MENU

domingo, 31 de março de 2013 - 19:22Arquitetura & urbanismo, Dica do dia

SUA ALTEZA

SÃO PAULO (e enche o tanque também) – Já não sei quem me mandou a dica desta página de fotos antigas de Campinas no Facebook. Achei coisas preciosas, como esta imagem de uma limusine Itamaraty passando por um posto Atlantic na esquina da Barão de Itapura com a avenida Brasil, em 1968.

E sabe quem estava na limusine? A rainha Elizabeth! Pois é, parece que fez uma visita de um dia a Campinas. E deu umas voltas pela cidade nesse carro aí.

Será que o posto ainda existe? Será que o Itamaraty ainda existe? Será que alguém que acompanhou isso de perto ainda existe?

A rainha eu sei que ainda existe.

Btiapuraavbr68visitaelizabethcpn

41 comentários

  1. Gisele disse:

    “Será que alguém que acompanhou isso de perto ainda existe?”
    Sim, existe! Eu tinha cinco anos quando a rainha esteve em Campinas e minha mãe me levou para vê-la. Lembro-me de estar com duas bandeirinhas de papel nas mãos, uma do Brasil e outra da Inglaterra. Ela passou num carro conversível preto (acho que era um Rolls-Royce) e estava vestida de azul-turquesa. Eu fiquei maravilhada, achei a rainha linda. Jamais me esquecerei daquele! E quando conto tudo isso para alguém, duvidam de mim, hehehehe…

  2. Edson Jr disse:

    Flavio, olha a zica. Hoje pegou fogo no Habib’s. Incêndio mesmo, parece.
    Abs!

  3. Verde disse:

    Linda foto. E pensar que o lugar do posto Atlantic foi ocupado por um patético Habib’s.

    Campinas era uma cidade espetacular até 1960. Grande, sofisticada, elegante, respeitada e por aí vai. Hoje em dia, é um amontoado de prédios horrendos, condomínios, shoppings, terrenos baldios e gente desprezível.

  4. Delfin disse:

    Quando eu era criança, passava em frente a este posto todo dia, e adorava porque ele tinha as antigas bombas Atlantic. No dia que o posto fechou, e essa história quem me contou foi o motorista da Kombi que me levava pra escola, o dono do Atlantic teria soltado uma maldição, dizendo que nada que fosse feito naquele lugar se estabeleceria. De fato, no início parecia que isso ia vingar. Primeiro foi um Jack in the Box que tentou se estabelecer por lá, sem sucesso. Uns anos depois, um Pizza Hut. Mas a história caiu por terra quando o Habib’s que está lá há mais ou menos 20 anos foi inagurado.

    Mas ficou a lenda.

  5. Johnny Dumfries disse:

    Ainda não saquei… Onde era o posto, agora é o Habib’s, a Bulgarelli ou a Dimep? Tô confuso… Mudou alguma mão de rua?

  6. Paulo disse:

    E hoje em dia é uma zona passar por aí..

  7. Carlos Tavares - Campinas disse:

    Em frente a esse posto existe o Instituto Agronomico de Campinas, local onde a rainha esteve em visita. Me recordo ainda que a comitiva real deixou Campinas pelo meio da tarde , seguindo para o aeroporto de Viracopos. Bons tempos em que se podia passear pelas ruas de Campinas sem se preocupar com a violência.

  8. Valério Paiva disse:

    Flávio, passo quase todo dia nessa esquina e o posto não existe mais (pelo menos desde que eu vim para a cidade). Pelo canteiro central da pista parece que o lugar atualmente é um Habib´s. Creio que os funcionários e frequentadores nem imaginam que a rainha da Inglaterra já esteve ai. https://maps.google.com.br/maps?q=Av.+Bar%C3%A3o+de+Itapura+-+Campinas+-+S%C3%A3o+Paulo&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=-22.89135,-47.062945&spn=0.001197,0.00142&sll=-22.891972,-47.192066&sspn=0.00677,0.011362&t=h&geocode=FWi1ov4dM-Ax_Q&hnear=Av.+Bar%C3%A3o+de+Itapura+-+Campinas+-+S%C3%A3o+Paulo&z=20&layer=c&cbll=-22.891235,-47.063054&panoid=z7cfOTJyiR6oClmBhXfKlA&cbp=12,149.3,,0,-2.12

  9. Maurício disse:

    Este posto não existe mais. Ficou muito tempo abandonado, a primeira coisa logo após a demolição foi um Jack In The Box, mas não durou muito. Hoje é um Habib’s.

  10. Rafael Linhares disse:

    o itamaraty estah no museu do automovel de Brasilia, pertence ao acervo administrado pelo Roberto Nasser, a justica mandou fechar o museu pois a RFFSA (dona do predio) quer lah instalar o arquivo morto (arquivo morto de empres extinta).

