HABEMUS MELBOURNE (1)

aus2013aSÃO PAULO (só café salva) – Vou falar logo de cara e escrever tudo que vai acontecer em 2013 para vocês me cobrarem no fim do ano. Um treino livre me basta para isso. Dois, então, só reforçam todas minhas teorias.

Vettel será tetracampeão.

Mercedes e Lotus vão brigar pelo vice.

A Ferrari é a terceira força, mas a partir do meio do ano vai melhorar, quando já for tarde, e vai largar mão para desenvolver o carro de 2014.

A McLaren sem Hamilton virou uma equipe comum e só não vai entrar em crise porque os ingleses são muito elegantes e não falam palavrões em público.

Pérez é menos do que a gente imaginava.

Sutil e Hülkenberg são melhores que ele. E vão engolir seus novos companheiros de equipe.

Chilton é ruim demais e Bianchi é muito bom.

A Caterham vai virar a nova Hispania, o que é ridículo e bem-feito.

Pronto, agora podemos falar com mais detalhes do primeiro dia de atividades em Melbourne.

Antes de mais nada, parabéns ao amigo intragável Fábio Seixas, que estreou como comentarista na Sportv (Lito Cavalcanti está escalado para a Stock em Curitiba) e foi muito bem. Entre outras coisas, porque chamou a Red Bull o tempo todo de Red Bull, e não de RBR. E não me consta que tenha sido decapitado por isso (se bem que seria legal decapitar o Seixas).

Na pista, tudo que uma sexta-feira sempre é: dia de experiências. Especialmente com pneus, porque nos testes de inverno em nenhum dia foram experimentadas temperaturas semelhantes às de Melbourne, que teve um glorioso dia de sol, céu azul e calor.

Vettel fechou o dia em primeiro, com Webber em segundo. Oh. Nenhuma surpresa. A Red Bull nunca brilha em pré-temporada e encaçapa todo mundo nas primeiras corridas do ano. Tem sido assim, com alguma frequência, nos últimos campeonatos. A boa notícia para os rubrotaurinos é que a McLaren parece que não vai ser adversária. Começou mal, andando atrás, embora seja preciso dizer que é um time com capacidade de reação. Mas sem a explosão de Hamilton, tendo de se apoiar no low-profile de Button e na juventude e marra de Pérez, sei não…

Mercedes e Lotus surgem como boas apostas para várias corridas. Têm carros rápidos e equipes motivadas, cada uma com seu estilo. E a Ferrari começa o ano melhor que em 2012, o que não é difícil, mas longe de provocar suspiros. Alonso sabe que terá trabalho, vai remar contra a correnteza, não tem o carro mais rápido, vai sofrer. Ainda não há sinais de crise, porém. Seria um exagero, crise depois de uma única sexta-feira. São necessárias pelo menos duas.

Pode chover no sábado (classificação às 3 da madruga), o que muda tudo. Mas como não deve chover domingo, o que mudar no sábado será “desmudado” na corrida.

Voltamos depois do café.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
fernando borduna
fernando borduna
11 anos atrás

gosto muito das transmissões na Sportv pois sempre o locutor (Sérgio Maurício)e o comentarista (Lito Cavalcanti) deixam, por várias vezes durante a corrida, nós escutarmos os sons dos carros e as conversas de rádio entre pilotos e engenheiros; o timing deles para narrar e comentar o que está acontecendo a milhão na pista, e que vemos na tela da TV, esse timing é excelente.

