JEJUM

SÃO PAULO (dureza) – Sem vencer desde o GP do Brasil de 2008, Felipe Massa completou domingo 68 corridas longe do degrau mais alto do pódio. É o maior jejum de vitórias de um piloto da Ferrari na história, considerando, claro, apenas aqueles que venceram pelo time de Maranello.

Situação incômoda, claro, mas que deve ser relativizada pelo fato de ser Felipe o segundo piloto que mais disputou corridas pela Ferrari, perdendo apenas para Michael Schumacher. Esses dados todos estão aqui, em levantamento do Grande Prêmio.

Não está fácil vencer na F-1 atual, ainda mais tendo como companheiro alguém como Alonso. Mas tenho a sensação de que o brasileiro vai conseguir alguma coisa neste ano. Pela reação no final da temporada passada e pela maneira com que começou este campeonato, tem chances e merece.

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luiz
luiz
11 anos atrás

Muita coisa foi dita aqui pelos Galvaonizados pela febre desse patriotismo falso (e irritante). Que o Massa eh isso ou aquilo e que a Ferrari inverteu as posicoes…

Mas na hora de responder as perguntas, se esquivam. Entao antes de passar para outros comentarios nonsense, por favor respondam:

1- Se a estrategia do Massa era tao ruim assim, por que o Kimi nao reclamou com a Renault??? E porque era essa a recomendacao da Pirelli?

2- Como poderia a estrategia do Alonso ser melhor, se ela se baseava numa utilizacao de pneus duros por menos voltas que o macio inicial que sabidamente gastava muito mais??? O Alonso so pode arriscar (e so valeu a pena) porque viu que era muito mais rapido do que os da frente… Nao parece obvio?

3- sobre os numeros e estatisticas que tantos falam: comparar o numero de vitorias do Massa com o melhor carro, eh ridiculo… Alias qq comparacao estatistica nao poderia ser chamado estatistica, pois estatistica eh a lei dos grandes numeros… Por acaso alguem acha que o Damon Hill foi melhor que o Gilles Villeneuve? Ou que o Jacques Villeneuve foi melhor que o pai?

4- Sobre o Schumacker: lembrar que ele teve dificuldade de ser campeao com o melhor carro contra um Kimi numa McLaren do ano anterior, e so conseguiu devido a um “ajuste” da FIA no regulamento de pneus obrigando a Michelin a redesenhar e construir novos pneus para as varias equipes, num intervalo de 1 (ou 2?) semanas… (2003, se nao me engano). No final, foi campeao por 1 ponto… com um pifio 6o ou 8o lugar… ou algo do tipo…

de fato, ATE o Massa conseguia andar junto dele…

5- Sobre o carro do Alonso ser melhor que a Ferrari, no 1o campeonato do Alonso…. Faca me rir… Eh uma afirmacao quase religiosa/dogmatica, tipica de quem nao tem qualquer outro argumentos plausivio, ee entao so resta apelar… O fato eh: o MS errou muito mais do q o Alonso, que alias nao comoteu um erro sequer naquela temporada, so perdeu pontos por falhas do carro… Em NENHUM dos campeanatos o Schummi foi tao perfeito assim…

sérgio castro
sérgio castro
11 anos atrás

Será que os carcamanos da Ferrari deixariam ele ganhar?

Joao
Joao
11 anos atrás

“Situação incômoda, claro, mas que deve ser relativizada pelo fato de ser Felipe o segundo piloto que mais disputou corridas pela Ferrari, perdendo apenas para Michael Schumacher”…

O Schumacher era segundo piloto?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Banana Joe
Banana Joe
11 anos atrás

Pobre Massa, não ganhou quando podia (chegou quase lá em 2008) e agora lhe resta abrir caminho para o Fernandito…

Micromax
Micromax
11 anos atrás

Olha ele aí: “Agora chega desta palhaçada de ajudar El fodón………..Vai ser do meu jeito!”

http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2013/03/19/massa-solta-a-voz-e-e-ironizado-por-fas/

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

De candidato a campeão ao mais capacho dos escudeiros.
Tem que levar mesmo no deboche e na brincadeira, senão pira.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
11 anos atrás

Começou bem esse ano, mas panguou na estratégia!

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Tinha feito um comentário no Tazio e vou repetir aqui, interessante que Massa nos três primeiros anos de Ferrari venceu 11 corrida, já Alonso que esta falando muito, só venceu até aqui, 9 vezes. E a comparação fica mais interessante quando comparo Raikkonen com o espanhol na equipe italiana.

“Explorar o máximo do que se tem não é virtude da Red Bull”, critica Alonso. Segundo o bicampeão, equipe de Vettel peca por perder várias corridas nas quais domina os treinos e se coloca na condição de favorita
http://tazio.uol.com.br/f1/explorar-o-maximo-do-que-se-tem-nao-e-virtude-da-red-bull-critica-alonso

Vamos ver o que fizeram a dupla Webber e Vettel desde 2009 na RBR em termos de eficiência.

03-Títulos de pilotos
03-Títulos de contrutores
34-Vitórias
47-Pole positions
29-Fastests laps
78-Pódios
12-Largando da primeira fila

Agora vamos ver o que fizeram a dupla Massa e Alonso desde 2010!

00-Títulos de pilotos
00-Títulos de contrutores
09-Vitórias
04-Pole positions
08-Fastests laps
41-Pódios
02-Largando da primeira fila

Por curiosidade, abaixo, resolvi pesquisar o que fizeram a dupla Raikkonen e Massa entre 2007-08-09. Bom lembrar, Felipe nos três primeiros anos em Maranello conseguiu nada menos que ONZE VITÓRIAS. E é sempre bom destacar, foram onze vitórias pegando companheiros em alta como Schumacher e Raikkonen! Já Alonso que fala muito, conseguiu apenas NOVE vitórias nas três primeiras temporadas pela mesma equipe. Isso, com Felipe Massa em estado-terminal entregando pelo menos uma vitória e dois pódios.

Raikkonen e Massa na Ferrari:
01-Títulos de pilotos
02-Títulos de contrutores
18-Vitórias
17-Pole positions
26-Fastests laps
47-Pódios
07-Largando da primeira fila

Essa dupla Massa e Raikkonen fizeram um trabalho muito bom na Ferrari. Ok, Felipe Massa nos últimos três anos estava péssimo, por isso, a comparação não diz toda a realidade. Tudo bem, mas podemos comparar os três primeiros anos de Raikkonen e de Alonso na mesma equipe.

