SEPÂNGUICAS (4)

sepanguicas4SÃO PAULO (climão manêro) – Vettel versus Webber.

Vamos aos fatos.

Reta final de uma corrida e depois de mais de 40 voltas, por uma série de circunstâncias que fogem ao controle de uma equipe, lá estão seus dois pilotos em primeiro e segundo.

Cada um fez seu trabalho da melhor maneira possível, e no fim das contas os adversários — estamos falando, afinal, de uma equipe de dois pilotos, dois engenheiros, um chefe, um projetista, um guru e centenas de mecânicos e técnicos — já não ameaçam mais.

OK. Aí alguém entra no rádio do cara que está em primeiro, Webber, no caso, e avisa: mude o mapa do motor, baixe as rotações, poupe a bagaça. “Multi 21” foi a instrução. A nós, não importa muito decifrar o código mencionado por Webber na ante-sala do pódio. “Multi 21” pode ser qualquer coisa, e os pilotos sabem o que é. Basta fazer uma tradução livre: pode relaxar, porque a orientação vale para os dois. E significa, basicamente: “baixem” os motores, não briguem e vamos assim até o final. O 2 chega na frente do 1. “Multi 21”. Não importa. Eles sabiam o que tinham de fazer.

Aí, um dos dois não acata a instrução. No caso, Vettel. E coloca o outro numa situação de desigualdade, sem que ele saiba. Exagerando, seria algo como ter um motor com dois cilindros a mais. O que está na frente, Webber, acredita que o que está atrás, Vettel, fez o mesmo e “desligou” dois cilindros. Mas o que está atrás não fez o mesmo.

Aí é sacanagem. O que é combinado não é caro, diz o ditado. Se Webber soubesse que Vettel não tinha colocado seu motor para baixo, que não tinha entrado em “modo Multi 21”, não colocaria o seu, também. E teria chances iguais de ganhar a corrida. Aí aparece Vettel babando e acontece a briga — linda — na pista. Uma briga desigual, porém.

Na origem de tudo, está a atitude das equipes. O medo de acontecer algum imprevisto é que leva a esse tipo de instrução. Se esses caras falassem menos e tivessem menos paúra, a vida seria melhor e as coisas se resolveriam onde devem se resolver: na pista.

Em 1989, Senna e Prost viraram inimigos em Imola porque o combinado com a McLaren era que um não atacaria o outro nas primeiras voltas, quando a chance de dar alguma merda é enorme. Mas Senna não obedeceu. E deixou Prost em desvantagem. Passou e ganhou. Prost ficou puto. Porque se soubesse que Senna não faria o que tinha sido combinado, ele também não faria.

Aí vai um pouco do caráter dos pilotos. Vettel foi sacana. Se jogasse honestamente, teria dito pelo rádio, o maldito rádio: não vou aliviar e não vou colocar meu motor para baixo, não quero saber, “Multi 21” nem fodendo. Aí alguém diria a Webber: bonitão, esquece o que tínhamos combinado e foda-se o “Multi 21”, vocês que se virem. Eu, se fosse o chefe de equipe, diria isso, desligaria o rádio e ficaria na minha. E as condições seriam iguais para ambos. Que vença o melhor.

Mas não é assim que as coisas acontecem e nem há tempo para tanta discussão numa corrida de F-1. O cara, Webber, acredita naquilo que lhe dizem pelo rádio. Na hora, não tem tempo, nem cabeça para especular o que o outro vai fazer. E se o outro não faz o que foi combinado, tem todo o direito de ficar puto.

É legal a gana de vencer, demonstrada por Senna em 1989 e por Vettel hoje? É. Mas não desse jeito. É preciso ser honesto com seu companheiro. E Vettel não foi. Insisto: foi para o ataque com uma vantagem que o outro não tinha porque acreditou naquilo que lhe falaram pelo rádio. “This is silly, Seb”, falaram para ele em determinado momento. “We told him, Mark”, disseram a Webber. Os diálogos estão aqui.

“As coisas saíram do controle”, admitiu Helmut Marko, o guru. Christian Horner, o chefe, não escondeu nada: “Pedimos aos pilotos para manterem as posições. As instruções foram claras, para todo mundo ouvir. E os pilotos tomaram suas decisões por conta própria. Os interesses deles se sobrepuseram aos da equipe. Sebastian tomou a decisão em suas mãos. Foi muito desconfortável, foi horrível de assistir”.

Webber mexeu no mapa de seu motor e baixou as rotações, reduzindo a potência, porque quando se recebe uma recomendação técnica pelo rádio, o piloto normalmente não discute. Não tem condições de avaliar nada. O time pode pedir qualquer coisa porque tem mais informações nos boxes do que o piloto na pista. A ordem pode ser ligada a consumo de combustível, a algum risco de quebra, a uma necessidade urgente de não detonar esses pneus enlouquecedores (foi o caso, hoje), a qualquer coisa. Ele tem de confiar naquilo que seu time diz pelo rádio. Como a mesma ordem foi dada a Vettel, era de se imaginar que o companheiro faria o mesmo. Só que não fez.

Sebastian percebeu o tamanho da cagada. Quando Webber chegou à ante-sala do pódio, mal olhou na cara do alemão. E soltou o tal de “Multi 21”. Adrian Newey não conseguiu esconder o desconforto. Foram todos emburrados para o pódio (Hamilton também, mas dele falaremos em outro post). Webber, logo depois, na frente do parceiro e de todo mundo, na entrevista do pódio conduzida por Martin Brundle, atirou a merda toda no ventilador. “Ele tomou sua decisão e será protegido, como sempre”, disse. “A equipe tinha me avisado pelo rádio que a corrida tinha terminado e mandou ‘baixar’ o motor.” É de se acreditar que se ele não tivesse “baixado” o motor, poderia manter a liderança.