não vi ainda com o Seixas, mas não esqueço a derrapada que ele cometeu numa tradução no GP do Canadá ano passado, por uma rádio: Schumacher ficou com a asa travada aberta, ficou complicado fazer as curvas assim e sua equipe tratou de avisar, ‘a asa está “wide open”‘, ao mesmo tempo que se via, em close, imagem do apetrecho travado e a Mercedes passeando pela grama numa chicane – Seixas não escutou a mensagem toda (e acho que não viu a imagem) e sapecou um “err…disse que a corrida está em aberto”.
sei que o Lito não inventa quando não compreende o que se diz na escuta, ele logo avisa, algo que acontece ås vezes (o áudio no estúdio não é tão bom quanto o que chega para o telespectador, isso o próprio Lito me contou há pouco tempo, quando comentei com ele sobre a transmissão que fizeram do GP de Austin ano passado, e também do pequeno deslize de seu substituto que comentei aqui).
mas desejo bom trabalho ao Seixas, ele conhece bastante sem dúvida, e é bom ter opções sérias, de profissionais, para o trabalho de comentarista em transmissão de corridas…

Luiz
Luiz
11 anos atrás

Tá liberado Red Bull desde que “primeiro filho” passou a ser patrocinado por ela! Não é de hoje.

Alexandre
Alexandre
11 anos atrás

Flávio, vou cobrar no final do campeonato suas previsões, o Seixas mandou muito bem, mas como já disseram antes, fala pra baralho. Em tempo, na quarta passada a lusinha veio até Rio Claro e ACHOU um golzinho na bacia das almas.

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
11 anos atrás

Gostei também de ouvir o Fabio Seixas, mas tinha hora que ele não parava mais!! Acho que é por causa do nariz. Ele consegue falar mais tempo porque consegue puxar uma quantidade maior de ar pelo nariz. Porém todas as informações eram pertinentes!

Wagner
Wagner
11 anos atrás

Sabemos que o Alonso é fodão, melhor do grid, raçudo blá blá blá blá mas é lindo ver ele com cara de bosta no box depois de levar um nabo do Vettel ahahahahahaha Nenhum outro no grid
faz cara de merda que nem ele! Concordo que ele também merecia ser campeão tanto quanto o Vettel, mas tomara que continue levando ferro só para continuar com esta cara, é muito divertido.
Em tempo, se o Senninha estiver vendo os treinos hoje, deve estar feliz de ter saído do Willians.

Silvio
Reply to  Wagner
11 anos atrás

O tempo passa, voa, e o discurso do Roubonso continua numa boa!!
– o carro eh ruim
– eu vou ter muito trabalho

Por sorte ele nao tem o Hamilton ou Vettel com o mesmo carro, andando 1 segundo mais rapido (como o Hamilton fez em 2007), para que o Chororo fassa sentido, ainda so que pras viuvas do choronso

carlos lima
carlos lima
11 anos atrás

Flavio, enfim “Habemus Melbourne”. Que tenhamos o prazer de acompanhar uma temporada de F1 tão interessante quanto seus posts aqui no blog e seus comentários lá na rádio. Bravo!

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Flávio! Perfeita as tuas previsões para o ano, principalmente no tocante ao Tetracampeonato do Vetel e no fato do Perez não ser lá essas coisas, pois o Alemãozinho, como já previstes anos atrás, é uma fera e vai bater os números do Schumi, e o Chapolin tem que mostrar mais do que economizar pneu e fazer estratégia de uma parada e herdar posições, vamos ver…
Por fim acrescento uma previsão, que a “mídia conservadora” tem medo de fazer: o Maldonado não sobrevive até o fim do campeonato, pois o Nicolas Professor Girafalez Pauduro não vai se eleger e, por consequencia, a PVDSA vai vazar, pois o homem é louco e inclusive se diz interlocutor do além ao dizer que o Stalin Cucaracha ordenou a Deus a escolha do Chico I…

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
11 anos atrás

Já pensou na situação:

F1 ao vivo na ESPN, narração do Canalha, comentários do FG e reportagens com o Seixas?

Iríamos ao delírio.

Márcio Vilarinho Amaral
Márcio Vilarinho Amaral
Reply to  Moacyr Lopes
11 anos atrás

Seria sensacional. Mas infelizmente acho utópico.