Kimi Raikkonen 2007-08-09 pela Ferrari
01-Título Pilotos
02-Construtores
09-Vitórias
05-Poles
16-M.Volta
26-Pódios

Fernando Alonso 2010-11-12 pela Ferrari
00-Título Pilotos
00-Construtores
09-Vitórias
04-Poles
06-M.Volta
33-Pódios

Bom lembrar, Raikkonen pegou Felipe Massa em alta na época da Ferrari, já Alonso além de pegar Felipe em baixa deita e rola em cima do companheiro, Kimi pelo menos, sabia repartir a equipe. Raikkonen ajudou Massa em uma corrida em 07, mas Kimi também ajudou o brasileiro no GP da China 2008. Quero ver Alonso retribuir as “gentilezas” que Massa fez em cinco corridas ALE-2010, ITA-COR-USA-BRA-2012. E esse GP da AUS-2013, no minimo classifico como duvidoso, tem muita gente afirmando que o espanhol foi favorecido…

Alonso tem que fazer como Raikkonen nos anos de Ferrari, falar menos e acelerar mais. Pelo que esta falando, o espanhol tem que conquistar pelo menos dois títulos pela Ferrari. Um título apenas iguala o que Kimi conseguiu em grande estilo em 2007. Piloto por piloto liderando a Ferrari, no geral, Raikkonen em três anos de Ferrari conseguiu muito mais que o espanhol.

Se Raikkonen ganhar esse campeonato, Vettel pode e deve disparar:

“Olha só, Kimi começou por baixo na Lotus, não reclamou que os rivais vencem por causa de Newey, ao mesmo tempo fez um ótimo trabalho sendo campeão 2013. E ele sequer corre por um time de fábrica como a poderosa Ferrari”

Leite quente e cama para o espanhol, em 2014 ele vai ter R.Byrne ao lado, e se for campeão vai ser da mesma forma que Vettel na RBR, dependendo de um grande projetista…

Bom lembrar, Raikkonen e Vettel são grandes amigos, nem por isso ficam fazendo fofoca contra o espanhol. Cansei dessa dupla Lewis e Alonso choramingar as pitangas e disparar contra o mesmo rival, no caso o alemão.

Quanto a Alonso disparar que Vettel só vence graças a Newey, ele tem que observar um detalhe, isso também aconteceu com grandes campeões do passado. Todos dependeram de grandes projetista de sua época.

Clark dependeu de Chapman em 63-65
Gran Hill dependeu de Chapman em 68
Jackie Stewart dependeu de Derek Gardner em 69-71-73
Rindt dependeu de Chapman em 70
FITTIPALDI dependeu de Chapman em 72
Lauda dependeu de Mauro Forghieri em 75-77
Andretti dependeu de Chapman em 78
PIQUET dependeu de Murray em 81-83
Lauda dependeu de Barnard em 84
Prost dependeu de Barnard em 85-86
PIQUET dependeu de Frank Dernie e P.Head em 87

SENNA e Prost dependeram de Murray-Nichols em 88-89!!! Senna sequer ajudou no desenvolvimento daquela fantástica Mclaren, o mesmo serve para Mansell e Prost na Williams em 92-93. Vettel pelo menos, começou por baixo e ajudou a RBR crescer, não pegou um time já dominando uma época. E essa dupla Murray e Nichols, pode ser considerado do mesmo calibre de Newey nos anos 80, o mesmo serve para Barnard, Frank Dernie e P.Head.

Schumacher dependeu de Brawn e Byrne, mas na época esse projetistas sequer eram famosos. Esse trio se mostrou muito eficiente em 92-93, com o tempo conseguiu destaque chegando aos títulos. O sucesso na Ferrari elimina qualquer duvida da capacidade de Schumacher-Brawn-Byrne. Com eles Benetton e Ferrari chegaram ao topo!

Alonso teve Bob Bell em 05-06, o mesmo que hoje esta na Mercedes…D.Hill, J.Villeneuve, Hakkinen dependeram de Newey em 96,97,98,99! O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista.

Ninguém faz nada sozinho na Formula 1 Galvão!!! Jackie Stewart adora cutucar campeões de gerações a frente, mas ele mesmo contou com um forte patrocinador(Elf), um grande projetista(Derek Gardner), mais um chefe de equipe que bajulava sempre(Ken Tyrrell). Lembrando que, F. Cevert não passava de um capachão na Tyrrell. Menos Jackie Stewart, e ele ficou com muita raiva de Lewis sair da Mclaren, o motivo…a Mercedes é equipe alemã!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

O regulamento da era Alonso na Ferrari é pós difusor duplo da Brawn, a Ferrari que ele pegou nada tinha dos grandes projetistas consagrados como Byrne, Brawn ou Newey de Ferrari, Brawn e Williams/Mclaren/RBR, respectivamente, o próprio Brawn não conseguiu na Mercedes os mesmos resultados da Brawn, mesmo com orçamento maior, ou você acha que Aldo Costa fez algum grande carro até hoje? Cheio de contradições seu comentário!! Até 2008, por força do regulamento a Ferrari tinha um grande carro, dê um carro do Newey na mão do Alonso e o campeonato acaba na Bélgica, colocoque o Vettel na Ferrari e duvido que ele tire leite de pedra, até o gp da Inglaterra no ano passado Webber estava na frente do Alemão. Pergunte ao Stella quem é mais piloto e ele dirá que foi aquele que foi o único que o fez chorar (Malásia 2012) e olha que ele trabalhou com Shumacher, Kimi e Alonso…

Hermann
Hermann
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Aldo Costa ganhou 2 campeonatos de construtores e 1 de pilotos.. Que vc tá falando….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Hermann
11 anos atrás

Amigo, Aldo Costa foi contratado pela equipe Ferrari em 1995, e tornou-se assistente do Projetista Rory Byrne em 1998, foi nomeado sucessor de Byrne quando este anunciou sua intenção de aposentar-se em 2004. Byrne creditou o design do carro de 2005 a Costa por mera formalidade. Esse carro vencedor se arrastou até 2008 já que quase não mudou o regulamento. Em 2009 quando ele foi efetivado a projetista chefe, ele e Tombaziz não fizeram uma merda que prestasse, tanto é que foi demitido em 2011 no meio do ano e foi pra Mclaren. Atualmente assinam o F138, Tombazis e Fry com supervisão de Byrne que assumiu o projeto do carro de 2014 sozinho… Agora vai, lol!

