RESOLVIDO
SÃO PAULO (a pulga pulou da orelha) – A Marussia oficializou hoje Luiz Razia como titular ao lado de Max Chilton e o baiano está pronto para testar em Jerez. Razia já tirou as fotos de praxe e qualquer especulação agora sobre as razões da demora do anúncio passa a ser, digamos, impertinente. Afinal, está tudo resolvido. É possível que um detalhe ou outro ainda estivesse em discussão e a prudência tenha feito com que o time não apresentasse o brasileiro junto com o carro. Não importa.
Já falamos de Razia aqui — como diria Faustão, tanto no pessoal, quanto no profissional. É mais um estreante no campeonato e o primeiro nordestino a ser titular numa equipe de F-1. O fato é relevante porque o Nordeste brasileiro não tem automobilismo, na prática. Sendo assim, sair dessa região do país um esportista capaz de alcançar o topo de sua modalidade é notável — algo como um mineiro criado em Uberlândia conquistar um título mundial de surfe, ou um paulistano do Tatuapé se tornar recordista de slalom gigante numa prova no Cáucaso.
A Marussia será a última colocada em todos os treinos e corridas, e qualquer coisa que Razia conseguir além disso já será um resultado bom. Tem a vantagem de se opor a outro estreante, Chilton, o que iguala as condições iniciais da disputa interna.
O Brasil, assim, segue com dois representantes na categoria, agora oficialmente.
Confesso que ainda não entendo o porque de pilotos rápidos, entrarem em equipes da F1 pequenas, pobres, sem competividade, tomando voltas e mais voltas dos 10 primeiros colocados.
Com essa carroça chegar ao final já é uma vitória, tomara que ele não seja atropelado pelos líderes da corrida, e se ele conseguisse um décimo lugar valeria até como um campeonato, mas isso é um sonho bizarro para sua realidade. Boa Sorte, Razia!
Alguém explica que raios quer dizer Filabé?!? Isso é nome de empresa?
Corrijam a informação, por um equívoco geográfico do nosso pais. Não oficialmente, a Bahia não é Nordeste… ainda é Sul. Assim como o Maranhão já está no Norte. Agora, um paraibano na F1, isso sim seria realmente um milagre. O máximo que existe é um boizinho de João Pessoa, claro, filho de uma das famílias mais ricas, que corre na stock car. Mas um Bahiano, com a fortuna que certas famílias do Estado possuem, tanto é que foi possível… bastava apenas alguém com jeito para coisa. Mas na F1 não chega mais pobre. Outro Ermeson ou Felipe Massa (nem cito Senna e Piquet), de famílias razoáveis, será difícil, nem com muito talento. Tem que ter talento e dinheiro, senão não chega. Acho que a crise do nossos talentos começa disso. Porque a Petrobras ou outra grande não banca um circo de kart intineirante em todos estados, em busca de talentos? Neste circo, a única coisa que os pais fariam é levar seus filhos para ver se são talentosos. Atrairia publico, e até interesse das pessoas para o automobilismo. No final, os melhores seriam apoiados para uma copa Petrobras de F3, outra que ela manteria na F3 inglesa e na GP2… tá bom, me acordem, porque é um sonho. Mas se um dia me tornar presidente, faço isso.
Quanta merda.. Bahia não é Nordeste desde quando?? Pelo visto tu deve ser baiano e como baiano se acha sulista sempre hahahahaha Querer não quer dizer poder amigo!
Mas bem que podia ser mesmo.. povinho que renega as origens deveria ir embora mesmo.
Eu? Pernambucano e nordestino com muito orgulho. Vai lá Razia!!!
Caro Nobrega, o comentário está certo, quer voce goste ou não, geograficamente falando a Bahia não é nordeste e sim leste, aliás, se voce pesquisar verá que a Bahia, junto com Espirito Santo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, pertenciam até a decada de 70 à extinta região Leste, tendo depois passado para a região Nordeste, o que justifica a enorme diferença em vários aspectos, entre os estados do Nordeste e a Bahia.
