FOTO DO DIA

24 HORAS DE INTERLAGOS 1970SÃO PAULO (coisa mais linda) – Há tempos estou para colocar aqui, e nem lembro quem mandou. Esqueçam o nome do arquivo, não é 24 Horas de Interlagos de 1970. Mas foi assim que me chegou. Pela quantidade de DKW e de Simca, é bem antes. Talvez 1965, pela grade de um dos Belcar. A turma das antigas vai matar logo. Tem cara de Mil Milhas, claro, pela largada Le Mans. Mas as Mil Milhas tinham largada noturna…

Se hoje o papa me concedesse a graça de voltar a algum lugar do tempo e do espaço, eu pediria para ser o cara que largou em terceiro no grid. Marinho, claro.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raul Pasqualin
Raul Pasqualin
10 anos atrás

Se fosse uma Mil Milhas tava cheio de carreteras.

jrg
jrg
11 anos atrás

Muito boa a foto! Bons tempos de automobilismo!
O único ponto, FG, é que hoje o papa não realizaria, pois o lugar está vago!rs

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
11 anos atrás

Coisa mais linda essas largadas ao estilo Le Mans…

Segundo li, pararam porque os pilotos saiam antes de colocar o cinto de segurança… Lembro que também li Jack Ickx dizendo que jamais ele largava sem o cinto, porque em 24 horas as coisas se acertavam (CONFIAVA POUCO ELE NO SEU 917)…

Poxa, deviam voltar essa coisa maravilhosa e fazer o carro ligar apenas com o cinto colocado… Acho que era mais simples assim, e voltaríamos a essa tradição maravilhosa…

LARGADA PRA MACHO!!! RSRS

Toninho F1
Toninho F1
Reply to  Nelson Barreiros Neto
11 anos atrás

Ae Nelsão… Você já tentou colocar um cinto de cinco pontos sozinho? Deve levar umas 23 horas e meia!!! Hehehehe

Martim
Martim
11 anos atrás

Flávio, encontrei dois vídeos desta prova. Trata-se da III 24 horas de Interlagos de 1966, e os Simcas que aparecem bem posicionados na largada (foto) não são da equipe de fábrica da Simca como afirmei, pois elas eram vermelhas e no vídeo colorido pode-se constatar que estas são amarelas.
Vídeo com o resultado da prova:
http://bandeiraquadriculada.com.br/Filme-III%2024%20Horas%20de%20Interlagos.htm

Vídeo colorido da mesma prova:
http://www.youtube.com/watch?v=Ix5KRCRRPas

Paulo Nunes
Paulo Nunes
11 anos atrás

Largada da “III 24 Horas Interlagos” corrida em 28 maio 1966. Vencedor Emilio Zambello/ Ubaldo Lolli na Alfa nº 25.

Martim
Martim
11 anos atrás

Muito legal a foto, Dos carros nacionais vemos Dkws da equipe Vemag e os Simcas da equipe de fábrica que eram pilotados por Jaime Silva, Ciro Cayres, Fernando “Toco” Martins e Walter Hahn Jr.

Luc Monteiro
11 anos atrás

Publiquei essa foto no blog mês passado. Embarquei no “1970”, assumidamente retificado instantes depois graças ao alerta do catedrático Paulo McCoy. Arriscaria até a indicar o crédito, se pudesse confiar nos comentários lá postados pelo famoso “Anônimo”, que além de analfabeto é boca-suja.

http://lucmonteiro.wordpress.com/2013/01/26/instantaneos-12/

Dú
11 anos atrás

FG, Era prova do Centauro, coisas do Barão e Eloy.
O Velocult a mil. Tema Mil Milhas. Fui Padrinho de Casamento na terça…perdi.
Mas o Ricardo que come Ravioli, o cabeludo, e seu Parceiro que manda bem na história, colocaram um pouco do que foi.Colocando o link e eles nos devem uma cópia do tal TCC!
http://tinyurl.com/cebsuq2 Quem não foi, perdeu de ver um pouco, de bater papo com Wilsinho, Emerson e mais uma turminha.
Acho legal esta parada do Paulo que está no Conjunto Nacional. O Cara batalhou e a coisa vai virar Cult.

Ricardo Varoli
Reply to 
11 anos atrás

O evento foi incrível! Acho que já ouvi umas 5 ou 6 vezes o Jan Balder contando como foi dirigir o Malzoni em 66.
Até comentei com a Luiza, que ver o marido dela junto com toda a turma e os carros era emoção demais para uma noite só!
Ainda vi o Chico Lameirão lendo a carta do filho dele, que orgulho ver brasileiros indo tão longe!
Como o F. Gomes falou “onde nos perdemos?”. Como eu queria ter visto a largada das Mil Milhas de noite, com carreteiras e berlinettas riscando o breu.

PS.: Suas cópias estão sendo preparadas para impressão.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Esta foi uma Ceaser Salad da melhor qualidade!!! Bons tempos. Mas apesar de adorar o Marinho, preferia voltar como LPBUENO no Bino, a coisa mais bem feita no Brasil até hoje e ele um piloto simpático, legal e fera.

Angelo
Angelo
11 anos atrás

tem carro de competiçao das antigas no conjunto nacioal….av paulista sp. os mais lindos….na ordem……….interlagos. karmanguia….carretera 18 do Camilo..um sonho.