Micromax
Micromax
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Allez……como já havia lhe falado antes, tem uns caras que só enxergam(ou nem isso) numa direção, gostam de analisar nrs. parecem calculadora…..porém não conseguem enxergar um palmo a sua frente. Veja este Marcelo por exemplo: explanou uma Bíblia inteira de detalhes e nrs., mas esqueceu que Alonso pegou uma Ferrari exculhambada sem nenhuma chance de título contra RBR e Mclaren (por vezes), mes ainda assim obteve vitórias e ano passado foi a maior prova de seu talento, disputando com a supermáquina até a última prova. Vamos esperar este ano, pois duvido que, com carros equivalentes, Vettel consiga acompanhar Alonso; ainda vou mais longe: Se a Lotus for isso tudo mesmo, ele ainda leva pau do Raikonnen!

Robertom
Robertom
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Alonso é gargantão, tá tomando pau do Massa, levou pau do estreante Hamilton em 2007.
Ganhou o 1º campeonato com um carro muito superior aos outros e o 2º porque o motor do Schumi quebrou em Suzuka e o Fisichella bateu no Schmi em Interlagos.
Para brilhar na Renault teve o “apoio” do mafioso Briatore, que puxou o tapete do Trulli.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Robertom
11 anos atrás

É mesmo Alonso é um bosta, mesmo terminando 156 pontos na frente do Massa ano passado e 20 segundos na frente na Austrália. Bom mesmo é o Truli e o Massa…

Micromax
Micromax
Reply to  Robertom
11 anos atrás

Vá rever as corridas de 2005 pra depois dizer que Alonso tinha um carro superior…….Superior era sua pilotagem que naquele ano praticamente não cometia erros, enquanto o Dick-Mohr se via mal, com erros estúpidos durante a temporada e por não ter a mesma máquina que tivera entre 2000 e 2004…..Schumakete é phoda!!

Elvys
Elvys
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Marcelo, essa sua comparação do período Massa-Raikonen com Massa-Alonso foi matadora. Concordo contigo.Não esqueçamos o acidente do Massa, aquele em que o mesmo foi atingindo por uma peça do carro de Barrichello. O desempenho de Massa ficou comprometido por um (bom) tempo e acontece com muitos pilotos.

luiz
luiz
Reply to  Elvys
11 anos atrás

Eh … realmente… tadinhooooo…. Que do…
Vou dar o braco a torcer, vcs tem toda razao… Ate que pra quem foi atingido por uma mola do Barrichelo, ele ate que nao ta mal assim…
Poupem-me!

A comparacao e tao tendenciosa, que agora ja tao falando do que ele “poderia” estar fazendo caso nao fosse atingido pela mola do Barrichelo… Eh realmente, se a mola fosse do Alonso, talvez tivesse ate mais rapido… hehehe

Comparar o numero de vitorias de Massa na Ferrari de Schumacher com o numero de vitorias de Alonso na Ferrari do ano passado? Vcs tao loucos…

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Que análise conclusiva Marcelo parabéns, irei salvar esse seu texto para os Alonsistas…são muitos os argumentos que para quem entende de F-1 sabe que o piloto espanhol não é nenhum gênio não!!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eduardo Schmidt
11 anos atrás

Nossa, que falta de senso crítico, um minimo de bom senso faz bem, sei lá, vai ver é preguiça de pensar mesmo.

Hermann
Hermann
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Ótima comparação, esse el fodon como chamam aqui, é um chorão pior que o Prost. Segundo ele o Vettel só ganhou os 3 campeonatos por causa do Newey. Ainda está bem viva as fofocas que ele fez na Mclaren, quando ele começou a tomar pau do Hamilton, e lá a batata queimava pois não tinha preferência.. E sem falar da falcatrua da Renault em Singapura/08, onde o maior beneficiado foi ele, e saiu sem culpa nenhuma, dizendo “eu não sabia de nada”… Aqui pro cê chorão…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Bela análise
Contra números, quase não há argumentos!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Desisto!

luiz
luiz
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

“Bela análise
Contra números, quase não há argumentos!”

… principalmente para quem quer falar de estatistica sem nem saber do que se trata… ou quando a “lei dos grandes numeros” de fato eh valida ou nao…

Faz o seguinte: levante os numeros de Damon Hill vs Gilles Villeneuve, e me diga quem eh o melhor, ok? Depois que vc tiver coragem de me dizer que DH era muito melhor, a gente volta a falar de Massa vs Alonso, ou que o Schumaker era realmente esse fenomeno todo… Alias, quantos pontos Massa ficou atras do Alonso mesmo, no ano passado?????????

Micromax
Micromax
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Comparação totalmente equivocada e tendenciosa amigão……………….Desde que Alonso botou sua bunda na Ferrari, não teve um carro à sua altura e ainda assim mostrou seu braço ano passado quase faturando o mundial de pilotos(Não fosse Spa e Suzuka a lotus tirá-lo das duas provas).

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

É… sobrou a culpa do vice para os pilotos da Lotus.

Gerson
Gerson
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Esse negócio de ‘DEPENDER’ é uma bobagem!

Sem um bom piloto, não se acerta, se desenvolve um carro de F1 para ser o melhor do grid.

Pode ter o Adrian Newey, os melhores softwares e tecnologias á disposição, se não tem um piloto diferenciado, melhor que a maioria, não haverá resultados…Muito menos títulos.

Ninguém depende de ninguém, o que existe é trabalho em conjunto. Por isso, se chama EQUIPE.

Vettel é campeão por merecimento, porque tem talento. Não chegou na RBR por acaso. Foi muito bem na STR.

Alonso e outros (como Jacques Villeneuve, que chamou Vettle de “produto” fabricado pela RBR) deveriam lembrar que já tiveram a idade de Vettel e deveriam respeitar o talento alheio, ao invés de desdenhar e mostrar ciúmes, inveja afirmando que o Vettel só vence porque “tá na melhor equipe, com o melhor projetista”, etc, etc…..