Como pode ver, não somos “um povinho que nega sua origem”, somos sim um GRANDE POVO que esta inserido e bem, em todas as áreas de nosso país, quer seja sociai, cultural, jurídica, esportiva, industriai, politica,etc…
Se a Bahia lhe incomoda, é problema seu, mas isso não lhe dá o direito de nos derespeitar!
Quando nos colocamos contra esta mania de chamar nós todos de Nordestinos é porque o fazem pejorativamente, como se o Nordeste fosse um lugar de 2ª categoria e isto voce deveria entender, porque então não chamamos paulistas e cariocas de SUDESTINOS ? talvez assim eles acabassem com isso.
Obrigado
Mais um só pra dizer aos netos que um dia esteve lá!
Pilotos das nanicas em 2010:
-Lotus(verde):
Trulli e Kovalainen
-Virgin
Di Grassi e Glock
-Hispania
Klien e Senna
—-
Pilotos das nanicas em 2011:
-Lotus(verde):
Trulli e Kovalainen
-Virgin
D’Ambrosio e Glock
-Hispania
Vitantonio Liuzzi , Karthikeyan e Ricciardo
—-
Pilotos das nanicas em 2012:
-Caterham:
Petrov e Kovalainen
-Marussia
Pic e Glock
-Hispania
De la Rosa e Karthikeyan
Como pode-se observar, em três anos nenhum piloto que correu pelas nanicas chegou sequer a alguma equipe intermediária. Exceção a Ricciardo que andou nas últimas de 2011 pela Hispania só para fazer ‘um estágio’ (já estava tudo certo com a Toro Rosso) e B. Senna que conseguiu pular para a Lotus Preta.
Questiono a validade de se entrar na F1 por esta porta, porém com a entrada de praticamente 4 novatos nas mesmas(Pic ainda é praticamente um novato) espero que o perfil dessas equipes mude, e não que sejam um depositório de pilotos semi-aposentados.
Dois dias, duas panes e + de 3 s de diferença para a Caterham. Osso!
Desconsiderem tudo. Dia de ficar calado. Desculpem.
Falhou… Santa Catarina.
Ceará é norte? Santa Catrina é sudeste? Nossa!!
Não é nordeste, é norte, mas tem o mesmo valor, pois imagino muito menos automobilismo lá que no nordeste. O Antonio Pizzonia é amazonense e correu pela Williams.
Pilotaço !!
Em Fortaleza,no autóromo do eusébio,há disputa de campeonatos de várias categorias,com bom número de participantes e protótipos bem interessantes da Proton,fabricante local de bom nível,que inclusive fez os carros da Espron BMW. É no nordeste e é bem animado.
Flávio, olhando as fotografias dos treinos e percebendo uma profusão de carros prata e capacetes amarelos (Mercedes, Mclaren e Sauber – Hamilton e Rosberg / Perez/ Gutierrez), fiquei imaginando a confusão que isso vai gerar na cabeça de certos narradores…
Pois é, então vai ter alguns momentos engraçados na narração “oficial” este ano. O Energúmeno quando tenta corrigir as bobagens constrangedoras que ele fala é muito engraçado.
Flávio, o campeão de surf de Uberlândia é só questão de tempo, temos em nossa cidade uma tecnologia altamente moderna para o surf do cerrado. Nos dias de chuva, se o interessado levar uma prancha de surf até a av. Rondon Pacheco, próximo ao shopping, poderá ir surfando até o Praia Clube, no famoso surf de enchente. Mas não se preocupe, Uberaba também tem uma tecnologia igual, portanto poderemos ter dois campeões oriundos do triângulo mineiro. Devemos torcer para os prefeitos das duas cidades não resolverem o problema das enchentes, acabando assim com nossas chances de ter um campeão de surf.
