RIO, 1978 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 - 13:25F-1

RIO, 1978

SÃO PAULO (façanha) – Emerson Fittipaldi conseguiu seu melhor resultado na Copersucar em 1978 no Rio. Fez 35 anos no dia 29 de janeiro e receio que tenha passado em branco aqui. Mas o José Everson de Abreu mandou a corrida inteirinha, narrada pelo Luciano do Valle — que abre a transmissão esculhambando uma emissora de rádio; não sei o que aconteceu, eu tinha 13 anos e morava em Campinas, nessa época. A prova está dividida em dois vídeos e o segundo está aqui.

E a zona que era a largada e o povo no meio da pista? Quem era o cabra que trepou no carro do Reutemann na volta da vitória? Rapaz, não sei como não morriam uns dez por corrida naqueles tempos… Nessa aí eu não fui. Mas certamente tem gente aqui que foi. Contem suas histórias, uai. Porque a festa pelo segundo lugar do carrinho amarelo foi espetacular.

56 comentários

  1. Alex disse:

    Tem esse aqui. não é tão bom e a narração é em alemão..mas é melhor que nada
    http://www.youtube.com/watch?v=grY3BFJ0UAc

    Mandemos a tv globo tomar no c…

  2. jefferson lauda disse:

    PELO AMOR DE DEUS EU PERDI ESSA POSTAGEM ALGUEM PODERIA COLOCAR NO YOUTUBE DE NOVO O GP BRASIL 1979

    NAO DEU TEMPO BAIXAR E É RARISSIMO

    COMO FAÇO PRA ENTRAR EN CONTATO COM O EVERSON ABREU?????????

  3. Paulo Emilio disse:

    A Rede Globo já ordenou e os videos do GP Brasil de 78 e 79 já foram retirados do Youtube !Volta o material para o arquivo da Cedoc para apodrecer junto com os animais que os guardam ! Já fazem 38 anos que o Jose Carlos Pace conseguiu sua unica vitoria no GP Brasil de 1975 ! Por que até hoje a Venus Platinada não se dignou a lançar este material em video ! E os demais GPs no Brasil, sem falar nas outras inumeras vitorias brasileiras nos anos 70 ! Torço sinceramente, que o mais breve possivel, não tenhamos mais brasileiros na F1, para que sumam também os patrocinadores, deste canal de TV de segunda categoria ! Eles só servem para exibir jogos de times cujas torcidas matam impunimente , programas idiotas estrelados por narigudos espertos de dar nó, novelas com enredos ridiculos, atores medíocres e big bundas, muitas bundas ! E a opção é a emissora do bispo… estamos realmente perdidos !

  4. emerson trindade disse:

    alguem ai baixou interlagos 79 poderia por de novo no you tube??????????

    • FTrack disse:

      A Globo vai mandar tirar de novo.
      Não podemos nada contra quem é o “dono” da memória e da F1 no Brasil.
      Se alguém salvou que disponibilize aqui o link de algum site de hospedagem ou coisa parecida, grato

  5. emerson trindade disse:

    retiraram o video do you tube PORQUE NEM DEU TEMPO BAIXAR INTERLAGOS 79

  6. Cristian Toledo disse:

    Infelizmente o vídeo foi removido do YouTube. Espero que alguém tenha copiado e disponibilize de volta.

  7. Jorge disse:

    Estava lá no primeiro grand prix em jacarépaguá e fui no ultimo em 89 vitoria do leão. Nunca demos o devido valor a família Fittipaldi pelo que fizeram na f1. O brasileiro infelizmente é assim não dá valor ao que é nosso. Vimos dezenas de equipes européias e ianques que tentaram a f1 e não fizeram nem de perto o que nós realizamos.

  8. Odete Reutemann disse:

    Vcs repararam que o Luciano do Valle mencionou um carro/equipe depois de mais de meia hora de corrida??? Só quando o Peterson abandonou, ele disse: “é uma Lotus”. Ele estava proibido de falar carros/marcas por ordem da Globo? Ou não sabia porra nenhuma mesmo??

    Que narração horrível, pelamor! O Galvão é mil vezes melhor. A gente reclama de barriga cheia… Eu sempre digo, quando vejo Indy: “esse Luciano está gagá!”. Na verdade, desde 1978 ele está gagá… Um espetáculo da desinformação! A Arrows estreava nessa corrida, e nem uma mençãozinha sequer à nova equipe.