Não lembro de Schumacher já campeão, ficar diminuindo a capacidade de Alonso e Jacques Villeneuve.

Muito recalque, muito mimimi.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Alonso aposentou o Alemão e Villeneuve, claro, depois de jogar o carro pra cima dele e perder os pontos ele nao seria louco de falar mal do canadense. Mas do Mika Hakkinen ele falou um monte, pesquise aí que tô com preguiça de fazer alfabetização hoje…

Micromax
Micromax
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Concordo com vc Gerson quando falamos em equipe……….realmente a RBR é a melhor equipe, mas……..sabe como é, nós gostamos de avaliar os pilotos e compará-los o que um faria com o carro do outro entende…..é outro tipo de análise ok? Nestes moldes é que surgem duvidas quanto a Vettel e se enaltece o maior talento de Alonso. Basta ver o último campeonato e vc há de concordar tbm que o tri de Alonso não veio por puro azar(Spa e Susuka) e ninguém está falando de Vettel que tinha uma RBR 2seg. mais rápida que o restante!!!! É bem simples de entender este raciocínio não?

José Brabham
José Brabham
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Posso imprimir e emoldurar?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Gerson, disse tudo!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Equipe é time de vôlei. Formula 1 é carro, leia-se grana pra contratar os melhores engenheiros e desenvolve-lo. Piloto é 20%, alguns mudam essa equação como Senna 1993 e Alonso 2012. Muito bullying na escola deve dar nisso mesmo!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Pode, e repita como mantra todos os dias, quem sabe assim a f1 não se torne menos dolorosa pra voces. Engraçado como Stewart, Lauda, Shumacher, Alonso, Hamilton estão todos errados…

Schumacher, 43, therefore admitted that Alonso is currently also better than F1’s reigning back-to-back world champion, the 25-year-old German Sebastian Vettel.
“Sebastian is a great guy and a great driver, but he is dealing with a different situation now in a learning process,” said Schumacher.
“To be a good winner, one must also be able to lose, it is a part of your development.
“Only when you have learned to lose can you respect and enjoy winning even more.”
Schumacher said that is all part of “life’s ups and downs”, which perhaps is comparable to his own first and second careers.

Micromax
Micromax
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Traduz aí porra, to com preguiça de usar o tradutor!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Shumacher, 43, consequentemente admitiu que Alonso é atualmente melhor que o reinante bicampeão de 25 anos alemão Vettel.
Sebastian é um bom garoto e grande piloto, mas esta lidando com uma situação unica agora em sua curva de aprendizagem.
Para ser um verdadeiro vencedor primeiro tem que tambem saber perder, faz parte de seu desenvolvimento. Somente quando se aprende a perder que você respeita e desfruta realmente as vitorias ainda mais. Shumacher disse que isso faz parte dos ups e downs da vida que talvez fazem parte de sua própria carreira (ingresso e regresso na f1). Trata-se claramente de uma alusão a capacidade de desenvolvimento do piloto em fazer crescer uma equipe, o que tanto ele quanto Alonso conseguiram fazer na Mercedes e Ferrari respectivamente e que o Vettel não fez já que está na melhor equipe da f1 (maior orçamento e melhor projetista).

Micromax
Micromax
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Ah bom…….é isto mesmo, só que esta história de que Schumi ergueu a Ferrari, pra mim é balela. Depois que a dupla Braw e Byrne chegou é que foi andar a bagaça, e claro o Rubinho contribuía muito.

Obrigado Allez!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Ele tava se referindo em construir a Mercedes competitiva, quanto a Shumacher, não se pode esquecer que a Ferrari quase foi campeã com Irvine em 1999, inclusive ele abriu passagem para vitoria do Irvine em sepang nesse mesmo ano, muito mais pelo bom carro que o Byrne fez. Alias, 1999, IMO, foi o melhor ano de Rubens como piloto, guiou muito com a Stewart e abriu seu caminho pra Ferrari…

Micromax
Micromax
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

To contigo…..

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

O Passa deve ter superado o falecido Alboreto, que ganhou a última em 1985 e depois não ganhou mais nada pela Ferrari, até o final do contrato dele em 1988.

Toninho F1
Toninho F1
11 anos atrás

É muita falta de assunto falar sobre esse tal de : Jejum do Massa!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Toninho F1
11 anos atrás

Discordo Toninho.
Massa é o único representante brasileiro na categoria, além do que, sempre existem muitos interesses comerciais nessa “parada”!

Ferdinandes
Ferdinandes
11 anos atrás

Curiosos os afagos do blogueiro ao piloto brasileiro. “Ele merece”??? Por que? O que o faz merecer mais que os outros pilotos do grid?! Ah, pachecada à FG… Por essa eu não esperava!

Jorge
Jorge
11 anos atrás

Que vergonha. Mas um que vai enriquecer na Ferrari e não ganhará nada de importante na carreira. Outro rubinho….

Lucas
Lucas
11 anos atrás

Em vez de ficar procurando pelo em ovo em relação ao que aconteceu de 2009 pra cá, é muito mais fácil compreender porque Massa está há tanto tempo sem ganhar se olharmos em que condições ele ganhou corridas: ele só o fez no breve período de 2006 a 2008, em que a Ferrari tinha carros excepcionais, e Massa conseguia largar da primeira fila (ele nunca ganhou uma corrida fora dessas condições).

Logo, chega dessa ladainha de que ele não ganha mais “por causa da molada” (é só lembrar que os resultados dele já eram fracos ainda em 2009 antes do acidente) ou “por que a Ferrari não deixa”. O fato é que Massa pode até não ser um piloto ruim, mas só é capaz de conseguir vitórias com carros excelentes e em corridas sem absolutamente qualquer tipo de imprevisto. E deu o azar de ser companheiro justamente de um sujeito que é um gênio na adversidade. Pode voltar a ganhar? Pode, desde que a Ferrari volte a fazer carros tão bons quanto aqueles que tinha de 2006 a 2008. Austrália nunca foi bom termômetro pro resto da temporada, mas, pelo menos, a Ferrari parece ter começado bem melhor que nas últimas temporadas. Então pode ser, sim, que encerre o jejum esse ano.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Lucas
11 anos atrás

Acho que vale salientar que Massa é um piloto muito mais forte hoje, do que jamais foi.

