RAZIA LÁ
SÃO PAULO (Bahia também) – Luiz Razia, vice-campeão da GP2, baiano arretado, fechou com a Marussia e será companheiro de Max Chilton na única dupla 100% estreante de 2013. Pelas contas do amigo Rodrigo Mattar, será o 30° brasileiro a largar em um GP na história. A equipe não é novidade para ele. Em 2010, quando estreou como Virgin, o time o tinha em seus quadros como piloto-reserva (foto). Depois, Razia vestiu uniforme da Lotus verde, também, e chegou a participar de treinos livres em fim de semana de GP na China e no Brasil, em 2011. No ano passado, participou dos testes de novatos pela Force India e pela Toro Rosso.
Campeão sul-americano de F-3 em 2006, há sete anos Razia exerce intensa atividade em categorias internacionais, como A1GP, F-3000, World Series e GP2. Sua melhor temporada, sem dúvida, foi a passada com o vice na série que antecede a F-1. Perdeu o título para Davide Valsecchi no final, mas foi ao pódio nove vezes e venceu quatro corridas.
Jovem, 23 anos, tem, portanto, uma boa experiência e um currículo bastante aceitável. É simpático, sorridente, bom de mídia e de microfone (fez várias participações em programas da Globo no ano passado, especialmente). Passei a prestar mais atenção no rapaz quando, em outubro de 2006, por conta própria, colocou um adesivo do meu site, o Grande Prêmio, em seu carro de F-3. Achei muito simpático. Tem a foto aqui. Não havia interesse algum envolvido. Ele, apenas, sempre foi leitor do site, fã da gente, essas coisas. Quando fechou com a Virgin, no fim de 2009, até brinquei que estávamos, finalmente, colocando nosso primeiro piloto na F-1.
O que sempre me intrigou nessa trajetória de Razia foi a ausência de patrocinadores pessoais. Tudo indica que os degraus foram sendo vencidos graças à fortuna de sua família. Não sei avaliar com precisão quanto foi gasto até chegar à F-1, mas não é segredo para ninguém que nas categorias menores, com raríssimas exceções, só se corre pagando. Esses treinos pela Force India e pela Toro Rosso, igualmente, não devem ter sido baratos. Em geral, os pilotos jovens obtêm suas vagas com patrocínios. As equipes vivem disso no mundo inteiro. No caso de Razia, nunca houve envolvimento de empresa alguma.
Esse cockpit deixado vago por Timo Glock na Marussia tem valor estimado em US$ 10 milhões. Um pouco mais, um pouco menos. Estamos tentando levantar, no Grande Prêmio, se há patrocinadores brasileiros que vão ajudá-lo. A própria assessoria do piloto se disse surpreendida hoje quando a informação foi veiculada pela primeira vez, na Sportv, e não soube nos informar.
Cumpre lembrar, porque é informação de domínio e interesse público, que a mãe de Razia, Ana Elizabete Vieira Santos, foi detida em dezembro de 2011 na operação Terra do Nunca da Polícia Federal, que investiga esquema de grilagem de terras em São Desidério, cidade próxima a Barreiras, no oeste da Bahia, onde ela era tabeliã. O caso ainda está na Justiça. Ela já havia sido condenada, segundo este link do Terra aí em cima, a mais de oito anos de prisão por falsificação do livro de protocolo de seu cartório.
Não sei de onde vem o dinheiro para a vaga de Razia na Marussia. Tomara que seja de grandes patrocinadores dispostos a apostar na carreira de um garoto que é rápido e obstinado nas pistas.
Falando em escândalos, como que ficou aquele processo de trabalho escravo numa fazenda dos Senna na Bahia?
FG, admirável seu post, cheio de informações que não ficaram só no aspecto esportivo, mas nos brindou com lances que nenhuma outra mídia colocaria assim, na lata. Uma aula de destemor para jovens jornalistas, o que faz dessa atividade realmente uma “profissão arriscada”, para os que se atrevem. Valeu! ET.: você ficou me devendo uma resposta: o que houve com a Estadão-ESPN? Ou é assunto tabu pra você?
Acabou. O outro grupo resolveu rescindir o contrato. Foi isso. Não é tabu nenhum.
Peninha que acabou a Estadão-ESPN, gostava mais de ouvir o seu “3º tempo” do que o do concorrente original… rsrs. Valeu!
Razia só teria uma saída para reverter as acusações: colocar um “bode na sala” pilotando bem e ganhando corridas num futuro longínquo. Ser um novo herói para Brasil. Arriscado, porque é uma possibilidade remota e o que mais se ouve desse tipo de equipe são comentários de lamentação dos narradores durante a corrida.
