A FICHA

SÃO PAULO (eu não estou…) – Curiosa a história publicada hoje no Grande Prêmio sobre a “ficha” de Senna no DEOPS — órgão que na ditadura servia para espionar cidadãos, fichá-los, montar arquivos, prender, torturar. O DEOPS, que também foi DOPS, é uma dessas coisas que tem gente que, ainda hoje, defende. Nunca é demais lembrar que hoje, 1° de abril, faz 49 anos da mentira que foi a “revolução” militar de 1964. O golpe começou no dia 31 de março com as tropas saindo de Minas e foi consolidado ao longo da madrugada, para derrubar João Goulart, presidente constitucional.

E foi a merda que todos conhecemos pelos 21 anos seguintes.

Mesmo depois do fim do regime militar, o DEOPS continuou funcionando. Já não servia para muita coisa, a julgar pela “ficha” de Ayrton. Estou colocando entre aspas porque chega a ser ridículo alguém ser pago pelo Estado, na época, para fazer relatos como esses que se veem na pasta do piloto.

fichasenna

 

Era só comprar os jornais. Não se tratava de nenhuma informação secreta ou levantada em trabalho de campo pelos competentíssimos arapongas semiaposentados do DEOPS. Desse recorte da “Folha” mencionado no informe, com a data de 15 de novembro de 1990, eu lembro bem. Era editor de Esportes do jornal e a gente tinha sido furado alguns dias antes pelo pessoal de Polícia do “Estadão” com a história do sequestro. Assim, mandei um de meus melhores repórteres, Antonio Rocha Filho, para a porta da casa da família Senna na zona norte da cidade. Me traga alguma notícia, pedi.

Rendeu uma capa do caderno, essa matéria aí catalogada na “ficha” de Senna — que era um malufista juramentado, conservador e carola, e por isso mesmo jamais representaria alguma ameaça ao regime militar, muito pelo contrário. Aliás, são raríssimos os esportistas não alinhados a governos ao longo da história, em todos os países. Aqui no Brasil, os atletas contestadores a gente conta nos dedos das mãos. A turma dos esportes, em geral, é politicamente muito sem graça.

Pedi ao Victor Martins para aproveitar o ensejo e procurar minha ficha nos arquivos do DEOPS — que pelo jeito foram liberados. Afinal, nessa época, 1990, eu já tinha 26 anos e trabalhava no maior jornal do país. Cobri greves e áreas importantes, como educação, ciência e tecnologia, além de ter participado de manifestações pelas “Diretas Já” e de ter xingado uma comitiva do presidente Figueiredo na Paulista uma vez. Alguns anos antes, também rasguei um adesivo de “Ame-o ou Deixe-o” quando fui tirar do vidro da Belina do meu pai. Merecia uma ficha, como não?

Martins não encontrou ficha nenhuma com meu nome, uma enorme decepção. Nem para incomodar o DEOPS eu servi.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
11 anos atrás

Tendo em vista a alegação que hoje o Brasil é democratico (rsrsrssr) vai aqui uma observação,o poder continua com os mesmos,nada mudou nem vai mudar nesse sistema feudal aonde a dança das cadeiras vai abonando quem aceita enturmar.
Da porrada ao pão e circo.

Leandro
Leandro
11 anos atrás

Olhando a separação de linhas da palavra “PROTEGE” lembrei que já faz uns 15-20 anos que não tinha mais visto o _ UNDERLINE sendo usado pra isso, lá no tempo da máquina de escrever.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Xingar uma comitiva presidencial pela televisão e rasgar um adesivo ufanista na garagem do papai, não vale.
Pode valer, no máximo, um sorvete!