Em 2007 e 2008, era evidente a inabilidade de Massa perante os duelos. Seja atacando ou se defendendo… era sempre mais difícil do que com a maioria dos pilotos tops. Embora Massa tenha uma velocidade fenomenal – quando larga na pole, é dificil de pegar…. Neste fim de semana vimos que ele não perdeu 1 volta (não levem no sentido literal) para passar o Hamilton. Ele nunca foi assim! Isso é um ótimo sinal.

Só que andando no meio do pelotão, de 2009 pra cá… fica evidente o quanto ele evoluiu. “Aprendeu” a se defender e atacar com mais ímpeto e consistencia. E hoje, o mental está forte. O começo do ano passado foi muito estranho. E não vão explicar, tampouco assumir, que ele foi o bode expiatório para testes em um carro inguiável. As coisas que funcionavam iam pro Alonso. Quem se encarregava de testar era o brasileiro.

Só que, quem evolui, é quem testa e quem desenvolve. Massa deu um salto significante, especialmente, nos últimos 10 meses. E não se iludam: os 2 anos anteriores tambem serviram de aprendizado. O pessoal diz que ele melhorou a partir da segunda metade do ano… mas já em Monaco e no Canada (mesmo errando), ele já mostrara que não estava em má forma. Ao contrário do carro.

“Ah mas o que explica o Alonso sempre chegar na frente?”

Fora o fato de ser um piloto brilhante, o fato de se ter um carro sempre mais evoluído e equilibrado tambem ajuda. Bom ressaltar que isso em nada tira o fato de Alonso saber aproveitar melhor que a minoria dos ótimos pilotos.

Gostaria de ver os brasileiros enaltecendo mais o Massa. É um cara MUITO guerreiro. Demorou… mas confesso que virei fã do cara. Mais pelo geral do que somente pelo piloto que é. É muito legal ver sua evolução.

Abraços

Alexei
Alexei
Reply to  Conrado Andrade
11 anos atrás

Massa pode ganhar corridas em circunstâncias excepcionais. Ou seja, se Fernando Alonso tiver problemas ou abandonar, ou se já estiver numa posição suficientemente confortável no campeonato para somar pontos e dar presentes ao seu companheiro.
Do contrário, impossível. Depois do que passou com Lewis Hamilton na McLaren, Alonso certamente impôs a condição de primeiro piloto por contrato. Inclusive com o direito de ditar o ritmo de corrida de Massa.
Pode até haver disputas na pista com Massa se defendendo, inclusive para preservar a audiência e os interesses da F1, da Ferrari, da Globo, do Galvão Bueno, do grupo Petrópolis, do Banco Santander e das Mães Dilma e Dinah no Brasil. Mas o que importa é o resultado final das corridas. Pole position não vale pontos no campeonato.
Nenhum problema em Massa andar bem. A Scuderia agradece em nome da Coppa Costruttori. Mas Fernando sempre está na frente. Em 2012, com exceção dos GPs da Bélgica e do Japão (nos quais Alonso abandonou por acidente), Massa sempre terminou atrás do companheiro. Em 2011, Felipe terminou na frente apenas em duas corridas: Malásia e China. E em 2010 foram três: Malásia (Alonso abandonou), Mônaco e Turquia.
Depois do GP da Alemanha de 2010, quando aconteceu o episódio “Fernando is faster than you”, Felipe só terminou quatro corridas em 37 melhor classificado do que Don Fodón de las Asturias. Em duas delas, o samurai de Oviedo abandonou.
Típico retrospecto de segundo piloto contido por contrato, não? O público brasileiro se contenta com esperanças e elas são alimentadas pela mídia mas Felipe nunca, nunca mais terá chances de disputar um título mundial. Pelo menos não na Ferrari.
Primeiro piloto espanhol bicampeão, louco para faturar mais títulos, cobrado pela equipe – começa a se desenhar uma “Maldição de Kimi” sobre a Ferrari e se for assim é bem feito – e adequadamente pago por um patrocinador master… espanhol!
E por falar em Kimi, 2008 teve algumas circunstâncias estranhas…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Lucas
11 anos atrás

Concordo em parte, em 2008 e 2009, até o incidente da mola, ele vinha andando mais que o Kimi. Claro que houve um período ruim com esse acidente e a chegada do Alonso, que é excepcional, mas agora ele está mais motivado e parece ter se reinventado. Vale lembrar aos que malham a Ferrari, o voto de confiança da escuderia ao Massa. Outra equipe já teria limado o piloto no meio da temporada passada. O Massa ganhou corrida dividindo a equipe com o Schumacher, mas não conseguiu ainda com o Alonso no mesmo time, questão de tempo. O episódio da Alemanha, bem, o Alonso disputava o título e era mais rápido na pista, não havia sentido duelarem. Essa é e sempre será a filosofia da Ferrari, gostem ou não, paciência.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

“O episódio da Alemanha, bem, o Alonso disputava o título e era mais rápido na pista, não havia sentido duelarem”:

Naquele episódio Alonso tinha somente 9 pontos a frente, o que na pontuação seria insignificante, visto que, Massa descontaria 7…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eduardo Schmidt
11 anos atrás

Mas ele era mais rápido, não faria sentido brigarem e por estar na frente, que fosse por meio ponto, teria vantagem sobre o companheiro de equipe, essa sempre foi a filosofia da Ferrari quer você goste ou nao.

trajano
trajano
Reply to  Lucas
11 anos atrás

O meu amigo me desculpe mas vc esta errado no seu comentário,sem querer defender o Massa mas da metade do campeonato do ano passado pra este ultimo grande premio o Massa tem andado muito bem,inclusive várias vezes na frente do companheiro e o carro não era bom o suficiente.Então cai por terra o teu comentário que ele não anda com carro ruim.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  trajano
11 anos atrás

Tá doido? A partir do meio do ano que o carro ficou melhor e o Massa começou a mostrar resultado, a partir das ferias de meio de ano, justamente quando a Ferrari passou a usar o túnel da Toyota!

luiz
luiz
Reply to  Lucas
11 anos atrás

Como ja disse, nao tem xororo: a estrategia que a Ferrari queria para o Massa foi a estrategia que fez o Kimi ganhar. O Massa simplesmente nao conseguiu andar rapido, e o Alonso viu isso e ao inves de queimar pneus tentando ultrapassar (sabia que era muito mais rapido) preferiu parar no box antes.

