RED BULL RB9

RedBull2013bSÃO PAULO (esquisito) – O que de mais estranho mostrou a Red Bull no lançamento do RB9 agora há pouco foi a ausência da marca energética na lateral. No seu lugar, Infiniti, a marca de luxo da Nissan, que pertence à Renault, que por sua vez pertence à Lada. E o tom roxo no lugar do azul escuro.

Sempre achei a pintura da Red Bull uma das feias da história da F-1, desde o início. Mas não se pode discutir a coerência. O desenho é praticamente o mesmo desde 2005, quando o time comprou a Jaguar, com uma mudancinha aqui, outra ali. O roxo no lugar do azul, naturalmente, só piora as coisas.

Mas, como se diz, carro bonito é carro que ganha corrida. E disso a Red Bull não pode ser acusada, de não ganhar corridas. Adrian Newey, o grande gênio por trás dos três títulos seguidos de Vettel, manteve o degrau no bico e deu um tapa na aerodinâmica, sua especialidade, de modo a otimizar a passagem do ar.

Creio que este será o último ano de Webber na Red Bull. Ele vem sendo alfinetado por gente graúda no time com frequência, embora muitas vezes de forma injusta. Não é um mau piloto, nem alguém que incomode muito. Meio desanimado, talvez, mas eficiente para aquilo que é necessário a  um segundo piloto de alguém que brilha como Tião Alemão.

Sebastian é candidato ao título, óbvio. Seus adversários serão Alonso e Button, creio. Hamilton pode entrar na luta, espero. Andei fazendo umas pesquisas e descobri que se a Red Bull ganhar de novo o Mundial, será a primeira vez que um carro roxo leva o título. Incrível, isso.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Acabo de ver as fotos do Toro Rosso STR08 e achei-o muitíssimo mais bonito que o irmão mais rico. O que me intriga foi Adrian manter o bico-marreco. Sendo ele o gênio inatingível da F1 atualmente ( cadê o Rory Byrne? ) e portanto um cara que sabe o que está fazendo, será que existe alguma vantagem em aproveitamento aerodinâmico nessa bagaça?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

Fotos e posições que não se ve detalhes , e a Cõr e homenagem a camisa roxa do timão.
Por essas e outras a Ferrari tricolor ficou linda!!!!!!!

Vinicius
Vinicius
11 anos atrás

mas parce que desta vez,deverá MESMO ser o ultimo ano de Webber por lá, Marko e muita gente está bem disposta a tudo (tudo MESMO) pra se livrar do Australiano Canastrão e Traira de uma vez por todas.

Pdr Rms
Pdr Rms
11 anos atrás

Esse roxo deixou o carro da Red Bull com um quê de Simtek (espero que a semelhança fique na cor apenas).

Delano Braga Santos
Delano Braga Santos
11 anos atrás

Será que o Vettel vai tirar onda com seu Red Bull roxo…roxo…roxo…roxo ou vai levar porrada da concorrência e terminar igual lutador de UFC quando perde uma luta, vamos acelerar e ver o que vai dar?

hendrix
hendrix
11 anos atrás
Alexandre Reis
Alexandre Reis
11 anos atrás

Gente, tem um erro aí: do jeito que o texto foi escrito, ficou parecendo que a Lada é proprietária da Renault, o que não é verdade. Na verdade a Renault que é proprietária da Lada.

http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/12/renault-nissan-assume-controle-da-russa-lada.html

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Alexandre Reis
11 anos atrás

Isto é uma visão distorcida da realidade, na verdade a Lada não quer aparecer tanto, para manter a imagem cult, mas os franceses quebrados tiveram que se render ao capital russo.

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Alexandre Reis
11 anos atrás

Exatamente. Expliquei isso no post que ele tratou do assunto.

André Marques
André Marques
Reply to  Zé Fini
11 anos atrás

Colegas, vocês estão viajando…a Renault, só com o lucro da Renault do Brasil, compraria duas Ladas…quemdirá a Renault francesa. a Renault comprou a Lada, já tinha participação deles, e terminou de comprar tudo de vez agora…foraa Dacia, que é daRenault também, e fora a participação majoritária da Nissan…mané Lada comprou a Renault.

Edu Bassan
Edu Bassan
11 anos atrás

FG, dica de vídeo legal sobre o processo de criaçāo e produçāo do RB9:
http://m.youtube.com/#/watch?v=-t6cxIeCIjE&feature=player_embedded&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3D-t6cxIeCIjE%26feature%3Dplayer_embedded&gl=BR
Abraços

PS: Toto Roxo é foda!…kkkk

Levi Davet
Levi Davet
11 anos atrás

“Adrian Newey, o grande gênio por trás dos três títulos seguidos de Vettel”

Ué FG, o gênio não era o Vettel?

