NO COMMENTS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 - 21:40Autódromos, No comments

NO COMMENTS

Foto de Silvana Ramiro, indicada pelo blogueiro Pedro Barrio.

jacafim

110 comentários

  1. João Ferreira disse:

    Flávio, se cogita em algum futuro longínquo, talvez usar esta área como uma pista de rua, após as obras fatídicas das Olimpíadas?

  2. MARCO ANTONIO disse:

    Os cariocas não têm mais onde pilotar carro e moto com segurança. O comércio de motos importadas aumentou muito e tem ganho força no Rio. Sobra turma de motociclistas querendo acelerar, fazer cursos e track days. Como não têm onde, acabam indo para as rodovias. E o número de mortes de motociclistas aumenta muito. No autódromo isso era feito com segurança.

  3. Rodrigo Mota disse:

    pelo menos no circuito de Jacarepaguá que eu tenho no meu RFactor a prefeitura do Rio de Janeiro não mete a mão…

    largo em último, causo um puta de um acidente e chego em último. mas me divirto pacas…

  4. Leandro disse:

    Não considero a destruição de Jaca essa heresia toda não. Um terreno enorme, em uma área que se valorizou terrivelmente e, principalmente, sub utilizado (junto ou separado ?).

    Vendo os comentários acima, fico com a impressão que destruíram um belissimo autódromo onde ocorriam dezenas de campeonatos em um esporte super popular no Brasil.

    Quando passava por ali, na verdade, via um terreno abandonado, caindo aos pedaços onde, de vez em quando, os endinheirados iam correr com seus carroes importados em campeonatos irrelevantes.

    Melhor assim, serve para a Olimpíadas e depois vira condominio de luxo.

    • pedro-sc disse:

      putz…entao vamos destruir museus que ficam nos centros valorizados das nossas cidades e viveremos todos em condominios de luxo!
      que babaca

      • Leandro disse:

        Aquilo não era um museu, era um terreno abandonado, com mato crescendo por todo lado. A questão que coloco é justamente esta, se não for para cuidar do autodromo, ussa-lo para o desenvolivmento do automobilismo ou mesmo como centro da memoria do esporte, para que mantê-lo lá. Só para falar que temos autódromo ? Lembrar do GP Brasil de 88 ?

      • Antonio Ferreirinha disse:

        Ó lendro tu tão pequeno conto teu nome tu naõ viveu quando tudo começou era um pantano que tinha cobras etá jacarés e o dinheiro que foi gasto para fazer essa obra era o autodromo mais bonito e fechado do mundo ,, tu deves sêr erdeiro desses f.da. p.que destruiram esse trabalho de 45 anos.

      • Nelson disse:

        E põe babaca nisso!!!

      • romeno disse:

        Autodrómos não tem importância. Nem todos gostam de corridas de carro, podemos viver muito bem sem elas. Já museus mostram a história. Não vamos comparar e distorcer as coisas, por favor.

    • romeno disse:

      Sou de São Paulo e concordo com você, Leandro. Ninguém cuida, ninguém liga, vira um terreno baldio sem utilização e depois quando dão um outro destino para o bem todo mundo sobe nas tamancas.

      • Pedro Araújo disse:

        O problema é que existem pessoas e instituições que movimentam muito dinheiro que deveriam cuidar de espaços como Jacarepaguá.

        Que aliás, era sub utilizado também por inépcia destas pessoas e instituições.

        E inépcia é um termo leve, porque o que foi citado “melhor assim, serve para olimpíadas e depois vira condomínio de luxo” é melhor só pra quem vai ganhar (muitíssimo) dinheiro com isso.

        O autódromo ter sido destruído é só o capítulo final de uma situação que não deveria ocorrer.

      • Robertom disse:

        O abandono foi premeditado, a 1ª fase para o golpe no patrimônio público em benefício de poucos.

      • Robertom disse:

        Se existe uma praça ou parque público perto da sua casa, a prefeitura abandona a área, deixa o mato e a sujeira dominarem o local, voce concorda que seja transformado em um condomínio ?
        Que lógica é esta ?