Essa NAO era a estrategia otima!!! Se nao tivesse ninguem na frente, CERTAMENTE o Alonso teria optado pela estrategia que a Ferrari queria para o Massa e talvez ate teria ganho a corrida…

Chega de choradeira…. O part-prix do Reginaldo chega a ser irritante… Antes de estudar a situacao ja faz comentario malicioso e completamente deturpado…

Ao Lucas
Ao Lucas
Reply to  Lucas
11 anos atrás

“desde que a Ferrari volte a fazer carros tão bons quanto aqueles que tinha de 2006 a 2008”

Ai Lucas, só colocando tudo na máquina do tempo e buscar o Schumacher daquela época e colocar no lugar do Alonso…

Se a Ferrari teve carro forte em 07/08, é graças ao trabalho de Schumacher-Brawn-Byrne desenvolvendo o carro entre 2005 e 2006.

Depois de um domínio avassalador do alemão em 2004, a FIA mudou radicalmente o regulamento para o ano seguinte. Foram proibidos a troca de pneus no boxes durante a prova, nessa temporada a Michelin fez um pneu fantástico quebrando o domínio da Bridgestone. Raikkonen e Alonso disputaram o título e Schumacher trabalhava para melhorar o carro que serquer conseguia terminar uma prova. Aconteceu isso com Rubinho na segunda prova, GP da Malásia, Rubens teve que abandonar porque o pneu estava na lona. Por medida de segurança a equipe pediu para ele recolher o carro para o boxes faltando ainda 7 voltas para o fim. Lembre-se não podia trocar pneus na prova, mas o reabastecimento estava liberado.

GP Malasia 2005 – Resumo
http://videos.sapo.pt/zYpJZKauu5KPTOcsBp0q

No link abaixo mostra que Rubens abandonou por causa do pneu, mas a causa foi o desgaste exessivo. No vídeo acima não mostrou, mas eu lembro dessa corrida, mostraram o carro de Rubinho no boxe, e o pneu estava na lona. Nunca tinha visto coisa igual até aquele GP da China 07, onde Lewis teimosamente quis levar o carro, sabe se lá onde…quando foi para o boxes, ficou atolado na brita.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_da_Mal%C3%A1sia_de_2005_(F%C3%B3rmula_1)

Abaixo foto de Luizinho atolado na brita, que vacilada garoto, mas o time também vacilou junto. Era para chamar o piloto para o boxes, no fim deu no que deu!

http://blogs.as.com/photos/uncategorized/2007/10/08/hamilton.jpg
http://www.formula1.com/photos/597×478/sutton/2007/d07chn2203.jpg

Pelo carro que tinha no começo da temporada 05, Schumacher conseguiu um ótimo terceiro lugar no mundial. Já Rubinho novamente não se “entendeu” com carro, já tinha acontecido o mesmo em 2000/01/03. Em 2006 o alemão não foi campeão, mas conseguiu uma coisa até mais importante que o próprio título, ajudou a “erguer” a equipe vencendo 7 corridas colocando a Ferrari novamente no topo pronta pra brigar pelos título em 07/08. Detalhe, Schumacher conseguiu esse feito sem Rubinho na equipe, provando que era ele quem fazia a diferença no time. Rubens só conseguia andar bem na Ferrari quando o carro dominava, caso de 2002 e 2004, nas outras temporadas o brasileiro foi um fiasco. E olha que 2000/01 a Ferrari teve um ótimo carro, Schumacher brigou pau a pau com Hakkinen pela “nega” do tricampeonato, já 2001 o alemão dominou de forma fácil. Nem assim com um grande carro Rubinho foi bem.

Se Raikkonen foi campeão em 07 e Massa brigou pelo título em 08, é muito graças ao trabalho do alemão evoluindo o carro. Bom lembrar, a Ferrari foi campeã de construtores nessas duas temporadas. Imagina se Schumacher não aposenta em 06, seria mais dois títulos na carreira. Uma dando o troco em cima de Alonso em 07, e outra superando Hamilton em 08(Schumacher pela nona vez ia bater os carros de Newey). Com certeza Schumacher faria mais pontos que Kimi em 07 e Massa em 08…

Ninguém mais vai formar um time como Schumacher na F-1, e o alemão foi para a Benetton onde Brawn e Byrne sequer eram famosos. Com o tempo esse trio mostrou competência na Benetton, já na Ferrari fizeram história.

Schumacher bateu os carros de Newey e foi 7 vezes campeão, já Alonso fica nessa puta choradeira dizendo que Vettel só ganha por causa do projetista. Tenha dó espanhol, Schumacher quando perdia não diminuía os rivais lembrando só de Newey…

Isso que o espanhol esta fazendo é desculpa de perdedor…

Micromax
Micromax
Reply to  Ao Lucas
11 anos atrás

Quem desenvolvia a Ferrari era um cara chamado Rubens Barrichello, porém, assim como Massa, nada podia fazer contra o Dick-Mohr!!!

Schumacher……é fake……….kkkkkkkkkkkkk

Gerson
Gerson
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Repita isso 7 vezes, quem sabe vira realidade.

Micromax
Micromax
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Todo que não são Schumaketes sabem bem a realidade……..fakefakefakefakefakefakefake 7x pra ficar bonito.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

“…e o Lobo mau comeu a vovozinha…”

Armani
Armani
11 anos atrás

Por acaso foram contabilizados os GPs em que ele esteve fora, de licença médica, depois da “molada” em 2009?

Maurício Filho
Maurício Filho
11 anos atrás

Merecer merece, mas… em prol de um Fernando Alonso feliz, e de não perdê-lo para nenhuma equipe de ponta num 2014 que será um recomeço praticamente do zero para todos, onde a Ferrari poderá renascer com decência, certamente, Felipe será sacaneado. Não Gomes, não é a teoria do pobre brasileirinho injustiçado, não é nada disso, apenas um constação do óbvio, pois além de melhor piloto em atividade na F1, Fernando Alonso ainda injeta uma boa grana by Santander na equipe do cavalinho rampante, coisa que Massa, se dispensado ao final da temporada (creio nisso), terá que correr atrás para continuar na F1; aí, começará o problema.

