RIO, 1963 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 22 de janeiro de 2013 - 17:02Automobilismo brasileiro

RIO, 1963

SÃO PAULO (aí sim, de novo) - Barra da Tijuca, avenida Sernambetiba, 1963. Mais uma do acervo do Alessandro Neri. Notem como o Malzoni #10 do Marinho fazia curva! Esse carro foi restaurado, está lindo. E quem estava no Porsche que saiu da pista? E no Karmann-Ghia #2?

Um monte de gente vai acertar. Lindo, o vídeo.

27 comentários

  1. hendrix disse:

    eu sempre achei q os anos 30 a 50 os + legais do brasil
    coluna preste, vargas, golpes e não essa bosta de anos 80, 90 e agora o novo milênio com “gente novas” fazendo as mesmas merdas

    http://www.youtube.com/watch?v=NP7Tx67a9xw

  2. Zavataro disse:

    100 Milhas da Guanabara. Prova disputada no dia 26 de julho de 1964 em 38 voltas no “Circuito da Barra”, de 4300 metros, para carros Turismo e Gran Turismo do Grupo III do “Anexo J” da FIA. 4ª lugar na geral.

  3. Nelson disse:

    Naquele porsche era o louco – no bom sentido – Marivaldo-.Aliás como eram ruins de curva aqueles porsches antigos!!!!

    • Vicente Miranda disse:

      Nelson,

      Você tem razão.
      O KG do Landi fazia MUITO mais curva que o belo Porsche 356 de Marivaldo. Nunca dirigi um 356 original, mas dizem que a réplica da Envemo, que também não é nenhuma maravilha em termos de dinâmica, faz muito mais curva que os Porsches 356. Na tal curva próximo ao local onde estava, entrada da reta da praia, Marinho arremesava o Malzoni de chapa como um míssil.

  4. Joaquim disse:

    Salvo engano, 100 Milhas da Guanabara, 1964. Estréia do KG-Porsche Rampson que dois anos mais tarde desaguaria nos famosos KG-Porsche Dacon, amaori raival da equipe Willys, o bicho papão da época.

  5. @chrisalves88 disse:

    naaaaaaaaaaaaaaaaadaaa
    naaaaaaaaaaaaadaaaaaaaaaaa
    naaaaaaaaaaaaaaaaaadaaaaa

    na Barra da Tijuca na época.

  6. Vicente Miranda disse:

    Eu assisti às corridas nesse dia. Pedi muito ao meu pai para ele me levar ao Circuito da Barra e ele me atendeu. Ficamos entre o “S” e a entrada da reta da praia (Av. Senambetiba).

    Foi inesquecível. Realmente o Malzoni #10 nas mãos de Marinho e o KG-Porsche vermelho #2 pilotado por Chico Landi davam show, Marivaldo no Porsche 356 #45 ia bem até perder o controle do carro na curva que ficava ao final da reta da praia, entrada da reta de paralelepípedos (Av. Erico Veríssimo).

    A prova dos antigos foi vencida pelo falecido Mauricio Memoria, conhecido antigomobilista e colecionador carioca, também jogador de polo, com um lindo Buick Sports Roadster 1928 verde garrafa e creme, carro este que aparece no início do video aos 0:07 min, número 8 feito com fita isolante nas portas. Diziam que o Buick fez tempo melhor que muitos carrinhos de pequena cilindrada, e mauricio tocava forte o clássico Roiadster, que tinha lindas rodas de madeira.

    Notas:

    -> Mauricio faleceu em 2002. Foi Presidente da Sociedade Hípica Brasileira e do Itanhangá Golf Club, e regularmente realizava eventos de antigomobilismo no Itanhangá, tendo ele próprio sido um dos primeiros sócios do Veteran Car Club do Brasil – RJ ; foi sucedido na presidência do Itanhangá por seu filho, Mauricio Evandro, que também realizou inesquecíveis almoços para os sócios do Veteran.

    -> Se não me engano o Ford T era da coleção de Maurício Memória e foi pilotado por um de seus filhos, Mauricio Evandro ou Carlos Eduardo.