    E o povo na beira da pista? A mulher atravessando a pista com o Emerson apontando na reta, no começo/meio da corrida??? Que que é isso?? Na chegada do Emerson, não sei por que me lembrei da cena do cara de Porto Alegre atropelando os ciclistas, ha ha ha, mais sem noção impossível!

    Mas, vamos e venhamos, que corridinha chata do cacete! Foi muito boa até a 10a. volta, por aí, depois todos se espalharam. O Reutemann sumiu na frente desde a largada, 4 seg. na primeira volta. Como se fosse uma corrida típica da era Schumacher… Talvez até tenha acontecido alguma coisa no pelotão de trás, mas a Globo não mostrou: só apareciam os 6 primeiros nas primeiras voltas e, depois, com todo mundo espalhado, só apareciam os 4 primeiros. Provavelmente pecados das primeiras transmissões (inexperiência na cobertura). Mas o Bolacha, esse não dá pra engolir…

  9. jose carlos disse:

    estava la e era o comissario de pista do posto 13 no final da reta que eraa menina dos olhos da rapaziada pois dai se vislumbrava o final da reta e a curva da vitoria de frente.o bandeirinha do posto era um camarada chamado ROBERTO RICHERS que era da familia do dublador e o auxiliar Jorge Roberto,esta foi a primeira corrida que se utolozou expansor hidraulico nos carros de resgate,o extintor de halon era a ultima moda,e o rio motor utilizava macacao com tecido anti chama igual ao dos pilotos
    vivi isto ai e ajudamos muito a fazer esta etapa junto com a equipe do rio motor capitaneado pelo amadeu girao,mihaly hidasi e edinho novaes
    agora so de lembrar que a corja politica destruiu este templo por interesses pessoais nos deixa profunfdamente emputecidos
    isto e melhor que terapia
    jose carlos tombo
    sete lagoas mg

  10. Flavio Chinini disse:

    Cara, como o Luciano do Valle narrava! Era sensacional!

  11. Salvo engano o comentarista é Ciro José.

  12. Ricardo Cérbero disse:

    Obrigado por compartilhar.

  13. Nelson Barreiros Neto disse:

    Ei Flavio, tenho certeza que vc nunca viu algum ser atravessando a pista de dentro do Meianov… Ou já viu????????????????

  14. Nelson Barreiros Neto disse:

    Muito legal!!!

    Notem aos 06:08 a instantes da largada um rapaz atravessando a pista correndo, e o gigantes bump que tinha acho que no final da reta oposta…

    Bons tempos…

  15. Gerson disse:

    Tinha 8 anos de idade.

    Inauguração no Brasil. Entulho amontoado em alguns cantos, mato sem cortar, grama com “falhas” deixando a areia aparente……Sempre foi assim, esse país não muda mesmo…

    Inaugurou, mas com cara de Autódromo velho.

    Ditadura Geisel.

  16. emerson trindade disse:

    ha tambem a corrida de 1979 em interlagos em 3 partes na primeira é interessante ver O LUCIANO DO VALLE FALANDO QUE A CURVA DO LARANJA TEM ESSE NOME PORQUE PILOTO LARANJA É AQUELE QUE FAZ ELA COM PERFEIÇÃO.

    E em Fabuloso fittipaldi o rato fala que laranja é quem tira o pé naquela curva hahahahah

  17. Roberto Fróes disse:

    É claro que eu estava lá!
    E 42 graus, nós, cariocas, tiramos de letra! (Será que era isso mesmo?)
    Emocionante, a torcida pelo belíssimo Copersucar (que depois foi correr o Campeonato Eurora, na Europa, e se deu bem).
    Já que não era permitido ficar no autódromo de um dia para o outro, sorteamos entre o grupo quem ficaria lá. “Ganhou” Oswaldo, paulistano, que dormiu numa barraca armada numa vaga do estacionamento, desarmada rapidamente quando chegamos com o carro abarrotado de gente (mais de 10, em um Chevrolet Bel-Air 53)
    Vocês acham que a coisa era desorganizada?
    Não viram nada!
    Mas não vou contar agora, pois estou com sono.
    Tchau.