pc
pc
11 anos atrás

Maluf tem , me parece, 550 milhões de dolares americanos em paraísos fiscais, ilha de jersey e outros. E diz que o dinheiro que está no nome dele, não é dele, e por isso não pode doa-lo a quem quer que seja. Os paulistas do alto de sua consciencia o elegem para a Camara Federal para torna-lo invulneravel à justiça comum. É bajulado com cargos distrbuidos a seus apadrinhados. Se voce fizer uma cagada na sua declaração de imposto de renda, prepare-se para ser devidamente arroxado , cobrado , multado e pagando sem recurso no STF ou em qualquer lugar. Começo a desconfiar que tem alguma coisa de errado neste país. Quanto às preferencias politicas de Senna, o cara tinha todo direito de votar em quem bem entender, como qualquer paulista enfim. Eu mesmo já votei em muita porcaria por ignorancia ou por falta de opção. Acho que estou mais esperto mas respeito a firme convicção dos paulistas em continuar eleger Paulo Maluf como seu representante.

Christian
Christian
11 anos atrás

Ué flavio… pelo que eu li, o Deops queria era proteger Senna de um suposto sequestro pelo comando vermelho daqui do Rio.
nao tinha nada contra ele. alias chega a ser estranho o deops proteger alguem de Sequestro em 1990… heheheheh

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Se vivo fosse, Senna certamente seria membro da Opus Dei.
Se fosse adulto na década de 60, participaria das Marchas da Família com Deus pela Liberdade.
Puta piloto. Mas puta mala também.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

O ridículo é um sujeito sentado na grana, com condições de contratar o que há de melhor em termos de segurança particular, receber proteção 24h da polícia civil e militar.
Quantas pessoas comuns foram ameaçadas pelo CV ou outro grupo equivalente e receberam proteção 24h?

Tom
Tom
11 anos atrás

Acho normal o cara ser da Direita,piloto de familia classe média paulista,assim como é o Emersom,e também o Nelson aqui em Brasilia que sempre “aproveita” as benesses do poder público,patrocinando um time de Goiás do secretário da fazenda dos Governos Roriz e Arruda.Automobilismo é esporte de rico que pobre vai para ser coadjuvante,é a triste realidade.

Robertom
Robertom
Reply to  Tom
11 anos atrás

Se estes caras são classificados como “classe média”, eu e 99% dos leitores deste blog são favelados miseráveis.
Por que não dizer ricos, principalmente o Senna.
Aqui o dinheiro chama o dinheiro, inclusive as verbas públicas…

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Flávio, essa história de um possível sequestro do Senna era real ou foi inventada como desculpa para vigiarem a vida dele e da família?

Yuri
Yuri
11 anos atrás

Vou republicar um texto bem famoso…

Na época da ditadura…

Podíamos namorar dentro do carro até a meia- noite sem perigo de sermos mortos por bandidos e traficantes.

Mas, não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos ter o INPS como único plano de saúde sem morrer a míngua nos corredores dos hospitais.

Mas não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos comprar armas e munições à vontade, pois o governo sabia quem era cidadão de bem,quem era bandido e quem era terrorista.

Mas, não podíamos falar mal do Presidente.

Podíamos paquerar a funcionária, a menina das contas a pagar ou a recepcionista sem correr o risco de sermos processados por “assédio sexual”.

Mas, não podíamos falar mal do Presidente.

Não usávamos eufemismos hipócritas para fazer referências a raças (ei! negão!), credos (esse crente aí!) ou preferências sexuais (fala! sua bicha!) e não éramos processados por “discriminação” por isso.

Mas, não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos tomar nossa redentora cerveja no fim do expediente do trabalho para relaxar e dirigir o carro para casa, sem o risco de sermos jogados à vala da delinqüência, sendo preso por estar “alcoolizado”.

Mas, não podíamos falar mal do Presidente.

Podíamos cortar a goiabeira do quintal, empesteada de taturanas, sem que isso constituísse crime ambiental,

Mas, não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos ir a qualquer bar ou boate, em qualquer bairro da cidade, de carro, de ônibus, de bicicleta ou a pé, sem nenhum medo de sermos assaltados, sequestrados ou assassinados, CANSEI DE FAZER ISTO EM COPACABANA ÀS 04 HORAS DA MADRUGADA; VOLTAVA A´PÉ PARA CASA, E NUNCA ME INCOMODARAM…

Mas, não podíamos falar mal do presidente.