Vettel pediu desculpas, também na frente do companheiro e das arquibancadas. “Cometi um grande erro hoje. A vitória deveria ser do Mark. Se eu pudesse desfazer o que fiz, faria isso. Sou a ovelha negra e me coloquei nessa posição.”

OK, assumiu o erro. Mas isso não dá o troféu, nem os pontos a Webber. E o que é pior para ele: coloca seu caráter como esportista em jogo. Quando é que o australiano vai poder confiar nele de novo? Nunca. Eu não confiaria. O cara que deveria ser meu companheiro não o é. É um grande filho da puta. Estou pensando com a cabeça de Webber.

A reputação de Vettel está arranhada. Tanto quanto ficou a de Senna em Imola, 1989. Só que naquela ocasião o brasileiro não se desculpou, ao menos publicamente. Ficou apenas com a fama de combativo e transgressor, o herói valente e destemido que luta contra tudo e contra todos. É bom lembrar daquela corrida antes de emitir qualquer julgamento definitivo sobre Vettel. Não acho que ele seja um filho da puta, como também não acho que Ayrton era um filho da puta apenas por um episódio. Mas acho que Vettel foi um filho da puta hoje, como Senna foi naquele GP de San Marino.

E como evitar que essas coisas aconteçam em corridas de automóvel? Uma solução fácil, mas bizarra para os dias atuais, seria proibir o rádio entre piloto e equipe. A comunicação teria de voltar a ser feita exclusivamente por placas no pitwall. Mas sejamos honestos: isso hoje é impossível tecnicamente, tantas são as informações necessárias de um lado e de outro para que um carro de F-1, tão sofisticado e cheio de detalhes, chegue ao final de uma prova andando e atendendo a todas as exigências do regulamento — como a quantidade X de combustível no tanque e tal.

Não há, pois, como evitar o que aconteceu com uma canetada. Aliás, nem há necessidade de se evitar que aconteça. Faz parte do jogo, de qualquer jogo, a instabilidade e a falibilidade do comportamento humano. Uma equipe tem o direito de pedir o que quiser aos seus pilotos. De agir como achar melhor. Os pilotos também têm o poder, em suas mãos, de fazer o que bem entenderem. E nesse moto-contínuo de tomada de decisões (isso vale para tudo, não apenas para corridas de carros), acerta-se e erra-se. Talvez a Red Bull devesse ter ficado calada no rádio, talvez não precisasse dizer “Multi 21” a Webber. Talvez Webber pudesse ter ignorado a ordem. Talvez Vettel pudesse ter acatado. Talvez alguém pudesse ter avisado Webber que Vettel não iria respeitar a instrução. Erros e acertos, certezas e dúvidas, compõem o complexo quebra-cabeças daquilo que uma querida amiga chamava de “vidão”. O vidão.

Todo mundo faz suas cagadas e é filho da puta de vez em quando. Hoje foi o dia de Vettel. Que, no fim das contas, é muito mais piloto que Webber. Mas não precisa dessas coisas para mostrar que é melhor, nem que tem uma gana infinita de vencer. Combinou, brother, cumpra. Ou discuta antes. Jogue aberta e francamente.

Quando tal vontade, a de vencer, supera a ética, o companheirismo e a honestidade, é preciso dar uma brecada. Para não virar um filho da puta incorrigível.

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Vicente Pires
Vicente Pires
11 anos atrás

Amo muito tudo isso!

E olha que já são 33 anos vendo essa bagaça.

CorredorX
CorredorX
11 anos atrás

É, mas não se esqueçam que a Red Bull sempre se gabou de não dar ordens de equipe aos seus pilotos. A Ferrari dá ordens, mas não nega que dá.

Wagner
Wagner
11 anos atrás

Se o Webber quando viu o Seb atrás “dando seta para a esquerda” e não voltou o mapeamento do motor, é uma besta, mas pelo que vi da disputa, não pareceu o caso, pois o Seb não passou assim tão fácil. Se eu fosse o alemão faria isto quantas vezes mais aparecerem as condições iguais, pois o Webber não é nenhum coitado. Ano passado quase tirou o Vettel na primeira curva, com a disputa do título em jogo. Dito isto, acho que as caras de bunda eram por:
Horner: insoburdinação.
Webber: Tava crente de uma vitória tranquila e tomou um passão, sabendo que são raras para ele as oportunidades de ganhar, simplesmente porque não tem o braço do Vettel.
Vettel: por a equipe não assumir ele como 1º piloto e dar condições iguais a seus principais adversários Alonso/Hamilton.
Todo mundo achando horrível a atitude do Vettel, certo seria o Alonso, que em situação igual jamais iria dividir curva, apenas faria um “21″ para o Domenicalli e soltaria “This is ridiculous”, e esperar o “Fernando is faster then you”.
Sorte ao alemão, que tem conseguido ser campeão com um inimigo de 2º piloto, ao contrário de Alonso e agora Hamilton na Mercedes

ms
ms
Reply to  Wagner
11 anos atrás

apenas discordo em relação a falta de favorecimento dos rubro – taurinos em relação a vettel, acho até impossível a qualquer equipe que tenha em seus quadros um piloto que conquistou os 03 ultimos campeonatos não dar a ele algum tipo de favorecimento mas a bem da verdade, acho que se os rubro-taurinos não favorecem Vettel, é pq ele “sobra” em relação ao companheiro de equipe(e tb em relação ao resto da macacada…) e não precisa de qualquer ajuda “a mais” da equipe para conquistar seus campeonatos……

ms
ms
11 anos atrás

devemos ter um olhar de compreensão para Webber, Massa & Cia, afinal não deve ser nada fácil pra um piloto “estar condenado” a viver à sombra dos louros do titular…mas o massa parece estar ressurgindo das cinzas e bem revigorado e não podemos esquecer que massa por muito pouco não foi campeão mundial de F1…… Alonso que se cuide…