  11. JT disse:

    A rainha Elisabeth, quando passou por Campinas, também visitou um haras perto de Barão Geraldo e montou um cavalo. Dizem que este cavalo nunca mais foi montado por outra pessoa, até morrer.
    Volta em meia recebo fotos antigas de Campinas, apenas para constatar que a cidade só tem piorado nos últimos 30 anos. Acho que o marco inaugural desta decadência foi a inauguração do Shopping Iguatemi. Antes dele as famílias levavam as crianças para passear e ver cinema nas praças do centro, perto da matriz e da prefeitura.
    Campinas, hoje, é uma cidade que se desenvolve apenas no anel viário, cuja malha urbana central está sendo abandonada.
    Você anda por bairros como Botafogo e Guanabara e vê casas e mais casas simplesmente desocupadas. No centro, prédios comerciais inteiros estão praticamente desativados. Uma burrice coletiva descomunal, tamanho o desperdício de infraestrutura.
    O pior de tudo é que cidades pequenas como Paulínia estão copiando esta receita, como a classe média fugindo para loteamentos fechados, com o centro comercial deslocado para a região da nova prefeitura e com o antigo centro sendo desvalorizado.

  12. Alexandre Nascimento e Silva disse:

    O assunto é paralelo,

    sou de São Paulo, mas já frequentei um balada chamada Bloody Coven na av. Brasil em Campinas nos idos anos 2000, alguém mais aqui sabe como está o Silvão e sua voz de soprano?

    Um abraço,
    Alexandre

  13. Rodrigo Moraes disse:

    Flávio, não tem mais o posto. De que eu me lembre, depois do posto ali já foi Jack in the Box, depois Bob’s, e atualmente é um Habib’s. Veja aqui uma foto atual do Google Street View mais ou menos do mesmo ângulo: http://goo.gl/maps/FU8UO . Posto antigo que ainda tem por ali é o da união das três avenidas, Orosimbo Maia, Brasil e Anchieta.

  14. Littibarski disse:

    O IAC ainda não ocupava o quarteirão todo? (Inclusive onde está esse posto, que eu saiba…)

    Vi um Itamaraty lindão em Piracicaba outro dia, mas não era limousine, tinha cor “verde-piscina” por assim dizer…

  15. Nenê Brown disse:

    Se liga no semáforo, que ficava no meio do cruzamento!!

    No local hoje tem uma unidade decrépita e mal administrada do Habib´s…

    Brasil com Br Itapura, quantas vezes não passei ali na vida…

  16. Mauro Oliveira disse:

    Flávio, O itamaraty existe ainda sim. Está numa coleção particular de um cara que esqueço o nome, mas tem um museu imenso não aberto ao público, aliás vc já falou do cara aqui.

    Roberto Nasser….. Isso.

  17. Rodrigo disse:

    Não sei se já te mandaram, mas ó que legal: toda a prova de Estoril de 1989 de dentro da Ferrari do Berger. Interessante que o câmbio já era no volante. Achava que era coisa dos anos 90. Enfim…
    Curioso que a largada dele, por algum motivo, me lembrou as largadas do Meianov.

    http://youtu.be/A4CX6-eGXWU

    • Johnny Dumfries disse:

      Em 89 a Ferrari lançou o sistema de câmbio semi-automático. Logo na corrida de estreia desse câmbio, em Jacarepaguá, Mansell já venceu (e também era a primeira corrida do inglês pela Ferrari).

      As outras equipes, gradualmente, copiaram o sistema a partir do ano seguinte.

  18. Edson Jr disse:

    Flavio, sou cunhado do Sérgio Patrick, que deve conhecer. A irmã dele, minha esposa, trabalha numa escola na Barão de Itapura, o Imaculada, que já estava lá quando da foto. No local onde fica posto hoje é um Habib’s. Ambas as ruas tem asfalto e nao possuem locais para estacionar o carro, tampouco parar. Vou te mandar uma foto do mesmo local hoje. Tem email? Abração.

  19. Daniel disse:

    Acho que esse posto era onde hoje tem um Habibs

  20. Antonio disse:

    Sua Alteza, nao, Vossa Majestade! :-)

  21. Ruy disse:

    Hoje em dia no lugar deste posto temos um Habib’s. Triste

  22. Ronald Wolff disse:

    Isso é real…minha mãe trabalhava em Viracopos e conseguiu um autógrafo da Rainha quando desembarcou em Viracopos e o autógrafo existe até hoje!

  23. Mauricio Camargo disse:

    Flávio, que lhe deu a dica fui eu. A Rainha veio visitar o Instituto Agronômico de Campinas. Morávamos numa rua perpendicular à Av. Brasil e fomos ver a rainha passar. Tinha 2 anos e obviamente não me lembro, mas minha mãe se lembra muito bem. A. O posto infelizmente não existe mais. Quanto ao Itamaraty eu não tenho a menor ideia, fico lhe devendo esta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>