RIO, 1963

SÃO PAULO (aí sim, de novo) – Barra da Tijuca, avenida Sernambetiba, 1963. Mais uma do acervo do Alessandro Neri. Notem como o Malzoni #10 do Marinho fazia curva! Esse carro foi restaurado, está lindo. E quem estava no Porsche que saiu da pista? E no Karmann-Ghia #2?

Um monte de gente vai acertar. Lindo, o vídeo.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
hendrix
hendrix
11 anos atrás

eu sempre achei q os anos 30 a 50 os + legais do brasil
coluna preste, vargas, golpes e não essa bosta de anos 80, 90 e agora o novo milênio com “gente novas” fazendo as mesmas merdas

http://www.youtube.com/watch?v=NP7Tx67a9xw

Zavataro
Zavataro
11 anos atrás

100 Milhas da Guanabara. Prova disputada no dia 26 de julho de 1964 em 38 voltas no “Circuito da Barra”, de 4300 metros, para carros Turismo e Gran Turismo do Grupo III do “Anexo J” da FIA. 4ª lugar na geral.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Naquele porsche era o louco – no bom sentido – Marivaldo-.Aliás como eram ruins de curva aqueles porsches antigos!!!!

Vicente Miranda
Vicente Miranda
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Nelson,

Você tem razão.
O KG do Landi fazia MUITO mais curva que o belo Porsche 356 de Marivaldo. Nunca dirigi um 356 original, mas dizem que a réplica da Envemo, que também não é nenhuma maravilha em termos de dinâmica, faz muito mais curva que os Porsches 356. Na tal curva próximo ao local onde estava, entrada da reta da praia, Marinho arremesava o Malzoni de chapa como um míssil.

Joaquim
11 anos atrás

Salvo engano, 100 Milhas da Guanabara, 1964. Estréia do KG-Porsche Rampson que dois anos mais tarde desaguaria nos famosos KG-Porsche Dacon, amaori raival da equipe Willys, o bicho papão da época.

Joaquim
Reply to  Joaquim
11 anos atrás

Corrigindo, ” a maior rival da equipe Willys”. Ô dedos…

@chrisalves88
@chrisalves88
11 anos atrás

naaaaaaaaaaaaaaaaadaaa
naaaaaaaaaaaaadaaaaaaaaaaa
naaaaaaaaaaaaaaaaaadaaaaa

na Barra da Tijuca na época.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
11 anos atrás

Eu assisti às corridas nesse dia. Pedi muito ao meu pai para ele me levar ao Circuito da Barra e ele me atendeu. Ficamos entre o “S” e a entrada da reta da praia (Av. Senambetiba).

Foi inesquecível. Realmente o Malzoni #10 nas mãos de Marinho e o KG-Porsche vermelho #2 pilotado por Chico Landi davam show, Marivaldo no Porsche 356 #45 ia bem até perder o controle do carro na curva que ficava ao final da reta da praia, entrada da reta de paralelepípedos (Av. Erico Veríssimo).

A prova dos antigos foi vencida pelo falecido Mauricio Memoria, conhecido antigomobilista e colecionador carioca, também jogador de polo, com um lindo Buick Sports Roadster 1928 verde garrafa e creme, carro este que aparece no início do video aos 0:07 min, número 8 feito com fita isolante nas portas. Diziam que o Buick fez tempo melhor que muitos carrinhos de pequena cilindrada, e mauricio tocava forte o clássico Roiadster, que tinha lindas rodas de madeira.

Notas:

-> Mauricio faleceu em 2002. Foi Presidente da Sociedade Hípica Brasileira e do Itanhangá Golf Club, e regularmente realizava eventos de antigomobilismo no Itanhangá, tendo ele próprio sido um dos primeiros sócios do Veteran Car Club do Brasil – RJ ; foi sucedido na presidência do Itanhangá por seu filho, Mauricio Evandro, que também realizou inesquecíveis almoços para os sócios do Veteran.

-> Se não me engano o Ford T era da coleção de Maurício Memória e foi pilotado por um de seus filhos, Mauricio Evandro ou Carlos Eduardo.