Alcides
Alcides
11 anos atrás

Venceu pela 27ª vez quem?
Chegou em segundo quem e por quantas vezes/
esta história de jogo de equipe, tragam os carros para casa, muda o mapeamento do motor e Fulano esta mais lento que você.
Parem por favor, os direitos televisivos são carissimos, a Formula 1 vive inventando novas regras para que hajam ultrapassagens, agora estas de jogo de equipe estão banalizando a emoção.
Pagamos para assistir e torcer e todos até memso os mais jovens ouvem e leem sobre Senna, Lauda, Emerson, Prost, Mansel, Rosberg (Keke), dentre outros e nenhum dos citados foi campeão ou ganhou corridas com jogo de equipe. Moralizem a velocidade e o talento porque pilotos sem talento estão tornando-se grandes chorões.

Paulo Pinto
11 anos atrás

Pessoal, acordem!
Vettel, além de talentoso, é presente e futuro. Webber, não demora, “aposenta”.
É isso aí.

RMattos
RMattos
11 anos atrás

Viram a fechada do webber depois da bandeirda?

http://youtu.be/ykG06ixh92c

Paulo Cesar Villar Gagliardi
Paulo Cesar Villar Gagliardi
11 anos atrás

Sempre o melhor deve vencer, independente de serem, ou não, da mesma equipe. O campeonato é de pilotos, sendo o de equipes em segundo plano. que vença o mais arrojado!

Marcio Almeida
Marcio Almeida
Reply to  Paulo Cesar Villar Gagliardi
11 anos atrás

Assino embaixo. E digo mais: quando a Ferrari manda o Felipe guardar posição e não ir pra cima do Fernando, todo mundo critica e diz que o Felipe é pau mandado. Estas mesmas pessoas agora chamam o Vettel de FDP, incrivel como a opinião muda quando tem um brasileiro envolvido…

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
11 anos atrás

Flávio: eu duvido muito que Webber tenha realmente disputado aquelas posições com o mapeamento reduzido, quando viu Vettel se aproximar…pq depois da ultrapassagem não colocou “gás total” e chegou no alemão? Esses comandos são todos no volante…entendo o emputecimento do Webber…mas por outro lado, Vettel estava com Hamilton aos seus calcanhares naquele instante, tinha que atacar o Webber…foda raciocinar tudo isso!!!! Porém, não foi esse fato que faz com que eu deixe de torcer e admirar Vettel, acho o piloto alemão o mais completo e rápido da categoria!!!!

Marcio Almeida
Marcio Almeida
Reply to  Eduardo Schmidt
11 anos atrás

Acrescento o seguinte: É possivel um cara com mapeamento limitado andar lado a lado com outro com potencia maxima numa reta longa como a de Sepang?

Marcio Almeida
Marcio Almeida
11 anos atrás

Flavio,

Eu confesso que não ouvi o momento em que a ordem do rádio, para mudar o regime do motor, foi dada. Lembro de você ter cidado em outro post, que a ordem partiu no momento que o Webber saiu dos boxes, e o proprio piloto disse que a equipe avisou no ultimo pit stop que a corrida “havia acabado e que as posições seriam mantidas”.

Quando o Webber saiu dos boxes, na ultima parada, o Vettel estava muito proximo, fungando no cangote, e os dois dividiram a curva seguinte, roda com roda. É de se supor que o Webber acatou a ordem e mudou o regime do motor quando saiu dos boxes. É de se supor também, que ao ser atacado na saída dos boxes, desfez a mudança. Até pelo histórico dos dois. O que se viu a partir deste instante foi uma briga intensa, e linda pela vitória, e sinceramente, custo acreditar que esta disputa ocorreu com o Webber inferiorizado pelo pedido da equipe em mudar o regime do motor.

Se a ordem tivesse partido antes, quando o Webber estava 3 segundos na frente do Vettel, vá lá. Poderiamos dizer entao que o Vettel só se aproximou por ter descumprido a ordem, e que o Webber foi prejudicado pela “trapaça” do companheiro. Mas, repito, pelas sequencia citada nos posts, não foi o caso.

O Vettel poderia ter obedecido a Red Bull, como fez o Rosberg, e mantido posição, sem dúvida. Mas não é justamente esse tipo de comportamento que criticamos aqui no Blog sempre?

E não há nada de semelhante com o caso Senna x Prost, já que era um acordo entre os dois antes da corrida, e que o Senna quebrou. Como disse o Prost, o Senna fazia suas próprias regras.

eduardo
eduardo
Reply to  Marcio Almeida
11 anos atrás

Gostaria de saber o momento exato que foi dada a ordem,se foi antes da parada a equipe errou porque o Vettel certamente planejava o ultimo ataque neste momento e ele não seria tri campeao se fosse de desistir,se foi dada na saida do box o erro foi maior ainda,se a ordem fosse dada duas ou tres voltas depois nada disso aconteceria,para terminar se o Vettel é o vilao quem é o mocinho se é que isso existe na F1

Alex
Alex
11 anos atrás

Também achei bom isso acontecer. Que é pra “neguinho” (e branquinho e quase branquinho) se tocar que tudo isso é (SÓ) money, grana, $$$$. E nós somos uns sem vergonhas. Cada um com seus vícios e fantasias, afinal. Outra: como disse o blogueiro, é a vida, com todas as suas variantes, opalas e brasílias. No fim tudo faz parte do jogo mesmo. Desde 2010 sempre pingo um comentário por aqui, defendendo que Vettel é filho da puta sim e que Webber seria bem mais combativo se tivesse as mesmas condições. No mínimo, o australiano teria levado um dos três títulos do alemão mimado.E ainda tem gente que acha que só ferrari é escrota e Red Bull é pura competição, esportividade e blá blá blá. Lorota. Espero que Webber seja campeão ou pelo menos tire o Vettel da briga. Assim vai ser mais divertido e justo, acho eu.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
11 anos atrás

Engraçado o bairrismo brasileirinho…

O Vettel faz a sacanagem que fez, ele é um “antiético, FDP, desonesto, cafajeste” e mais outros tantos epítetos que perdi a conta!
O tal do Senna cometeu esse mesmo tipo de “façanhas” desde o tempo da F-3 britânica até o ano da sua morte e, para esses mesmo brasileirinhos, ele foi um “herói”, para quem vencer era o que importava! Um verdeiro campeão!!

