RIO, 1963
SÃO PAULO (aí sim, de novo) – Barra da Tijuca, avenida Sernambetiba, 1963. Mais uma do acervo do Alessandro Neri. Notem como o Malzoni #10 do Marinho fazia curva! Esse carro foi restaurado, está lindo. E quem estava no Porsche que saiu da pista? E no Karmann-Ghia #2?
Um monte de gente vai acertar. Lindo, o vídeo.
eu sempre achei q os anos 30 a 50 os + legais do brasil
coluna preste, vargas, golpes e não essa bosta de anos 80, 90 e agora o novo milênio com “gente novas” fazendo as mesmas merdas
http://www.youtube.com/watch?v=NP7Tx67a9xw
100 Milhas da Guanabara. Prova disputada no dia 26 de julho de 1964 em 38 voltas no “Circuito da Barra”, de 4300 metros, para carros Turismo e Gran Turismo do Grupo III do “Anexo J” da FIA. 4ª lugar na geral.
Naquele porsche era o louco – no bom sentido – Marivaldo-.Aliás como eram ruins de curva aqueles porsches antigos!!!!
Nelson,
Você tem razão.
O KG do Landi fazia MUITO mais curva que o belo Porsche 356 de Marivaldo. Nunca dirigi um 356 original, mas dizem que a réplica da Envemo, que também não é nenhuma maravilha em termos de dinâmica, faz muito mais curva que os Porsches 356. Na tal curva próximo ao local onde estava, entrada da reta da praia, Marinho arremesava o Malzoni de chapa como um míssil.
Salvo engano, 100 Milhas da Guanabara, 1964. Estréia do KG-Porsche Rampson que dois anos mais tarde desaguaria nos famosos KG-Porsche Dacon, amaori raival da equipe Willys, o bicho papão da época.
Corrigindo, ” a maior rival da equipe Willys”. Ô dedos…
naaaaaaaaaaaaaaaaadaaa
naaaaaaaaaaaaadaaaaaaaaaaa
naaaaaaaaaaaaaaaaaadaaaaa
na Barra da Tijuca na época.
Eu assisti às corridas nesse dia. Pedi muito ao meu pai para ele me levar ao Circuito da Barra e ele me atendeu. Ficamos entre o “S” e a entrada da reta da praia (Av. Senambetiba).
Foi inesquecível. Realmente o Malzoni #10 nas mãos de Marinho e o KG-Porsche vermelho #2 pilotado por Chico Landi davam show, Marivaldo no Porsche 356 #45 ia bem até perder o controle do carro na curva que ficava ao final da reta da praia, entrada da reta de paralelepípedos (Av. Erico Veríssimo).
A prova dos antigos foi vencida pelo falecido Mauricio Memoria, conhecido antigomobilista e colecionador carioca, também jogador de polo, com um lindo Buick Sports Roadster 1928 verde garrafa e creme, carro este que aparece no início do video aos 0:07 min, número 8 feito com fita isolante nas portas. Diziam que o Buick fez tempo melhor que muitos carrinhos de pequena cilindrada, e mauricio tocava forte o clássico Roiadster, que tinha lindas rodas de madeira.
Notas:
-> Mauricio faleceu em 2002. Foi Presidente da Sociedade Hípica Brasileira e do Itanhangá Golf Club, e regularmente realizava eventos de antigomobilismo no Itanhangá, tendo ele próprio sido um dos primeiros sócios do Veteran Car Club do Brasil – RJ ; foi sucedido na presidência do Itanhangá por seu filho, Mauricio Evandro, que também realizou inesquecíveis almoços para os sócios do Veteran.
-> Se não me engano o Ford T era da coleção de Maurício Memória e foi pilotado por um de seus filhos, Mauricio Evandro ou Carlos Eduardo.
2) Na prova principal, os destaques foram:
# 10 -> Malzoni (de chapa) – Marinho
# 2 -> KG-Porsche (Ramson) – Chico Landi
# 45 -> Porsche 356 (carroceria Karmann Hardtop) – Marivaldo Fernandes
Informações precisas , Vicente …Grande abraço
Vicente , me lembro muito desse dia e disso tudo como se fosse hoje , muito bom saber q. alguem mais q. viveu isso ainda lembra tb. Me emocionei com seu relato sobre meu Pai , um ser humano extraordinario a quem sempre admirei e tudo q. ele fez e tb. o q. vivi com ele. Tudo isso me traz uma imensa saudade dele. Obrigado pela referencia. Grande abraco p/ vc.
O Porsche n.45 um Carrera 2, branco de capota preta estava sendo pilotado por Marivaldo Fernandez e o Karman Ghia Porsche n.2 montado pela Rampson estava sendo pilotado por Chico Landi, que se não me falha a memória foi o vencedor da corrida.
Sim, o KG-Porsche (Rampson) foi o vencedor da prova.
Eu, que naqueles meus tempos de pré-adolescente considerava Landi um “coroa”, fiquei impressionado como ele arremessava o KG na curva de entrada da reta da praia. Marinho com o Malzoni de chapa vinha na mesma balada. Como eu só tinha visão daquela curva, não imaginava como Marinho, com um carro bem menos potente, descontava o que o KG levava de vantagem onde seu potente motor Porsche (Rampson) falava alto, ou seja, saídas de curvas e retas. O motorzão do Porsche de Marivaldo também roncava muito grosso, pena ele ter perdido o controle do carro, como o video mostra, na entrada da reta de paralelepípedos.
E Mauricio Memória, no Buick Roadster 1928, também fazia bonito naquela curva, guardadas as devidas proporções.
Ótimo post.
Impressionante é a diferença de velocidade do Malzoni em relação aos demais, inclusive ao Porsche 356 e a Giulia…
KG Chico Landi
Porsche Marivaldo
Imaginar um lance desses hoje em dia chega a ser sobrenatural…só acontece em outra dimensão. Puta saudade de viver num mundo que eu ainda não era nascido.
A Porscheta passou como um rastelo na platéia.
Espetacular! E é incrível como as pessoas se expunham ao perigo. Até que morreu pouca gente nesse tempo.
Karmann Ghia Porsche 2 – Chico Landi
Muito bacana as imagens. O que também chama a atenção é a proximidade que o público fica da pista, algo extremamente arriscado, mas na época, pelo que vi de imagens desse período, era comum, até na Fórmula 1.
P.S.: Acho que falei bobagem – esse Malzoni aí já era de fibra, né?
não. esse ainda era de lata mesmo
Papagaio! Como o Malzoni de lata andava… Perto dos outros, parecia coisa de outro mundo.
(E o número 13 deu azar pro Fordinho)
Pergunta do dia: E a piscina no final do video?? Onde é isso??? Barra da Tijuca? Na boa… achei a melhor parte do video… no minimo a mais enigmatica.
Imperador 2013
Nevada praia Club talvez…
Não tenho certeza, mas não me parece ser o Nevada.
Pelo que lembro a piscina era mais larga e havia duas “ilhas” nela uma na parte mais rasa e outra na funda.
A não ser que isso seja bem o inicio do Nevada e a piscina tenha sofrido reforma. O clube é de 1962.
Mas como falei acima, não tenho certeza.
no KG poderia ser o Emerson, Moco, Ludovino Perez. Mas com certeza no Porsche era o saudoso Marivaldo Fernades.
Exatamente …Pelo numeral #45 , E eles faziam curva que era uma beleza , heim ?
o KG pertencia do Paulo Goulart da Dacon. quem estava guiando era o Chico Landi