2) Na prova principal, os destaques foram:

# 10 -> Malzoni (de chapa) – Marinho
# 2 -> KG-Porsche (Ramson) – Chico Landi
# 45 -> Porsche 356 (carroceria Karmann Hardtop) – Marivaldo Fernandes

Conde
Conde
Reply to  Vicente Miranda
11 anos atrás

Informações precisas , Vicente …Grande abraço

Carlos Eduardo Memoria
Carlos Eduardo Memoria
Reply to  Vicente Miranda
11 anos atrás

Vicente , me lembro muito desse dia e disso tudo como se fosse hoje , muito bom saber q. alguem mais q. viveu isso ainda lembra tb. Me emocionei com seu relato sobre meu Pai , um ser humano extraordinario a quem sempre admirei e tudo q. ele fez e tb. o q. vivi com ele. Tudo isso me traz uma imensa saudade dele. Obrigado pela referencia. Grande abraco p/ vc.

Hiperfanauto
Hiperfanauto
11 anos atrás

O Porsche n.45 um Carrera 2, branco de capota preta estava sendo pilotado por Marivaldo Fernandez e o Karman Ghia Porsche n.2 montado pela Rampson estava sendo pilotado por Chico Landi, que se não me falha a memória foi o vencedor da corrida.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
Reply to  Hiperfanauto
11 anos atrás

Sim, o KG-Porsche (Rampson) foi o vencedor da prova.
Eu, que naqueles meus tempos de pré-adolescente considerava Landi um “coroa”, fiquei impressionado como ele arremessava o KG na curva de entrada da reta da praia. Marinho com o Malzoni de chapa vinha na mesma balada. Como eu só tinha visão daquela curva, não imaginava como Marinho, com um carro bem menos potente, descontava o que o KG levava de vantagem onde seu potente motor Porsche (Rampson) falava alto, ou seja, saídas de curvas e retas. O motorzão do Porsche de Marivaldo também roncava muito grosso, pena ele ter perdido o controle do carro, como o video mostra, na entrada da reta de paralelepípedos.
E Mauricio Memória, no Buick Roadster 1928, também fazia bonito naquela curva, guardadas as devidas proporções.
Ótimo post.

Corcel Bino
Corcel Bino
11 anos atrás

Impressionante é a diferença de velocidade do Malzoni em relação aos demais, inclusive ao Porsche 356 e a Giulia…

Fernando
Fernando
11 anos atrás

KG Chico Landi
Porsche Marivaldo

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Imaginar um lance desses hoje em dia chega a ser sobrenatural…só acontece em outra dimensão. Puta saudade de viver num mundo que eu ainda não era nascido.
A Porscheta passou como um rastelo na platéia.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Espetacular! E é incrível como as pessoas se expunham ao perigo. Até que morreu pouca gente nesse tempo.

Elisio
Elisio
11 anos atrás

Karmann Ghia Porsche 2 – Chico Landi

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Muito bacana as imagens. O que também chama a atenção é a proximidade que o público fica da pista, algo extremamente arriscado, mas na época, pelo que vi de imagens desse período, era comum, até na Fórmula 1.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
11 anos atrás

P.S.: Acho que falei bobagem – esse Malzoni aí já era de fibra, né?

Sávio Barbosa
Sávio Barbosa
Reply to  Jason Vôngoli
11 anos atrás

não. esse ainda era de lata mesmo

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
11 anos atrás

Papagaio! Como o Malzoni de lata andava… Perto dos outros, parecia coisa de outro mundo.
(E o número 13 deu azar pro Fordinho)

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Pergunta do dia: E a piscina no final do video?? Onde é isso??? Barra da Tijuca? Na boa… achei a melhor parte do video… no minimo a mais enigmatica.

Imperador 2013

pedro ar sensível
pedro ar sensível
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Nevada praia Club talvez…

Roberto Tumminelli
Roberto Tumminelli
Reply to  pedro ar sensível
6 anos atrás

Não tenho certeza, mas não me parece ser o Nevada.

Pelo que lembro a piscina era mais larga e havia duas “ilhas” nela uma na parte mais rasa e outra na funda.

A não ser que isso seja bem o inicio do Nevada e a piscina tenha sofrido reforma. O clube é de 1962.

Mas como falei acima, não tenho certeza.

chambel
chambel
11 anos atrás

no KG poderia ser o Emerson, Moco, Ludovino Perez. Mas com certeza no Porsche era o saudoso Marivaldo Fernades.

Conde
Conde
Reply to  chambel
11 anos atrás

Exatamente …Pelo numeral #45 , E eles faziam curva que era uma beleza , heim ?

Sávio Barbosa
Sávio Barbosa
Reply to  chambel
11 anos atrás

o KG pertencia do Paulo Goulart da Dacon. quem estava guiando era o Chico Landi