Já sei quem bancou os testes e as temporadas dele até chegar na fórmula 1, como vc mesmo disse nunca houve patrocínio, mas a partir desse ano vai ser diferente, vamos ter um pool dos maiores fabricantes de máquina de lavar do país, brastemp, consul, eletrolux, para continuar a ajudar o garoto.
Se for dinheiro sujo, que caia fora logo e não fique nem até o fim do ano. A gente sabe que F1 não é flor que se cheire. Deve haver historinhas de arrepiar ali, principalmente quanto aos patrocínios. Mas um coisa é achar, outra é saber de suspeitas diretas.
E se o cara daqui uns anos vai parar numa Lotus, ganha algumas corridas, a Globo elege o cara com “herói e ídolo” nacional…Esqueceremos do histórico familiar e do dinheiro (na hipótese de se confirmar) suspeito ou sujo que bancou seu início na F1????
Todo “ídolo” patrocinado pela Globo vira ‘santo’.
Alguns fazem até milagres…
Flavio Gomes tem bolas!
Se a mãe dele foi condenada, ou está sendo investigada, que isso fique em nome dela, que ela responda por isso. Que ninguém condene o menino previamente. O que fizer na pista, vai ser na pista, que lá fique, que lá escreva sua história.
Muitos daqueles que torcem o nariz agora dizendo que ele está na F1 por causa de dinheiro ilegal, rezam e vão À Missa todos os dias em igrejas recheadas de ouro roubado de colônias escravizadas ao longo dos séculos. Esses, não são culpados pelo ouro roubado; nem Razia, pelo “mãetrocínio”.
Se o dinheiro que o levou à Formula 1 foi conseguido de forma ilegal, o piloto é, no mínimo, conivente e cumplice de toda essa pilantragem. Ou vc acha que não??
FG, bom texto e imparcial como sempre. Uma semana atrás eu estava viajando de moto de Barretos a Morrinhos – GO e num posto na cidade de Prata -MG, encontrei algumas pessoas de Barreiras – BA. Comentei sobre o Razia (antes do anuncio da F1) e pude perceber o quanto ele é querido por lá.
Torço por ele.
Vai precisar de um milagre para se firmar na F1 com boas apresentações num carro ruim para buscar algo melhor em 2014… Sei lá, mas tenho um pressentimento que o Razia terá um futuro promissor na F1…
Por um lado é realmente difícil mostrar serviço, por outro lado a única pressão que ele terá é vencer o companheiro de equipe. Ninguém espera muito deste carro, mas se ele conquistar algum resultado surpreendente (talvez em função de quebras dos outros ou uma daquelas corridas malucas onde a chuva vem e vai) pode ser que consiga conquistar um espaço em uma equipe média, para depois almejar algo melhor.
Caro Flávio,
Você é bom (jornalista), mas neste artigo você foi mau.
Se o cara é simpático, fez propaganda gratuita para seu site, e você o trata assim, o que fará ao inimigo??
Fui…
Vá.
Carlos,
isso é que faz o Flavio bom, só por que o cara foi amigável colocando um adesivo do site no formula dele, não é por isso que ele vai esconder a noticia e a verdade.
Exatamente. Sabe o que mais me chateia? É que a opinião do Carlos é o retrato da opinião dos brasileiros: não se conta ou expõe os erros de fulano, só porque ele é simpático, amigável. Ridículo. O Flavio Gomes tá certíssimo em expor os fatos e a verdade, doa a quem doer.
Onde estão os erros do Razia? Se a mãe dele cometeu falcatruas ele é culpado? ele escolheu nascer do ventre dela? Pelo que eu sei o pai dele tem muita grana proveniente da soja cultivada no oeste da Bahia.
Marcos, a grana para bancar o Razia vem dos pais dele e das empresas da família. Ele sempre teve dificuldades de patrocínios.
Por isso que a informação do Sr. Flavio estava correta…
Aqui está um típico representante dessa mentalidade imunda, historicamente entranhada nesse país de palmeiras e belas praias: se é meu amigo, se me tratou bem, se é meu “cupincha”, então eu devo me calar ante as suspeitas que recaem sobre ele. Sim, claro! E a missão do jornalista que vá para a PQP, não é? Até quando seremos um país bananão!?!?!
Bonne chance!
