JEREZ #2

SÃO PAULO (olha lá…) – O segundo dia de treinos do ano em Jerez viu Grosjean na frente, enfiando uma luneta no segundo colocado, como fizera Button ontem. A destacar o problema no freio de Hamilton, que lhe rendeu apenas 15 voltas no primeiro teste com a Mercedes. Teve algo de bom?, perguntou um repórter. “Estou vivo”, respondeu Lewis. Mas sorrindo, na boa. Acontece.

Massa foi, de novo, muito mais lento que o melhor do dia. Padrão? Não, ainda. A Ferrari dirá que seu programa foi cumprido e que não há preocupação com os tempos. OK. Há que se conceder o benefício da dúvida a todas as equipes nesta fase inicial de trabalho.

relato completo do treino está aqui.

F1JeretTest_04022013_0013.jpg">w

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Hoje com Kimi e Vettel uma pimenta a mais, a Ferrari guardou o carro bom pro Alonsito. rsrs

Yuri Nehy
Yuri Nehy
11 anos atrás

Esse carro da Mercedes tem aquele duto que “otimiza a passagem do ar”? O que é esse buraquinho na ponta do bico?

Alex Sant'Anna
Alex Sant'Anna
11 anos atrás

Gomes, para saber um pouco mais da Ferrari e dos testes, precisamos das preciosas (essa foi ruim, ainda estou com sono) informações do seu informante italiano, o Gola . Ele sumiu mesmo? Será que não tem um outro na Mercedes? Lá o clima deve estar bem legal.

Golins
Golins
11 anos atrás

Na pista, a única coisa perceptível até aqui é a zica da Mercedes. Uma equipe com um caminhão de dinheiro, dois excelentes pilotos, um experiente chefe de equipe e um carrinho problemático. Tem que mandar benzer esse time rápido.

Outra coisa fácil de perceber é a satisfação do piloto com o carro. Basta interpretar as entrevistas. Se o cara exaltar demais o potencial da máquina, pode saber que ai tem coisa boa. Agora…se falar que o equipamento tem muito a evoluir, hhuummm…pode saber que o carro tá uma me…

E enquanto todos ralam na pista, Alonso aproveita a pré-temporada para enrijecer o glúteo.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
11 anos atrás

E seguem os pequenos infortúnios da Mercedez!! Ai ai ai!! E a Ferrari lá atrás com a mesma conversa fiada do ano passado!! Quer saber? Eu acho que independentemente do programa de testes de cada equipe, uma horinha os pilotos sentam a bota no acelerador pra ver se a charanga anda!!

Antonio
11 anos atrás

Acredito que a Mclaren hj andou de tanque cheio. Mas mesmo assim, a Lotus está bem.

Erick Breder
Erick Breder
11 anos atrás

Em relação a Ferrari, não dá pra afirmar ainda, mas pelo que acompanhei em termos de tempos nos testes, parece que o carro nasceu bom.

A equipe hoje fez alguns stints mais longos (sequencia de 11-15) girando bons tempos na casa de 1:20s e 1:22s num mesmo stint. Ou seja, oscilando ali entre 2s.

Enquanto isso, algumas equipes fizeram stints mais curtos de 5-8 voltas. Como a Lotus, que fez isso o treino inteiro e marcou o melhor tempo do treino num stint de 5 voltas. O que fica claro, que saiu para aquecer pneu e dar 2 ou 3 voltas rápidas e retornar ao box.

A RedBull mesmo, quando saiu para fazer stints de 11-15 voltas.. num destes.. girou entre 1:22s e 1:24s baixo e numa outra saída de 15 giros.. marcou tempos entre 1:24s e 1:26s

Lógico, que não se sabe a quantidade de combustivel. Nas saídas de Felipe, poderiam estar com combustivel exato para 15 voltas. E a RBR mesmo dando 15 voltas (os pneus pirelli não duram muito mais que isso)… podiam estar com combustivel para 30 voltas, simulando ali uma situação de meio de corrida…. situações desse tipo.

E olha que eu nem sou fã da Ferrari. Gosto da McLaren e RBR.

Mas só estou deixando claro, que a Ferrari não saiu hoje para fazer stints curtos, para encontrar o tempo limite do carro. Seu melhor tempo, foi numa saída onde o carro completou certa de 10 giros seguidos.