  5. Marcos André - Rj disse:

    Moro perto e trabalho perto…mas ainda não tive coragem de ir até lá…estranho, acho isso meio covarde da minha parte…vou a enterros e não chego perto do morto…foi assim com todos os meus entes que partiram…quando ví a foto..senti arrepios…

  6. PRNDSL disse:

    OBA, tive uma idéia : CHAMA O PESSOAL DA TRUCK SERIES DA NASCAR e vai no terrão mesmo eheheh

  7. Dalton disse:

    Nossa que terreno bom, hummmm tabom para plantar Soja, tudo agora no Brasil é assim só commodity, não se fabrica nada, e o que existe de bom se acaba.

  8. Jose Brabham disse:

    Era o autódromo que eu mais gostava nos anos 80. Foi o também o primeiro que eu decorei a pista. Foi o primeiro lugar que vi um F1 correr (testes de pneus em 1984). De suas arquibancadas assisti a minha primeira corrida ao vivo (1985) e a primeira vitória brasileira (1986). Foi a primeira pista que invadi e os primeiros boxes de F1 que visitei (1986).

    Não era o melhor traçado do mundo, mas foi por muitos anos o “nosso” GP: aquele com calor, degradação de pneus e gatas de biquini no pit-lane… A pista de Jacarepaguá, o Autódromo Nélson Piquet, já deixou saudades…

  9. Deixando um pouco de lado a paixão e o romantismo que temos, e tendo em vista que a área de um autódromo é enorme, este problema de valorização imobiliária sempre existirá.
    Para citar como exemplo, comento sobre o de Curitiba, (particular) cujo qual tive a missão de implodir o antigo, levantar o novo, administrá-lo e fazer ser viável financeiramente por 8 longos anos.
    Sinceramente não é nada fácil, mas no nosso caso, fizemos um estudo de valorização imobiliária na época e chegamos a conclusão de explorarmos por 20 anos. Dito e feito……em 2015 vence este prazo estipulado em 1995, e a área já recebeu inúmeras super propostas, portanto na minha ótica para um autódromo tem que existir planejamento e com o Objetivo Definido atingido, parte-se para outra empreitada, a não ser em casos esporádicos como o Parque Beto Carreiro, Velo Citra do Souza Ramos.
    No caso dos públicos,de tempos em tempos(+- 30 anos) devem ceder para o imobiliário e partirem como chamaris para áreas mais afastadas com incentivos de acessos e outros mais.
    Abs.
    Flávio Trindade.

    • No caso do Rio, o Autódromo atraí-a grandes eventos para a cidade que girava um monte de dinheiro e de impostos, como grande Prêmio de F1, Mundial de Motociclísmo, Mundial de Fórmula Indy, etc.
      Eventos filmados ao vivo e que mostravam as belezas do Rio para todo o mundo atraindo mais turistas.
      Isso tudo se perdeu, antes de se perder o Autódromo de Jacapaguá.
      Portanto………hora de refletir e rever o passado.
      Abs.
      Flávio Trindade.

      • Nelson disse:

        Realmente voce está certo. Me parece que já foi de caso pensado, perde-se a F1, não se investe para modernizar e quando estiver bem ruinzinho, a gente alega FALTA DE PUBLICO e todos nós (bons políticos do Rio ) ganhamos uma grana!!!

    • Robertom disse:

      Flávio Trindade
      Seu raciocínio sobre valorização imobiliária é válido para propriedade privada.
      Se existe uma praça ou parque público perto da sua casa, a prefeitura abandona a área, deixa o mato e a sujeira dominarem o local, voce concorda que seja transformado em um condomínio ?
      Patrimõnio público não pode ser refem da especulação imobiliária.