Vamos rever esses conceitos, senhores…

Acarloz
Acarloz
Reply to  Mauricio Alves
11 anos atrás

Pois é

Genesco
Genesco
Reply to  Mauricio Alves
11 anos atrás

Finalmente vejo alguém com sensatez e inteligência, postando fatos mais do que claros… Muito boa a sua visão Maurício Alves. Acrescento que, se fosse o Alonso partindo pra cima do Massa, estariam queimando bandeiras da Espanha pela rua e depredando agências do Santander…

Luiz Souza
Luiz Souza
11 anos atrás

Só sei de uma coisa.
Webber agora não vai apertar botão nenhum nunca mais com Vettel na frente ou atrás dele.

E pouco vai ligar se os dois se espremerem numa curva e os dois irem pro saco valendo um título pro Alemão.

Webber já sabe que não tem mais clima para ficar no time, é terminar o contrato e pegar as malas, já que é assim, vai fazer a vida do Alemão a mais difícil possível.

FDP se trata como FDP sempre.

Mauricio
Reply to  Luiz Souza
11 anos atrás

Não ficaria surpreso se ele pedisse as contas agora, deixando a RBR sem segundo piloto.

Paulo Pinto
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

“…deixando a RBR sem segundo piloto.”

Hahaha! Essa foi boa…

Gustavo
Gustavo
11 anos atrás

Achei ótimo, aí nunca mais pedem para fazerem esse joguinho ridículo. Duvido que isso venha a ocorrer na RedBull novamente, acho que Vettel sabia extamente o que estava fazendo e, tricampeão que é, não vão mais pedir para ele ‘segurar’. O Rosberg foi um otário em obedecer a Mercedes, poderia ser terceiro e ficou segurando, assim não vai ganhar nada. O pior é que está na segunda corrida, todos tem chance. O Vettel estava certo, eu acho, e a equipe, que tem toda a telemetria, deveria ter informado o Webber, não informou porque o Vettel é protegido mesmo.

Gilmar Castanheira Passos
Gilmar Castanheira Passos
11 anos atrás

Em tempo, gostei das sujestões do Sandro Marques e do Osmar Cassão, sobretudo a do Osmar, só uma marca ponto, inclusive para o mundial de construtores!!!

Gilmar Castanheira Passos
Gilmar Castanheira Passos
11 anos atrás

Vettel errou? Sem dúvida nenhuma! Mas essas equipes de F1 precisam parar com este negócio de interferir no resultado da corrida. Corrídas são corridas, tem que vencer quem está melhor!!! Outra coisa porque motivo a equipe não avisou o Webber que o Vettel não tinha obedecido??? Quem procura acha e este dirigentes de equipes parecem estar doidinhos para acabar com a F1, uma hora eles conseguem!!!

Rabugento
Rabugento
11 anos atrás

Flavinho,

e Mônaco 2005?

Christian
Christian
11 anos atrás

Flavio, do jeito que Vettel saiu colado e atacando o Canguru logo na saída da ultima parada, não demorou 3 segundos para o marsupial mudar o mapa do motor, logo, trata-se de puro e simples, mi mi mi mi mi mi mi. E outra, o Seb é Tri e o Canguru ta em final de carreira, então, pega um casaco, um cachecol, um chá de Camomila e vai chorar no quentinho.

Antonino
Antonino
11 anos atrás

Depois do que Webber fez com Vettel na largada do GP Brazil 2012, o cangurú realmente não merecia uma atitude assim, tão anti ética do alemão.

Ademir Silva
Ademir Silva
11 anos atrás

Gomes, por que essa eterna perseguição ao Senna? Por que não lembrar de outro exemplo negativo? Schumacher era honesto com Rubinho na Ferrari? Alonso é honesto com o Massa? A batida de Prost em Suzuka, 1989, é justificável pelo episódio de Ímola no mesmo ano?

Senna tomava essas atitudes pelo fato de ser solitário, carente… E os outros?

Abraço.

Rabugento
Rabugento
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Ô Flavim, tu não vai me dizer agora que vc acha mesmo que esse “Ademir Silva” está de fato querendo defender o Senna…

não vale fazer post citando “a irritação dos fãs” de Senna ;)

Sebastiao
Sebastiao
Reply to  Ademir Silva
11 anos atrás

Solitário e carente?? kkkk

Boa, o Vettel bem poderia usar esta desculpa!! kkkkkk

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Ademir Silva
11 anos atrás

Solitário???
Carente???

Amigo, acho que você é quem tem problemas!!

ignacio
ignacio
11 anos atrás

A F1 tá muito viadesca….

Paulo Pinto
Reply to  ignacio
11 anos atrás

Viadesco: viado + tedesco.