Só para mais um efeito de comparação. O tempo da Force India (o segundo melhor do dia) foi numa saída de apenas 5 voltas.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
11 anos atrás

A Ferrari testou outro escape, parecido com o da Caterham… Testes são testes. Não é só a Ferrari que usa o túnel de vento da Toyota, varias equipes usam ou já usaram seu túnel que é o mais moderno do mundo. Não por acaso Mclaren também usa:
http://www.toyota-motorsport.com/en/services-en/wind-tunnel-support-services-en/wind-tunnels-en

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

O problema da Ferrari não é apenas o túnel de vento. O problema da Ferrari é, acima de tudo, gestão. Domenicali é frouxo, sem iniciativa e burocrático demais. O departamento técnico é uma piada. O que fez Pat Fry de tão espetacular na F1? O que ele fez na McLaren? É óbvio que a Ferrari hoje está praticamente na mão de projetistas amadores que seriam no máximo meros estagiários em uma equipe realmente séria. Infelizmente acredito muito em mais um ano perdido pra isso que um dia ( muito distante ) foi uma equipe de ponta da Formula Um.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Allez Alonso, acabo de checar que o Massa fez o melhor tempo da semana. Peço desculpas pelo comentário anterior. Embora ainda esteja “de 2ª marcha” em relação à competitividade da Ferrari, é sem dúvida um bom resultado.

Carlos
Carlos
11 anos atrás

É apenas um palpite, mas acredito que a Mclaren contratou o piloto errado da Sauber. Essa “história” do razia fede, em todos os sentidos. Mercedes? Parece que o fiasco de sábado na internet era apenas um prenúncio do que estava (ou não) por vir. E a ferrari? Será que mesmo utilizando o túnel de vento da finada Toyota errou a mão novamente? Aguardemos Kimi para ver o real potencial da Lotus.

Mariana
Mariana
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Pra quem chiou com a palavra “fiasco” pra falar do lançamento virtual da Mercedes, está aí o carro agora pra não deixar ninguém reclamar kkkkk

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

apesar dos problemas…das poucas voltas com Rosberg e Lewis…a W 04…mostrou velocidade…potencial…ficando hj na frente de Mclarem,Ferrari,e pouco atras da Red Bull…para um carro Realmente Novo…nada Mal…amanha vou torçer para a Flecha de Prata mostrar uma Confiabilidade digna da Estrela de 3 Pontas…valeu.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

É… vamos aguardar.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Xiii, até o momento o que podemos imaginar é mais uma charanga vermelha à se arrastar nas primeiras provas do campeonato, seguida de súbita reação de meio de temporada para depois abandonarem o desenvolvimento do modelo deste ano visando uma próxima temporada mais competitiva. Com o salário do Domenicali, somado aos dos membros do atual departamento técnico, creio que daria pra assediar o Newey. Atualizem o FGTS de cada um desses cabras e demita-os sem aviso prévio, Montezemolo! O atual estágio da Rossa chega à dar saudades do De Cesaris.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Onde lê-se De Cesaris, leia-se Cesare Fiorio. Desculpem.

Felipe Viscovo
Felipe Viscovo
Reply to  Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Pra mim depois que Brawn, Todd e Schumi sairam aquilo lá desandou total… apenas de que hj o massa detonou todos os tempos dessa semana em Jerez, mas que a ferrari tá um lixo de 2007 pra cá isso tá!!!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Felipe Viscovo
11 anos atrás

Pois é, acabo de ler sobre esse tempo do Massa. Será que vai? Vamos ver os próximos testes com o Alonso…

Marcelo Lavanini
Marcelo Lavanini
11 anos atrás

Ferrari irá dizer que apenas andou mais lenta para otimizar o fluxo de ar.

calhiandro
calhiandro
11 anos atrás

Felipe Massa ficou muito tempo parado nos boxes e não foi possível ainda simular o carro em condições de classificação.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
11 anos atrás

Via as fotos no Grande Prêmio de Hamilton voltando a pé e de cabeça baixa para os boxes. Será que estava pensando (com saudades) da Mclaren?

Ricardo Garcia
Ricardo Garcia
11 anos atrás

Você viu a Lotus reclamando do escapamento do Carro Tosco 03???

Estão reclamando que o escapamento ajuda a otimizar a passagem de ar naquela área.

Será que é preciso se preocupar com a Caterham??? será esse um item revolucionario para otimizar a passagem de ar e fazer o CT03 não ser tosco e sim Carro Tramoia???

Vamos ver em Melbourne a hora que esse carro ganhar corridas…..kkkkkk… ach oqoue a Lotus está levando a sério demais esse negócio de fazer brincadeiras, pois isso só pode ser uma piada

Franco
Franco
11 anos atrás

Impossível tirar qualquer conclusão com os tempos. Exemplo é que parece que a Ferrari só tem treinado com pneus de faixa branca, mais lentos. Outras equipes já testam com outros pneus. E o que parece nas fotos.