Ricardo Varoli
Reply to  Angelo
11 anos atrás

Está incrível mesmo! E de graça!

Wellness
Wellness
11 anos atrás

Queria ver isso na f1. Seria phoda!

Mefistófeles
Mefistófeles
11 anos atrás

24 Horas de Interlagos, 1966 se fôsse Mil Milhas teria carretera no grid.
Embora a pole seja das alfas giulia 1600, a vitório foi do Renault R8

Mefistófeles
Mefistófeles
Reply to  Mefistófeles
11 anos atrás

Outro dado, as Mil Milhas tinha a largada tipo Le Mans a meia noite, e as 24 horas as 16h00, também com largada estilo Le Mans, sómente para carros turismo, notem que as DKWs no grid são todas sedan belcar 4 portas, teto alto original. Como a foto é de dia e da largada só pode ser 24 horas, essa prova teve muita neblina, onde o Bird Clemente era muito bom!

Mefistófeles
Mefistófeles
Reply to  Mefistófeles
11 anos atrás

O helicóptero da foto pode ser identificado por sua cauda tubular aparente, era o bolha para 2 pessoas + maca externa usado na guerra da Coréia, o Bell Model 47/H-13 Sioux;

Nelson
Nelson
Reply to  Mefistófeles
11 anos atrás

Só esqueceu de falar sobre as marcas dos macacões e das sapatilhas. Seriam Nomex? Rsrsrsrsrsrsrsrsr

Mefistófeles
Mefistófeles
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Na época quem usava macacão era de brim, outros usavam calça e camisa de tecido, o calçado que muitos gostavam era um mocassim da samello de couro macio, com bolinhas de borracha na sola, que dava bastante grip. Quanto aos seus rsssss dispenso, obrigado

Nelson
Nelson
Reply to  Mefistófeles
11 anos atrás

Caro SÓCRATES genérico: Eu só perguntei sobre o nomex de brincadeira, pois até de um helicoptero voce falou. Para esclarecimento, sei muito bem que o nomex não existia ainda aqui, pois trouxe um para mim no final de 67 e fui talvez um dos primeiros a usa-los no Brasil. Agora: esqueceu de falar que aquela mancha no pneu dianteiro esquerdo do R8 foi uma tirada de água do joelho do tetravô da cadela que o Schummy levou para a europa.Se reparar bem no pota luvas das Alfas tem biscoitos Duchen para os pilotos quebrarem o galho durante uma corrida tão longa. Vou realmente tirar os rsrsrsrs e substituir por: Meu Deus – É por essas e outras que a atual Grécia vai tão mal!!!!

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Naquela época, era algodão e couro. Até na europa não estava difundido o recente Nomex I. Muitos usavam o macacão embebido em bórax, mas era desagradável no contato com a pele.

Valente
Valente
Reply to  Julio Cesar Gaudioso
11 anos atrás

Agora eu me perdi… o que é bórax?

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  Valente
11 anos atrás

Produto químico (em pó) de uso industrial, do mesmo ramo do ácido bórico, usado para exterminar baratas. Tem propriedade de extinguir chamas por se ligar com o oxigênio que seria consumido pelo fogo. Funciona razoável, mas irrita a pele.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
11 anos atrás

Podem me chamar de saudosista mas é impossível não sentir saudades de coisa tão bela.
Abraços
Edward

Murilo Figueiredo
Murilo Figueiredo
11 anos atrás

Parece que é mentira que isso já aconteceu no Brasil.

Paulo Roberto Guedes
Paulo Roberto Guedes
11 anos atrás

Eu estive la. Foi uma 24 Horas onde somente corriam carros de categoria turismo. Cheguei na manha do domingo e me lembro que havia um nevoeiro muito forte. Nao me lembro quem venceu a prova mas me lembro perfeitamente dos Renault R8, Alfa Giulia, Sincas e DKWs disputando freadas na entrada do “S” no meio da neblina.

rcastro
rcastro
Reply to  Paulo Roberto Guedes
11 anos atrás

eu tbem estive lá;o que ainda tenho vivo na memória era o ronco das Simcas e o ‘berro’ das Vemags.

Cassio
Cassio
Reply to  Paulo Roberto Guedes
11 anos atrás

Entrada do “S”???? Só se for depois do pinheirinho… Mas freada ali???????

Paulo Roberto Guedes
Paulo Roberto Guedes
Reply to  Cassio
11 anos atrás

Amigo, Curva do “S” era ou ainda e o nome da curva entre o Laranja e o Pinheirinho. Creio que ainda hoje e chamada de Curva do “S”. A freada e bastante forte neste ponto.

Claudio Drummond
Claudio Drummond
11 anos atrás

Acho que 1967/1968. Dois R8 da Willys, em 4º e 6º. Sds.

Alemão
Alemão
11 anos atrás

Acho que a Alfa 25 largou na frente……que espetáculo de grid!!!

james
james
11 anos atrás

Tem até um helicoptero ali ?

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  james
11 anos atrás

Voando, no alto da foto, acima do poste da direita.

Dú
Reply to  james
11 anos atrás

Acervo da Folha. Vão achar muitas matérias. Lembrar e aprender muitas coisas.