Coisinha
Coisinha
11 anos atrás

FG, concordo com todas as suas previsões. Só não entendi sobre a previsão da Caterham. Não que eu discorde, mas porque vc acha que ela vai passar de penultima pra ultima?

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Realmente a participação do Fábio Seixas foi irretocável!! Além de entender muito, não ficou com “frescuras” de falar RBR, STR e outras baboseiras que os globais falam!
Com relação aos treinos, pelo o que assisti, a Red Bull e o Vettel são os mais fortes candidatos ao título da temporada 2013. Quero ver se alguém ainda fala que o Vettel só consegue ganhar por causa do carro e tals…
Vamos continuar torcendo pelo Felipe Massa e sempre acreditar que uma hora ele conseguirá bater o Alonso, o que acho muito difícil!
E torcer também pelo Raikkonen, Hamilton e que nessa temporada tenhamos um piloto que se destaque no pelotão intermediário.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
11 anos atrás

Quanto ao Seixas, a Folha f…, ferrou com o blog dele. Agora o blog está incorporado ao limite de notícias gratuitas do jornal mediante cadastro!

Acho que foi o NYT que começou com isso. A moda alastrou e chegou por aqui. O Globo também está nessa, a diferença é que eles pedem apenas cadastro, e o acesso é total e gratuito. Claro que devem cobrar no futuro.

Uma pena.

Mariana
Mariana
11 anos atrás

Vettel tetra, com certeza.
Pode até já mandar o Galvão chamar o Pelé pra eles gritarem na cabine.

willian
willian
Reply to  Mariana
11 anos atrás

hahahahahahahahaha… seria sensacional.

Raphael Philippe
Raphael Philippe
11 anos atrás

Como assim Mercedes e Lotus brigam pelo segundo lugar e a Ferrari é a terceira força? Ah, esquece…

LucioSp
LucioSp
11 anos atrás

O Seixas mandou bem mesmo!

Alexandre Reis
Alexandre Reis
11 anos atrás

É Flávio… Disse tudo mesmo. Sobre o título de piloto do Vettel e o de equipe para a RBR, vale lembrar:

1) A superioridade que a RBR está demonstrando nesse início de campeonato vai custar algumas dezenas, talvez centenas de milhões de euros para ser alcançada. E se dinheiro não é problema para algumas poucas equipes do grid, o tempo para realizar todo esse trabalho certamente é. E mesmo sendo começo de campeonato, as demais equipes já sabem não só disso como também que a RBR não vai parar de trabalhar enquanto não tiver os canecos na mão. Acredito que isso seja no mínimo desmotivante para a concorrência;

2) O fato de boa parte das evoluções tecnológicas desenvolvidas para os carros de 2013 não serem aproveitadas em 2014 e o elevado volume de trabalho necessário para desenvolver um carro totalmente novo para 2014 certamente vai levar muitos times a concentrar esforços no carro de 2014 a partir do meio desta temporada, o que certamente enfraquece a concorrência;

3) A RBR não está com todas as cartas na mesa. Ela tem folga para andar ainda mais…

Claro que não dá pra falar com certeza absoluta, mas diante dos primeiros resultados dos treinos, a possibilidade do Vettel e da RBR serem campeões é muito alta.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Também gostei do Fabio Seixas na transmissão… de tudo o que voce falou só faço questionamentos em relação ao Perez. Ainda acho que ele é muito bom… alguém deve falar para ele que ele deve esquecer que esta na Mclarem e que ele deve correr todos os riscos que corria na Sauber… só assim ele não será “adestrado” para ser um segundo piloto como o nosso Rubens e o Massa assim o foram.

A previsão do site oficial da formula 1 (www.formula1.com) é de chuva no sabado e no domingo (domingo com “frio” de 19 graus)… normalmene os caras acertam as previsões (sempre acompanho para ver o quanto eles são certeiros em seus “chutes”… rs rs rs).

Imperador
“Habemus F-1”

Felipe S.
Felipe S.
11 anos atrás

Soube que ameaçaram cortar o nariz no Fábio Seixas se ele falar Red Bull de novo.