  10. Márcio Rezende disse:

    Muito triste… masi ainda quando se vai a fundo e descobre-se que por tras de tudo existe um enorme interesse imobiliário, de novo, poucos se aproveitando ilegalmente de um evento que seria para promover o esporte no país… vergonhoso…

  11. ALEX B. disse:

    Credo! Esqueleto de historias…

  12. John McClane disse:

    É a tal passividade bovina…

  13. Mauricio Camargo disse:

    Previsível.

  14. Marcelo disse:

    A revista Quatro Rodas instituiu em 1989 o Ranking de todos os tempos(semelhante ao Ranking Oficial da FIA). Os 6 primeiros de cada campeonato recebem pontos(9,6,4,3,2 e 1). A soma é multiplicada pelo resultado da divisão do número de vitórias pelo total de GPs disputados. Este critério valoriza os títulos, a regularidade e a média de vitórias. Esse critério vale apenas para quem venceu uma vez na F1.

    Ex: M.Schumacher 91 / 287 X 92 = 27,27

    Fonte para dados: http://www.statsf1.com/

    Desde 89 me baseio por essa lista, como foi criada por uma revista brasileira tem que ser levada em consideração(mais imparcial que isso impossível), a revista estranhamente deixou de publicar essa lista no final dos anos 90(o vento começou a soprar contra, acabou a imparcialidade não é Galvão). Mesmo assim, resolvi atualizar ano a ano para ver como fica, acredito ser uma boa base para saber o nível dos pilotos. Para muitos por causa da “raivinha”, ela não que dizer muito, mas ninguém pode negar o aproveitamento que cada piloto conseguiu na F-1(fora as conquistas históricas, como por exemplo, formar um time em torno de si começando por baixo até os títulos, casos de Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel). Bom lembrar, mais de 700 pilotos passaram pela categoria, entrar nessa lista já é um grande feito mesmo vencendo apenas uma vez no mundial.

    Atualizado até o GP de BRA 2012, abaixo somente os Campeões(pilotos na ativa com *). Achei melhor separar os campeões dos não campeões, mostra melhor a realidade. Essa coisa de colocar S.Moss entre os super-campeões, na minha opinião é forçar muito a barra. Pela média, ele ficaria a frente de tricampeões como Vettel, Lauda, Piquet e Brabham, de vários bicampeões, e todos campeões. Uma coisa fica bem claro, em termos de eficiência, Moss foi disparado o melhor piloto sem títulos da F-1.

    Piloto Vitórias GPs Pontos Média

    No Pódio:
    01) M.Schumacher 91 307 92 27,27
    02) J.M.Fangio 24 51 57 26,82
    03) A.Prost 51 199 70 17,93

    Tricampeões
    04) A.Senna 41 161 52 13,24
    05) J.Stewart 27 99 45 12,27
    06) S.Vettel* 26 101 33 8,49
    07) N.Lauda 25 171 41 5,99
    08) N.Piquet 23 204 45 5,07
    09) J.Brabham 14 123 34 3,86

    Bicampeões
    10) J.Clark 25 72 33 11,45
    11) A.Ascari 13 32 26 10,56
    12) F.Alonso* 30 197 43 6,54
    13) M.Hakkinen 20 161 32 3,97
    14) G.Hill 14 175 38 3,04
    15) E.Fittipaldi 14 144 31 3,01

    Campeões
    16) N.Mansell 31 187 33 5,47
    17) D.Hill 22 115 26 4,97
    18) L.Hamilton* 21 110 25 4,77
    19) G.Farina 5 33 24 3,63
    20) K.Raikkonen* 19 176 33 3,56
    21) J.Scheckter 10 112 23 2,05
    22) D.Hulme 8 112 25 1,78
    23) A.Jones 12 116 17 1,75
    24) J.Rindt 6 60 16 1,60
    25) J.Hunt 10 92 14 1,52
    26) J.Surtees 6 111 26 1,40
    27) M.Hawthorn 3 45 21 1,39
    28) M.Andretti 12 128 14 1,31
    29) J.Button* 15 232 24 1,55
    30) J.Villeneuve 11 163 17 1,14
    31) P.Hill 3 47 15 0,95
    32) K.Rosberg 5 114 16 0,70