Hoje a única coisa que podemos fazer… é falar mal da presidantA!

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Yuri
11 anos atrás

trocamos uma ditadura a base de chumbo por uma democracia que não funciona.

na boa. valeu a pena?

temos trocentos ministérios que não fazem porra nenhuma, CPIs pra tudo que é lado, obras que não avançam, mídia “baba-ovo” ou burra, violência, corrupção, encheção de saco, falso moralismo…

e claro. o voto continua sendo obrigatório. cadê a democracia nisso? porque eu sou obrigado a votar?

coisas como o DEOPS e COI-CODI sempre existiram e sempre vão continuar existindo. antigamente a coisa tinha nome e você sabia o que era feito. hoje a ABIN/FBI/CIA/INTERPOL podem muito bem fuçar teus e-mails ou hackear seu computador e pronto! você tem sua ficha em algum HD por aí…

nos EUA fazem isso, na China, Russia, Cuba. em tudo que é canto você é monitorado e sabem quem você é. a diferença é que na democracia você pode mandar o presidente ir a merda e dizer ser pró-socialismo MAS não pode chamar um policial de corrupto senão você vai pra cadeia por “desacato” e ver um pastor de igreja como deputador federal…

acredito em democracia sim. mas de um jeito que funcione. com leis que funcionem pra todo mundo e que coloque vagabundo a no cemitério…

marcelo silva
marcelo silva
Reply to  Rodrigo Mota
11 anos atrás

Na boa , valeu a pena ! Vc algum dia teve parente assassinado e “desaparecido” ? Vc pode falar a merda que for,e no máximo vai ser criticado! Naquela época neguinho criticava,ou tinha posição política diferente e simplesmente sumia! Se liga, mané!!!!!

Klaus
Klaus
Reply to  marcelo silva
11 anos atrás

Mentira. Quem trabalhava e cumpria a lei era protegido pelo estado. Agora, vagabundo, bandido e malandro escondido atrás de bandeira vermelha ia pra vala. Hoje, a pior coisa que alguém pode ser nesta bosta de país é trabalhador honesto. Vivemos presos em casa pros vagabas ficarem de boa ( não só os vagabas vermelhos, mas de todas as cores…).

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  marcelo silva
11 anos atrás

se liga você guri! apenas falei o que penso. sim já tive parente morto por milico e já passei a infância em quartel, fui educado com disciplina militar e aos 8 anos marchava igual a um soldado de infantaria…

minha infância foi em colégios militares, em bibliotecas de quarteis, fuçando livros sobre tecnologia, brincando em tanques de guerra e achando que soldados marchando em formação fossem a coisa mais normal do mundo…

se você sendo civil aprendeu a marchar antes dos 10 anos então eu vou te ouvir, caso contrário não me venha com esse papo de hippie chato. eu não pedi pra ser educado como um soldado, eu não passei a infância em woodstock. eu aprendi a defender o povo Brasileiro com disciplina militar. independente do regime, seja militar ou capitalista…

e vem você me falar em lição de moral?!

o problema não é a democracia, mas sim uma que funcione. uma em que eu não veja 50% do PIB sendo gasto para manter o governo com salários absurdos dos políticos corruptos e suas regalias, uma democracia onde o voto seja obrigatório, uma onde as obras necessárias funcionem e durem tempo suficiente…

eu quero uma democracia onde o povo tenha direito de saber para onde vai o dinheiro, onde eu não pague a maior taxa tributária do mundo por um serviço que não existe. eu quero segurança nas ruas, eu quero que os políticos de Brasilia se toquem que eles são funcionários do povo Brasileiro e não marajás vivendo as nossas custas…

o povo tem direito a uma democracia que funcione para o povo e não para os políticos. cedo ou tarde o Brasileiro vai acordar e pedir uma democracia que preste. para o povo e não para os corruptos de Brasilia…