FG, isso, é que eu chamo de queimar o filme… O piloto nem tirou o molde do banco e você já tostou o “coitado”…rsrs. Eu desconhecia essa história e agora, confesso que esse atleta perdeu minha empatia… Outra: se eu fosse patrocinar alguém, jamais associaria o nome de minha empresa ao de uma família suspeita de falcatruas. Vamos ver se um dia desses alguém tem coragem de interpelar o garoto sobre o espinhoso tema. (Revista Warm Up?…) Claro que da chapa-branca RG não se pode esperar nada…
Caro Flavio, se considerarmos Hernando da Silva Ramos brasileiro, Razia será “nosso” 31º representante… Forte abraço.
Eu sabia que o pai dele era fazendeiro grandão na Bahia, mas não sabia desse caso da mãe dele. Na real, são poucos os fazendeiros ricos no Nordeste e Centro-Oeste que não estejam metidos em algum tipo de rolo.
Só vai gastar dinheiro andando lá atrás.
Beleza, Eduardo! Mas aumente o grau do binóculo e, principalmente, aponte para suas próprias planícies também. São poucos (quase nenhum) fazendeiro rico que não está metido em falcatruas, seja no nordeste, centro oeste, são paulo, rio de janeiro e os pampas do sul maravilha também. Aliás, nesse país, geralmente poucos são os ricos honestos, seja no campo ou na cidade. Ingenuidade a sua achar que é só no nordeste ou no centro oeste.
Pelo que li seu pai é o maior produtor de suco de uva do Brasil…
Quando entra essa estoria de familia rica, familia enrolada, nao se sabe de onde vem o dinheiro, acessoria nao sabe de nada etc etc, da ateh medo do resultado la na frente…
Rica e pobre Formula 1 atual ! Se o baiano não vingar como piloto poderá procurar o Bernie Ecclestone e mostrar o seu curiculo familiar ! Quem sabe em uns 10 anos ele não estará comandando a categoria ?
É muito pouca essa grana para o Bernie … rsrssss
Eu acho que depois desta, ele nunca mais vai pregar adesivo seu..
Eu também acho… e FG, vc foi podre nessa! kkkkkkk
hahahah podre, não. Realista. Parabéns pelo assunto, eu já sabia dessa, mas muita gente não sabia.
pensei o mesmo!!! kkkkkkkk
É.
É mesmo…
É Nada….
É sim.
Duvido!
Sinceramente falando, sem qualquer pretensão de bancar o entendido ou o advinhador, quando abriu a vaga do Glock, achei que esta vaga seria do Razia.
Sabemos que a equipe não é lá estas coisas. Não é mesmo. Mas o Charles Pic já demonstrou algum valor e já foi “promovido” a uma equipe melhor – a Caterham.
Lembramos ainda o fato de que o Alonso começou na Marussia da época, chamada Minardi.
Boa sorte a Razia, boa sorte a todos os estreantes.
Alonso começou na Marussia quando era Minardi? Putz.
Eu entendi que o Glauber quis dizer que a Minardi era a pior equipe da época, assim como a Marussia é agora (por isso o comentário “Marussia da época”).
Ele não disse que a Minardi virou Marussia.
Sabe tude esse hein!kkkk
Acho q ele não disse que a “Marussia veio da Minardi” (como a Red Bull veio da Jaguar)…
Acho q ele se referia q a Marussia hoje é como a Minardi de antigamente (tipo o Palmeiras de hj, é a Portuguesa de ontem..kkkk)
abraços
Ow amigo, pega leve com o meu verdão.. rsrsrs
Tbm sou Palmeirense…
e na situação que estamos…
tem q rir pra não chorar..kkkk
Não FG, eu quis dizer que a Minardi da época era mais ou menos como a Marússia hoje. Lá do fundo do grid.
Desculpe se não fui claro. Só quis fazer uma comparação.
Glauber, não fez nada errado! Arrogancia e presunção talvez fossem razão para desculpas, mas vc não tem do pq.
Você foi claro, eu que li na pressa. Sorry.
Tudo certo FG, desencana…
A Minardi foi vendida para a Red Bull e virou a Toro Rosso.
Acho que o Glauber quis dizer apenas que a Marussia de Razia hoje se compara à Minardi de Alonso.
É isso aí Farad e Márcio, exatamente isto que eu quis dizer. Valeu pela defesa!!
Glauber, relaxa… Fora o FG, parece que todo mundo te entendeu…rsrs
O Glauber só fez uma comparação – é a mesma coisa de começar a correr de Paulista de antigos com um Lada rs
Alonso começou na Minardi, que hoje é a Toro Rosso.
Eu ainda acho que a Minardi do Alonso era melhor que essa Marussia de hoje…
concordo com vc, Kaio.
Existe um porém : a Minardi não tomava 5 segundos da pole position como a Marussia. tomava uns 2,5 a 3. estava mais para Catherham.