  18. Everson Abreu disse:

    Pessoal, baixei o vídeo do http://www.racingfor.me e tava doido para colocá-lo no YouTube. Infelizmente tive de postar na conta de um amigo em virtude de não poder aumentar o tempo da minha própria conta ( um videoclipe de uma banda chamada Triumph, que postei e foi retirado do ar pelo YouTube por solicitação de alguém me impede de aumentar meu tempo, só posso postar até 15 min ), e como a conta dele era possível aumentar para além dos 15 min, consegui postar essa corrida e a de Interlagos 1979. Mas fiquem espertos pois a FOM ( Bernie Ecclestone ) e a Globo; podem mandar retirar o vos vídeos a qualquer momento. Ou seja, salvem os vídeos via DVDVideoSoft ou outro aplicativo. Fico feliz que tenham gostado. Obrigado ao Flávio Gomes pela gentileza de colocar o vídeo para os amigos.

  19. Apache disse:

    Eu tinha 15 anos e comecei a me viciar com esse carro amarelo. Hoje, revendo a corrida, me arrepiei umas 4 vezes vendo as ultrapassagens do Rato e a chegada em segundo. Épico!!!!

  20. Gustavo Monasterio disse:

    Flávio, eu estava lá!! Foi a primeira corrida de F1 que assisti na minha vida. Tinha 15 anos, cheguei no autódromo às 8 da manhã para a corrida às 13:00h. O calor era insuportável! Eu, meu falecido avô, meu irmão mais novo e dois amigos ficamos na arquibancada!! O Reutman venceu com a Ferrari, mas o público veio abaixo quando a Lotus do Mario Andretti passou pela reta rateando, e o Copersucar Fittipaldi o passou para conquistar o 2o. Lugar. Essa corrida para mim foi absolutamente inesquecível. Obrigado por me fazer relembrar essa magnífica corrida depois de 35 anos!!

  21. sinvas disse:

    Emersão , Copersucar , Reuteman , Lauda , Lotus JPS , Peterson, Hunt , Brabham Alfa Romeo,
    Chevrolet Opala , Andretti , Pironi , Ligier , ATS , Mass , Watson…. e outros.

    Nossa que saudades destes nomes .
    este filme é fantastico.

    que venha mais destes

  22. Guilherme disse:

    Não tínhamos gravador VHS na época, meu pai pegou a camera super 8, que não gravava áudio, e filmou a TV para poder registrar.

  23. Ricardo Midlej Silva disse:

    Flavio, também tinha 13 anos, na época, mas me lembro de estar veraneando em Arraial do Cabo e de ter acompanhado a corrida … pela Rádio Mundial AM. Isso talvez explique alguma coisa. Nas últimas voltas, o narrador insistia que a Ferrari passava com um ruído de motor estranho. Torci até o fim, mas infelizmente o Emerson foi mesmo segundo. Que pena. Mesmo assim, foi muito emocionante e, como visto, inesquecível.

  24. emerson trindade disse:

    O INCRIVEL É QUE CADA COMENTARIO QUE SAI AQUI SO TEM CRITICA ……..PORRA MEU ESTAMOS DIANTE DE UMA PRECIOSIDADE UMA CHANCE DE VOLTAR NO TMEPO FRENTE A UMA TV A CORES QUE POUCOS TINHAM

    CURTAM O GP HISTORICO PELA GLOBO PORRA E PAREM DE CRITICAR ISSO É RARISSIMO

  25. Beto disse:

    O que foi a largada? Os últimos carros do grid nem tinham se alinhado ainda e já largaram. Como você disse, só não morria mais gente por sorte mesmo!
    As imagens são de emocionar!

  26. Ney Prates disse:

    Assisti a primeira parte do vídeo, e verei a segunda depois. Até onde eu vi, cacilda, o Luciano foi um digno precursor do Galvão! Como fala besteira! Até a diferença de tempo o cara trocou para dois minutos… As redes de TV sempre zombaram do público, colocando uns manés totalmente sem noção do evento, para “narrarem”. Nem de futebol os caras entendem!
    Em tempo: Estive nessa prova, como comissário de pista, e foi realmente uma corridaça! Com direito a uns sopapos do Emerson num grandão de SP, que foi tentar impedir que ele empurrasse o carro até os boxes. Isso foi no treino de sábado. Tenho várias fotos, inclusive umas muito boas, que talvez mande para o Flávio. Aquela F1 era realmente poética…

  27. Felipe disse:

    Eu tenho essa corrida em vhs. Narração em alemão. Emerson em 2o. com um carro brasileiro.
    Foi a melhor temporada da Copersucar, um dia inesquecível.

  28. Vando Monteiro disse:

    alô galera… no mesmo canal onde o vídeo foi postado no VocêTubo, tem o GP de 1979, em Interlagos, narração do Luciano do Valle, comentários do Reginaldo Leme… lindo demais.