Tom
Tom
Reply to  Rodrigo Mota
11 anos atrás

Sua irmã é solteirona também?? vivendo as custas da União? 80% da folha de pagamentos dos militares são utilizados para pagarem pensão para os aposentados e agregados como filha de milico que “não casa no papel” para receber pensão vitalicia ou seja picaretagem pura…

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Tom
11 anos atrás

não e não ofenda quem você não conhece. foi meu avô e morreu quando eu era bebê. não temos ligação com o exército. apenas fui educado ali pra ter disciplina militar e acabei incorporando a disciplina…

aliás tá certo que os milicos fizeram merda mas pouca gente canta direito o hino, pouca gente é realmente patriota e defende o Brasil. quando eu morava nos EUA eu cantei sim o hino do meu país no dia 7 de setembro e andei nas ruas com a bandeira do meu Brasil. alguns americanos perguntaram o motivo e depois de eu ter dito “today is the Brazilian independence day” eles entenderam e alguns até acharam legal…

engraçado. adoram ofender as forças armadas. mas quem coloca ordem nas favelas (exemplo) são os milicos, a polícia não dá conta, a PM não dá conta, a UPP demora muito.

agora bastou os “milicos” chegarem que os vagabundos voltam para as devidas tocas…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Rodrigo Mota
11 anos atrás

esse povo fala que a democracia brasileira não funciona é porque o candidato dele não ganhou eleição. pelo jeito a democracia em SP, capital, funcionava bem, até as últimas eleições, né?

pelamordedeus.

na verdade, como os milicos desmontaram a qualidade do ensino público, e hoje a população é menos educada, pode-se dizer que quando dizem que o povo não sabe votar, no fundo é culpa da ditadura civil/militar…

aliás, muito boa essa nomenclatura, ditadura civil/militar. porque os militares foram agentes de um golpe tramado e aproveitado também por parte da sociedade civil brasileira.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Pedro Araújo
11 anos atrás

a democracia atual não funciona independente de quem ganha. mas sim porque o governo gasta mais com ele próprio do que em manter o país…

acho do caralho uma eleição. o povo se manifestando e indo com a família votar. mas não concordo com esse monte de gente. precisa de tanto político pra não fazer porra nenhuma? em países desenvolvidos se faz muito mais com 1/3 do efetivo…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Yuri
11 anos atrás

“Podíamos comprar armas e munições à vontade, pois o governo sabia quem era cidadão de bem,quem era bandido e quem era terrorista.”
Uau! Do seu ponto de vista, Herzog, Rubens Paiva e outros tantos eram bandidos, terroristas ou as duas coisas?

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Yuri
11 anos atrás

“Podíamos paquerar a funcionária, a menina das contas a pagar ou a recepcionista sem correr o risco de sermos processados por “assédio sexual”.

“Não usávamos eufemismos hipócritas para fazer referências a raças (ei! negão!), credos (esse crente aí!) ou preferências sexuais (fala! sua bicha!) e não éramos processados por “discriminação” por isso.”

“Podíamos tomar nossa redentora cerveja no fim do expediente do trabalho para relaxar e dirigir o carro para casa, sem o risco de sermos jogados à vala da delinqüência, sendo preso por estar “alcoolizado”.”

UAU. Até me emocionei agora. Me tornei totalmente a favor do regime militar agora. Preciso chamar meus amigos afrodescentendes de negões e poder ser um otário perdedor chavecando uma moça qualquer pela rua. A liberdade de expressão que se dane mesmo…

proletario rs
proletario rs
11 anos atrás

Kamarada Flavio, extendo-lhe o meu pesar.
quiçá um dia a interpol reconheça os nosso esforços revolucionarios ;)

proletario rs
proletario rs
Reply to  proletario rs
11 anos atrás

obs: onde leu-se “nosso”, ouva-se “nossos” ..:(

Mnm78
Mnm78
11 anos atrás

Cacara!! Encontrei dois membros da minha família nos arquivos do DOPS.
Governo militar nāo dá.

