2013

Antonio Carlos Puccinelli
Antonio Carlos Puccinelli
11 anos atrás

Lembro de uma pista igual na Avenida Santo Amaro, há muito tempo atrás….

Lucas
Lucas
Reply to  Antonio Carlos Puccinelli
11 anos atrás

Velhos tempos da Parolo

Renan
Renan
Reply to  Antonio Carlos Puccinelli
11 anos atrás

No começo dela? Ainda existe e está lá, funcionando!

Rafael
Rafael
11 anos atrás

O Raikkonen treinava nisso quando criança, não? Putz, que velocidade!

jose san pedro
11 anos atrás

não acho graça nisso. não dá nem para ver os carinhos, os caras ficam ai só olhando e torcendo para não bater… :P

Rodolfo I. Vieira Filho
Rodolfo I. Vieira Filho
11 anos atrás

Parece que ao fundo tem uma bandeira do Brasil !
Caraca lembro de ir nas pistas aqui em SP nos anos 80 , Parolu , Monza , Sebring , bons tempo , Mura 20 , Estrela entre outros modelos , usamos pedaços de raio-x para fazer as asas laterais !

Maurício
Maurício
11 anos atrás

Alguém poderia calcular, de acordo com a escala dos carrinhos, qual seria a velocidade se fosse um carro real?

James
James
11 anos atrás

Tem uma Bandeira do Brasil lá….Será que tinha algum brasileiro lá nesse dia?

charles
charles
11 anos atrás

Cara…, me desculpem, mas não consigo gostar disso, não é possível acompanhar os carrinhos, enfim, gosto é gosto, mas…

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  charles
11 anos atrás

Concordamos, acho essas categorias asa uma MER% !!! As mais lentas que usam motores mais fracos e pneus padrão com menos aderência ainda a são as mais divertidas.

ANDRÉ
Reply to  Pai Baô
7 anos atrás

Concordo que não fazem minha cabeça, mas é questão de gosto e de desejar limites. Caso achem interessante, achei na internet as categorias RETRO PRO nos EUA que se assemelham mais às de antigamente e utilizam motores modernos com suas caixas menos aliviadas … RETRO D3 ( Canam PRO) e IRRA por exemplo ( utilizam também motores FK 16D) e andam bem sem ser aerospacial…..rsrs Os chassis são baseados nos antigos da década de 70. Mas acho impressionante a performance desses força livre nas curvas mais do que nas retas. Parabéns Flávio pelas divulgações .

PRNDSL
PRNDSL
11 anos atrás

Isto que é efeito solo …

Flavio moreno
Flavio moreno
11 anos atrás

aqui no Brasil tb andamos nessa categoria que chama asa e na pista de 46 m o tempo fora por volta 1.4s

Taffa 2CV
Taffa 2CV
11 anos atrás

Concordo com o colega. Coisa chata da porra. Isso ai tá longe de ser corrida de carrinho.

Hector Brenta
Hector Brenta
11 anos atrás

Tem brazuca em todo lado ! Caracas !

@chrisalves88
@chrisalves88
11 anos atrás

tem bandeira do brasil!

Tem piloto brasileiro!
vai brasil! vai brasil! Será que um deles será o novo Senna?
kkkkkkkkkkkkkkk
Zoa, Galvão…

GUs
GUs
11 anos atrás

Bandeira do Brasil pendurada atrasdos pilotos? Um competidor brasileiro? Incrivel!

Leo
Leo
11 anos atrás

Tambem nao vi graça nenhuma num negocio tao rapido!!!!

Regis
Regis
11 anos atrás

Eu que nao era fiscal nessa pista nem a pau. Levar uma lascada no dedo de um carrinho desse enquanto arruma outro nao deve ser legal…

Paulo Franco
11 anos atrás

Bateu uma saudade de Sebring, lá no finalzinho da rua Augusta…

Amaro - Recife
Amaro - Recife
11 anos atrás

Deve ter algum brasileiro na parada (viram a bandeira do Brasil atrás da turma?)

Mas, falando de saudades: eu adorava fazer adaptações pegando meus carrinhos de plástico (os de feira mesmo, bem baratinhos) e incorporando aos do autorama. Fiz uma camionete igual a do Lee Majors naquele filme que ele era um dublê. Ficou show de bola, mas só servia para ‘demonstrações’, por causa do peso.
Mas não tinha mais bonito do que a carenagem da Lotus preta do Emerson que eu achei numa loja de brinquedos antigos (isso no início da década de 80).