    • Marcelo disse:

      Abaixo, os melhores pilotos sem títulos da F-1. Com “*” pilotos na ativa até 2012:

      Piloto Vitórias GPs Pontos Média

      No pódio:
      01) S.Moss 16 66 36 8,72
      02) T.Brooks 6 38 12 1,89
      03) C.Reutemann 12 146 22 1,80

      04) R.Peterson 10 123 18 1,46
      05) J.Ickx 8 116 21 1,44
      06) D.Coulthard 13 246 27 1,42
      07) G.Berger 10 210 22 1,04
      08) J.P.Montoya 7 94 14 1,04
      09) F.Massa* 11 172 15 0,95
      10) R.Barrichello 11 323 27 0,91
      11) F.González 2 26 11 0,84
      12) B.McLaren 4 98 18 0,73
      13) C.Regazzoni 5 132 16 0,60
      14) Luigi Fagioli 1 7 4 0,57
      15) P.Collins 3 32 6 0,56
      16) M.Webber* 9 196 12 0,55
      17) J.Alesi 1 201 11 0,54
      18) G.Villeneuve 6 67 6 0,53
      19) D.Gurney 4 86 11 0,51
      20) W.V.Trips 2 27 6 0,44
      21) R.Schumacher 6 180 12 0,40
      22) B.Vulkovich 2 5 1 0,40
      23) R.Patrese 6 256 16 0,37
      24) D.Pironi 3 70 8 0,34
      25) P.Flaherty 1 6 2 0,33
      26) Piero Taruffi 1 18 6 0,33
      27) R.Arnoux 7 149 7 0,32
      28) J.Laffite 6 176 9 0,30
      29) M.Alboreto 5 194 11 0,28
      30) P.Revson 2 30 4 0,26
      31) E.Irvine 4 146 9 0,24
      32) J.Watson 5 152 7 0,23
      33) H.H.Frentzen 3 156 10 0,19
      34) M.Trintignant 2 81 8 0,19
      35) F.Cevert 1 46 8 0,17
      36) L.Musso 1 24 4 0,16
      37) R.Ginther 1 52 8 0,16
      38) P.Depailler 2 95 6 0,12
      39) T.Boutsen 3 163 6 0,11
      40) E.de Angelis 2 108 6 0,11
      41) J.Parson 1 9 1 0,11
      42) l.Bandini 1 42 4 0,09
      43) I.Ireland 1 50 4 0,08
      44) G.Fisichella 3 229 6 0,07
      45) P.Rodriguez 2 54 2 0,07
      46) J.Hebert 3 161 3 0,05
      47) P.Tambay 2 114 3 0,05
      48) R.kubica 1 76 4 0,05
      49) J.Siffert 2 96 2 0,04
      50) J.P.Beltoise 1 85 2 0,02
      51) J.C.Pace 1 72 1 0,01
      52) A.Nannini 1 76 1 0,01
      53) J.P.Jabouille 2 49 0 0,00
      54) Lee Wallard 1 3 0 0,00
      55) Troy Ruttman 1 8 0 0,00
      56) Bob Sweikert 1 8 0 0,00
      57) Sam Hanks 1 8 0 0,00
      58) Jimmy Bryan 1 10 0 0,00
      59) L.Scarfiotti 1 10 0 0,00
      60) Rodger Ward 1 12 0 0,00
      61) J.Rathmann 1 12 0 0,00
      62) G.Baguetti 1 21 0 0,00
      63) Peter Gethin 1 30 0 0,00
      64) Gunnar Nilsson 1 31 0 0,00
      65) V.Brambilla 1 74 0 0,00
      66) H.Kovalainen* 1 109 0 0,00
      67) Jo.Bonnier 1 104 0 0,00
      68) Jochen Mass 1 105 1 0,00
      69) O.Panis 1 158 0 0,00
      70) J.Trulli 1 252 1 0,00
      71) N.Rosberg 1 128 0 0,00
      72) P.Maldonado* 1 39 0 0,00

  15. Ulisses disse:

    Então … coisas corriqueiras de um país sem planejamento.
    Que pena!
    E todos nós temos alguma responsabilidade nisso, somos um povo demaisiado passivo (em tudo)!