Genesco
Genesco
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Ou seja, Rosberg mais Vettel

henderson dias
henderson dias
11 anos atrás

Na minha opnião a equipe não pode se isentar de sua responsabilidade, uma vez que sabia que o Vettel não havia cumprido a ordem de baixar as rotações dos motores, e se realmente quisesse teria avisado ao Webber. Assim, acho um erro se atribuir a culpa pelo ocorrido somente ao Vettel, quando a equipe foi no mínimo conivente.

Genesco
Genesco
Reply to  henderson dias
11 anos atrás

Ali é complicado… Ficam reclamando da preferência da Ferrari ao Alonso, mas na Red Bull, se bobear, é ainda pior, pois o Helmut Marko pediu a cabeça do Alguersuari por causa de um mi mi mi do Vettel num treino em 2011… Ele mesmo já declarou que o Vettel é o seu guri… Se o Webber fosse brasileiro, Galvão Bueno (não nesta corrida, óbvio) infartaria…

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Piloto bonzinho e obediente não ganha porra nenhuma…
O único erro de Vettel, na minha modesta opinião, foi não ter dito: “multi 21 é o caralho, manda ele se virar que eu vou pra cima” ao invés de pedir desculpas no final. Ficaria muito mais bonito dizer: “Sou um campeão e estou aqui para competir e vencer, minha equipe não deveria me pedir o que pediu, e se pedir de novo não vou acatar”.
Assim fizeram Senna, Schumacher, Piquet e outro campeões quando se viram nessa situação.
Na Alemanha Vettel deve estar sendo ovacionado, ele é o fodão ! devem estar dizendo, exatamente como dissemos aqui sobre Senna em 89.
Automobilismo ainda é esporte de competição, apesar dessas merdas todas, se querem muita educação, ética, respeito, etc deveriam jogar golf.

Fabio0800
Fabio0800
Reply to  Acarloz
11 anos atrás

Nao confundir a Alemanha com o Brasil. Ninguem por aqui gostou do que o Vettel fez. Digo isso, porque moro aqui. Abracos.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Fabio0800
11 anos atrás

OK, corrigindo, meu lado alemão está comemorando ! rsrs

Genesco
Genesco
Reply to  Fabio0800
11 anos atrás

Acho que é porque aí é outra cultura, outra ética, outra visão, e não o pensamento que predomina aqui no Brasil, de querer ser espertão ou fodão e tirar vantagem em cima dos outros… País civilizado, melhor dizendo…

Hermann
Hermann
11 anos atrás

O campeonato deveria ser aberto sem jogo de equipes, o melhor de determinada corrida vence. Como é hoje dá no que dá.. uns são favorecidos, outros prejudicados, injustiçados..e por ai vai, e segue uma semana com esse assunto.

Marcus
Marcus
Reply to  Hermann
11 anos atrás

Para se pensar! Na MotoGP, é proibido contato por rádio entre pilotos e equipes, em todas as classes.
O pau quebra. A audiencia do campeonato, na tv e nos autódromos cresce a cada ano.

perna quebrada
perna quebrada
11 anos atrás

O cara mais carismático da F1 hoje é Raikkonen exatamente porque não se preocupa em cumprir ordem. Essa é a graça de F1.

A sorte da Lotus, é que eles não tem diretores chiliquentos que em vez de repreender o piloto, sabem fazer publicidade em cima.

Paulinho
Paulinho
11 anos atrás

Vettel não precisa de Weber para ser campeão, precisa que a equipe faça o seu trabalho, e isso a Red Bull faz direitinho, então só resta ao Weber cantar em outra freguesia. Outra coisa é esperar que esses pilotos tenham caráter. O caráter na F1 é medido pelos títulos e grana de patrocínios, e nesse quesito Weber e Massa são nota zero.

Genesco
Genesco
Reply to  Paulinho
11 anos atrás

O problema camarada, é que, lá na Europa, onde realmente gira o circo da F1, o campeonato que vale mesmo é o de Construtores (não que o de pilotos não tenha seu peso). E a Red Bull não tinha mandado o Webber embora ainda porque sabe que ele ajuda e muito na pontuação do mundial de equipes.

eduardo urashima
eduardo urashima
11 anos atrás

Para vai!! Parei de assistir F1 há 04 anos por causa das “ordens de equipes” e corridas sem graça.? Aí vem um cara, que não tá nem ai pra isso, que quer vencer e vence!! Isso é esporte (é F1 ainda é esporte) profissional, onde só sobrevive quem vence! O resto é só o resto!

Rafael
Rafael
Reply to  eduardo urashima
11 anos atrás

quer passar? passa. o problema é a equipe falar para o piloto 2 que o piloto 1 não vai brigar e manda o piloto 2 baixar o motor…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  eduardo urashima
11 anos atrás

E a ética no esporte, onde fica, amiguinho??
No mesmo monturo onde o “super-herói” de uns tanto desavisados, o tal do Senna, a jogou com suas atitudes intempestivas e anti-desportivas??
Querer ganhar, tudo bem, é do esporte! Mas ganhar a qualquer custo, NÃO!!

Alexei
Alexei
Reply to  eduardo urashima
11 anos atrás

Claro, correr sem jogo de equipe é muito melhor. Mas não contra um cara que está com o carro em condições piores e você está sabendo disso, já que houve uma ordem da mesma equipe para os dois carros.
Sem contar que pilotos são muito bem pagos pelas equipes… não é só esporte não. Para eles é trabalho. E tem chefe.

ms
ms
11 anos atrás

Dizem que a besta pode ser reconhecida pelo numero 666 na cabeça mas e um gênio da f1…teria algum sinal (ou sinais) com que poderíamos reconhecê-lo? ….acho que sim…um piloto genial começa, com frequência, a ganhar títulos mundiais… em sua carreira ganha, pelo menos, uma ou duas corridas que contrariam as leis da lógica e da física, deixando a impressão que os demais pilotos, nas mesmas condições, jamais teriam condições de vencê-las….. mas, principalmente, sabemos que existe um gênio na parada quando em todo início de campeonato começamos a ficar com aquela sensação de “De Já Vu” e que é somente uma questão de tempo, de cumprir tabela, pra ele levantar a taça no final da temporada… enfim todo gênio de f1 é um tremendo “pé no saco”, um “fura bolo” que precisaria ser “exorcizado” pro campeonato voltar a ter alguma graça….