Leonardo Lago
Leonardo Lago
11 anos atrás

Única explicação possível: Kimi Raikkonen estava no controle e tentava fazer a volta mais rápida da corrida.

Ricardo Brito
Ricardo Brito
11 anos atrás

Se vcs observarem tem uma bandeira do Brasil asteada. Deve ser de algum competidor. O colega de cima(jeduardo) deve conseguir identificar.

Inácio Neto
Inácio Neto
11 anos atrás

Viu a bandeirona do Brasil no fundo?!
O automobilismo não pode acabar!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
11 anos atrás

eita…da impressão que nem precisa de habilidade nenhuma nas curvas, só sentar o dedo no botão e deixar

alberto
alberto
11 anos atrás

Muito legal Flávio. Muito mesmo. Pena que a maioria das pistas no Brasil estão fechando. Tenho uma coleção de bólidos, mas os que mais gosto são as réplicas em escala 1/32. Pra quem não conhece, segue um link pra dar uma olhadinha nessas réplicas. escolhi uma página na Alemanha, com Porsche 917. mas tem outros carros, como Ferrari, Lamborghini, Fórmulas, etc, etc http://www.slot32.de/wbc.php?sid=140005b13058&rid=372&tpl=produktliste2.html&page=2

Alexey Karpov
Alexey Karpov
Reply to  alberto
11 anos atrás

Pior é viver aqui no Rio Grande do Sul onde todo mundo é adulto e brincar de cerrinho é coisa de criança. E como por aqui até as crianças são adultos, ninguém mais quer saber de slot-car. E por conta disso, as pistas estão cada vez mais escassas. Construí uma de quatro fendas à oito anos para uma cidade do interior e o cara não durou meio ano. Acabou vendendo ela pra São Paulo. Acabei desistindo de fazer mais. Agora vou fazer uma de três fendas aqui em casa pra eu, minha esposa (sim ela também curte) e meu pai fazermos pegas sempre que estivermos afim. E chupa quem não gosta! Huahuahuahua

egberto
egberto
Reply to  Alexey Karpov
11 anos atrás

Só pode gostar quem curtiu na saudosa decada de 70/80. Até campeonato Nacional de Estrela existia. A ultima vez que andei de autorama (este era o nome) foi ewm uma pista que estava montada no Bourbon Ipiranga à uns 5 anos atras.
Lamentável não existir este hoby no RS. abs

jeduardo
jeduardo
11 anos atrás

Já faz um tempo que eu não acompanho, mas esta é uma pista do tipo Blue King e o tempo de volta deve estar na casa de 1´´400, nós temos alguns brasileiros que participam regularmente das provas internacionais, talvez o mais conhecido seja o Luis “Gugu” Bernardino que inclusive já foi campeão mundial assim como outros brasileiros.
Dizem que é o esporte que exige os reflexos mais rápidos, inclusive mais rápidos que a esgrima.
O cabeludo de bigode que aparece no final dando os parabéns ao vencedor é o brasileiro Zé Mario (acho que tb já ganhou um mundial)

reinaldx
reinaldx
Reply to  jeduardo
11 anos atrás

Estava a me perguntar, o que uma bandeira do Brasil faz por lá? O colega já havia respondido. Depois de uma certa procura é que localizei o brasileiro no meio da comemoração.
Os “pilotos” tem que ter muito reflexo para não fazer decolar seus carros. Também achei interessante os “boxes” das equipes. Muito legal!

jotaefe
jotaefe
Reply to  jeduardo
11 anos atrás

Então está explicada a razão da bandeira brasileira.

Moy
Moy
11 anos atrás

Deu a porra !!! Como os caras conseguem acompanhar isso ?!?!
Sem falar nos fiscais “the flash”, que colocam a mão ali.
Tem de ver em super-hiper-ultra-slow.

Os gatos pira! kkkkkkkkk

Vinícius Nunes
Vinícius Nunes
11 anos atrás

Muito legal!
Deu vontade de montar o meu da Estrela no final de semana…
Os carrinhos dos moleques vão de motor estrelinha, já o meu vai de mabuchi. Como eles não entendem nada disso, vai ser diversão na certa! Rsrs
Abraço,

Maurício
Maurício
Reply to  Vinícius Nunes
11 anos atrás

Sacanagem com a molecada.