Roberto
Roberto
Reply to  Levi Davet
11 anos atrás

Se fosse o Schumacher, o gênio seria o piloto. Nada de Ferrari, de Ross Brown ou Jean Todt. Méritos 90% do Schumacher, 10% em outros fatores. Mas como é o Vettel…

Carlão Pereira
Carlão Pereira
11 anos atrás

“…No seu lugar, Infiniti, a marca de luxo da Nissan, que pertence à Renault, que por sua vez pertence à Lada….” Tá explicada a otimização da passagem do ar pelo degrau.

André Marques
André Marques
Reply to  Carlão Pereira
11 anos atrás

Informação errada, pois a Renault não pertence à Lada, e sim o contrário.

Maxwell
Maxwell
11 anos atrás

Antes achava que o carro da Red Bull era pintado com tinta de caneta, agora eu tenho certeza! kkkkkkkkkkkk

John McClane
John McClane
11 anos atrás

Taí uma equipe eficiente, cheia de grana, com marketing, hypada e sem alma alguma.

Alexandre Alves Andrade (@alex_alves81)
11 anos atrás

Desculpe por discordar, mas o carro não é roxo, ele continua azul mas agora com detalhes em roxo, como o fundo para a pintura da Infiniti na lateral, uma faixa que acompanha toda a lateral e uns detalhes na asa dianteira. Basicamente serve para indicar por anda passa o fluxo de ar. :-)

Dú
11 anos atrás

Estes lançamentos são a cara de um e focinho de outro. Velhos tempos onde se aguardava o perfil diferente, uma suspensão inovadora ou até calotas nas rodas. Um F1 de bolha transparente seria legal. O barato de revolução, é a suspensão com bolsa de ar que foi desenvolvida para caminhões transportarem vidros e hoje é utilizada mo motocross.

Levi Davet
Levi Davet
Reply to 
11 anos atrás

Por isso que o próprio Newey comentou outro dia que a F1 está virando uma GP1.

Bernardo
Bernardo
11 anos atrás

a cor roxa é para marcar o lançamento do Red Bull sabor uva que irá acontecer em abril

Fernando Passos
11 anos atrás

Pequenos detalhes que não foram comentados nas apresentações.

– Lotus: Colocaram um energético de patrocinador, talvez exigência de Kimi, para dar uma melhorada na vodka;

– McLaren: Colocaram o carro “voando meio de lado” na apresentação, numa clara alusão à tocada que Sergio Pérez terá nas primeiras corridas;

– Ferrari: A faixa preta subindo pela lateral faz parte do plano de deixar o carro com as cores da Marussia, uma transformação que ocorrerá até 2015;

– Force Índia: Apenas um piloto na apresentação, forte indício de que a equipe será pioneira na pilotagem à distância por controles remotos, o futuro da F1;

– Sauber: A cor prateada é um truque para se disfarçar de McLaren ou Mercedes, para confundir os Samurais japoneses que virão se vingar da demissão de Koba-Mito;

– Red Bull: A cor roxa é, obviamente, uma menção às surras que eles deram em Ferrari, McLaren, Mercedes e Lotus nos últimos anos.

Mutley
Mutley
Reply to  Fernando Passos
11 anos atrás

kkkk…. sensacional!!!

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Putz! A LADA permitiu o “purple side”??? Desde que compraram a Renault, os tovarich não se emendaram mais….deve ser o contagio gaules! Ahhhhh Dada Stalin!

André Marques
André Marques
Reply to  ALEX B.
11 anos atrás

Colega, a Lada não comprou a Renault, foi o contrário, a Renault é quem comprou a Lada.

André Marques
André Marques
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Bom Flavio…como funcionário da Renault acho que eu posso te dizer que a Renault comrpou a Lada, e não o contrário…

André Marques
André Marques
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Não tanto, Flavio, especialmente porque a Renault do Brasil vai muito bem, tu sabe disso, crescendo mais de 20% nos últimos 3 anos…a Renault, hoje, está consolidada no Brasil.

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Flavinho, o André ta muito mal informado das teorias da conspiração!!! Ele ainda pensa que os gauleses compraram a LADA! Ahahah, tolinho!!!

Vander
Vander
11 anos atrás

Flávio

Você se lembra da Lotus-Essex 81B, de 1981. Era meio azulada. Quando vi o RB9, veio em minha mente essa Lotus……….tem uma foto do carro na reportagem: http://www.ultimavolta.com/formula1/noticias/2010_04_01_Dado_como_morto_ha_27_anos_Colin_Chapman_reaparece_no_Mato_Grosso.html

Sanzio
11 anos atrás

É um degrau diferente daquele do ano passado, tem uma superficie inclinada, ao contrário daquela aberração que descia de uma vez.
Ólhando melhor, do lado do degrau, continuam duas “tipo asas”. Sem sombra de dúvida é um artifício do Newey para otimizar a passagem de ar.