Anunciaram também agora “oficialmente” no Globo Esporte. Mas, novamente, não falaram nada do Bruno …
Minha 1a impressao era que o blog tava comemorando o carnaval, e pensei: jah vai passar… Mas aih reparei que eh sobre a copa das confederacoes. Vai ficar o ano inteiro? Bom, pelo menos dah pra pagar umas contas, neh?
O casco do Razia é um dos mais bonitos da temporada.
Saudades dos tempos em que a gente reconhecia os pilotos pelo capacete…
O tal Chilton estampou o muro. Isso ajuda na hora de ter a equipe do seu lado, quando o ompanheiro faz merda.
Que em 2013 mostre algo para 2014 consseguir uma boquinha melhor…. vale lembrar de onde Fernando alonso começou
Boa demais a notícia. Se terminar o ano fazendo mais do que Chilton em classificações e corridas, já estará de bom tamanho. Assim, muita sorte pro baiano nessa nova fase!
Gostei do macacão!
Vou começa ra treinar para o slalom gigante, só para contrariá-lo, Sr. Flavio Gomes. Assim que agendarem uma prova no Cáucaso, me inscreverei. Será que consigo uma verbinha do governo para isso? Não custa tentar…
legal ele ter conseguido chegar lá; dezenove chances de mostrar a pilotagem de brilho e talento que ele costumava mostrar na F3 Sudam, tempos atrás.
vai competir com as verdes da lotus asiática. se por grande acaso marcar um ponto será um resultado excepcional, resultado de grande pilotagem somado a acasos de corrida (quebras de adversários, por exemplo, que agora acontecem muito poucas; também situações estratégicas alucinantes perto do final de uma prova).
começou carreira na terra, não no asfalto, corridas de autocross lá na Bahia mesmo, GPs em pista molhada poderão ser promissores para o baiano mostrar performance.
Sou de Uberlândia… e não sei nada de surf… Mas ele tem a vantagem de que pelo menos no nordeste tem carro, mesmo que não seja de corrida. Uai… mas na mesma proporção aqui tem piscina. Que seja… legal a sua observação.
Barreiras é NE na teoria, mas na prática está muito mais para o CO.
Já parou para pensar? O nordeste não tem automobilismo, na prática. Mas tem a presidência da CBA! Pode Arnaldo?
hauhauhauhauhauhauhauahuahuha
Melhor que essa piada, só a Copa 14.
O que tem a ver o c.. com as calças??
Flavio, vc tem razão, o baiano chegou na F1. Mas vale lembrar que outro baiano, Tony Kanaan, chegou bem mais alto no automobilismo mundial, embora não tenha passagem pela F1.
Verdade.
O Razia é do oeste da Bahia. Sua cidade natal é mais perto de Brasília do que de Salvador. Então, acredito que o fato dele ter se tornado piloto se deva mais ao Centro Oeste do que à Bahia. Não que o Centro Oeste tenha um automobilismo super pujante, mas ao menos tem duas pistas asfaltadas próximas, em Goiânia e Brasília.
Goiânia não sei bem como está, mas se for comparar apenas pista por pista, Fortaleza provavelmente é melhor (e também é “asfaltada”). Fora isso, salvo engano, Caruaru também fica no nordeste, então não dá pra tomar isso por base.
É fato que não há automobilismo em quase lugar nenhum desse país, apesar das pistas existirem – mantidas ainda muito em função dos esforços da F-Truck, é preciso reconhecer.