Verde
11 anos atrás

“Martins não encontrou ficha nenhuma com meu nome, uma enorme decepção. Nem para incomodar o DEOPS eu servi.”

Pelo seu histórico com Ladas e Trabants, é mais fácil encontrar teu nome em algum ficheiro perdido da CIA na WikiLeaks.

Andre
Andre
11 anos atrás

O cara que não tem ficha lá, ou é incompetente ou filhote do regime…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!

Mais uma vez, ótimo texto!
Parabéns!

Carlos Henrique
Carlos Henrique
11 anos atrás

Senna também declarou simpatia pelo Collor.

Orlando
Orlando
11 anos atrás

Eca ! Depois de constatar que o Rogério Ceni é eleitor do Serra, só me faltava a informação que Senna era malufista….

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito…
(Cazuza)

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
11 anos atrás

Seu incompetente… rs

Silvio Sá Leitão
Silvio Sá Leitão
11 anos atrás

Isso não é pegadinha de 1º de Abril???? :-)

Maurício Jorge de Freitas
Maurício Jorge de Freitas
11 anos atrás

Senna era malufista mesmo. Lembro bem disso, o que me causou enorme decepção. Pilotava muito, mas votava que era um horror. O Maluf adorava e colava nele. Eca!

Agora fiquei curioso com esses arquivos. Vou procurar o que falam do meu avô, que foi detido para averiguações por aqueles animais, após delatado por um microcéfalo do CCC.

Gastão
Gastão
11 anos atrás

Ainda bem que você não estava “fichado”. Hoje não teríamos o teu blog, os Gominhos, etc.

Sanzio
11 anos atrás

Mas cê é mesmo um inútil, hein?

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Um esportista famoso sempre tem seu nome na mídia, mas no caso do Senna vejo isso como marketing-muito-forçado. Fica a impressão que sempre tem algo por trás pra deixar o sobrenome famoso na ativa. Evidente que é uma matéria curiosa e merece destaque, mas volta a impressão que alguém antes (do jornalista)plantou a ideia pra deixar o sobrenome sempre em evidência.

Chega ser cansativo, sempre observei o sobrinho mais no papel de marketing pra deixar o sobrenome do tio em destaque que no papel de piloto(embora ele não tenha culpa nenhuma disso, é natural um parente próximo escolher o mesmo esporte), faz parte do jogo.

Endeusar o sobrenome Senna sempre vai render milhões no Brasil, mas isso já encheu o saco, precisamos de renovação, isso também faz falta. Depois de Fittipaldi, tivemos Piquet, depois apareceu o Senna, em seguida veio Barrichello, mas esse apesar da bajulação da Globo, nunca emplacou, pelo menos como sobrenome histórico.

Depois do sucesso de Schumacher na F-1, observem o caso da Alemanha, ela não DORMIU EM BERÇO ESPLÊNDIDO, investiu forte em uma nova geração, o resultado esta na pista com Vettel dando conta do recado.

Já o “meu-Brasil-dorminhoco”, só quer saber de lembrar do passado(NÃO INVESTE BOSTA NENHUMA E AINDA FICA BRAVO), cada povo tem o que merece…

Família Senna deixem o Ayrton descansar em paz, nessa bela história da F-1, ele foi o grande perdedor, perdeu a vida, acabou!

Teve uma época nos anos 90 que colocavam a musiquinha “tan-tan-tan” até em caminhão de gás. Senna foi um grande piloto, mas esse endeusamento chega ser coisa meio-patológica, não é a toa que somos um país atrasado…

Levi Davet
Levi Davet
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

A Alemanha sempre teve grandes pilotos. Não é porque o Schumacher fez sucesso na F1 que não existia automobilismo lá antes dele. A única diferença é que a Alemanha se comportava como a Argentina o faz hoje, investia muito no automobilismo nacional, daí não víamos os pilotos alemães na F1.