Vinicius
Vinicius
11 anos atrás

Desculpe Flavio mas vou discordar de Duas Coisas:

1- A Pintura Azul da Red Bull era bem mais bonita,ao contrario do que vc diz,mas essa pintura roxa… jesus… deveriam ter mantido o Azul.

2-Webber incomoda bastante a Red Bull,sim, por não ser um segundo piloto obediente,volta e meia sempre arruma um jeito de jogar na midia toda sua insatisfação de ser um segundo piloto, e Webber definitivamente não é de confiança, basta ver o que ele fez na Largada do GP do Brasil ano passado quando espremeu Vettel deixando caminho livre pras duas Ferrari ultrapassarem,além de outras oportunidades em que quase encheu a traseira do companheiro naquele GP,além de outras demonstrações de insubordinação,dos quais a Red Bull fora bastante condescendente com suas atitudes nada abonadoras.

Mas ao que parece,a Red Bull já cansou dele e está mesmo disposta a tudo pra se livrar dele e colocar um segundo piloto obediente e confiavel,mesmo que tenha de passar por cima de Christian Horner,chefão da Red Bull.

Sanzio
Reply to  Vinicius
11 anos atrás

Felipe Massa o quê?!?!?

Vinicius
Vinicius
Reply to  Sanzio
11 anos atrás

o que vc tá falando?

Mario Menezes
Mario Menezes
Reply to  Vinicius
11 anos atrás

O Webber incomoda a RB porque o empresário dele é o mesmo do Alonso e na última corrida aqui no Brasil ficou a suspeita de que ele puxou a sardinha para o Alonso de quem ele é amigo pessoal, com certeza o Flavio sabe de tudo isso mas não escreve para evitar polêmicas maiores, acredito que seja isso

Vinicius
Vinicius
Reply to  Mario Menezes
11 anos atrás

Briatore alias já foi o primeiro a declarar publicamente que Webber foi o unico a ajudar Alonso.

luiz carlos
luiz carlos
11 anos atrás

Podiam jogar um amarelo no carro todo, ou preto, sei lá….esse arroxeada aí ficou meio presepeira!

Andersson Catani
Andersson Catani
11 anos atrás

ah, mas não dá pra dizer que o RB9 é roxo. Só TEM MAIS roxo do que de costume. Mas o azul ainda salta aos olhos. Mesmo assim seria o primeiro carro a ser campeão com um mínimo de roxo no carro. Incrível, também.

Renato
11 anos atrás

Nada supera a feiura da Red Bull de 2007. Quer dizer, quase nada. As Williams e B.A.R. de 1999 eram bem barangas também. Fora a Honda (ecológica) de 2007. Outra coisa, bem feia. Essa Red Bull ai tá até bacaninha.

walp
walp
11 anos atrás

essas ponderações,gostou?, de “otimizar a passagem do ar”estão um barato

abraqços

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Vamos esperar pra ver essa pintura com a luz do Sol e também nas corridas com luz artificial.

Existe uma tinta que algumas pessoas usam nos seus carros “tunados”…dependendo do ângulo de visão/da luz a cor varia exatamente entre roxo e azul. Á noite fica bem bacana…

Quando vi a primeira foto a RBR 2013, já pensei neste tipo de pintura. Será que é com esse efeito?

Acho que vai ficar bem legal.

Na verdade, um carro de F1 é lindo demais, tanto faz a cor que ele “usa”.

Regis Campos
Regis Campos
11 anos atrás

“Adrian Newey, o grande gênio por trás dos três títulos seguidos de Vettel…”

E as viúvas de Alonso continuam a chorar, chorar, chorar…

rafael
rafael
Reply to  Regis Campos
11 anos atrás

Alonso tem viuva? como assim, gente??? haha

Tulio Demichelli
Tulio Demichelli
Reply to  rafael
11 anos atrás

O espanhol chato não morreu ainda p/ ter viúvas.

JOANNIS LYKOUROPOULOS
JOANNIS LYKOUROPOULOS
11 anos atrás

FLAVIO

A COR ROXO É MAIS UMA SACADA PARA OTIMIZAR A PASSAGEM DO AR,RSS

Alex
Alex
11 anos atrás

Toro roxo!

Willian
Willian
11 anos atrás

até que esse bico do rb9 não ficou muito feio….agora a cor!

pc
pc
11 anos atrás

E o tom roxo no lugar do azul escuro,”de modo a otimizar a passagem do ar.” KKKKKKKKKK

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
11 anos atrás

Sim ,sem a marca Red Bull mas a Rauch(marca austríaca de bebidas ) continua…..

Allez Alonso!
Allez Alonso!
11 anos atrás

Até aqui; o carro mais revolucionário foi o Sauber, espero que a Mercedes faça algo diferente…

Claudio Arantes
Claudio Arantes
11 anos atrás

Roxo aparecerá melhor na tv, certeza.

Digo
Digo
11 anos atrás

“pioram as coisas” flavito….