    2) Na prova principal, os destaques foram:

    # 10 -> Malzoni (de chapa) – Marinho
    # 2 -> KG-Porsche (Ramson) – Chico Landi
    # 45 -> Porsche 356 (carroceria Karmann Hardtop) – Marivaldo Fernandes

    • Conde disse:

      Informações precisas , Vicente …Grande abraço

    • Carlos Eduardo Memoria disse:

      Vicente , me lembro muito desse dia e disso tudo como se fosse hoje , muito bom saber q. alguem mais q. viveu isso ainda lembra tb. Me emocionei com seu relato sobre meu Pai , um ser humano extraordinario a quem sempre admirei e tudo q. ele fez e tb. o q. vivi com ele. Tudo isso me traz uma imensa saudade dele. Obrigado pela referencia. Grande abraco p/ vc.

  7. Hiperfanauto disse:

    O Porsche n.45 um Carrera 2, branco de capota preta estava sendo pilotado por Marivaldo Fernandez e o Karman Ghia Porsche n.2 montado pela Rampson estava sendo pilotado por Chico Landi, que se não me falha a memória foi o vencedor da corrida.

    • Vicente Miranda disse:

      Sim, o KG-Porsche (Rampson) foi o vencedor da prova.
      Eu, que naqueles meus tempos de pré-adolescente considerava Landi um “coroa”, fiquei impressionado como ele arremessava o KG na curva de entrada da reta da praia. Marinho com o Malzoni de chapa vinha na mesma balada. Como eu só tinha visão daquela curva, não imaginava como Marinho, com um carro bem menos potente, descontava o que o KG levava de vantagem onde seu potente motor Porsche (Rampson) falava alto, ou seja, saídas de curvas e retas. O motorzão do Porsche de Marivaldo também roncava muito grosso, pena ele ter perdido o controle do carro, como o video mostra, na entrada da reta de paralelepípedos.
      E Mauricio Memória, no Buick Roadster 1928, também fazia bonito naquela curva, guardadas as devidas proporções.
      Ótimo post.

  8. Corcel Bino disse:

    Impressionante é a diferença de velocidade do Malzoni em relação aos demais, inclusive ao Porsche 356 e a Giulia…

  9. Fernando disse:

    KG Chico Landi
    Porsche Marivaldo

  10. Rafael disse:

    Imaginar um lance desses hoje em dia chega a ser sobrenatural…só acontece em outra dimensão. Puta saudade de viver num mundo que eu ainda não era nascido.
    A Porscheta passou como um rastelo na platéia.

  11. Alexandre - BH disse:

    Espetacular! E é incrível como as pessoas se expunham ao perigo. Até que morreu pouca gente nesse tempo.

  12. Elisio disse:

    Karmann Ghia Porsche 2 – Chico Landi

  13. Rafael disse:

    Muito bacana as imagens. O que também chama a atenção é a proximidade que o público fica da pista, algo extremamente arriscado, mas na época, pelo que vi de imagens desse período, era comum, até na Fórmula 1.

  14. Jason Vôngoli disse:

    P.S.: Acho que falei bobagem – esse Malzoni aí já era de fibra, né?

  15. Jason Vôngoli disse:

    Papagaio! Como o Malzoni de lata andava… Perto dos outros, parecia coisa de outro mundo.
    (E o número 13 deu azar pro Fordinho)

  16. Ricardo Bigliazzi disse:

    Pergunta do dia: E a piscina no final do video?? Onde é isso??? Barra da Tijuca? Na boa… achei a melhor parte do video… no minimo a mais enigmatica.

    Imperador 2013

    • pedro ar sensível disse:

      Nevada praia Club talvez…

      • Roberto Tumminelli disse:

        Não tenho certeza, mas não me parece ser o Nevada.

        Pelo que lembro a piscina era mais larga e havia duas “ilhas” nela uma na parte mais rasa e outra na funda.

        A não ser que isso seja bem o inicio do Nevada e a piscina tenha sofrido reforma. O clube é de 1962.

        Mas como falei acima, não tenho certeza.

  17. chambel disse:

    no KG poderia ser o Emerson, Moco, Ludovino Perez. Mas com certeza no Porsche era o saudoso Marivaldo Fernades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>