Sandro Marques
Sandro Marques
11 anos atrás

E como evitar que essas coisas aconteçam em corridas de automóvel? Simples, cada equipe deveria ter somente um carro.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
11 anos atrás

Ótimo texto, Flávio.

Se coisas como essas não acontecessem com alguma frequencia, a F1 viraria AUTORAMA.

Quer mudar o jogo de equipe? Fácil: doravante só pontua um piloto por equipe, o melhor posicionado ao final da corrida. Vão dizer o que no rádio?

Tiago
Tiago
Reply to  Osmar Cassão
11 anos atrás

Está aí uma boa ideia!

João Batista Jr
11 anos atrás

Além desse episódio Senna x Prost, em Ímola/89, me lembrei também de Pironi x Villeneuve, em 82, na mesma Ímola.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
11 anos atrás

É o jeito alemão de ser campeão.

Paulo Pinto
Reply to  Flavio Bragatto
11 anos atrás

Sieg Heil!

OBSERVADOR
OBSERVADOR
Reply to  Flavio Bragatto
11 anos atrás

isso mesmo e no braço !!!

Micromax/Segafredo
Micromax/Segafredo
Reply to  Flavio Bragatto
11 anos atrás

Concordo.

Marcio Dias
Marcio Dias
11 anos atrás

Assim como foi FDP o Schumacher, com o Barrichello, em Mônaco, com aquela ultrapassagem na última volta.
Por aqui, só vi elogios ao alemão e críticas ao brasileiro.

Nelson
Nelson
Reply to  Marcio Dias
11 anos atrás

Helllôoooo!!! Não teve ordem de equipe naquela. Era cada um por si. E realmente o melhor passou!!!!

Czar
Czar
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Não era “cada um por si”

Já havia sido combinado entre Schumacher e Rubinho que nas últimas voltas não haveria ultrapassagens.

Ainda que não houvesse ordem de equipe, Schumacher “prometeu” e depois atirou pelas costas.

Aquela situação não foi nada diferente desta de ontem.

Renato
Renato
11 anos atrás

Vettel se saiu um belo viadinho mimado e sem palavras.

Pq? Pq no meio da prova ele pediu pra equipe mandar o Webber sair da frente. Ou seja, ele quer que a equipe dê ordens pro Webber, e que o autraliano obedeça. Mas quando a equipe da ordens pra ele, ele não quer obedecer. Está se achando acima do bem e do mal. Não adianta pedir desculpas, está feito.

Já cansei de ver o Alonso dar declaração do tipo “estou arrependido”. Não cola se você realmente for um fdp. Basta o Vettel provar que não é um fdp, e que foi um “acidente de percurso”.

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  Renato
11 anos atrás

Sim: Vettel é filho de uma mãe que não tem culpa do caráter egoísta de seu filho. Não: não foi acidente de percurso… Ele desobedeceu deliberadamente algo que outrora foi acertado em reuniões com a equipe. Sabe o que irá acontecer dentro da Red Bull após isso tudo? NADA…

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Prof. Alexandre Santos
11 anos atrás

Então a culpa não é do Vettel. É da Red Bull

Czar
Czar
Reply to  perna quebrada
11 anos atrás

Exato.

É um fdp em uma equipe leniente.

Webber está f….

OBSERVADOR
OBSERVADOR
Reply to  Prof. Alexandre Santos
11 anos atrás

a viadagem está na ordem dada pela equipe !!! Ve lá se um tricampeão de fato vai se submeter a este sacrilégio…

claudio filho
claudio filho
11 anos atrás

Chefe da RBR dispara: ‘Vettel colocou seu interesse acima da equipe’. Bom, depois dessa não existe nenhum argumento contrário que se sustente. Que ganhar irmão? Ganhe limpo! Você não precisa disso. Aperta a merda do botão e ganhe!!!! Agora aperte Vettel!!!! Você é melhor que esse famigerado botão!

Czar
Czar
Reply to  claudio filho
11 anos atrás

Pois é, mas e daí?

Não adianta haver regras se não existe punição.

Horner foi tão hipócrita quanto Vettel, porque no fim das contas não fez porra nenhuma e acabou premiando o filhadaputismo.

philipe speed
philipe speed
11 anos atrás

Flávio,

Independente do erro o cara foi lá e deu a cara para bater em público e assumiu o erro, e por mais que isso não de ao Weber a Vitória e o troféu deu a ele o status de que foi passado para trás e que era um coitado e que era a vítima da vez e enfim, que tem um crédito na casa.

Mas o que me deixa intrigado é que Weber sabia que estava sendo atacado e se defendeu de um jeito muito agressivo, o que me leva a pensar que se realmente ele não tivesse mudado o mapeamento do motor iria levar pau do mesmo jeito o que também leva a crer que a equipe não queria mesmo é saber de confusão e evitar um acidente de ambos.

Ano passado vettel ganhou por 3 pontos, e hoje com a ultrapassagem ele ganhou 7 a mais. Você já pensou se ele for campeão com 7 pontos ou menos em relação há qualquer um outro piloto inclusive o próprio Weber?

Por é , estranho está questão de mapeamento pois a red bull não é de dar ordens deste tipo, sendo assim não tira a responsabilidade de vettel , mas na segunda prova do ano a equipe pede uma coisa destas?