  16. kiko disse:

    Interlagos será o próximo??? Começo a achar que sim.

  17. Bira Martins disse:

    Enquanto isso, nós aqui de Barretos/SP, conhecida mundialmente pela Festa do Peão de Boiadeiro, estamos tentando de tudo para ver se conseguimos construir pelo menos um pequeno autódromo de terra batida. Já temos a abertura do nacional de Rally Cross Country, prevista para 8,9 e 10 de março.

  18. Helton Fernandes disse:

    Flávio, algum outro autódromo do mundo já foi destruído nesse nível, ou esse desrespeito pelo esporte só acontece no Brasil?

  19. Rafael Chinini disse:

    enquanto só falavam a gente reclamava, protestava, xingava e blz..
    mas agora que é real, é bem mais triste..puta merda

  20. Claudio Aun disse:

    Ganha mais uma bateria a industria imobiliária

  21. Lucas Martin disse:

    Bonito vai ser se ficarem enrolando e não construir o complexo a tempo dos jogos… imagine que belo condomínio de luxo cabe ali!

  22. Adriano Martarelli disse:

    Passo na frente do autodromo diariamente para ir ao trabalho no Recreio dos Bandeirantes. As vezes até paro para na frente, pois tem um supermercado e aproveito para comprar algo.
    Infelizmente no RJ existe uma corja do empreendimento imobiliario que está passando sobre tudo e todos. Já ouvi diversos comentários sobre o condominio, (isso mesmo, condominio), que será estabelecido nesse local após as Olimpiadas. A tal da Ilha dos Atletas também está envolvida nisso, por estar ao lado do finado autodromo.
    Quem está rindo com tudo isso é a expeculação imobiliaria, que já contabiliza as doletas que irão estar em seus devidos bolsos…Pq na boa, pobre ali nao terá vez, agora os nossos queridos governantes e seus secretários de plantão já devem estar mordendo uma boa grana com esse complexo, que nao é olimpico, e sim imobiliário.
    Tá dito !

  23. Roger V disse:

    Que sirva para Interlagos;

    Que a mão que destrói …seja tão rápida quanto…para reconstruir!!!

    Temos o imbróglio da transferência dos boxes para a reta oposta…. e o ano é 2015 não é?
    -Sobre Jacarepaguá….uma LÁSTIMA!

    • marco antonio cordobê disse:

      Putz, não tava lembrando desta transferência…aí sim, acabou-se o sonho de ver o antigo traçado de interlagos…olho sempre no you tube corridas antigas de diversas categorias e dá uma puta saudade daquelas curvas…era incrível ver Peterson fazendo a um flat…infelizmente o tempo passou, Interlagos mudou e acabaram-se, por enquanto, os campeões brasileiros em categorias top (F1 principalmente). Do jeito que vai, acabarão os campeonatos tbm.
      Pena….tristeza…
      Abraços e sorte a todos.

  24. Marcelo disse:

    Próximo é Interlagos, e não se atreva a duvidar, estamos nessa lata de lixo chamada Brasil, que nada mais é que um pedaço de chão com um monte de tontos em cima. Não ficaria surpreso se “amanhã”, mudassem os planos e construíssem no lugar um estádio de futebol de 1 bilhão de Dilmas. Cada povo tem o que merece!

  25. Galvão Bueno "clone" disse:

    “Um crime-esportivo nacional verde-amarelo, não é mesmo Reginaldo?”

    “Com certeza Galvão, eu ia falar isso mesmo, não é Burt”

    “Com certeza”

  26. Camila disse:

    Parafraseando Caetano em “Sampa” – “do povo oprimido nas filas, nas vilas e favelas, da força de grama que ergue e destroi histórias belas”.

  27. Heitor GOmes disse:

    Já jogaram até a pá de cal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>