  29. Ricardo Bigliazzi disse:

    Nessa Eu não fui… mas graças a Deus pude ir em algumas outra no Rio… onde pela primeira vez na vida senti na pele o que são 42 graus centigrados de temperatura.

    Na boa… o que o pessoal da F-1 passa na Malasia é um sonoro “NADA” quando falamos em calor nessas provas que aconteceram no Rio de Janeiro.

    Era um espetaculo.

    Para finalizar… não morria ninguém porque eramos “inquebraveis”… rs rs rs

    Imperador

  30. Celio Ferreira disse:

    CARA VIRAM A CHEGADA , TROCENTOS FOTOGRAFOS NA LINHA DE CHEGADA
    AGUARDANDO O EMERSOM , INIMAGINAVEL PARA OS DIAS DE HOJE!!!!!!!!!!

  31. emerson trindade disse:

    OOOOOOOOOOOOOOOOOOBRIGAAAAAAAADOOOOOOOOOO MEU SONHO ERA VER COM ERSSA NARRAÇÃO

  32. alberto disse:

    EU TAVA LÁ…. O Copersucar do Emerson, quando freava e passava devagarinho dava pra perceber o pneu dianteiro na lona. Mais duas voltas e explodia. E no final ele mesmo disse que tava com dor de barriga. Foi uma puta corrida. Ele fez um montão de ultrapassagens e deu um “X” maravilhoso em dois carros que eu nem lembro quem eram. Foi F…

  33. Nelson disse:

    Foi realmente um delirio total. Bela corrida do rato com aquela ratoeira!!!!

  34. Harerton Dourado disse:

    Eu assisti parte dos treinos!!!! Não tinha completado 5 anos de idade, mas me lembro como se fosse ontem! O ronco dos F1 descendo o retão é inesquecível!!!!!

    Meu pai foi ver a corrida. Eu assiti em casa :-(.

  35. Cacá disse:

    Caçambis, isso veio direto do CEDOC, não é gravação da transmissão de TV, é o sinal limpo direto do caminhão!

    Que venham os outros anos.

    • Breakup disse:

      Cedo ou tarde iriam vazar…

    • Flavio Chinini disse:

      Acho que estes caras do Cedoc são os mais chatos do mundo… Eles devem ter inúmeras raridades lá, e não abrem para ninguém.

      • Fernando Sandrini disse:

        O CEDOC tem tudo o que a globo transmite, exceto o que foi perdido naquele incêndio na década de 80.
        Eles não podem nos presentear repassando essas corridas pois o contrato com o tio patinhas(Bernie) é somente para transmissão, então não podem reexibir.
        Sempre pensei em porque não o fazem utilizando o SPORTV, mas pelo motivo exposto, não é possível.
        Para quem quer ter essas corridas, ou aparecem essas oportunidades, ou então façam como eu…. as tenham em alemão, francês, italiano….

        Abraços

  36. gilles disse:

    Flavio, uma corrida sob um sol escaldante, a Ferrari so ganhou porque tinha
    os pneus Michelin que aguentaram o calor, Emerson como sempre manteve o carro na “manha” e chegou em segundo, poderia ter ganho, pois todos os pilotos estavam derretendo no calor do Rio,
    Uma coisa para comentar, nos treinos Peterson e Vileneuve, fizeram a curva Sul lado a lado e nao havia espaço para os dois, se tocaram, os dois foram para fora, sairam dos carros e se abraçaram, nada como a F1 dos velhos tempos.
    Obrigado pelo video, Abraços.

  37. Coisinha disse:

    Ainda não assisti mas coloco aqui uma pergunta com relação a Copersucar.

    A Copersucar F1 durou 8 anos. Marcou pontos em 6 desses anos. Se fosse nos dias de hoje (pontos para do 10o. colocado pra baixo) teria marcado pontos em todos os anos.

    Como pode hoje em dia isso não ser mais possível? As nanicas que surgiram não marcaram um único ponto em 4 anos. Eu sei que vão dizer que hoje os carros são munto mais confiáveis (portanto mais dificil de herdar posições) e que a diferença entre o orçamentos das equipes é astronômica, mas as perspecivas de futuro pra esse cenário onde equipes novas só fazem número são desalentadoras.

  38. Antonio disse:

    Estava em Barra Velha/Sc com meu amigo Douglas
    Torcemos muito.Saudades da corrida e dos meus 18 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>