Para mim, a culpada disto tudo é a equipe que hoje foi frouxa, e se o que vettel fez hoje lhe caracteriza como um filho da puta, se eu estivesse no lugar dele também seria o maior filho da puta pois eu faria exatamente como ele fez, a diferença é que eu não iria nem pedir desculpas mesmo sabendo que eu estaria errado.

Estranhissimo isto hein!!!

OBSERVADOR
OBSERVADOR
Reply to  philipe speed
11 anos atrás

A verdade é a seguinte: não houve mapeamento nenhum se não o Weber não teria se defendido daquela forma. Isto fica muito claro para quem assistiu a corrida. O que houve de fato é que a equipe deu uma ordem equivocada que vem ao desencontro da essencia da fórmula 1. Esporte de resultados e não de acochambra- ções. Dar uma ordem destas para um tricampeão é uma vergonha para a equipe chamada RED BULL. O símbolo deveria ser em vez de um touro um simples cordeirinho !!!!

Fernando Passo
Fernando Passo
11 anos atrás

Concordo com 90%!

Só acho que na F1 de hoje, tão cara, sem testes e com muita contenção de gastos, a equipe esteja certa em pedir que os dois pilotos, após seus últimos pitstops, não se ataquem se estiverem um atrás do outro no máximo que podem alcançar na corrida. Assim como estavam RedBull e Mercedes hoje.

É muito importante economizar motor, que tem que durar de duas a três corridas, além de pneus e riscos desnecessários.

“Ah, mas a corrida ainda não tinha acabado!”, podem dizer. Oficialmente não, mas tecnicamente sim. Nesta situação, quem está na frente do parceiro após o último pit, venceu a corrida da equipe. Que se vire para estar na frente após seu último pit. É imbecilidade deixar o pau comer após isso, se não for uma corrida de decisão de campeonato.

Os puristas lembrarão do passado que não era assim, mas a grana necessária era menor, principalmente pq a tecnologia era outra. O
pessoal tem sim que pensar em tudo e não só no purismo do esporte… E se os dois porrassem na disputa, quem pagaria o prejú? Os puristas, os pilotos ou a equipe?

Essa é minha opinião!

pc
pc
11 anos atrás

O mapeamento se muda com um toque num botão. O problema é que Vetell é mais piloto que ele Weber. É por isso que ele tá puto. Se tivesse melhor carro ou mais braço, mudava o mapeamento , abria a asa e tchau na reta. Shummi ganhou campeonato jogando carro pra cima do Hill e não aconteceu nada. Liberou geral.

pc
pc
11 anos atrás

Massa é bom. Vetell é marvado.

eduardo
eduardo
11 anos atrás

a red bul so deveria dar a ordem depois do ultimo pit tenho certeza que um segundo e meio atraz o vettel tiraria o pe de qualquer forma foi constrangedor ver um piloto que venceu com uma ultrapasaguem maiuscula ser repleendito publicamente

Diego
Diego
11 anos atrás

Engraçado, muitos protegendo Vettel… se desse uma cagada no final nos dois carros da Redbull, a situação seria muito pior, e os que protegem Vettel engoliriam estes comentários. É tão simples, só se colocar no lugar do Webber, foi leal, e fiquem sabendo que falar é facil, mas tenho certeza que todos estes que são a favor da atitude de Vettel, são desonestos no emprego, desobedecem seus gestores e são filha da puta com o seu parceiro de trabalho pra conseguir um bem maior

Paulo Pinto
11 anos atrás

O Herdeiro já está colocando ordem na casa. O resto é historinha.

Paulo Alves
Paulo Alves
11 anos atrás

Viva Flávio!
Mas é possível o Webber não ter tido oportunidade de voltar a pôr o botão na posição de “Full THROTTLE”? Toda a agente viu a determinada altura que Vetell não ia respeitar ordem nenhuma, foram vários ataques que o Webber defendeu, como piloto e como homem só tinha de esquecer as ordens e partir “prá” guerra, se o fez, (o que eu acredito) perdeu e pronto, não se faça de vitima. se não fez, merece bem o lugar dele… o de 2º piloto!
…agora, alguém lhe pergunte se voltou a mexer no botão, para sabermos de que massa são feitos os homens pelos quais tantos de nós torcemos!

Daniel Ramos
Daniel Ramos
11 anos atrás

Acredito que o que o Vettel fez, foi anti-ético, se a ordem foi a de ter colocado o motor em baixa rotação, era o que deveria ter feito e ficado no Multi 21, se ele queria provar algo pra alguém, devia ter deixado para o GP da China e competindo com o Webber em pé de igualdade, ambos com as mesmas condições em seus carros. Lembrando que na outra vez que o alemão foi tão arrogante e desrespeitou a ordem de equipe, os dois carros acabaram parando no muro e saindo da corrida, e isso poderia ter acontecido novamente caso o australiano tivesse um carro em pé de igualdade, pois a manobra do Vettel foi perigosa e ridícula, ter jogado o carro tão próximo do muro, qualquer merda que tivesse dado ali, era os dois pro o muro, e fim de corrida pra ambos, pra a Red Bull, e as Mercedes iriam ganhar. Uma atitude estúpida, antiética e arrogante, se fosse eu o chefe da equipe, não iria ter protegidos, iria ser briga e bronca na certa nesse Alemão, ele é um grande talento, mas têm que aprender a ser ético e a saber perder. Tive sorte de não ter dado nenhum acidente, que poderia ter consequências graves para ambos os pilotos.