Julio Felix
Julio Felix
11 anos atrás

Flavio,

Há um tempo que a globo chama os carros da Red Bull de que Red Bull mesmo.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Reply to  Julio Felix
11 anos atrás

Julio,
Qual globo? Se for aquela onde trabalha o pai do ótimo piloto Cacá, não é verdade. Nela o pai exige dos companheiros de transmissão, que se fale RBR e STR. Sempre achei uma imbecilidade da parte deles pq a Ferrari e a Mercedes não são patrocinadoras da platinada. É uma pena que a Renault, atual patrocinadora, não tem mais equipe própria pq eu gostaria de ouvir algumas barbaridades do pai.
Um abraço

willian
willian
Reply to  Fernando Oliveira
11 anos atrás

Fernando, desde as últimas corridas do ano passado o GB vem trocando o RBR por Red Bull. Abs.

Rodrigo Canda
Rodrigo Canda
11 anos atrás

Escrevi no post errado, algum comentário sobre o Bottas?

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Essa é a nova tradição ferrarista: entrar numa temporada e abandonar o desenvolvimento do carro atual visando o carro do próximo ano. Tradição iniciada em 2009. Já começo à achar que nem o Rory Byrne salvará a Rossa ( Ferrari anunciou o engenheiro para 2014). Vettel reinicia sua “vidinha chata” de vitórias e títulos.

Alexey Karpov
Alexey Karpov
11 anos atrás

Fiquei de olho no Bianchi desde o início do treino e o cara não me decepcionou. Se continuar nesse ritmo, arrisco dizer que ele sozinho coloca a Marussia na 10º posição do campeonato este ano. E ano que vem, ele sobe pra uma equipe média com certeza.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Alexey Karpov
11 anos atrás

Se for muito bem, ocupa a vaga de Massa em 2014.

Gastão
Gastão
11 anos atrás

E a Marrusia só vai ser competitiva no ano que vem, com os novos motores 1.6 da Lada.

Fábio Luiz
Fábio Luiz
11 anos atrás

Ví mais uma coisa, o emprego de Felipe Massa indo pro saco, com a “pole positon” de Bianchi

Pedro
Pedro
Reply to  Fábio Luiz
11 anos atrás

Esse Bianchi é “bão” d+…contudo ele deu a maior sorte do mundo…1º pq o carro é bom (havia mostrado nos testes da pré temporada – com o auxilio da McLaren)…2º pq seu companheiro não é lá essas coisas…3º (ou 1º) pq o Razia não conseguiu a grana…
Contudo, para o ano que vem a Ferrari continuará com o Massa (pode escrever)…carro totalmente novo e tals, a Ferrari jamais arriscaria colocar um piloto jovem e com pouca bagagem em um de seus bólidos…

Mauro Kondo
Mauro Kondo
11 anos atrás

Considerando o tamanho da expectativa para a primeira classificação do ano, bem que podia acontecer com pista seca. Vou acordar para assistir mas se estiver chovendo economizo sono para a corrida. Não que não seja emocionante uma classificação no molhado. Mas a ansiedade maior é saber a situação real de cada carro em “condições normais”.

Goste da parte “a Ferrari vai em algum momento da temporada desistir do modelo 2013 para trabalhar no 2014”. Se esta previsão se confirmar será divertido acompanhar o Alonso novamente carregando a carroça nas costas.

HC
HC
11 anos atrás

Sutil merece uma equipe grande. Faz tempo.
No lugar do Webber ou Massa ou Perez.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

Nesta temporada sou Kimi desde a primeira talagada…..Digo largada!! ÔÔ noite longa regada a cerveja e rock!!! In domini habemus ressaca….

Luiz Seiji
Luiz Seiji
11 anos atrás

Em relacao a McLaren,quando o Alonso deixou o time,muitos duvidaram da capacidade de Hamilton liderar a equipe e desenvolver o carro.agora o Perez levanta as mesmas desconfiancas,normal…fora o Button ainda.