Discordo totalmente da sua opinião, ao dizer que o nordeste brasileiro não tem automobilismo. Caso o amigo não lembre ou não saiba, temos autódromos e kartódromos nos estados do nordeste, onde são disputadas corridas regionais e nacionais (fórmula truck, fórmula 3) e grandes pilotos nacionais oriundos desta região. Só para citar alguns, talvez o mais antigo deles ainda em atividade e pilotando muito como sempre Rogério dos Santos (O jegue voador) que foi piloto oficial da volkswagen nos campeonatos brasileiros de marca nos anos 80/90, piloto da Uno turbo etc. Beto Monteiro, campeão da fórmula truck, Valdeno Brito Filho, campeão da GT3 e o primeiro vencedor da corrida do milhão na stockcar, Fabrício Fecchine campeão na europa da fórmula renault e por aí vai. Como então não existe automobilismo no nordeste,se esse pilotos iniciaram todos as suas carreiras correndo em nossos autódromos. Acho que o grande Flávio equivocou-se na sua opinião.
Cara, o comentário não é pra ofender ninguém. Compare o Nordeste com a Argentina: logo se vê, não tem automobilismo no Nordeste. Compare o Centro-Oeste com a Argentina: vê-se a mesma coisa, não há automobilismo no Centro-Oeste. E assim por diante. Não é pra levar ao pé-da-letra. Logicamente há pilotos surgindo aqui e ali, assim como há pilotos brasileiros de fórmula surgindo aqui e ali, no exterior, de vez em quando. Mas é fato: NÃO HÁ AUTOMOBILISMO DE FORMULA NO BRASIL HOJE é tão verdade como NÃO HÁ AUTOMOBILISMO NO NORDESTE. Não adianta esconder a realidade atrás de uma peneira formada por exemplos isolados, ocasionais.
Desde o tempo de Gegê Bandeira, pilotando a Mickey Mouse #10 no circuito da Cidade Universitária, em Recife, patrocinado pelo nosso amigo Da Fonte.
Justiça seja feita, a fonte da rede oficial também é boa, boa sorte ao bom baiano, mostrou competência na GP2 no ano passado.
Gostaria de lembrar, sem querer fazer jabá mas já fazendo, que Uberlândia tem “Praia”!
Não tem onda. Mas tem Praia.
(Quem é de lá vai entender)
E parabéns para o Baiano!
Que ele faça pontos esse ano (Acho que isso é o máximo que podemos esperar pela equipe dele)
Temporada passada, acompanhando a Superliga, como sempre, sem conhecer direito todas as equipes já que anualmente sai time, entra time, e o tal de Banana Boat/Praia jogando. Não conhecia o time, imaginei que fosse de Praia Grande, ou de qualquer município do litoral paulista ou fluminense. Quando o cara comentou que era de Berlândia minha primeira reação foi “HÃ?” =D Tive que dar uma checada no mapa para ter certeza que não passei a vida toda enganado sobre a geografia do Brasil! =D
Não vai poder mostrar nada numa equipe dessas, mas acho que não tinha outro caminho.
PS: Ficou bom a cor laranja de fundo nessa postagem, cansa menos a vista que o fundo branco. Será assim agora? Seria ótimo!
Pobres publicitários…
Os publicitários são os gênios. Nós é que pedimos desculpas por sermos umas bestas.
Só agora percebi. Uso a página com zoom de 150%, então não vejo a publicidade ao lado.
Né por nada não, mas sou publicitário e sou burro pa carai. Tô até tentando mudar de ramo. =D
Cuidado com a comparação, o “Mineirinho” do surf (é paulista, td bem…) tem bala pra ser campeão…
Mineirinho do surf é do Guarujá, assim como outro Mineirinho (do skate) é do ABC paulista
Ainda bem que o mineiro era de Uberlândia. Aqui em Uberaba temos vários campeões de surfe e outros esportes radicais.
Um abraço.
Força Razia!
Tomara que ocorram bastante quebras no pelotão da frente, e assim, ele possa escalar bastante posições, visto que em condições normais ele não terá muita chance.
Numa F1 com raríssimas quebras, ele precisaria escalar posições ao longo de umas 20 temporadas para chegar em 10° com uma Marussia…
E o que ele provará com isto,genial assistidor de corrida!!
Ele precisa mostrar serviço superando adversários ou pelo menos mostrando serviço no comparativo curva a curva.(em reta qualquer um acelera).