Evandro
Evandro
11 anos atrás

Campeão é assim mesmo, faz o QUE TEM DE FAZER e não so o que é bonito ou politicamente correto, está lá correndo todos os riscos e são muitos, se hoje falam dos rádios vai saber o que acontecia antes dos mesmos existirem? Nem um certo piloto poderia utilizar uma luz de freio falsa que acendia num botãozinho induzindo quem via atrás a frear por puro automatismo, ou quantos largaram com pouco ou nenhum combustivel somente para dar um show nas primeiras voltas simulando um motor que estava prestes a quebrar e não poderias ser trocado. Gol de mão também é gol se o juiz não anular não é mesmo? Então cada piloto que está lá para ser o melhor que o faça, outros motoristas de luxo serão sempre motoristas e em qualquer categoria que correrem ficarão tomando toques, passadas e reclamando na imprensa como outros pilotos que acham que carreira se faz na imprensa. Eu continuo assistindo a esse circo (cada vez mais circo) que se parece cada vez menso com competição e mais com atuação, tornando cada vez mais pitoresco o papel da imprensa em tornar interessante as modorrentas e burocráticas corridas. Viva a desobediencia que nos rende assunto pra semana toda, viva os vilões que tornam a corrida mais interessante pois do contrário teriamos um sorteio de certinhos brincando de autorama de milhões e a gente decidindo por telefone quem deveria vencer o paredão do fim de semana por sms. A medida em que os negócios vão tomando conta do esporte cada vez menos sobrará lugar para fair plays e heróis então essa desobediência de hoje fará a proxima corrida muito mais interessante, tomara que a mosquinha da vingança deposite só um pouquinho de emoção no pescoço do emburrado e ele trate de dar um troco na pista, e se for com alguma dose de esperteza então será muito melhor.

Gabriel Lopes
Gabriel Lopes
11 anos atrás

Por alguns comentários, dá até pra entender como funciona o brasil, e como as pessoas pensam (não são todas é claro): se for pra se dar bem, não importa se é ético ou moral. o

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Gabriel Lopes
11 anos atrás

O Vettel e o Schumacher são alemães. Os alemães devem ser uma bosta,né?

Christian
Christian
Reply to  perna quebrada
11 anos atrás

Seu nome deveria ser Cabeça Quebrada

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  perna quebrada
11 anos atrás

Se é contra brasileiro, sim sao uma bosta… Mas se é contra qquer outro são arrojados, verdadeiros campeões!!

OBSERVADOR
OBSERVADOR
Reply to  Gabriel Lopes
11 anos atrás

Comentário infeliz esse !!! Voce está misturando alhos com bugalhos !!!

Evandro
Evandro
11 anos atrás

Campeão é assim mesmo, faz o

Jose Carlos Feller
Jose Carlos Feller
11 anos atrás

Eu queria ver se o Weber e o Rosberg abandonassem campeonato… a cara que ia ficar o “circo”…

Paulo Pinto
Reply to  Jose Carlos Feller
11 anos atrás

Uma fila de pilotos nas sedes das duas equipes, disputando as vagas de escudeiro.

OBSERVADOR
OBSERVADOR
Reply to  Jose Carlos Feller
11 anos atrás

Vão e vão tarde. Tem pilotos muito melhores do que eles aguardando uma vaga nessas equipes.

JuniorSP
JuniorSP
11 anos atrás

A F-1 está um esporte(ou business??) de fresco!!Não pode isso, não pode aquilo, o chefe mandou não passar o companheiro, etc…O texto do FG está correto e o audio pelo que li, vi e ouvi, mas tenho uma dúvida, se a equipe mapeia motor, consumo, etc pela telemetria pq não o fez pelo sistema??Outra dúvida, não me parece que o Webber tenha baixado a potência dele(M-21), pois não foi fácil superá-lo, como podia ter o mesmo rendimento na reta??? Se estivesse c/ potência menor(ao menos 10 a 15kms de final) seria engolido facin-facin, não acho, aliás, tenho certeza que na F-1 não existe nenhum piloto Fransiscano!! Outra coisa, as equipes de F-1 deviam ter apenas 1piloto, assim economizariam muito $$, não teria chororô, etc. Engraçado que o Webber é ultrapassado até pelo Chilton, mas se for o Vettel não pode, aí vira feroz, combativo, etc… O mesmo vale p/ Mercedes…acho um absurdo ter frescura de ultrapassagens de carros de mesma equipe em início de campeonato, no fim do campeonato até acho admissível jogo de equipe, mas sem sentido algum na 2ª corrida. E finalmente se o chefe pediu uma ordem e não foi cumprida, demita seu funcionário, afinal quem é o chefe? simples assim, quero ver se tem coragem!!

J
J
11 anos atrás

“Aí alguém diria a Webber: bonitão, esquece o que tínhamos combinado e foda-se o “Multi 21″, vocês que se virem.”

E por que não disseram, me pergunto? Afinal, com a quantidade de dados que vai do carro pros boxes pela telemetria eu não me surpreenderia se os engenheiros soubessem quando o piloto dá um peido…

E se mudou o mapeamento uma vez, não pode mudar de novo?

Eu também pensei na possibilidade do fim do rádio, e como não rolaria nunca. E no fim das contas, as equipes achariam um jeito de mandar ordens por placas. Seria muito menos, mas fariam. Tá certo que aí o piloto pode sempre alegar que não viu, hehe…

De qualquer maneira, essa coisa de acertar posições pelo rádio só se justifica num momento do campeonato bem diferente desse — quando um piloto está bem mais em vantagem no campeonato que seu companheiro. Agora, segunda corrida? Haja saco… Rosberg deveria ter ido para cima também. Se o companheiro de equipe está sem pneu, sem gasolina, sem colhões, sem o que seja, azar dele.

JuniorSP
JuniorSP
Reply to  J
11 anos atrás

Não tinha lido seu comentário….penso o mesmo….se sabem tudo pela telemetria o Webber que desligasse essa porra…Frescura logo na 2ª corrida tá demais!!