Ana Carol
Ana Carol
11 anos atrás

Seixas foi muito bem. Só pecou ao dizer que as cores da bandeira australiana são verde e amarelo.

Pedro
Pedro
Reply to  Ana Carol
11 anos atrás

Verdade…qdo. ele falou isso até eu fiquei envergonhado…
O verde e amarelo fazem referência à acácia, árvore considerada símbolo da Austrália, cujas flores são amarelas e foram as primeiras cores adotadas pelo país como oficiais, em 19 de abril de 1984.

Sidnei
Sidnei
Reply to  Ana Carol
11 anos atrás

Pior que foi…kkkk.. A torcida australiana vai torcer pra Caterham por causa das cores da bandeira da Australia,,,kkk… Mas isto passa, deve ser alguma convivência com o Galvão Bueno..

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

Como diz o velho ditado “tudo como dantes no quartel de abrantes ” Vettel o mais rapido,
eo resto correndo na sua rabeira. Unica melhora que Massa começa o ano proximo
de Alonso, inclusive foi melhor no primeiro treino. E o candidato a revelação é Bianchi.

Artur Bottura
Artur Bottura
11 anos atrás

Adorei o resumo da temporada.
Vai ser isso mesmo.
Agora, Flávio, me passa os 6 números da mega deste sábado.
Abraços e vamos ver no que dá…

André Almeida
André Almeida
11 anos atrás

Que o Vettel + Red Bull iriam entubar a concorrência sem dó, todo mundo meio que já esperava…

Mas…

O que mais me impressionou neste treino foi realmente o que fez o Bianchi.

Colocar um carro, quer dizer, uma MARUSSIA a 3 décimos de uma WILLIAMS…

Cara, esse camarada iria voar numa Force India…

E se a performance dele garantir pontos e atenção suficiente, pode pavimentar a ida dele para equipes muito mais superiores que a própria Force India, e o melhor: sem precisar pagar nada!

Este foi o problema que lhe tirou o assento na equipe indiana…

Muito impressionante e deixa a gente, que curte automobilismo, cheio de expectativa.

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
11 anos atrás

Bianchi andou próximo das Toro Rosso e das Williams e deixou o companheiro de Marussia e as Caterhams beeeeemm pra trás.
Ou seja, andou pra caralho!

Daniel Magnani
Daniel Magnani
11 anos atrás

Parabéns a Fábio Seixas, participação irretocável.
É ótimo ouvir alguém que entende do que está falando e não os que estão lhe ouvindo como completos idiotas. Principalmente na F1 dos dias de hoje que onde alguém que “perde” seu tempo e seu sono assistindo um treino, são pessoas que entendem o que estão vendo e que querem informações que agreguem algum conhecimento novo ao que gostam de acompanhar.
É tão simples. Basta por na cabeça, que o público que acompanha e entende de automobilismo não é o mesmo publico do futebol. São esportes diferentes, com níveis de conhecimento diferentes.
Gostaria de outros Fábios nas transmissões do esporte a motor.

Cesar Vilanova-Costa
Cesar Vilanova-Costa
Reply to  Daniel Magnani
11 anos atrás

Concordo com você, Daniel, também sinto falta de mais profissionais assim nas transmissões! Tenho acompanhado o automobilismo agora principalmente pela internet, através de sites especializados e por streaming. Acredito que a televisão terá de mudar essa idéia de que a fórmula usada no futebol serve para todos os esportes!