Sem dúvida!
Esportivamente, perdi até o tesão em comentar, deixa eu adicionar mais essa filhadaputagem na lista abaixo, por causa disso continuamos com a Educação burra, Saúde doente e Segurança com muito medo!!!
Lista de Escândalos políticos no Brasil que cobre fatos políticos marcantes chamados de escândalos, grandes investigações, leis controversas, e diversos. Os casos estão listados de acordo com a data do fato investigado ou acontecido.
Anos 70
Caso Lutfalla (1977)
Caso Roberto Farina
Anos 80
Escândalo da Mandioca (1979 e 1981)
Escândalo da Proconsult (1982)
Caso Chiarelli (1988)
Anos 90
Caso Jorgina de Freitas
Caso Edmundo Pinto (1992)
Esquema PC Farias
Caso Nilo Coelho
Caso Eliseu Resende
Caso Queiroz Galvão
Caso Ney Maranhão
CPI do Detran (em Santa Catarina)
Escândalo dos Anões do Orçamento
Caso Rubens Ricupero (também conhecido como “Escândalo da Parabólica”).
Escândalo do Sivam
Escândalo do Banestado
Escândalo da Encol
Escândalo da Mesbla
Dossiê Cayman (ou Escândalo do Dossiê Cayman ou Escândalo do Dossiê Caribe)
CPI do Banestado
Década de 2000
Caso Luís Estêvão
Caso Toninho do PT
Caso Celso Daniel
Operação Anaconda
Escândalo do Propinoduto
Escândalo dos Bingos(ou Caso Waldomiro Diniz)
Caso Kroll
Escândalo dos Correios (Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
Escândalo do IRB
Escândalo do Mensalão
Mensalão mineiro
Escândalo do Banco Santos
Escândalo dos Fundos de Pensão
Escândalo do Mensalinho
Caso Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo)
Escândalo das Sanguessugas (Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
Operação Confraria
Operação Dominó
Operação Saúva
Escândalo do Dossiê
Escândalo da Renascer em Cristo
Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão)
Operação Navalha
Operação Moeda Verde
Caso Renan Calheiros ou Renangate
Caso Joaquim Roriz (ou Operação Aquarela)
Escândalo dos cartões corporativos
Caso Bancoop
Esquema de desvio de verbas no BNDES
Máfia das CNH’s
Caso Álvaro Lins, no Rio de Janeiro
Operação Satiagraha ou Caso Daniel Dantas
Escândalo das passagens aéreas
Escândalo dos atos secretos
Caso Gamecorp
Escândalo dos Correios
CPI das ONGs
Operação Faktor
A Privataria Tucana
Década de 2010
Caso Erenice Guerra
Operação Terra do Nunca(2011)
Caso Lutfalla(2012)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_esc%C3%A2ndalos_pol%C3%ADticos_no_Brasil
Mãe de piloto Luiz Razia está entre os presos na operação Terra do Nunca. Esquema lidava com aquisição de papéis públicos para grilagem de terras:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/mae-de-piloto-luiz-razia-esta-entre-os-presos-na-operacao-terra-do-nunca/
Segundo informações de bastidores, Ana Elizabete(mãe do piloto), passou mal ao saber que seria presa e precisou ser levada ao hospital mais próximo. Ela é ex-tabeliã e vive na cidade de Barreiras.
O iBahia entrou em contato com Ana Elizabete por telefone, mas conseguiu apenas falar com seu marido, cujo nome é o mesmo do piloto baiano, seu filho. Aparentando estar tranquilo, Luiz Razia disse que estava em casa enquanto sua mulher presta depoimento. Segundo ele, Ana Elizabete deixou se ser tabeliã há três anos e foi detida apenas para esclarecimentos. “Eu também devo ser chamado para depor. Mas está tudo tranquilo. Assim que acabar o depoimento dela, ela volta para casa”.
Mas, de acordo com a assessoria da Polícia Civil, há sim um mandado de prisão preventiva contra Ana Elizabete. Ela somente será liberada se os investigadores acharem que ela prestou todos os esclarecimentos. Caso contrário, fica à disposição da justiça.
***Bom lembrar, Ana Elizabete, já cumpria em liberdade, pena de oito anos e dois meses de prisão por falsificação do livro de protocolo do cartório. Não tem santinho nessa história…
BRASIL, TOMA VERGONHA NESSA CARA SAFADA!!!