João Lopes
João Lopes
11 anos atrás

Concordo com o Flávio, acreditando, sim, que essa vai ser uma temporada muito boa do Massa.

Ele e seu engenheiro precisam melhorar a leitura da corrida pra não perder pontos como houve na Austrália. Ano passado isso já tinha ocorrido algumas vezes.

Realmente parece que esta temporada veremos o Massa de 2007, 2008 e 2009 (pré-Hungria), na luta por pódios e vitórias, o que é excelente pra que ele tenha argumentos no final da temporada pensando no mercado pra 2014.

Lucas
Lucas
Reply to  João Lopes
11 anos atrás

Não é questão de “leitura da corrida”. Naquele momento, não havia como saber qual era a melhor estratégia. Parar antes (como o Alonso fez) significava ter que fazer os outros stints mais longos – o que poderia ser um problema em relação à conservação dos pneus. Mesmo que considerássemos só isso já daria pra dizer que a estratégia de Massa fazia sentido (pois ele não é dos melhores em conservação de pneus), mas a diferença óbvia é quando comparamos o que se viu depois: Alonso com novos pneus foi ganhando posições na pista, Massa na mesma situação não conseguiu fazer o mesmo. A diferença final entre Alonso e Massa foi de 20s, muito mais que o que se poderia creditar à diferença de estratégia.

O buraco é mais embaixo. Massa consegue ser bom em uma volta, às vezes é capaz de bater um bom companheiro de equipe na classificação, ou mesmo fazer voltas mais rápidas em alguns momentos da corrida, mas no que se refere ao “racecraft”, Massa é muito, mas muito inferior ao Alonso. Não basta conseguir andar rápido quando o pneu está novo e a pista está livre à frente, tem que conseguir conservar os pneus para manter tempos competitivos por várias voltas, tem que se livrar bem rápido dos retardatários ou dos carros mais lentos que estão disputando posição. Alonso é bom nisso tudo, Massa não é. E aí não tem engenheiro que resolva.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Lucas
11 anos atrás

Boa Lucas, é isso mesmo, mas pra essa Pachecada entender nem desenhando…

Alexei
Alexei
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

E para resumir, pole position ou posições de largada não ganham ponto.
Carreras son carreras, hay que terminarlas. Assim dizia Juan Manuel Fangio.
Alonso é melhor na gestão dos pneus que Massa.

Robertom
Robertom
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

V. é o Pacheco do Alonso.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Robertom
11 anos atrás

Não torço por piloto só por que ele é brasileiro, sou tão fã do Alonso quanto do Hamilton, pra mim os melhores da f1 atual. Também acho o Sutil e o Hulkenberg pilotaços. O Kimi motivado também é bom, assim como Vettel quando tudo dá certo. Niko Rosberg também é muito bom, mas só guiou carroça e tem meu respeito depois de ir tão bem contra o Shumacher como companheiro. Os números do Shumacher não mentem e dizem o quanto ele foi bom, mas acho que a geração atual é melhor… Se isso for pachequice, ok!

Kaue Cereda
Kaue Cereda
11 anos atrás

O alonso é um fora de serie concerteza, o massa está bem e vos falo q si ele largar domingo a frente de alonso mais uma vez, a coisa vai começar azeda, o espanhol é vaidoso.

Osvaldo Franklin
Osvaldo Franklin
11 anos atrás

Acho que além de o Felipe ser o segundo que mais disputou gps pela Ferrari, vale lembra que desses 68 gps, pelo menos uns dez ele nao pode disputar a vitoria pq teve uma mola enfiada cabeça a dentro o qual dificultou bastante a disputa desses gps. Acho ele muito bom piloto mas precisa de um carro que ele consiga vestir sem folgas. O deste ano ele parece ter conseguido vestir direitinho… Se for assim, vamos ter motivos de sobra para ficar acordado até mais tarde ou acordar bem cedinho domingo pela manha… Ele vai andar lá na frente, o problema vai ser a Ferrari q sempre vai dar um jeito no caso do Alonso estar atrás. Vamos ter que torce sempre para ter alguém no meio… Dobradinha vai dar medo caso o Massa esteja na frente… Mas vou torcer!

Neto Brucutu
Neto Brucutu
11 anos atrás

F.G. boa tarde !

MILÃO, 11 MAR (ANSA) – O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, disse que o piloto espanhol Fernando Alonso deve ganhar pelo menos um título Mundial de Fórmula 1 pela escuderia, já que integra a equipe italiana há três anos.

“Alonso sabe que tem de ganhar conosco e nós queremos ganhar com ele”, disse Montezemolo em uma entrevista ao jornal Gazzetta dello Sport, na qual assegura que o espanhol irá cumprir seu contrato até 2015, mas que em 2011 foi prorrogado para 2016.

“[Alonso] está tranquilo e confiante. Fez bem em pular [os testes de] Jerez para se preparar melhor, e agora está no melhor momento. Estamos prontos”, afirmou Montezemolo. O presidente explicou que não falou com a imprensa nos primeiros testes “porque tinha de ver o potencial do F138”.

Sobre o futuro do outro piloto da equipe, o brasileiro Felipe Massa, Montezemolo disse que “voltará a ser útil a Ferrari” e deixou aberta a possibilidade de renovar seu contrato até 2104.

Texto retirado do UOL, notícias da F1.

Abraços a todos !

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

O Massa é um piloto muito bom, muito bom mesmo. Só que como vc disse, o Alonso é um fora de série. O Massa só vai ter chance de vencer se o fizer logo nas primeiras corridas. Caso contrário, no momento em que o Alonso abrir uma certa vantagem campeonato adentro, ele só vai poder vencer se o Alonso tiver algum problema no caminho. Agora é a hora do Massa mostrar que realmente se reabilitou. Se deixar o Alonso fugir nas primeiras 4 ou 5 corridas, acabou o campeonato pra ele.

gilles
gilles
11 anos atrás

Flavio, vc e piloto, como dizia o velho “Barao” o Emerson entrou como terceiro piloto na Lotus, era rapido, teve a sorte do Rindt morrer, e assumiu como piloto titular e um carro muito bom, lutou com Stewart, Peterson, Ickx;Cevert , gente muito boa.
Na minha humilde opiniao piloto tem que ser rapido e basta!. O Massa e rapido, mas o Alonso e um fora de serie como ja demosnstrou.
Abraços.