Wolf
Wolf
Reply to  Maurício
11 anos atrás

Invertido?? Mabuchi tem que ser o invertido…..hahahahahaha

Ricardo
Ricardo
Reply to  Vinícius Nunes
11 anos atrás

Também tenho um Mabuchinho em casa… considerado hoje peça de museu… os carros dessa “categoria” correm com motores Parma (mesma marca que fazia aceleradores).

Alem do Mabachinho tenho um Grupo 27 e um Camem 23 que é um verdadeiro foguete… nos chassis novos anda quase igual aos atuais “micro motores”.

Rogério de Carvalho
Rogério de Carvalho
11 anos atrás

sem sacanagem… qual é a graça dessa porra??? nessa velocidade nem da pra ver o carro… o grande lance é pegar a carrinho no chão!

alberto
alberto
Reply to  Rogério de Carvalho
11 anos atrás

Tem certeza que vc fez essa pergunta? que graça tem? isso chama-se adrenalina, competição, preparação. Tem muito mais ciência nesse brinquedo do que você possa imaginar. Tem leis da física, eletrônica, mecânica, aerodinâmica envolvida. Tem que ter reflexos, sangue-frio, estratégia. Gasta-se grana, tempo e treinamento pra chegar a esse nível. Investe-se em tecnologia. Pena que no mundo, mas principalmente aqui no Brasil, cada vez mais fecham as pistas. Substitui-se tudo por vídeo games. Tenho vídeo games, mas é muito diferente de andar de autorama e por consequencia, diferente de kart. Que saudades do Lineo e do pessoal que disputava as categorias das réplicas e dos Fórmula 1 que fazíamos por lá. Enfim. Que graça tem? Um dia aluga um carrinho por meia hora e você irá descobrir.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  alberto
11 anos atrás

Acho que vai de gosto mesmo. Na época em que eu tinha esse hobby, também não gostava dos carrinhos muito rápidos, com bolhas que sequer pareciam carros. Fui progredindo até chegar nesses carros voadores (obviamente bem mais lentos que esses do filme, no meu tempo era Mura 20) e acabei voltando pro Mura 0, com bolha que parecia carro de corrida, achava mais divertido. E que bom que cada um gosta de uma coisa diferente!

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  alberto
11 anos atrás

Não tiro sua razão.

Mas, se tem graça pra quem controla os carrinhos, pra quem assiste é impossível acompanhar.

E tem outra coisa: o que eu acho legal de autorama é quando o carrinho chega a dar uma dançada e você precisa controlar pra não passar o limite, ao mesmo tempo em que força pra achar o limite. Esses carros grudam demais.

Squa
Squa
Reply to  alberto
11 anos atrás

“reflexos, sangue-frio, estratégia”. Nooossa, Chuck Norris perde pra esses caras. Legal demais pela curiosidade da velocidade, mas já brinquei num “pistão” desses que tinha aqui em Campinas. Chatíssimo.

Alex
Alex
Reply to  alberto
11 anos atrás

Acho que ele não está questionando o “autorama” em si, que como você mesmo disse é muito interessante pois envolve muitas áreas do conhecimento técnico, além da competição e da adrenalina. A questão que ele está levantando, e eu concordo plenamente, é a velocidade ridícula, absurda e irreal destes modelos. Desta forma perde mesmo toda a graça. Poderiam ser caixas de fósforos no lugar dos carrinhos que não ia fazer a menor diferença.

Velho sim, e daí?
Velho sim, e daí?
Reply to  Rogério de Carvalho
11 anos atrás

Também não vejo graça nenhuma. Rápido demais, estável demais! Não troco meu Autorama Estrela por isso daí não!

Renato
Renato
Reply to  Rogério de Carvalho
11 anos atrás

Eu também não achei graça mas, certamente, para quem pratica tenha graça. Mas eu também não acho graça em assistir futebol de salão nem volei de praia porque existem versões melhores embora, neste último caso, de vez em quando apareça alguma jogadora interessante de se ver.

egberto
egberto
Reply to  Renato
11 anos atrás

A graça não é só correr………………vc viu as maletas oficina? o soldador? detalhe da solda no chassi? os suportes de pneus?…………..é de babar…………….

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
Reply to  Rogério de Carvalho
11 anos atrás

Concordo contigo :-)

jotaefe
jotaefe
Reply to  Rogério de Carvalho
11 anos atrás

Santa ignorância. Tendo em vista a besteira que vc escreveu, favor nos honrar com a sua ausência.

Wolf
Wolf
Reply to  jotaefe
11 anos atrás

Tem pilotagem aí…..e MUITA.