Esqueceu do Ibrahim Abi-Ackel (minstro no escandalo das pedras preciosas), do escandalo do Projeto Jari, do caso da compra da Light (gov Paulo Maluf) em São Paulo, para criação da Eletropaulo, e mais alguns outros que vão por aí…
eu tb vou ser chamado para depor, por que sou brasileiro , por que uso tomate no nariz…
mas…tá tudo bem…
E o keko?
É que lá na Bahia dinheiro dá em coqueiro.
(pelo menos nos coqueiros das áreas griladas dá)
Nao podia faltar um racista, estao sempre atentos para postar porcaria.
É. Vai ver na sua cidade, no seu estado, todo mundo é honesto. Nem vou dizer de onde sai o dinheiro aí, que é pra não te dar coceira!!!!
será melhor estar na F-1 para andar no fundão? ou ficar na GP2 disputando campeonatos? :-|
Parece que não, mas o desempenho dos pilotos nas equipes nanicas é cuidadosamente observado pelos chefes de equipe do padock.
Vide a surra que o Pic deu no Glock ano passado.
Foi “promovido” para a Caterham que, teoricamente, é a menos pior das nanicas.
Vale lembrar também que Webber e Alonso começaram na Minardi, uma das piores escuderias de sua época, ambos pelas maos de Flávio Briattori.
Aldo, a Minardi pelo menos marcava alguns pontos e as atuais nanicas nem sequer passam do 15º lugar nas corridas de tão ruim que são.
Um dos pilotos brasileiros mais inteligentes atualmente é o Farfus.
Com a grana de que dispunha, foi conquistando o apoio da BMW conseguido (aparentemente) na raça, conquistou aos poucos o priviégio que é sentar em um daqueles “foguetes” de fábrica. Na minha opinião, vai disputar o título da DTM em 2013.
Tava bom demais pra ser verdade…
Barreiras e região. Lá as terras são super valorizadas e a região é muito rica.
Grilagem terras foi muito comum quando a nova fronteira agrícola da soja na região começou a ser explorada e pelo vista a prática ainda continua…
As cidades da região são predominantemente ocupada por famílias que imigraram do sul do país, do Paraná e etc…. O que inclui a família do Razia.
No link do Terra há também a informação de que o pai dele foi preso por porte de armas na mesma época…
Finalmente um comentário sensato.
Barreiras e vizinhança são parte de um processo que assola a região central do Brasil: Tocantins, Goiás, Oeste da Bahia, Mato Grosso, etc. Agricultura e pecuária predatórias, grilagem de terras, corrupção de servidores e assassinato de pequenos agricultores, de índios e remanescentes quilombolas. É a expansão da nossa fronteira agrícola, tão lindamente cantada nas reportagens tendenciosas das redes globos da vida. E lá tem bandido que veio de tudo quanto lugar: Rio Grande do Sul, Paraná, Minas, São Paulo, Bahia e gringo, claro. Democracia total.
Concordo que é um ótimo piloto, mas Marussia é triste.
O cara tem talento, experiência e vai jogar um ano de sua carreira no lixo, apenas pelo “prazer” de pilotar um carro de F1. Deveria fazer mais um ano de GP2 e em 2014 tentar um lugar melhor como Force India, Sauber ou Willians, onde poderia mostrar seu talento!
Boa sorte ao menino, mas não espero nada mais que ficar entre os 4 ultimos do grid durante o ano todo! Desperdício de talento!
Me desculpe, mas ninguém “corre” nem “disputa” corrida ou campeonato de F1 em equipes como Marussia e HRT.
Se o cara é talentoso, acho uma merda pra ele e uma prova (mais uma) que os pilotos brasileiros estão cada vez mais desvalorizados na hora de serem contratados para a F1.
Fim de feira total.
Se entrou usando dinheiro duvidoso, que saia logo.
Abs.
Bem, é evidente que ele está chegando com dinheiro próprio. Pelo que vi ele possui patrocínios pequenos, devem estar abatendo alguma pequena porcentagem…
Só espero que essa fortuna tenha sido acumulada de maneira legal
Espero que algum milagre ocorra na temporada e o Razia possa se destacar…
“- Sempre busquei representar meu país lá fora e levantar a bandeira do Brasil. Mas temos apenas investidores europeus nesse projeto e estamos ainda atrás de uma empresa brasileira para representar. E estamos encontrando muita resistência das empresas o que é frustrante, não acho legal.”
Pelo menos é que ele disse para o http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/01/luiz-razia-acerta-com-marussia-e-fara-sua-estreia-na-formula-1-em-2013.html
levantar a bandeira do brasil? achei que queria ganhar corridas.
Se você for por aí, o Paulo Maluf fala que nunca roubou nada dos cofres públicos. Cada um fala o que quer, cada um acredita no que quer…