Agora o foco deles mudou e vemos mais alemães na F1. O próprio Schumacher começou em carros esporte antes de se mudar pra F1.

Everaldo
Everaldo
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Marketing forçado??? O cara tinha acabado de ser bicampeão.
Eita

gustavo maia
gustavo maia
11 anos atrás

Rasgar adesivo não é nada. Imagina o que eles não dizem acerca do apoio soviético a sua carreira automobilística? Um Lada com estrela vermelha deve gerar fascículos e fascículos de informação. Vai ver que eles tem todas as tuas voltas tabuladas. Além disso, devem ser obra do DEOPS aqueles vídeos nos quais aparentemente o meianov queima largadas.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Senna não precisava mais se preocupar com sequestro, assalto e que tais. Não precisava mais de segurança, nem de proteção da polícia depois que se declarou curintiano…

A ‘massa’ já o endeusava, depois que admitiu que tinha coração de ‘mano’, aí se garantiu mesmo.

Já o Prost e outros pilotos (ainda mais naquela época) viviam sob o terror para chegar e sair de Interlagos. Até hoje é assim. Button foi o mais recente.

Marcelo ao Gerson
Marcelo ao Gerson
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Gerson, naquele GP Brasil 2009 antes da largada eu lembro muito bem da Glenda Kozlowski satanizar:

“VAMOS SECAR O BUTTON”

Em seguida, deitado na cama com a cara cheia de “cachaça” disparei:

“Ahhh, vai pra puta que pariu Glenda, o Rubinho precisa disso pra ser campeão?”

Bom lembrar, nessa prova Rubens estava largando na pole, já o coitado do Button em 14ºlugar. E ainda tinha gente SECANDO, me ajuda aí Gomes!!!

Claro, eu sabia que o inglês tava com a mão no título, mas imaginar que Jenson ia estar em 7º lugar na sétima volta? Só me restou cheio de cerveja dizer:

“Pois é Glenda, você estava com a razão, é melhor mesmo secar o Button porque o rapaz vem passando o trator”

Depois de uma bela corrida o inglês chegaria em 5º lugar conquistando o título, já Rubinho(com a torcida da Globo) apenas em 8 lugar…

Em 2009 Rubinho nem vicecampeão foi, vai pra pqp…

iRineu
11 anos atrás

DEOPS e DOPS. Há relação. E entre beócio e bócio? Acho que não, né?

Marcello
Marcello
11 anos atrás

Não sei se ele era malufista juramentado, em 1986 fez campanha para o Antonio Ermírio que concorreu contra o Quércia, Maluf e outros ao governo do estado.

Tinha uma propaganda eleitoral em que, acho, ele colava um adesivo no vidro lateral de um Escort. Faz tempo isso.

Celso Guzella
Celso Guzella
11 anos atrás

Mas pelo menos vc aparece na Wikipedia como comunista.

Eduardo Stadulni
Eduardo Stadulni
11 anos atrás

Acho que se trata de uma piada de 1º de Abril.

JOÃO PEDRO MARCHINA
JOÃO PEDRO MARCHINA
11 anos atrás

Sempre de acordo com você, abraço!

Dú
11 anos atrás

Cedo ainda para aparecerem fichas. Apenas 10% foi digitalizado e indexado.

iRineu
Reply to 
11 anos atrás

Então ainda corremos algum tipo de risco. He he he…

Dú
Reply to  iRineu
11 anos atrás

Aguardemos.
Esses arquivos são estranhos, do Vandré consta quase nada,
e de mais alguns poucas coisas. Na verdade o Dops era recepção do Doi-Codi. Estes sim nunca vão aparecer.