Mariana
Mariana
Reply to  Daniel Magnani
11 anos atrás

Outra coisa sensacional: alguém sem paixões e implicâncias doentias por certos pilotos, independente do que o sujeito esteja fazendo de bom ou ruim na pista.
A falta de intimidade entre o Seixas e o narrador (me fugiu o nome) acabou sendo positiva também, a transmissão do Sportv tem o hábito de se perder em brincadeirinhas e piadinhas e histórinhas. Entendo que um pouco disso seja necessário em 1:30h de treino, com momentos de poucos ou até nenhum piloto na pista, mas geralmente é bastante excessivo, às vezes eles estão se “divertindo” tanto que nem reparam em mudanças relevantes no topo da tabela.

leandrotullii
leandrotullii
11 anos atrás

O PECADO DA MARUSSIA FICA PRO MOTOR DE MOTOSERRA DA COSWORTH.

André Almeida
André Almeida
Reply to  leandrotullii
11 anos atrás

Estava pensando nisso…. O pecado da equipe foi contratar gente sem talento (Chilton) e ter esse motor de popa no carro…

Se tivesse:

1) Um motor Renault
2) Um Kers decente

O Bianchi com esse conjunto poderia impressionar mais…

nilson
nilson
11 anos atrás

Como é divertido ler os comentários do Flavio Dináh!!!! , gostei das previsões!!!, quando Button teve Rubinho e Hamilton ao seu lado… andou bem, vejamos agora como se comportará “sozinho”.

jamba
jamba
11 anos atrás

QUanto ao Seixas, a RBR pode ter virado Red Bull, mas a pirelli virou Fabricante.

André Luis Silva
André Luis Silva
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Mas eu ouvi ele dizer “RBR” pelo menos uma vez. Mas acho que foi uma vez apenas: Será que ele levou um puxão de orelha ou foi um lapso?
P0rr, com tanta gente boa, colocam Galvão e Barrichello para narrar e comentar. É para matar qualquer ser com mais de 1 neurônio.
Mudando de assunto: a Emissora Oficial vive enchendo aquelas porcarias novelísticas com zilhões de patrocinadores e “ações de marketing”, mas ainda vão acabar matando o vôlei e o basquete do país. Dizem os nomes das cidades de origem das equipes e nunca seus principais patrocinadores ou seus clubes ou universidades ás quais estão ligadas.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
11 anos atrás

Quem mais me surpreendeu foi Bianchi. O francês foi muito bem realmente.
Vejam os tempos dos dois primeiros testes.

1º teste (reparem na diferença que ele ficou para os carros da Toro Rosso):
17. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso): 1min30s729
18. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso): 1min30s969
19. Jules Bianchi (FRA/Marussia): 1min31s263
20. Max Chilton (ING/Marussia): 1min32s176
21. Charles Pic (FRA/Caterham): 1min32s274
22. Giedo van der Garde (HOL/Caterham): 1min32s388

2º teste (reparem agora a diferença para os carros da Sauber, da Williams e da Toro Rosso novamente):
15. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber): 1min28s772
16. Pastor Maldonado (VEN/Williams): 1min28s852
17. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso): 1min28s968
18. Valtteri Bottas (FIN/Williams): 1min29s386
19. Jules Bianchi (FRA/Marussia): 1min29s696
20. Charles Pic (FRA/Caterham): 1min30s165
21. Max Chilton (ING/Marussia): 1min30s600
22. Giedo van der Garde (HOL/Caterham): 1min32s388

Esse é do ramo, cuidado Massa, acelera…

Wagner
Wagner
Reply to  Giovani Jardim
11 anos atrás

Concordo com vc, realmente chamou muito a atenção o Bianchi, andando perto do pelotão intermediario. Parece que esta parceria com a McLaren esta rendendo frutos. Dó é o carro sem patrocínios… Agora podem esperar, é Vettel P1 e Kimi P2, o xarope saia para a pista e voava umas duas voltas, depois ia para o box tomar picolé de vodka e só aí o pessoal andava mais rapido que ele.
Vão os dois brigar pelo caneco.

Segafredo
Segafredo
11 anos atrás

Ta só começando………vamos torcer pra RedBull não estar tão distante e, que possa haver muita disputa pelo título, com Alonso, Hamilton e Vettel brigando pelo caneco.