Alisson
Alisson
11 anos atrás

O Massa tem plenas condições de vencer, resta saber se a Ferrari vai permitir. Pelo que foi visto na Australia acho dificil, mesmo se o Massa estiver em primeiro a Ferrari vai pagar o mico global de inverter as posições. Tomara que eu esteja errado mas o Massa só vence se o Alonso estiver com o título garantido por antecipação.

luiz
luiz
Reply to  Alisson
11 anos atrás

Por favor, nao se deixem levar pelas imbecilidades “patrioticas” ditas pelos narradores e comentaristas brasileiros…
Basta lembrar alguns fatos que derrubam qq teoria da conspiracao:
1- O venceder da corrida utilizou a mesma estrategia qua a Ferrari gostaria de utilizar com Massa. Por acaso o Kimi ficou reclamando da estrategia??? Nao, pois ele eh mais piloto que o Grojean, ponto final.
2- O Alonso resolveu arriscar, mesmo sabendo que poderia (e deveria!!!) utilizar o pneu por mais voltas que o pneu macio! Se ele usou o macio por 12 voltas (nao me lembro bem), utilizar o duro por menos do que isso compromete qualquer estrategia (normalmente calculadas no computador).
3- Se ele fez isso e decidiu tomar esse risco (com uma provavel penalidade de ter que fazer mais paradas do que o necessario, ou de ter pneus muito mais gastos no final), eh porque ele sentiu que estava muito mais rapido do que Massa e Cia, mas estava impedido de desenvolver toda sua velocidade…
4- A Ferrari ainda deu uma chance para o Massa de ser rapido: “Vamos ver o que vc faz agora para decidir…” Resultado: lento de mais, realmente eh melhor vc parar…

Entao, Reginaldo e cia, parem de choradeira para justificar inferioridades… O brasileiro nao precisa achar que eh o melhor do mundo o tempo todo, ok? Sei que eh isso que vende, mas por favor nao insultem nossa inteligencia…

José Luiz
José Luiz
11 anos atrás

O pessoal pega muito no pé do Massa. O cara é um baita piloto, se não fosse não estaria na Ferrari. O problema, como o Flávio sempre diz e eu concordo, é que o Alonso é melhor que ele e ponto. Temos que admitir isto. O espanhol sempre tira leite de pedra! Temos que admirar os grandes pilotos!

Moy
Moy
11 anos atrás

Queria fazer comentários ao recorde do Massa … Mas tá phoda!
Se ele tivesse a coragem do Hamilton, teria partido pra outra. Respirado novos ares.
Mas se ele acha a situação atual uma “zona de conforto”, que seja feliz …

Carlos Tavares
Carlos Tavares
11 anos atrás

Realmente ele tem de agradecer pela confiança e por ainda estar nesse cockpit. Mas, realmente vem pilotando bem, e também acho que vai fazer uma bela temporada, com vitória embutida.

Visando o máximo, pode no mínimo, descolar um cockpit decente pro futuro.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Tudo depende do ponto de vista.

Está lá há tanto tempo e tem um jejum de vitórias assim? É a Ferrari, não uma equipe mediana ou pequena.

Quer dizer que ele tem menos resultados na Ferrari do que o Barrichello, que teve lá o Schumacher no auge?

Se fosse um piloto mexicano, colombiano, venezuelano, japonês, indiano…o quê diríamos?

Francisco
Francisco
11 anos atrás

Vale lembrar o GP da Alemanha, em 2010. Não estaríamos falando do hiato agora.

Zeno
Zeno
Reply to  Francisco
11 anos atrás

ora pois!!

Bellissimo
Bellissimo
11 anos atrás

Acredito que o Massa só terá chance de vencer, se conseguir largar bem a frente do Alonso, colocando carros entre eles, ou se algo prejudicar a corrida do espanhol.. Eu gostaria de ver o Massa andando o mais próximo possível do Alonso, mostrando que pelo menos pode andar junto. Mas na minha opinião é inegável a superioridade técnica do Alonso, como também o favoritismo claro da Ferrar.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Bellissimo
11 anos atrás

Massa soh vence se Alonso abandonar a prova. Qualquer outra situação o Santander vai tentar um jeito de mandar ele para trás…

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Sem dúvida que merece!
Mas só se a Ferrari permitir, ou Alonso estiver fora da prova.
Caso abrir alguma vaga para Felipe na Force India, Lotus … em 2014, acho que não há dúvida em cair fora da Ferrari.
Essa equipe anda um pouco “suja” por aqui …

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Apesar de está correndo tanto tempo pela Ferrari, na maioria das vezes foi um completo freguês dos companheiros de equipe, e assim o Massa nos convence que é um excelente funcionário público na Ferrari. Num piscar de olhos o Massa chega aos 100 GPs sem vencer!

Emerson Fernando
11 anos atrás

Pela corrida na Austrália, acho que esse ano ele termina o jejum.
É só o Alonso deixar…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Emerson Fernando
11 anos atrás

“É só o Alonso deixar…”

Hahahahahahahahaha!! Essa foi boa.

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Acho que o Felipe tem mais chances do que o Weber, Button e Rosberg,

José Angelo
José Angelo
11 anos atrás

O coitado tá nessas também por ter de ceder a posição numa vitória certa em Hockenheim-2010.

JOSÉ MEDEIROS
11 anos atrás

….mas que deve ser relativizada pelo fato de ser Felipe o segundo piloto que mais disputou corridas pela Ferrari….. HAHAHAHAHA!!! Até tú Flavius???

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  JOSÉ MEDEIROS
11 anos atrás

É uma questão percentual.

Willian
Willian
11 anos atrás

concordo fg , o massa desde agosto do ano passado vem andando no mesmo ritmo do alonso ou até melhor………esse ano acredito que ele consegue beliscar alguma coisa.

Robertom
Robertom
Reply to  Willian
11 anos atrás

Só se houver outro carro entre eles, largada muito ruim, batida ou pneu furado do Fernandiho.
Se o Massa estiver 1 volta na frente e o espanhol em segundo eles vão armar uma estratégia para inverter as posições.
Felipe tem que mostrar serviço e conseguir um carro de ponta em outra equipe ano que vem.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Willian
11 anos atrás

Quem sabe, o bumbum do espanhol…”